Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedivela single 8v
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedivela single 8v

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
felipeldnascimento Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2016
Olinda - PE
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipeldnascimento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedivela single 8v
    Postado: 22 Out 2017 as 23:58
Olá, galera,

É o seguinte, tenho uma bike 8v que uso para prática de bikepacking, porém, a maior parte do percurso é estrada ou estradão, são raras as vezes onde pego trilha braba. Recentemente comprei uma corrente e um k7 novo para trocar os que estão gastos, porém vou precisar trocar o pedivela também. Pois bem, quero fazer um experiência e colocar um pedivela apenas com uma coroa e me livrar do cambio dianteiro, peça horrível de limpar e extremamente dura para passar de marcha.

Estou pesquisando no mercadolivre, mas não sei nem se é possível fazer isso com um conjunto 8v, gostaria que os mestres do pedal.com.br me dessem uma dica de qual braço e coroa usar, e primeiramente se isso é possível né?! Desde já agradeço, valeu.
Voltar ao Topo
Cenoura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2011
Floripa
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cenoura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 05:10
dá sim uai...
a bike triban 100 da btwin vem com uma coroa na frente, e conjunto tourney de 7v. atras...
Voltar ao Topo
DANIELGOFILHO Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Nov 2014
CAMPO GRANDE/MS
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DANIELGOFILHO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 06:22
Sempre tive essa vontade de usar 1x8 quando tinha uma bike de 24v. Mas só 8v não rola. Vai faltar muita marcha, e o que mais vemos por aí é que no bikepacking usa-se muito as marchas leves, por isso só com 8v vc não vai ter essas marcha reduzidas. Vc pode tentar usar 2x8 que fica legal ou pode comprar uma coroa singles de bmx e colocar um bash guard (aquelas capas de coroa que protegem ordem de cair ou enroscar na roupa). Não sei se as coroas narrow wide segurariam a corrente de 8v já que é bem mais larga que as de 9 em diante, que funcionam perfeitamente.
O lance é que fazer esse esquema vai sair mais caro que comprar uma pedivela nova, mas vc pode tentar com um pedivela duplo da vicinitech ou sunrace, ambos de ponta quadrada que são baratos e já vão dar mais eficiência e um visual melhor do que aqueles três panelões na bike.
Se sua bike for aro 26 vai de coroas 38/24 se for 29 vai de 36/22 que vão te dar um ótimo resultado.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 09:05
Esse é aquele tipo de questão que vc precisa avaliar bem, qual seu grau de vontade pra usar pedivela single. Usando um cassete 11-34 8v, a relação fica limitada, se vc andar por percursos bem planos pode ser que funcione bem pra vc. Se quiser fazer algo simples, dá pra usar um pedivela básico:


Se o seu pedivela tem aranha, dá pra adaptar também e transformar em single, vc compra uma coroa no tamanho deseja e coloca ela sozinha no pedivela usando espaçadores. Mas é preciso avaliar, um coroa pequena pra ter marchas leves, ou uma maior pra ter velocidade.

Outra solução é usar um mega k7, a sunrace já fabrica o CSM680, um k7 11-40 pra 8v. Esse seria um cara viável pra single, mas o espaço entre as marchas é grande e o passo pode ficar prejudicado, mas dependendo do seu nível de pedal isso é contornável.

Porem, se vc fizer muitas adaptações o custo vai começar a subir, nessa hora vc tem que avaliar se compensa todo o esforço da conversão, ou comprar logo um kit básico como 1x10 da x-time ou da sunrace que tem um preço acessível e fica mais acertado.

Eu uso relação 8v há um bom tempo e costumo optar sempre por 2x8 ou 3x8. Como eu pedalo muito, gosto de usar relações mais leves pra não sobrecarregar as pernas, embora nunca tenha ocorrido problemas comigo, eu morro de medo de pegar uma lesão por excesso de esforço.


Editado por newhouse - 23 Out 2017 as 09:11
Voltar ao Topo
felipeldnascimento Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2016
Olinda - PE
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipeldnascimento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 12:25
Primeiramente agradeço a resposta de todos, é de grande valia para mim. Então, eu pensei o seguinte, hoje eu uso um pedivela shimano torney 42/32/22, porém uso bastante a de 32, depois 22 e a 42 dificilmente uso, também não gosto de fazer mt força. Em terreno plano uso bastante coroa 2 a 7 atrás, acho q seria 2:7, não sei. E dependendo, quando preciso de algo mais leve, fico com coroa 1 e 2 atrás, dificilmente uso a 1 atrás, o k7 vai para o lixo com as extremas praticamente novas.

Eu estava cotando uns preços no mercado livre e achei um par de braços octalink shimano acera com movimento central incluso, neste link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807813168-pedivela-shimano-acera-fc-m3000-sem-coroasmov-central-bcd96-_JM . É possível inclusive ver minha conversa com o vendedor. Estou entre esses braços aí com uma narrow wide de 34 dentes ou esse cara aq: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-917155081-pedivela-tsw-xtime-integrado-34-dentes-91011v-com-mov-cent-_JM , q é mais barato, só para testar mesmo, e com o comentario de vocês, to pensando neste aq tb: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-923852307-pedivela-duplo-xtime-tsw-36-22t-integrado-hollowtech-_JM , porém eu quero realmente me livrar desse cambio dianteiro e da uma economizada na hora de trocar as peças, ficaria só comprando a coroa, k7 e corrente. No caso já estou com uma corrente e um k7 8v zero aq guardando só esperando esse impasse do pedivela.

Vocês acham que para minha necessidade, tendo em vista que não uso as extremas com frequencia, seria viável fazer essa alteração? Value mais uma vez
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 13:01
Pô bicho, não joga fora o k7...! Guarda ele, pois nunca se sabe o dia de amanhã, e sempre dá para reaproveitar alguma peça...
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 10:08
Nesse caso não seria interessante um pedivela duplo? É bem mais fácil regular um cambio pra duras coroas, vc só precisa acertar os batentes, mesmo com barro o funcionamento não fica tão prejudicado. Quanto as coroas, eu por exemplo costumo trocar a coroa maior com frequência, mas como a menor eu uso pouco vou deixando ela lá, afinal ainda está boa, no fim o gasto com manutenção é quase o mesmo. Esse pedivela da x-time eu acho mais interessante, o central integrado dá menos problema em ambientes com barro e lama.

Mas se vc quiser, vale a pena tentar um single, existe uma boa possibilidade que ele te atenda.


Editado por newhouse - 24 Out 2017 as 10:09
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 10:47
Tenho uma pergunta que não foi feita ainda... A corrente aguenta essa torção toda?
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 10:52
Se vc centrar o pedivela com a chain line correta, aguenta sem problemas. Usando a coroa single, o pedivela busca ficar mais no centro da chain line pra abraçar todas as marchas do cassete sem dar problema, mesmo em situações extremas.
Voltar ao Topo
felipeldnascimento Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2016
Olinda - PE
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipeldnascimento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 13:34
Valeu newhouse, eu posso usar tranquilo essa câmbio (dianteiro) de 3 velocidades com ele né?
Voltar ao Topo
felipeldnascimento Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2016
Olinda - PE
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipeldnascimento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 13:35
Originalmente postado por felipeldnascimento felipeldnascimento escreveu:

Valeu newhouse, eu posso usar tranquilo essa câmbio (dianteiro) de 3 velocidades com ele né?


Com pedivela duplo**
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 14:01
Pode, eu uso um tourney no meu 2x8, e com passador de 3x. É só regular direitinho o limite minimo e o máximo que funciona de boa, o cambio dianteiro não é um componente critico, até os mais simples costumam funcionar bem.
Voltar ao Topo
felipeldnascimento Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2016
Olinda - PE
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipeldnascimento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 17:01
To quase pegando esse xtime duplo, porém achei um sunrace mais em conta aq, só q com ponta quadrada, será q eu teria problema com linha de corrente com central ponta quadrada ?
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2017 as 03:43
"No pobrema", desde que o eixo seja do comprimento certo.

Editado por Ismah/Cabelo - 25 Out 2017 as 03:44
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X