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Pneu ressecado

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AndrFarias Ver Drop Down
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Registrado: 22 Nov 2012
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de AndrFarias Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Pneu ressecado
    Enviado: 29 Out 2014 as 15:57
Galera,

Na dianteira da bike tenho o Rocket Ron Evo Tubeless 29x 2.25 kevlar

Vim ver essa semana que o mesmo est ressecado, com aquelas fissuras.

O mesmo no est vazando liquido.

Seria bom trocar logo o pneu?


Editado por AndrFarias - 29 Out 2014 as 15:58
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remela Ver Drop Down
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Registrado: 26 Ago 2014
Brasil
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de remela Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Out 2014 as 16:40
Poderia entrar em contato com o fabricante, para ver se da troca.
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Pepebike Ver Drop Down
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Registrado: 18 Ago 2014
Goinia
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de Pepebike Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Out 2014 as 21:51
O ressecamento do pneu algo que acontece naturalmente por envelhecimento do mesmo. Para evitar isso os fabricantes de pneu usam um composto anti-quebra na camada externa de borracha.  Contudo esse envelhecimento pode ser acelerado ou agravado se:
- O pneu for exposto a hidrocarbonetos, derivados de petrleo, produtos vendidos como "para limpar pneus", gasolina, leo diesel, querosene, removedor, lubrificantes, cera automotiva e etc.  Infelizmente, muitas oficinas usam leo diesel para limpar as bicicletas e por vezes, pode haver um contato acidental com algum produto acima citado, especialmente durante a limpeza e lubrificao da corrente de transmisso da bicicleta.  Eu mesmo j provoquei acidentalmente o ressecamento de um pneu dianteiro por suj-lo com cera automotiva e por no t-lo lavado imediatamente.  Os derivados de petrleo entram em contato com o pneu e destroem as ligaes qumicas entre as molculas de carbono e as molculas de enxofre do composto de borracha.  Isso irreversvel.
- Exposio ao sol ou fonte de radiao ultra-violeta.  Os raios ultra-violetas presentes na luz solar (e o Brasil campeo neste quesito) ou provenientes de outras fontes, como soldas eltricas, aparelhos com arco-voltaico e etc. provocam ressecamento prematuro nos pneus.
- Trabalhei 16 anos em reas tcnicas de fbricas de pneus e, dificilmente um fabricante ir ressarcir algo como isso.  Se o dano for importante (grande, extenso) recomendo trocar o pneu.  Se o dano for pequeno, pouco profundo, no expondo as lonas de nylon, rayon ou polister da carcaa do pneu, prossiga o uso, avaliando o estado do dano de quando em quando.
Espero ter ajudado.
  



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AndrFarias Ver Drop Down
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Registrado: 22 Nov 2012
Ribeiro Preto
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de AndrFarias Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2014 as 07:42
Obrigado a todos. Irei comprar outro pneu
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Moura SP Ver Drop Down
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Registrado: 23 Out 2014
So Paulo
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Moura SP Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2014 as 08:31
Originalmente Postado por Pepebike Pepebike Escreveu:

O ressecamento do pneu algo que acontece naturalmente por envelhecimento do mesmo. Para evitar isso os fabricantes de pneu usam um composto anti-quebra na camada externa de borracha.  Contudo esse envelhecimento pode ser acelerado ou agravado se:
- O pneu for exposto a hidrocarbonetos, derivados de petrleo, produtos vendidos como "para limpar pneus", gasolina, leo diesel, querosene, removedor, lubrificantes, cera automotiva e etc.  Infelizmente, muitas oficinas usam leo diesel para limpar as bicicletas e por vezes, pode haver um contato acidental com algum produto acima citado, especialmente durante a limpeza e lubrificao da corrente de transmisso da bicicleta.  Eu mesmo j provoquei acidentalmente o ressecamento de um pneu dianteiro por suj-lo com cera automotiva e por no t-lo lavado imediatamente.  Os derivados de petrleo entram em contato com o pneu e destroem as ligaes qumicas entre as molculas de carbono e as molculas de enxofre do composto de borracha.  Isso irreversvel.
- Exposio ao sol ou fonte de radiao ultra-violeta.  Os raios ultra-violetas presentes na luz solar (e o Brasil campeo neste quesito) ou provenientes de outras fontes, como soldas eltricas, aparelhos com arco-voltaico e etc. provocam ressecamento prematuro nos pneus.
- Trabalhei 16 anos em reas tcnicas de fbricas de pneus e, dificilmente um fabricante ir ressarcir algo como isso.  Se o dano for importante (grande, extenso) recomendo trocar o pneu.  Se o dano for pequeno, pouco profundo, no expondo as lonas de nylon, rayon ou polister da carcaa do pneu, prossiga o uso, avaliando o estado do dano de quando em quando.
Espero ter ajudado.





   Independentemente do tpico ter sido encerrado, antigamente os pneus duravam enquanto tinham cravos e no ressecavam assim, das duas uma. Ou o composto das borrachas de hoje mais pobre, os produtos qumicos so mais fortes ou realmente os pneus dos anos 90 eram melhores. 
   Vejo muitas bicicletas dos anos 90 com pneus originais carecas e que esto em bom estado por uma dcada.
   Estranho isso.

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AndrFarias Ver Drop Down
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Registrado: 22 Nov 2012
Ribeiro Preto
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de AndrFarias Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2014 as 08:36
Pois ... Estranho mesmo e o pior que nunca usei produto quimico no pneu e to menos a bike ficava exposta ao sol.
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Vrbelo Ver Drop Down
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Registrado: 13 Ago 2014
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de Vrbelo Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2014 as 15:14
Tenho um par de Kenda Nevegal DTC 2.1 que est com esse problema tambm. No caso dele, acho que ficou guardado muito tempo. Quando montei, parecia que estava ok, porque inicialmente no apareceram as pequenas fissuras (rachaduras mnimas, tanto na largura quanto na profundidade). Depois de pouco tempo inflado apareceram. No dei muita importncia, j rodei bastante com eles, mas sempre verifico o estado geral dos pneus toda vez que calibro. Do jeito que vai, s vou me desfazer deles quando estiverem gastos, se as fissuras aumentarem ou se algum cravo se soltar. Wink
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AndrFarias Ver Drop Down
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Registrado: 22 Nov 2012
Ribeiro Preto
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de AndrFarias Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2014 as 16:51
Originalmente Postado por Vrbelo Vrbelo Escreveu:

Tenho um par de Kenda Nevegal DTC 2.1 que est com esse problema tambm. No caso dele, acho que ficou guardado muito tempo. Quando montei, parecia que estava ok, porque inicialmente no apareceram as pequenas fissuras (rachaduras mnimas, tanto na largura quanto na profundidade). Depois de pouco tempo inflado apareceram. No dei muita importncia, j rodei bastante com eles, mas sempre verifico o estado geral dos pneus toda vez que calibro. Do jeito que vai, s vou me desfazer deles quando estiverem gastos, se as fissuras aumentarem ou se algum cravo se soltar. Wink


Obrigado amigo.
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