Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pistão freio Shimano M596 possivelmente irregular?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pistão freio Shimano M596 possivelmente irregular?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
luizmendes Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2016
Niteroi
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizmendes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pistão freio Shimano M596 possivelmente irregular?
    Postado: 10 Jan 2016 as 20:19
Prezados, após um transporte (sem rodas, sem o espaçador), o meu freio hidráulico dianteiro passou a encostar no disco de freio ao pedalar. 

A princípio, eu imaginei que era o disco de freio empenado. E realmente, o disco está empenado, porém pouca coisa. 

Eu li diversas mensagens desse e outros forums. E no final das contas identifiquei que o problema era com o pistão que não estava retornando para a posição correta após a frenagem.

Antes de descobrir isso, eu fiz diversas sangrias de diferentes modos, lubrifiquei a lateral dos pistões etc..

Como nada deu certo, eu abri a caliper, e comecei a observar as peças constituintes. De relevante, apenas um anel de vedação de borracha que fica localizando dentro de uma ranhura no interior do lugar destinado a movimentação do pistão (conforme imagem).

Não observei nenhum desgaste em tal borracha. 

Comecei a fazer testes simulando  o acionamento do freio (colocando uma mangueira na entrada do caliper onde se faz a sangria e obstruindo o duto de comunicação com o outro caliper). 

No primeiro teste, reparei que, com o anel de borracha interno do pistão, a peça volta até a posição onde encontra o anel de vedação, e não até o final. 

No segundo teste, removi o anel de borracha interno do pistão. O pistão começou a voltar corretamente, porém só em uma determinada posição. Caso eu girasse um pouco o rotor, ele já não voltava. 

Logo eu imagino que poderia ser um problema de deformação do pistão (menos provável, troquei de lado os pistões para testar), ou do anel de borracha. 


Enfim, após contextualizar o problema, gostaria de saber se vocês já tiveram algum problema parecido. Acham que uma troca de borracha resolveria o problema? Teriam alguma idéia diferente? 

Desde já agradeço.



Voltar ao Topo
luizmendes Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2016
Niteroi
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizmendes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2016 as 20:23
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2016 as 12:51
Não deveria ter desmontado.

A chance de dar vazamento após a remontagem é grande.

Para resolver este problema:
1 Remova a pinça e retire a pastilha.
2 Acione o freio de leve até que os pistões fechem mais.
3 Limpe o entorno dos pistões com WD 40, depois lave tudo com detergente neutro (para retirar o WD e a sujeira).
3 Force os êmbolos para dentro até que estejam rentes a pinça (ou próximo disto). Pode ser necessário sangrar para ter sucesso.
4 Remonte o sistema com atenção especial ao alinhamento do disco com a pinça.

Em sistemas novos as vezes isto ocorre mas com o tempo melhora.
Ouvi algumas coisas referente a lotes onde o retentor segurava demais o pistão (por ser duro demais) impedindo este de retornar. 

Outra dica não use sistemas feitos para uso recreativo\urbano em lama e água. 

Para este fim use linhas a partir de DEORE.

Abraço


Voltar ao Topo
JunioGomes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2016
Brasília
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JunioGomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2016 as 22:29
Boa noite
luizmendes você conseguiu arrumar seu freio??
Amigo eu estou com o mesmo problema, meu frio Shimano deore M615 esta com a pinça do freio de trás mais pra fora que a outra, não retorna ao ponto certo.
Eu já fiz a limpeza dos pistões, já abri um pouco a mola das pastilhas...
mais nada da certo.
É um saco ajeitar o freio pra que não fique pegando no disco...

Será que mais alguém tem uma ideia do que fazer??
Voltar ao Topo
lobobr Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Fev 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lobobr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2016 as 22:08
JunioGomes estou com o mesmo problema com um M615. Meu mecânico sugeriu a compra de uma nova pinça, mas é complicado, tudo por causa dum oil ring. E me parece que estas peças de reposição não são vendidas.

Conseguiu algo?
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2016 as 23:30

Nos meus freios Shimano M596 e M665 acontece isto de um embolo acionar mais que o outro.

Faço quase igual ao que o DTS citou com exceção do uso do WD40, limpo os lados dos embolos e lubrifico com o óleo que uso na corrente.
Voltar ao Topo
JunioGomes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2016
Brasília
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JunioGomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2016 as 11:23
Bom dia lobobr.
Não tive nenhum progresso, acredito que o seu mecânico falou o mais certo, infelizmente, pq se for o o’ring que está causando isso fica difícil resolver sem troca-lo. Estou indo no Paraguai mês que vem, se lá tiver a pinça e com um preço bom, eu vou comprar, ai eu faço umas experiências nessa pinça que ta ruim.
Voltar ao Topo
Rodrigo_Bloss Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2013
Sapiranga
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo_Bloss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2016 as 14:02
Esse problema gosta de acontecer quando se usa a pastilha gasta demais e por muito tempo. O pistào para compensar o espaço da pastilha gasta começa a trabalhar muito para "fora" do sistema da pinça, aí que começa a marcar a lateral do pistão, que ao ser retirado da pinça da para perceber uma leve ondulação na lateral do mesmo, o suficiente para atrapalhar no curso do pistão. Tem pessoas que tiram o pistão e dão uma leve lixadinha na lateral do pistão, com uma lixa bem fina e o mais uniformemente o possivel, não indicara fazer isso, mas em último caso....lembrando que possivelmente não seja o problema no oring, mas sim na lateral do pistão
Voltar ao Topo
JunioGomes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2016
Brasília
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JunioGomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2016 as 10:47
Pow eu acredito que no meu caso não é isso, pois começou a acontecer isso logo no começo de uso Dead, se eu conseguir comprar a uma pinça nova eu vou tentar achar o problema...
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2016 as 15:32
o meu aconteceu a mesma coisa. o pistão travou e não voltava.

por sorte um amigo tinha um M446 com manete estragado, retirei um dos pistões da pinça dele e coloquei no meu 596. está funcionando bem até hoje.

dica pra retirar o pistão: com o freio sem óleo, bombeie ar, com a bomba de pneu mesmo, pela mangueira do freio e ele sai um dos pistões
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
JunioGomes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2016
Brasília
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JunioGomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 09:21
ClapClapClapClap  Bacana amigo, assim que possivel vou tentar isso.
Sera que os pistões dos freios da shimano são todos iguais independente do modelo??
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 10:49
Originalmente postado por JunioGomes JunioGomes escreveu:

ClapClapClapClap  Bacana amigo, assim que possivel vou tentar isso.
Sera que os pistões dos freios da shimano são todos iguais independente do modelo??

Já ouvi falar que nos freios mais top (slx ou xt pra cima, não lembro) são de materiais diferentes. Mas no meu caso, shimano 596 o pistão era idêntico ao do 446.

realmente não sei o que acontece.. no meu caso, cheguei a quebrar uma "lasca" do pistão tentando empurrar ele de volta e não foi, sorte que consegui fazer a troca.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
JunioGomes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2016
Brasília
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JunioGomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 11:01
Stern Smile
então vai ser mais difícil, pois o meu freio é o deore M615 que se parece mais com os SLX. vou procurar alguem que tenha um freio desse com defeito que queira vender...
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 13:15
Originalmente postado por JunioGomes JunioGomes escreveu:

Stern Smile
então vai ser mais difícil, pois o meu freio é o deore M615 que se parece mais com os SLX. vou procurar alguem que tenha um freio desse com defeito que queira vender...

tenho também um 615, tenho quase certeza que é o mesmo pistão.


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 13:22
Junior, te mandei uma mensagem privada.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
JunioGomes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2016
Brasília
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JunioGomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2016 as 17:00
desculpa mano, mais não conseguir ver sua mensagem!!! Sou novo aqui no forum e não conseguir achar aonde fica essas mensagens, e o link que foi enviado para o email também não deu certo!!
meu email é "oct1juninho (a) Gmail"
Voltar ao Topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2012
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicleteiropoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2018 as 10:30
Estou ressuscitando o tópico, porque estou exatamente com o mesmo problema.
O meu freio é shimano alivio (acho que é o M445).
Ontem tirei os pisões pra fora e dei uma limpada. Não pareciam estar arranhados ou avariados. Os retentores (o que deu pra ver estavam íntegros também). Deixei no mecânico para completar o óleo e testar. Hoje falei com ele e ele disse que não deu certo e que ia esperar um sujeito com experiência nesses freios pra abrir e passar uma lixa nos pistões e limpar toda a pinça por dentro. 
Estou bem apreensivo de que isso possa causar algum vazamento na junta da pinça (o que não há pq não há vazamento).
Alguém saberia dizer como resolveu esse problema do pistão da pinça emperrar e o que deu certo?

Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2018 as 10:22
Essa historia de passar uma lixa não é boa ideia. Essas peças trabalham com folga calibrada. Além da lixa comprometer a precisão da peça em centésimos de milímetro (acredite, faz muita diferença), ela perde o formato circular.

Existe uma coisa que vocês precisam entender sobre tecnologia. Quanto mais sofisticada ela for, mais delicada ela é. Quanto menos sofisticada, mais parruda ela é.
Em engenharia existe uma verdade: não existe ganha-ganha, mas ganha-perde. Nunca se esqueça disso.

Pense no que é um V-Brake. Sistema simples e pau pra toda obra, porém é algo até tosco.
No instante que você evolui para um sistema sofisticado de freio a disco hidráulico, o salto tecnológico é imenso. Mas você paga um preço por isso. Neste caso está a delicadeza do sistema. Se tivesse se mantido no V-Brake não teria nunca as vantagens do freio a disco hidráulico, porém nunca teria esse problema de travar pistão.
Isso sempre acontece.

É por isso que nem todas as aplicações necessariamente correm para a mesma situação. Freio a disco hidráulico é bom para as aplicações mais radicais, mas não necessariamente é a melhor em todos os casos.
Voltar ao Topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2012
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicleteiropoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2018 as 12:43
Obrigado, Gryphon. Acho que você está certo mesmo. Estou até com saudades do meu freio V-Brake.
Mas igual o meu problema continua. Fui lá no mecânico e peguei o tal do caliper. O meu é M446 negou-se a abrir e me entregou pra eu abrir se eu quiser. Na loja de parafusos, encomendei a chave Torx para aquele tamanho pra abrir e vou comprar uma lixa bem fina.
Vou abrir e inspecionar. 
Acima já haviam falado que seria possível abrir e lixar quando o pistão está travado, o que não seria uma boa ideia, haja vista que podem surgir vazamentos.
Na verdade vou abrir e tentar fazer uma limpeza excepcional.
Estou apreensivo em lixar e perder o caliper irreversivelmente. 

Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2018 as 21:51
Vazamentos não, porque o retentor é uma borracha.
O que pode aparecer é folga. E folga só gera mais folga... 
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
rlgluxo Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Dez 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlgluxo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 09:52
Olá, reabrindo esta discussão estou com o mesmo problema no meu freio SLX m7000 um pistão fecha mais que o outro, até chegar a pastilha do rotor de freio com aquele barulho chato, até agora nenhuma solução. 
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 10:13
Abrir demais ao ponto de não retornar não é normal, agora um pistão ou êmbolo trabalhar ligeiramente mais para fora que o outro do outro lado, é normal nos freios shimano...não é defeito é feitio....
Voltar ao Topo
rlgluxo Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Dez 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlgluxo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 12:46
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Abrir demais ao ponto de não retornar não é normal, agora um pistão ou êmbolo trabalhar ligeiramente mais para fora que o outro do outro lado, é normal nos freios shimano...não é defeito é feitio....

Hoje limpei os êmbolos para ver se tem alguma melhora, quanto ao fechamento um ser maior que o outro não sabia, grato pela informação.
Voltar ao Topo
rlgluxo Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Dez 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlgluxo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2019 as 07:22
Nada resolvido, um lado continua fechando mais e pegando no rotor. Vou ter que trocar este Caliper traseiro, caso alguém tenha mais dicas eu agradeço.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2019 as 13:37
Essa pinça está bem alinhada em relação ao disco ?
Voltar ao Topo
rlgluxo Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Dez 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rlgluxo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2019 as 17:49
Sim, inclusive retirando a pastilha noto que o caliper está bem centralizado ao disco, também da para perceber que um lado o pistão está bem mais fechado que comprova que está fechando muito e não está voltando a posição correta.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X