Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pintura eletrostática. Duvidas.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pintura eletrostática. Duvidas.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ltabh Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jan 2011
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ltabh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pintura eletrostática. Duvidas.
    Postado: 01 Mar 2011 as 14:34
Olá pessoal, estou com algumas dúvidas sobre pintura e gostaria da ajuda de vocês.

Bem, vou pintar um quadro de cromo que comprei e estou realizando seguinte procedimento:

1. Mandei retirar a tinta com jato de areia / granalha.

2. Após a retirada da tinta o quadro será pintado com o método de pintura eletrostática.

Minhas dúvidas são:

1. No local onde se faz o jateamento notei que a superfície de alguns objetos que já estavam jateados apresentavam um aspecto áspero. Assim, seria necessário lixar o quadro após o jateamento para deixá-lo mais liso ou pode ir para pintura assim mesmo? Além da total retirada da tinta, a pintura eletróstica requer ainda outro tipo de preparação, além do processo que já é feito por quem pinta (aplicar algum tipo de fundo, etc)?

2. Após a realização da pintura eletrostática eu posso passar uma lixa fina automotiva para dar acabamento em alguma irregularidade ou imperfeição? Posso envernizar o quadro após a pintura? Existe um verniz próprio ou eu posso utilizar verniz automotivo?

No mais é isso. Agradeço desde já a atenção.

Voltar ao Topo
speedskills Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2008
Porto Alegre/RS
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar speedskills Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2011 as 17:09
Cara, quem trabalha com eletrostática faz tudo que precisa fazer. Você não precisa aplicar fundo nenhum na peça. Basta entregar ela jateada que o cara vai saber pintar. Quanto a isso nem esquenta.

O problema é que imediatamente após a peça ser jateada ela começa o processo de corrosão. No caso do ferro, é questão de horas até surgirem pontos de ferrugem. O ideal é pintar imediatamente. Como o seu quadro é de cromo, acredito que isso não seja tão preocupante.

A pintura não corrige regiões com aspecto áspero. Se quiser que fique lisinho, será necessário algum tipo de acabamento ali antes da pintura.

Ah, e você pode pedir para o próprio pintor aplicar o verniz.
Voltar ao Topo
gamebike3030 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 26 Dez 2010
sao paulo
Offline
Mensagens:191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gamebike3030 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2011 as 23:53
nada cara fica trankilo este e um processo legal de pintura os caras que faz tudo o prepara do quadro vc so  curti o resultado da pintura.
Voltar ao Topo
DrDeconto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2010
Limeira
Offline
Mensagens:412
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrDeconto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2011 as 02:35
antes da tinta vem o primer que regulariza (faz o fundo) dae é só pintar que fica liso sem problema.
Kinesis KM 310 - Fox F-Series 32 RL 100
Drivetrain: SLX/XT - Mavic XM 317 - Maxxis Crossmark - Fizik!
Voltar ao Topo
veterano Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Jan 2009
Pelotas
Offline
Mensagens:181
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar veterano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2011 as 07:38
Olá galera eu reformei uma Sundown para meu garoto ter na praia. Quadro , garfo e guidão eram cromados e tapados na ferrugem, levei para os caras e fizeram td desde jatear até pintar, mas ficou algumas irregularidades realmente por causa da ação da ferrugem, mas a tinta é uma casca, acho q vai aguentar a maresia. Ao lado a bike que utilizei de modelo.



Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2012 as 19:24
Galera, preciso de um help aqui:

Achei um cara que faz a pintura. Ele disse que faz a decapagem também. Mas eu mesmo gostaria de preparar a peça. Depois que eu remover a tinta, eu gostaria de saber:

1) o que eu tenho que aplicar (ferrox, desengraxante e etc) antes de passar  o fundo? (se é que para pintura eletrostática, eu posso passar o fundo)
2)qual o tipo de fundo apropriado para essa tinta?

Valeu!
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2012 as 20:26

O preparo pra eletrostática seria o mesmo preparo para cromagem. Vc deve retirar a pintura velha e a ferrugem, fechar eventuais buracos no metal e imperfeições com solda, dar o acabamento nesses locais pra ficar lisinho. Vai entregar pro cara o quadro peladinho, sem nada aplicado. Lá ele vai dar um banho químico que vai tirar eventuais impurezas da superfície do metal, como por exemplo a gordura das suas mãos e depois vai aplicar a pintura a pó e por no forno.

Voltar ao Topo
hornet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2012
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hornet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2012 as 22:40
DrDeconto. Pintura eletrostática não exige fundo. 

Você citou o processo tradicional, de pintura com ar comprimido e tintas Laca/Duco ou PU.

Na pintura eletrostática, a tinta sai magnetizada positivamente, e o quadro (metal) está eletrizado negativamente, o pó ("tinta") gruda na peça, e depois vai para o forno/estufa.

Se você aplicar qualquer tipo de tinta, ou fundo, o pó não vai nem grudar, e não vai ser possivel fazer a pintura eletrostática.

Geralmente quem faz a pintura eletrostática, tem um processo de limpeza antes, com eletrolise e banho químico. 

O UNICO acabamento que pode ser feito, é o lixamento/desbaste de imperfeições. Não pode ser aplicado massa.

ABS
Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2012 as 22:53
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

O preparo pra eletrostática seria o mesmo preparo para cromagem. Vc deve retirar a pintura velha e a ferrugem, fechar eventuais buracos no metal e imperfeições com solda, dar o acabamento nesses locais pra ficar lisinho. Vai entregar pro cara o quadro peladinho, sem nada aplicado. Lá ele vai dar um banho químico que vai tirar eventuais impurezas da superfície do metal, como por exemplo a gordura das suas mãos e depois vai aplicar a pintura a pó e por no forno.


Pois é: eu não queria dar esse tal banho químico por tenho receio de ficar resto de removedor/ácido dentro da peça. Falo isso porque já mandei pintar umas cadeiras e depois o ácido, mesmo com a peça já seca, vazava pelos buracos da cadeira, corroendo a tinta e até sujava o chão aqui de casa.

O que eu uso para tapar essas imperfeições?


Editado por Angelus - 16 Out 2012 as 22:54
Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2012 as 22:56
Originalmente postado por hornet hornet escreveu:

DrDeconto. Pintura eletrostática não exige fundo. 

Você citou o processo tradicional, de pintura com ar comprimido e tintas Laca/Duco ou PU.

Na pintura eletrostática, a tinta sai magnetizada positivamente, e o quadro (metal) está eletrizado negativamente, o pó ("tinta") gruda na peça, e depois vai para o forno/estufa.

Se você aplicar qualquer tipo de tinta, ou fundo, o pó não vai nem grudar, e não vai ser possivel fazer a pintura eletrostática.

Geralmente quem faz a pintura eletrostática, tem um processo de limpeza antes, com eletrolise e banho químico. 

O UNICO acabamento que pode ser feito, é o lixamento/desbaste de imperfeições. Não pode ser aplicado massa.

ABS

Valeu, cara. Ele disse que usa dois métodos de decapagem: banho químico e jateamento de areia. O jateamento limpa a peça de gordura e etc. ou só tira a tinta velha?
Voltar ao Topo
hornet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2012
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hornet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2012 as 09:28
Jateamento já faz uma ótima limpeza da peça. Chega a esquentar a peça...

Mas o ideal mesmo seria fazer ambos. Jateamento, e banho químico.

Penso que se é pra fazer pintura eletrostática é pra proteger, e evitar futuras corrosões. Então, o melhor mesmo é garantir a boa base da pintura.

E fica tranquilo, o banho químico é feito, e depois é colocado em um outro tanque que neutraliza o ácido. (O ácido se ficar na peça ataca o metal, e não deixa a pintura "fixar")

ABS
Voltar ao Topo
geonsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2011
SÃO PAULO
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar geonsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2015 as 17:37
Desenterrando o tópico...

Eu mandei pintar um quadro por eletrostática, com acabamento em verniz.

Se eu adesivar o quadro e passar verniz automotivo por cima, pode prejudicar a pintura??
Voltar ao Topo
machrispim Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2015
limeira
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar machrispim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2015 as 11:09
Estou com vontade de mandar pintar meu quadro .
Obrigatoriamente tenho que mandar jatear ?
Se ele já tiver pintura eletroestatica não posso pintar por cima de novo sem remover a tinta antiga ?

Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2015 as 13:04
Sim, jatear ou você remover toda a pintura no dedo.
Não pode porque quando for para a estufa a tinta antiga descolará do aço e assim, depois de pronta, a pintura soltará como casca de tangerina com um simples apertar de dedo.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
cleitondomazak Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2016
Joinville/SC
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cleitondomazak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2017 as 11:26
Originalmente postado por geonsp geonsp escreveu:

Desenterrando o tópico...

Eu mandei pintar um quadro por eletrostática, com acabamento em verniz.

Se eu adesivar o quadro e passar verniz automotivo por cima, pode prejudicar a pintura??

Estou com a mesma dúvida. Vou mandar pintar a bike, só que os adevisos irão chegar somente depois de terminada a pintura. Se caso o quadro já esteja envernizado, eu poderia apenas passar uma lixa fina na área dos adesivos, e depois finalizar passando uma camada de verniz novamente?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X