Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Porte velado de bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Porte velado de bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Alexdmoura Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2020
Brasília
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alexdmoura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Porte velado de bike
    Postado: 18 Jun 2020 as 23:24
Sou policial e preciso andar armado mesmo no pedal.

Gostaria de saber experiência de como velar a arma durante o pedal.

Por favor, peço que respondam somente relacionado a como fazer o porte velado.

Já vi um poste antigo aqui, mas é antigo e gostaria de mais opiniões de quem entende do assunto.

Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2020 as 07:57
O primeiro ponto a observar é como é o seu porte velado habitual. Quanto mais próximo do que você treina e pratica habitualmente, melhor.
Depois, qual o tipo do seu pedal e em que situações você acredita que poderia ter necessidade.
Por fim, qual a arma em questão. Pistolas full size são, via de regra, de manuseio velado mais dificil.

Eu uso arma curta velada. Na maior parte das vezes opto por não pedalar armado.

Voltar ao Topo
Alexdmoura Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2020
Brasília
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alexdmoura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2020 as 08:02
Tenho uma MTB, pedalo tanto em asfalto quanto em trilha. Na localização que estou, já tive muitas notícias de roubo de bicicletas.

Tenho uma pt 24/7. É grande, difícil de ser velada.

Vi coldre de peito, mas não conseguir fazer com que fique velada. Já vi coldre de coxa, entretanto o saque ficaria muito complicado.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2020 as 09:30
acho interessante bolsa de quadro, usar colado no corpo além de perigoso em uma queda (Taurus atira até com o vento, imagina caindo colado no corpo) chama muita atenção.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2020 as 09:42
24/7 tem problemas no percursor lançado, não raro atira sozinha quando cai.
Quanto ao tamanho, uso uma 840, sei bem como é...

Levar a arma em bolsa eu acho complicado, a menos que você consiga treinar o suficiente para ser efetivo em diversas situações. Fora que vai ser dificil se afastar da bike (e da arma que está na bolsa). SE for usar em bolsas, melhor numa mochila (de hidratação, talvez), mas vai envolver bastante treino e, ainda assim, o tempo de resposta fica bem alto.

Eu não gosto de ficar variando muito o posicionamento do equipamento (de combate, especialmente). A gente é o que treina, especialmente sob stress. Eu uso velada na linha da cintura, na frente, com coldre. Perto do centro. Para a minha estrutura corporal e trabalho, foi a melhor solução. E para a bike ficou uma bosta. Entre trocar a arma de lugar (e arriscar a ficar tateando na hora H) e não usar, preferi não usar.  Se vou pedalar sozinho em lugar "menos frequentado", ai levo e vou de corta vento. Não vela de verdade, mas serve ao proposito.

Tenho notado que em grupos de pelo menos 5 pessoas a malandragem não vem tão fácil.

Em tempo, tem uns locais aqui que nem são tão "interior ou ermo" assim, mas tem subidas longas. Nestes casos o pelotão acaba desmanchando por conta da performance de cada um. Há relatos de ciclistas atacados. Uma dupla vem de moto e ataca o(s) ultimo(s) da fila que estão sozinhos. Então optamos por não ir ou, em indo, manter o grupo na subida.

A primeira regra do combate é que não há regras. A segunda é não ser um alvo...
Voltar ao Topo
Fabriciogc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mai 2013
*
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabriciogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2020 as 14:06
Coldre de coxa

Editado por Fabriciogc - 02 Jul 2020 as 23:06
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2020 as 18:13
Pochete da Curtlo, com a bolsa para trás e a fivela para frente. Eventualmente substituir o ziper por um velcro para facilitar a abertura e a retirada.

Aqui no sul, no inverno, pode-se usar um anorak que não seja transparente e um coldre axilar. Mas no verão é impraticável.

Boa sorte!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2020 as 18:32
Tenho um amigo que guarda na pochete.
Ele já testou várias formas mas todas incomodavam muito. Ele é ciclista de estrada, então sobram poucas opções.
Detalhe que ele não sai com qualquer identificação que é policial (documento, etc)
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2020 as 11:55
tem que ser atrás, onde estão os bolsos das camisas de ciclismo. Eu uso pochete nesse esquema (mas sem arma), é bem fácil acessar
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2020 as 15:56
Desculpe a pergunta, mas fico curioso.

Qnto vale uma vida ? a sua, não do bandido, pq ele, como dizem, não tem nada a perder.

Então que valor estamos falando ? Caloi Explorer ? Elite Racing, talvez Spark RC world Cup  Axs ?

Pais ? filhos ? esposa ? qnto vale pra eles ?

E seus amigos ? qnto vale a deles ?

Entendo a sua, visão.

Mas lembro do ditado," pra quem só sabe usar o martelo, todo problema é um prego"
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2020 as 16:08
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Desculpe a pergunta, mas fico curioso.

Qnto vale uma vida ? a sua, não do bandido, pq ele, como dizem, não tem nada a perder.

Então que valor estamos falando ? Caloi Explorer ? Elite Racing, talvez Spark RC world Cup  Axs ?

Pais ? filhos ? esposa ? qnto vale pra eles ?

E seus amigos ? qnto vale a deles ?

Entendo a sua, visão.

Mas lembro do ditado," pra quem só sabe usar o martelo, todo problema é um prego"

Chama-se "Dever de Ofício". Toda a pessoa que trabalha nas forças de segurança pública por força de sua profissão é obrigado a andar com arma, não interessa se esteja de bicicleta, carro ou a pé.

Outro motivo é que a realização de seu trabalho o coloca exposto a ser reconhecido no futuro por alguns elementos que certamente não gostam que ele cumpra as suas funções, e provavelmente se for reconhecido vai ser atacado. Imagine isso acontecer e ele não ter como se defender, mesmo estando apto e treinado.

Então, antes de dizer que ele sai para pedalar armado para proteger a bicicleta, por favor inteire-se da legislação, da situação e da necessidade que ele tem de mesmo quando está nas suas horas de lazer praticando um esporte, continuar a ter de proteger a comunidae e a si próprio.

Unhappy
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 08:15
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Desculpe a pergunta, mas fico curioso.

Qnto vale uma vida ? a sua, não do bandido, pq ele, como dizem, não tem nada a perder.

Então que valor estamos falando ? Caloi Explorer ? Elite Racing, talvez Spark RC world Cup  Axs ?

Pais ? filhos ? esposa ? qnto vale pra eles ?

E seus amigos ? qnto vale a deles ?

Entendo a sua, visão.

Mas lembro do ditado," pra quem só sabe usar o martelo, todo problema é um prego"

Chama-se "Dever de Ofício". Toda a pessoa que trabalha nas forças de segurança pública por força de sua profissão é obrigado a andar com arma, não interessa se esteja de bicicleta, carro ou a pé.

Outro motivo é que a realização de seu trabalho o coloca exposto a ser reconhecido no futuro por alguns elementos que certamente não gostam que ele cumpra as suas funções, e provavelmente se for reconhecido vai ser atacado. Imagine isso acontecer e ele não ter como se defender, mesmo estando apto e treinado.

Então, antes de dizer que ele sai para pedalar armado para proteger a bicicleta, por favor inteire-se da legislação, da situação e da necessidade que ele tem de mesmo quando está nas suas horas de lazer praticando um esporte, continuar a ter de proteger a comunidae e a si próprio.

Unhappy


Não conhecia o "dever do oficio", imaginava na situação de pelo simples fato de ser policial ele vira "alvo"  aqui por exemplo nenhum anda armado qndo anda sozinho nem no grupo.

Mas como ele disse no 3º post que tem furtos de bikes e quer andar armado entra o questionamento.

Por isso a curiosidade como isso funciona e se vale os riscos ? pra entender mesmo, lembra do ditado ? eu sou outro tipo de martelo digamos assim.

Se como diz, ele pode ser alvo so por ser policial, EU não andaria de bike, é fod(a) mas na vida tudo é escolha e consequencia.

E em grupo não só o risco a ele como dos colegas de pedal.

Aqui é "outro" mundo, os casos que teve de assalto a ciclistas que chegou a circular, mas já faz algum tempo já, ou os ciclistas mesmo em grupo foram abordados ao passar em lugar não muito seguro a noite e acharam que número faria a diferença, todos foram assaltados.

No caso de ciclista solitario, o veiculo passou e um dos assaltantes golpeou o ciclista pelas costas, não teve "ordem de parada" pra chance de defesa digamos assim.

Como aqui é outro mundo, o jogo é diferente, é muito mais facil pular muro, ou entrar em apartamento pela porta da frente e levar a bike, esses tem muitos casos.

No MEU ver todas as chances são contra ele, por isso a grande dúvida.


Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2020 as 09:10
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Desculpe a pergunta, mas fico curioso.

Qnto vale uma vida ? a sua, não do bandido, pq ele, como dizem, não tem nada a perder.

Então que valor estamos falando ? Caloi Explorer ? Elite Racing, talvez Spark RC world Cup  Axs ?

Pais ? filhos ? esposa ? qnto vale pra eles ?

E seus amigos ? qnto vale a deles ?

Entendo a sua, visão.

Mas lembro do ditado," pra quem só sabe usar o martelo, todo problema é um prego"

Chama-se "Dever de Ofício". Toda a pessoa que trabalha nas forças de segurança pública por força de sua profissão é obrigado a andar com arma, não interessa se esteja de bicicleta, carro ou a pé.

Outro motivo é que a realização de seu trabalho o coloca exposto a ser reconhecido no futuro por alguns elementos que certamente não gostam que ele cumpra as suas funções, e provavelmente se for reconhecido vai ser atacado. Imagine isso acontecer e ele não ter como se defender, mesmo estando apto e treinado.

Então, antes de dizer que ele sai para pedalar armado para proteger a bicicleta, por favor inteire-se da legislação, da situação e da necessidade que ele tem de mesmo quando está nas suas horas de lazer praticando um esporte, continuar a ter de proteger a comunidae e a si próprio.

Unhappy
Permita-me discordar.
Dever de oficio é outra coisa.
É o "poder = dever". O policial pode agir em caso de suposto crime quando está de folga mas as leis, normas e regulamentos transformam este PODER em DEVER: O policial DEVE agir.

Isto posto, agir não obriga a estar armado. E estar armado não implica em arma de fogo. Vide a questão do uso progressivo da força e os excludentes de ilicitude no código penal.

A soma dos itens do paragrafo anterior resulta em uma série de recomendações, dadas a todas as forças de segurança. Não frequentar determinados lugares / atividades ou, se o fizer, fazê-lo sem arma de fogo, é uma delas.

Retomo então meu post anterior. É possível levar "equipamento menos que letal", escolher trajetos mais seguros, ir em grupos (embora o relato do colega acima - de quem sou quase vizinho já que moro em cidade bem próxima a dele - seja algo a ponderar), etc. Ou, se não houver outra maneira, portar da forma que porta usualmente e reforçar o treinamento.
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 13:43
Murica, fu#% yeah!!




Voltar ao Topo
euripedesroo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2015
Rondonopolis MT
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euripedesroo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2020 as 18:43
um colega meu usa uma dessa, mas ele coloca o suporte de trás pra frente, ele é pf.

Editado por euripedesroo - 24 Jun 2020 as 18:47
Voltar ao Topo
Antonio Neto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2014
Campo Grande
Offline
Mensagens:67
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Antonio Neto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 08:06





Achei a ideia acima interessante.

Ia sugerir uma pochete, com a bolsa com a arma para trás, com as devidas adaptações para ficar mais confortável ao corpo, como costurar uma tira mais larga, etc.

A ideia do velcro para abertura rápida acho boa tb.

Não me agrada levar na bicicleta, pois em caso de assalto da bike, se não der tempo de sacar, perde a bike e a arma (lembrando que a arma não é só para esse caso).

 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 08:47
Uma pessoa bem treinada, portando arma, certamente corre menos risco de vida do que uma desarmada.

Nem vou entrar em postar aqui diversos assaltos onde o cidadão, rendido, foi executado pelos assaltantes sem motivo algum. Essa história de "entrega tudo e não reaja é mais seguro" é balela...

Seguro é derrubar o vago primeiro. Treinamento e porte garantem isso. 

Para o porte velado, coldre de suvaco e jaqueta corta vento um ou dois tamanhos maiores. No verão, com costume, não é tão complicado pedalar de corta vento, ainda mais com as que tem aberturas de ventilação.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 14:51
Tem casos e casos, se o sujeito é bem treinado, tá com a mira em dia, pratica air soft, ele com uma arma não coloca ninguém em perigo. Agora o sujeito que tem o porte mas é relaxado com suas obrigações, esse ai sim é um baita perigo.

Tive um colega que era PM, uma vez foram assaltar a moto dele voltando do trabalho a noite. Ele desceu da moto, passou a chave, deixou os caras subirem na moto e foi andando devagar na direção de um poste, quando os bandidos ficaram meio de costas ele sacou a arma e atirou nos dois. Simples e eficiente, ele mesmo dizia: nunca aborde o bandido de frente a menos que seja em ultimo caso, procure sempre um obstáculo e nunca atire em campo aberto, tente ao máximo possível atirar fora do campo de ação de outras pessoas ao redor, o cara era muito bom nos treinamentos.

Se o sujeito tem o porte de arma e tem competência pra reagir a uma situação de perigo, por que não? Agora eu também defendo que quem não tem competência nem porte de arma deveria ter, eu mesmo nem tento por que seria um desastre completo.
Voltar ao Topo
nathancrvg Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2020
Brasília
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nathancrvg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 17:34
Estou na mesma situação. Não achei uma maneira segura e confortável de portar a arma. Atualmente tenho pedalado desarmado, mas confesso que fico receoso, principalmente porque gosto de pedalar sozinho. No grupo de ciclistas do meu trabalho (todos policiais) uns só pedalam em grupo para não ir armado, quem porta usa na pochete ou coldre de abdômen com uma alça de ombro (como da foto).

A única certeza é que todos são contra levar na bike, justamente por dificultar o saque e pelo risco de levaram a bike com a arma junto. Tem que ser no corpo ou acessório (pochete, mochila, etc) junto ao corpo.

Ainda não decidi o que é melhor.


Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2020 as 18:06
Eu já testei muitas formas, a maioria é desonfortavel. MAS, sendo efetiva, o conforto é relativo.
A primeira coisa que me faz descartar é ser muito diferente do meu porte usual. Na hora do sanhaço o que vale é o que está massificado, treinado à exaustão. Quem já esteve no osso sabe do que tô falando.
Outra coisa é a visibilidade. Nem todo vago sabe olhar perfil, mas basta um que saiba. Ou os "amigos" do pedal, sempre tem um bocudo pra falar mais do que deve. 
Até o momento eu tenho preferido não portar, exceto em casos muito especificos, como já expus em outro post.

O que acho que vale mencionar, ainda:
- Como está o treino de combate? Imobilização? Vale muito focar nisso.
- Se vai portar, como está o treino de retenção e contra-retenção? Há alguns anos eu achava que estava tudo certo, treino semanal (de retenção e contra), etc. Ate fazer o curso do Charnesky e ver que não sabia por#$ nenhuma... 
- Ultimo detalhe, até .380 transfixa alvo humano. Então achar que "a pontaria tá boa, o treino de airsoft ta legal", etc, SEMPRE vai haver risco de dano a terceiros quando se fala sem armas de fogo. SEMPRE...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X