Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - "Prego" de fome existe ou é apenas cansaço?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


"Prego" de fome existe ou é apenas cansaço?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: "Prego" de fome existe ou é apenas cansaço?
    Postado: 06 Dez 2010 as 11:28
Esse questionamento me veio à cabeça quando em um pedal mais prolongado eu comecei a sentir meu rendimento cair consideravelmente. No entanto tinha me alimentado bem pela manhã. Em outro pedal não tinha me alimentado tão bem e não senti tanto o efeito. Foram trechos onde sempre treinava, então não teve diferença de percurso. Comentando sobre isso com alguns colegas, eles falaram de "prego" de fome. Outros falaram que era apenas cansaço, que não competíamos no protour para sentir tanta diferença assim. Então "prego" de fome existe ou é cansaço e psicológico?
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 11:49
Na verdade, pro nosso azar existem os dois: prego de fome E cansaço LOL

O quê ou quanto vc comeu antes de sair tem influência, mas o prego de fome depende mais do seu condicionamento e da intensidade/duração do seu rolê. Pra esforços mais intensos o corpo utiliza glicogênio que fica estocado nos músculos, no fígado e no sangue. O glicogênio é usado mesmo para queimar gordura em intensidades mais baixas, então ele é fundamental durante qualquer exercício e mais ainda no ciclismo.

De forma geral, esse "estoque" é limitado e sua "capacidade" varia conforme a alimentação, pessoa e o nível de condicionamento. Então, quanto mais bem condicionado, maior será sua reserva de glicogênio: vc consegue andar mais rápido e ir mais longe. Quanto mais intensos forem seus esforços, mais rápido vc consome essa reserva (andar mais na boa consome menos glicogênio e mais gordura). A reposição durante o exercício ajuda a conservar essa reserva mas existe um limite de absorção e/ou processamento do que ingerimos, além de outras limitações.

Quando acaba o glicogênio a gente prega de fome. O fígado não consegue mais repor a glicose do sangue e ficamos tontos, enjoados e com moleza pq até o cérebro sofre com a falta de açúcar pra funcionar direito. É impossível continuar e tem que esperar um tempo até o organismo processar algum alimento.

O cansaço tem outro mecanismo fisiológico. Pra quem tá bem condicionado, é possível cansar bem antes de pregar de fome, embora a baixa reserva de glicogênio seja um limitador mesmo pra ciclistas bem condicionados em longos rolês. A recuperação do cansaço é mais demorada, não basta descansar 15 ou 30 minutos bebendo água e comendo alguma coisa pra sair de novo como acontece no prego de fome.


Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 11:58
Citar Quanto mais intensos forem seus esforços, mais rápido vc consome essa reserva (andar mais na boa consome menos glicogênio e mais gordura).


Então estou entendendo que para queimar gordura é interessante fazer treinos mais leves do que aqueles puxados full-time. Como não tenho medidor de potência me limito ao medidor de FC, então um rolê tendo a média na zona 3 queima mais gordura que o mesmo na zona 4~5. É isso mesmo?
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 12:04
em adição aos comentários anteriores,  eu percebo (não científico) que mesmo estando alimentado eu preciso de algo sólido no estômago.  Durante um passeio mais longo, ingerindo suplementos em gel e água,  tenho a certeza que estou nutrido mas tenho uma sensação de fome.
Basta colocar um pedacinho de pão com geléia na boca, que tudo fica legal de novo.    
 
Amigos meus também percebem esse fenômeno, acontece com vocês?
 
 
 
 
 
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 12:06
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

O cansaço tem outro mecanismo fisiológico. Pra quem tá bem condicionado, é possível cansar bem antes de pregar de fome, embora a baixa reserva de glicogênio seja um limitador mesmo pra ciclistas bem condicionados em longos rolês. A recuperação do cansaço é mais demorada, não basta descansar 15 ou 30 minutos bebendo água e comendo alguma coisa pra sair de novo como acontece no prego de fome.


Como é esse outro mecanismo?
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
FerMor Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jun 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FerMor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 12:18
Andre, quando vc não come nada vai melhor que quando vc come antes de sair pra pedalar? Se for isso vc pode ter a mesma coisa que eu tenho, hipoglicemia reativa, ai num tem nada a ver com prego de fome ou cansaço. Eu sofri muito com isso e agora ja consegui solucionar, se for isso eu posto como proceder.
VLW
Voltar ao Topo
reinaldo lupiao more Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2005
sp - sp
Offline
Mensagens:1833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reinaldo lupiao more Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 12:19
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

em adição aos comentários anteriores,  eu percebo (não científico) que mesmo estando alimentado eu preciso de algo sólido no estômago.  Durante um passeio mais longo, ingerindo suplementos em gel e água,  tenho a certeza que estou nutrido mas tenho uma sensação de fome.
Basta colocar um pedacinho de pão com geléia na boca, que tudo fica legal de novo.    
 
Amigos meus também percebem esse fenômeno, acontece com vocês?
 
 
 
 
 
Sanduba de queijo resco com uma pitada de sal nos roles + longos e indispensavel!
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 12:21
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

Amigos meus também percebem esse fenômeno, acontece com vocês? 


Comigo isso é bem latente, a sensação é tão desconfortável que deixei de consumir gel. Normalmente em pedais mais longos levo Chocomilk ou iogurte (de litro), mas preciso de alguma "combustível" sólido para complementar.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chará Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 12:31
Paulão.. vc precisa de alguma coisa sólida no estomago? Engole um pedacinho de paralelepipedo.. Acho dá pra vc completar um Audax 1000km com um pedaço pequeno..kkkk
 
Mas falando sério agora, eu tb tenho alguma coisa assim, tanto q agora estou levando bisnaguinha com azeite e sal, é fácil de levar e comer, dá pra comer pedalando, e sempre que paro em algum lugar costumo comer alguma coisa tb.. Senão o prego vem mesmo.
O pior inimigo do MELHOR é o BOM.
Voltar ao Topo
fbergo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fbergo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 12:39
Originalmente postado por glauberlima glauberlima escreveu:

Citar Quanto mais intensos forem seus esforços, mais rápido vc consome essa reserva (andar mais na boa consome menos glicogênio e mais gordura).


Então estou entendendo que para queimar gordura é interessante fazer treinos mais leves do que aqueles puxados full-time. Como não tenho medidor de potência me limito ao medidor de FC, então um rolê tendo a média na zona 3 queima mais gordura que o mesmo na zona 4~5. É isso mesmo?


Em termos. Em Z3 a proporção gordura:carbo queimada é maior, mas aumentando a intensidade do esforço tanto a queima absoluta de gordura como de carbo aumentam. Só que o consumo de carbo aumenta muito mais rapidamente e reduz a proporção.

Como normalmente o fator limitante nos nossos treinos é o tempo disponível por dia, para queimar mais gordura (quantidade absoluta) devemos treinar na intensidade máxima que permita recuperação para o próximo horário disponível de treino (não adianta muito você fazer um treino de 2 horas em Z5 se isso vai exigir dois dias de repouso para recuperação, 3x 2 horas em Z3 ao longo desses 3 dias muito provavelmente queimará mais gordura no período).


Auf wiedersehen.
Voltar ao Topo
modonho Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Set 2006
Porto Alegre
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar modonho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 12:43
Pedais de até 2 horas eu levo na boa sem alimentação sólida. Acima de 2h tenho que comer algo, um sanduiche por exemplo. Barra de cereais nem pensar.

Já fiz pedais longos e puxados, com muita escalada, nos quais fiquei muito tempo sem comer algo sólido. O resultado foi uma "queimação" no estômago...
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 12:48
Excelente explicação Alex.
FerMor acontece que eu sempre tive dificuldade de me alimentar pela manhã. Então sempre saia de casa sem comer nada. Até quando ia fazer alguma atividade física não me alimentava direito. Tinha o receio de passar mal. Acabei me acostumando com isso e estou mudando agora com o ciclismo.
Também me sinto como você Paulo. Mesmo com gel ou malto sinto muita falta de comida sólida.

Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 12:49
Valeu. Thumbs Up

Comigo até 3 horas de treino consigo levar na boa sem alimento sólido.

(Até agora não fiz treino maior que 3 horas. Em corrida de aventura já passei umas 7 horas só com gel e barras mas não era a mesma intensidade do treino de speed/triatlo.)
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 13:08
Eu também Glauber. Até umas três horas consigo levar numa boa. Após isso sinto falta de alimento sólido.
Voltar ao Topo
Edson Sobreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Nov 2004
-Guarulhos - SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edson Sobreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 13:13
Não tem coisa pior que prego de fome, quando aconteceu comigo deu vontade de parar na beira da estrada e comer o mato, fiquei muito mal mesmo. Felizmente aprendi a me alimentar durante o pedal, gel e barras são essenciais para mim, nas duas primeiras horas sobrevivo bem com gel e água, mas depois tem q ter a barra ou alguma coisa sólida.
Antigo usuário Edson de Lima Sobrei

http://www.strava.com/athletes/232181
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 13:15
prego de fome existe sim, mas é um negócio mais sutil de perceber para quem nunca tinha passado por isso antes. Já dei uma pregadas e é um negócio foda, praticamente me arrastava ao invés de pedalar.


Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 13:18
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

mas é um negócio mais sutil de perceber para quem nunca tinha passado por isso antes.


Prego de fome sutil? Caramba, tenho algum problema então! LOL
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 13:23
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

prego de fome existe sim, mas é um negócio mais sutil de perceber para quem nunca tinha passado por isso antes. Já dei uma pregadas e é um negócio foda, praticamente me arrastava ao invés de pedalar.



Aí é que tá. Quando saber se é fome ou cansaço?
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 13:33
Originalmente postado por André Martins André Martins escreveu:

Aí é que tá. Quando saber se é fome ou cansaço?


Pelo menos em mim o prego de fome é algo drástico, a energia desaparece e mal dá para continuar pedalando. A musculatura começa a doer e as vezes sinto tontura. E obviamente ocorre uma fome imensa.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 13:37
Quando saio pra fazer pedais longos tenho levado um pacotinho de amenduins aberto no bolso da camiseta. Ai vou pegando de tempos em tempos. Fora isso levo uma porrada de goiabinhas e como uma de tempos em tempos (cerca de 30 ou 45 minutos). 
Mesmo assim ainda sinto falta de comida e acabo pregando. Se parar, comer alguma coisa de verdade e fizer um pouco de digestão eu volto a me sentir bem. 


Editado por Cebo - 06 Dez 2010 as 13:38
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 13:59
Originalmente postado por fbergo fbergo escreveu:

Originalmente postado por glauberlima glauberlima escreveu:

Citar Quanto mais intensos forem seus esforços, mais rápido vc consome essa reserva (andar mais na boa consome menos glicogênio e mais gordura).


Então estou entendendo que para queimar gordura é interessante fazer treinos mais leves do que aqueles puxados full-time. Como não tenho medidor de potência me limito ao medidor de FC, então um rolê tendo a média na zona 3 queima mais gordura que o mesmo na zona 4~5. É isso mesmo?


Em termos. Em Z3 a proporção gordura:carbo queimada é maior, mas aumentando a intensidade do esforço tanto a queima absoluta de gordura como de carbo aumentam. Só que o consumo de carbo aumenta muito mais rapidamente e reduz a proporção.

Como normalmente o fator limitante nos nossos treinos é o tempo disponível por dia, para queimar mais gordura (quantidade absoluta) devemos treinar na intensidade máxima que permita recuperação para o próximo horário disponível de treino (não adianta muito você fazer um treino de 2 horas em Z5 se isso vai exigir dois dias de repouso para recuperação, 3x 2 horas em Z3 ao longo desses 3 dias muito provavelmente queimará mais gordura no período).



Concordo com vc fbergo... e realmente tem que tomar cuidado para a fazer de recuperação senão o seu treino não adiantou nada... treinou pesado em um dia e não treinou em 3... vc começa tudo outra vez depois... pq seu corpo não sente necessidade de se adaptar...
Abraço...
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 14:10
Eu tive as duas no mesmo dia.
Me alimentei muito mal naquela semana, descansei muito pouco, trabalhei pra cacete, não jantei na noite anterior, porque cheguei muito tarde e tomei um café da manhã ridículo pra quem tinha pela frente pouco mais de 220km com duas serras enormes pela frente. Só podia dar merda!





http://www.cronicasdebicicleta.com/speed/tour-da-serra-2
http://www.flickr.com/photos/cronicasdebicicleta/sets/72157601677558735/


Editado por FAB1000 - 06 Dez 2010 as 14:14
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 14:24
Estou usando uma metrica de 1g de carboidrato por kg corpora para cada hora de pedal intenso (L3 ou acima)... por enquanto (Mediofondo, Vo2, 2 voltas no jockey, 120km L3, etc) esta funcionando muito bem, sem prego e sem caimbras ! Escolhi por enquanto o suplemento da VO2, que ja vem com Potassio e Sodio na quantidade certa, além da maltodextrina (carbo)
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 14:25
Originalmente postado por fbergo fbergo escreveu:

Originalmente postado por glauberlima glauberlima escreveu:

Citar Quanto mais intensos forem seus esforços, mais rápido vc consome essa reserva (andar mais na boa consome menos glicogênio e mais gordura).


Então estou entendendo que para queimar gordura é interessante fazer treinos mais leves do que aqueles puxados full-time. Como não tenho medidor de potência me limito ao medidor de FC, então um rolê tendo a média na zona 3 queima mais gordura que o mesmo na zona 4~5. É isso mesmo?


Em termos. Em Z3 a proporção gordura:carbo queimada é maior, mas aumentando a intensidade do esforço tanto a queima absoluta de gordura como de carbo aumentam. Só que o consumo de carbo aumenta muito mais rapidamente e reduz a proporção.

Como normalmente o fator limitante nos nossos treinos é o tempo disponível por dia, para queimar mais gordura (quantidade absoluta) devemos treinar na intensidade máxima que permita recuperação para o próximo horário disponível de treino (não adianta muito você fazer um treino de 2 horas em Z5 se isso vai exigir dois dias de repouso para recuperação, 3x 2 horas em Z3 ao longo desses 3 dias muito provavelmente queimará mais gordura no período).




Exatamente, perfeita a explicação do Felipe Thumbs Up Além disso, o organismo continua queimando calorias numa taxa mais acelerada por mais tempo APÓS o treino, ajudando no saldo calórico que reduz a gordura. E treino de alta hitensidade tb aumenta as reservas de glicogênio e nos torna mais econômicos e eficientes. Existem técnicas específicas para isso. Podemos "ensinar" o corpo a usar mais gordura e menos glicogênio sobretudo em esforços moderados, que são aqueles que consguimos suportar por um bom tempo e andar mais rápido (os objetivos de qualquer ciclista ou atleta de endurance).
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
CELSO RIZZI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Set 2008
RIO DE JANEIRO
Offline
Mensagens:1011
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CELSO RIZZI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 14:27
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

Amigos meus também percebem esse fenômeno, acontece com vocês? 


Comigo isso é bem latente, a sensação é tão desconfortável que deixei de consumir gel. Normalmente em pedais mais longos levo Chocomilk ou iogurte (de litro), mas preciso de alguma "combustível" sólido para complementar.


Tenho deixado o gel apenas para as provas, pela sua praticidade. Mas durante os treinos longos, acima de 1h30´levo a famosa bananada,normalmente sem açucar. Meu estômago agradece por digerir algo mais sólido.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 14:30
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

O cansaço tem outro mecanismo fisiológico. Pra quem tá bem condicionado, é possível cansar bem antes de pregar de fome, embora a baixa reserva de glicogênio seja um limitador mesmo pra ciclistas bem condicionados em longos rolês. A recuperação do cansaço é mais demorada, não basta descansar 15 ou 30 minutos bebendo água e comendo alguma coisa pra sair de novo como acontece no prego de fome.


Como é esse outro mecanismo?


Basicamente, é o mecanismo da fadiga, do esgotamento muscular. Ainda não se sabe exatamente como ele funciona em detalhes, mas obviamente existe uma relação de proporcionalidade entre o volume e intensidade que treinamos habitualmente e o nosso limite de fadiga.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 15:08
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

em adição aos comentários anteriores,  eu percebo (não científico) que mesmo estando alimentado eu preciso de algo sólido no estômago.  Durante um passeio mais longo, ingerindo suplementos em gel e água,  tenho a certeza que estou nutrido mas tenho uma sensação de fome.
Basta colocar um pedacinho de pão com geléia na boca, que tudo fica legal de novo.    
 
Amigos meus também percebem esse fenômeno, acontece com vocês?
 
 
 
 
 


Eu também gosto de ingerir "comida" quando os pedais são mais longos. Geralmente banana, biscoitos, rapadura com amendoin, frutas secas: uva passa, damasco, castanhas....sempre um cardápio diferente...Smile.. e suco de uva, daqueles que pintam o copo.
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 15:33
Ok Alex! Mas quais as consequências de treinar sem alimentação (em termos fisiológicos) o corpo "se acostuma" a trabalhar de que forma? Porque muitas vezes saia sem me alimentar e me sentia bem outras vezes me alimentava e me sentia pesado, indisposto. Alimentação razoável. Sanduíche de pão integral com geléia e queijo minas + suco de uva.  
Voltar ao Topo
edinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2004
- SP
Offline
Mensagens:1683
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 15:34
Originalmente postado por Chará Chará escreveu:

Paulão.. vc precisa de alguma coisa sólida no estomago? Engole um pedacinho de paralelepipedo.. Acho dá pra vc completar um Audax 1000km com um pedaço pequeno..kkkk
 

Mas falando sério agora, eu tb tenho alguma coisa assim, tanto q agora estou levando bisnaguinha com azeite e sal, é fácil de levar e comer, dá pra comer pedalando, e sempre que paro em algum lugar costumo comer alguma coisa tb.. Senão o prego vem mesmo.


Falou o cara que come esfiha de frango no posto de gasolina

E vou te processar por quebra de patente da minha receita!!!
“The man who trades freedom for security does not deserve nor will he ever receive either” - Benjamin Franklin
Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chará Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 15:44
orra edinho.. vc num esquece isto não? faz quase 1 ano (teu irmão até pedalava) LOL
O pior inimigo do MELHOR é o BOM.
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 15:50
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

mas é um negócio mais sutil de perceber para quem nunca tinha passado por isso antes.


Prego de fome sutil? Caramba, tenho algum problema então! LOL
 
Se existe algo que não é sutil é um "prego de fome". Faz tempo que não passo por isso, mas da última vez foi complicado. Eu simplemente "limpei" a geladeira quando cheguei em casa, e nem me dei o trabalho de me levantar, foi uma meia hora deitado do lado da geladeira. Tenso.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 15:52
Originalmente postado por André Martins André Martins escreveu:

Porque muitas vezes saia sem me alimentar e me sentia bem outras vezes me alimentava e me sentia pesado, indisposto. Alimentação razoável. Sanduíche de pão integral com geléia e queijo minas + suco de uva.  

Cara, eu tb tinha isso. Resolvi o problema cortando o queijo da equação, digo, do sandubão.


"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 16:28
Conheço bem esse tal de prego de fome.
 
Abs
Zaka
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 17:28
Originalmente postado por André Martins André Martins escreveu:

Ok Alex! Mas quais as consequências de treinar sem alimentação (em termos fisiológicos) o corpo "se acostuma" a trabalhar de que forma? Porque muitas vezes saia sem me alimentar e me sentia bem outras vezes me alimentava e me sentia pesado, indisposto. Alimentação razoável. Sanduíche de pão integral com geléia e queijo minas + suco de uva.  


André, a "receita" definitiva e universal para alimentação antes e durante o treino não existe. O que há são alguns fundamentos básicos e algumas propostas tanto no sentido do que comer, quando e como. O resto é experimentação, tentativa-e-erro individual mesmo: tentando suas técnicas ao longo de meses e anos, vc acaba descobrindo o que funciona melhor (e quando) e refinando sua estratégia de alimentação.

De forma geral, pra treinos até 1h/1:30h apenas água ou uma caramanhola com malto a 6% já basta. No calor, duas ou mais conforme necessidade ou vontade. Acima de 2h um ou dois sachês de gel. Na estrada a gente tem mais opções, vários postos e lanchonetes então não precisa carregar o mundo.

Eu particularmente sou contra ingerir alimentos sólidos antes e durante, principalmente no calor. Prefiro deixar pra comer de verdade depois do treino. Só como algo assim (pão, geléia, etc.) quando o rolê passa de 3h, e mesmo assim por uma questão de paladar. Gel é conveniente, mas depois de um tempo cansa e enjoa. Tb evito comidas sólidas antes de sair. Quando estou numa fase de pedais longos e/ou intensos, tomo um copo de suco de laranja e como uma banana. Isso e mais uma caramanhola de malto já bastam pra rolês até 3 ou 4 horas, mesmo intensos.

Meu método preferido de reposição são os líquidos, seguidos de gel. Coca Cola é sagrado, cai na veia e ainda dá um pique por causa da cafeína e do gás Tongue Não se preocupe com o açúcar pq durante o treino o corpo processa isso rapidinho, não dá repique nem faz mal. Coca é um santo remédio (quando estamos pedalando hehehe...).

Treinar de tanque vazio (jejum noturno e matinal) pode trazer enormes benefícios mas é arriscado. Quer dizer, eu faço e sei de outras pessoas (ciclistas, treinadores, etc.) que tb fazem, mas é com muito critério e cuidado. Tem fases do meu treinamento que eu saio totalmente de jejum e pedalo 2, 3 ou 4 horas só na água (eu levo comida e $ pra emergências).

Vc se sente miserável nas primeiras semanas, mas logo o corpo acostuma e vc se torna mais eficiente. Sábado eu fiz 130km no calor com mta subida e intensidade e só tomei uma caramanhola de malto e 1 Coca Cola 600ml. No Desafio de Campos eu nem encostei na minha caramanhola, cheguei com ela cheia. Mas não recomendo fazer isso. Depois, com a experiência vc vai saber se quer tentar ou não, e como.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 17:41
Originalmente postado por André Martins André Martins escreveu:

Ok Alex! Mas quais as consequências de treinar sem alimentação (em termos fisiológicos) o corpo "se acostuma" a trabalhar de que forma? Porque muitas vezes saia sem me alimentar e me sentia bem outras vezes me alimentava e me sentia pesado, indisposto. Alimentação razoável. Sanduíche de pão integral com geléia e queijo minas + suco de uva.  


basicamente o corpo leva tempo,mas ele se acostuma a trabalhar com menos fonte de energia,mas vai haver limitações para o gasto de energia.assim como o estomago pode espandir e diminuir de tamanho,dependendo do volume de alimento que vc ingere.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
adalberto melo Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Mar 2006
sao paulo - sao paulo
Offline
Mensagens:1864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adalberto melo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 18:16
Sutil ????   jaPONEIS..eh eh .. sutil é a chegada do trem..depois q chega  ele faz um estrago danado em voce... nao sei se é pior o dano de " quebrar de fome " ou " quebrar de sede "... pois tem que equacionar bem a entrada de alimentos e abastecer o corpo de agua tbem.. nao consegui chegar no ponto que o Alex-sp falou ,,é bem por tentativa e erro mesmo... mas gel (vo2) , e saches de mel e muito liquido  e bcca, tem me fazido muito bem pra nao quebrar. 
Voltar ao Topo
André Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2009
Brasília - DF
Offline
Mensagens:720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 21:40
Valeu Alex. É que fiquei por anos sem tomar café-da-manhã e várias e várias vezes saía de casa pra pedalar sem nada no estômago. Apenas com uma caramanhola de água e outra de malto. Me sentia bem e apenas dava fome mesmo na hora do almoço (costume). Agora como e fico um pouco indisposto (cheio), mas logo preciso comer novamente. E realmente a coca-cola é uma benção no pedal, mas um vício no dia-a-dia. (ainda me livro dela) LOL

Editado por André Martins - 06 Dez 2010 as 21:42
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2010 as 23:40
Tem um documentário do Cancellara chamado "FullGas". É impressionante a ênfase na alimentação, segundo ele e os preparadores pessoais e da equipe, é a área que mais evolui e ainda tem muito espaço para evoluir no ciclismo da elite profissional.

As equipes tem patrocinadores de suplementos também. O Cancellara chegou a testar 16 produtos em fase de teste para serem lançados no mercado ao longo da temporada, achei muita coisa, se tratando de um ciclista experiente que já deve ter as suas receitas e manias bem consolidadas.

Ele é adepto dos "Shakes". Usa vários tipos de Shakes energéticos e protéicos para as diversas situações ao longo do dia (antes do aquecimento, durante o aquecimento, após o aquecimento, antes da largada, durante a prova, depois da prova, etc ....) 

Outra detalhe interessante do vídeo é a preocupação com a alimentação logo após o pedal, ele pode estar morto, com a cabeça quente, mas não se descuida de tomar o Shake "pós".


 
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2010 as 11:23
Por falar em alimentação pós pedal, to pensando em comprar um hipercalorico. Alguém mais sente pouca fome depois de pedalar? Tenho um pouco de dificuldade de comer direito logo depois do pedal. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
CID21 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2008
João Pessoa
Offline
Mensagens:1675
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CID21 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2010 as 11:43
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Por falar em alimentação pós pedal, to pensando em comprar um hipercalorico. Alguém mais sente pouca fome depois de pedalar? Tenho um pouco de dificuldade de comer direito logo depois do pedal. 
Ninguem é satisfeito com que tem,kkk
Eu doido pra parar de comer e tu querendo tomar hipercalorico....
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..


Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X