Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Por que o hidráulico???
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Por que o hidráulico???

 Responder Página  <12345 8>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ggmurderous Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ggmurderous Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2012 as 00:19
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Por que hidráulico?
Acredito que já foi discutido o bastante aqui, reconheço que existem vantagens, mas, até hoje, nenhuma vantagem que me fez sair da simplicidade de meus BB7 (até onde eu sei, considerados os melhores freios a cabo que existem).
Esta semana montei um quadro novo e me deparei com a primeira (e até agora a única) situação que me fez pensar em migrar para um hidra, pois nesse quedro novo os cabos passam por baixo, e o de freio só falta fazer um nó, de tanta curva que faz. Meu problema atual é o comprimento do cabo, pois não encontrei um cabo BOM que alcançe até meu BB7. Outro problema que posso enfrentar é o do atrito, pois com as curvas e "nós" que o conduíte do freio traseiro dá, penso que acabe gerando mais atrito no freio. (A solução que estou usando é passar o cabo por cima, menor e com menos curvas.
Só a título de ilustração. Acho tão bom o BB7, tão simples e eficaz, que mesmo tendo disponíveis 2 pares de Avid Elixir CR novos, além de um Juicy 3 que estava parado até esses dias, nunca saí deles.
 
< ="application/x-dap-" id="DAPPlugin" style="visibility: collapse">
Boa noite! Sempre leio este forum... já tem um bom tempo e resolvi contribuir neste tópico.

tenho uma bike mediana,(quadro gti) e várias peças boas nessa bike.... porém onde trabalho, todos os caras que pedalam são profissionais... daqueles que gastam 8 k numa bike pra andar 10 km de ida e volta pro trampo.

No dia em que cheguei na empresa com um BB5 instalado na minha bike, parecia que eu tinha adquirido um cancer... ninguém conseguiu entender o motivo de eu comprar um freio a disco mecanico.

Paguei 109 reais no meu BB5 faz pouco tempo comprando direto da china.

Quando os linguarudos colocaram a mão no manete, ficaram assustados com a eficiencia do freio, confesso que sou um pouco detalhista com a bike, e nao gosto de levar em lojas pra fazer nada... fiz o ajuste do freio e ficou tao eficiente quanto um freio hidraulico, claro que, eu sei que um freio hidraulico exige menos força pra fazer a frenagem da bike.

na minha opiniao, eu prefiro fazer mais força com um freio mecanico custando 109 reais, do que pagando 600 pra economizar força no dedo!

Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2012 as 21:58
Sempre andei com vbreak deore, que alias, freia muito! Só que volta e meia pego umas poças de lama ou água mesmo e ai por um tempo eu fico meio sem freios... Resolvi migrar para disco, ai eu li e reli topicos como esse e decidi colocar freios mecanicos avid BB5 em minha bike. Porque? Já andei em bike com hidraulico TOP, realmente é legalzinho, menos força pra freiar, mas no meu ponto de vista foi só isso que eu vi de diferença. O avid bb5 é muito fera. Também já andei com winzip da vida, e achei um droga... Outro motivo foi a manutenção. Se eu estiver em alguma cidade pequena e der zica no hidra eu danço. Já no mecanico, basta levar um par de pastilhas extras, se der outra zica provavelmente será no cabo, ai vc acha em qualquer lugar. Manutenção fácil, barata, freia bem, funciona legal em lama, fácil de regular e "não dói a mão" pra freiar, é como se fosse vbreak, que mal tem? Wink 

Também tem o fato de várias bikes de marca estarem vindo com mecanicos. No geral, estou gostando muito e recomendo os BB5 e BB7! Não pretendo migrar para hidraulico tão cedo não.

Abraços!
Voltar ao Topo
Nic Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jun 2012
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2012 as 22:20
continuo no v-brake ate conseguir comprar uma roda e freios dick leves pois nao sou pesado a ponto de empenar o aro, e tah certo q nao tem a msm modulação, porem nada que prejudique ter um v-brake bem regulado!
mas vou migrar pro disco em breve =D
Voltar ao Topo
paulino29er Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2012
Londrina
Offline
Mensagens:335
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulino29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2012 as 15:08
Olá pessoal, minha bike veio com freios hidráulicos Shimano M446 e discos center lock RT53.
Como em seguida montei uma bike pra minha filha, passei esse conjunto pra bike dela e coloquei os freios Deore M596 (2012) na minha bike, como as rodas que coloquei são para discos 6 furos, coloquei os discos Avid HS1. Melhorou muito o conjunto, muito mais eficiente que o M446 e com melhor modulação e menos força.
Valeu o investimento.
Abraços.
Keep 29eriding
Voltar ao Topo
will_bill_br Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 07 Dez 2010
-
Offline
Mensagens:494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar will_bill_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2012 as 15:31
eu tinha um conjunto BB7 + Sd7 e agora estou com elixir 5, achei o bb7 mais facil de ajustar e chegar no ponto correto pro meu gosto. em relação a freagem acho que o elixir tem um pouco mais de modulação e um pouco mais suave, mas é pouca diferença mesmo.
Voltar ao Topo
paulino29er Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2012
Londrina
Offline
Mensagens:335
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulino29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2012 as 16:52
Originalmente postado por will_bill_br will_bill_br escreveu:

eu tinha um conjunto BB7 + Sd7 e agora estou com elixir 5, achei o bb7 mais facil de ajustar e chegar no ponto correto pro meu gosto. em relação a freagem acho que o elixir tem um pouco mais de modulação e um pouco mais suave, mas é pouca diferença mesmo.

Eu já tinha ouvido vários comentários favoráveis sobre o BB7, mas não sabia que se comparava com o Elixir 5.
E os discos, quais utilizava?
Grande abraço.
Keep 29eriding
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2012 as 17:23
Paulino, como vc pode notar nos meus posts anteriores, eu sou um defensor dos BB7.

Agora estou com um par de Elixir X9, que estão me agradando bem mais que os XTR que eu coloquei após ter tirado os BB7. Porém afirmo que os BB7 são de fácil regulagem e excelente modulação, os X9 ainda estão em processo de amaciamento, mas já posso dizer que não é igual aos BB7 que me permitiam regular facilmente quanto de folga vai ter no curso antes da pastilha encostar no disco (os X9 possuem uma regulagem na mão, mas não é a mesma coisa do cabo).


Voltar ao Topo
will_bill_br Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 07 Dez 2010
-
Offline
Mensagens:494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar will_bill_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2012 as 09:47
Originalmente postado por will_bill_br will_bill_br escreveu:

eu tinha um conjunto BB7 + Sd7 e agora estou com elixir 5, achei o bb7 mais facil de ajustar e chegar no ponto correto pro meu gosto. em relação a freagem acho que o elixir tem um pouco mais de modulação e um pouco mais suave, mas é pouca diferença mesmo.
 
eu estava com o avid GS2 e agora estou com o GS3, ambos de 160.
Voltar ao Topo
FKoiti Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Jun 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FKoiti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2012 as 11:09
Caraca... muito boa a discussão...

Eu no entanto, uso a bike praticamente só no asfalto e nunca tive problemas com freios, mesmo em dias de chuva e até mês passado meus freios eram, pasmem, Cantlever... Só troquei para V-Brake porque o manete espanou o parafuso e aproveitei e comprei já com kit V-Brake
Voltar ao Topo
Lednew73 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2012
SBC - SP
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lednew73 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2012 as 16:48
Eu tenho um hidráulico Quad que peguei usado num rolo.. nem sei dizer se é bom. Alguém tem alguma informação sobre esse freio?
Voltar ao Topo
antoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2012
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar antoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2012 as 14:30
Desde minha primeira bike até os 17 anos só usei V-Breaks.
Peguei MUITA, MUITA trilha, já fiquei sem freio centas de vezes, capotei outras várias, mas por sorte nunca quebrei nenhuma parte do meu corpo. Dos 17 até os 19 usei disco mecânico, que diferença!! Minhas trilhas nao ficaram mais tão perigosas e ficou um visual bem bacana.
Agora acabo de comprar meu primeiro kit de hidráulicos, e a sensação só pode ser descrita como sensacional! É tão leve e tão gostoso de brekar que dá vontade de ficar andando e parando com a bike so pra sentir o gostinho do freio em ação heheheh.

Aos que ainda nao aderiram, acho super válido um upgrade, afinal .. é uma segurança a mais!
Caso eu precise parar rapidamente, tenho a confiança de que poderei faze-lo.

Mas, é cada um com seus problemas, e mais importante: cada um tem seu bol$o Tongue
Voltar ao Topo
Salese Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2011
SP
Offline
Mensagens:731
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Salese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2012 as 16:28
Originalmente postado por antoo antoo escreveu:

Desde minha primeira bike até os 17 anos só usei V-Breaks.
Peguei MUITA, MUITA trilha, já fiquei sem freio centas de vezes, capotei outras várias, mas por sorte nunca quebrei nenhuma parte do meu corpo. Dos 17 até os 19 usei disco mecânico, que diferença!! Minhas trilhas nao ficaram mais tão perigosas e ficou um visual bem bacana.
Agora acabo de comprar meu primeiro kit de hidráulicos, e a sensação só pode ser descrita como sensacional! É tão leve e tão gostoso de brekar que dá vontade de ficar andando e parando com a bike so pra sentir o gostinho do freio em ação heheheh.

Aos que ainda nao aderiram, acho super válido um upgrade, afinal .. é uma segurança a mais!
Caso eu precise parar rapidamente, tenho a confiança de que poderei faze-lo.

Mas, é cada um com seus problemas, e mais importante: cada um tem seu bol$o Tongue

Clap

Já que deram aquela escavocadinha DE LEVE LOL

É isso ai, é como comparar um Veículo sem ABS, ele freia? freia, mais não com a mesma precisão de um com ABS. Isso ainda é uma comparação chula, pois nao se pode comparar o freio de um veiculo com o de bike, de bike se usa com mta frequência e em condições extremamente diversas, principalmente quando se pega aquela pirambeira e podemos soltar a mão, com a certeza de que qnd apertar ele vai parar. rs
Voltar ao Topo
Lednew73 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2012
SBC - SP
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lednew73 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2012 as 18:26
E com o hidráulico a gente pode carcar a mão (apertar forte pra valer) e ele não vai estourar mangueira ou sair pino voando e a gente ficar na mão??? rs
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2012 as 21:21
Originalmente postado por Lednew73 Lednew73 escreveu:

E com o hidráulico a gente pode carcar a mão (apertar forte pra valer) e ele não vai estourar mangueira ou sair pino voando e a gente ficar na mão??? rs

Nunca ouvi falar de mangueira estourando ou quebrando pq colocou muita pressão.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2012 as 21:48
Já atolei a mão até o manete encostar na manopla (claro que com a bike parada, pois não gosto de beijar o chão).

Em carros e motos é a mesma coisa, nunca ouvi relatos de estourar por excesso de pressão.
Voltar ao Topo
ALESSANDRO_RR Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Fev 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ALESSANDRO_RR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2012 as 22:20
Hamud e Yurininja,  o Lednew73 estava fazendo comparação com o V-Brake, que quando estoura voa peça pra todo lado quando não um corpo pelo chão!!!!!
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2012 as 23:12
Olha, já usei muito V-brake e nunca voou peça deles....
Voltar ao Topo
Salese Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2011
SP
Offline
Mensagens:731
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Salese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2012 as 14:29
Também nunca vi caso de estourar algo no hidra pela pressão, o que acontece muito dependendo do tamanha da descida é esquentar os discos e o freio perder um pouco a eficiencia. de resto, nunca tive problemas com os 446
Voltar ao Topo
dudu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2012 as 15:11
Originalmente postado por Salese Salese escreveu:

Também nunca vi caso de estourar algo no hidra pela pressão, o que acontece muito dependendo do tamanha da descida é esquentar os discos e o freio perder um pouco a eficiencia. de resto, nunca tive problemas com os 446



2X
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
Voltar ao Topo
luizpaulogarcia Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2011
Sorocaba -SP
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizpaulogarcia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2012 as 03:10
eu acho o seguinte, tenho 2 bikes

vbrake na bike que uso asfalto pq é mais leve

disco na bike pra trilha pq aguenta mais, nao gruda barro e tenho mais segurança na trilha devido a chuva, barro e entortar roda...

Voltar ao Topo
rAGeAgAiNsT Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2009
Toledo-PR
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rAGeAgAiNsT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2012 as 15:51
Amigos, vocês não sabem a confusão que fazem na cabeça de quem está montando um bike nova e não entende nada do assunto! Vou tentar expressar.

Leio a opinião de um e penso:
"Vou andar mais no asfalto, vou de V-Brake"
Logo depois:
"Se bem que posso querer pegar uma trilha de vez em quando, vou de Disco Hidraulico"
Depois:
"Se bem que vou usar a bike mais na estrada, vai que não cidades não tem nego que entende de freio hidraulico, vou de a disco mecanico"

Por fim, to mais perdido que cego em tiroteio... hehehehe

Se puderem me ajudar eu agradeço: http://www.pedal.com.br/forum/topic57727_post953203.html#953203

[]´s
Voltar ao Topo
Arcanjo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:2415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arcanjo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2012 as 15:13
Bom, acabaram-se as sapatas do v-brake avid e como agora estou usando a minha mountain bike somente pra trilhas (montei uma Scott Speedster para pedal nas estradas), resolvi investir em freios a disco Shimano (BR-446). Mudei as rodas (de Vzan Extreme para Vzan Extreme Disc) e estou utilizando os discos Shimano 6 furos.
A sensação do poder de modulagem destes freios me impressionou. Não estou preocupado em aumento da temperatura do óleo, até porque nem chego a frear até esse ponto nas trilhas. Senti uma enorme diferença ao pegar descidas pois o v-brake gera um certo desconforto nas mãos depois de descidas intensas freando. No freio a disco isso não acontece. A única coisa é lembrar de ter o máximo de cuidado para nada gorduroso encostar nos discos (seus dedos também estão na lista), limpando os discos com álcool (de preferência isopropílico) antes do pedal ou a cada vez que achar que isso aconteceu.


Editado por Arcanjo - 27 Out 2012 as 15:14
Voltar ao Topo
Luciano Fermoselli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Set 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luciano Fermoselli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2012 as 21:45
Eu só posso dizer que entre um freio manual a disco e um v-brake ... sou mais o v-brake.

Entre um v-brake e um hidráulico... o hidráulico vale o custo em função do benefício...



Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2012 as 21:52
Luciano, vc já usou algum disco mecânico?
Voltar ao Topo
Suricato sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2008
Santo Andre-SP
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Suricato sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2012 as 22:13
Yurininja , eu já usei sim, e posso afirmar que não valem uma ''arruela furada'' kkkkk..... Concordo com o Luciano, entre os dois ficaria com um bom e velho VBrake, Deore,Xt, ou partiria já pros V-Brakes Magura Hidraulicos , aí sim hein!!!...kkkk 
SENSE IMPACT SL 2020
SRAM GX
CRANK BROTHERS EGG BEATER
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2012 as 22:24
Tá, vou melhorar minha pergunta.... QUAL freio mecânico vc usou?

Eu já usei um Logan mecânico, porém já usei um Avid BB7!
Voltar ao Topo
Suricato sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2008
Santo Andre-SP
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Suricato sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2012 as 20:37
Montei na bike da minha esposa , era Shimano , não lembro a ''nomenclatura'' do bicho ..rsrsrss.
Ela ficou toda contente , pois coloquei uma semana antes de irmos para o Vale Europeu. Na metade do caminho ela reclamava que parecia igual ou pior que  o VBrake, então troquei de bike com ela .A minha está montada com Avid 3.5. Vcs imaginam o que eu ouvi dela até o final do percurso !!! rsrsss...Resultado , chegando em casa  trouxe do ChainReactionCycles um par de Avid 3 , que infelizmente foram roubados junto com a bike 6 meses depois !!
Voltando ao assunto , não tem comparação (lógico) discos mecanicos e hidráulicos, mas MINHA OPINIÃO , pelas experiencias que tive, um V.Brake top é muito melhor que um disco mecanico.Wink

SENSE IMPACT SL 2020
SRAM GX
CRANK BROTHERS EGG BEATER
Voltar ao Topo
Caio.87 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Nov 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caio.87 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2012 as 14:10
Tá, o freio hidraulico é superior ao v-brake (óbvio), foda é o custo dessa brincadeira. Imagine alguém que use v-brake e queira fazer essa troca, aja bolso dae...
Voltar ao Topo
Zuelow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zuelow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2012 as 17:01
Como sempre, depende da necessidade/perfil de cada um! Ando 80% asfalto e uso V-Break Shimano XT e não tendo o que reclamar. Coloco oleo nos conduites e mantendo sempre limpo, Tanto o aro como as sapatas. Pra mim perfeito. Acho que não colocaria disco.
Abraçoss
Ciclista e Baterista - Mossinha Phanter XT.
...nada temas, porque estou contigo. Isaías, 41-10
Voltar ao Topo
colxete Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2012
Bauru
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar colxete Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2012 as 18:07
sinto mais segurança e conforto com os hidráulicos, não troco mais!
Voltar ao Topo
Fuson Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 22 Ago 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fuson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 21:40
entre v-brake e disco mecanico eu fico com os v-brake. mas depois de usar hidraulico ngm mais volta pra v-brake.
Voltar ao Topo
klunker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2011
Mairipa/Sampa
Offline
Mensagens:246
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klunker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2013 as 20:16
Originalmente postado por Waldson Waldson escreveu:

Salve Alone!

Não tenho conhecimentos técnicos sobre o assunto, apenas a prática, pois já usei os três tipos de freio - V-Brake, Disco Mec. e Disco Hidr.

Atualmente uso freios hidráulicos.

O que justificou as minhas mudanças de um sistema para outro?

Pois bem, como bem sabes sou praticante de cicloturismo, assim todos os sistemas foram testados nesse mesma modalidade.
 - Usava V-Brake Shimano, com pastilhas Shimano, portando de boa qualidade. Num pedal junto com amigos, num dia chuvoso, todos que usavam V-Brake ficaram sem freios. Apenas um de nós se safou
porque usava sistema misto: Disco na frente e V-Brake atrás. Esse ao final do pedal ainda tinha freios na roda da frente. Assim, mudei para o sistema Disco mecânico.

- Disco mecânico era eficiente mesmo nos dias chuvosos. Fiz vários ciclotures embaixo de chuva e nunca mais tive problemas com frenagem.

- Discos hidráulicos - Um dia comprei uma bike que veio com freios hidráulicos. Na primeira pedalada teste já pude notar a diferença entre os freios a disco mecânicos e hidráulicos. Estes últimos eram mais macios, careciam de muito menos pressão das mãos para frearem eficientemente. (Lembre-se que já havia descido muitas serras com freios a disco mecânicos).

Assim, tive que me render aos discos hidráulicos. As pastilhas são mais caras que V-brakes?; mais difíceis de serem encontradas? Concordo, mas vale a pena. E olhe que não uso um sistema super-caríssimo, haja vista que para cicloturismo nem seria necessário investir tanto num freio hidráulico top de linha. Apenas um conjunto de boa qualidade, que não o deixe na mão num pedal distante.

É isso.

Abraços

Waldson





O que o Waldson falou eu assino embaixo. Só não tive disco mecânico.

O que posso dizer é o seguinte: v-break é o mais prático de todos, sem dúvida. Para uma mtb 26 de xc eu considero o suficiente. Já viajei e fiz muitas trilhas de vbreak, e até cantilever, pra quem é mais antigo no pedal saberá. Nunca tive problemas... Minha 26 usa um v-break de 20 contos (nem shimano é!). Disco nela é desnecessário.

Agora, para quem optou pelo aro 29 eu recomendo o disco hidráulico. Nem precisa ser top! Um amigo meu tem XT hidráulico, devidamente cuidado, e freia tanto quanto o meu shimano br 446.
Como resolvi montar uma 29, antes experimentei 29 com freio a disco hidraulico e mecânico. E ao meu ver seria melhor investir um pouco mais e montar com hidráulico.

Hoje a danada tá montada e vejo que foi a melhor escolha, mesmo tendo um custo de manutenção bem maior. Uso disco de 160mm.

Mountain biker e Opaleiro, graças a Deus!

MTB since 1998!
Voltar ao Topo
ALESSANDRO_RR Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Fev 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ALESSANDRO_RR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2013 as 20:55
Estou experimentando um Hayes Nine Carbon montado numa Merida e rodas Crossmax. Montei com disco 180 mm KCNC! O poder de parada é tão bom que você quase não anda, de tanto gosto que sente em frear!!!

Pelo visto freio hidráulico é igual a carro automático, basta ter um e você nunca mais volta ao de antes!
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2013 as 22:32
Hidráulico sempre foi a evolução do mecânico... quem aí experimenta carro sem direção hidráulica e depois volta pra um sem?

É como geral falou aí... a potência é anoz luz superior... e você sente até prazer em freiar, macio, gostoso, potente... é outra vida.

Quem experimenta freios a disco hidráulico nunca mais volta. V-brake é forte, mas é forte no seco, com aros 200% RETOS... entortou um tiquinho o aro ou pegou chuva/lama, os V-brake só emporcalham as rodas e freiam quase nada.

Agora freio a disco mecânico... estes na minha opinião é burrice usar... são muito mais fracos que os v-brakes e mais pesados, são inúteis. Com excessão apenas dos tais bb7 que tanto falam... mas eu sinceramente entre um bb7 e um shimano m446 hidráulico, fico com o shimano de olhos fechados... hidráulico é hidráulico.
Voltar ao Topo
mike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2006
maringa - parana
Offline
Mensagens:1394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2013 as 02:23
O que vocês me dizem do Avid Elixir 1? Achei esse no ML:
 
 
Compensa?
 
Abraço.
Bike pra mim é transporte, esporte, poupança, e plano de saúde. Porque não pedalar??
Voltar ao Topo
klunker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2011
Mairipa/Sampa
Offline
Mensagens:246
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klunker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2013 as 23:36
Originalmente postado por mike mike escreveu:

O que vocês me dizem do Avid Elixir 1? Achei esse no ML:
 
 
Compensa?
 
Abraço.

Antes de comprar pesquisei bastante, e cheguei ao shimano 446, por ser bem falado, pelo custo e pela facilidade de se achar pastilhas.
Mountain biker e Opaleiro, graças a Deus!

MTB since 1998!
Voltar ao Topo
leodias28 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2012
SJCampos
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leodias28 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 18:50
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Tem sujeito que ainda deve usar televisão com válvulas, carros com partida à manivela, ferro de passar roupa à carvão...

Muito em breve o v-brake será história. Como o videocassete e a maria fumaça.


Gostem ou não.
Voltar ao Topo
leodias28 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2012
SJCampos
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leodias28 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 18:55
Concordo plenamente com você. Contando também que em sites como o reaction praticamente não se encontra suspensões com suporte v-brake, só disco. E logo aqui no brasil será igual.
Voltar ao Topo
adrianocwb Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 07 Jan 2013
pinhais
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianocwb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 14:36

Eu acho que acima de tudo, é muita imposição do mercado, que literalmente esta enfiando guela abaixo de todos os freios a disco, comprei uma 29er, é raro uma que venha com suportes para v-brake, veio com freios a disco hidraulicos, concordo, é uma maravilha, freia que é uma beleza, mas no meio da trilha, no meio do nada, se estragar, como arrumar? e se eu quiser uma 29er só para nadar na cidade e estradões, sou obrigado a usar freios a disco? cade as outras opções? Aaté para trocar as pastilhas, a chave é diferente (torx),já encomendei da China um jogo dessas chaves,  vou fazer o Vale Europeu agora no carnaval, e uma parte da Estrada REal que ainda não fiz em Setembro, e to cabreiro com isso. Sempre gostei de peças simples nas bikes que tive, que eu mesmo possa desmontar e montar tudo, consertar e trocar peças, e agora com freios hidraulicos me sinto "refem" das bicicletarias especializadas, só quero ver o furo no bolso quando tiver que trocar alguma coisa....

Voltar ao Topo
Gustavo Polo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Dez 2012
Recife-PE
Offline
Mensagens:148
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo Polo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 17:46
Originalmente postado por adrianocwb adrianocwb escreveu:

Eu acho que acima de tudo, é muita imposição do mercado, que literalmente esta enfiando guela abaixo de todos os freios a disco, comprei uma 29er, é raro uma que venha com suportes para v-brake, veio com freios a disco hidraulicos, concordo, é uma maravilha, freia que é uma beleza, mas no meio da trilha, no meio do nada, se estragar, como arrumar? e se eu quiser uma 29er só para nadar na cidade e estradões, sou obrigado a usar freios a disco? cade as outras opções? Aaté para trocar as pastilhas, a chave é diferente (torx),já encomendei da China um jogo dessas chaves,  vou fazer o Vale Europeu agora no carnaval, e uma parte da Estrada REal que ainda não fiz em Setembro, e to cabreiro com isso. Sempre gostei de peças simples nas bikes que tive, que eu mesmo possa desmontar e montar tudo, consertar e trocar peças, e agora com freios hidraulicos me sinto "refem" das bicicletarias especializadas, só quero ver o furo no bolso quando tiver que trocar alguma coisa....


Pois é amigo, algumas pessoas diziam isso dos seus velhos opalas, chevettes etc, logo quando chegaram os primeiros veículos com injeção eletrônica (Gol GTI) eles falavam a mesmíssima coisa que vc falou: "quero veículos que eu possa mexer no carburador, regulá-lo e não ficar refém das oficinas especializadas em eletrônica veicular". É irreversível, cada vez mais bikes virão com freio hidráulico e cada vez mais vai ficar difícil de mexer nelas a não ser que vc faça parte da "Old School", e posso garantir, por experiência própria, os freios hidráulicos são muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito superiores a qualquer outro tipo de freio.
Caloi Elite 2.4 2012
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345 8>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X