| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fóruns Novos - Outras Categorias > Gravel
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Primeira Gravel
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Primeira Gravel

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Jeff188 Ver Drop Down

Florianópolis
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jeff188 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Primeira Gravel
    Enviado: 06 Nov 2023 as 14:16
Boa tarde pessoal, tudo certo?

Estou começando agora no mundo Gravel, estou saindo de uma bike híbrida (Sense Activ) e pretendo investir em uma Gravel para fazer pedais mais longos e com mais qualidade.

Gostaria de uma sugestão de modelo de até 10k para investir. Moro em Floripa, com bastante lugar bacana pra pedalar e com algumas subidas mais elevadas.

Buscando nas opções disponíveis, encontrei a Cannondale Topstone 3, pareceu um modelo bacana:

https://www.cannondale.com/pt-br/bikes/road/gravel/topstone-alloy/topstone-3

Vocês conseguem me dar uma luz? 
Voltar para o topo
TGTECH Ver Drop Down

Restinga Seca
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TGTECH Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 14:33
Originalmente Postado por Jeff188 Jeff188 Escreveu:

Boa tarde pessoal, tudo certo?

Estou começando agora no mundo Gravel, estou saindo de uma bike híbrida (Sense Activ) e pretendo investir em uma Gravel para fazer pedais mais longos e com mais qualidade.

Gostaria de uma sugestão de modelo de até 10k para investir. Moro em Floripa, com bastante lugar bacana pra pedalar e com algumas subidas mais elevadas.

Buscando nas opções disponíveis, encontrei a Cannondale Topstone 3, pareceu um modelo bacana:

https://www.cannondale.com/pt-br/bikes/road/gravel/topstone-alloy/topstone-3

Vocês conseguem me dar uma luz? 

Se teu limite financeiro é esse, pode ser uma boa opção. Se conseguir subir a 11, iria de Swift Enduravox, principalmente pelo grupo e freio hidráulico. Pode acreditar, freio hidráulico em gravel é muito importante. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 17:31
Se você pretende sair da Activ e ir pra essa gravel ai, ou a maioria das outras, vai trocar uma relação de MTB super ampla, com muita reduzida e boa final, por uma relação de road bem mais pesada e menos reduzida, inclusive com menos amplitude.

Como ta seu desempenho na Activ?

Eu já fui pra Floripa algumas vezes. Você faz aquela subida que liga o Centro ao Bairro da Lagoa? Em que marcha?

As subidas antes e depois da Praia Mole, que leva a Sambaqui e Barra da Lagoa, ta nos seus planos?

Pergunto isso pois, se seu preparo físico não for relativamente bom, vai ficar pesado com relação de road, vai ficar bem cansado, acredito...

Abraço.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
zoda Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zoda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 18:48
Originalmente Postado por Dragum Dragum Escreveu:

Se você pretende sair da Activ e ir pra essa gravel ai, ou a maioria das outras, vai trocar uma relação de MTB super ampla, com muita reduzida e boa final, por uma relação de road bem mais pesada e menos reduzida, inclusive com menos amplitude.

Como ta seu desempenho na Activ?

Eu já fui pra Floripa algumas vezes. Você faz aquela subida que liga o Centro ao Bairro da Lagoa? Em que marcha?

As subidas antes e depois da Praia Mole, que leva a Sambaqui e Barra da Lagoa, ta nos seus planos?

Pergunto isso pois, se seu preparo físico não for relativamente bom, vai ficar pesado com relação de road, vai ficar bem cansado, acredito...

Abraço.

Sambaqui? Não seria Moçambique? Sambaqui é do outro lado.
Floripa é recheada de trilhas muito boas. Compra uma mtb, é diversão garantida.
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 19:54
Sim, moçambique.... Troquei por falta de hábito.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
dmt06 Ver Drop Down

Brasília, DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dmt06 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 21:01
Na Bike Point tem a Cannondale Topstone por R$9600 e também a GT Grade por R$7500.
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 21:53
AA GT grade tá cara. Mês passado tava por 5 mil. Deixa passar a Black Friday que os preços voltam ao normal.
Voltar para o topo
Jeff188 Ver Drop Down

Florianópolis
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jeff188 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 23:01
Bacana o ponto que você levantou. Realmente em alguns trechos por aqui há subidas bem fortes como essa da Lagoa e a do Sertão, que fica quase no extremo sul da ilha.

Com essa da lagoa, passa do pelos caminhos que você disse faço na última marcha reduzida com tranquilidade, a Sense tem um Shimano Altus de 27v.

Realmente trocar pelo Sora que é road não seria muito melhor interessante. Estava pensando em quem sabe investir em um modelo que tenha um Doere talvez.. Curti a Topstone muito por ser uma bike mais discreta na cor e com possibilidade de upgrade.

A sense vou deixar pro deslocamento urbano do dia a dia e a gravel será pra pedais longos no final de semana.
Voltar para o topo
Jeff188 Ver Drop Down

Florianópolis
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jeff188 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 23:02
Sim, essa bike é bem completa né, porém a cor da na me “pegou”, só tem uma opção de cor, não curti muito
Voltar para o topo
Jeff188 Ver Drop Down

Florianópolis
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jeff188 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 23:04
Pois é, vi 2 modelos da Grade: Expert e Sport. Parecem ser boas, mas os preços estavam na casa dos 10k e os grupos usados eram meio misturados. Mas acredito que seja uma boa opção. Vou segurar um pouco mais pra escolher com calma, pra não queimar munição kkkkk
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 23:41
Com pedivela único você pode botar uma coroa 38 e ter praticamente a mesma final da ACtiv com redução suficiente para as subidas com 11-51 ou similar. Não é o melhor dos mundos, mas as gravel ainda estão amadurecendo e o custo de algo melhor ainda é proibitivo.

Editado por Dragum - 06 Nov 2023 as 23:42
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 23:45
Assim, Jeff, uma gravel não precisa ter a mesma relação de uma MTB pois os pneus tem menor diâmetro, além da bike ser bem mais leve. Só para referência, na minha híbrida tenho relação 44-28 na frente e atrás uso cassete 11-28. Dá e sobra aqui na região. Obviamente não é tão montanhosa quanto aí em Florianópolis, mas tem bastante subida.

No seu caso, acho que a GT Grade Elite (a que vem com duas coroas) é a que entrega mais por menos. Ambas têm uma relação bem parecida de fábrica, mas a GT é bem mais barata. E cara, quase 10 mil numa bike com pedivela de ponta quadrada é de lascar.

Bom, ela vem com coroas 48/32 e cassete 11-34, então tem uma relação ok para encarar a região sem sofrer muito. Mas se ainda assim faltar, você pode colocar um cassete 11-36 ou um pedivela 46/30 (Shimano MT210) é bem em conta (ou os dois. rs). Se quiser customizar a relação, pode usar qualquer peça de MTB que vai servir numa boa (Até 9v).

Mas um dos motivos para eu sugerir que você pegue a GT ao invés da Cannondale é que com a diferença de preço você consegue pegar um par de STIs hidráulicos, assim como os freios. É algo que vai fazer muita diferença no pedal, mas infelizmente não são peças baratas (e acho que não está disponível em relação 2x8 e 2x9). Ou ainda pode pegar o dinheiro e investir num bom freio hidráulico com acionamento mecânico. São melhores que freios puramente mecânicos.

Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 23:49
A propósito, se partir para as usadas, você consegue a Enduravox GR por menos que essas sugeridas com pouquíssimo uso. Ela já vem bem redonda, sem precisar se preocupar com upgrades.

Exemplos.

https://www.semexe.com/bikes/gravel/swift-enduravox-gr-adventure-disc-2022-pt-2/

Editado por hug0.dts - 06 Nov 2023 as 23:52
Voltar para o topo
Dragum Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dragum Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2023 as 23:50
O que o Hugo falou procede, ele é um cara do bem, mas tudo depende do seu preparo físico.

A Activ tem uma redução de 0,65 com 12Kg e pneu 700x38. Melhor que a maioria das MTB.

Então, cabe você avaliar se consegue subir com 30/36 (~0,8) numa bike de peso e pneu similar.

O problema do pedivela duplo é a pouca variedade de coroas, especialmente na shimano. A 44-28 do Hugo não é shimano, provavelmente, pois a shimano não vende, só montando com coroas de reposição diversas ou apelando pra outras marcas. Sem falar do cambio dianteiro - não que eu não goste, mas se for shimano estará fora das especificações, adaptado, mas pode funcionar...

Lembrando que 30/36 é o melhor dos mundos no pedivela duplo (sem contar o M3020 16V 30/40).

A bike vem com 32/34 que da uma redução de 0,95... Sair de 0,65 pra 0,95 com o mesmo peso e pneu é 30~50% mais força.

Só levantando alguns pontos.

Editado por Dragum - 07 Nov 2023 as 00:07
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2023 as 00:22
Originalmente Postado por Dragum Dragum Escreveu:

O que o Hugo falou procede, ele é um cara do bem, mas tudo depende do seu preparo físico.

A Activ tem uma redução de 0,65 com 12Kg. Melhor que muita MTB.

Então, cabe você avaliar se consegue subir com 30/36 (~0,8) numa bike de peso e pneu similar.

O problema do pedivela duplo é a pouca variedade de coroas, especialmente na shimano. A 44-28 do Hugo não é shimano, provavelmente, pois a shimano não vende, só montando com coroas de reposição diversas ou apelando pra outras marcas. Sem falar do cambio dianteiro - não que eu não goste, mas se for shimano estará fora das especificações, adaptado, mas pode funcionar...

Só levantando alguns pontos.

Sim. Montei a relação com umas peças que eu já tinha aqui, pois não queria gastar muito com a bike. Coroa 44 Shimano Alivio e uma 28 da Prowheel. Funciona bem, mas tem que ter uma certa sensibilidade durante as trocas para a coroa não ir pro lugar errado (entre as coroas). Embarrassed Adaptações tem seus problemas, mas vale a experiência. bom é que a bike fica mais a cara do dono.

Mas o ponto nem é tanto esse, é só para exemplificar que uma relação de MTB é para MTB. Eu até havia testado essas coroas com um cassete 11-36, mas ficou absurdamente leve. Com a coroa 28, os cogs maiores do cassete só estavam decorando a bike. Como eu tive que trocar o cassete por estar bem desgastado, preferi pegar o 11-28 por ter saltos curtos entre os cogs e cobrir toda a faixa utilizável que tinha com o 11-36.

Resumindo a história, transpor uma relação de MTB para outras bikes muito diferentes é um erro. Dificilmente vai chegar num resultado legal. Via de regra, para gravel uma relação 0.8 é suficiente para encarar tudo, mas para quem faz bike packing uma redução de 0.7 talvez atenda melhor. Porém, tem que testar para ver se o que melhor funciona; por isso, é bom ter uma margem financeira para fazer esses testes.

Sobre o preparo físico, de fato é algo a se considerar. Eu tenho um bom preparo, então a minha opinião é um pouco enviesada. Mas em minha defesa, mesmo pedalando de boa eu raramente uso a relação mais leve, então me baseio mais nessa condição para compartilhar a experiência.

Voltar para o topo
VAN DER TILT Ver Drop Down

São Paulo, SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de VAN DER TILT Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2023 as 08:52
-
Ai galera o comparativo das relações: 40/30/22 com 11-34 vs. 46/30 com 11-36. Dependendo da piramba o volantinho faz muita falta...
Voltar para o topo
VAN DER TILT Ver Drop Down

São Paulo, SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de VAN DER TILT Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2023 as 08:54
Voltar para o topo
TGTECH Ver Drop Down

Restinga Seca
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TGTECH Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2023 as 13:56
Relação GRX 2x10 cassete 11x36 com pedivela 46/30 tu sobe muita coisa. 
Tenho essa e pego algumas subidas bem sofridas e vou. Detalhe, peso 100kg.

MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar para o topo
ivanortega Ver Drop Down

Campinas - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ivanortega Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Nov 2023 as 08:20
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X