Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Perrengue com desidratação em cicloviagem
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Perrengue com desidratação em cicloviagem

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Perrengue com desidratação em cicloviagem
    Postado: 08 Nov 2021 as 15:07
Salve, pessoal! Passei um perrengue anteontem e achei interessante colocar a experiência aqui.

Saímos às 6:00 do dia 6 de novembro da zona leste de Belo Horizonte/MG com destino à zona rural de Sabará, especificamente no entorno de Pompéu. É um pedal relativamente curto, com pouco mais de 35km de extensão. Havíamos inclusive feito o reconhecimento de parte da rota na semana anterior, indo e voltando no mesmo pedal, até onde o asfalto chega.

Esse reconhecimento totalizou quase 23km de ida e o mesmo de volta, mas deixamos fora os 12km finais, que seriam em estrada de terra. Não achei que o trecho de terra seria tão cascudo assim, pois eu já pedalei 70km em um mesmo dia.

Os primeiros quilômetros na terra foram tranquilos. Mas assim que saímos da parte de mata mais fechada (e com sombra) pra parte de estrada a céu aberto eu comecei a perceber que a água estava curta. Havíamos levado garrafas de 500ml pra cada um e reabastacemos em uns três locais ao longo do trecho asfaltado. Literalmente, entramos no trecho de terra muito bem hidratados e com as garrafas cheias, mas deu pra notar que era pouco.

Achamos um barzinho na beira da estrada e compramos água, mais uma garrafa de 500ml pra cada um. Mas a falta de conhecimento da região se mostrou um problema: um morro, bastante alto, no meio do caminho, em que a estrada sumia no meio da vegetação. No meio dele, cada curva parecia ser o fim da subida, mas nunca era.

Pra complicar, fiquei pra trás pra acompanhar minha esposa, que não estava conseguindo. Esperamos um carro pra vir buscar ela com um transbike, mas só tinha espaço pra uma bike e eu tive que seguir sozinho morro acima. Tudo bem, eu tava dando conta: fui dosando o esforço e contendo a ansiedade, mas pro meu desespero ouvi o barulho do pneu esvaziando de uma vez só...

Um espinho havia furado o pneu traseiro. Consegui puxar ele por fora do pneu com a mão mesmo, de tão grande. Nisso eram 10:30 da manhã e não tinha uma sombra sequer por perto e, pra piorar, sem sinal de celular. Tinha que sair dali rápido.

Puxei a câmara pela lateral e remendei sem tirar a roda, o que funcionou bem, mas ainda tinha que bombear com a bombinha portátil. Gastei bastante energia e desidratei loucamente naquele sol medonho, e ainda tinha que terminar de subir e chegar no final.

Quando voltei a pedalar, uns 40min depois, a boca tava seca e a água acabando. Comecei a sentir cãibras e aquele morro não acabava nunca! Fui empurrando e as cãibras logo recomeçaram, mas toquei o barco. A visão já tava ficando turva e eu sentia que podia desmaiar.

Minha salvação foi um amigo que tava de sobreaviso da viagem e voltou de moto pra ver o que tava acontecendo, mas não trouxe água, pro meu desespero. Me falou que minha esposa já tava na casa pra onde estávamos seguindo e os outros dois companheiros de pedal estavam no meio do caminho até lá, esperando notícias minhas.

Fui empurrando e apoiando no amigo motoqueiro até encontrar os outros dois de bike. Me deram água e na hora as cãibras pararam! Os músculos estavam fatigados, no entanto, e eu tava com dificuldade pra encarar subidas até leves. Ainda bem que os últimos dois quilômetros eram predominantemente planos.

Lições aprendidas:

* Leve pelo menos o dobro de água que vc acha que vai gastar.

* Se puder reconhecer o trajeto antes de ir de bike, faça.

* Sempre tenha alguém de sobreaviso pra te resgatar.

* Oriente quem estiver no resgate pra levar água, sempre.

* Merdas acontecem, tente prever o pior e prepare-se pra elas.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 16:07
Vc registrou esse pedal no Strava?
Tem link?
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 16:10
tão bebendo mais que opala velho
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 17:02
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


* Leve pelo menos o dobro de água que vc acha que vai gastar.

Ou tenha a certeza que tenham botecos ou comunidades no trajeto...
 


Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


* Se puder reconhecer o trajeto antes de ir de bike, faça.
.

Faço isso sempre de carro em trechos nunca andados de bike, visando saber os pontos-chave e os acessos!

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


* Sempre tenha alguém de sobreaviso pra te resgatar.
* Oriente quem estiver no resgate pra levar água, sempre.

Uma das utilidades de uma esposa!

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


* Merdas acontecem, tente prever o pior e prepare-se pra elas.

Nunca estamos livres!!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 17:43
Água é muito importante sim. Mas só na água não vai (rsrs).
Ao suar perdemos sais minerais, se beber só água, vc tá diluindo o pouco de sais q sobrou no seu corpo. O ideal é balancear água com repositores de sais, isotônicos, água de coco, etc.
Sem falar em alimento, de preferencia carboidrato (que dá energia para nossos músculos) e alguns alimentos com sal, amendoim, etc. Mas tome cuidado, SE CONHEÇA, se vc tem diabetes ou pressão alta preste atenção na quantidade desses alimentos.
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 18:54
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

tão bebendo mais que opala velho
Queria citar o caso não, mas...LOLLOLLOLLOL


Editado por dwsmartins - 08 Nov 2021 as 18:55
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 18:57
Originalmente postado por BrunoRHCP BrunoRHCP escreveu:

Água é muito importante sim. Mas só na água não vai (rsrs).
Ao suar perdemos sais minerais, se beber só água, vc tá diluindo o pouco de sais q sobrou no seu corpo. O ideal é balancear água com repositores de sais, isotônicos, água de coco, etc.
Sem falar em alimento, de preferencia carboidrato (que dá energia para nossos músculos) e alguns alimentos com sal, amendoim, etc. Mas tome cuidado, SE CONHEÇA, se vc tem diabetes ou pressão alta preste atenção na quantidade desses alimentos.
Levei paçoca sem açúcar e bananas, mas a paçoca tava piorando a secura na boca e as bananas foram comidas antes. É importante se conhecer sim!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 18:59
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


* Leve pelo menos o dobro de água que vc acha que vai gastar.

Ou tenha a certeza que tenham botecos ou comunidades no trajeto...
 


Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


* Se puder reconhecer o trajeto antes de ir de bike, faça.
.

Faço isso sempre de carro em trechos nunca andados de bike, visando saber os pontos-chave e os acessos!

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


* Sempre tenha alguém de sobreaviso pra te resgatar.
* Oriente quem estiver no resgate pra levar água, sempre.

Uma das utilidades de uma esposa!

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


* Merdas acontecem, tente prever o pior e prepare-se pra elas.

Nunca estamos livres!!
Só uma que não rola, pq a esposa tava junto! Mas a gente deixou a galera de sobreaviso pro resgate, ainda bem. Só tenho que orientar eles a levarem água no resgate...LOLLOLLOL
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 19:02
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Vc registrou esse pedal no Strava?
Tem link?
Não costumo usar o Strava, mas nesse caso registrei!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 19:38
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Vc registrou esse pedal no Strava?
Tem link?

Não costumo usar o Strava, mas nesse caso registrei!


A atividade solicitada não foi encontrada

Eu queria ver altimetria do percurso

Editado por ghd - 08 Nov 2021 as 19:39
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 20:02
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:


A atividade solicitada não foi encontrada

Eu queria ver altimetria do percurso
Tô vendo que os links postados aqui dão BO. Copia o link abaixo e cola lá:


Se não der, o trecho cascudo tem 1,6km e 155m de elevação vertical, com picos de 20% na inclinação. Analisei aqui e vi que não fiquei tanto tempo parado assim quanto achava, só 17min ao invés de uns 40min.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 20:05
GHD, espiei seu perfil aqui e me deu até vergonha...LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL

Ainda assim, o meu tá aqui:

https://www.strava.com/athletes/30353134
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 20:44
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

tão bebendo mais que opala velho

Queria citar o caso não, mas...LOLLOLLOLLOL



Situação punk, mas me responda aqui, levou o que nesses alforges pra rodar 35km? Essa era mesmo a distância pretendida ou abortou nesse ponto devido aos problemas? Na sexta-feira fiz um pedal na região onde moro, seguindo a estrada onde passava uma antiga linha férrea. Me perguntaram se eu estava em cicloviagem, mas respondi que não. Apesar de que parti de uma cidade e passei por mais 3. Ida e volta deu 100km.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2021 as 20:46
O ideal é que se faça a ingestão de meio litro de água antes do pedal e no mínimo 500ml de líquido por hora pedalada, de preferência com algum isotônico, que pode ser um caseiro (limão + laranja + sal + mel ou açúcar).

Aqui sempre saio com no mínimo 900ml. Se eu for explorar um local não conhecido, carrego o dobro disso para não passar perrengue.
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 09:40
Que perrengue hein. Pelo menos tem a parte boa disso, agora você já aprendeu que água é melhor sobrar do que faltar.
Eu sempre levo duas garrafas de água, mesmo que não vá usar tudo. Essa água extra pode servir pra lavar um machucado em caso de acidente, lavar as mãos depois de consertar um pneu furado, jogar nos cachorros que às vezes nos perseguem, tem muitas utilidades e não custa nada levar.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 09:46
Daniel, com todo respeito possível, mas o que parece ter faltado não foi água, foi condicionamento e autoconhecimento para pedalar o que você se propôs. Vc poderia estar ao lado da fonte de água mais limpa do mundo que certamente não conseguiria fazer o trajeto proposto. 

Aparentemente você bebeu dois litros (ou 1,5 L) em menos de 20 km de ASFALTO. Acho que meu pai com os dois joelhos operados, desgaste em um não beberia essa quantidade de água nessa distância. Na minha cidade natal tem uma subida que, quando comecei a pedalar, bebia 1 litro de água até o final, gastava por volta de 50 minutos para vencê-la. Hoje faço em aproximadamente 30 minutos e nem bebo água. A subida é a mesma e a bike não é muito diferente,  o que mudou foi meu condicionamento e sempre que piora percebo que preciso de mais água. Mas, mesmo melhor que em anos anteriores, certamente se eu me propor HOJE a fazer um bikingman certamente terei câimbras, precisarei voltar no cata bosta e definitivamente água não me ajudará muito.

Outro ponto, cicloviagens e pedais mais longos requerem um ritmo diferente do que ir à lagoa da pampulha ou ir ao supermercado. Não adianta nada tentar manter o mesmo ritmo em 2 horas se o trajeto total demande 6 horas, certamente não vai dar certo.

Por fim, novamente, não estou te criticando, estou levantando outro pontos que talvez a falta de água seja apenas placebo para analisar o real problema. Se ficou ressentido, fica a vontade pra me xingar, já acostumei e não me fragilizo por isso LOL


Editado por jh1991 - 09 Nov 2021 as 11:57
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiotucano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 10:12
De fato me chamou atenção a quantidade de água consumida.

Em pedais de 30 a 40 km minha garrafa não chega na metade.
Prefiro me reidratar no final do pedal.
De qualquer forma, este sou eu, realmente preciso de pouca hidratação, quando saio em pedal com colegas e/ou com a esposa eu sempre sou o que menos se hidrata mesmo mantendo ritmo forte.

O importante ai é você conhecer o seu corpo. Não sei se seu corpo pediu hidratação, mas fazer qualquer atividade física com o corpo cheio de água é tão ruim quanto sem água nenhuma.

Conheça seu corpo, conheça suas deficiências para poder pedalar com segurança e ir melhorando essas deficiências ao longo do tempo.

Você relatou caimbras e um morro que não terminava, talvez tenha forçado além do limite do seu corpo. Não deveria, mas acontece.

Pegue esse trecho como desafio e vá aos poucos tentando superá-lo.

Ops! Você tem que ver também se não tem deficiência de açucar, hipoglicemia tem que ser tratada e o atleta com essa dificiência tem que ficar atento aos sinais de quando o açucar está baixando além do limite.



https://www.strava.com/athletes/14298305

Quadro First Smitt 15.5
Suspensão Inviktus 100mm com trava
Grupo SunRun 27v + Shimano Tourney Tz
Vzan vnine disk 29
DSI SRI-70 29er 2.25
Disco Mec. Paco
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 11:36
é cara, acho que é questão de ir de leve mesmo treinando para pegar condicionamento, provavelmente você ainda precisa treinar mais (quem não precisa?) até se aventurar.

Fui olhar teu perfil, vi que você estava já tem algumas semanas sem pedalar, pegou duas semanas e deu esse BO ai.

Não tome como algo negativo ou uma crítica para te diminuir, já tivemos casos de gente morrer por mal súbito em pedais por exceder o que o corpo pode dar. Vemos pedais de 50-100-200 km que o pessoal faz brincando, mas para isso é necessário certa preparação física e mental.

Eu mesmo, já fiz pedais de 150-200 km em um dia, hoje acho uma merda pedais de mais de 60km, não me dão nenhum tesão mais, acho só sofrimento, pois não estou treinando para isso.


Editado por RuanRAC - 09 Nov 2021 as 11:38
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 14:06
dswmartins, Ainda bem que no final deu tudo certo!
Passados esses sufocos ficam os aprendizados.

Inclusive gostaria de compartilhar algo que presenciei.

Minha bike é Speed, então só tenho experiência no asfalto, às vezes para descolamento curto tbm uso a bike da namorada, uma MTB.

Depois de muita curiosidade, tive a oportunidade de fazer um pedal de MTB na terra. Fui com um grupo, era um pedal pago, mas com uma baita estrutura: guia, veiculo 4X4 de apoio, água, isotônico, lanche, frutas e tudo mais!
Pode até parecer bastante nutela, mas para minha primeira experiência foi algo indispensável, era um dia com bastante sol, pedal bastante duro.
A distância por si só, não fala quase nada sobre a dificuldade da coisa, eram 40Km, porém com 850m de elevação (Os mesmos 40Km no plano, eu pedalo umas 3X por semana tranquilamente).

No meio desse pedal, encontramos um casal em uma estrada de terra, a moça estava tendo uma crise gravíssima de hipoglicemia, queda de pressão, desidratação e etc. Os dois estavam sozinhos, sem sinal de celular, com pouca água e o pouco de água que tinham estava bem quente.
Segundo eles, haviam pedalado menos de 5Km quando deu ruim.
Tomaram água, comeram alguma coisa e então conseguiram voltar para o hotel/pousada.

Na hora eu só conseguia pensar que deveria tomar muito cuidado ao fazer esse tipo de passeio. Se acontecesse algo com a minha namorada eu tbm não saberia o que fazer ali sozinho.

Fora isso, tivemos pessoas no grupo que tbm quebraram, gente que caiu e rachou feio o capacete, etc
Também saí bem satisfeito por não ter me machuado, ter aguentado todo o pedal.

Segue o link da atividade:
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2021 as 15:37
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Daniel, com todo respeito possível, mas o que parece ter faltado não foi água, foi condicionamento e autoconhecimento para pedalar o que você se propôs. Vc poderia estar ao lado da fonte de água mais limpa do mundo que certamente não conseguiria fazer o trajeto proposto. 

Aparentemente você bebeu dois litros (ou 1,5 L) em menos de 20 km de ASFALTO. Acho que meu pai com os dois joelhos operados, desgaste em um não beberia essa quantidade de água nessa distância. Na minha cidade natal tem uma subida que, quando comecei a pedalar, bebia 1 litro de água até o final, gastava por volta de 50 minutos para vencê-la. Hoje faço em aproximadamente 30 minutos e nem bebo água. A subida é a mesma e a bike não é muito diferente,  o que mudou foi meu condicionamento e sempre que piora percebo que preciso de mais água. Mas, mesmo melhor que em anos anteriores, certamente se eu me propor HOJE a fazer um bikingman certamente terei câimbras, precisarei voltar no cata bosta e definitivamente água não me ajudará muito.

Outro ponto, cicloviagens e pedais mais longos requerem um ritmo diferente do que ir à lagoa da pampulha ou ir ao supermercado. Não adianta nada tentar manter o mesmo ritmo em 2 horas se o trajeto total demande 6 horas, certamente não vai dar certo.

Por fim, novamente, não estou te criticando, estou levantando outro pontos que talvez a falta de água seja apenas placebo para analisar o real problema. Se ficou ressentido, fica a vontade pra me xingar, já acostumei e não me fragilizo por isso LOL


No caso dele há o problema do sobrepeso. Com a temperatura ambiente mais alta, ele terá uma maior dificuldade de regular a temperatura do corpo devido à capa de gordura (retém o calor no corpo). Nessas situações, a transpiração acaba sendo bem acentuada para abaixar a temperatura do corpo, o que resulta numa maior desidratação. Isso vai requerer uma maior reposição de líquidos mesmo. É algo em diferente do que acontece com quem vem equipado com chassi de grilo.

É como falaram, é importante conhecer bem o nosso frente a diferentes situações para evitar esses perrengue, mas nem sempre isso é evitável.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 07:49
Não somente obesidade, mas tb diabetes. Esse pedal foi um teste de conhecimento, uma prova pra algo mais longo. A experiência é totalmente válida.

Mas um ponto a colocar: eu não costumo usar o Strava. Estava num treinamento progressivo há quase dois meses, pensando especificamente nesse pedal. E antes disso já estava habituado com pedais mais longos, de até 70km, mas no asfalto. Eu não fiquei parado e de repente fiz esse pedal.

Hipoglicemia não era o problema, pois medi assim que cheguei no destino e hidratei, somente com água: estava baixo pra um diabético, mas normal pra quem não é. Nada que fosse causar um problema.

Não senti fome tb e pude aguardar o almoço normalmente. Ainda vou crendo na linha do calor e desidratação, calor sempre foi uma criptonita pra mim, provavelmente pelo já explicado pelo Hugo (gordura é isolante térmico e promove a retenção de calor), mas vou relatar ao meu endocrinologista e ver a opinião dele.

Um ponto que reforça minha crença (que por enquanto não passa disso, quem irá confirmar ou não é o endocrinologista) é o meu caso de transpiração excessiva: enquanto estava com a boca seca, minha camiseta tava completamente encharcada, de até pingar.

Ainda acho que a ansiedade em terminar o morro tb contou bastante. O jeito daquele lugar não deixa ver o final e a cada curva parece que vai acabar. Isso e ficar sozinho sem sinal de celular...

Mas vou seguindo, aprendendo e me conhecendo. Da próxima vez que eu for lá, já vou com mais experiência. E quanto às críticas, não tomei como ofensa, mas tô com vontade de mandar vcs tomarem naquele lugar. Respeitosamente, é claro...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 08:00
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

O ideal é que se faça a ingestão de meio litro de água antes do pedal e no mínimo 500ml de líquido por hora pedalada, de preferência com algum isotônico, que pode ser um caseiro (limão + laranja + sal + mel ou açúcar).

Aqui sempre saio com no mínimo 900ml. Se eu for explorar um local não conhecido, carrego o dobro disso para não passar perrengue.

Meu cálculo tava no seguinte: um pouco mais de 500ml antes do pedal na forma de suco e chá, 500ml de água na garrafinha, que foi completada algumas vezes nos primeiros 23km (asfalto) e ainda compramos água num buteco assim que entramos na terra. Achei que daria umas duas horas pedalando na terra, então era a garrafinha cheia e uma outra adicional. Na próxima eu incluo mais água pra imprevistos.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 08:22
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

E quanto às críticas, não tomei como ofensa, mas tô com vontade de mandar vcs tomarem naquele lugar. Respeitosamente, é claro...
Pra quê ficar só na vontade? Não se reprima, realize seus desejos, seje feliz Evil Smile

Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 08:58
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

O ideal é que se faça a ingestão de meio litro de água antes do pedal e no mínimo 500ml de líquido por hora pedalada, de preferência com algum isotônico, que pode ser um caseiro (limão + laranja + sal + mel ou açúcar).

Aqui sempre saio com no mínimo 900ml. Se eu for explorar um local não conhecido, carrego o dobro disso para não passar perrengue.

Meu cálculo tava no seguinte: um pouco mais de 500ml antes do pedal na forma de suco e chá, 500ml de água na garrafinha, que foi completada algumas vezes nos primeiros 23km (asfalto) e ainda compramos água num buteco assim que entramos na terra. Achei que daria umas duas horas pedalando na terra, então era a garrafinha cheia e uma outra adicional. Na próxima eu incluo mais água pra imprevistos.


Rapaz quando voltei a pedalar estava na casa dos 110kg, hoje meio travado nós 87kg, meu objetivo é chegar nos 80kg ao menos. Cada um tem sua característica, mas o lance não é só água, dependendo da situação ela até acelera o processo de desidratação e levando junto os minerais.
Normalmente levo uma de água de 700ml e uma outra de isotônico, o Powerade acho melhor que o Gatorade.
Na primeira hora de 10 em 10 minutos dou duas goladas na água, depois da primeira hora alterno entre água e isotonico. No dia anterior encho a de água pela metade e congelo, completo na hora de sair e o isotônico congelo ele todo. Coloco as garrafas inclinadas pra não rachar o fundo.eus pedais são variados entre 20 e 100km. Tanto de speed quanto de MTB.

Um detalhe, tente sair com a barriga leve, não coma muito e nem beba muita água ou líquidos. Na hora de pedalar sua perna vai necessitar de mais irrigação, menos sangue na cabeça, e no estômago. Se tiver com a pança cheia vai dar ruim, fica aquele líquido e comida sem digerir direito balançando de um lado pro outro.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 09:57
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

E quanto às críticas, não tomei como ofensa, mas tô com vontade de mandar vcs tomarem naquele lugar. Respeitosamente, é claro...
Pra quê ficar só na vontade? Não se reprima, realize seus desejos, seje feliz Evil Smile


Não se fazem tretas como antes .... Confused
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 10:12
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

E quanto às críticas, não tomei como ofensa, mas tô com vontade de mandar vcs tomarem naquele lugar. Respeitosamente, é claro...
Pra quê ficar só na vontade? Não se reprima, realize seus desejos, seje feliz Evil Smile


Não se fazem tretas como antes .... Confused
verdade, já estava aqui com a pipoca na mão esperando a confusão e nada. Eita povo fraco hein
Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiotucano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 10:30
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

E quanto às críticas, não tomei como ofensa, mas tô com vontade de mandar vcs tomarem naquele lugar. Respeitosamente, é claro...
Pra quê ficar só na vontade? Não se reprima, realize seus desejos, seje feliz Evil Smile


Não se fazem tretas como antes .... Confused
verdade, já estava aqui com a pipoca na mão esperando a confusão e nada. Eita povo fraco hein


6 querem treta é só chamar o Fabio ....
https://www.strava.com/athletes/14298305

Quadro First Smitt 15.5
Suspensão Inviktus 100mm com trava
Grupo SunRun 27v + Shimano Tourney Tz
Vzan vnine disk 29
DSI SRI-70 29er 2.25
Disco Mec. Paco
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 10:38
Eu pensei exatamente como o Hugo, faltou um isotônico no lugar da água, ou alguma outra coisa para repor carboidratos, uma Maltodextrina, algo do tipo, e uma paçoca / bananada também ajuda. 
Não sou expert no assunto, mas já usei muito Carb Up e sentia diferença quando passava de 1h de exercício, seja corrida ou bike. Só na agua, depois de 1h no sol eu vou começar a ter problemas. Depois de 2h eu já quebrei.


Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 10:47
Não se reprima
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 10:54
Um complemento, até 2h de pedal só levo a de água, isotônico só quando sei que vai ter mais de 3h.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 11:11
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

E quanto às críticas, não tomei como ofensa, mas tô com vontade de mandar vcs tomarem naquele lugar. Respeitosamente, é claro...
Pra quê ficar só na vontade? Não se reprima, realize seus desejos, seje feliz Evil Smile


Não se fazem tretas como antes .... Confused
verdade, já estava aqui com a pipoca na mão esperando a confusão e nada. Eita povo fraco hein

cicloturistas também não
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 11:30
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


Ainda acho que a ansiedade em terminar o morro tb contou bastante. O jeito daquele lugar não deixa ver o final e a cada curva parece que vai acabar. Isso e ficar sozinho sem sinal de celular...


O melhor comportamento para controlar isso é não ficar olhando para cima, para o final da subida, e sim focar em objetos/pontos próximos. "Vou passar daquela árvore", "Vou chegar naquela placa". Isso não vai fazer você subir melhor mas com metas mais curtas você fica menos ansioso.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 12:53
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

E quanto às críticas, não tomei como ofensa, mas tô com vontade de mandar vcs tomarem naquele lugar. Respeitosamente, é claro...
Pra quê ficar só na vontade? Não se reprima, realize seus desejos, seje feliz Evil Smile


Na verdade já mandei, ainda que mentalmente. Mas vão se f*der assim mesmo, seus mala!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 12:54
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

E quanto às críticas, não tomei como ofensa, mas tô com vontade de mandar vcs tomarem naquele lugar. Respeitosamente, é claro...
Pra quê ficar só na vontade? Não se reprima, realize seus desejos, seje feliz Evil Smile



Não se fazem tretas como antes .... Confused

Fazem sim! Eu que nunca entrei nelas.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 12:56
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

E quanto às críticas, não tomei como ofensa, mas tô com vontade de mandar vcs tomarem naquele lugar. Respeitosamente, é claro...
Pra quê ficar só na vontade? Não se reprima, realize seus desejos, seje feliz Evil Smile



Não se fazem tretas como antes .... Confused

verdade, já estava aqui com a pipoca na mão esperando a confusão e nada. Eita povo fraco hein

Literalmente... Nem aguentei um morro com sol na moleira! Acho que faltou um suco de cevada pra repor os eletrólitos...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 12:57
Originalmente postado por sergiotucano sergiotucano escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

E quanto às críticas, não tomei como ofensa, mas tô com vontade de mandar vcs tomarem naquele lugar. Respeitosamente, é claro...
Pra quê ficar só na vontade? Não se reprima, realize seus desejos, seje feliz Evil Smile



Não se fazem tretas como antes .... Confused

verdade, já estava aqui com a pipoca na mão esperando a confusão e nada. Eita povo fraco hein


6 querem treta é só chamar o Fabio ....

Tava me perguntando isso agora!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 12:58
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Eu pensei exatamente como o Hugo, faltou um isotônico no lugar da água, ou alguma outra coisa para repor carboidratos, uma Maltodextrina, algo do tipo, e uma paçoca / bananada também ajuda. 
Não sou expert no assunto, mas já usei muito Carb Up e sentia diferença quando passava de 1h de exercício, seja corrida ou bike. Só na agua, depois de 1h no sol eu vou começar a ter problemas. Depois de 2h eu já quebrei.



Paçoca até tinha, mas ela tava deixando a boca ainda mais seca, achei melhor maneirar.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 13:00
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Não se reprima

Eita povo que gosta duma treta! Me lembrei da confusão em torno do PF, ele largou o fórum pelo visto, né?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 13:02
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:


Ainda acho que a ansiedade em terminar o morro tb contou bastante. O jeito daquele lugar não deixa ver o final e a cada curva parece que vai acabar. Isso e ficar sozinho sem sinal de celular...


O melhor comportamento para controlar isso é não ficar olhando para cima, para o final da subida, e sim focar em objetos/pontos próximos. "Vou passar daquela árvore", "Vou chegar naquela placa". Isso não vai fazer você subir melhor mas com metas mais curtas você fica menos ansioso.

Juro que tentei isso. Tava focado em achar o melhor caminho. O morro é de cascalho fino solto, isso já me garantiria um bom "entretenimento" pra evitar o BO, mas a concentração foi pra cucuia com o lance do pneu furado.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2021 as 13:06
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

E quanto às críticas, não tomei como ofensa, mas tô com vontade de mandar vcs tomarem naquele lugar. Respeitosamente, é claro...
Pra quê ficar só na vontade? Não se reprima, realize seus desejos, seje feliz Evil Smile



Não se fazem tretas como antes .... Confused

verdade, já estava aqui com a pipoca na mão esperando a confusão e nada. Eita povo fraco hein


cicloturistas também não

JH, vc é da turma que vendo a fogueira vai correndo pegar o galão de gasolina...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X