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Peugeot PX10 1979

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brunojp7 Ver Drop Down
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    Postado: 28 Abr 2020 as 18:57
A nova magrela da casa, uma Peugeot PX10, cor Gris Argent e ano 1979. De original ela tem câmbio e derailleur Huret, avanço Atax, cubos de flange baixo, manetes de cambio Simplex, freios Mafac. Não tem guidon, selim e pedais originais.
 









Editado por brunojp7 - 20 Mai 2020 as 00:43
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Pinho Ver Drop Down
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Poxa Bruno, que legal. Tive uma dessas à muito tempo atrás. Foi a primeira bike de boa qualidade que tive. Tinha os Simplex, os Mafac e outras peças muito legais da época. Espero que a restaure e coloque as fotos do passo a passo para podermos acompanhar.
Parabéns e grande abraço.
Pinho!
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brunojp7 Ver Drop Down
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Pinho, estou muito contente com a compra mesmo ela estando surrada. Algumas peças quero substituir por originais, acho mesmo que a relação nem devo mexer, pois não sei a relação capacidade x minha realidade das vias por onde ando. 
Penso em mudar a cor por uma outra cor oficial da Peugeot e colocar alguns detalhes a mais. Quero tentar recuperar o máximo que puder. 
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marcos_netto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2020 as 07:54
Achei essa bike no forro de uma casa onde o proprietário havia guardado ela por 22 anos. As rodas estavam em péssimo estado.  Então eu substituií por um par de Vzan C10 com cubos Shimano e coloquei um cassete novo. O resto ficou tudo original. Coloquei um selim Brooks e fita de guidão. Mais nada.

Tive um pouco de trabalho para achar a bomba de ar Zefal no tamanho certo. Cheguei até a comprar os adesivos originais no Ebay, pois pretendia fazer a pintura dela. Mas acabei vendendo a bike depois de pedalar uns 1000km com ela. A bike é linda. Mas a geometria é muito agressiva para o meu gosto e eu ficava com dores nos pulsos com frequência.

Bike linda, sem dúvida!



Marcos Netto

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"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

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Gonçalves Ver Drop Down


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Peugeot de quadro pequeno essa sua parece menor que 52.
Vai dar trabalho mas pode dar um bom pedal.
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Vc mora no litoral? A oxidação pegou ela "de jeito" não?... Faça uma dedicação primorosa nesse aspecto também pra sua segurança. A última foto mostra um adesivo rasgado no Toptube. Nele tem escrito que é Chromoly?... Trocaria a cor por qq outra que gostasse mais. Tbm, dentro de custos aceitáveis, trocaria tbm qq outra peça que fosse mais leve e melhor.
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Carretera18 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carretera18 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2020 as 20:34
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

A nova magrela da casa, uma Peugeot PX10, cor Gris Argent e ano 1979. De original ela tem cambie e derailleur Huret, avanço Atax, cubos de flange baixo, manetes de cambio Simplex, freios Mafac. Não tem guidon, selim e pedais originais.
 


Pegou uma Peugeot com quadro pequeno mesmo. Eu acho isto bom. Estou com duas para restaurar e as duas são 56. Se eu tivesse uma 52 ou 54 seria ótimo pq adaptaria melhor pro meu fit.

A sua tem trabalho para fazer e está em um estado que permite uma certa liberdade. Como tem que trocar peças, pode optar por modernizar ou não.

Como vai repintar, vale a pena escolher a cor do seu agrado.

Boa restauração e nos mantenha informados.

Abraços
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brunojp7 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2020 as 00:51
Eu tenho 1,66m de altura. Lavei ela após estas fotos e tem muita ferrugem nas peças. Uma das rodas está feia - usei coca-cola na roda. Nas peças de alumínio usei um limpa-alumínio de cozinha. Desmontei as peças, mas não o avanço, pedivela, catraca e garfo. Tirei a porca o pedal mas ele ficou preso,não saiu de jeito nenhum o pino. É um pedal Ducor nacional. Tenho vontade de desmontar tudo e pesar o quadro e o garfo.

Descobri que a catraca é Maillard 5v, consegui limpar a catraca menor. O quadro tem umas nervuras de oxidação por baixo da pintura. 
Para tratar a oxidação estou pra decidir entre usar ácido fosfórico ou ácido cítrico. Li que com vinagre a corrosão volta logo.

Quero colocar nela cubos com flange alto, canote com perfil sextavado, farol torpedo, bagageiro em alumínio polido, paralamas também polidos, conduites coloridos, guidon, fita de três cores, protetor do  câmbio, amarrar raios, rolhas de camurça pra tampar o guidon. Manter a relação original.

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carretera18 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2020 as 11:52
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Eu tenho 1,66m de altura. Lavei ela após estas fotos e tem muita ferrugem nas peças. Uma das rodas está feia - usei coca-cola na roda. Nas peças de alumínio usei um limpa-alumínio de cozinha. Desmontei as peças, mas não o avanço, pedivela, catraca e garfo. Tirei a porca o pedal mas ele ficou preso,não saiu de jeito nenhum o pino. É um pedal Ducor nacional. Tenho vontade de desmontar tudo e pesar o quadro e o garfo.

Descobri que a catraca é Maillard 5v, consegui limpar a catraca menor. O quadro tem umas nervuras de oxidação por baixo da pintura. 
Para tratar a oxidação estou pra decidir entre usar ácido fosfórico ou ácido cítrico. Li que com vinagre a corrosão volta logo.

Quero colocar nela cubos com flange alto, canote com perfil sextavado, farol torpedo, bagageiro em alumínio polido, paralamas também polidos, conduites coloridos, guidon, fita de três cores, protetor do  câmbio, amarrar raios, rolhas de camurça pra tampar o guidon. Manter a relação original.



estas bikes enferrujam mesmo... a minha PX-10 e a Course tem bastante pontos de ferrugem no quadro... estava pensando em deixar assim mesmo, mas gostei da ideia de passar ácido... e depois posso envernizar para evitar que a ferrugem volte...

Vai ser legal acompanhar o seu projeto através de fotos.

Abraços
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brunojp7 Ver Drop Down
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Um dia botei ela na garagem e fiz aquelas fotos. Desmontando as peças, eu percebi um detalhe nas ferraduras. A de trás tem uma arruela conformada que encaixa no tubo. A da frente só tem a porca e nada de arruela na parte onde pega a porca. Nas fotos que fiz isso dá pra ver, mas não é intencional. Não manjo bem dos ângulos e detalhes que devem ser fotografados.
Pesquisei na internet e vi que as ferraduras não tem arruela quando são Mafac. Os Weinmann tem arruela.

Hoje levei a um mecânico pra desmontar pedal, movimento central e caixa de direção. O pedal foi difícil, teve de quebrar o pino. Recolhi e vou enviar a um torneiro pra fazer novo pino. Tentei desmontar com WD40.

Pesei o quadro, deu 2676 g. Falta pesar o garfo. Descobri oxidações por dentro de onde fica o pedal instalado. Tenho que achar quem faça tratamento e pintura.

Valeu a companhia de vocês.
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Cimo deria a técnica com ácido fosforico ou citrico? Quais saos os phs deles? VSabendo fazer com segurança eletrólise seria muito bom. Yendo uma cuba retangular que caiba o quadro - alguma ideia?- + metal de sacrifício + sal + fonte de emergia confiavel o resultado é mesmo milagroso. Vi no YouTube.
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Massa Ligeirinho, mas não conheço a técnica. Vi rápido num vídeo sobre restauro de uma Peugeot.
Hoje fui em oficina pra tirar a catraca e não consegui. O mecânico relatou que é preciso ferramenta específica para padrão francês e me indicou um torneiro mecânico.

Pesei quadro e garfo, deu 2670g e 940g.
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Vou ver se acho o vídeo. Só me lembro do sujeito ter imerso as peças emmacido cítrico e não ter usado corrente de energia.
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Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Massa Ligeirinho, mas não conheço a técnica. Vi rápido num vídeo sobre restauro de uma Peugeot.
Hoje fui em oficina pra tirar a catraca e não consegui. O mecânico relatou que é preciso ferramenta específica para padrão francês e me indicou um torneiro mecânico.

Pesei quadro e garfo, deu 2670g e 940g.

Vc tem a foto da catraca?
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Ontem pesei os componentes e deu tudo 10600g, sem canote, selim, guidon e manetes de freio.
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Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

A chave que tenho não pega ai não. Só na suntor. Tenho uma catraca regina italiana e uma velo Tchecoslováquia que se parecem com essa sua.
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Ontem lavei algumas peças, removi graxa velha com tinner e hoje pus as peças de molho no ácido cítrico pra eliminar a oxidação. Pra neutralizar o ácido ainda tem um banho de bicarbonato de sódio.
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Carretera18 Ver Drop Down
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Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Ontem lavei algumas peças, removi graxa velha com tinner e hoje pus as peças de molho no ácido cítrico pra eliminar a oxidação. Pra neutralizar o ácido ainda tem um banho de bicarbonato de sódio.


o que acontece se não neutralizar com banho de bicarbonato?

andei tirando ferrugem com vinagre e estou finalizando o processo com água e depois WD-40... será que é o suficiente para eliminar o vinagre?

Editado por Carretera18 - 18 Mai 2020 as 16:54
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dwsmartins Ver Drop Down
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Em outro tópico, eu havia citado pro Bruno o uso do bicarbonato pra neutralizar o vinagre, que eu usei antes pra remover a ferrugem de algumas ferramentas que eu tenho.

Sinceramente, não sei se realmente precisa. Um bom enxágue e WD-40 ou similar devem dar um resultado muito bom já. Eu usei o M1 no lugar do WD-40 e as ferramentas voltaram a enferrujar, menos do que antes, mas elas são usadas pra manutenção do encanamento aqui em casa, então acho que já é de se esperar algo assim, mesmo secando e lubrificando.
Bora pedalar, senão estressa!
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Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Em outro tópico, eu havia citado pro Bruno o uso do bicarbonato pra neutralizar o vinagre, que eu usei antes pra remover a ferrugem de algumas ferramentas que eu tenho.

Sinceramente, não sei se realmente precisa. Um bom enxágue e WD-40 ou similar devem dar um resultado muito bom já. Eu usei o M1 no lugar do WD-40 e as ferramentas voltaram a enferrujar, menos do que antes, mas elas são usadas pra manutenção do encanamento aqui em casa, então acho que já é de se esperar algo assim, mesmo secando e lubrificando.

é... agora já foi...rs

vou observar e ver no que dá... na próxima eu vou ver se neutralizo com banho de bicarbonato...

obrigado
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O ácido tem ação de comer a oxidação, só quer não for neutralizado ele vai comer a peça até não sobrar nada.

Já fazem quase seis horas que botei as peças.
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Pesei a Peugeot. Quadro deu 2672 g, garfo 940 g, somando rodas e componentes tudo deu 10640g. Falta guidon, canote e selim, manete de freio. Acho que chega a 13000g no maximo.

Ligeirinho, vi um vídeo sobre fonte elétrica e uma boa pode ser dessas genéricas que temos em casa. O problema é que gera gases tóxicos. O local tem que ser ventilado por questão de segurança pra saúde.

Editado por brunojp7 - 20 Mai 2020 as 11:15
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Originalmente postado por gscs gscs escreveu:

Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

A chave que tenho não pega ai não. Só na suntor. Tenho uma catraca regina italiana e uma velo Tchecosl deováquia que se parecem com essa sua.


Gscs, as duas saliências de encaixe da chave são escondidas por baixo daqueles dentes. Se não fosse ser isso já estava com a catraca na mão.
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Acredito que essa chave é difícil de encontrar, eu indicaria tirar o eixo e colocar uma barrinha no meio da catraca e com uma chave inglesa tentar rodar ela. Fiz a manutenção das que tenho hj são muito bonitas por dentro. A propósito eu tenho uma borboleta de aperto Peugeot, infelizmente tenho apenas uma e não o par.
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Perdão pelo post duplo. Vc desmonta ela com duas chaves de k7(aquelas que tem una corrente) vc retira essa catraca pequena girando no sentido anti horário ai vc terá acesso aos 2 furinhos da catraca.
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gscs e demais foristas


A catraca foi finalmente aberta. Foi usado o método que você descreveu. Amanhã se o tempo deixar faço fotos e vou dar um banho de ácido cítrico porque ela está bem oxidada.


Anotei os passos a se fazer na bicicleta:

Lavar o quadro e os componentes (feito)
Desmontar componentes (feito)
Limpar a graxa velha
Identificar componentes
Avaliar a situação de conservação e as coisas as serem feitas (feito)
Estudar método de desoxidação de peças (feito)
Estudar métodos de pintura 
Procedimento de desoxidação (feito em parte)
Passar óleo para prevenir oxidação 
Tirar medidas (feito)
Cromear componentes
Desempeno de ilhós
Limpar quadro para pintura
Passar convertedor de ferrugem
Enviar para pintura
Graxear e montar os componentes
Montagem de farol torpedo
Adquirir cabos e outros
Levantar custos
Registro fotográfico
Testes

As medidas do meu quadro


Editado por brunojp7 - 22 Mai 2020 as 22:01
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Vc vai mandar cromar em que local? Recife ou campina?
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Eu vou mandar cromar em Campina. Por acaso tens contato de empresa por lá que faça o serviço ?



Editado por brunojp7 - 22 Mai 2020 as 23:14
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Ligeirinho,

eu moro em litoral, afastado um pouco da costa. As outras bicicletas que tenho a corrente fica amarela toda vez que chove, por isso troquei por uma lubrificação resistente à água. Essas bicicletas uma Caloi 100 Sport e a outra uma Tito Urban eu me desloco pro trabalho nelas. A PX10 eu quero usar no fim de semana pra ir passear sem compromisso de horário.

Andei de bicicleta na infância e adolescência e abandonei por 19 anos. Tive Caloi Cruiser, Caloi Mountain Bike de 94/95. Quando bati o carro resolvi comprar uma bicicleta com o objetivo de transporte. Também quis incrementar a Tito a um padrão "clássico anos 40" e foi aí que esbarrei na Peugeot. 
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Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

<div style="text-align: left;">Eu vou mandar cromar em Campina. Por acaso tens contato de empresa por lá que faça o serviço ?<div style="text-align: right;">

+55 83 98155-1735 tenho esse contato que um amigo me mandou a um tempo, se der certo posta aqui por gentileza e tbm a ft do cromo. Um amigo fez cromaçao em recife e ficou muito bom tbm, mas a de Campina nunca vi o resultado.
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Valeu gscs, anotei o contato

Com esse tempo chuvoso de hoje, não presta pra fazer banho de ácido cítrico, o frio atrapalha a química.
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descobri aqui no forum este link interessante sobre derailleurs traseiros, incluindo os Demosil :

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Consegui tirar a roda livre, mas não consigo tirar um anel de vedação. Ele não passa de jeito no pinhão. Eu não consigo tirar as esferas internas. Somente desenroscou o pinhão menor, o segundo pinhão não saiu. Se as esferas e o anel de vedação entraram tem que ter um jeito de sair.

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Acredito que não saia. Tentei bastante correndo o risco de trincar e não consegui. Mais tem como lubrificar assim. Pode ser que apareça alguém que tenha conseguido.
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Perdão pelo post duplo. Pode ser que esse último cog tbm seja de rosca, se sim, vc consegue retirar da mesma forma que retirou o primeiro. Essa forma eu não tentei.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2020 as 22:44
Eu tentei GSCS, bati com um pedaço de madeira e não saiu. O mecânico tentou com uma chave também não saiu. Hoje banhei de ácido a roda livre, limpei bem a graxa velha antes.

Uma foto de perfil da roda livre Maillard 5 vitesses 



Editado por brunojp7 - 06 Ago 2020 as 11:56
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bezdomny Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bezdomny Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 00:44

Bruno, encontrei a seguinte dica num fórum francês dedicado às bicicletas antigas:

"Limpeza da roda livre: escova de dente com solvente ou diesel e lubrificação com óleo fino, sem desmontar. Encharca com óleo 10w40 ou 5w30 e deixa escorrer"

O usuário que sugeriu isso é uma enciclopédia do assunto.

http://www.velovintageagogo.com/t15153-restauration-ou-renovation-d-un-velo-de-ville-mercier - http://www.velovintageagogo.com/t15153-restauration-ou-renovation-d-un-velo-de-ville-mercier
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Lauro Elias Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lauro Elias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 10:32
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

A nova magrela da casa, uma Peugeot PX10, cor Gris Argent e ano 1979. De original ela tem câmbio e derailleur Huret, avanço Atax, cubos de flange baixo, manetes de cambio Simplex, freios Mafac. Não tem guidon, selim e pedais originais.
 








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Parabenizo ao amigo pela maravilhosa bike antiga, só não entendi na foto acima ela sendo Pegout Px 10 -1979, Original porque ela esta com plaquinha adesivo da Caloi do Brasil, não consegui ver direito.
Mas no mais ela esta muito integra e fácil de colocar ela 100% no original, ou melhorar a gosto do proprietário. 
Valeu mesmo. Thumbs Up


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Lauro Elias Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lauro Elias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2020 as 10:54
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

Consegui tirar a roda livre, mas não consigo tirar um anel de vedação. Ele não passa de jeito no pinhão. Eu não consigo tirar as esferas internas. Somente desenroscou o pinhão menor, o segundo pinhão não saiu. Se as esferas e o anel de vedação entraram tem que ter um jeito de sair.



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Ja não diz qual procedimento de como fazer pra tirar a catraca antiga que estava emperrada.
Vou postar um link de video no tube como pode ser feito, apenas adaptando uma chave de vela Carro.
Fazendo apenas um ajuste no esmeril na chave, um alicate de pressão, martelo etc.
Eu ja usei esse sistema de chave de vela e afirmo funciona bem com paciência sai Sim a catraca velha antiga.
E como hoje mecânica de Bike antiga ta muito fraca, todas as sugestões e dicas são bem vindas.
https://www.youtube.com/watch?v=peXmhLz64Is

Abraços a todos. Thumbs Up


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