Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedivela gira junto da roda ao empurrar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedivela gira junto da roda ao empurrar

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rafaelcaixeta Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Abr 2022
Brasilia, DF
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelcaixeta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedivela gira junto da roda ao empurrar
    Postado: 01 Mai 2022 as 19:47
Boa noite, comprei uma bike nova e a montei. Esta veio praticamente seca de lubrificante na corrente. Mesmo assim limpei a corrente, coroa, e catraca (ou cassete) com detergente e limao. Depois disso, apliquei lubrificante a base de cera na corrente (uma gota em cada elo). 
Porem este problema persiste. Se eu girar o pedivela no sentido contrario (para tras) com a bike parada, a corrente 'agarra' em alguma coisa e trava, estica o cambio, até que da um tranco e gira livremente por pouco tempo, até que trava novamente. 
E se eu empurrar a bike, o pedivela 'acompanha' o movimento da roda. Não fica naquele tec-tec, quando entra na roda livre. Se eu piso no pedal, ela roda livre por um tempo, mas logo o pedivela volta a acompanhar o giro da roda.
Fiz a regulagem dos cambios, não esta perfeito, mas entra todas as marchas e nao faz barulho.
Alguem sabe o que pode ser?
Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2022 as 20:23
Qual bike em questão?
Vc mesmo fez toda a montagem?
Uma hipótese bem provável é lubrificação do freehub.
Isso já me aconteceu em uma bike, eu já estava usando a bike tinha um tempo e após um longo pedal com chuva começou a acontecer de girar o pedivela empurrando/sem pedalar.
Levei pra revisão e a simples desmontagem, limpeza e lubrificação já resolveu.
Uma outra roda Mavic tbm tem um comportamento um pouco parecido, mas ainda não levei para revisar, mas acontece em uma escala bem menor.
E por fim, rodas novas costumam ter uma certa resistência até antes de uma boa rodagem e/ou primeira lubrificação do freehub.
Caso não tenha ferramentas/habilidades leve para seu mecânico de confiança ou acione a garantia.
Voltar ao Topo
rafaelcaixeta Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Abr 2022
Brasilia, DF
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelcaixeta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2022 as 08:20
Originalmente postado por l.gustavo l.gustavo escreveu:

Qual bike em questão?
Vc mesmo fez toda a montagem?
Uma hipótese bem provável é lubrificação do freehub.
Isso já me aconteceu em uma bike, eu já estava usando a bike tinha um tempo e após um longo pedal com chuva começou a acontecer de girar o pedivela empurrando/sem pedalar.
Levei pra revisão e a simples desmontagem, limpeza e lubrificação já resolveu.
Uma outra roda Mavic tbm tem um comportamento um pouco parecido, mas ainda não levei para revisar, mas acontece em uma escala bem menor.
E por fim, rodas novas costumam ter uma certa resistência até antes de uma boa rodagem e/ou primeira lubrificação do freehub.
Caso não tenha ferramentas/habilidades leve para seu mecânico de confiança ou acione a garantia.

Obrigado pela resposta, Gustavo.
A bike é esta: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1902811255-bicicleta-aro-29-ksw-xlt-24-marchas-shimano-freio-hidraulico-_JM?quantity=1&variation_id=174291047632.
Eu mesmo fiz a montagem.
Voltar ao Topo
Mcampos1969 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mcampos1969 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2022 as 10:58
Bom dia,
Comprei uma City Tour 2018, já que a nova é impossível de achar. Já que gastei menos que o orçamento, dá para investir em melhorias. Estou com bastante vontade de mudar para uma relação 1x11 ou 1x12. Não se trata de peso ou de performance mas de praticidade mesmo.
Primeiro, um cassette 11-50T HG, com pedivela 36T seria uma boa escolha? A ideia é usar a bicicleta no asfalto e em estrada de terra de boa qualidade (nada de trilhas pesadas) mais para o lazer.
Depois, estou com duvida no pedivela: esses estão sendo oferecidos com angulação de 1, 3 ou 6 graus. Pelo que entendi, a opção depende da largura do "chainstay". Não achei essa especificação para a minha bicicleta, mas para o modelo atual da City Tour, isso parece ser 50mm, o que implicaria em escoher 6 graus. Correto?
E por fim, vale apenas gastar um pouco mais na corrente Shimano M8100 em vez da M6100? Tem muita diferença de desempenho e durabilidade?
Voltar ao Topo
Mcampos1969 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mcampos1969 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2022 as 11:11
Originalmente postado por Mcampos1969 Mcampos1969 escreveu:

Bom dia,
Comprei uma City Tour 2018, já que a nova é impossível de achar. Já que gastei menos que o orçamento, dá para investir em melhorias. Estou com bastante vontade de mudar para uma relação 1x11 ou 1x12. Não se trata de peso ou de performance mas de praticidade mesmo.
Primeiro, um cassette 11-50T HG, com pedivela 36T seria uma boa escolha? A ideia é usar a bicicleta no asfalto e em estrada de terra de boa qualidade (nada de trilhas pesadas) mais para o lazer.
Depois, estou com duvida no pedivela: esses estão sendo oferecidos com angulação de 1, 3 ou 6 graus. Pelo que entendi, a opção depende da largura do "chainstay". Não achei essa especificação para a minha bicicleta, mas para o modelo atual da City Tour, isso parece ser 50mm, o que implicaria em escoher 6 graus. Correto?
E por fim, vale apenas gastar um pouco mais na corrente Shimano M8100 em vez da M6100? Tem muita diferença de desempenho e durabilidade?

Desculpem, postei inadvertidamente  em seção errada.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X