| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Pensando em mudar de mtb para speed
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pensando em mudar de mtb para speed

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
sidserra Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2018
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:1369
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sidserra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Pensando em mudar de mtb para speed
    Enviado: 05 Ago 2020 as 08:29
Sempre andei em bikes de "estilo mtb" (já tive Caloi 10 tb) desde que aprendi a andar de bike, seja as bikes que eu montava com sucata ou as que eu comprava ou montava com peças compradas e nos tempos áureos e sem muita responsabilidade eu andava cerca de 40Km diários "só por esporte". O tempo foi passando e as novas responsabilidades (e a idade...) acabaram minando esse "desempenho" e por uma questão de conforto e objetividade sempre procurei bikes "estilo mtb" por serem confortáveis e bem mais difíceis de darem defeito, manutenção relativamente mais barata e com peças fáceis de serem encontradas. De uns tempos pra cá tenho vontade de pegar uma speed e já postei várias vezes por aqui que speed é foda, pouco confortável, sem graça, não é muito "manobrável" mas, depois de ter experimentado uma Trek por um certo tempo, comecei a mudar de opinião. Na minha mtb (que não faço trilhas, só asfalto) quase 50% do tempo em cima dela eu uso os barends (a posição mais próxima de uma speed), gosto de velocidade, só ando em ruas ou pisos "lisos" e na mtb atual mal consigo fazer 30Km sem ficar com a bunda doída e raramente passo dos 25Km/h sustentáveis (meio que me peido todo, hehehe). Não tenho muita elasticidade (estando em pé só toco as canelas com as mãos estando com as pernas esticadas) e por tudo que li sobre speed eu não deveria usar esse tipo de bike mas a verdade é que eu me senti mais à vontade na Trek do que nas últimas bikes tipo mtb que já usei (Oggi, Sense, Caloi e Scott).

Já até fiz um meio bikefit e o tamanho para mim seria 54, já até achei uma Oggi (por um bom preço se comparado à outras speeds) que deve pesar uns 11Kg (a mtb tem uns 17Kg) com guidão e garfo em carbono mas ela é 58, então estou esperando mais um pouco e até procurando uma usada pra ver se é mesmo uma opção. Comprar uma Trek nova não tem condições, está muito cara, sem dizer que a mtb está me atendendo muito bem mas deu aquela vontade de ter uma speed só pra eventualmente quebrar a cara mais à frente. Acho que estou me deixando levar pela boa experiência com a Trek e se pegar algo diferente dela tv eu não goste tanto assim, o objetivo é andar com mais velocidade maiores distâncias sem que a bunda fique em farrapos, hehehe...


Editado por sidserra - 05 Ago 2020 as 08:31
https://quasetudosobrebikes.blogspot.com/
Voltar para o topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Out 2013
Gaspar SC
Desconectado
Mensagens:281
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de FelipeV Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Ago 2020 as 10:50
Um pequeno conto para contexto.

Minha primeira bike MTB digamos moderna, foi uma Oxer 26" foi boa, mas sentia algo errado, partir para uma GT Avalanche 3.0 tbem 26", mudança da agua pro vinho em conforto, encaixei na bike, e não sabia nada desse negocio de bike fit, dessa fui para caloi, Elite 30, Carbon Sport, Racing, e voltou a sensação de algo errado, não importando qndo ajustasse a bike, no final cheguei no ponto funcional das calois, como tive 3 seguidas com geometrias similares me achei nelas, então um dia fiz teste drive numa Scott, feito aquele bike fit top, qntos metros vc tem ? X, bike L pra vc, fiz 2 horas de pedal sem ajuste nenhum numa bike racing sem problemas e esse ano peguei uma Cannondale FSI, veja que nessa bike tive a mesma experiencia que na GT, na Scott, selim mais ou menos ali, monta e sai andando.

Então, o que quero dizer, tão longamente, que sua experiencia na Trek pode não ser a mesma numa Oggi, Caloi, Sense. E talvez essa Trek tava mais no seu tamanho que as MTBs do passado.

Talvez não seria interessante uma Gravel ? tipo a sense, pneu pouco mais largo, mais conforto.
Ela tbem não é gravel, é uma speed disfarçada.

Ai tem gente que diz, pega uma barata pra ver se gosta, mas dai cara pode ter azar de pegar uma tranqueira e só se irritar e abandona pq a bike era ruim.

Eu sempre penso em ter uma segunda bike, ter tipo uma Gravel, speed/estradão, mas toda vez que ando poucos KM no asfalto com carros ao meu redor, lembro pq ando de MTB e não speed.
Voltar para o topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Set 2014
Sapiranga
Desconectado
Mensagens:466
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MarceloNeuriHaag Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Ago 2020 as 14:38
Prezado sidserra, há algum tempo também fiz muitos questionamentos e o pessoal discutiu muito. Veja se ajuda:
https://www.pedal.com.br/forum/topic96197.html

Voltar para o topo
mauriciomsr Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Jun 2020
guaratingueta
Desconectado
Mensagens:102
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mauriciomsr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Ago 2020 as 15:30
acho que devia pensar em uma gravel, a soul tem uma legal.
ela é mista e com baixa manutenção.
Voltar para o topo
Davi Silva Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Mai 2019
Dublin
Desconectado
Mensagens:206
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Davi Silva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Ago 2020 as 15:46
Bunda em farrapos.... Ahahaha... 


Edtou de férias e desde que não posso viajar eu resolvi pedalar todos os dias ao menos 80Km cada dia por 10 dias, estou no dia 5 e amanhã eu vou fazer 120. Acordar de manhã é um sofrimento, as pernas já não quer mais acompanhar a bunda então, nem te falo.... 

Bom, acho que todas as bikes vai te dar o problema das nadegas mas somente as speed te dará problema nas costas(se tiver alguma pré condição vai ser problema).

Mas te falo uma coisa, a paz de espírito que eu tenho a cada fim de pedalada é incrível, acho que a mtb é fantástica mas fazer 120km em uma bike com 35mm de pneu é adiantar a morte em algumas semanas pra mim.

Não vem com essa de idade, tenho um amigo que está com 67 anos é ela me disse que a melhor parte da semana pra ele é aos domingos quando ele vai pro clube. O grupo dele faz até 60Km por pedalada, que é um monte pra um grupo de aposentados.

Você vai ter que decidir meu caro.... não sei como é o esquema de ter uma Speed no Rio e onde a galera está pedalando, de MTB sei que tem um monte de trilha.


Kr >>> DV
Voltar para o topo
zoda Ver Drop Down


Registrado: 02 Jul 2009
são paulo
Desconectado
Mensagens:820
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zoda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Ago 2020 as 15:58
Originalmente Postado por Davi Silva Davi Silva Escreveu:

Bunda em farrapos.... Ahahaha... 


Edtou de férias e desde que não posso viajar eu resolvi pedalar todos os dias ao menos 80Km cada dia por 10 dias, estou no dia 5 e amanhã eu vou fazer 120. Acordar de manhã é um sofrimento, as pernas já não quer mais acompanhar a bunda então, nem te falo.... 

Bom, acho que todas as bikes vai te dar o problema das nadegas mas somente as speed te dará problema nas costas(se tiver alguma pré condição vai ser problema).

Mas te falo uma coisa, a paz de espírito que eu tenho a cada fim de pedalada é incrível, acho que a mtb é fantástica mas fazer 120km em uma bike com 35mm de pneu é adiantar a morte em algumas semanas pra mim.

Não vem com essa de idade, tenho um amigo que está com 67 anos é ela me disse que a melhor parte da semana pra ele é aos domingos quando ele vai pro clube. O grupo dele faz até 60Km por pedalada, que é um monte pra um grupo de aposentados.

Você vai ter que decidir meu caro.... não sei como é o esquema de ter uma Speed no Rio e onde a galera está pedalando, de MTB sei que tem um monte de trilha.




Cara para o pedal que vc relata, em torno do Nilton Santos, MTB é melhor. Mas com a speed vc pode alongar seus pedais rumo a Usina, e de lá, Cristo, Sumaré, Vista Chinesa, Canoas, Barra da Tijuca, Grumari. Nada que uma MTB não faça TB.
Voltar para o topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Dez 2019
São Paulo
Desconectado
Mensagens:68
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pedalchou Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Ago 2020 as 16:06
Originalmente Postado por sidserra sidserra Escreveu:

Sempre andei em bikes de "estilo mtb" (já tive Caloi 10 tb) desde que aprendi a andar de bike, seja as bikes que eu montava com sucata ou as que eu comprava ou montava com peças compradas e nos tempos áureos e sem muita responsabilidade eu andava cerca de 40Km diários "só por esportee.


Bom, amigo já pensou mudar seu MTB para uma "híbrida" ? MTB/dores

Já tive 9 bikes na garagem entre aro 26, 29, 20( dobrável) e 700. ( Marcas variado) e hoje só ficou 700 e dobrável por motivo do espaço ( aluguei a garagem), mas posso te garantir que o meu dobrável consegue chegar numa velocidade entre 40 a 50 km/h. Isso porque troquei as relações ( pedivela 30/50 e cassete de 11/36 de 8v). E o 700 está com pedivela triplo 30/42/52 e cassete 11/36. O que quero te dizer é, você pode gastar pouco para transformar a sua bike adaptar ele conforme a sua necessidade.

É apenas uma opinião minha.

Abraço
Voltar para o topo
lagcarvalho Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Mar 2020
Macapá
Desconectado
Mensagens:19
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lagcarvalho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Ago 2020 as 18:25
Há uns 2 meses abrir um tópico sobre isso
https://www.pedal.com.br/forum/investir-na-mtb-ou-partir-para-uma-speed_topic98856.html
Fui de speed e foi a melhor coisa que eu fiz.
Continuo com a MTB, mas agora e basicamente pra treinos regenerativos
Voltar para o topo
sidserra Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2018
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:1369
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sidserra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Ago 2020 as 19:57
Revendo vários posts meus (alguns listados aqui) e levando em conta que minha bike está bonitona e com ups recentes (freios Bengal com discos de 180mm, quadro e suspa) vou postergar a compra da speed para bem mais à frente, senão eu estaria quebrando a primeira regra do cara duro que é "só comprar se for necessário". Enquanto isso posso ir experimentando modelos diferentes de speed (alugando ou pegando de amigos) para ter uma base de comparação até que eu me convença de verdade que vale a troca já que eu venderia a mtb e ficaria só com a speed.

Obrigado pelas opiniões. Beer
https://quasetudosobrebikes.blogspot.com/
Voltar para o topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Desconectado
Mensagens:6698
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Ago 2020 as 15:22
Originalmente Postado por Davi Silva Davi Silva Escreveu:

Bunda em farrapos.... Ahahaha...

s já não quer mais acompanhar a bunda então, nem te falo....




Pernas é questão de treino. A bunda... Big smile 

Isso se resolve com um selim correto. Eu uso selim Brooks nas minhas bikes. Não interessa se pedalo 10 ou 100 km, a bunda não reclama.

Mas se comprar um daqueles selins macios, fofinhos, com cobertura que parece uma seda, tá ferrado. Aí vai doer mesmo. Selim tem que ser firme, no tamanho correto e bem ajustado.

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X