Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Preparação para cicloviagem longa
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Preparação para cicloviagem longa

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Samonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Preparação para cicloviagem longa
    Postado: 03 Abr 2015 as 21:54
Oi pessoal!
Eu estou querendo percorrer o Caminho de Santiago de Compostela em setembro de 2016.
Será minha primeira cicloviagem, por isso sou totalmente inexperiente no ramo de cicloturismo.
Já investi numa boa bike, com um bom grupo e é a minha primeira 29er.
Mas eu preciso de ajuda para montar um "kit" contendo o que devo levar, que tipo de roupa, quantidade de camisas, tipo de calçado (tenis de montanhismo ou sapatilha), preciso de dicas de alforges (preço e tal)... Devo levar somente roupas de ciclismo? Barraca ou saco de dormir? Tem algum material específico mais indicado para as roupas e calçados? Luzes e lanternas de sinalização, existem com mais autonomia? Alguma garrafinha mais específica?
Eu sei que são muitas perguntas, mas qualquer ajuda é bem vinda.
Enfim, o que puderem indicar ta valendo!
Valeu!!!
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2015 as 22:24
o q eu te indico é uma pesquisa no Google por pessoas q já fizeram esse roteiro... nada melhor q ver a experiência deles Wink
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2015 as 06:34
Originalmente postado por Samonteiro Samonteiro escreveu:

Oi pessoal!
Eu estou querendo percorrer o Caminho de Santiago de Compostela em setembro de 2016.
Será minha primeira cicloviagem, por isso sou totalmente inexperiente no ramo de cicloturismo.

Olá, Samonteiro.

Olha só, conheço outras pessoas que também fizeram uma "grande" cicloviagem como a primeira cicloviagem. Honestamente, eu penso que, mesmo sendo possível e sendo uma ideia super legal, não é o mais indicado.

Eu acho que uma experiência acumulada em pequenas cicloviagens anteriores só vem a somar a um grande projeto como esse.

Entendo que uma viagem como o caminho seja uma razão muito boa pra querer juntar tudo que é necessário de equipamento e conhecimento pra então "iniciar" no cicloturismo. Mas, de verdade - e não tenho intenção de que isso seja uma forma de te desencorajar - acho que não é a situação ideal pra se 'aprender' a lidar com todas essas novidades.

Pelo seu texto, me parece que você já é ciclista, o que é ótimo. Mas suas dúvidas específicas sobre cicloturismo me parecem um pouco básicas. Até pq não existe resposta precisa pra todas elas, e cada viagem pede respostas diferentes, para ciclistas diferentes. E, claro, admitem uma variedade ENORME de respostas, todas válidas, mas quem decide essa validade costuma ser sua prática individual!

Bem, mas indo direto ao ponto:

- sobre caminho de santiago especificamente, tem muitos tópicos aqui nessa seção. use a ferramenta de busca e aproveite bem tudo que já foi discutido. (nunca pesquisei muito o caminho mas, do pouco que já li com atenção, a época que vc vai nem costuma ser a mais indicada - mas posso estar enganado).

- sobre alforjes, antes deles você precisa de um bagageiro. e precisa ver como instalá-lo na 29er. muito provavelmente ela não tem suporte para tal. também existem tópicos por aqui pra ver que tipo de adaptação fazer.

- no "barraca ou saco de dormir?", acho que vc não estava fazendo distinção entre um e outro (tipo "devo de levar barraca? ou devo levar saco de dormir?") pq em geral um não vive sem o outro. Não costumo ver relatos de uso de barraca no caminho, pois as localidades têm locais para hospedagem. acho que mesmo quando os albergues gratuitos estão lotados (a preferência de vaga é sempre pro caminhante e não pro ciclista) tem lugar pra ficar pagando, mas aí é melhor pesquisar direito.

- sim, luzes e lanternas existem com muita autonomia e inclusive autonomia infinita, alimentadas por dínamo. também dá pra pesquisar por aqui.

O resto acho que é, ainda mais, preferência mais pessoal e situação específica da sua viagem (tênis ou sapatilha, roupa de ciclismo e o q mais, garrafa, etc).
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2015 as 09:52
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Samonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2015 as 18:27
Originalmente postado por ninocoutinho ninocoutinho escreveu:

Originalmente postado por Samonteiro Samonteiro escreveu:

Oi pessoal!
Eu estou querendo percorrer o Caminho de Santiago de Compostela em setembro de 2016.
Será minha primeira cicloviagem, por isso sou totalmente inexperiente no ramo de cicloturismo.


Olá, Samonteiro.

Olha só, conheço outras pessoas que também fizeram uma "grande" cicloviagem como a primeira cicloviagem. Honestamente, eu penso que, mesmo sendo possível e sendo uma ideia super legal, não é o mais indicado.

Eu acho que uma experiência acumulada em pequenas cicloviagens anteriores só vem a somar a um grande projeto como esse.

Entendo que uma viagem como o caminho seja uma razão muito boa pra querer juntar tudo que é necessário de equipamento e conhecimento pra então "iniciar" no cicloturismo. Mas, de verdade - e não tenho intenção de que isso seja uma forma de te desencorajar - acho que não é a situação ideal pra se 'aprender' a lidar com todas essas novidades.

Pelo seu texto, me parece que você já é ciclista, o que é ótimo. Mas suas dúvidas específicas sobre cicloturismo me parecem um pouco básicas. Até pq não existe resposta precisa pra todas elas, e cada viagem pede respostas diferentes, para ciclistas diferentes. E, claro, admitem uma variedade ENORME de respostas, todas válidas, mas quem decide essa validade costuma ser sua prática individual!

Bem, mas indo direto ao ponto:

- sobre caminho de santiago especificamente, tem muitos tópicos aqui nessa seção. use a ferramenta de busca e aproveite bem tudo que já foi discutido. (nunca pesquisei muito o caminho mas, do pouco que já li com atenção, a época que vc vai nem costuma ser a mais indicada - mas posso estar enganado).

- sobre alforjes, antes deles você precisa de um bagageiro. e precisa ver como instalá-lo na 29er. muito provavelmente ela não tem suporte para tal. também existem tópicos por aqui pra ver que tipo de adaptação fazer.

- no "barraca ou saco de dormir?", acho que vc não estava fazendo distinção entre um e outro (tipo "devo de levar barraca? ou devo levar saco de dormir?") pq em geral um não vive sem o outro. Não costumo ver relatos de uso de barraca no caminho, pois as localidades têm locais para hospedagem. acho que mesmo quando os albergues gratuitos estão lotados (a preferência de vaga é sempre pro caminhante e não pro ciclista) tem lugar pra ficar pagando, mas aí é melhor pesquisar direito.

- sim, luzes e lanternas existem com muita autonomia e inclusive autonomia infinita, alimentadas por dínamo. também dá pra pesquisar por aqui.

O resto acho que é, ainda mais, preferência mais pessoal e situação específica da sua viagem (tênis ou sapatilha, roupa de ciclismo e o q mais, garrafa, etc).


Obrigada, seu comentário é muito interessante.
Realmente é a minha primeira viagem, porém eu não vou sozinha. Apenas estou querendo me preparar e também ter noção de preços e de coisas que eu devo providenciar ao longo do preparo. Meus amigos também estão pesquisando. Mas eu sou a que menos têm equipamentos.
De qualquer forma, obrigada por suas observações.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2015 as 19:08
Até setembro tem tempo. Tente fazer uma cicloviagem de 2 ou 3 dias pra sentir como é. Tem muitos lugares propícios aí no Rio e em Minas Gerais pra isso.

Como o Nino falou, nada como a experiência.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 12:06
Dica pra aquecimento:

Se quiser e puder, tem a opção do Caminho do Sol também, em SP. Dá pra fazer em 4 dias, com média de 60km pedalados por estradas de terra. Esquema de caderneta pra carimbar os destinos, pessoal soícito no caminho, nenhuma região perigosa quanto a assaltos ou acidentes...

O bom é que o caminho é todo assistido, ou seja, vc traça o roteiro e tem pousadas te esperando, e se vc atrasa muito, eles vão atrás de você rs. Custo médio de R$ 80 cada pernoite, com jantar e café da manhã. Tudo humilde, sem luxos.

O Ruim é que o start é em Santana de Parnaíba, se vc vem do Rio, pra pedalar até lá teria que ir de trem até Barueri, o que pode ser feito só aos domingos. E se vc quer pedalar livre de destino, não é aconselhável pois não dá pra furar o esquema das pousadas pré-definidas.

Algumas paisagens são monótonas, outras bonitas. Sei lá, é considerado um preparatório pro caminho de Santiago, acho que vale o estudo.
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 13:49
O pepe passou bons tópicos, e o resto da turma dicas boas, que reforço, faça uma viagem menor aqui no brasil e você verá de acordo com as suas próprias necessidades o que é melhor para você. O que pode ser bom para alguns, pode não exatamente ser para você. Claro que recomendação de marcas e preços é hiper válido, mas em uma viagem real você pode sentir que tal alforge é grande demais, ou pequeno demais, que o pneu escorrega demais, ou segura demais a bike, que aquele pezinho que você colocou não ficou tão bom naquela posição, que o melhor seria um outro tipo em outra posição, por conta da distribuição do peso da sua bike.... enfim, é esse tipo de experiência que eu acredito que vc tenha que ter antes de uma viagem grande. Faça suas pesquisas, tente optar pelo equipamento que achar mais recomendável, mas não deixe de testar tudo em uma viagem antes dessa, se precisar de alguma adaptação essa será a hora de fazê-la.

E boa viagem!
Voltar ao Topo
Samonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 14:30
Opa Paulo, já estou providenciando a primeira viagem de teste aqui no Brasil... Devo ir a Curitiba com uns amigos dentro de uns 3 a 4 meses. 
Como eu pretendo guardar o máximo de dinheiro para a viagem, então não posso ficar gastando muito ao longo do ano. 

Estou me organizando para comprar os itens mais caros primeiro: alforges, mala bike, tênis com GTX.. e esses itens são muito caros no Brasil, estou articulando para comprar fora através de amigos que vão viajar. O lance é que a grana é no cash, enfim.. tô vendo ainda. Por enquanto tenho reservado R$ 1.000,00. Não é possível que não consiga comprar alguma coisa de boa qualidade com essa grana, né?

Pois eu não pretendo gastar com isso nunca mais na vida. RsrsrsrsrsLOL

Originalmente postado por paulorl paulorl escreveu:

O pepe passou bons tópicos, e o resto da turma dicas boas, que reforço, faça uma viagem menor aqui no brasil e você verá de acordo com as suas próprias necessidades o que é melhor para você. O que pode ser bom para alguns, pode não exatamente ser para você. Claro que recomendação de marcas e preços é hiper válido, mas em uma viagem real você pode sentir que tal alforge é grande demais, ou pequeno demais, que o pneu escorrega demais, ou segura demais a bike, que aquele pezinho que você colocou não ficou tão bom naquela posição, que o melhor seria um outro tipo em outra posição, por conta da distribuição do peso da sua bike.... enfim, é esse tipo de experiência que eu acredito que vc tenha que ter antes de uma viagem grande. Faça suas pesquisas, tente optar pelo equipamento que achar mais recomendável, mas não deixe de testar tudo em uma viagem antes dessa, se precisar de alguma adaptação essa será a hora de fazê-la.

E boa viagem!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 16:24
Mas vc primeiro precisa definir se vai querer fazer a viagem acampando ou se hospedando, porque isso muda tudo!

O que é um Tênis com GTX?
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Samonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 16:55
Vou fazer a viagem hospedando.

Gore Tex ou GTX é uma tecnologia ultra top moderna do primeiro mundo usada para impermeabilização de artigos de vestuário e calçados. Qualquer produto com esse material é mega caro aqui no Brasil.

Pesquisei marcas de calçados (botas e tênis) Timberland e Salomon, que são as mais tops do mundo. Como vou pedalar, achei melhor usar tênis levíssimo e próprio para corrida em montanhismo, pois as botas são pesadas e podem machucar o tornozelo.

Até agora o que eu mais gostei (e estou quase comprando) são os tênis da marca Salomon modelo SpeedCross 3 GTX (pesquise no Google), pois são tops e lindos demais!!! Custam na faixa de 140 euros ou 130 doláres, isso dá uns R$ 500,00 sem taxas de importação. Ou seja, é milionário para mim!! Mas mesmo assim, tentarei comprá-los pois tenho parentes no exterior.



Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Mas vc primeiro precisa definir se vai querer fazer a viagem acampando ou se hospedando, porque isso muda tudo!

O que é um Tênis com GTX?
Voltar ao Topo
Samonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 17:00
Também estou pensando em comprar esses alforges.

Estão custando 185 doláres e combinam com a minha bike. 

Como eu tenho guardado mil reais, com esse valor já consigo comprar os alforges e os tênis fora do Brasil, e as demais coisas eu vou comprando aqui mesmo....

Estava pensando também num carregador de celular solar... mas ainda não conheço nada sobre isso também.


Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 17:55
Originalmente postado por Samonteiro Samonteiro escreveu:


Gore Tex ou GTX é uma tecnologia ultra top moderna do primeiro mundo usada para impermeabilização de artigos de vestuário e calçados. Qualquer produto com esse material é mega caro aqui no Brasil.

Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Mas vc primeiro precisa definir se vai querer fazer a viagem acampando ou se hospedando, porque isso muda tudo!

O que é um Tênis com GTX?


ok... vou te ajudar a economizar então!  Esqueça o tenis impermeavel! Minha humilde experiencia com sapatilha impermeavel é a de que ela só resiste a uma chuva leve. E que impermeavel significa que a água vai entrar pelo calcanhar e o calçado vai virar um balde, afinal é impermeavel (!) e a água não sai! O melhor é ter coisas que sequem rápido.

Solução para o pé molhado chique: meia Sealskinz.
Solução para o pé molhado barato: saco plástico!
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
Samonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 18:07
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:


ok... vou te ajudar a economizar então!  Esqueça o tenis impermeavel! Minha humilde experiencia com sapatilha impermeavel é a de que ela só resiste a uma chuva leve. E que impermeavel significa que a água vai entrar pelo calcanhar e o calçado vai virar um balde, afinal é impermeavel (!) e a água não sai! O melhor é ter coisas que sequem rápido.

Solução para o pé molhado chique: meia Sealskinz.
Solução para o pé molhado barato: saco plástico!

hehehehehe valeu pela dica!! 
Essas meias aí eu nunca ouvi falar... Vou pesquisar. Embarrassed

Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2015 as 17:20
Ah, não tinha entendido que GTX era acrônimo para Gore-Tex... Falha minha. Conheço essa tecnologia, embora tenha minhas reservas com a Salomon (de um certo episódio de descolamento de solas há algum tempo atrás). Muita água já rolou mas fiquei com um pé atrás com essa marca.

Voltando à viagem...


Se vocêvai se hospedar, não vejo motivo para barraca, isolante ou saco de dormir. Se quiser ficar no "safe side" pode comprar um saco para 15 graus, que fica muito compacto e não pesa quase nada, além de não ser tão caro, e serve perfeitamente pra quebrar o galho se for dormir em algum albergue ou pousada pelo caminho que não tenha lençóis ou cobertores limpos. Dependendo do clima do local um saco pra 15 graus pode ser até um exagero... E não precisa nem ser o modelo sarcófago, pode ser aquele que parece um envelope mesmo, mais espaçoso.

O tênis é legal, mas para trekking. Se vc vai pedalar, não vejo vantagem (falando da viagem, é claro... Se quiser aproveitar pra comprar o tênis para usar depois, é outra história).

Vc já usou alguma vez sapatilha para pedalar? Tem muitos modelos, inclusive alguns com jeitão de tênis que te permitem caminhar com desenvoltura e são bem confortáveis. Inclusive se vc for fazer trechos de trekking, a Shimano (se me lembro bem) tem uma bota com sistema de taquinho para pedais SPD.

Quanto aos alforges, a Ortlieb é consagrada, não vejo problemas na sua escolha. Só pensaria se é necessário tudo isso, já que partindo do pressuposto que vc vai se hospedar, não precisaria levar muita coisa, então talvez um bagageiro e uma mochila presa nele desse conta.

Sei que as mulheres em geral gostam de levar mais coisas, mas quando é nas costas (ou na bike) o peso conta muito. Às vezes vale sacrificar um pouco alguns confortos e conveniências em prol de uma carga menos pesada.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Samonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2015 as 17:57
Então Alessandro...

Eu vou comprar os tênis sim porque gostei muito deles e poderei usá-los em outras situações também. 
Devo comprar também um par de meias e um par de luvas  da SealSkinz conforme me foi indicado. 

Beleza, não vou precisar de barraca. Essa ideia do saco de dormir é muito boa, acho que vou acatar sim.. Nunca se sabe se a cama estará limpa mesmo, né?

Quanto ao calçado, tipo.. a minha sapatilha é Shimano para MTB e já parece uns tênis, o lance é que se ficar muitas horas com ela o pé cansa, dói.. Por isso havia pensado nos tênis. Você tem algum modelo para indicar? Posso analisar e ver se vale a pena em troca do uso do Salomon. 

Em relação aos alforges, eu realmente acho muuuuuito caro esses Ortlieb. Então, estou cogitando comprar outros mais em conta mesmo. Vi essa loja RioBike que vende pela internet uns da marca http://riobike.iluria.com/pd-dc8fd-alforje-impermeavel-32l-arara-una.?ct=&p=1&s=7 - Arara Una, ou uns da Deuter também.. Estou analisando ainda, até porque quero comprar o máximo de coisas que puder agora neste mês com meus preciosos R$ 1.000,00 que eu poupei. Big smile

Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Ah, não tinha entendido que GTX era acrônimo para Gore-Tex... Falha minha. Conheço essa tecnologia, embora tenha minhas reservas com a Salomon (de um certo episódio de descolamento de solas há algum tempo atrás). Muita água já rolou mas fiquei com um pé atrás com essa marca.

Voltando à viagem...

Se você vai se hospedar, não vejo motivo para barraca, isolante ou saco de dormir. Se quiser ficar no "safe side" pode comprar um saco para 15 graus, que fica muito compacto e não pesa quase nada, além de não ser tão caro, e serve perfeitamente pra quebrar o galho se for dormir em algum albergue ou pousada pelo caminho que não tenha lençóis ou cobertores limpos. Dependendo do clima do local um saco pra 15 graus pode ser até um exagero... E não precisa nem ser o modelo sarcófago, pode ser aquele que parece um envelope mesmo, mais espaçoso.

O tênis é legal, mas para trekking. Se vc vai pedalar, não vejo vantagem (falando da viagem, é claro... Se quiser aproveitar pra comprar o tênis para usar depois, é outra história).

Vc já usou alguma vez sapatilha para pedalar? Tem muitos modelos, inclusive alguns com jeitão de tênis que te permitem caminhar com desenvoltura e são bem confortáveis. Inclusive se vc for fazer trechos de trekking, a Shimano (se me lembro bem) tem uma bota com sistema de taquinho para pedais SPD.

Quanto aos alforges, a Ortlieb é consagrada, não vejo problemas na sua escolha. Só pensaria se é necessário tudo isso, já que partindo do pressuposto que vc vai se hospedar, não precisaria levar muita coisa, então talvez um bagageiro e uma mochila presa nele desse conta.

Sei que as mulheres em geral gostam de levar mais coisas, mas quando é nas costas (ou na bike) o peso conta muito. Às vezes vale sacrificar um pouco alguns confortos e conveniências em prol de uma carga menos pesada.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2015 as 11:48
Ararauna e Deuter também são marcas muito boas. Acho que pode ir neles sem medo.

Sobre o calçado "alternativo", acho que se não for um lugar muito frio, o velho e bom chinelo de dedo. Ou se quiser algo melhor para caminhar, papetes. Acho que tirar um sapato desconfortável para colocar outro totalmente fechado, ou seja, que vai continuar abafando seus pés, não adianta nada para relaxar.

Fora que chinelo de dedo e papete, são bem mais leves e vc consegue compactar melhor.

Vc que curte coisas "outdoor", conhece o Vibram Five Fingers? Taí um negócio que sempre quis experimentar, mas infelizmente vou ter que nascer de novo com um pé menor... Não digo que seja o ideal pra sua viagem, mas é um treco tão doido que dá vontade de testar!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Samonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2015 as 12:39
caraca maluco!! pirei nesses Vibram Five Fingers.. Tem no Brasil para experimentar??? hehehehe


Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Ararauna e Deuter também são marcas muito boas. Acho que pode ir neles sem medo.

Sobre o calçado "alternativo", acho que se não for um lugar muito frio, o velho e bom chinelo de dedo. Ou se quiser algo melhor para caminhar, papetes. Acho que tirar um sapato desconfortável para colocar outro totalmente fechado, ou seja, que vai continuar abafando seus pés, não adianta nada para relaxar.

Fora que chinelo de dedo e papete, são bem mais leves e vc consegue compactar melhor.

Vc que curte coisas "outdoor", conhece o Vibram Five Fingers? Taí um negócio que sempre quis experimentar, mas infelizmente vou ter que nascer de novo com um pé menor... Não digo que seja o ideal pra sua viagem, mas é um treco tão doido que dá vontade de testar!
Voltar ao Topo
Samonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Samonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2015 as 12:44
Olha o que eu encontrei!! 
Mas acho que lá fora é beeeem mais em conta.. Vou aguardar um pouco e ver se ainda terei "amor" hehhehe.




Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Ararauna e Deuter também são marcas muito boas. Acho que pode ir neles sem medo.

Sobre o calçado "alternativo", acho que se não for um lugar muito frio, o velho e bom chinelo de dedo. Ou se quiser algo melhor para caminhar, papetes. Acho que tirar um sapato desconfortável para colocar outro totalmente fechado, ou seja, que vai continuar abafando seus pés, não adianta nada para relaxar.

Fora que chinelo de dedo e papete, são bem mais leves e vc consegue compactar melhor.

Vc que curte coisas "outdoor", conhece o Vibram Five Fingers? Taí um negócio que sempre quis experimentar, mas infelizmente vou ter que nascer de novo com um pé menor... Não digo que seja o ideal pra sua viagem, mas é um treco tão doido que dá vontade de testar!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2015 as 14:51
Tinha quase certeza que vc ia achar interessante

Um amigo meu, fotógrafo aí de Petrópolis, comprou esse calçado e usou numa viagem ao Roraima... Diz ele que gostou muito pois lá se enfia o pé na água a toda hora, e tem muitos trechos de trepa-pedra. Acho que deve dar uma mobilidade e equilíbrio legais, mas se for caminhar rápido em estradões com pedras tem que abrir o olho ou estropia o dedão do pé kkkkkk....

Se for comprar, pergunta pros malas porque eles não fazem 46 essa porcaria!

Mas voltando no quesito sapatos "confortáveis", esqueci do universalmente aclamado CROCS... Acho que não tem nada melhor pra quando vc quer ficar descalço sem ficar descalço!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2015 as 14:54
Ah, e tem esse aqui, mas acho que não é exatamente a mesma coisa.

http://transpirando.com/2009/10/05/okean-mare-um-calcado-minimalista/#more-1884

Se conseguir achar...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Guzansky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Guzansky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2015 as 11:52
Recomendo fazer viagens menores, de um final de semana ou feriadão para ir vendo como é.  Não ter experiência no ramo e fazer uma viagem dessas, em outro país, é desafiador.
Voltar ao Topo
Samonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2015 as 12:27
Obrigada Guzansky, já estou me programando para pequenas viagens aqui pela costa do Rio. 
Thumbs Up

Originalmente postado por Guzansky Guzansky escreveu:

Recomendo fazer viagens menores, de um final de semana ou feriadão para ir vendo como é.  Não ter experiência no ramo e fazer uma viagem dessas, em outro país, é desafiador.
Voltar ao Topo
Beto Pires Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Beto Pires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2015 as 13:23
[ [/QUOTE]

ok... vou te ajudar a economizar então!  Esqueça o tenis impermeavel! Minha humilde experiencia com sapatilha impermeavel é a de que ela só resiste a uma chuva leve. E que impermeavel significa que a água vai entrar pelo calcanhar e o calçado vai virar um balde, afinal é impermeavel (!) e a água não sai! O melhor é ter coisas que sequem rápido.

Solução para o pé molhado chique: meia Sealskinz.
Solução para o pé molhado barato: saco plástico!
[/QUOTE]

Vish não tinha pensado nisso!

Sapato balde foi a melhor kkkkkkk
Voltar ao Topo
RubãoSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Dez 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RubãoSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2015 as 20:31
Olá,

Eu estou em uma situação um pouco parecida com você, com uma viagem longa em mente e um bom tempo para planejamento, pesquisa e compra de material. Quanto aos alforges, eu decidi que vou comprar um saikoski. Eu sei que a empresa é brasileira e se vc entrar no site, atualmente só há um modelo de 36l a venda, por uns 390 reais mais ou menos. Na verdade é uma situação meio esquisita, há uns anos eles até que tinham uma variedade legal de produtos, mas agora só estão com essa peça, vai saber. De qualquer forma, há algumas semanas entrei em contato perguntando se voltariam a produzir alforges com capacidade maior. Eu não sei qual é a capacidade que vc está procurando, mas hoje recebi um email dizendo que eles irão produzir, agora em maio, um alforge por encomenda de uns 45L custando em torno de 450 reais. Eu acho que vou comprar esse mesmo. Se vc se interessar, entra em contato com eles por email ou fb.
Voltar ao Topo
Samonteiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samonteiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2015 as 09:43
Obrigada pela dica Rubão.

Mas eu já comprei os alforges da marca Ortlieb nos EUA (saiu por R$ 550) e a capacidade é de 40 litros, um amigo comprou lá para mim. Aproveitei e comprei junto um carregador solar portátil (saiu por R$ 80) que carrega iPhone e outras coisas via USB, ainda não usei mas achei interessante, assim que usar posto aqui para vocês.

Quanto ao calçado, eu resolvi comprar os tênis da Salomon modelo SpeedCross 3 GTX. Comprei também nos EUA por R$ 500. Eu sei, eu sei que é caro, mas eu queria esse, independente do pedal, eu queria esse, por isso comprei.

Hoje vou comprar o bagageiro Topeak Explorer 29er with Disc Mounts, negociei com uma loja em São Paulo por R$ 227 à vista. 

E para me preparar para essa viagem, eu pensei em comprar o rolo de treino da B'twin que vende na Decatlhon por R$ 650. Talvez eu comprei hoje também, mas parcelado, pois a grana que eu tinha guardada já estourei nos alforges e tênis. LOL 

Fora isso, terei ainda que providenciar as roupas para a viagem, kits de primeiros socorros e sobrevivência e o que mais foi necessário.. Mas isso eu vou esperar um pouco mais. Antes disso vou guardar dinheiro de novo para as roupas. 

Enquanto isso, estou montando um programa de treinamento com um orientador profissional para poder fazer a minha primeira mini viagem aqui mesmo pelo Rio de Janeiro e então ir adquirindo experiência. Isso deve acontecer em Junho deste ano.

É isso! À medida que for "passando de fase" vou comentando aqui com vocês.

Beijos

Originalmente postado por RubãoSP RubãoSP escreveu:

Olá,

Eu estou em uma situação um pouco parecida com você, com uma viagem longa em mente e um bom tempo para planejamento, pesquisa e compra de material. Quanto aos alforges, eu decidi que vou comprar um saikoski. Eu sei que a empresa é brasileira e se vc entrar no site, atualmente só há um modelo de 36l a venda, por uns 390 reais mais ou menos. Na verdade é uma situação meio esquisita, há uns anos eles até que tinham uma variedade legal de produtos, mas agora só estão com essa peça, vai saber. De qualquer forma, há algumas semanas entrei em contato perguntando se voltariam a produzir alforges com capacidade maior. Eu não sei qual é a capacidade que vc está procurando, mas hoje recebi um email dizendo que eles irão produzir, agora em maio, um alforge por encomenda de uns 45L custando em torno de 450 reais. Eu acho que vou comprar esse mesmo. Se vc se interessar, entra em contato com eles por email ou fb.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X