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Pré-carga na XC30 |
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Postado: 26 Fev 2018 as 12:11 |
Alguém que tenha uma XC30 de mola metálica percebe alguma diferença ao regular a pré-carga? Pois se a mola for linear não deveria ter alteração. A não ser que ela use algum tipo de mola progressiva.
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JcFiebig
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Cadastrado em: 29 Nov 2016 P. das Missões Offline Mensagens:428 |
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Tenho interesse nesse assunto... Achei muito pouca informação sobre a RS XC30 na internet. Quem puder contribuir com detalhes a respeito do funcionamento da suspa estaria nos prestando um grande serviço!
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https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira Oggi Big Wheel 7.3 2017 Caloi Strada Racing 2017 |
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HeldAssis
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Cadastrado em: 30 Jun 2014 F. de Santana Offline Mensagens:282 |
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Bom, não sou nenhum especialista no assunto. Mas vou passar minhas impressões a respeito dessa XC30.
Ao deixar com a pré carga alta, vc observa que ela fica mais dura e com uma leitura de terreno menos precisa do que já é. Já ao soltar a pre carga, ela fica bem mole, melhorando muito a leitura do terreno, porém a depender do impacto nesse uso pode dar fim de curso mais fácil. Vc consegue reparar facilmente essa dureza ou não do trabalho da suspa fazendo um teste bem simples Coloca algo na canela da suspensão que fique preso em vc segurar, mas tbm que tenha movimento e suba caso a suspensão "trabalhe" Deixa a pré carga no máximo e senta na bicicleta, em posição de pedalar e veja onde foi parar o "medidor". Saia da bicicleta, abaixe o "medidor" e solte toda a pre carga e refaça o procedimento. Vc verá que o "medidor" subira bem mais na canela da bike. Quando digo medidor estou falando de algo que simule aquele anel de borracha que vem nas suspensões mais tops.
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<a href="http://www.strava.com/athletes/6304973" rel="nofollow">Strava </a>
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SilXC
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Cadastrado em: 25 Mar 2016 RS Offline Mensagens:25 |
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Pode usar uma borracha daquelas amarelas para fazer o teste sugerido pelo HeldAssis.
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ghd
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
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O Preload NÃO afeta a constante elástica da mola, ele somente desloca a força por um valor constante (Offset) No grafico abaixo isso se traduziria em: O preload não muda a inclinação da reta (constante elastica) porém desloca a reta para cima ou para baixo no eixo de forças. Veja que as duas linhas em azul são de uma mesma mola. Azul escuro - Sem Preload Azul claro - Com Preload (1/2") Roxo - Mola com constante elástica 50% maior (300 vs 200) apenas para comparação. Na pratica, veja que na linha Azul clara, você precisa de uma força maior que na linha Azul escura para o mesmo deslocamento. Neste exemplo do gráfico, para dar fim de curso com preload precisa de 900lb, enquanto sem preload basta 800lb. Outro conclusão importante que pode se retirar da análise desse gráfico é que na mola de 200lb COM preload (Azul claro), é necessário uma força de 300lb para comprimir a suspensão em 1 polegada. Que é exatamente a mesma força necessária para se comprimir em 1 polegada a mola mais firme de 300lb (Roxa). Portanto, mesmo com a mola linear há mudança com o ajuste do preload.
Editado por ghd - 26 Fev 2018 as 21:44 |
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Como eu pensava.
Vamos pegar o exemplo da mola com 200lb/" Vamos imaginar que tenho os 2 garfos com essa mola, um com preload e outro sem. Independente da preload, significa que a cada 200lb eu terei 1" de afundamento. Imagine que eu peso 100lb, então terei um SAG de 1/2" nos 2 casos, com ou sem preload. Após isso, cada 100lb extras que o garfo sofrer, ele vai ceder 1/2" linearmente até o fim do curso. Então não consigo ver onde o preload pode mudar algo num garfo assim, tanto que os amortecedores Öhlins não tem preload e é necessário trocar a mola por outra com outra constante.
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ghd
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
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Não! Veja novamente no gráfico as duas linhas azuis. 200lb de força equivale a "afundamentos" diferentes. 200lb na Azul escura (sem preload) = 1,0 polegada de "afundamento" 200lb na Azul clara (com preload) = 0,5 polegada de "afundamento"
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