Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pesquisa sobre trecho Caminho Velho Estrada Real
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pesquisa sobre trecho Caminho Velho Estrada Real

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
betoaf Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Set 2012
Paulínia - SP
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betoaf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pesquisa sobre trecho Caminho Velho Estrada Real
    Postado: 24 Jan 2013 as 20:43
Amigos do pedal, estou fazendo o planejamento de uma viagem pelo caminho velho da Estrada Real e empaquei no trecho entre Carrancas e Itanhandú. Pelo que consegui pesquisar tenho duas opções em vista, ir via Cruzilia/Caxambu/Pouso Alto ou via Minduri/Auiruoca/Itamonte.
Alguém que já fez estes trajetos ou tem informações poderia compartilhar comigo os prós e contras de cada um?

Valeu!
Voltar ao Topo
Vitor Lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Out 2005
São Bernardo do Campo - São
Offline
Mensagens:354
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vitor Lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2013 as 23:31
Fala Beto, acabei de fazer a estrada real e fiz via Cruzilia, Caxambu, Pouso Alto, não tem segredo é o indicado pelo site da Estrada Real, você está pegando as planilhas de lá ?

Uma dica pessoal, não sei como está o seu planejamento se já decidiu 100% do caminho. Se eu estivesse como você e pudesse fazer somente um trajeto eu faria o dos Diamantes, na minha opinião o mais difícil, mais bonito, mais acolhedor (hospitalidade) e menos abandonado. Do Caminho Velho a região que achei mais legal foi a de Carrancas, de resto nada me interessou muito.

Caminho dos Diamantes pra mim foi sem palavras!
Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiotucano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2013 as 23:48
http://www.estradareal.tur.br/

Eu ainda vou tentar convencer minha noiva de fazer comigo alguns trechos do caminho velho....
Começando bem tranquilo:
 
  • Guaratinguetá – Cunha = 22 km de asfalto


  • Cunha – Paraty = 24 km de asfalto

E depois quem sabe os trechos com trilha....
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 07:28
Originalmente postado por sergiotucano sergiotucano escreveu:

http://www.estradareal.tur.br/

Eu ainda vou tentar convencer minha noiva de fazer comigo alguns trechos do caminho velho....
Começando bem tranquilo:
 
  • Guaratinguetá – Cunha = 22 km de asfalto


  • Cunha – Paraty = 24 km de asfalto

E depois quem sabe os trechos com trilha....


tranquilo mas não tanto... guara->cunha é praticamente só subida. e Cunha->paraty é 2/3 de descida, mas o primeiro 1/3 é bem inclinado (pra cima, claro :-) ).
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiotucano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 10:09
Pois é, deve ter umas subidas interessantes, principalmente Guará -> Cunha!

Já fez o trecho Lyra?!

Quais suas impressões!?
Voltar ao Topo
betoaf Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Set 2012
Paulínia - SP
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betoaf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 13:52
Ou Vitor, obrigado pelas dicas!

O Caminho Velho tem o apelo de terminar no mar :)
Peguei as planilhas do instututo sim, mas pelo que tenho lido dos relatos esse trecho entre Carrancas e Caxambu não me parece muito interessante (nada pelo caminho e trecho de asfalto sem acostamento com tráfego intenso de veículos) e sempre tive vontade de conhecer Aiuruoca, por isso estou buscando maiores informações. Mesmo pelo trecho que vc indicou vi que tem gente que foi para Minduri mas não é todo mundo.

Abraço
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 18:40
Originalmente postado por betoaf betoaf escreveu:

Ou Vitor, obrigado pelas dicas!

O Caminho Velho tem o apelo de terminar no mar :)
Peguei as planilhas do instututo sim, mas pelo que tenho lido dos relatos esse trecho entre Carrancas e Caxambu não me parece muito interessante (nada pelo caminho e trecho de asfalto sem acostamento com tráfego intenso de veículos) e sempre tive vontade de conhecer Aiuruoca, por isso estou buscando maiores informações. Mesmo pelo trecho que vc indicou vi que tem gente que foi para Minduri mas não é todo mundo.

Abraço


hm... acho que eu me lembro diferente... Não é nesse trecho que tem a fazenda histórica, e depois tem as cavas? ah é sim:

http://ciclobits.blogspot.com.br/2010/07/estrada-real-ouro-preto-paraty-dia-4.html
http://ciclobits.blogspot.com.br/2010/07/estrada-real-ouro-preto-paraty-dia-5.html

Bom... como eu sempre recomendo, não siga os marcos, mas sim o livro do olinto.

Para ajudar, além de eu ter feito o caminho velho em 2010, um colega fez ano passado:

http://mildao.blogspot.com.br/2012/07/estrada-real-ouro-preto-paraty-de-bike_24.html
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
Jorgeantonio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2012
Rio
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jorgeantonio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 19:33
Originalmente postado por sergiotucano sergiotucano escreveu:

http://www.estradareal.tur.br/

Eu ainda vou tentar convencer minha noiva de fazer comigo alguns trechos do caminho velho....
Começando bem tranquilo:
 
  • Guaratinguetá – Cunha = 22 km de asfalto


  • Cunha – Paraty = 24 km de asfalto

E depois quem sabe os trechos com trilha....

Atenção pois esses números estão errados. Já fiz o percurso algumas vezes.

Guará - Cunha dá 45km
depois de Cunha tem mais 25 km de asfalto até a divisa com o RJ
depois 10 km de terra cheia de pedras em descida
depois mais 15 km de asfalto até Parati

Total = 95 km.

Dica: se puder, subir a Pedra da Macela, fica cerca de 20 km depois de Cunha, entrada à esquerda, subida de terra de 3 km depois mais 2 km de subida íngreme em pavimentado. Muito lindo. Se eu estivesse em casa postava fotos.
Voltar ao Topo
Jorgeantonio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2012
Rio
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jorgeantonio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 19:35
Originalmente postado por betoaf betoaf escreveu:

Ou Vitor, obrigado pelas dicas!

O Caminho Velho tem o apelo de terminar no mar :)
Peguei as planilhas do instututo sim, mas pelo que tenho lido dos relatos esse trecho entre Carrancas e Caxambu não me parece muito interessante (nada pelo caminho e trecho de asfalto sem acostamento com tráfego intenso de veículos) e sempre tive vontade de conhecer Aiuruoca, por isso estou buscando maiores informações. Mesmo pelo trecho que vc indicou vi que tem gente que foi para Minduri mas não é todo mundo.

Abraço

Outra dica se vc for com pneus que encaram terra: fazer Aiuruoca - Alagoa - Itamonte. Serão 70 km de terra no total com uma subida de 10 km depois de Aiuruoca inclinação 6%. Vc evita os riscos do asfalto, e a paisagem é muito linda.
Voltar ao Topo
betoaf Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Set 2012
Paulínia - SP
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betoaf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2013 as 21:36
Jorge, obrigado pela dica, você teria mais detalhes entre carrancas - aiuruoca - alagoas?


Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 10:01
Originalmente postado por sergiotucano sergiotucano escreveu:

Pois é, deve ter umas subidas interessantes, principalmente Guará -> Cunha!

Já fez o trecho Lyra?!

Quais suas impressões!?


Hm... Guará-> cunha é legal, mas nada espetacular. Na época estavam reformando a estrada, então tava naquele asfalto "raspado". As subidas piores estão entre Cunha e a divisa do estado. Mas esse segundo trecho é muito mais bonito.

http://ciclobits.blogspot.com.br/2010/07/estrada-real-ouro-preto-paraty-dia-8.html
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiotucano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 11:26
Lyra, ótimo blog! 
Voltar ao Topo
Vitor Lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Out 2005
São Bernardo do Campo - São
Offline
Mensagens:354
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vitor Lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 13:24
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Originalmente postado por betoaf betoaf escreveu:

Ou Vitor, obrigado pelas dicas!

O Caminho Velho tem o apelo de terminar no mar :)
Peguei as planilhas do instututo sim, mas pelo que tenho lido dos relatos esse trecho entre Carrancas e Caxambu não me parece muito interessante (nada pelo caminho e trecho de asfalto sem acostamento com tráfego intenso de veículos) e sempre tive vontade de conhecer Aiuruoca, por isso estou buscando maiores informações. Mesmo pelo trecho que vc indicou vi que tem gente que foi para Minduri mas não é todo mundo.

Abraço


hm... acho que eu me lembro diferente... Não é nesse trecho que tem a fazenda histórica, e depois tem as cavas? ah é sim:

http://ciclobits.blogspot.com.br/2010/07/estrada-real-ouro-preto-paraty-dia-4.html
http://ciclobits.blogspot.com.br/2010/07/estrada-real-ouro-preto-paraty-dia-5.html

Bom... como eu sempre recomendo, não siga os marcos, mas sim o livro do olinto.

Para ajudar, além de eu ter feito o caminho velho em 2010, um colega fez ano passado:

http://mildao.blogspot.com.br/2012/07/estrada-real-ouro-preto-paraty-de-bike_24.html

Acredito que seja a Fazenda Traituba que foi construída pra D. Pedro que nem pisou lá...Essa fazenda já era, tá fechada e foi vendida, não dá mais pra visitar...
Voltar ao Topo
Vitor Lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Out 2005
São Bernardo do Campo - São
Offline
Mensagens:354
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vitor Lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 13:40
Originalmente postado por betoaf betoaf escreveu:

Ou Vitor, obrigado pelas dicas!

O Caminho Velho tem o apelo de terminar no mar :)
Peguei as planilhas do instututo sim, mas pelo que tenho lido dos relatos esse trecho entre Carrancas e Caxambu não me parece muito interessante (nada pelo caminho e trecho de asfalto sem acostamento com tráfego intenso de veículos) e sempre tive vontade de conhecer Aiuruoca, por isso estou buscando maiores informações. Mesmo pelo trecho que vc indicou vi que tem gente que foi para Minduri mas não é todo mundo.

Abraço

Estranho, pq eu fiz por terra...

Ta certo, tem o Mar! Mas vou te falar, uma outra hora você vai fazer os Diamantes e irá concordar comigo!rs
Voltar ao Topo
Vitor Lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Out 2005
São Bernardo do Campo - São
Offline
Mensagens:354
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vitor Lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 13:44
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Originalmente postado por sergiotucano sergiotucano escreveu:

Pois é, deve ter umas subidas interessantes, principalmente Guará -> Cunha!

Já fez o trecho Lyra?!

Quais suas impressões!?


Hm... Guará-> cunha é legal, mas nada espetacular. Na época estavam reformando a estrada, então tava naquele asfalto "raspado". As subidas piores estão entre Cunha e a divisa do estado. Mas esse segundo trecho é muito mais bonito.

http://ciclobits.blogspot.com.br/2010/07/estrada-real-ouro-preto-paraty-dia-8.html

Passei por lá quarta passada e ainda estão reformando, o movimento de caminhões pesados é grande! Alguns trechos está sem asfalto para novo recapeamento, mas boa parte já está muito boa.

Entre o Caminho dos Diamantes e o Velho, esse foi o trecho que achei mais difícil em toda viagem! E olha que eu já conhecia o trajeto. 
Voltar ao Topo
Jorgeantonio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2012
Rio
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jorgeantonio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 16:31
Originalmente postado por betoaf betoaf escreveu:

Jorge, obrigado pela dica, você teria mais detalhes entre carrancas - aiuruoca - alagoas?




Carrancas - BR. Não conheço
BR - Aiuruoca - dá pra fazer tranquilo, ideal é dormir na pousada da rua atrás da igreja matriz.
Aiuruoca - Alagoa. 30 km quase plano. Estrada de terra com muitas pedras em alguns pequenos trechos.
Giant Yukon 1993
Scott Scandium 2003
Caloi Elite Carbon 2013
Voltar ao Topo
kenjiishikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Dez 2003
Suzano - SP
Offline
Mensagens:2690
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kenjiishikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2013 as 14:03
Ola Beto,

O trecho de Carrancas-itanhandu é sinalizado. Só precisa ficar esperto com as marcações(eu "viajei"depois da fazenda e me perdi! =P)
Segue um relato meu sobre o trecho(inclusive eu encontrei o Lyra lá)

http://umtontoeumabike.wordpress.com/2010/07/23/dia-13-carrancas-caxambu/

Meu blog:



http://umtontoeumabike.wordpress.com
Voltar ao Topo
betoaf Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Set 2012
Paulínia - SP
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betoaf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2013 as 21:08
Valeu, Kenji, na verdade minha intenção é fazer um desvio, ir de carrancas pra aiuruoca e de lá pra Itamonte

Abraços,
Voltar ao Topo
Jorgeantonio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2012
Rio
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jorgeantonio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2013 as 21:23
Originalmente postado por betoaf betoaf escreveu:

Valeu, Kenji, na verdade minha intenção é fazer um desvio, ir de carrancas pra aiuruoca e de lá pra Itamonte

Abraços,


Qdo vc for me dá um aviso, de repente te acompanho ou faço escolta. Ia ser legal pra mim voltar a dar uns pedais pelas terras altas da mantiqueira.
Giant Yukon 1993
Scott Scandium 2003
Caloi Elite Carbon 2013
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X