Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Posso montar uma MTB para cidade?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Posso montar uma MTB para cidade?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gfolha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2018
Nova Odessa
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gfolha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Posso montar uma MTB para cidade?
    Postado: 04 Mai 2018 as 19:00
Pessoal, por favor preciso da ajuda de alguém que não seja vendedor. hahaha

Quero uma bike para ir trabalhar, ir pra academia, e passear pelas ciclovias da cidade, bairros e afins. ou seja, para locomoção, e lazer. (Fazem uns 7 anos que nao pedalo uma bike)

Estou na sessão de MTB pois são as bicicletas que mais me chamaram atenção, quesito altura e aparência.

Não pretendo usar a bicicleta na terra nem trilhas, tenho 25 anos, 1,65 de altura e peso 60kg.

Visitei algumas bicicletarias e conclui que quero um quadro MTB tam 15 com aros 26.

não tenho conhecimento de trocadores, pedivela, freios e nada.. só sei subir na bike e pedalar! inclusive faz uns 7 anos que não faço isso, atualmente só possuo Moto.

Fui em 3 bicicletarias, fui péssimamente atendido, o vendedor não tem interesse em me explicar nada, somente vender a bicicleta mais cara que eu estiver disposto a pagar...

Quadro tam 15 e rodas aro 26, mas qual modelo escolher destes e outros itens como trocadores, pedais, selim e enfim?! tenho a impressão de que o vendedor só me indica as peças mais caras! full suspension, suspenção só na frente...?

com 1000 reais eu consigo montar uma bike boa pra essa finalidade? é oq estou disposto a pagar.

Acabei de sair de uma bicicletaria apaixonado em um modelo full da Trust, segue a foto do quadro:

era com aro 26, um aro aparentemente bem reforçado, pneus grossos, trocadores da Yamada, catraca acho que era GTA... enfim, olhando parecia ser tudo de qualidade, estava custando 1300 reais a bike. seria um bom modelo para oq eu preciso? valor justo? ou essas full são pesadas, indicadas para outras finalidades e bla bla bla? a bike era muito bonita, toda verde com detalhes em verdes nas outras peças... chama muita atenção, fico com medo de roubo também... ( mas quase comprei a bike.. haha )

Resumindo, gosto de bicicleta Baixa, Leve, confortável, com freios macios e tal... e prefiro guidões levemente curvados do que aqueles retos. se eu comprar uma full vou ter muita dor de cabeça com essa mola dela? questão de subidas e tal seria MUITO ruim? ou aceitável?
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2018 as 19:38
Cuidado com aparência. Ela engana muito.

Dá uma rodada pelo fórum. Você verá muitas threads novas de ciclistas querendo trocar suspensões por garfos rígidos.
A explicação é que na cidade o uso de suspensão não é tão necessária como nas trilhas, e ela acrescenta peso e dissipa energia de pedalada do ciclista.
Seu caso é ainda pior porque você está interessando numa bike full suspension. Aí, ao invés de uma, temos duas fontes de aumento de peso e dissipação de energia de pedalada para andar na cidade onde não precisa.

Eu sou da sua linha. Uma MTB tem uma posição melhor para pedalar na cidade. Uma speed é uma bike feita para velocidade em estrada, com boa aerodinâmica e não para conforto.

Ainda assim, uma MTB é uma bike adaptada para trilhas e não para o asfalto.
Os pneus balão com cravos são ideais para terra ou lama, mas no asfalto causaria muito arrasto. A bicicleta não vai render. O certo é trocar os pneus pelo tipo "slick" estreito, tipo 1,5 polegadas de largura. A diferença é enorme.

O guidão a que você se refere é o tipo "rise", como muitos guidões de moto. Mas não faça isso na orelhada. O conselho que eu te dou é fazer um bikefit e lá eles podem achar o guidão ideal para o que você quer.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2018 as 19:43
você pode fazer tudo, sim da pra montar a bike que você quer mas ela não vai ser leve nem vai ter a melhor posição pra andar na cidade, fora que essa bikes full mais baratas são só peso sem tanta utilidade.

ultimamente pra quem só quer andar na cidade sem se preocupar muito tenho recomendado uma single speed (aquelas da raf bikes acho muito interessantes), uma sense active ano 2017 (com 24 velocidades) ou a triban 100 da decathlon. São bikes que não tem a aparência que você quer mas vão te dar mais conforto e desempenho.

aqui você vai ser melhor orientado:


Editado por RuanRAC - 04 Mai 2018 as 19:44
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Online
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2018 as 19:45
A propósito esse tipo de suspensão desse quadro é a URT , é o pior tipo que existe , ate uma brandani tem sistema melhor.
Voltar ao Topo
gfolha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2018
Nova Odessa
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gfolha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2018 as 20:09
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

você pode fazer tudo, sim da pra montar a bike que você quer mas ela não vai ser leve nem vai ter a melhor posição pra andar na cidade, fora que essa bikes full mais baratas são só peso sem tanta utilidade.

ultimamente pra quem só quer andar na cidade sem se preocupar muito tenho recomendado uma single speed (aquelas da raf bikes acho muito interessantes), uma sense active ano 2017 (com 24 velocidades) ou a triban 100 da decathlon. São bikes que não tem a aparência que você quer mas vão te dar mais conforto e desempenho.

aqui você vai ser melhor orientado:
https://www.pedal.com.br/forum/guia-de-bikes-por-faixa-de-preco_topic92180. - https://www.pedal.com.br/forum/guia-de-bikes-por-faixa-de-preco_topic92180.html


Aí que tá, essa é uma bike barata? eu to quase cortando os pulsos pra pagar 1300 em uma bike... hahahaha

a questão é, ela VALE esses 1300? ou ta super valorizada pelo vendedor?... quando eu vou montar algo que eu conheço, eu sei se vale ou não o preço pago...agora pra bicicleta sou completamente leigo, isso que dificulta. eu fico pensando, 1300 não é pouco dinheiro pra dar em uma bike e ela ser inútil ou bem ruim.. ou é?

Porque será que quando eu vejo pessoal falando que essas bike full não presta pra asfalto, não consegue entrar na minha cabeça? eu sempre fico pensando que é exagero técnico demais... me passa a impressão de serem muito confortáveis e tal... questão de asfalto desnivelado, esburacado, cheio de remenda de piche... subir e descer guias e lombadas... aquelas bikes de garfos fixos e sem amortecedores fico imaginando o tranco direto!

Como eu posso saber se o vendedor não ta cobrando 1300 em uma bike que vale 800 por exemplo? ou mais fácil, qual o mínimo que eu consigo pagar em uma bike atual, com freio a disco, um bom trocador de marcha e catraca e pédivela razoável? oq é mais importante/essencial e que devo levar em conta quando for ver uma bike em uma bicicletaria, fora o tamanho dela pra mim?
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2018 as 11:29
Bicho, que tal tu pegar uma bike sem suspensão e uma com suspensão, e tirar a teima?

Não te ocorreu que se todos estão seguindo a tendência de não usar suspensão, é porque pode haver um fundinho de verdade nisso tudo?
O fato é como pedalar... Não se passa num desnível sentado no selim... 

URT é uma tecnologia do começo dos anos 90, baita tiro no pé. Cada vez que tu pedala, a bike dobra no meio, e volta... O famoso " bobbing " ( " bombadas ", em inglês )... Além disso, repare que o movimento central, não é suspenso, ou seja o selim abaixa, mas os pedais tomam a pancada igual.
Isso não me soa muito confortável...

Segue um vídeo mais completo...



Tu compra uma bike com 300 reais, mas é algo defasado 40 anos ao menos...
1 300, hoje é um valor interessante numa bike, já não é algo obsoleto, mas é preciso ir atrás de algo bastante específico.

Se vende muita tecnologia pelo visual... Nessa lista entram suspensões, freios a disco, peças em carbono...
Por exemplo, gastei uns 200 reais em meio ano, entre discos, manutenção, regulagem, pastilhas para um freio mecânico que veio na minha bike. Ele funcionava, por algum tempo, e aí a coisa desandava... Freio é sério, se precisar parar e não tiver freio, o troço fica feio...
Quando comprei os hidráulicos por 300 reais, pus em cima, se foram meus problemas por completo. Estão assim desde agosto passado, que a única coisa que eu fiz, foi trocar os discos, porque troquei de roda também.

Os buracos do asfalto, nem preciso dizer que se desvia... Se não der para desviar, é melhor pular (bunny hope) ou parar e transpor bem devagar, ou desviar. As irregularidades, um pneu com pressão mais baixa já dá conta. Mesmo assim a suspensão só suavizará isso... 
E claro, que o degrau a 20 por hora, é bem diferente do degrau a 60... Logo, não te baseia pela moto, se tu está sem pedalar a 7 anos, aposto alto que tu não anda a 30 km/h por muito tempo.

Com o boom das 29, as peças para 26 viraram troco... Se comprar para 500 reais, te dão uma suspensão 26 de brinde... É talvez um começo se a ideia é gastar pouco...
PORÉM, atente-se que nenhum grande fabricante, produz mais peças para 26, e em médio prazo, pode ser que não ache mais peças.

Mas antes de " escolher tamanho X ou Y ", faça ao menos o bike fit virtual - pesquise no fórum.
Depois seja honesto consigo, e defina seus objetivos com a bike. A bike para ir comprar pão, tem necessidades bem menores, que usada para vencer uma grande volta.
Baseado no que tu falou, uma single speed já pode resolver! Sem suspensão, sem marchas, sem manutenção praticamente - pano na corrente todos os dias, e óleo uma vez por semana, troca pneus uma vez por ano ou a cada dois anos, e as sapatas de freio a cada seis meses

Talvez ache que precisa de marchas pra encarar uma subida... Talvez um Shimano Nexus 3 (300 reais + 50 da mão de obra), que tu troca de marcha parado até, assim como moto e carro...

Talvez queira algo mais amplo, pra encarar uma subida forte, e podes partir como eu para uma relação 2x7 (uns 500 reais, com mão de obra), com os câmbios tradicionais...

Rodas, sempre tente optar por rolamentadas, que são via de regra melhores, e não dão manutenção. As Shimano de esferas são um pouco de exceção, são rodas boas, mas poderiam ser ainda melhores com rolamentos.

Freio a disco vs a aro, é fato que o a disco é melhor para situações extremas, mas o custo é ainda bem salgado - não caia nessa de freio a disco por 100zão que é furada. Melhor pegar 100 e investir num EXCELENTE freio de aro.

Trocadores, é subordinado ao gosto do freguês, e número de marchas. Eu prefiro os de punho (Shimano Revoshift / Sram Gripshift) pois continuo sempre com as mãos no guidão, e se cair, não tem alavanca pra quebrar... Mas tem quem prefira rapid fire (mais usual), thumb shift, e claro os STI's típicos de bikes de estrada.

Pneus vá dos lisos... Não tem porque cravos na cidade...

Se essa vale 1300? Pô, cada um vende ao preço que achar, paga quem quer... Eu não pago... 
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2018 as 14:57
Eu com meu botões me pergunto que peças seriam essas que seriam descontinuadas pra 26. ...? Até hoje se acham até cantilevers pra se vender... Nas 29 além dos aros e pedivela tem relação diferente das 26? é isso mesmo?
Além disso o que mais se diferencia? 
Deve ser perguntado por todos quais padrões ou incompatibilidades pro uso cotidiano que mudaram e TROUXERAM grande significância pro consumidor não-competidor? Creio que isso é o que realmente importa pro usuário nesse perfil
Do que me lembre o que mudou:
-De V-brake pra disco;
- de sistema 3x9 com uso de  36 dentes no cassete - se bem que  8V e até 7V podem atender bem pra urbano - pra  cassete com pinhões acima de 36 conjugado com pedivelas de uma ou duas coroas;
- de Over com medidas idênticas na caixa de direção pra aquela - esqueci o nome - com medidas assincronas;
- De câmbio 9V com puxada de 1:2 pra câmbio com puxada 1:6 nas pedivelas mountain duplas ou únicas;
- Cãmbios não-shadow para câmbios shadow;
- de guidon 25.4 pra guidon 31.8mm,
- de pedivela ponta quadrada pra pedivela integrado.
- de eixo- de sei lá qual medida pra nova queridinha de plantão, eixo boost (ops, desculpe o quase trocadilho;
E salve-se quem puder, que não puder acompanhar a valsa do consumo sem se perguntar de suas reais necessidades.
Passo o recado pra refletirem: Tento usar só o que realmente preciso. O que você ciclista realmente precisa?
Quem puder colaborar nessa discussão será muito bem-vindo. 

Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2018 as 17:29
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

...
E salve-se quem puder, que não puder acompanhar a valsa do consumo sem se perguntar de suas reais necessidades.
Passo o recado pra refletirem: Tento usar só o que realmente preciso. O que você ciclista realmente precisa?
Quem puder colaborar nessa discussão será muito bem-vindo. 



É exatamente o recado que eu sempre tento passar. Use o que precisa. Não gaste com o que não precisa.

Uma coisa que eu canso de dizer nos grupos de celulares e o pessoal me odeia por isso: a grande maioria dos que possuem smartphones top de linha são aqueles que menos precisam deles. Hoje qualquer bom celular na faixa dos R$ 1200,00 atende praticamente qualquer usuário.
Mas fala isso pra dono de iPhone X e Galaxy S8. Mas vai ver se eles usam para algo mais sofisticado que usar um WhatsApp.

Vai montar uma bike? Ok. Monte aquela que você precisa. Nem mais e nem menos que isso.
- É pra andar na cidade? Ok.  Um grupo Shimano Deore fica excelente.
Sim, um Deore fica o suficiente, mas para andar na cidade, um Tourney ou no máximo um Altus já te atende. Aí pra que gastar com um Deore?

- Vai comprar a bike e vai de aro 29!!! Ok. É uma boa escolha. Mas tem que ser uma 29? E uma 27,5, não te atende? Com o preço de uma 29 de entrada, você compra uma 27,5 bem equipada. Ou você pode comprar uma 27,5 mais simples economizando um bom troco.

- Vai de bike usada? Ok. Mas você achou uma bem interessante, mas ficou desanimado porque ela vem com freio V-Brake.  Mas e daí? Será que você realmente precisa de mais que um V-Brake bem regulado?

Essa é a questão. É fácil viajar na maionese.

E pra te ajudar tem sempre os amigos da onça, aqueles que sempre recomendam você comprar o iPhone X com o máximo de memória, o modelo mais caro do smartphone mais caro porque assim você não vai sentir a deficiência do aparelho. Fácil dar esse conselho, ainda mais que não é com o dinheiro dele que o aparelho será comprado.

Então, não compre o que você não precisa. Comprar mais do que precisa é jogar dinheiro fora.

Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Online
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2018 as 20:48
Eu tenho uma mtb 26 toda tourney e me atende muito bem na cidade.
Hj me chamaram pra dar um rolé no mato m, a única que estava montada era essa.
Nem pensei 2 x , tirei o slick pus um pneu de cravo e pronto , fui de aro 26 com v break e 24 v tourney me divertir no meio das spz 29 de carbono fox float 1x11 e eagle.
Me diverrti batante e a bichinha ate aguentou.
Então sim , pra andar na cidade é possível uma mtb de 1300 dar conta , mais esqueça esse quadro com suspensão desse tipo onde o mov central fica na balança traseira , ele se meche junto com a suspensão.
Sei que a mulecada que curte as bike de visual tbm muitas vezes ama o vmaxx , se o negocio é cidade e vc não vai saltar nem nada esqueça , é mais caro e mais pesado , vá de extreme.
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2018 as 18:18
Também acho relevante avaliar sua necessidade. Pra cidade acho interessante a Sense ActiveX. Montei uma com essa proposta: pneus 700x38, quadro TSW proelite 27.5 e garfo rígido...ficou ótima. Antes tinha experimentado em quadro 29, garfo rígido e os pneus mas a frente e o central baixaram muito.
Mas observo que em trilha usou uma 29
jefmello-sorocaba
Voltar ao Topo
gfolha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2018
Nova Odessa
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gfolha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2018 as 23:43
Pessoal, após visitar algumas bicicletarias, ser mal atendido por vendedores e até donos que não explicam porr# nenhuma, só querem saber de vender qualquer bike e tal.. Li bastante na net, vi alguns vídeos, fiz o bikefit virtual e enfim... Acabei chegando a conclusão que eu deveria comprar aquela que me agradasse mais, escolhendo com o pouco de informação e noção que adquiri com ajuda do pessoal aqui e obviamente levando em consideração também o meu gosto e vontade.

No dia seguinte, acabei voltando na loja pra testar essa bike que tinha gostado e uma outra sem ser full, dei umas voltas ali pelo quarteirão e curti, acabei comprando a full.

Sendo honesto comigo mesmo, não vou usar a bicicleta como essa galera que realmente leva o esporte a sério, pedala horas e horas, viagens longas e enfim, quero mesmo pra como o amigo a cima falou, ir na padaria, pedalar no bairro com os amigos, nas ciclovias da cidade, ir aqui, ir ali, ir pra academia pedalando.. ir trabalhar com ela em alguns sábados, arriscar ir para a cidade vizinha que é bem perto, enfim, vai ser pra lazer e provavelmente passeios casuais mesmo!! não pretendo usar ela pra nada extremo.

Tirei algumas fotos pra mostrar pra galera que conhece, saber a opinião sobre a bike e me alertar dos possíveis cuidados que devo ter, Oq não devo fazer com ela, comentar sobre as peças em si, etç... Sei que provavelmente são peças frágeis e muita vezes descartáveis !! deu pra perceber.
Portanto como não conheço as marcas e diferenças de qualidades, gostaria da opinião da galera que já conhece, pra dizer as verdades que o vendedor não tem coragem! haha.

Ela é quase inteira em alumínio, incluindo Quadro, pédivela, suspensão dianteira e guidão, Aros VMAX 26, Trocadores SUNWARD com 21 marchas, segundo vendedor e etç... SEGUE:














Tenho em sã consciência de que é uma bike com componentes "descartáveis" ou "vagabundos", ou simplesmente "frágeis".. como queiram chamar... que as "suspensões" dela são também muito frágeis e exagerando um pouco quase que só para enfeite! rsrs. E que talvez com 1300 reais eu teria conseguido montar algo melhor(?)
Porém, eu levei em consideração que eu sou bastante leve, atualmente 58kgs, baixo, tenho 1,65. gostei muito da bike a primeira vista pelo visual e pequeno teste que fiz nela, e pensando no modo como vou usar... sim eu acredito muito de que ela dure uns bons anos na minha mão com pouca manutenção, ou até mesmo somente limpeza e lubrificação...

Vi muita bike barata na OLX, vi bastante opção também de bikes mais baratas nas lojas e tal, desde as mais simples às mais emperequetadas, e nada me agradou igual essa.

Como disse, fiz o bikefit virtual, ajustei as medidas que dizem ser essenciais.

Sim, já dei umas pedalas.. trouxe ela pedalando (em torno de 10km) e minha opinião é de que: achei uma bike bastante leve comparado às que eu ja tinha andado antigamente, MUITO macía, confortável mas não molenga, deixei a mola mais apertada.
Porém! senti que ela não desenvolve nas pedaladas, não toma velocidade.. não sei se pelo fato de ser NOVA, tudo muito preso ainda como rolamentos e ajustes, ou por não ser feita para velocidade mesmo, minha dúvida é se ela ganha mais performance nesse quesito? conforme for usando, se ela amacia por exemplo.. como o freio a disco que fica mais eficiente quando gasta a pastilha!, ou se ela é assim "leve" e lenta pra sempre? rsrs parece que pedalo pedalo e ela não ganha impulso, independente da marcha. TENHO a impressão por mais leigo que seja no assunto, de que seja os rolamentos ainda novos e também pneus que não estão muito cheios e terem cravos. (alguma dica pra melhorar isso ou não tem oq fazer mesmo?)

Resumindo, pretendia gastar em torno de 500~700 em uma bike, e acabei comprando uma de 1300! que pra mim estava sendo um absurdo de cara, e que pra alguns aparentemente não querem nem de graça!! hahaha, gostaria de agradecer aos poucos que pararam para dar uma dica ou conselho ou simples comentário, e se possível continuar trocando idéias aqui com a galera!

Deixar bem claro que eu não comprei a bike por conta de indicação ou insistência alguma de vendedor, eu escolhi aquela que me agradou e serviu!

Até então Gostei e estou bastante feliz e satisfeito com a bike!


Valeu!
Voltar ao Topo
gfolha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2018
Nova Odessa
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gfolha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 00:09
Pra complementar, acabei optando em pagar um pouco mais do que pretendia e voltar pra casa satisfeito e de mente limpa, doque pagar 500~700 em outra mais simples e voltar embora pensando nessa! rs

*Outra dúvida, se eu fosse comprar separado peça por peça na internet pra montar algo nesse mesmo sentido ou até mesmo igual e levar em uma bicicletaria pro cara montar pra mim, gastaria algo muito diferente desses 1300 pagos?

*1300 daria pra montar algo muito superior à ela?

*Pneus Slick e quadro sem suspensão traseira na mesma faixa de preço me daria muita diferença na performance das pedaladas, subidas e afins? Digo entre esses modelos mais simples mesmo até 1300 reais no total, e não aquelas bikes de 2 mil pra cima.
Voltar ao Topo
Paulo VJ Castilho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo VJ Castilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 00:11
Compra essa daqui e peça pra colocar na loja o câmbio traseiro e dianteiro da Rockrider 340. Depois coloque:

Pedivela Shimano 24 x 34 x 42
Bagageiro
Rodas 29'

Vai dar menos que esses R$ 1300 dessa bike que você quis comprar se você comprar esses três itens acima no Mercado Livre e colocar. Não tem segredo.
Voltar ao Topo
Paulo VJ Castilho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo VJ Castilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 00:15
"Essa aqui"

http://www.decathlon.com.br/ciclismo/bicicletas/mountain-bike-lazer/bicicleta-mountain-bike-lazer-aro-26-rockrider-100-btwin?skuId=2303055
Voltar ao Topo
Paulo VJ Castilho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo VJ Castilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 00:20
Originalmente postado por Paulo VJ Castilho Paulo VJ Castilho escreveu:

"Essa aqui"

http://www.decathlon.com.br/ciclismo/bicicletas/mountain-bike-lazer/bicicleta-mountain-bike-lazer-aro-26-rockrider-100-btwin?skuId=2303055


Pelo visto você já se decidiu e publicamos com minutos de diferença. Mas fica a dica pra quem deseja uma bike pra transporte.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 00:21
Rapaz se vc tá feliz com a bike parabéns, bom pedais... Mas vou ser sincero, escolha nada racional rs...

Por 1200 vc conseguiria uma bike bem melhor para o que você queria, pessoal até tentou ajudar, mandou link aqui do fórum, iria melhorar muito sua experiência como ciclista... ...

Sobre a bike não desenvolver, ela não vai mesmo, o trabalho das suspensões, ainda mais quando mal projetados, roubam muita energia aplicada... A bike não tem geometria para performance...

Assim como não espere muito de freios a disco mecânicos e genéricos... Na verdade não esperar muito de nada dela rs...

Mas como já disse, se está feliz aproveite a bike, mas pedale sem esperar muito dela...


Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Online
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 02:03
Eu podia ate dizer alguma coisa mais agora que vc ja comprou e esta feliz acho melhor deixar assim mesmo.
Bons pedais pra vc
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2018 as 01:02
Eu não tenho medo de dizer... Bicho, tu tem um abacaxi bacana...

Obviamente, todas as bikes te levam aos mesmo lugares, a questão é quanto tempo tu precisará para chegar até seu destino, e quanta energia gastou para... A isso se chama desempenho.
Se tu gostou, e é confesso que não conhece do assunto, concluímos o óbvio: tu achou ela bonita e comprou. Apenas...

Acima soou meio que uma indireta pra mim, mas não há mais grandes fabricantes fazendo peças para aro 26. Não importa o motivo, importa que as marcas em geral, estão debandando para o aro 29. Não vi um lançamento de bikes aro 26, desde que comecei a pedalar...
Se acha ainda freio cantliver e freio de vareta, mas de marcas genéricas... Se acha também cassetes uniglide, de diversas velocidades, mas raramente se acha um Shimano original - e quando acha, é um NOS (New Old Stock) a preços absurdos.

Honestamente, eu tentando achar um ponto forte que não seja estético, mas técnico...
Salvo os aros, que são os de entrada da linha extrema da Vzan, é tudo de péssima qualidade...

Já falei bastante acima, e aqui de novo, mas eu prevejo que depois da lua de mel, tu vai ver que casou com uma tranqueira daquelas... A bike inteira é genérica, e vai dar problema a curto e médio prazo. Um preço honesto ao meu ver, seria metade do que foi pago.

Vais poder ir onde quiser, mas não se surpreenda de problemas, mesmo sem forçar a barra.
O que posso desejar, é que seja feliz com ela, nunca pare de pedalar, e que não se machuque com ela.
Gostaria que fosse honesto com a gente, e abrisse um tópico, fazendo os relatos das coisas que forem acontecendo com a bike. Isso, não é pra gente caçoar de ti caso dê errado, mas para que outros possam tomar decisões em cima do que tu vivenciou.
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2018 as 06:56
Não me entenda mal, porém vários usuários te orientaram a seguir um caminho distinto e vc preferiu ir pela emoção.
Entendo tua posição e também concordo com ela (em partes): o dinheiro é seu e vc deve gastá-lo naquilo que te fizer feliz, então curta a bike e ponto.

Sobre sua pergunta: sim, uma bike sem suspensão traseira, com pneus slick e na mesma faixa de preço te daria muito mais agilidade na cidade.

Por fim, reforço o comentário do Ismah/Cabelo: tente ao longo do tempo dar seu relato sobre o uso da bike, manutenções/alterações que fez etc., não para te criticarem ou algo do tipo (acredito que pelo tipo de respostas que teve vc pôde perceber que o intuito da galera sempre é ajudar o máximo possível), mas para que outras pessoas que passem pela mesma dúvida que vc passou possam ter uma visão geral sobre esse tipo de bike etc..
Voltar ao Topo
sparklle Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mai 2018
Blumenau / SC
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sparklle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2018 as 09:25
Não serve nem pra trilha quem dera pra cidade.
Voltar ao Topo
gfolha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2018
Nova Odessa
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gfolha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2018 as 12:08
Na sua mão talvez não sirva, pra mim está sendo ótima, não quebrou o quadro no meio nem soltou a roda ainda. rs

Como eu não peso 100kg, acho difícil que isso aconteça, SE acontecer, até lá está me servindo muito bem! Eu já pedalei pela cidade, meu pai usou normalmente e inclusive elogiou a bike pelo conforto, assim como outros amigos que andam junto também o fizeram.

enfim, não somos Atletas e nem pretendemos ser, muito menos entusiastas.. como acho que é o caso de alguns poucos aqui, compram bicicletas de 3 até 15 mil reais e julgam qualquer outra abaixo deste valor como lixo.

Vemos isso com carros e motos também, Se vc anda de Corsa, tem gente andando de Mercedez. os 2 fazem a mesma coisa. cada um compra aquele que quer, ou que pode.

Agora se vc tem uma Mercedez e julga o Corsa como lixo, isso pra mim é ignorância.


Digo e repito, não sou atleta, não vou participar de ciclismo esportivo competitivo, não vou viajar 50, 100, 150km de bike, muito menos descer colinas de terra. Muita gente tem bike pra fazer isso tudo e também não faz. muita gente com bike de 5 mil fazendo oque uma bike de 500 reais faria, ou usando apenas 1 vez por semana, e eu acho isso válido, por que cada um tem aquilo que acha necessário.

Eu comprei uma que ao contrário do que muitos pensam, ela anda, freia, sobe, desce, faz curva e troca marcha.. e tudo isso com muito conforto, se ela vai fazer isso por 1 mês, ou 1 ano... eu não sei, mas até agora está me servindo muito bem!

o dia que ela quebrar eu venho aqui te avisar! abraço
Voltar ao Topo
Gnascoli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2013
Recife-PE
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gnascoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2018 as 05:56
O cidadão escreve um textão pedindo dicas e dizendo que não sabe nada sobre bicicletas. 

O pessoal responde um monte de coisa e ele compra uma bike exatamente oposta ao que todo mundo falou e ainda fica choramingando que ele não é atleta e não quer gastar uma fortuna na bike.

O que a galera queria era que você tivesse pago menos e não mais na bike, visto que seu uso é transporte/recreativo. Para o que você queria, 1000 reais já dava pra ter comprado uma ótima bike.

Motivos de ter sido uma má compra:

1) Amortecedores traseiro/dianteiro para cidade são praticamente inúteis e só acrescentam peso além de dificultarem na subida. Sem falar que esses que vieram na bike são bem ruimzinhos.

2) Pneu de MTB pra cidade tem uma resistencia a rolagem enorme e são um desperdício no asfalto.

3) Se você mora em uma região com muita montanha a relação de marchas até que vai servir pra alguma coisa, mas se for numa área plana é mais um aumento de peso inútil. Sem contar que essas marcas Sunward/GTA devem ser uma maravilha...

4) Como já falaram antes, freio a disco mecânico gerérico vai ser pior que um V-brake decente.

5) Você é magro e baixo, ou seja, precisa ainda menos dos amortecedores e poderia ter pego um quadro mais leve e sem essa enormidade de soldas.

6) Pra quem não entende nada de bicicleta uma bike com 2 amortecedores, 3 coroas, freio a disco mecânico vai requerer bem mais manutenção.

7) Você falou que tava com medo de assalto e compra uma bike verde limão!?!?!

Enfim, se você está feliz, quem sou eu para julgar? Mas dava pra ter gasto do valor metade e ter uma bike bem mais adequada para as suas necessidades.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2018 as 09:22
Gfolha, ninguém aqui estava falando para você comprar uma ferrari ou uma bike de 3 a 15 Mil, ate porque é o que sempre falamos aqui no fórum, essas bikes são muito para quem pretende andar apenas na cidade e ciclovias...

Mas não é por isso que iremos indicar qualquer bike que custe abaixo disso... Os membros do fórum sempre buscam indicar o melhor custo beneficio de acordo com que a pessoa quer...

E nessa questão sou taxativo, seu custo beneficio foi péssimo... Mas não que você não ira conseguir pedalar, que sua bike ira partir ao meio, etc, acho que ninguém falou isso aqui, você ira pedalar do mesmo jeito, porem você esta com uma bike pesada, componentes duvidosos,  tecnologia de suspensão dos anos 90 que rouba energia da pedalada, como vc mesmo disse que ela não desenvolve, e alem de não tem a proposta que lhe atenda melhor.... 

Pode ser que vc de sorte e ela dure bastante tempo sim e você vai achar que ninguém aqui sabe de nada, e pode ser que vc passe raiva e daqui uns meses ira ver que tínhamos razão, pois essas marcas são uma incógnita... Tentamos te ajudar a ter uma escolha mas consciente, mas se você esta feliz coma bike, bons pedais....
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2018 as 09:44
Originalmente postado por Gnascoli Gnascoli escreveu:

O cidadão escreve um textão pedindo dicas e dizendo que não sabe nada sobre bicicletas. 

O pessoal responde um monte de coisa e ele compra uma bike exatamente oposta ao que todo mundo falou e ainda fica choramingando que ele não é atleta e não quer gastar uma fortuna na bike.

O que a galera queria era que você tivesse pago menos e não mais na bike, visto que seu uso é transporte/recreativo. Para o que você queria, 1000 reais já dava pra ter comprado uma ótima bike.

Motivos de ter sido uma má compra:

1) Amortecedores traseiro/dianteiro para cidade são praticamente inúteis e só acrescentam peso além de dificultarem na subida. Sem falar que esses que vieram na bike são bem ruimzinhos.

2) Pneu de MTB pra cidade tem uma resistencia a rolagem enorme e são um desperdício no asfalto.

3) Se você mora em uma região com muita montanha a relação de marchas até que vai servir pra alguma coisa, mas se for numa área plana é mais um aumento de peso inútil. Sem contar que essas marcas Sunward/GTA devem ser uma maravilha...

4) Como já falaram antes, freio a disco mecânico gerérico vai ser pior que um V-brake decente.

5) Você é magro e baixo, ou seja, precisa ainda menos dos amortecedores e poderia ter pego um quadro mais leve e sem essa enormidade de soldas.

6) Pra quem não entende nada de bicicleta uma bike com 2 amortecedores, 3 coroas, freio a disco mecânico vai requerer bem mais manutenção.

7) Você falou que tava com medo de assalto e compra uma bike verde limão!?!?!

Enfim, se você está feliz, quem sou eu para julgar? Mas dava pra ter gasto do valor metade e ter uma bike bem mais adequada para as suas necessidades.


Faço coro!
A bike escolhida e pessima em qualquer criterio.
Nao valhe nem metade do dinheiro!
Essa bike nao é corsinha nao(que e barato e co fiavel) essa bike e um chery(caro, ruim e com alta manutencao!)
Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2018 as 10:10
gfolha, não se ofenda com a opinião dos outros... Até pq foi você quem a pediu e você está num fórum onde as pessoas AMAM bicicleta e sempre possuem boa vontade em auxiliar e a dividir suas experiências (ruins e boas)!

Como já ficou claro, qualquer bicicleta vai andar, fazer curva, freiar, subir e descer... Não importa se é uma barraforte, uma aro 20 ou uma bike de 50 mil reais!

A questão é que você poderia ter efetuado um menor investimento em prol de uma bike que se encaixaria melhor em seu perfil de utilização, mas como a compra já foi feita não adianta discutir mais isso!

Como você disse "cada um tem aquilo que acha necessário" e gosto não se discute! Então aproveite sua bike!

Parabéns pela compra, muito sucesso e o mais importante de tudo: Seja feliz com sua bike!!!

Originalmente postado por gfolha gfolha escreveu:

Na sua mão talvez não sirva, pra mim está sendo ótima, não quebrou o quadro no meio nem soltou a roda ainda. rs

Como eu não peso 100kg, acho difícil que isso aconteça, SE acontecer, até lá está me servindo muito bem! Eu já pedalei pela cidade, meu pai usou normalmente e inclusive elogiou a bike pelo conforto, assim como outros amigos que andam junto também o fizeram.

enfim, não somos Atletas e nem pretendemos ser, muito menos entusiastas.. como acho que é o caso de alguns poucos aqui, compram bicicletas de 3 até 15 mil reais e julgam qualquer outra abaixo deste valor como lixo.

Vemos isso com carros e motos também, Se vc anda de Corsa, tem gente andando de Mercedez. os 2 fazem a mesma coisa. cada um compra aquele que quer, ou que pode.

Agora se vc tem uma Mercedez e julga o Corsa como lixo, isso pra mim é ignorância.


Digo e repito, não sou atleta, não vou participar de ciclismo esportivo competitivo, não vou viajar 50, 100, 150km de bike, muito menos descer colinas de terra. Muita gente tem bike pra fazer isso tudo e também não faz. muita gente com bike de 5 mil fazendo oque uma bike de 500 reais faria, ou usando apenas 1 vez por semana, e eu acho isso válido, por que cada um tem aquilo que acha necessário.

Eu comprei uma que ao contrário do que muitos pensam, ela anda, freia, sobe, desce, faz curva e troca marcha.. e tudo isso com muito conforto, se ela vai fazer isso por 1 mês, ou 1 ano... eu não sei, mas até agora está me servindo muito bem!

o dia que ela quebrar eu venho aqui te avisar! abraço
BXT HT Carbon - 29"
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Online
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2018 as 14:06
Só pra vc não achar que é implicância com bikes baratas eu vou te explicar o que acontece na sua.
Lembre-se que eu tbm ando com uma bike barata , minha bike vale 500 reais usada nova custaria algo em torno de 800-900 no máximo.
Segue minha bike.



Problema da suspensão da sua bike nem é que ela é ruim de marca preço etc , é um sistema ruim , urt foi a pior coisa que ja inventaram e eu estou falando sério.

Como funciona a suspensão URT (unified rear triangle ) ou triangulo traseiro unificado , se chama unificado porque o movimento central fica localizado na balança traseira.

O peso do seu corpo fica no triângulo dianteiro quando vc está sentado na bike , quando vc passa em um buraco o seu peso força o triangulo dianteiro contra o traseiro , e o triangulo dianteiro se move pra baixo , quando isso acontece no caso caso da urt 2 coisas acontecem.

1 - a distância do selim ate o pedal diminui e 2 - o eixo do mov central se desloca pra trás , isso quando vc está pedalando é péssimo pros seus joelhos.



Quando vc está em pé na bike , agora vc não tem mais o peso suspenso , vc tem o seu peso todo em cima do eixo central que fica na balança traseira , ou seja adeus suspensão (ou quase) digo quase porque vc agora vai receber o impacto como se fosse uma bike rígida , porém após o impacto inicial se este for muito forte o mov central vai puxar o meio da bike pra baixo e ela vai se mover um pouco , mais o amortecimento que vc tinha quando sentado esqueça.



Aí vc pode pensar , bom , mais já que ela funciona assim pelo menos quando eu pedalar em pé vou ter o mesmo rendimento de uma rígida já que o meu peso não está mais suspenso , infelizmente não...porque o movimento de tração e no mesmo sentido que trabalha o amortecedor , aqui vc vai experimentar o bob que é o efeito da pedalada sobre o amortecedor fazendo ele trabalhar sem parar , isso ocorre independente de vc estar sentado ou em pé.



Se vc tivesse pego uma rígida e colocado isso vc experimentaria o mesmo "conforto" , pois funcionam com a mesma filosofia.



Lembra quando eu disse que ate uma brandani tinha uma suspensão melhor que essa ?
Eu não estava zuando , essa bike foi lançada em 1974 , pra quem não se lembra dela...



Essa bike apesar de pré histórica e ter um sistema bem simplório o mov central não ficava na balança entao independente de vc estar sentado em pé saltando etc a distância selim - pedal se mantia e a suspensão funcionava sempre da mesma forma , então sim , era melhor que essa aí.

Pra terminar vc ainda pegou uma bike com aro vmaxx mesmo depois do que eu falei... pagou mais e tem um aro mais pesado que os mano adora , capaz de nego crescer o olho na sua bike só pra colocar as rodas dela num viking ou gios de freeride .

O resto das peças nem vou comentar muito , apenas que já vi elas no lugar onde eu compro minhas peças , esse rapid fire sunward custa 19,90 , o câmbio traseiro gta custa 9.90 , por aí vc ja ve , pagou mais na bike do que custa uma gonew com shimano...
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Online
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2018 as 14:09
A pouco tempo atrás aqui no forum recomendaram uma bike , tk-700 da track bikes ou algo assim , parecida com a minha porém toda alívio 430 e ela estava na promoção por 700 reais...
Paciência é uma virtude.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2018 as 14:41
Parabéns pela explicação Misera...

Pelo valor que ele gastou, poderia bem ter comprado uma Sense Move, um pouco a mais pegava uma Sense Activ 2017, tem a Tito Downtown, Tito Urban, Groove Blues, Caloi 700...Se for analisar usadas então e lista crescia bem....

São bikes que lhe atenderiam muito bem, trariam conforto, teria um desempenho melhor... 


Editado por rafael_rtg - 14 Mai 2018 as 14:44
Voltar ao Topo
katan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2015
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar katan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2018 as 15:23
Uma barraforte seria melhor, mais barata e mais bonita


(dsclp)
Voltar ao Topo
gfolha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2018
Nova Odessa
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gfolha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2018 as 20:31
(a)misera
parabéns pela explicação e pelo tempo pra criar o post mano! bacana ver a explicação mais técnica.

Sim, realmente concordo com muitas das opiniões de vocês, e inclusive entendo todas, infelizmente muitos não entendem a minha, rs... (não todos)

Bike comprada, dinheiro gasto, agora é curtir o rolê!

Após mais alguns rolês, percebi mesmo que a bike não desenvolve como eu gostaria, ela não adquiri velocidade, sei lá o porque... mas ainda assim to curtindo muito, já botei uma lanterna na frente, um sinalizador led atrás.. pedalamos de noite e ta bem massa! enfim, para o meu objetivo, ela está servindo, não com aquela qualidade absurda, mas pelo menos com bastante conforto!

uma dúvida, anos atrás eu andava de Skate, e lembro que um rolamento novo do skate demorava um tempo para amaciar, ele vinha meio preso, e com o tempo ia ficando cada vez mais contínuo, gostaria de saber se isso rola com a bike também?
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2018 as 20:43
Não costuma amaciar a ponto de sentir diferença, pode é criar folga com o tempo mesmo, principalmente se for cubo de esferas.

O motivo de não desenvolver é realmente peso e os detalhes técnicos que o misera explicou. Você aplica 100% no tênis, o tênis transfere 90% no pedal, o pedal transfere 90% pra corrente, o shock absorve uns 20 a 25%, a corrente então transfere 65 a 70% pra roda, e o pneu transfere 60 a 65% pro chão. Aí se sente a bike "amarrada".

Na minha GT uso pneuzão pra trilha e um 38mm pra cidade.

pneus não necessariamente finos, mas de cravos pequenos e rolar liso geralmente melhoram bastante o desempenho.

Editado por azazel66 - 16 Mai 2018 as 20:47
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Online
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2018 as 21:40
Eu já tive uma bike com esse sistema urt , apesar de todas as limitações dá pra desenvolver uma velocidade.
Coisas que podem estar te atrapalhando , o pneu e muito largo e grande , além de muito atrito se vc estiver usando pouca pressão ele vai se deformar muito , isso dificulta a aceleração , poe 40 psi nisso ai.
Voce pode não estar sabendeo ainda utilizar as marchas da forma correta , pode estar usando uma marcha muito pesada com giro baixo e não está aguentando empurrar ou uma marcha muito leve e fica girand girando mais não anda.
O selim pode estar baixo , quando vc pedala suas pernas tem que ficar quase esticadas quando o pedal está na posição mais baixa , se estiver baixo fica ruim pra vc fazer força.
Quando eu tive uma dessas andava as vezes 100km com ela no dia , não desenvolvia tanto quanto a rígida mais tbm nao era taaaao lenta assim.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Online
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2018 as 22:15
Claro que tbm tem o preparo né , vc não andava de bike a um tempão , com o tempo se vc andar regularmente vai desenvolver mais musculatura nas pernas e um pulmão mais forte e vai andar mais rápido.
Voltar ao Topo
gfolha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2018
Nova Odessa
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gfolha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2018 as 22:23
Botei 44 psi ultima vez, ai melhorou bem, mas senti bastante trepidação em uma descida que tinha muito desnível, remendo de asfalto e tal.

Então são uma junção de fatores, pneu muito largo e de cravo, Falta de peso nas pedaladas(preparo físico), e COM CERTEZA marcha errada.. na minha cabeça era por a mais pesada possível no reto pra poder ganhar velocidade... mas ainda me embaralho muito com as marchas.. o selim está no limite pra minha perna, acho que está ok.

Duro que em descidas a bike fica tão leve que parece estar de corrente solta... a marcha da catraca da frente não ta entrando na n°3 que é a maior sabe? ela nao encaixa e fica fazendo barulho como se estivesse raspando... não sei se não estou sabendo combinar elas corretamente, ou falta algum ajuste... enfim.

nos trocadores tem > na esquerda tem do 3 ao 1 e na direita do 7 ao 1. qual seria a maneira correta de utilizar para que não cruze a corrente? percebi que quando cruza ela faz barulho de atrito..
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2018 as 22:28
1234 com 1
3456 com 2
4567 com 3

mas provavelmente o cambio dianteiro tá mal regulado, limitador muito tenso ou então parafuso H muito apertado ou cabo meio solto (puxando pouco).

tem vídeo do canal pedaleria que ensina a regular as marchas (o apresentador é o edu capivara, recomendo fortemente o canal).
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
gfolha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2018
Nova Odessa
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gfolha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2018 as 22:38
Valeu as dicas Azazel, já tinha visto alguns vídeos do pedaleria e curti bastante também! só não tenho as chaves ncesessárias ainda pra ajeitar a bike, mas aos poucos vamos melhorando!
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2018 as 10:22
gfolha, vê se visualmente ajuda:
* forma correta:


* forma errada:


Se o bolso permitir, uma forma não tão cara de deixar a bike mais ágil na cidade é comprar 1 par de pneu slick (pneu 26x1.5).

Esteticamente ficará uma bosta (EU acho estranho mtb com pneu fino), mas a bike ficará muito mais solta.

Apesar de não curtir o visual, eu mesmo não pensei duas vezes em pegar um pneu fino emprestado p/ levar numa viagem que fiz em que usaria a mtb no asfalto e na terra (apesar de tbm ter speed, fiz uma viagem em que só conseguiria levar uma bike + 1 jogo de pneu). 

Inclusive tenho vários amigos de pedal que só possuem MTB e mantém 2 jogos de pneu em casa (slick e cravo), trocando os borrachudos conforme o pedal que for realizar - um deles pegou tanta prática ao longo do tempo que troca mais rápido que muito mecânico de bike kkkk.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Online
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2018 as 11:10
Eu tbm uso os 2 mais prefiro usar slick 1.95 , acho que a bike fica solta o suficiente e mantem um certo conforto.
Inclusive tem que ver a largura desse vmaxx ai , acho que um 1.5 nele pode ficar muito baixo.
Voltar ao Topo
gfolha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2018
Nova Odessa
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gfolha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2018 as 19:48
Com certeza ajuda Rafael! valeu, 

Eu tenho a impressao de que os pneus slick escorregam bem mais facil quando tem aquelas poeiras de asfalto sabe? os cravos fazem TANTA diferenca assim no quesito segurar a bike? agora to louco pra testar isso..

Vou tentar por a marcha Esquerda no 3, se nao entrar aviso pra ver oq precisa ser feito.. ou levo logo na bicicletaria que comprei pra ver se nao precisa de nenhum ajuste
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2018 as 21:22
Fazem diferença sim cara. Os cravos no asfalto dão uma sensação de que a bike está com peso extra.

Quanto à sujeira no asfalto, com pneu fino/slick vc tem que ter bem mais atenção por onde vai passar, evitando trechos que tenham muita areia acumulada pq perde tração muito fácil. Mas também não é nada de outro mundo - mesmo quando é inevitável passar sobre locais assim com o tempo vc vai pegando as manhas p/ ir com mais segurança.

Sobre teu câmbio não estar passando p/ coroa maior, pode ser o cabo que perdeu a tensão. Não conheço esse trocador sunward, mas é comum o trocador ter um regulador de tensão (uma "rosca") que geralmente fica em alguma extremidade do cabo que permite esticar ou soltar o cabo girando essa peça.

Se tiver esse esticador, encoste a bike em pé e, olhando o cambio dianteiro por cima, comece a manipular essa peça que vc conseguirá ver o cambio se mexendo p/ dentro ou p/ fora da bike.

Nas primeiras vezes a probabilidade é de ferrar ainda mais o alinhamento do cambio (kkkkkk), mas errando que se aprende. Tenta aí e se zuar muito, leva na bicicletaria.

Só teste bastante a regulagem girando os pedais com as mão e subindo e descendo as marchas, p/ ver se não tem queda de corrente etc., pois pode causar algum acidente caso a corrente caia com vc pedalando (principalmente ao passar p/ as marchas mais leves e a corrente cair p/ dentro do quadro, travando a roda ou o pedivela).

Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X