| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - PRECISO AJUDA na lubrificação da bike
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

PRECISO AJUDA na lubrificação da bike

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
minopro Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Fev 2020
nao
Desconectado
Mensagens:3
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de minopro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: PRECISO AJUDA na lubrificação da bike
    Enviado: 26 Fev 2020 as 15:43
Tenho uma trek  mediana de cross country, mas nas ultimas semanas a tenho usado muito na estrada e queria iniciar na montanha. Vi e ouvi muitas recomendações dos lubrificantes MUC OFF, e me disseram e me dizem que esses lubrificantes são bons e eu mesmo os considero bons já que quando os vejo a funcionar nas bikes dos meus companheiros eles parecem desempenhar um bom trabalho. Mas isso não acontece na minha bicicleta. Na estrada sempre tenho usado MUC OFF WET lube e até estou satisfeito com o seu desempenho (apesar de sujar um pouco rápido). Já na montanha, e condições um pouco úmidas mas não molhadas, reparei que o WET LUBE da mucc off deixa a corrente muita suja e pior, a lubrificação chega até a desaparecer, já que a transmissão da bike começa a fazer aquele ruido de que como se não tivesse lubrificante. Hoje experimentei o DRY LUBE DA MUC OFF para a montanha, e apesar de não atrair tanta sujeira e a corrente ficar mais limpa, aconteceu o mesmo que com o WET LUBE já que a parte interior da corrente ficou um pouco suja e começou a fazer barulho de como não tivesse lubrificada. É claro que antes de aplicar o lubrificante eu limpo a transmissão, uso petroleo(visto que muitos colegas meus também usam e não tem este problema) como desengraxante, lavo bem, e deixo secar completamente, mas depois de colocar o lubrificante e de andar uns kms aparece este problema na transmissão, o que estou fazendo de errado???
Voltar para o topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 12 Abr 2016
itajai
Desconectado
Mensagens:219
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Busa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Fev 2020 as 16:28
Quantos km tem a relação e, especialmente, a corrente?
Depois da limpeza e da lubrificação, você deixa a bike parada pelo menos umas horas?
Os lubrificantes podem estar vencidos ou serem falsos?
O que é, na sua opinião, um sinal de que a corrente está sem ou com pouca lubrificação?
Seu pedal anterior era somente em asfalto ou em vias limpas, correto?
Já pensou em usar outro lubrificante?
Você não é do Brasil, certo?
Voltar para o topo
minopro Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Fev 2020
nao
Desconectado
Mensagens:3
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de minopro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Fev 2020 as 16:42
Menos de 1000 km feitos, normalmente faço a limpeza pela noite e só lubrifico no dia seguinte.
Já os lubrificantes foram adquiridos num dos principais pontos de comércio e mecânica de bikes aqui na minha região, cujo o dono é até atleta profissional pois então penso que não são falsos. Já quanto á sua validade tenho os ás menos de três meses.
Sim andei só em asfalto e depois fui para a montanha. 
Já usei até um lubrificante para a chuva da finish line mas ainda foi pior.
A corrente fica com um espeto seco, e com aquele graxa escura na corrente cujo no caso dos lubrificantes para chuva é bem mais espessa e aparece em maior quantidade (como é claro). Consigo sentir muita tensão e por vezes até alguns rangeres, sensasões estas que me são transmitidas para os pedais, e é claro ouço sempre aquele costume ruido quando o problema aparece.
Não,kkkk, de Portugal.
Voltar para o topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Out 2017
Santo André-SP
Desconectado
Mensagens:469
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael88 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Fev 2020 as 17:27
Amigo, após a limpeza com 'petroleo', vc passa apenas água nos componentes ou algum outro produto p/ tirar qualquer resíduo do 'petroleo'?

Se ficar algum resíduo do produto, ele poderá estar afetando a fixação do muc-off.

Digo 'petroleo' pois não sei ao que vc se refere aí em Portugal - no Brasil, petroleo é o óleo cru (preto), que vem direto da prospecção, sem passar por refino. Esse produto nós não encontramos comercialmente. O que costumam utilizar é a gasolina (creio que vcs chamam de gasoleo) ou o diesel.

De qualquer forma, esses lubrificantes a base de cera são facilmente limpos com desengordurantes de uso doméstico (eu utilizo um da marca CIF - não sei se vende aí - com resultados satisfatórios).

O bom do desengordurante doméstico é que seus resíduos são limpos com facilidade apenas com água e sabão.

Quando faço a limpeza pesada, utilizo primeiro o CIF (desengordurante), e na sequência água+sabão (detergente) e então lavo com água corrente. Somente após a corrente estar bem seca, aplico a cera.

Utilizo o Squirt.

Já utilizei o Muc-Off Dry, porém além de seu custo no Brasil ser mais alto que o Squirt, achei o squirt melhor.

Na terra seca, o squirt costuma durar em torno de 70km. Na bicicleta de estrada, em torno de 150km. Em condições úmidas ele tem uma baixa durabilidade.

Somente a cada 4~5 reaplicações faço a limpeza com o desengordurante (CIF). Nas demais, limpo a corrente apenas com um pano seco e reaplico o squirt.

Ainda não utilizei, mas muita gente também elogia bastante o Smoove.
Voltar para o topo
minopro Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Fev 2020
nao
Desconectado
Mensagens:3
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de minopro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Fev 2020 as 17:54
Costumo passar um água com sabão para e depois apenas água. Sim, petróleo aqui também conhecido como crude é oleo não refinado, me expressei mal. Queria dizer um PETROLIMPA, que é petróleo refinado e com alguns aditivos especializados para a limpeza em geral. Nós aqui também encontramos esse tipo de desengordurantes dessa mesma marca, mas nunca utilizei para esta finalidade. Vou experimentar e ver os resultados. Já ouvi falar do squirt, mas aqui não se encontra tão facilmente. Ainda assim obrigado pela ajuda!
Voltar para o topo
Joao Angú Ver Drop Down


Registrado: 14 Mai 2018
Brasil
Desconectado
Mensagens:154
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Joao Angú Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Fev 2020 as 18:48
Bom, nunca usei o Muc Off, mas wet deve ser usado com chuva nesse tipo de clima, e o dry em clima seco. Eu tambem uso squirt e tenho gostado muito dura bastante e não atrai poeira. Porém semana passada eu fui pego de surpresa por uma chuva, estava bem fraca quase uma garoa , aí tive que vir voltando p casa , o trajeto deve ser de uns 7 km no máximo até aqui, e o squirt teve que aguentar até eu chegar em casa. Quando estava enxugando o cockpit observei a corrente preta e pingando , mas está bom, foi até gostosa a experiencia de pedalar debaixo de chuva, o chato é o lubrificante que não aguenta.
Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mai 2018
SP
Desconectado
Mensagens:682
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Fev 2020 as 11:39
O muc off tem recomendação de limpeza com petróleo? Os lubs mais modernos são a base de cera, esses lubs costumam formar uma camada protetora que não sai fácil com umidade, mas se vc aplicar removedores acaba tirando toda a camada de proteção do lubrificante, pior que o petróleo deixa resíduo e ainda prejudica a lubrificação da cera depois. Porem se o lub for a base de petróleo também, ai não tem problema nenhum usar removedores pra limpar a corrente.

Eu já usei alguns modelos de lubrificante, o finish line por exemplo tem que ser limpo com petróleo. Já o Squid é totalmente biodegradável, dá pra limpar ele fácil usando só agua e sabão. O Smoove é mais grudento, porem dá pra limpar usando desengordurante cítrico. O Squid tem uma durabilidade boa, o Smoove tem uma durabilidade excelente, porem eles costumam juntar mais sujeira também, e nenhum dos dois jamais deve ser limpo usando petroleo.

Alguns colegas usam o muc off wet e gostam muito, principalmente por que deixa a relação bem limpa, porem não sei dizer como eles fazem a limpeza. Seria bom procurar a recomendação do fabricante.
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   


Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.