Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - PERDA DE FREIO POR TEMPERATURA
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


PERDA DE FREIO POR TEMPERATURA

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: PERDA DE FREIO POR TEMPERATURA
    Postado: 25 Ago 2011 as 01:02
Pessoal,

primeiro o assunto aqui é DISCO, sei das vantagens de um e de outro sistema e que alguém vai se sentir tentado a defender os v-brakes aqui, por favor, o assunto não é esse.
Tem aproximadamente 2 anos que tenho um Hayes Stroker Trail, satisfeito na maior parte do tempo, tem potência, é leve e não exige manutenção além das eventuais trocas de pastilhas. Uso rotores de 160mm e me são suficientes. Apenas em duas situações eles me deixaram na mão, mas duas situações perigosas. Em descidas grandes e acidentadas, em que esquentaram demais e me deixaram sem freio. Na primeira o susto foi grande, quando fui frear as manetes estavam baixas e por sorte não estava na pior parte da descida e conseguir parar, esperar esfriar e seguir em frente. Na segunda eu já estava esperando e também consegui parar de boa, e nessa o dianteiro zerou, não freava nadinha.
Minha pergunta é sobre qual seria a melhor forma de evitar isso, se existe algum tipo de pastilha, de rotor ou até técnicas de frenagem para evitar essa situação, bastante perigosa. Sei que rotores maiores demoraria mais para esquentar, mas colocar um discão na minha roda dianteira para evitar algo que acontece uma vez por ano é complicado. Vi que alguns shimanos atualmente vem com um dissipador de calor, será que fazem diferença? O Hayes sofre mais disso ou todos são iguais nesse sentido?
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
oscargadens Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar oscargadens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 01:34
amigo tudo depende do seu uso, o sistema tem que ser bem dimensionado.
Da uma lida nisso.
http://www.pedal.com.br/forum/escolhendo-pastilhas-pra-disco_topic6913.html

Mas como vc comentou, o incidente ocorre um vez por ano continua nas que vc vem utilizando.
Voltar ao Topo
will_bill_br Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 07 Dez 2010
-
Offline
Mensagens:494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar will_bill_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 01:42
uma boa maneira de não esquentar tanto o disco são freadas mais fortes e por menos tempo, pois o que esquenta é a fricção e aquela freada só pra reduzir um pouco a velocidade pode ser muito prejudicial ao freio.

Voltar ao Topo
a.rocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2011
Offline
Mensagens:391
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar a.rocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 01:49
Há tecnologias empregadas em determinadas pastilhas e discos para evitar o super-aquecimento, um exemplo deles é do freios XTR:

Ice-Tec - Uma tecnologia completamente nova de resfriamento para o sistema de frenagem à disco, chamado de "Ice-Tec". As pastilhas de freio e rotores (discos) Ice Tec reduzem significativamente o acúmulo de calor durante o acionamento do sistema de freio à disco. Isso assegura o alto rendimento dos freios mesmo em descidas longas downhill. Isso também resulta numa maior vida útil das pastilhas de freio, assim como em frenagem mais silenciosa.

As pastilhas de freio Ice-Tec dispõem de uma estrutura com duas camadas de aço inox com aleta de alumínio. Os rotores Ice-Tec são compostos com o núcleo de alumínio e aço inoxidável para dissipar melhor o calor.


Esse exemplo do XTR é o único que conheço que posso compartilhar, portanto você deve se informar se é possível utilizar pastilhas/rotores de outros fabricantes para seu sistema de freio. Isso já não sei informar pois não manjo muito Cry
Voltar ao Topo
BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1951
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BALOG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 01:53
Troque seu disco dianteiro por 185mm, ja vai fazer uma boa diferença.
 
Um freio com manutenção periodica em dia também faz diferença... pode haver uma bolha de ar no sistema, imperceptivel, e numa situação de aquecimento o negocio aparece e bem.
 
Faça sangrias de tempos em tempos por garantia... você não verifica a água do seu carro só quando ele ferve!
Voltar ao Topo
arielcarapia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2008
Alagoinhas - Bahia
Offline
Mensagens:626
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arielcarapia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 02:04
Uma boa opção,porém que eu nunca utilizei, seria trocar os discos,por modelos mais ventilados,como os XTR,o Avid G3 ou até mesmo os modelos da Ashima ou Alligator....
São um pouco caros,mas acho que vão fazer uma diferença nessa situação,além é claro de realizar a sangria,como o Balog falou.
PS:Também uso os Stroker Trail,mas nunca passei por essa situação.

Abraço!
Mountain Bike no sangue.
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 02:19
Eu já usei discos da Alligator, mas por serem super leves eles acabam esquentando até mais rapido, apesar de resfriarem mais rapido também. O peso também é um fator, tenho aproximadamente 85 kg, tem muita gente mais pesada pedalando com certeza, mas não sou leve.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
arielcarapia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2008
Alagoinhas - Bahia
Offline
Mensagens:626
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arielcarapia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 02:27
Hum,é verdade..
o peso pode ser um fator que esteja "complicando" esse funcionamento...
ENtão,no seu caso,eu optaria pelos discos XTR(2012),acho que são os com melhor tecnologia para resfriamento,além de terem um peso bem legal,e um visual indiscutivel...
Abraço!
Mountain Bike no sangue.
Voltar ao Topo
arielcarapia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2008
Alagoinhas - Bahia
Offline
Mensagens:626
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arielcarapia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 02:31
Olha,me interessei pelo seu problema,e liguei agora para um amigo meu,que pesa 90Kg,e um tempo atrás teve problemas com o aquecimento demasiado dos freios,ele usa um X-0 atualmente,e me disse que recomenda para você ou os rotores XTR,ou os Avid G3,como ja havia dito antes....

Segundo ele(que usa o Avid G3) depois que trocou os rotores,e sangrou os freios,o problema não aconteceu mais...
Mountain Bike no sangue.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 02:43
que pastilhas vc usa? tem um artigo no pinkbike de um tempo atras que fala que pastilhas organicas jogam o calor para os discos super aquecendo os discos e as metalicas dissipam o calor no caliper dando uma sobrevida o problema seria ferver o oleo com isso.

nao sei se tem a ver, mas dois amigos meus tiveram esse problema com hayes nine, do mesmo jeito parou de frear derrepente estranho e perigoso.

se vc colocar discos maiores além de dissiparem melhor o calor vai precisar de menos tempo freando para reduzir o mesmo.

a ultima opção é dar uma de sam hill e parar de frear hahha, só usa em caso de vida ou morte.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 03:38
Rcaliman, estou apenas especulando, mas creio o problema não ser nos discos e pastilhas. Eles pode maquecer mas não vão perder atrito, penso eu que o fluido do freio está esquentando devido ao calor da frenagem e está "afinando".
O Hayes usam DOT, certo? Quando foi a última vez que você trocou o fluido? Pense nisto, pois os fluidos DOT precisam ser trocados em um certo tempo, como nos carros, creio que na bike pelo volume ser menor ele deve deteriorar mais rápido.

Posso estar completamente enganado no que falei, mas pode ser uma possibilidade.

Abraço e boa sorte aí! Thumbs Up
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 03:49
Ariel, vou pesquisar sobre esses discos e a respeito da dissipação de calor deles, talvez não seja a solução total, mas deve diminuir o problema, não sei se consigo achar os Shimano no padrão 6 parafusos, mas o Avid com certeza. Obrigadão!
Cara, eu sempre uso metalicas ou semi metalicas, mas não saberia dizer quais estão lá no momento. Organicas eu não uso, mas nem é por essa questão aí, é que, pelo que sei, elas deterioram mais rapido.
Marco, também é algo a pesquisar, meus freios foram comprados OEM, já vieram sangrados de fábrica e eu sempre quis deixar para fazer outra sangria em caso de necessidade mesmo, pela qualidade do serviço atual, mas é um caso de saber se isso acontece pelo tempo ou pelo uso, pois se for pelo tempo, não tenho como afirmar quanto tempo ele ficou parado antes de eu comprar, mas se for pelo uso, creio que não, pois na primeira falha os freios tinham poucos meses de uso, e já aconteceu com outros colegas, como relataram acima, mesmo em um X0.


Editado por rcaliman - 25 Ago 2011 as 03:52
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
rodrigotesch Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Dez 2010
Colatina/ES/BR
Offline
Mensagens:91
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigotesch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 11:04
Eu te sugiro a soltar mais o freio na descida... esquenta menos :)
Afinal... tanto com o shimano Deore quanto com o Bengal Helix 3 nunca tive esse problema... e onde você desce, eu desço :P
Voltar ao Topo
HugoMuringa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2010
Leme/SP
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HugoMuringa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 11:17
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

Eu já usei discos da Alligator, mas por serem super leves eles acabam esquentando até mais rapido, apesar de resfriarem mais rapido também. O peso também é um fator, tenho aproximadamente 85 kg, tem muita gente mais pesada pedalando com certeza, mas não sou leve.
 
Tive problema de perder freio descendo pra Estiva, no Caminho da Fé.
Comentaram que freios 'frankenstein' podem falhar com mais facilidade (uso rotor 160 XTR, manetes XT e caliper Shimano sem série nenhuma, aquele M485 eu acho....)
 
Um amigo que fez o Caminho logo após estava usando rotores Alligator.
O bichinho envergou, entortou inteiro devido a super aquecimento.
 
Na minha opinião uma boa hoje em dia é o XT novo!!
Voltar ao Topo
zxr250 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Dez 2009
Espirito Santo
Offline
Mensagens:1720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zxr250 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 12:15
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

não sei se consigo achar os Shimano no padrão 6 parafusos, mas o Avid com certeza. Obrigadão!
Bom dia RCALIMAN, estou vendendo rotor XT 6 parafusos de 160 e 180, se interessar segue o anuncio. http://www.pedal.com.br/FORUM/vendo-freio-elixir-5-e-rotores-xt-6-parafusos_topic38914.html tambem sofri uma vez com perda de freio com XT-775 e rotor de 160, depois que coloquei de 180 acabou o problema, sou pesado (100 kg).
 
Ronaldo
Voltar ao Topo
philipi yuri Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 31 Jul 2009
Santa Catarina
Offline
Mensagens:710
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar philipi yuri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 12:32
Amigo,

Eu uso o freio ashima PCb, que uso oleo dot 5, troquei os rotores originais ashima por terem empenado e coloquei um bem simples da WG ( tipo serra ), e vou te falar que nao senti diferença alguma, freia a mesma coisa, e nunca tive esse tipo de problema por usar esses discos simples, E olha que aqui descemos serras de ate 17 km só descendo e com bastante curvas.

As pastilhas, eu uso as original metalicas da ashima.


Voltar ao Topo
JulioCWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:1218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JulioCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 13:09
O fato de os freios shimano utilizarem óleo mineral em vez do DOT 5 não prejudica o resfriamento? A função do DOT não é justamente minimizar o aquecimento do sistema? Pergunto isso porque uso freios Avid e estava pensando em trocar por shimano mas fiquei meio preocupado com isso...

Voltar ao Topo
zxr250 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Dez 2009
Espirito Santo
Offline
Mensagens:1720
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zxr250 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 13:51
Eu usava Shimano XT-775 e faltou freio quando usava rotor de 160, troquei por 180 e não tive mais problema, mesma descida e não faltou freio.
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Online
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 14:37
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

Apenas em duas situações eles me deixaram na mão, mas duas situações perigosas.
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

...mas colocar um discão na minha roda dianteira para evitar algo que acontece uma vez por ano é complicado.


Vc acha realmente que não compensa colocar um disco maior, sabendo que nestas "situações perigosas" vc poderia sofrer um acidente bem sério/fatal?
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 15:48
Para evitar sobre aquecimento a coisa mais simples que dá pra fazer é colocar um disco maior, um de 180 provavelmente resolveria seu problema.

Eu nunca tive problema de falta de freio no meu Stroker Trail e olha que desço forte e peso quase 90kg equipado.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
dreyerrio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2009
rj
Offline
Mensagens:566
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dreyerrio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 17:28
rapaziada, e quanto ao aquecimento de freios a disco mecanicos ?
 
tenho um bb5 e até hoje nunca tive problema sério, porém em uma descida um pouco mais forte  e longa (eu peso 90kg aproximadamente), e minha bike uns 15kg, o conjunto chega facil a 110kg, tive a sensação do freio ter perdido um pouco a potência.
 
alguem ja teve problema em freios mecanicos ?
 
Voltar ao Topo
arielcarapia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2008
Alagoinhas - Bahia
Offline
Mensagens:626
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar arielcarapia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 21:58
rcaliman,de nada cara!
Outra coisa a se observar,que vai fazer grande diferença também,além da troca dos rotores,é fazer a sangria,manutenção é tudo!
Mas a proposito,antes de comprar os rotores,eu faria uma sangria,caso o problema não melhorasse,aí sim eu compraria os rotores.
Abração!
Mountain Bike no sangue.
Voltar ao Topo
roddrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2006
Jandira - SP
Offline
Mensagens:3310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roddrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 23:09
Originalmente postado por dreyerrio dreyerrio escreveu:

rapaziada, e quanto ao aquecimento de freios a disco mecanicos ?
 
tenho um bb5 e até hoje nunca tive problema sério, porém em uma descida um pouco mais forte  e longa (eu peso 90kg aproximadamente), e minha bike uns 15kg, o conjunto chega facil a 110kg, tive a sensação do freio ter perdido um pouco a potência.
 
alguem ja teve problema em freios mecanicos ?
 

No freio mecânico o aumento da temperatura não atrapalha tanto. No Hidráulico o calor do freio chega no fluído que tem suas propriedades alteradas assim como no flexível que dilata e faz com que o manete afunde...
Voltar ao Topo
roddrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2006
Jandira - SP
Offline
Mensagens:3310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roddrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2011 as 23:11
Originalmente postado por JulioCWB JulioCWB escreveu:

O fato de os freios shimano utilizarem óleo mineral em vez do DOT 5 não prejudica o resfriamento? A função do DOT não é justamente minimizar o aquecimento do sistema? Pergunto isso porque uso freios Avid e estava pensando em trocar por shimano mas fiquei meio preocupado com isso...


Julio...eu usava os Avid juicy 7 na minha bike e tinha problema de aquecimento direto (fading) troquei por Magura e foi só alegria...
Voltar ao Topo
kako Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2004
- Itu-SP
Offline
Mensagens:3039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kako Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2011 as 01:48
  Eu uso  Avid juicy 7 mas com rotores G3 , nunca tive esse problema , mas sempre mantenho a troca de oleo em dia, sangro direitinho etc! Mas sem problemas!

Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2011 as 03:17
Originalmente postado por roddrigo roddrigo escreveu:

Originalmente postado por JulioCWB JulioCWB escreveu:

O fato de os freios shimano utilizarem óleo mineral em vez do DOT 5 não prejudica o resfriamento? A função do DOT não é justamente minimizar o aquecimento do sistema? Pergunto isso porque uso freios Avid e estava pensando em trocar por shimano mas fiquei meio preocupado com isso...


Julio...eu usava os Avid juicy 7 na minha bike e tinha problema de aquecimento direto (fading) troquei por Magura e foi só alegria...

Roddrigo, seria este o motivo da Shimano usar o óleo mineral dela ao invés dos DOT, por suportar maior temperatura?
Pergunto porque tenho planos de instalar na minha bike em breve discos e estava justamente entre o Juicy 7 e Shimano Deore ou SLX devido o custo.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2011 as 14:58
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Originalmente postado por roddrigo roddrigo escreveu:

Originalmente postado por JulioCWB JulioCWB escreveu:

O fato de os freios shimano utilizarem óleo mineral em vez do DOT 5 não prejudica o resfriamento? A função do DOT não é justamente minimizar o aquecimento do sistema? Pergunto isso porque uso freios Avid e estava pensando em trocar por shimano mas fiquei meio preocupado com isso...


Julio...eu usava os Avid juicy 7 na minha bike e tinha problema de aquecimento direto (fading) troquei por Magura e foi só alegria...

Roddrigo, seria este o motivo da Shimano usar o óleo mineral dela ao invés dos DOT, por suportar maior temperatura?
Pergunto porque tenho planos de instalar na minha bike em breve discos e estava justamente entre o Juicy 7 e Shimano Deore ou SLX devido o custo.

O óleo DOT resiste melhor a altas temperaturas. Do contrário o óleo DOT não seria usado em todos os veículos automotores com sistema hidráulico de freios.


"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2011 as 15:27
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Originalmente postado por roddrigo roddrigo escreveu:

Originalmente postado por JulioCWB JulioCWB escreveu:

O fato de os freios shimano utilizarem óleo mineral em vez do DOT 5 não prejudica o resfriamento? A função do DOT não é justamente minimizar o aquecimento do sistema? Pergunto isso porque uso freios Avid e estava pensando em trocar por shimano mas fiquei meio preocupado com isso...


Julio...eu usava os Avid juicy 7 na minha bike e tinha problema de aquecimento direto (fading) troquei por Magura e foi só alegria...

Roddrigo, seria este o motivo da Shimano usar o óleo mineral dela ao invés dos DOT, por suportar maior temperatura?
Pergunto porque tenho planos de instalar na minha bike em breve discos e estava justamente entre o Juicy 7 e Shimano Deore ou SLX devido o custo.

O óleo DOT resiste melhor a altas temperaturas. Do contrário o óleo DOT não seria usado em todos os veículos automotores com sistema hidráulico de freios.


Exato, o Dot resiste muito mais às altas temperaturas que o mineral, mas em compensação é hidropropílico (ou algo parecido), absorve humidade do ambiente, motivo pelo qual nos carros e motos o reservatório ser transparente pra não ter que abrir pra ver o nível, pois se abrir absorve humidade de ar.
Então tem que trocar de tempos em tempos pois pode ter absorvido humidade, aí quando exigido, com o aumento da temperatura, a água ferve dentro do líquido formando bolhas que tornam a frenagem uma m#$+(a). Mas se não estiver contaminado ele mantem as caracteristicas até uma temperatura muito mais alta que o mineral. (Acho que a shimano invetou esse Ice Tech exatamente pra evitar problemas com o fluido, pois usa mineral).
Voltar ao Topo
marcorn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2008
São José/SC
Offline
Mensagens:941
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcorn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2011 as 15:30
Originalmente postado por zxr250 zxr250 escreveu:

Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

não sei se consigo achar os Shimano no padrão 6 parafusos, mas o Avid com certeza. Obrigadão!
Bom dia RCALIMAN, estou vendendo rotor XT 6 parafusos de 160 e 180, se interessar segue o anuncio. http://www.pedal.com.br/FORUM/vendo-freio-elixir-5-e-rotores-xt-6-parafusos_topic38914.html tambem sofri uma vez com perda de freio com XT-775 e rotor de 160, depois que coloquei de 180 acabou o problema, sou pesado (100 kg).
 
Ronaldo


Eu uso rotores XT 160 mm do sistema de 6 parafusos e quando fiz o Camiho da Fé também foram usados os freios XT 775 e, apesar deles estalarem e mudarem de côr por conta do esforço, não falharam mesmo com a bike carregada. Usava pastilhas metálicas. Também tenho ( e tinha na época) 85 Kg. Lembrando que o Shimano usa óleo mineral.

Quando usava disco mecânico e pastilhas orgânicas, nos treinos carregado para o Caminho da Fé, tive episódios de falta de freio também. Por isso mudei de pastilhas. Como as pinças não aceitavam as metálicas, tive de mudar tudo e coloquei hidráulicos também. A dissipação do calor é diferente com pastilhas orgânicas e metálicas, assim como em sistemas mecânicos e hidráulicos. Para exigências extremas fique com pastilhas metálicas e pinças hidráulicas. quanto ao que seria melhor entre DOT e mineral para dissipação não saberia dizer.
Gigi - Giant ATX7, Rock Shox Tora TK, Shimano XT Dual Control, Vzan Everest XC + Michelin XC AT (na terra) & Continental Town Ride (no asfalto)
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2011 as 16:28
Mas qualquer freio, por mais regulado que esteja, vai perder eficiência quando superaquece. A fricção entre pastilhas e disco diminui com o calor intenso, é lei da física.
 
Porém, ele piora o rendimento mas deve continuar freiando (ao menos foi assim com todos os freios que já tive). Ficar sem freio como foi relatado aqui no tópico é outra coisa... já me aconteceu uma vez e era problema de ar na mangueira, tem que fazer uma sangria bem feita nele para resolver.
 
Eu com meus 100Kg já desci trilhas em montanhas que me obrigaram a ficar freiando forte ininterruptamente por quase 1 minuto, o freio fede queimado como se fosse carreta carregada descendo serra, os discos ficam azulados, mas nunca em momento algum eu fiquei sem freio.
Os freios que já tive até hoje (quase todos Avid) foram: Avid Juicy Five, Avid Juicy Seven, Avid Elixir R, Hygia Usagi e Avid Elixir CR. Todos eles usavam óleo DOT5, e discos 185mm na dianteira (dos mais variados tipos, Avid Roundragon, a cópia desse da Alligator, Avid G2 e G3).
Recentemente adquiri freios XTR, que usam óleo mineral... não testei ainda, mas imagino que não vá ser muito diferente.
 
Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 26 Ago 2011 as 16:28
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2011 as 21:24
Valeu Hamud e Lemarco.

O lance do DOT eu já sabia, porém não entendia o porque da Shimano usar Mineral. Achei que havia algum Q a mais que representasse alguma vantagem.
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2011 as 22:16
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Valeu Hamud e Lemarco.

O lance do DOT eu já sabia, porém não entendia o porque da Shimano usar Mineral. Achei que havia algum Q a mais que representasse alguma vantagem.


Acredito que seja por opção mesmo da Shimano o uso de óleo diferente, essa de querer ser diferente é coisa dela, é só ver os cubos Center Lock.

Uso freios e cubos SLX com discos XT center lock.

Quanto a falta de freio, em breve vou testar os meus numa montanha da minha cidade e ver como eles irão se comportar.


Editado por gladiator25 - 26 Ago 2011 as 22:18
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2011 as 21:47
Esse fading de ficar 100% sem freio é porque o óleo ferve (ou agua diluída no oleo, ou ar diluído no óleo) e faz bolhas. Aí a força que você faz é para comprimir esse gas no sistema, e acaba não empurrando o pistão.
Voltar ao Topo
joegidio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2011
Paranaguá
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joegidio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2011 as 23:58
Óleos de freio são em geral hidrofílicos, ou seja, assim como sal de cozinha o óleo absorve água do ambiente. Qdo o sistema hidráulico está sob uso intenso e em severas condições de uso a temperatura do óleo no sistema de freio sobe, transformando a água líquida absorvida pelo óleo em vapor d´agua. Estas bolhas de ar no sistema hidráulico causam a perda da propriedade do óleo de transmitir a pressão aplicada sobre os manetes de freio, acarretando em má frenagem.
  Ao menor sinal de perda de eficiência no sistema de freio hidráulico recomenda-se verificação de pastilhas, e, caso as mesmas estejam em boas condições deve-se sangrar o sistema hidráulico uma vez. Voltando a ocorrer perda de eficiência recomenda-se drenar totalmente o sistema e reabastecer com novo óleo. Obs: Verifique a data de validade do óleo no frasco quando for comprar pois se os mesmos estiverem armazenados a muito tempo poder ter absorvido água ainda na embalagem. Estas dicas são válidas para bicicletas, carros, motos e veículos em geral que utilizem sistema de óleos dot. Talvez por isso a Shimano tenha substituido o óleo dot por óleo mineral.
Espero ter colaborado!Smile

Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2011 as 03:40
Lembremos tb do superaquecimento das pastilhas, a tal da capitalização. É o mesmo que ocorre ao levarmos o carro num track Day. Algumas hotlaps e o freio já era, não segura mais nada.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2011 as 03:41
Cristalização. Maldita auto-correção do celular.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
RogerAlves Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 04 Set 2011
RJ
Offline
Mensagens:0
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RogerAlves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2011 as 01:00
Já aconteceu comigo com Magura. Depois que passei a usar Shimano nunca mais. E agora com os rotores Ace nem estalo escuto mais.. Acho que são os RT98 CL.
Voltar ao Topo
victor_xco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Set 2011
Montes Claros
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victor_xco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2011 as 16:19
Com o novo xtr o problema sumiu.
Victor
Vitinho XC
Voltar ao Topo
Patricko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2011
Piúma
Offline
Mensagens:629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Patricko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2011 as 23:58
O assunto é disco, no entanto para não abrir outro tópico agradeço se alguém puder tirar minha dúvida.
Qual a quantidade de oléo que gasta para sangrar um freio?
E se eu comprar o de 32OZ, o fluido tem validade ou se deteriora?
Na CRC tem opção 4oz, 12oz e 32OZ.
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=20034

Comprei um stroker carbon usado e vai precisar de uma nova sangria.

Desde já agradeço a colaboração


Sabio não é aquele que aprende com os próprios erros, e sim com os erros dos outros!
Voltar ao Topo
Markoz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jul 2011
campo largo
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Markoz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2011 as 00:54

Shocked Oq vc vai fazer com 1 litro d fluído???? Acho q é mta coisa hein... Se eu fosse vc, pegaria o d 12oz! 

Quanto à sangria, não seria mais conveniente levar a bike para um mecanico? Freios geralmente dão pouquissima manutenção... Acho q gastar uma graninha uma vez por ano com freios, não tem mto problema né?!

Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X