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PELOTÃO - Etica, Politica e Etiqueta |
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pavao
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Cadastrado em: 22 Fev 2009 São Paulo Offline Mensagens:1684 |
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Para se alimentar vá para o fim do pelotão para que, ao pegar o alimento e comê-lo, as possíveis instabilidades na trajetória não ofereçam risco de acidente.
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lgalicki
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Cadastrado em: 13 Dez 2005 Banido Offline Mensagens:8255 |
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Não assoe o nariz ou cuspa quando houver alguém atrás de você.
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O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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sassota
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Cadastrado em: 30 Mar 2009 São Paulo Offline Mensagens:9146 |
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Topico informativo para auxiliar os novatos ou pessoas que andam pouco em pelotão.
Resumo: Antes de pedalar: - Certifique-se que sua bicicleta está em condições, como pneu bem calibrado, nenhuma folga em qq parafuso ou qq detalhe que possa causar algum problema; - Informe-se sobre os pelotões da sua cidade, veja qual é adequado as suas necessidades; - Voce vai pedalar em grupo, seja sociavel, quem tem boca vai a Roma; No Pelotão: - Esteja atento 110% do tempo; - Mantenha sua linha; - Mantenha a calma; - Seja educado; - Seja previsível; - Importe-se com os outros ciclistas; - Pedale olhando pra frente; - Sinalize obstaculos ou qq objeto que possa causar problemas; - Evite movimentos bruscos; - Ninguem é surdo, grite só em emergência; - Evite freios, para diminuir a velocidade levante um pouco o tronco e se exponha mais ao vento, vc diminui suavente sem assustar o ciclista de tras; - Esteja atento 110% do tempo; - Não vá puxar o pelotão sem antes se apresentar e pedir licença para participar do revezamento; - Quer contribuir puxando o pelotão? Não mude o ritmo; - Se vc está na cabeça do pelotão, escolha sempre o caminho mais limpo e retilineo; - GERALMENTE os pelotões tem "patrons". Informe-se sobre quem são eles; - Lembre-se que tem gente atras de vc, cuidado ao comer, assoar o nariz, cuspir, peidar, mijar (triatleta detected), ou qq coisa que vc não gostaria caindo em vc; - O vento é seu pior inimigo, aprenda a se defender dele; - Aprenda a pular pequenos obstaculos; - Mantenha-se a uma distância segura do ciclista adiante; - Cuidado ao levantar da bike para pedalar, o balanço da bicicleta pode derrubar o ciclista de trás; - Atente-se a movimentação do ciclista a sua frente, ele pode começar a pedalar em pé de repente diminuindo muito rápido a distância entre a sua bicicleta e a dele; - Não deixe que sua roda dianteira ultrapasse a roda traseira do ciclista adiante; - Não feche um "gap" (lacuna) de forma abrupta, vá aumentando gradativamente o ritmo até chegar no ciclista adiante; - Caso haja necessidade de se locomover dentro do pelotão, sinalize, use suas mãos como as setas dos automóveis; - Seres vivos as vezes aparecem, seja cachorro, cavalo, vovozinha com sombrinha, criança atrás de bola, linha de pipa, etc etc etc. muito cuidado, diminua o ritmo para garantir a segurança; - Esteja atento 110% do tempo; - Se começar a descida e vc está na frente, continue pedalando, isso evita o acionamento dos freios dos ciclistas atras de vc; - NÃO USE CLIP (geralmente usados em bicicletas de CR ou TT) - Evite usar fones; - Use sempre capacete; - Utilize oculos; - Contato entre os ciclistas acontecem e é uma coisa normal e corriqueira, seja ombro com ombro, guidão com guidão. Esteja preparado; - Se não está em condições de puxar o pelotão e é sua vez, retire-se elegantemente; - Se não está em condições de revezar, permaneça no fundo pelotão; - Se está no fundo do pelotão, preste atenção redobrada. Obstaculos a frente são um perigo nesse tipo de situação. - Cuidado ao manusear caramanholas enquanto estiver em movimento; - Se só possuir uma MTB e quer andar no pelotão de road bikes, seja elegante, permaneça no fundo, entenda que você será um estranho no ninho e pode haver preconceito por parte dos mais bestas; - e não se esqueça de estar atento 110% do tempo; Pedalando em Grupo: - Conheça os ciclistas que estão com você; - Todos tem que contribuir com o pelotão na devida proporção; - Informe-se sobre o percurso; - Não deixe ninguém para trás, a segurança do grupo é responsabilidade de todos; - Tente sempre fazer um revezamento, a prática leva a perfeição; - Ninguém gosta de um "chupa-rodas"; - Combine um gesto para indicar a troca do ciclista que está puxando, o gesto universal é um movimento com o cotovelo sem tirar as mãos do guidão; - Tente fazer com que o grupo seja o mais uniforme possivel; - Faça o revezamento de preferencia para o lado mais seguro; - Se vc é um escalador e quer subir o morro mais rápido, sem problemas, mas não esqueça dos companheiros e reagrupe no plano; Revezando: - Puxar - sem arrancadas, mantendo o ritmo ou aumentando suave, e sem deixar torrar até cair o ritmo - saia da frente antes disso, não obrigue os outros a ultrapassá-lo. - Saia da frente - antes de reduzir o ritmo, desviando de forma nítida uma bike para o lado, de preferencia para um lado já conhecido do grupo, ou natural pelo local onde estão passando. - Saindo - sinalize com a mão ou balançando o cotovelo, gesto universal pra pedir o revezamento. Só então, após ver a atitude do pelote já te ultrapassando, reduza e procure abrigo do vento - se quiser entrar numa brecha ou na roda de alguém para voltar ao reveza, sinalize e peça para entrar na frente de alguém. Competindo: - Procure saber quais são os ciclista mais fortes, eles devem ser marcados; - Monte uma estratégia: onde vc vai atacar, onde vale a pena apertar o ritmo, analisar se vale a pena entrar numa fuga, etc; - Respeite seu condicionamento e saiba sobrar, permaneça em linha reta; - Se afogar na meta volante, levante a mão antes de parar de pedalar; - Está na fuga mas não tem força e não quer revezar? A etiqueta diz que é deselegante disputar chegada, mas se fizer isso, lembre-se, só funcionará uma vez, na próxima ficará marcado; - Vá se posicionando no pelotão, em 98% do tempo é possivel, perto da chegada vai ser complicado; - Existem varias maneiras de se posicionar no pelotão, desde um simples pedido, até analisando o ciclista mais fraco que está deixando formar um vão entre ele e o ciclista da frente; "Sprintando": - Os últimos kilometros são os mais tensos, muitos toques e encontrões, dá quase pra cortar o ar com uma faca, concentração é muito importante nessa hora e muitos acidentes acontecem justamente nesse momento; - Comece a se posicionar com antecedência, o ritmo frenético não vai permitir isso no ultimo kilometro; - Não seja desonesto, desviar de obstaculo na pista no ultimo momento para atrapalhar o ciclista de trás, frear desnecessariamente etc, são condutas perigosas e podem gerar acidentes gravíssimos; - Nos metros finais, escolha uma linha reta e despeje toda sua potência, não fique cortando de um lado pro outro; Pelote na ponta da língua: Puxar o pelotão = Andar na frente do pelotão cortando o vento. Escalera = Paceline = Revezamento de atletas alternando quem está puxando. Andar na roda = Se proteger do vento atrás de outro ciclista. Chupar roda = Termo pejorativo, mas essencialmente é se proteger do vento, mas não colaborar fazendo força no pelotão. Pica pau = Termo antigo para novatos do ciclismo. Os novatos não sabiam colocar a marcha direito (o cambio não era indexado) e ficava fazendo tec-tec-tec-tec, igual um pica pau. Patron = Ciclista que não necessariamente é o mais forte do grupo, mas tem liderança e é respeitado. Atacar = Se destacar do pelotão ou grupo acelerando o ritmo abruptamente; Fuga = Um ataque que deu certo; Caça foice = Ciclista que não tem habilidade suficente pra andar em pelotão, pondo em risco à todos com algumas atitudes, como não manter a linha, andar em zig-zag, frear abruptamente, etc etc etc; Facada = Zig zag no pelotão; Chiclete = Ciclista que não mantêm uma distância fixa entre ele e o ciclista da frente; Sobrar = Pegar fogo = Não aguentar o ritmo do pelotão e ficar pra trás; Rodeiro = Ciclista do pelotão; Gregario = Ciclista cuja função é proteger e ajudar o lider da equipe; Escalador = Ciclista que se destaca nas subidas; Passista = Rolador = Ciclista que tem ritmo forte e constante; Trem = Quando a equipe se alinha proximo da chegada para lançar o sprinter; Lançador = Ultimo ciclista a sair da frente do sprinter; Sprinter = Ciclista especialista em "arrancada", consegue gerar muita potência num curto espaço de tempo e distância; Cavalo Paraguaio = Ciclista fogo de palha que dispara, mas não tem passo suficiente pra se manter na frente; Tiro = Sprint = Despejar praticamente toda a sua potência numa arrancada; Passo = Ritmo constante da pedalada; Cadência = Velocidade da pedalada, geralmente medida em ciclos/beats/voltas por minuto; Criterium = Corrida dentro de um circuito com varias voltas; CR = Contra Relogio = TT = Time Trial = Modalidade de corrida em que o tempo é seu maior rival, na maioria das vezes é individual, mas tem por equipes tbm. São usadas bicicletas especiais, do tipo que não pode andar no pelotão; Euro Style = http://www.lfgss.com/thread2693.html / http://www.orlandomtb.com/ciclista%20euro%20style.php Blogs com informações úteis: http://cyclingtips.com.au/cycling-tips/ digitando na busca "politics" tem alguns textos bem interessantes http://www.velominati.com/blog/ http://inrng.com/ Pelotões SP - Jockey de São Paulo - sempre aos domingos e feriados - saída a partir das 7:20 - Base Aérea de Guarulhos - Principalmente de terças e quintas no periodo noturno (após 19:00) - Estrada Velha de Santos - sábados e domingos - saída as 8:00 em frente a Volks na Rodovia Anchieta. BSB - Lago Sul - sábados e domingos - saída perto das 8:30 MG - Lagoa da Pampulha - checar pagina 5 desse post. PE - Forte do Brum - terças e quintas - 4:30, sábados - 5:30, domingos 6:30. Editado por sassota - 25 Nov 2013 as 13:34 |
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a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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