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Peugeot PX10 1979

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Ligeirinho Ver Drop Down


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Originalmente Postado por brunojp7 brunojp7 Escreveu:

Valeu gscs, anotei o contato

Com esse tempo chuvoso de hoje, não presta pra fazer banho de ácido cítrico, o frio atrapalha a química.

Olá Bruno. Espero que esteja conseguindo desenvolver seu projeto. Mas me diga: onde conseguiu o tal do ácido cítrico?
Abs.
Obrigado.
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brunojp7 Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de brunojp7 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Ago 2020 as 12:03
Lauro Elias,

Isso é sério. Em um mecânico que fui a bicicleta foi elogiada, ele falou da qualidade das peças. Ninguém tem ferramentas pra bicicleta antiga, nem sabe o método pra desmontar os componentes. Essa roda livre pra sair eu tive de desenterrar um vídeo no Youtube.


Acho que o adesivo que você se refere é o adesivo da Ciclo Norte responsável por montar as bicicletas na Zona Franca de Manaus. 


Editado por brunojp7 - 06 Ago 2020 as 12:17
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de brunojp7 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Ago 2020 as 12:10
Ligeirinho,

Consegui o ácido em uma química de bairro. Ele vem em forma de cristais de sal. A corrosividade dele é baixa, mas tem que usar luva, óculos de proteção. Se respingar na pele tem que lavar imediatamente.
Tenha muito cuidado com produtos químicos. Ao jogar fora adicione mais água para aumentar a diluição.

É interessante esquentar a água, colocar as peças na água quente e colocar o ácido. Isso acelera e garante o tratamento. Após retirar as peças do banho de ácido cítrico, colocar em um banho com  bicarbonato de sódio para neutralizar o ácido. Após sair do banho de bicarbonato, dar um banho de óleo mineral nas peças para a a corrosão não voltar.

Nesta parte do banho de óleo fica a dúvida. E quando lavar a bicicleta, a corrosão vai voltar ? O óleo sobre as peças não facilita a adesão de poeira ?


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de brunojp7 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Ago 2020 as 12:12
bezdomny,

agradeço bastante pelo link e vou utilizar neste restauro.
Com a pandemia estou com a bicicleta desmontada, o que faz sobrar tempo pra estudar os processos.

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bezdomny Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Ago 2020 as 05:42


Para evitar o retorno da corrosão, andei lendo nesses fóruns franceses que por lá eles fazem a chamada "rustolização", que é a aplicação de um antiferrugem incolor chamado Rustol (não encontrei ainda algo semelhante no Brasil).

Há quem aplique apenas o Rustol e deixe assim. Há quem aplique Rustol e depois verniz (aerosol). Há quem mistura Rustol e verniz e aplique essa mistura (até mesmo com pincel...).

Acabo de comprar uma Peugeot Turismo 3 e estou planejando utilizar ácido cítrico (encontrei no Mercado da Lapa em São Paulo) e polimento com lã de aço para remover a oxidação e, caso a remoção da ferrugem seja satisfatória, aplicar verniz diretamente por cima.

Acredito que aplicar óleo tornará a limpeza da bike muito difícil. A cada lavagem seria necessário reaplicar o óleo.

Abraços
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de brunojp7 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Ago 2020 as 13:39
Besdomny,

Você vai precisar de bicarbonato de sódio. Nas postagens anteriores tem o relato do procedimento. Mas gostei muito do procedimento pra tratar peças de alumínio lá do fórum GoGo francês.

O uso de verniz eu tô bem verde, não sei que verniz adquirir, nem que componentes e nem em que parte do processo ele entra
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de brunojp7 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Ago 2020 as 23:55
Originalmente Postado por brunojp7 brunojp7 Escreveu:

Bezdomny,

Você vai precisar de bicarbonato de sódio. Nas postagens anteriores tem o relato do procedimento. Mas gostei muito do procedimento pra tratar peças de alumínio lá do fórum GoGo francês.

O uso de verniz eu tô bem verde, não sei que verniz adquirir, nem que componentes e nem em que parte do processo ele entra

A dica que veio nesse link que você mandou vou usar ela nos alumínios. Vou escolher uma peça pra fazer o teste. Acho que eu deveria ter usado esta técnica em vez do ácido cítrico.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de brunojp7 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Ago 2020 as 00:30
Bezdomny,

Eu achei o link que me referi sobre polimento de peças de alumínio. Na verdade estava em outro post aqui no fórum.


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de brunojp7 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2020 as 22:39
Pessoal hoje adquiri a cera polidora nº2, a soda cáustica em escamas, as lixas pra fazer o teste do polimento em alumínio. Amanhã vou desmontar o freio Mafac e posto as fotos aqui.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bezdomny Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2020 as 23:09
Originalmente Postado por brunojp7 brunojp7 Escreveu:

Originalmente Postado por brunojp7 brunojp7 Escreveu:

Bezdomny,

Você vai precisar de bicarbonato de sódio. Nas postagens anteriores tem o relato do procedimento. Mas gostei muito do procedimento pra tratar peças de alumínio lá do fórum GoGo francês.

O uso de verniz eu tô bem verde, não sei que verniz adquirir, nem que componentes e nem em que parte do processo ele entra

A dica que veio nesse link que você mandou vou usar ela nos alumínios. Vou escolher uma peça pra fazer o teste. Acho que eu deveria ter usado esta técnica em vez do ácido cítrico.

Agradeço pelo link!

Acredito que não existam muitas opções de verniz aerosol, a não ser o tipo de acabamento (fosco ou brilhante). Poucos meses atrás eu dei um tapa numa Barra Circular baseando-me nas dicas desse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=CRGxWH53gu0 - https://www.youtube.com/watch?v=CRGxWH53gu0

Em vez de lixadeira, usei um motoesmeril com um disco de escova de aço. Não tive nem de longe o sucesso do Edu Capivara... Em parte pela falta do talento dele, em parte porque meu material era muito pior. Depois de muito trabalhar na abrasão mecânica dos aros de ferro, por exemplo, ele continuou com cor de ferrugem. Desencanei e "optei" por um visual Hot rod: taquei o verniz brilhante por cima mesmo.

Aliás, taquei verniz em cima de praticamente tudo, exceto partes de borracha/plástico (selim, manoplas), inclusive nos raios novos, de aço comum, e nas partes do quadro e dos para-lamas em que a pintura estava descascando. Como ela está na praia, adiar a morte por oxidação era o essencial. Há uns dois meses estou rodando com ela e a ferrugem não avançou. O brilho é de ofuscar. Estou satisfeito com o resultado, embora heterodoxo. Queria gastar o mínimo no projeto, já que a bicicleta não vale muito e estava parada na casa dos meus pais em estado deplorável. 

Na Peugeot estou querendo caprichar um pouco mais, embora mantendo o aspecto de usada.

A cor do meu quadro é a mesma do seu, então estou pensando em usar verniz fosco nele e brilhante no restante.

Estou casando a abrasão mecânica com a abrasão química do ácido cítrico, para esfoliar melhor.

O que estou descobrindo, lendo e testando, é que é preciso trabalhar com diferentes intensidades em cada peça, dependendo do grau de corrosão. Na parte de baixo dos para-lamas, em que a ferrugem está bem grossa, estou precisando repetir o banho de ácido cítrico, depois de já ter passado pelo ácido e pelo esmeril.

Para neutralizar o ácido, li que o caráter básico do sabão em pó (que aliás contém bicarbonato de sódio) seria suficiente. Estou interrompendo o ácido com uma esponja de cozinha embebida em água com sabão, secando com toalha na sequência e dando uma borrifada de WD40. 

Em breve posto fotos de ambos os projetos. 

Abraços
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de bezdomny Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2020 as 23:28
Originalmente Postado por bezdomny bezdomny Escreveu:

Originalmente Postado por brunojp7 brunojp7 Escreveu:

Originalmente Postado por brunojp7 brunojp7 Escreveu:

Bezdomny,

Você vai precisar de bicarbonato de sódio. Nas postagens anteriores tem o relato do procedimento. Mas gostei muito do procedimento pra tratar peças de alumínio lá do fórum GoGo francês.

O uso de verniz eu tô bem verde, não sei que verniz adquirir, nem que componentes e nem em que parte do processo ele entra

A dica que veio nesse link que você mandou vou usar ela nos alumínios. Vou escolher uma peça pra fazer o teste. Acho que eu deveria ter usado esta técnica em vez do ácido cítrico.

Agradeço pelo link!

Acredito que não existam muitas opções de verniz aerosol, a não ser o tipo de acabamento (fosco ou brilhante). Poucos meses atrás eu dei um tapa numa Barra Circular baseando-me nas dicas desse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=CRGxWH53gu0 - https://www.youtube.com/watch?v=CRGxWH53gu0

Em vez de lixadeira, usei um motoesmeril com um disco de escova de aço. Não tive nem de longe o sucesso do Edu Capivara... Em parte pela falta do talento dele, em parte porque meu material era muito pior. Depois de muito trabalhar na abrasão mecânica dos aros de ferro, por exemplo, ele continuou com cor de ferrugem. Desencanei e "optei" por um visual Hot rod: taquei o verniz brilhante por cima mesmo.

Aliás, taquei verniz em cima de praticamente tudo, exceto partes de borracha/plástico (selim, manoplas), inclusive nos raios novos, de aço comum, e nas partes do quadro e dos para-lamas em que a pintura estava descascando. Como ela está na praia, adiar a morte por oxidação era o essencial. Há uns dois meses estou rodando com ela e a ferrugem não avançou. O brilho é de ofuscar. Estou satisfeito com o resultado, embora heterodoxo. Queria gastar o mínimo no projeto, já que a bicicleta não vale muito e estava parada na casa dos meus pais em estado deplorável. 

Na Peugeot estou querendo caprichar um pouco mais, embora mantendo o aspecto de usada.

A cor do meu quadro é a mesma do seu, então estou pensando em usar verniz fosco nele e brilhante no restante.

Estou casando a abrasão mecânica com a abrasão química do ácido cítrico, para esfoliar melhor.

O que estou descobrindo, lendo e testando, é que é preciso trabalhar com diferentes intensidades em cada peça, dependendo do grau de corrosão. Na parte de baixo dos para-lamas, em que a ferrugem está bem grossa, estou precisando repetir o banho de ácido cítrico, depois de já ter passado pelo ácido e pelo esmeril.

Para neutralizar o ácido, li que o caráter básico do sabão em pó (que aliás contém bicarbonato de sódio) seria suficiente. Estou interrompendo o ácido com uma esponja de cozinha embebida em água com sabão, secando com toalha na sequência e dando uma borrifada de WD40. 

Em breve posto fotos de ambos os projetos. 

Abraços

Dois bons links quanto ao uso do ácido cítrico:

https://bmxmuseum.com/forums/viewtopic.php?id=675095 - https://bmxmuseum.com/forums/viewtopic.php?id=675095

A concentração usada de ácido é baixíssima nesse caso, com ótimo resultado: uma colher de ácido na forma anidro em 8 litros de água.

https://tttg.org.au//TTTG%20Citric%20Acid%20Rust%20Removal%20Instructions.pdf - https://tttg.org.au/Content/TTTG%20Citric%20Acid%20Rust%20Removal%20Instructions.pdf

Manual mais técnico, cheio de dicas muito boas. O caso acima serve para relativizar um pouco alguns conselhos.
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Originalmente Postado por brunojp7 brunojp7 Escreveu:

Pessoal hoje adquiri a cera polidora nº2, a soda cáustica em escamas, as lixas pra fazer o teste do polimento em alumínio. Amanhã vou desmontar o freio Mafac e posto as fotos aqui.

Havia agradecido pelo link, mas não tinha visto ainda. Muito bom mesmo.

Mande notícias do resultado! Será que a peça é também anodizada?

Os freios da minha não sei se são Mafac, pois não têm nada gravado. Estava pensando em escová-los no esmeril, mas, é verdade, o resultado seria grosseiro.
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Ferramenta caseira para limpar o seat tube:
https://www.youtube.com/watch?v=xRIFqasCOSg - https://www.youtube.com/watch?v=xRIFqasCOSg
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Bezdomny,

Vou olhar o material que você mandou. Hoje desmontei o freio, lavei e levei ao banho de soda cáustica. Lavei as peça com bucha e sabão. Amanhã continuo o processo. As peças tem mais brilho depois do banho.

Gastei 55,00 com o material.
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brunojp7 Ver Drop Down
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Vi que ele banhou o quadro por 26 horas trocando/intercalando banhos. Depois lavou o quadro, deu banho de removedor de ferrugem na parte interna do quadro e finalizou com polimento. O resultado é excelente. Altamente motivante.

Eu uso bicarbonato puro, dissolvido na água e deixo cerca de uma hora. O câmbio traseiro da minha estava preto e parece outro. Não acho que ficou 100%, como aquele quadro.

Editado por brunojp7 - 12 Ago 2020 as 15:00
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brunojp7 Ver Drop Down
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Comecei o processo das lixas. Vou deixar pra amanhã o polimento com cera. Minhas peças tem desgaste de corrosão. Não vou lixar pra tirar todas as marcas.

Editado por brunojp7 - 17 Ago 2020 as 12:12
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Sobre a possível fragilidade dessa mesa:

http://thebadge.blogspot.com/2012/08/death-stems-demystified-ava-and-atax. - http://theheadbadge.blogspot.com/2012/08/death-stems-demystified-ava-and-atax.html
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Singela descoberta: costuma ser muito difícil aplicar verniz spray sobre superfícies cromadas, pois são muito lisas. Aparentemente, tratando a peça com ácido cítrico antes, o verniz adere melhor.

Tentei aplicar verniz sobre o lado direito do pedivela e o serviço ficou péssimo, extremamente irregular, cheio de bolinhas. Precisei remover todo o verniz com lã de aço.

Depois tentei aplicar sobre a mesa e o lado esquerdo do pedivela, que passaram por banho de ácido cítrico (6 colheres de chá em aproximadamente 2,5L de solução feita com água fervente, por algo em torno de 5 minutos). Ficou muito melhor. Não ficou perfeitamente liso e espelhado, mas está bem satisfatório.

Tentarei refazer a outra parte do pedivela após tratamento com ácido cítrico.
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Originalmente Postado por bezdomny bezdomny Escreveu:

Singela descoberta: costuma ser muito difícil aplicar verniz spray sobre superfícies cromadas, pois são muito lisas. Aparentemente, tratando a peça com ácido cítrico antes, o verniz adere melhor.

Tentei aplicar verniz sobre o lado direito do pedivela e o serviço ficou péssimo, extremamente irregular, cheio de bolinhas. Precisei remover todo o verniz com lã de aço.

Depois tentei aplicar sobre a mesa e o lado esquerdo do pedivela, que passaram por banho de ácido cítrico (6 colheres de chá em aproximadamente 2,5L de solução feita com água fervente, por algo em torno de 5 minutos). Ficou muito melhor. Não ficou perfeitamente liso e espelhado, mas está bem satisfatório.

Tentarei refazer a outra parte do pedivela após tratamento com ácido cítrico.

O ácido cria microfissuras na superfície metálica, como se fosse uma lixada muito leve.

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bezdomny Ver Drop Down
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Originalmente Postado por brunojp7 brunojp7 Escreveu:

Besdomny,

Você vai precisar de bicarbonato de sódio. Nas postagens anteriores tem o relato do procedimento. Mas gostei muito do procedimento pra tratar peças de alumínio lá do fórum GoGo francês.

O uso de verniz eu tô bem verde, não sei que verniz adquirir, nem que componentes e nem em que parte do processo ele entra

Testei o verniz semi-brilho da marca Acrilex no garfo e o resultado foi incrível. Está um brilho acetinado lindo. Não consegui uma iluminação boa para a foto, mas acho que dá uma ideia: 




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