| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Posição do calcanhar no pedal
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

Posição do calcanhar no pedal

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Paganus Ver Drop Down

Rio de Janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paganus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Posição do calcanhar no pedal
    Enviado: 12 Out 2023 as 20:05
Olá!

Fui diagnosticado com Síndrome do Trato Iliotibial no joelho direito. E pelas minhas pesquisas, eu descobri que se trata de um problema com causa biomecânica (posicionamento e movimentação do corpo). No meu caso eu descobri que pedalo com o joelho para dentro do quadro.Então reparei que se eu posicionar o calcanhar mais para dentro eu consigo alinhar o joelho corretamente.

Portanto gostaria de saber se realmente consegui acertar o posicionamento do joelho, ou se o fato de pedalar com o calcanhar mais pra dentro vai me acarretar em mais problemas.
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Out 2023 as 21:21
Os ajustes no taquinho servem justamente para isso, para deixar o pé na posição mais neutra possível. No caso dos ajustes laterais, que serão necessários no seu caso, lembre-se de fazer dos dois lados para não alterar o q-factor. Se você ajustar apenas de um lado, provavelmente você vai passar a ter problemas com o quadro por estar pedalando de maneira irregular.

Quanto ao ajuste do ângulo, o ideal é consultar um profissional, pois ele vai ter a ferramenta adequada para esse ajuste, mas você pode ir ajustando na base da tentativa e erro. Em resumo, vá girando aos poucos o taquinho para dentro, em direção ao quadro da bike. Quanto mais para dentro, mais o seu calcanhar vai se aproximar do quadro. Vá testando e observando se o seu pé fica numa posição neutra. Lembre-se apenas de jogar o taquinho mais para o lado para não ficar com o calcanhar raspando no quadro/pedivela.
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down

Natal/RN
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Out 2023 as 11:12
Ajuste de taquinho é muito sutil, recomendo que faça com cuidado e com atenção para cada pé, não é regra que um pé espelhe o outro.

meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
IDatti Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de IDatti Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Out 2023 as 12:26
1. o ajuste do taquinho é difícil, se você não tem muita ideia do que está fazendo e não tem gabarito sugiro não mexer
2. o pé não precisa ficar apontando certinho para frente, o ideal é ver a sua anatomia e biomecânica e ajustar para você
3. prefira taquinho com float grande, mesmo que você erre o ajuste o float permite correção. Além disso o movimento de dobrar e esticar do joelho depende de movimentos rotacionais discretos
4. as vezes só de descer um pouco o banco já resolve o seu problema
5. biomecânica não é o único fator relevante na avaliaçã, prevenção e tratamento das lesões
Voltar para o topo
Leekueedy Ver Drop Down

Amazonia
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Leekueedy Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Out 2023 as 19:05
A bike deve ser ajustada para vc e suas deficiências
...e não ajustar você a bike

se você tem problemas ou é torto, ou pisa torto, anda com as pernas abertas,
ou com os pés abertos,

não é a bike que vai te indireitar, ela não é gabarito pra ser humano.

você deve ajustar a bike às suas necessidades.
Voltar para o topo
dabliuagaeme Ver Drop Down

Cach. Paulista
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dabliuagaeme Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Out 2023 as 12:58
Originalmente Postado por RuanRAC RuanRAC Escreveu:

Ajuste de taquinho é muito sutil, recomendo que faça com cuidado e com atenção para cada pé, não é regra que um pé espelhe o outro.

O 2º bikefitter viu que meus pés tem diferença de 1cm e a partir daí ficou mais confortável pedalar
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X