Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedivela compacto ou tradidional?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedivela compacto ou tradidional?

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2011 as 15:13
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Estou usando compacto e acho uma beleza. Dá para usar um cassete 12-23 e ainda assim ter marchas leves para subir o que vier pela frente. E sem burracos na relação.

Também estou usando assim, só que meu k7 e 11-23, acabei de sair do pedivela convencional para o compacto e estou gostando muito, troquei indo contra a recomendação de alguns colegas de pedal, que são da velha guarda, e o melhor argumento que encontrei para ter feito isso foi o de um colega aqui do forum, que disse que não faz sentido que usemos relações semelhantes aos profissionais como Contador, Evans e cia.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
edduds Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:1133
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edduds Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2011 as 15:25
Galera, estou postando novamente porque mudou a página e minha questão vai acabar ficando escondida.

Gostaria de informações sobre o tamanho da alavanca.

Segue post...

Continuando esse post quaaaase recente...

Antes que alguém sinta dor nos ouvidos, acabei de consultar no Houaiss, e lembro que esse nome já foi discussão aqui:
Pedivela

Datação
c1992

Acepções
 substantivo feminino 
barra metálica rígida que se encaixa em um dos extremos no eixo de movimento da bicicleta e, no outro, no pedal 


Etimologia
lat. pes,pedis 'pé', segundo o modelo de manivela, sob o influxo do it. pedivella (1905) 'id.'; ver ped(i)-
_________________________

Btw... tenho dúvidas sobre o tamanho da alavanca da pedivela. Qual é o mais comum?

Atualmente tenho um conjunto 53x39 com 170mm (cassete 27x12, mas pretendo trocar po 28x11).

Estou querendo pegar uma pedivela compacta. Mudar para 50x34 já é um grande ganho, mas e se além disso mudar o pedal de 170 para um 172.5mm ou até mesmo 175mm? A diferença é perceptível? E prejudicial também? Esse tamanho atrapalha a configuração do banco, fazendo que tenha que se esticar demais a perna? Perde-se em descida devido ao maior "caminho" que a perna tem que fazer? Tenho estatura mediana -1.75, embora saiba que isso só não seja suficiente, mas as alavancas maiores (tem nome essa alavanca?) são para quem tem maior estatura?

Obrigado pelas dicas.
Voltar ao Topo
MTB_Bahia Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 22 Jul 2011
BAHIA
Offline
Mensagens:130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTB_Bahia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2011 as 20:32
Cara se tu roda em lugares com grandes aclives, opte por um de 50x34, caso sua região seja mais plana, creio que será melhor utilizar o 53x39. Vai tambem do seu condicionamento.
Voltar ao Topo
Aerotech Tour Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3073
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aerotech Tour Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2011 as 23:30
Eu recomendaria utilizar o tam de pedivela adequado ao seu cavalo, esse link tem uma tabela com as medidas. 170 mm atende a maioria do pessoal.

http://www.ativo.com/Esportes/Pages/Abuscadacadenciaperfeitanabike.aspx

Se bem que existem estudos que comprovam a relacao de cadencia otima x tam da pedivela

Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2011 as 03:47
Eu uso 172,5 mm e meu cavalo tem 84cm. Foi o que veio na bike, mas por ela ter a geometria exata para mim, veio o pedivela ideal também, pois uso o banco na altura recomendada do bikefit sem prejudicar a pedalada.
Outro dia na bicicletaria tentavam me convencer que para mim o ideal seria 170 mm e agora com o link do Aerotech vi que realmente eles estavam sem razão: cavalo 83-86 = 172,5 mm.Thumbs Up
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 18:40
Desenterrando o tópico. Gostaria da opinião dos Srs. par ao problema que venho enfrentando com pé de vela compacto 34T 50T. Não sei se sou eu que estou usando errado, ou esse sistema de coroas não funciona mesmo.
Primeiramente minha bike usa relação FSA compact 34 50 e coroas 11-26 9V, com trocadores STI SORA 9v (dianteiro para 2 e 3 pratos).
Vou deixar de lado minhas críticas ao SORA, que na minha opinião é deprimente, principalmente o sistema de trocas dianteiro.
Vamos direto ao que interessa.
Quando estou pedalando dentro da cidade, o 34 é um pouco leve, e tenho que usar as coroas de fora, geralmente até a 7a, para arrnacar e embalar um pouco, não uso as 2 ultimas com a 34T nem as duas primeiras com a 50T para não cruzar a corrente. Então quando pego embalo, e preciso passar para a 50, se eu apenas trocar a da frente, perco totalmente a cadência da pedalada pois fica muito pesado, então tenho que ao mesmo tempo trocar lá atrás para a 4 ou 5 coroa da catraca. Soma-se à isso as 3 alavancadas do câmbio dianteiro pois ele serve para 3 pratos também.
A única solução seria usar todas as marchas , cruzando a corrente sem dó nem pena, mas eu não quero fazer isso, pois estraga a corrente certo? Ou é mito isso?
Resumidamente, eu que já usei uma speed com 39-53 ov velocidades e trocador SORA, onde pra mim, funcionava direito, to achando esse sistema 34 50 um verdadeiro absurdo. Não estou conseguindo nem passear direito com isso.
Sera que sou eu, ou é o equipamento?
Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 18:46
A diferença de cadencia nesse sistema é assim mesmo, eu uso compacto tb e quando vou passar para 50 reduzo no cassete 2 marchas para não perder muito o giro... Resolveu um pouco mas não fica 100%
Detalhe uso a mesma relação que vc 50-34 e 11-26...
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 18:52
Originalmente postado por profclayton profclayton escreveu:

A diferença de cadencia nesse sistema é assim mesmo, eu uso compacto tb e quando vou passar para 50 reduzo no cassete 2 marchas para não perder muito o giro... Resolveu um pouco mas não fica 100%
Detalhe uso a mesma relação que vc 50-34 e 11-26...


Também tenho que fazer isso. O correto para mim seria 50-38. Eu gostei do 50 com a 26-11. Achei bem melhor que o 53 com 26-12 que eu tinha. MAs o 34 é ridículo, sinceramente.
Estou a procura de uma coroa 38T que sirva no meu pdv bcd 110mm, mas só tem no ebay. Não consigo em lugar nenhum. É triste pagar uma fortuna em uma bike, e não ter estas opções, uma peça que no ebay custa $16, e não existe pra vender aqui.
A solução é vender o conjunto todo e comprar um 39-53.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 18:52
Pq nao coloca uma coroa 39 entao ?
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 18:54
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Pq nao coloca uma coroa 39 entao ?


Pq a furação não bate. O sistema 39 53 usa furação BCD13o, os compactos usam furação BCD110mm, tremenda sacanagem................
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 18:54
Mas acho que trocar umas marchas atrás pra compensar a troca na frente é normal. Uso o normal e também faço isso. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
apolotorres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mar 2011
Diadema - SP
Offline
Mensagens:983
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apolotorres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 18:55
Isso acontece com todo mundo, cara...

Mesmo se você cruzar sem dó, uma hora você vai chegar na última e pode precisar de mais, aí quando vc troca pro volantão, vai ter que mudar umas 2 ou 3 marchas no cambio traseiro pra adaptar a cadência. Isso você vai encontrar em qualquer bicicleta, desde coroas 53/39 até as triplas.

Você acostuma.
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 18:58
Originalmente postado por apolotorres apolotorres escreveu:

Isso acontece com todo mundo, cara...

Mesmo se você cruzar sem dó, uma hora você vai chegar na última e pode precisar de mais, aí quando vc troca pro volantão, vai ter que mudar umas 2 ou 3 marchas no cambio traseiro pra adaptar a cadência. Isso você vai encontrar em qualquer bicicleta, desde coroas 53/39 até as triplas.

Você acostuma.


Ae é que tá, eu andei muito tempo com a 53/39 e a diferença é muito grande, na 53/39 eu girava à 30km na 39T e só ae passava para a 53T, era bem encaixado o tempo...........se tivesse que descer era uma marcha no máximo........
No meu caso talvez seja melor se conformar e voltar para a 39/53............
Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 19:03
O incremento de passar do 39 para o 52 é de 33.3%, mas o incremento de passar do 34 pro 50 é de 47,1%.

Por isso que a galera diz que montar um 36-50 fica melhor, não sacrifica tanto as marchas mais leves e diminui o incremento, que fica de 38,9%
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 19:14
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

O incremento de passar do 39 para o 52 é de 33.3%, mas o incremento de passar do 34 pro 50 é de 47,1%.

Por isso que a galera diz que montar um 36-50 fica melhor, não sacrifica tanto as marchas mais leves e diminui o incremento, que fica de 38,9%


Obrigado pela informação bruno. Realmente é significativa a diferença.
Voltar ao Topo
biebarros Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 23 Abr 2010
BH
Offline
Mensagens:887
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar biebarros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 19:18
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:


Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Pq nao coloca uma coroa 39 entao ?


Pq a furação não bate. O sistema 39 53 usa furação BCD13o, os compactos usam furação BCD110mm, tremenda sacanagem................


Só pra constar. Existe sim coroas 53 e 39 com BCD 110mm. Procura que você acha.

Já tive pedivela sugino duplo 53/39 com furação 110BCD. As coroas são de aço, mas tem maior durabilidade que as coroas de alumínio.
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 19:30
Originalmente postado por biebarros biebarros escreveu:

Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:


Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Pq nao coloca uma coroa 39 entao ?


Pq a furação não bate. O sistema 39 53 usa furação BCD13o, os compactos usam furação BCD110mm, tremenda sacanagem................


Só pra constar. Existe sim coroas 53 e 39 com BCD 110mm. Procura que você acha.

Já tive pedivela sugino duplo 53/39 com furação 110BCD. As coroas são de aço, mas tem maior durabilidade que as coroas de alumínio.


Cara muito obrigado vou procurar, pois eu queria ficar com a coroa 50, do compato, 50-39 seria muito bom, e isso foi realmente uma luz. Se souber de algum, por favor dá um toque........
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 19:53
Galera encontrei, é o pedivela sugino mesmo, graças à dica do meu amigo biebarros. O pedivela completo custa 99 reais no ML, mas as coroas são de aço realmente.
Tem problema usar cora 39 de aço e 50 de alumínio em relação à durabilidade da corrente, pode danificá-la de alguma forma? É que achei essa coroa de aço estampado bem fina, não sei se tem algo à ver , se pode estragar a corrente da bicicleta, ou se fica legal quanto à isso.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 21:22
Basta comprar uma coroa 39 com furacao BCD 110... eu uso assim a mais de um ano...

Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Pq nao coloca uma coroa 39 entao ?


Pq a furação não bate. O sistema 39 53 usa furação BCD13o, os compactos usam furação BCD110mm, tremenda sacanagem................
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 21:23
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Desenterrando o tópico. Gostaria da opinião dos Srs. par ao problema que venho enfrentando com pé de vela compacto 34T 50T. Não sei se sou eu que estou usando errado, ou esse sistema de coroas não funciona mesmo.
Primeiramente minha bike usa relação FSA compact 34 50 e coroas 11-26 9V, com trocadores STI SORA 9v (dianteiro para 2 e 3 pratos).
Vou deixar de lado minhas críticas ao SORA, que na minha opinião é deprimente, principalmente o sistema de trocas dianteiro.
Vamos direto ao que interessa.
Quando estou pedalando dentro da cidade, o 34 é um pouco leve, e tenho que usar as coroas de fora, geralmente até a 7a, para arrnacar e embalar um pouco, não uso as 2 ultimas com a 34T nem as duas primeiras com a 50T para não cruzar a corrente. Então quando pego embalo, e preciso passar para a 50, se eu apenas trocar a da frente, perco totalmente a cadência da pedalada pois fica muito pesado, então tenho que ao mesmo tempo trocar lá atrás para a 4 ou 5 coroa da catraca. Soma-se à isso as 3 alavancadas do câmbio dianteiro pois ele serve para 3 pratos também.
A única solução seria usar todas as marchas , cruzando a corrente sem dó nem pena, mas eu não quero fazer isso, pois estraga a corrente certo? Ou é mito isso?
Resumidamente, eu que já usei uma speed com 39-53 ov velocidades e trocador SORA, onde pra mim, funcionava direito, to achando esse sistema 34 50 um verdadeiro absurdo. Não estou conseguindo nem passear direito com isso.
Sera que sou eu, ou é o equipamento?


Em qualquer bike de coroa dupla, a passagem da coroa menor para a maior aumenta subidamente  a relação da marcha. O correto é, ao mesmo que tempo que passa para a coroa maior, diminuir duas marchas no câmbio traseiro. Todos os trocadores, sejam de mtb ou de estrada, são feitos para permitir que você faça isso em um só movimento das duas mãos. É por esse motivo que os botões do trocador esquerdo são invertidos: o botão que aumenta a marcha no trocador da direita, diminui a marcha no trocador da esquerda.

O que deve estar realmente ruim é usar um trocador triplo em um pedivela duplo necessitando de 3 alavancadas para passar para a coroa maior, uma pequena gambiarra. Com uma regulagem fina, é possível fazer com que a terceira "alavancada" seja eliminada e você consiga passar para a coroa maior com uma só "alavancada".


Cruzar marchas não é o fim do mundo, a corrente não vai explodir e seu câmbio traseiro não vai entrar na roda, como já ouvi em algumas bicicletarias. O sistema foi feito para ser cruzado, só não é recomendável você andar cruzado o tempo todo por aumentar o desgaste e diminuir a eficiência da pedalada.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 21:31
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Cruzar marchas não é o fim do mundo, a corrente não vai explodir e seu câmbio traseiro não vai entrar na roda, como já ouvi em algumas bicicletarias. O sistema foi feito para ser cruzado, só não é recomendável você andar cruzado o tempo todo por aumentar o desgaste e diminuir a eficiência da pedalada.
 
boa...LOLLOLLOL...Clap
 
Foto registrada depois de um ciclista cruzar a relação de sua bicicleta...LOL
 
 
 
Voltar ao Topo
biebarros Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 23 Abr 2010
BH
Offline
Mensagens:887
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar biebarros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 22:32
Binotto,

tenho um coroa de aço da sugino 39 furação 110BCD(cor preta). Está parada aqui em casa e rodei pouco com ela. Passei a usar shimano e ficou esquecida aqui no armário.

Se tiver interesse, me manda MP. Posso te mandar fotos por email. Acho que já vai ajudar, assim você não precisa comprar o pedivela inteiro.

gabriel
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2012 as 23:05
Eu uso compacto a praticamente 1 ano e meio e acho que é questão de adaptação. Para mim é meio automático a subida da coroa grande, normalmente giro até uns 110 rpm e depois subo, mantendo assim um degrau bem menor ou subo uma ou duas posições antes de trocar. Eu uso 12x27 e no pinhão 17 já estou de coroão.

Uma coisa que minha KHS tem e eu acho que ajuda é o cambio ser cage médio. Usando 50x27 ele não fica esganado para frente demais, o cage fica quase a 90 graus, passando um pouco e por isto acho que ele sofre menos. Não tem jeito, tem situações que tem que trabalhar 50x23 ou 50x25, eu prefiro rodar 50x17 do que 34x14 por exemplo.
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 00:18
Poneis.

Cruzar corrente realmente não é o fim do mundo, mas a corrente abre o bico bem mais rápido, se dinheiro não for problema com certeza se deve usar o que o equipamento oferece.

Realmente uma chatice em grande parte é este trocador dianteiro SORA, e são realmente 3 alavancadas . São 2 pra subir da 34 pra 50, e uma na 50 para usar as catracas de dentro ou de fora.

Eu já to usando mais os dedos que as pernas hehehe, ta quase play station e não ciclismo.

Biebarros, se estiver seminova a coroa vou querer, minha bike tem uns 800km apenas é tudo novo, e não convem misturar muito usado com novo..............
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 09:02
Hummm.... será que nao vai explodir ?

http://maxkonabikes.blogspot.com.br/2012/04/um-caso-de-burrice.html


Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Cruzar marchas não é o fim do mundo, a corrente não vai explodir e seu câmbio traseiro não vai entrar na roda, como já ouvi em algumas bicicletarias. O sistema foi feito para ser cruzado, só não é recomendável você andar cruzado o tempo todo por aumentar o desgaste e diminuir a eficiência da pedalada.
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 09:14
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Hummm.... será que nao vai explodir ?

http://maxkonabikes.blogspot.com.br/2012/04/um-caso-de-burrice.html


Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Cruzar marchas não é o fim do mundo, a corrente não vai explodir e seu câmbio traseiro não vai entrar na roda, como já ouvi em algumas bicicletarias. O sistema foi feito para ser cruzado, só não é recomendável você andar cruzado o tempo todo por aumentar o desgaste e diminuir a eficiência da pedalada.


MAX ficou triste e constatou:

3) "Sou burro demaissssss". Desde sempre eu soube que andar com a corrente cruzada força o câmbio traseiro, desgasta a corrente e pode, em casos extremos, levar à quebra da gancheira.

Voltar ao Topo
denisbike Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2012
parana
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denisbike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 10:48
Sempre utilizei 53x39 175 mm, tenho 1,92 e hoje utilizo 172,5 50x34, para min parece uma relação perfeita, vc tem muitas marchas para subida e dificilmente a relação falta, especialistas dizem queuma relaçao 50x11 mais pesada que 53x12, sobre comprimento do pedivela menores são bons para girar mais, acho que talvez ele não seja tão bom para sprint, eu acredito que o tamanho do pedivela tem muito mais a ver com o estilo do cara pedalar do que tamanho, temos velocistas como Paolo Betini que usavam pedivela acho 178mm e era bem pequeno.
Voltar ao Topo
denisbike Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2012
parana
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denisbike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 10:49
Sempre utilizei 53x39 175 mm, tenho 1,92 e hoje utilizo 172,5 50x34, para min parece uma relação perfeita, vc tem muitas marchas para subida e dificilmente a relação falta, especialistas dizem queuma relaçao 50x11 mais pesada que 53x12, sobre comprimento do pedivela menores são bons para girar mais, acho que talvez ele não seja tão bom para sprint, eu acredito que o tamanho do pedivela tem muito mais a ver com o estilo do cara pedalar do que tamanho, temos velocistas como Paolo Betini que usavam pedivela acho 178mm e era bem pequeno.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 10:58
50/11 é de fato mais pesada que 53/12, é só fazer conta de primário. Não sei por que tanta dúvida com respeito a isso, precisando de especialistas e etc.

53/39 ou 50/34, em ambas as configurações é só fazer as contas. Geralmente 50/34 é usado com cassete que começa com 11 dentes e 53/39 (mais tradicional) é usado em cassetes que começam com 12 dentes. Embora nada impeça que se usem ao contrário. 

Agora se a conta da relação for igual, nada muda, é matemática, não tem essa de sentir que desenvolve mais com uma ou outra.

Voltar ao Topo
edduds Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:1133
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edduds Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 11:17
Pô, mais fácil colocar os números né.

53x12 dá uma relação de 4.417 voltas do cassete para cada volta da pedivela, enquanto na 50x11 dá 4.545 - portanto, mais voltas, embora a diferença seja pequena. Numa relação 53x11 o valor ficaria em 4.818 voltas.

Não sei se alguém também tem essa impressão: quando estou no volantinho e passo para o volantão mantendo a mesma relação, a pedalada fica mais "redonda", constante.

O "mantendo a mesma relação" é, por exemplo, numa pedivela 53x39:
39x14 trocando para 53x19 - que dá praticamente o mesmo valor, além de não cruzar, nas duas configurações sobram 3 marchas acima ou abaixo num cassete 11x28.

Mas matematicamente não se explica, é só uma impressão que tenho.


Editado por edduds - 01 Jun 2012 as 11:18
Voltar ao Topo
bikerbsb Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 23 Ago 2011
x
Offline
Mensagens:253
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikerbsb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 11:52
Originalmente postado por jcsk8 jcsk8 escreveu:

Exato, como o Acunha disse, depende das subidas. Quando a colocação do Adriano, acho ela relativa. Treinar forte o Contador treina, mas pra encarar o angliru por exemplo ele usou compacta com 28 atrás, ou seja pra ele que é pro a subida é bruta, imagina pra nós amadores (tudo bem que o angliru é uma exceção, mas).
Agora se nao tem súbidas pesadas aí o normal pode te servir bem.
Aqui é porque a coisa é casca, tem um percurso que entra uma de 800 m íngreme, depois uma de 1,8 km íngreme e curva, depois uma de 2,2 km idem.
Depois dessas se vc entrar numa vila que tem aqui pra comprar um gatorade vai pegar mais umas curtas, tipo 300m só que a inclinação eu creio que dá uns 20%, pq eu giro com 39-28 em pé e fazendo força rsrs. Por isso vou cair pra compacta.


Quê isso??? Contador é super-forte? Garanto que tem pelo menos uns 20 brasileiros que chegariam entre os 50 primeiros no Tour, se corressem.
Voltar ao Topo
edduds Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:1133
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edduds Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 12:03
Lá vamos nós...

[editei]
E ainda quer discutir com um finado que postou em 2009!!


Editado por edduds - 01 Jun 2012 as 12:06
Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deru Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 12:29
Trabalhar com a corrente cruzada em quadros com a traseira curta dá nisso mesmo. Só quero ver a durabilidade da corrente do novo sistema de 11V da Shimano. O meu 8V dura praticamente o dobro do meu 10V.
Champions aren't made in gyms. Champions are made from something they have deep inside them -- a desire, a dream, a vision.

Mohammed Ali
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 13:48
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

50/11 é de fato mais pesada que 53/12, é só fazer conta de primário. Não sei por que tanta dúvida com respeito a isso, precisando de especialistas e etc.

53/39 ou 50/34, em ambas as configurações é só fazer as contas. Geralmente 50/34 é usado com cassete que começa com 11 dentes e 53/39 (mais tradicional) é usado em cassetes que começam com 12 dentes. Embora nada impeça que se usem ao contrário. 

Agora se a conta da relação for igual, nada muda, é matemática, não tem essa de sentir que desenvolve mais com uma ou outra.



Ae é que tá, para o meu uso a 50T gostei mais do que da 53T, principalmente no plano eu ando melhor com a 50T, mas por outro lado eu preferia a 39 no lugar da 34 que uso hoje assim, quero fazer uma 39-50 usando 11-26 heheheheh 39 da pra subir legal na miha Moutain antiga de 15kg eu usava um duplo 38-46 sem a menor e andava por tudo.
Pra mim, a 34 até atrasa a pedalada em relação à 39. Se fossem aquelas subidonas de montanha do Giro d itália ae sim eu usaria uma 34. MAs para o dia dia é muito pequena atrasa muito a pedalada, não rende...................
Voltar ao Topo
JUNIORZUKE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2009
niterói - rj
Offline
Mensagens:370
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JUNIORZUKE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 15:11
muita coisa dita.... e eu vou dizer o que faço.
tenho 85 kilos,,, uso marcha cruzada sempre que preciso, nunca, nunca tive problema... pelo que sei... se vc gosta ou precisa de giro.. a compacta será mais interessante... mas tente fazer uma prova de estrada, com poucas subidas.. e verá que para andar acima de 45km/h, a 53d funciona melhor...
ficar girando demais náo é o ideal em provas..
Quanto a cruzar a corrente e enfiar o cambio na roda.... TROQUE DE MECÂNICO... isso náo acontecerá mais..
curta sua vida numa bike!!!

CLUBE DO CICLISMO NO ORKUT..ENTREM

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=49025633
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 15:35
Originalmente postado por JUNIORZUKE JUNIORZUKE escreveu:

muita coisa dita.... e eu vou dizer o que faço.
tenho 85 kilos,,, uso marcha cruzada sempre que preciso, nunca, nunca tive problema... pelo que sei... se vc gosta ou precisa de giro.. a compacta será mais interessante... mas tente fazer uma prova de estrada, com poucas subidas.. e verá que para andar acima de 45km/h, a 53d funciona melhor...
ficar girando demais náo é o ideal em provas..
Quanto a cruzar a corrente e enfiar o cambio na roda.... TROQUE DE MECÂNICO... isso náo acontecerá mais..

Agora o Max vai ter que trocar de mecânico..LOL
E vai ver a gancheira de alguns quadros ai é de adamantium ne, ai nunca vai quebrar e entrar na roda mesmo..Ouch
Voltar ao Topo
notaname Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2008
São Paulo -
Offline
Mensagens:830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar notaname Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 17:30
Originalmente postado por ARuzik ARuzik escreveu:

 

Agora o Max vai ter que trocar de mecânico..LOL
E vai ver a gancheira de alguns quadros ai é de adamantium ne, ai nunca vai quebrar e entrar na roda mesmo..Ouch

Adamantium é ultrapassado. Como o velho amigo rocha diria, bom mesmo é gancheira (e quadros!) de DIAMANTIUM!
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 21:16
Originalmente postado por notaname notaname escreveu:

Originalmente postado por ARuzik ARuzik escreveu:

 

Agora o Max vai ter que trocar de mecânico..LOL
E vai ver a gancheira de alguns quadros ai é de adamantium ne, ai nunca vai quebrar e entrar na roda mesmo..Ouch

Adamantium é ultrapassado. Como o velho amigo rocha diria, bom mesmo é gancheira (e quadros!) de DIAMANTIUM!


Toda vez que ocorrer algo errado na minha bike , vou pensar "Agora o Max ficou triste" hehehehe......... virou um bordão isso ae.............
Voltar ao Topo
Carvalho_BR Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 04 Jul 2009
Minas Gerais
Offline
Mensagens:4184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carvalho_BR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2012 as 21:50
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

50/11 é de fato mais pesada que 53/12, é só fazer conta de primário. Não sei por que tanta dúvida com respeito a isso, precisando de especialistas e etc.

53/39 ou 50/34, em ambas as configurações é só fazer as contas. Geralmente 50/34 é usado com cassete que começa com 11 dentes e 53/39 (mais tradicional) é usado em cassetes que começam com 12 dentes. Embora nada impeça que se usem ao contrário. 

Agora se a conta da relação for igual, nada muda, é matemática, não tem essa de sentir que desenvolve mais com uma ou outra.



Ae é que tá, para o meu uso a 50T gostei mais do que da 53T, principalmente no plano eu ando melhor com a 50T, mas por outro lado eu preferia a 39 no lugar da 34 que uso hoje assim, quero fazer uma 39-50 usando 11-26 heheheheh 39 da pra subir legal na miha Moutain antiga de 15kg eu usava um duplo 38-46 sem a menor e andava por tudo.
Pra mim, a 34 até atrasa a pedalada em relação à 39. Se fossem aquelas subidonas de montanha do Giro d itália ae sim eu usaria uma 34. MAs para o dia dia é muito pequena atrasa muito a pedalada, não rende...................


nem podia render, balneario camboriu é litoral, nao tem morro em quantidade q faça precisar de uma coroa 34
se tem 34 na tua bike, tu comprou bike com relacao incorreta para a regiao onde pedala
o cara qdo escolhe a relacao da bike tem q levar em conta a regiao onde treina - nao é só escolher de orelhada...

Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2012 as 00:25
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Hummm.... será que nao vai explodir ?

http://maxkonabikes.blogspot.com.br/2012/04/um-caso-de-burrice.html


Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Cruzar marchas não é o fim do mundo, a corrente não vai explodir e seu câmbio traseiro não vai entrar na roda, como já ouvi em algumas bicicletarias. O sistema foi feito para ser cruzado, só não é recomendável você andar cruzado o tempo todo por aumentar o desgaste e diminuir a eficiência da pedalada.
 
 
Não vai porque a enorme maioria dos ciclistas iniciantes e amadores usa a corrente toda cruzada, o tempo todo. E não há um cataclisma em massa de gancheiras destroçadas. Bem provável que o mecânico errou um pouco o parafuso limitador do câmbio, que a gancheira esivesse ligeiramente empenada (lembrando que muitas vezes é difícil de dizer se está alinhada ou não sem a ajuda de uma ferramenta), que ela estava enfraquecida de outros alinhamentos de gancheira ou de um outro evento fora do comum. Olhando a foto, parece que o conduíte de câmbio, que é bem robusto, um cabo revestido internamente por metal, está meio mastigado, provavelmente pela corrente. Talvez ela fosse meio longa e tenha se enroscado com a corrente, puxando violentamente o câmbio traseiro e a gancheira (o conduíte está dobrado no ponto em que sai do câmbio), causando a tragédia.
 
 
 
 
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X