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Pedivela 175mm ou 170mm - muita diferença?

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kinguiorasta Ver Drop Down
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    Enviado: 09 Nov 2011 as 09:54
Pessoas, importei um pedivela sram x7 de duas coroas, mas depois de esperar muito e pagar taxas etc, tive a infeliz surpresa do pedivela ter vindo com as canelas de 170mm quando a escolha foi 175mm. Pedi 175mm pois sempre pedalei com pedivelas neste temanho. Já entrei em contato com o vendedor e posso pedir uma substituição, mas não tô com muito saco para esperar mais uns 2 meses no mínimo. Então pergunto: essa diferença influi em que realmente? vcs acham que vale mais esperar mais um booom tempo para ter o pedivela 175?

valeu!
Mude de direção ---> http://www.youtube.com/watch?v=IkkLckLd6nE
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Nve Ver Drop Down
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Eu tenho os dois pedivelas em bikes diferentes, e não sinto diferença alguma. Mas não quer dizer que não haja diferença. Até onde eu sei pedivelas mais curtos favorecem as pessoas que gostam de girar rápido (spinners?), e os mais compridos, pras pessoas que gostam mais do "power riding", usando marchas mais pesadas.

Já que vc está com o pedivela, porque ainda não testou??
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marlondabike Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marlondabike Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Nov 2011 as 11:50

acho que essa diferença de 5mm pode prejudicar seu pedal, mas o quanto vai prejudicar ou nao , vai depender do tamanho do seu Cavalo em relação a esse pédevela, pode até melhorar caso vc antes esteve pedalando com um pédevela maior que o indicado para do seu tamanho de cavalo.

lembrando que existem 170mm 172mm e 175mm, entao foi um pulo grande. Existem artigos que dizem que pédevela usado no tamanho inadeguado, alem de prejudicar a pedalada , prejudica tbm o joelho, podendo causar lesões.
faça um bike fit que de resultado de comprimento de pédevela, só assim pode chegar a uma conclusão.
 
pedalar é viver!
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kinguiorasta Ver Drop Down
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Então, não testei ainda porque ainda tenho a opção de trocar (e ainda estou montando a bike). O problema vai ser a demora para receber o pedivela 175.

Como não posso fazer um bike fit com um profissional agora, queria saber se algum desses virtuais me diz o tamanho ideal do pedivela para mim. Alguma dica?
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Liternit Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Liternit Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Nov 2011 as 12:33
Eu tinha a mesma duvida, no final acho que esta mais ligado ao tipo de cadencia que ao fisico do ciclista, a questão do cavalo pode ser resolvida pela altura do banco, mas li que a diferença é bem pequena e tudo se trata de uma questão de ajuste.

Agora como você tem apenas duas coroas na frente um crankarm menor vai dificultar a alavanca, como não tenho tanta perna e gosto de subida eu ia preferir o maior pedevela possivel se eu tivesse apenas duas coroas na frente. Mas ter que esperar por 2 meses é fogo vai fundo no final acho que você se acostuma, quanto ao bikefit entra no link e coloca tuas medidas depois é tentar ajustar a bike pra ficar mais proximo da sua modalidade/uso.

http://www.competitivecyclist.com/za/CCY?PAGE=FIT_CALCULATOR_INTRO

So uma perginta Kinguiorasta legal esse kit X7? ta tudo X7? Os trocadores não tem indicador correto? mas to achando muito louca essa relação do pedevela da Sram 3x10 com 22-33-44, esse vai ser meu proximo up ou SLX.


Editado por Liternit - 09 Nov 2011 as 12:37
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kinguiorasta Ver Drop Down
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Registrado: 11 Dez 2009
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de kinguiorasta Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Nov 2011 as 12:43
Originalmente Postado por Liternit Liternit Escreveu:

Eu tinha a mesma duvida, no final acho que esta mais ligado ao tipo de cadencia que ao fisico do ciclista, a questão do cavalo pode ser resolvida pela altura do banco, mas li que a diferença é bem pequena e tudo se trata de uma questão de ajuste.

Agora como você tem apenas duas coroas na frente um crankarm menor vai dificultar a alavanca, como não tenho tanta perna e gosto de subida eu ia preferir o maior pedevela possivel se eu tivesse apenas duas coroas na frente. Mas ter que esperar por 2 meses é fogo vai fundo no final acho que você se acostuma, quanto ao bikefit entra no link e coloca tuas medidas depois é tentar ajustar a bike pra ficar mais proximo da sua modalidade/uso.

http://www.competitivecyclist.com/za/CCY?PAGE=FIT_CALCULATOR_INTRO

So uma perginta Kinguiorasta legal esse kit X7? ta tudo X7? Os trocadores não tem indicador correto? mas to achando muito louca essa relação do pedevela da Sram 3x10 com 22-33-44, esse vai ser meu proximo up ou SLX.


Já fiz esse bike fit antes, mas perdi o resultado. Vou fazer novamente quando chegar em casa.

Quanto a relação, passadores+câmbios+pedivela são X7. Como ainda não montei, não posso avaliar ainda, mas é minha primeira vez com a SramEmbarrassed.
O que deu pra perceber é que o câmbio traseiro é bem rígido e que vou ter que me adaptar com o passador pois as mudanças vão ser feitas apenas com o polegar.

valeu!
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FelixCarreira Ver Drop Down
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Quem realiza bike fit indica tamanho de pedivela de acordo com as suas medidas, se não tivesse problema eles indicariam qualquer um!
As vezes vale a pena esperar o pedivela por 2 meses do que ficar 4 meses parado por causa de uma lesão.
Abraço.
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vrsilva Ver Drop Down
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No MTB o pedivela maior não é um dos maiores problemas até porque em trechos técnicos de subida o pedivela 175 favorece e muito, por outro lado ele é mais sujeito a raspar em pedras já aconteceu comigo em trechos técnicos. Acontece que a cadencia no MTB dentro da trilha não chega a ser alta, e dos males o melhor ou seja trechos técnicos que é onde o bixo pega, estradão da pra compensar.
Agora no Speed isso sim é muito importante, pois a bike de speed é muito mais sensivel as medidas, e o pedivela mais curto judia muito menos do joelho..
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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Custo a crer que 5mm faça essa diferença toda.
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SergioP Ver Drop Down
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E se vc mudar de sapatilha e a "nova" tiver uma entresola/palmilha 5 mm maior/menor que a antiga??
Vais ter de mudar o pedivela??
Não faz diferença. Manda ver no 170!!!!

Vbrake for ever...!!...garfo rigido idem!
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Novak Ver Drop Down


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se 5 mm não fizesse diferença por que diabos , as empresas iam perder tempo de fazer o pedivela em tres medidas sendo a maior diferença entre elas 5 mm , eles iam fazer tudo igual .
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marcoaleite Ver Drop Down
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A diferença fica mais no posicionamento do selim. Com o pedivela mais curto você teria que deixar o selim mais baixo para conseguir o giro completo e nestas que se você for muito alto vai prejudicar seu joelho. Só acrescentar, que isto é uma hipótese que analisei aqui.

Penso que se você tiver até uns 1,80 m, o que seria o limite, não vai sentir diferença nenhuma, talvez até melhore a pedalada. É questão de testar.

Edit: De 5 pés e 6 polegadas (1,67 m) até 5 pés e 9 polegadas (1,75 m) recomenda-se o pedivela de 170 mm.

Unidades:
1 pé = 0,3048 m
1 polegada = 0,0254 m




Editado por marcoaleite - 10 Nov 2011 as 00:27
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kinguiorasta Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de kinguiorasta Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Nov 2011 as 01:37
Fala marcoaleite,

Eu tenho 178cm de altura e 83 de cavalo. Comparando por essa tabela, eu ultrapassei a recomendação para pedivelas de 170 por pouco, mas ultrapassei. Vou avaliar direito a situação.
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marcoaleite Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcoaleite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Nov 2011 as 01:54
Esta tabela foi o print screen que eu dei de um vídeo sobre bike fit. Eu achei este estudo no google e se não me engano já vi uma discussão desta a um bom tempo no fórum de speed. Até por isto citei que poderia melhorar a pedalada. Eu acho que dá para ficar com o pedivela sim.

http://www.brjb.com.br/files/brjb_104_4201003_id2.pdf

Edit: o Thiago Ayala posta aqui no fórum, ele quem trabalhou na pesquisa e postou aqui, agora lendo o final que lembrei.


Editado por marcoaleite - 10 Nov 2011 as 02:09
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vrsilva Ver Drop Down
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Da pra ficar tranquilo, eu já pedalei um 170mm e não senti grande diferença mas senti que falta torque quando se esta com marcha um pouco mais pesada, tendo a necessidade de aliviar a relação, mas a facilidade de giro é bem melhor. Mas é como eu disse o pessoal na maioria usa 175 pois no mtb precisa-se de mais alavanca do que giro, vejam bem nas trilhas dificilmente pedalamos acima dos 80rpm é bem dificil, só se for em estradão mas eu prefiro ter mais alavanca nas partes técnicas do que ganhar um pouco mais de giro nas retas... 

Normalmente as bikes montadas de "fabrica" tem o pedivela de acordo com o tamanho do quadro, eu já vi isso na Merida, quadro 19 pra cima 175mm, 17" 170mm e 16" ou 15" 165mm... fica bem claro que é de acordo com o tamanho da pessoa consequentemente com o tamanho do quadro...
Vinícius Ribeiro.
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ninocoutinho Ver Drop Down
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Sei q estamos na seção de XC mas, acho q é bom lembrar q, nas reclinadas - onde se tem menos peso do corpo disponívei pra "ajudar" no pedal, e nas quais trabalha-se mais com giro do q com força - é prática comum usar pedivelas mais curtos. Tem gente q chega a usar pedivela de 120mm!!

Eu tenho duas pedivelas de 145mm, uma Alivio e uma Deore, uso a Deore na reclinada desde abril, e a Alivio usava na minha mtb urbana até bem recentemente - mas troquei por uma Deore XT de 175mm q achei q fosse conseguir encurtar, mas não deu (não teve espaço pra fazer um novo orifício pro pedal), então forçosamente voltei ao "pedivelão" e, vou ser sincero, dá pra se acostumar muito facilmente. O grande efeito colateral, pra mim, de usar a pedivela encurtada numa bike "normal", é meio q o contrário do q o marcoaleite falou: o banco precisa ficar bem mais alto, pro joelho ficar numa posição ótima e, com isso, os pés ficam longe do chão - qndo vc pára num semáforo, por exemplo, fica com a pontinha do pé no asfalto, e haja panturrilha nessa hora hehehe!

Em compensação, dificilmente vc bate o pedal no chão. Nos três primeiros dias de volta ao pedivelão 175mm, saí esfolando pedal em tudo qnto é canto, inclusive no chão, numa rotatória q pego todo dia, e pedalo meio inclinado pro lado, nela. Com pedivela curto nunca bateu; com o normal, não dá mais pra pedalar do jeito q eu fazia.

Eu acho muito mais fácil "pedalar bem" com a pedivela curta. Me refiro a fazer a pedalada redonda e tal, conduzir direitinho a "órbita". E, estranhamente, também acho bem mais gostoso pedalar em pé na pedivela curta. O giro fica mais controlado, dá pra acompanhar direitinho a força sendo feita. Qndo botei o 175mm e fui pedalar em pé, nossa, achei q fosse cair da bike, acho q só não caí por causa dos cliplessLOL. Mas já peguei o jeito de novo.

Ainda tenho vontade de testar 155 e 160, pra ver a diferença.

Calculadora pra pedivelas em bikes normais:
http://www.machinehead-software.co.uk/bike/cranks/cyclist_crank_length_calculator.html

Calculadora pras reclinadas:
http://www.recumbents.com/wisil/misc/crank_angle.asp
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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Nve Ver Drop Down
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Eu ainda acho que voce deveria testar o pedivela, e depois se não gostar venda-o. Haja paciência pra mandar a peça pro exterior e depois esperar mais ainda pra receber (lembre-se que estamos já praticamente no final do ano, o tempo pra receber coisas importadas dá uma bela aumentada)....
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kinguiorasta Ver Drop Down
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Pois é gente, vou testar o pedivela mesmo. Depois de ler os textos que vocês me sugeriram percebi que 170 vai ficar legal para as minhas medidas. Pelo que eu entendi, o ideal seria algo entre 170 e 175, mas caso eu não utilizasse o tamanho ideal, que a diferença seja para menos (2,5). Então 170 está num tamanho aceitável para mim. Depois posto minhas impressões, ok?

Brigadão a todos!
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Dr. Thiago Ayala Ver Drop Down

Restrito

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dr. Thiago Ayala Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Nov 2011 as 17:17
Boa tarde pessoal,

Esta discussão é antiga, e por sinal já foi tópico aqui no forum. Bom, como um dos nossos colegas disse lá em cima, o que manda na determinação do pedivela é o comprimento do seu cavalo. Quem garante que o seu pedivela não é 170 mm? Me diga o valor do seu cabalo que eu tiro a sua dúvida.

O cavalo deve ser medido com você estando com os pés descalços, vestido com bermuda de ciclismo e pés distanciados de 15 a 20 cm (com joelhos estendidos). A distância do solo à base do seu saco escrotal é o seu cavalo. Esta medida deve ser feita de modo que o livro, barra de ferro ou outro material que estaje usando para mensurar o seu cavalo esteja bem justo ao saco escrotal e ao mesmo tempo confortável (não pode apertar demais). No meu caso eu uso um equipamento mais profissional.

Voltando. A diferença de 170 para 175 acaba sendo mais notório no ajuste da bicicleta o ciclista. Alterações fisiológicas para esta diferença de 5 mm não é significativa, no geral. Um ciclista quando muda de 175 para 170 como é o seu caso, pelo incrível que pareça, ele altera o seu bike fit, principalmente no que diz respeito à altura do selim e ajuste ântero-posterior do selim. Ah, então tanto faz comprar 170 ou 175? Não, se você tem a opção de escolher, o profissional que faz bike fit tem a possibilidade de te informar qual é o mais adequedo segundo seu cavalo. Outra coisa, é preciso ACABAR COM O MITO DE DETERMINAR QUADRO DE BICICLETA, COMP. DO PEDIVELA entre outros acessórios PELA ESTATURA DO CICLISTA. Dois ciclistas de mesma estatura geralmente tem parãmetros antropométricos de comprimentos diferentes, o que implica que o que pode servir maravilhosamente bem em um, pode não servir de igual forma para o outro. Por isso existe vários modelos, o ciclista precisa procurar o que melhor se encaixa nele, o que acaba reduzindo a quantidade de ajuste/compensação.

Espero ter ajudado...

Abraços.
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Originalmente Postado por Dr. Thiago Ayala Dr. Thiago Ayala Escreveu:

Quem garante que o seu pedivela não é 170 mm? Me diga o valor do seu cabalo que eu tiro a sua dúvida.


Exatamente isso que eu pensei. Talvez a medida 175 nem seja a ideal para mim. Sempre usei pois veios nos equipamentos que comprei. Bom, meu cavalo é 83cm.

Muuuito obrigado pela resposta!
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Dr. Thiago Ayala Ver Drop Down

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Então, seu pedivela é 172,5 mm.
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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Dr Thiago, boa tarde.
Uma dúvida: considerando que o King já tenha comprado o pedivela, será que dá para readaptar o BF dele ajustando-se a altura do selim e a sua posição horizontal (para frente ou para trás), ou ele teria de comprar outro pedivela por causa desse 2,5 mm?
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gladiator25 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Paulo-Natal Paulo-Natal Escreveu:

Dr Thiago, boa tarde.
Uma dúvida: considerando que o King já tenha comprado o pedivela, será que dá para readaptar o BF dele ajustando-se a altura do selim e a sua posição horizontal (para frente ou para trás), ou ele teria de comprar outro pedivela por causa desse 2,5 mm?


2x

Por incrível que pareça tenho mesma medida de cavalo que ele postou, e sempre usei pedevela de 175mm, fiquei curioso quanto ao que se perde ou se ganha com esses 2,5mm a mais, pelo menos o Dr. Thiago citou que não há danos fisiológicos por causa disso.
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Dr. Thiago Ayala Ver Drop Down

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Oi Paulo-Natal, como está?
 
Esta diferença de 2,5 mm é irrisório, nada que um pequeno ajuste fino no bike fit dele possa recolocá-lo na mesma referência postural de antes. Aproveitando o ensejo, eu gostaria de citar aqui que este 2,5 mm não se compara com a diferença de 2,5 cm no comprimento de um quadro e/ou uma espiga 3 cm menos que o ideal (ex. Bob Esponja precisava de um quadro com tubo superior efetivo 58,5 cm e comprou uma bike com 60,5 cm com espiga 18,5 cm). Em resumo, os problemas decorrentes de um pedivela "errado" não é chega 3% dos problemas encontrados ao ajustar uma bike ERRADA ao ciclista, como a do Bob Esponja. Assim sendo, tenho certeza que o pedal do nosso amigo será prazerozo assim como era quando usava 175. 
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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Certo, Dr Thiago. Obrigado pela explicação - era o que eu imaginava. A propósito, já que estamos falando no assunto... qual o efeito prático da diferença de um chain stay de 420 para um de 435 numa HT. Não é nenhuma questão real, apenas curiosidade sobre a geometria de bikes mesmo.
Abração e obrigado pela resposta!
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vrsilva Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Paulo-Natal Paulo-Natal Escreveu:

Certo, Dr Thiago. Obrigado pela explicação - era o que eu imaginava. A propósito, já que estamos falando no assunto... qual o efeito prático da diferença de um chain stay de 420 para um de 435 numa HT. Não é nenhuma questão real, apenas curiosidade sobre a geometria de bikes mesmo.
Abração e obrigado pela resposta!


Adiantando sua pergunta, basicamente um quadro com traseira mais curta tem acelerações mais rapidas, porém é menos confortavel, e uma traseira mais longa tende a ter mais conforto porém acelera mais lentamente, veja os quadros de contra-relógio a roda fica quase debaixo do selim e o seat-tube é curvo... já numa bike de passeio a traseira é mais longa... tendeu?Sleepy
Vinícius Ribeiro.
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Dr. Thiago Ayala Ver Drop Down

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Dr. Thiago Ayala Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Nov 2011 as 10:42
Oi Paulo-Natal,
 
Bom eu não me lembro de ler ao científico sobre ChainStay, mas se observar o CS das MTB são em média 420 nas de aro 26 e significativamente maiores nas de aro 20, em média 440/445. Nosso amigo Vinícius citou o caso das TT, justificando a questão de aceleração. Eu, particularmente, não vejo como um CS poderia aumentatr a aceleração, pois quem manda na acerelação é a relação: combrinação das marchas + comprimento do pedivela.

O CS das TT são em média 395 (385/405). Motivo? Eu acredito que este espaço entre o pneu e o seat tube pode ser reduzido assim porque o pneu tem o perfil muito mais baixo que a de uma MTB, e além disso a bike não sofre impacto de terreno acidentado, pois devemos lembrar que as TT percorrem terremos asfaltados e bem planos (ex. IronMan), ou pelo menos deveriam. POdemos imaginar uma outra situação. Nas TT quanto mais compacta for o designe menor é o arrasto aerodinâmico. Assim, se o pneu vem 'coladinho' no seat tube, menor é a possível turbulência gerada pelo vão entre eles, seria como, grosseiramente falando, que o pneu está pegando o vácuo do seat tube. E as 29"? Elas tem maior CS pois o diâmetro da roda é maior, e se ela for full, precisa ainda ter uma margem de segurança. Outro detalhe, observe as Scotts Scale por exemplo. Todas as Scale 30, independente do tamanho das de aro 26, todas tem o mesmo CS: 420. Porque? Na minha opnião é porque a traseira da bike tem que ter um tamanho mínimo, pois a reoda utilizada é a mesma. O que muda é a distância entre eixos, pois o comprimento do quadro muda.

Fica aí minha humilde opnião... Abraços.
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EulerCWB Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EulerCWB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Nov 2011 as 11:16
Eu sempre usei 175mm na 26" e na speed e ia bem. Agora montei uma 29" com pedivela XT 180mm tunado pra duas coroas e estou gostando bastante, mas eu tenho 1,90. 

Acho que tamanho de pedivela é um ajuste muito fino, se não for caso de possível lesão (i.e. alguém de 1,60 usando um 180mm) acho que poucas pessoas sentem a diferença entre um 172.5 e um 175. Acho que o 175 atende 90% das pessoas no MTB. 
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Paulo-Natal Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paulo-Natal Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Nov 2011 as 13:35
Originalmente Postado por Paulo-Natal Paulo-Natal Escreveu:

Certo, Dr Thiago. Obrigado pela explicação - era o que eu imaginava. A propósito, já que estamos falando no assunto... qual o efeito prático da diferença de um chain stay de 420 para um de 435 425 numa HT. Não é nenhuma questão real, apenas curiosidade sobre a geometria de bikes mesmo.
Abração e obrigado pela resposta!

Opa, editei a pergunta porque digitei errado - era 420 e 425.

Mas, enfim, entendi as explicações/considerações. Valeu!
Meu blog sobre Mountain Bike: http://www.dalamaaocaos.com

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fokzon Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de fokzon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Out 2012 as 02:05
Muito útil este tópico, pude ver que eu ''preciso'' utilizar um pedivela de 175mm, pois tenho 1,87 de altura.

Valeu pelas informações!
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Alquimista Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Alquimista Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Out 2012 as 08:58
Minha bike nova veio com pedivela 170mm da FSA. Antes mesmo de usar eu troquei por um 175mm DEORE. Os 170mm são muito bons para que tem cavalo curto. Minha primeira moutain bike veio com um destes de 170mm mas eu nem fazia idéia de que existia esta opção de medida...rsrsrs
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