Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedestres na ciclovia. O que fazer?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedestres na ciclovia. O que fazer?

 Responder Página  123 9>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Arvro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2010
Londrina-PR
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arvro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedestres na ciclovia. O que fazer?
    Postado: 28 Jun 2011 as 21:59
Falae pessoal, tudo tranquilo?
É comum que em torno de parques e lagos existam junto com a ciclovia, um espaço para caminhadas. Daí surge o problema: sempre tem gente caminhando em algum trecho da ciclovia, o que fazer então??
 Ser mal educado não rola... ciclista deve ser o exemplo de educação... mas o sininho as vezes não adianta, pois muitos usam fone de ouvido ou estão em grupo, conversando... e o fato é que sempre se perde o ritmo, freiando ou desviando...
"... guidon torto,
roda amassada, vou de qualquer maneira!" Magrela fever- Curumin
Voltar ao Topo
mike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2006
maringa - parana
Offline
Mensagens:1394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar mike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 22:19
Boa noite, amigo! Bom, quanto aos pedestrs na ciclovia, fazer o que? Não é todo mundo que tem a educação que nós temos, hehehe... Brigar não adianta, e acho que isso só se reolveria com muita campanha das prefeituras, etc... Quanto a perder o ritmo, como assim? vocÊ usa a ciclovia para treinar? Se usa, aconselho rever seus conselhos, ciclovia não é pra isso. Mesmo que só tivessem ciclistas na ciclovia, imagina quantos tiozinhos de barrosa, senhoras de ceci e crianças, andando a uma velocidade muito menor que a sua. Se quer treinar, aconselho a rua mesmo!

Abraço
Bike pra mim é transporte, esporte, poupança, e plano de saúde. Porque não pedalar??
Voltar ao Topo
Markão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Salvador - BA
Offline
Mensagens:162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Markão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 22:22
Ideal mesmo é aquela buzina pneumática que acorda até defunto. O problema é ter que tirar a mão do guidão pra empurrar o êmbolo... :P
Voltar ao Topo
ElVerdugo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2011
Maringá, PR
Offline
Mensagens:960
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ElVerdugo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 22:26
Vc é Maringaense?? Sei bem o que é isso, que utilizo todo dia a ciclovia da Av. Mandacaru.

Essa é uma questão complicada mesmo, por um lado existe a "usurpação" da ciclovia pelos caminhantes que muitas vezes em grupo, ocupam todo o espaço da ciclovia, fazendo com que você fique travado, dependendo das pessoas se "tocarem" em sair da sua frente. Fones de ouvido e conversas atrapalham a atenção dos pedestres para o trânsito dos ciclistas. Já tive na outra bike que eu tinha uma buzina com êmbolo que, chamava muito a atenção, mas pensava três vezes pra utilizar ela. Tô quase colocando na minha bike atual uma AirZound que tem um funcionamento muito mais simples (ar comprimido) e que é facilmente retirável.

Por outro lado, temos que pensar na falta de espaços para a realização de caminhadas, digo aqui por Maringá, onde temos mesmos poucos espaços de caminhada (entorno do Parque do Ingá, Bosque 2, e outros espaços, e localizados na área central da cidade, enquanto as outras áreas da cidade não possuem esse tipo de equipamento urbano (como a zona norte, onde moro).

A solução?? Bom, não sou dono da verdade, mas creio que esta passa pela conscientização das partes componentes da Mobilidade Urbana (pedestres x ciclistas), além de uma ação efetiva do poder público municipal, tanto no sentido da conscientização das partes (campanhas educativas, digam o que digam acho elas importantes), quanto da construção de espaços adequados para a prática de exercícios pelos cidadãos, inclusive com áreas de caminhada.

Arvro, parabéns pelo tópico, essa discussão creio eu, é importante e presente no cotidiano na maioria dos ciclistas do nosso país! Thumbs Up
"Neil Peart" - Alfameq Stroll 21´
"Geddy Lee" - Peugeot Mixte

I will choose a path that's clear, I will choose free will...
Ciclista sempre, apesar de todas as adversidades...
#SoyCeleste

Voltar ao Topo
luiz rio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Ago 2009
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:648
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar luiz rio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 22:27
Eu sou o maior incentivador CONTRA o uso das ciclovias!
O lugar mais perigoso para andar de bike é na ciclovia. É mais perigoso, até, do que na calçada.

Na ciclovia, o sujeito pensa que está no parque, com toda a liberdade para brincar com seu cachorro, jogar bola com o filho, etc....

A bicicleta NUNCA é vista com prioridade na ciclovia.
Lugar de bicicleta é na rua, com os outros meios de transportes.
Voltar ao Topo
luiz rio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Ago 2009
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:648
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz rio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 22:28
Assistam esse vídeo.
É brilhante!!

http://www.youtube.com/watch?v=bzE-IMaegzQ&feature=player_embedded
Voltar ao Topo
ElVerdugo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2011
Maringá, PR
Offline
Mensagens:960
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ElVerdugo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 22:30
Originalmente postado por mike mike escreveu:

Boa noite, amigo! Bom, quanto aos pedestrs na ciclovia, fazer o que? Não é todo mundo que tem a educação que nós temos, hehehe... Brigar não adianta, e acho que isso só se reolveria com muita campanha das prefeituras, etc... Quanto a perder o ritmo, como assim? vocÊ usa a ciclovia para treinar? Se usa, aconselho rever seus conselhos, ciclovia não é pra isso. Mesmo que só tivessem ciclistas na ciclovia, imagina quantos tiozinhos de barrosa, senhoras de ceci e crianças, andando a uma velocidade muito menor que a sua. Se quer treinar, aconselho a rua mesmo!

Abraço



Mike, a questão não é manter um rítimo de treino, mas um rítimo normal de condução, mas sabendo que vc é maringaense, sugiro que vc utilize a ciclovia da Av. Mandacaru depois das 17h30, são muitos pedestres, muitos em grupo, onde você precisa ficar parando a cada bloqueio esperando o pedestre se tocar pra continuar a andar
"Neil Peart" - Alfameq Stroll 21´
"Geddy Lee" - Peugeot Mixte

I will choose a path that's clear, I will choose free will...
Ciclista sempre, apesar de todas as adversidades...
#SoyCeleste

Voltar ao Topo
m46c10 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2009
sao paulo - centro
Offline
Mensagens:929
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m46c10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 22:34
Aqui em SP, um lugar aonde a grande maioria dos pedestres não respeita ciclovia, é no parque do ibirapuera, é incrível como tanta gente não sabe o que é ciclovia.
BMC TE01 26er - Toda XTR
Voltar ao Topo
mike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2006
maringa - parana
Offline
Mensagens:1394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 22:38
Originalmente postado por ElVerdugo ElVerdugo escreveu:

Originalmente postado por mike mike escreveu:

Boa noite, amigo! Bom, quanto aos pedestrs na ciclovia, fazer o que? Não é todo mundo que tem a educação que nós temos, hehehe... Brigar não adianta, e acho que isso só se reolveria com muita campanha das prefeituras, etc... Quanto a perder o ritmo, como assim? vocÊ usa a ciclovia para treinar? Se usa, aconselho rever seus conselhos, ciclovia não é pra isso. Mesmo que só tivessem ciclistas na ciclovia, imagina quantos tiozinhos de barrosa, senhoras de ceci e crianças, andando a uma velocidade muito menor que a sua. Se quer treinar, aconselho a rua mesmo!

Abraço



Mike, a questão não é manter um rítimo de treino, mas um rítimo normal de condução, mas sabendo que vc é maringaense, sugiro que vc utilize a ciclovia da Av. Mandacaru depois das 17h30, são muitos pedestres, muitos em grupo, onde você precisa ficar parando a cada bloqueio esperando o pedestre se tocar pra continuar a andar


Falei sobre o treino, porque teve uns caras que queriam correr a 50 km/h na ciclovia, hehehe mas blza!
Quanto à ciclovia da Mandacarú, tode ves que tenho que ir pra esses lados, vou pela avenida. É simplesmente uma MERDA. Gente com cachorro (dos grandes), criança no carrinho, fora a manolada enchendo a cara de tubão e maconha, haushauhsuah Sei como é!!
Na Av. Pedro Taques, ode eu moro, (Perto da praça Farroupilha) é menos ruim, mas ainda tem muita gente caminhando por ali.

Acho que talvez uma campanha do SETRAN, como a da faixa de pedestres, ou a dos "Salva-vida", iria ajudar. Vou procurar o SETRAN e fazer uma sugestão por escrito. Vamos ver no que dá!

Abs.
Bike pra mim é transporte, esporte, poupança, e plano de saúde. Porque não pedalar??
Voltar ao Topo
jkovando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2010
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jkovando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2011 as 22:51
Moro em São José, na grande Florianópolis e na ciclovia que fica na beira-mar o problema é semelhante. Vários usam para fazer corrida, muitas vezes fechando a pista, sem contar os que não olham para os lados para atravessar... Falta conscientização mesmo. Estou até pensando em bolar uns folhetos com orientações e regras de circulação para pedestres e ciclistas. Quem sabe daqui a alguns anos a coisa mude! 
Voltar ao Topo
soaresrei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2006
Santo André- SP
Offline
Mensagens:785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soaresrei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 00:30
Se fizermos algo contra seria como se fosse algo parecido quando envolve carro e bicicleta.

Tem que compartilhar, mesmo sendo um espaço destinado a bicicletas, respeitar e zelar pelas pessoas que ali praticam outro esporte.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 01:37
Originalmente postado por soaresrei soaresrei escreveu:

Se fizermos algo contra seria como se fosse algo parecido quando envolve carro e bicicleta.

Tem que compartilhar, mesmo sendo um espaço destinado a bicicletas, respeitar e zelar pelas pessoas que ali praticam outro esporte.


Concordo plenamente. Eu passei a usar boa parte das ciclovias disponíveis em meu percurso diário e como aqui em Curitiba são comportilhadas com os pedestres é preciso chamar a atenção das pessoas o tempo todo. Mas não vejo grande problema nisso, pelo contrário. Interagir com as pessoas, mesmo de forma tão tênue, é sempre positivo.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
GustavoMF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2011
Niterói
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GustavoMF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 01:56
Citar
Concordo plenamente. Eu passei a usar boa parte das ciclovias disponíveis em meu percurso diário e como aqui em Curitiba são comportilhadas com os pedestres é preciso chamar a atenção das pessoas o tempo todo. Mas não vejo grande problema nisso, pelo contrário. Interagir com as pessoas, mesmo de forma tão tênue, é sempre positivo.

Aqui em Niterói tem uma parte da ciclovia que uma boa parte usa pra correr. De fato, muitas vezes tem que chamar a atenção e etc, mas a interação é tranquila. 

O que me deixa realmente puto é numa outra parte da ciclovia que é perto de vários restaurantes. Como de noite a ciclovia deixa de ser ciclovia (é ciclovia das 6 às 10 da manhã) ela vira estacionamento da galera que vai aos restaurantes/bares e, obviamente, encontramos vários carros parados por lá depois das 6. Isso é complicado de aturar...
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 02:04
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por soaresrei soaresrei escreveu:

Se fizermos algo contra seria como se fosse algo parecido quando envolve carro e bicicleta.

Tem que compartilhar, mesmo sendo um espaço destinado a bicicletas, respeitar e zelar pelas pessoas que ali praticam outro esporte.


Concordo plenamente. Eu passei a usar boa parte das ciclovias disponíveis em meu percurso diário e como aqui em Curitiba são comportilhadas com os pedestres é preciso chamar a atenção das pessoas o tempo todo. Mas não vejo grande problema nisso, pelo contrário. Interagir com as pessoas, mesmo de forma tão tênue, é sempre positivo.


Futuro vereador de Curitiba, Voodoo.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Lucas-aju Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2011
Sergipe
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas-aju Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 03:39
eu sempre passo por isso aqui affs , parece mas um pedestria do q uma ciclovia,só tem gente correndo e andando que tapa todo o espaço, da nem pra desvia.
Pior é que os pedestres não se tocam, agente freia e fica átras deles pra eles sairem e não saem ¬¬ as vezes da vontade de passa por cima '.'
Hj msm eu tava indo pra universidade por uma ciclovia DUPLA e me vem 5 pessoas infileiradas tapando todo ¨%¨%%$#! ,como tinha uma mato do lado eu passei pelo mato pra não freia, o cidado me faz o favor de vir por mato tb ¬¬ nossa fiquei bolado heuaheuauheau
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 04:00
Esse "problema" de pessoas caminhando na ciclovia vai existir em todo lugar. Pelo menos aqui no Brasil.

Na minha opinião o jeito é ir mais devagar, pedir licença, seguir seu caminho e ser feliz. Não adianta se estressar, muito menos tentar atropelar ou jogar a bike nas pessoas. Neste caso estaremos tendo a mesma relação entre motoristas e ciclistas.

Abraço,
Ricardo
Voltar ao Topo
Lucas-aju Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2011
Sergipe
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas-aju Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 04:22
realmente, eu falo isso so pra enfatizar, mas o pessoal daqui é terrivel; blokam msm a passagem e demoram pra sai do caminho .É tenso.é por isso q estou andando na rua agora.
Voltar ao Topo
mike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2006
maringa - parana
Offline
Mensagens:1394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 17:38
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por soaresrei soaresrei escreveu:

Se fizermos algo contra seria como se fosse algo parecido quando envolve carro e bicicleta.

Tem que compartilhar, mesmo sendo um espaço destinado a bicicletas, respeitar e zelar pelas pessoas que ali praticam outro esporte.


Concordo plenamente. Eu passei a usar boa parte das ciclovias disponíveis em meu percurso diário e como aqui em Curitiba são comportilhadas com os pedestres é preciso chamar a atenção das pessoas o tempo todo. Mas não vejo grande problema nisso, pelo contrário. Interagir com as pessoas, mesmo de forma tão tênue, é sempre positivo.


A zica, é que essas ciclovias foram construidas PARA AS BICICLETAS. São no meio do canteiro central, e antes delas era só grama. Por causa dos bicicleteiros que já morreram aqui, os prefeitos construíram. Daí o povo achou "bonito" e aproveita pra "fazer uma caminhada". Esse é o problema. Aqui em Mga os motoristam até que respeitam os ciclistas, e tal, mas os pedestres são UMA DROGA.
Teve uma campanha a um tempo atras, sobre a faixa de pedreste, e tal, mostrando que os carros devem parar. Só que a desgraça do andante, acha que em TODAS as faixas o carro tem que parar, ignorando o semáforo. Teve um monte de gente que se ferrou assim. "Ah, eu to na faixa, o motorista que se vire pra freiar", passava com o farol verde pros carros e aí tava feita a cagada.

Só pra mostrar como são as ciclovias de Maringá:


Abraço
Bike pra mim é transporte, esporte, poupança, e plano de saúde. Porque não pedalar??
Voltar ao Topo
ElVerdugo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2011
Maringá, PR
Offline
Mensagens:960
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ElVerdugo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 17:42
Pra quem quiser ver, esse foi um vídeo que eu e o grupo de estudos que participo aqui na Uem fizemos sobre a IV Bicicletada Maringá, realizada em 30 de Abril de 2010. Numa parte dele mostramos a ciclovia da Av. Mandacaru.

Olhem só:


"Neil Peart" - Alfameq Stroll 21´
"Geddy Lee" - Peugeot Mixte

I will choose a path that's clear, I will choose free will...
Ciclista sempre, apesar de todas as adversidades...
#SoyCeleste

Voltar ao Topo
ElVerdugo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2011
Maringá, PR
Offline
Mensagens:960
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ElVerdugo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 17:43
Originalmente postado por mike mike escreveu:



Só pra mostrar como são as ciclovias de Maringá:


Abraço



Pertinho de casa, hehe
"Neil Peart" - Alfameq Stroll 21´
"Geddy Lee" - Peugeot Mixte

I will choose a path that's clear, I will choose free will...
Ciclista sempre, apesar de todas as adversidades...
#SoyCeleste

Voltar ao Topo
bil_sohma Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2008
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bil_sohma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 18:07
Aqui em Maringá, ciclovia é sinônimo de pista de caminhada!
Só ver: Parque do Ingá, Bosque 2, Parque das Grevilhas, ciclovias Mandacaru e Pedro Taques é assim mesmo, o povo não entende.

Um vídeo bom para cutucar o povo é esse, feito em Maringá também!

Voltar ao Topo
Arvro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2010
Londrina-PR
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arvro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 19:07
  Morei em Maringá em 2010, e pedalava bastante ao redor do Parque dos Pioneiros, no final da Av Paraná, lá os pedestres só não usavam a ciclovia no trecho que tava todo esburacado. Agora voltei a morar em Londrina, e pedalo no entorno do Lago Igapó, e o mesmo problema com pedestre distraído.
 Sobre o ritmo, não é que eu pedalo forte não... dificilmente na ciclovia passo dos 15-20 km/h, é que as vezes a gente tem que literalmente parar, pra não machucar ninguém...
 E o que eu acho interessante é que qualquer ciclista sabe se comportar muito bem na ciclovia... os tiozinhos são os que menos ocupam espaço... com as crianças, sempre tem um adulto orientando e ensinando a tomar cuidado e tudo mais, acho muito legal!!

  
"... guidon torto,
roda amassada, vou de qualquer maneira!" Magrela fever- Curumin
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 19:12
Em Paris, existe as ciclofaixas e em alguns lugares específicos existe ciclovias na calçada mesmo, como na foto abaixo:

http://img39.imageshack.us/img39/6523/092072010129.jpg

Então em horários de maior movimento as vezes tem perdidos andando a pé, o que o parisiense faz? Buzina enlouquecidamente e xinga as pessoas para sairem da frente.  As vezes passa aquela procissão de bicicleta buzinando, então o povo logo aprende a não ocupar o espaço. LOL


Editado por Druide - 29 Jun 2011 as 19:12
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 21:34
Andar devagar e com atenção.
Voltar ao Topo
Tilp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2010
Joinville - SC
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tilp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2011 as 21:44
Isso é um fator complicado, mas é manter a Educação e pedalar devagar.
Não dá para querer treinar sprints em ciclovias heheh o pacote pode ser complicado se aparecer algum pedestre, maratonista, um outro ciclista na direção contrária etc..
Voltar ao Topo
bil_sohma Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2008
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bil_sohma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2011 as 01:43
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Em Paris, existe as ciclofaixas e em alguns lugares específicos existe ciclovias na calçada mesmo, como na foto abaixo:

http://img39.imageshack.us/img39/6523/092072010129.jpg

Então em horários de maior movimento as vezes tem perdidos andando a pé, o que o parisiense faz? Buzina enlouquecidamente e xinga as pessoas para sairem da frente.  As vezes passa aquela procissão de bicicleta buzinando, então o povo logo aprende a não ocupar o espaço. LOL

E nesse caso da foto ainda tem as árvores entre a pista e a calçada, pense em elas!!
Voltar ao Topo
PandaCosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2010
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PandaCosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2011 as 01:58

A impressão que tenho é que ciclofaixa é sinônimo de lazer. Quando estou com tempo hábil vou reduzindo e alerto os pedestres (conforme o Voodoo falou) só que provavelmente com uma cara menos simpática! (Rsrs) Caso contrário uso a via de maior velocidade: a rua!

 

Aqui em Ribeirão temos uma ciclofaixa explicitamente de lazer, funciona aos domingos das 7h às 13h, se não me engano. Fui duas vezes e desisti, pois os ciclistas vão pra conversar e passear com os filhos de bicicleta. O que é muito legal, pois já motiva novos ciclistas. A vantagem é que não há pedestres é realmente só bicicletas, mas as ocorrências são as mesmas.

 

Só acho que o imprescindível é ser civilizado.

"Eu acho que não devemos respeitar nunca as idéias contrárias às que professamos. Devemos sim, respeitar às pessoas que as sustentam, mas nada mais..."
- Manuel de Falla
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2011 as 17:19
O que fazer... essa é uma pergunta bastante difícil. Não de responder, mas de obter sucesso diante do que deveria de fato ser feito.
Neste país de impunidades e de uma educação ausente nem há que falar em se fazer algo.
O que deveria ser feito era alguém da prefeitura andar de bike pelas ciclovia com folhetos educativos parando o pedestres e orientando ao óbvio: que a ciclovia (acaso não seja compartilhada pois há algumas assim) é para bicicletas e a calçada para pedestres.
Algumas vezes dá vontade de mandar a educação para o espaço e atropelar uns desses folgados.
Da mesma medida que devemos como ciclistas respeitar as passagens para pedestres (faixas mesma) o pedestre deveria respeitar a ciclovia... deveria!
Infelizmente nosso país é marcado pela impunidade que leva ao desrespeito das leis e que em última análise gera a violência... e não há perigo de melhorar.
Então o que fazer? Ou se engole esse sapo e para a cada grupinho de invasores ou se mete o pé na costas de uma meia dúzia para aprenderem de vez... (brincadeira).
Quem sabe um dia...
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
lucianon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2009
SP
Offline
Mensagens:401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2011 as 01:16
Arvro,
O esquema é ocupar  o espaço, quanto mais bicicletas estiverem utilizando a ciclovia ,  faz com que as pessoas encontrem outro espaço para caminhar.
Convide seus amigos e vizinhos para utilizar mais a bicicleta.

Luiz Rio,
Muito bom o video, ri muito. hahahaha


Voltar ao Topo
André Gullo Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 07 Mai 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Gullo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2011 as 16:40
O que fazer nesses casos?
Pedir licença com educação,agradecer pela passagem e continuar o seu role de bike sem stress.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2011 as 16:52
O que fazer? Passar com a bike por cima e dizer que foi por legítima defesa! LOL
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
ElVerdugo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2011
Maringá, PR
Offline
Mensagens:960
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ElVerdugo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2011 as 17:22
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

O que fazer? Passar com a bike por cima e dizer que foi por legítima defesa! LOL


Colocar uma de cada lado e uma na frente da bike!!!

Angry





Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2011 as 18:29
Gostei desse freio a disco! LOL
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
leo-leo Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2010
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leo-leo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2011 as 20:57
Aqui em São Paulo não tem jeito, já sofri 2 acidentes com pedestres na ciclovia do Ibirapuera.Lugar mais perigo para andar.Nunca mais.
Voltar ao Topo
lucianon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2009
SP
Offline
Mensagens:401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2011 as 00:47
No Ibirapuera só da para andar a 0,5 km/h bem light, acho que  fui 2x no inicio da década de 90 quando comprei a minha antiga bike e nunca mais voltei de bike, só vou ao Ibirapuera para correr.

Voltar ao Topo
Sampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jun 2011
ABC / SP
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2011 as 01:01
Eu entendo que ciclovia é para bicicletas, porém em SP algumas ciclovias só funcionam aos domingos, ou seja, não é oficialmente uma via de transporte e sim lazer.

Com isso, o pessoal acaba por utiliza-las para qualquer atividade.Eu mesmo tenho vários conhecidos que as utilizam para os longões de domingo. Ou seja, reflexo que São Paulo precisa de espaços para outras atividades também.

[]s

Sampaio
Voltar ao Topo
Hérlon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jul 2011
Juazeiro - BA
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hérlon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2011 as 05:09
Juazeiro não tem ciclovia. Se uso alguma em Petrolina é porque estou sem pressa, voltando de um treino ou passeando com meu guri. Tem de ser em um momento zen, onde eu possa simpaticamente tentar educar os pedestres, orientando os desatentos, constrangendo os abusados e, eventualmente, ameaçando os mais afoitos. Mas sem perder a classe jamais.
Voltar ao Topo
pedalandonp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2011
Nova Petrópolis
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedalandonp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2011 as 13:45
Ao se aproximar dos pedestres, inspirar bem fundo e aí gritar a plenos pulmões: "vai tomar no teu c*, filho da p***!".
Voltar ao Topo
akiraware Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar akiraware Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2011 as 13:48
No ibirapuera o problema é maior porque apesar do tamanho imenso do parque não tem uma área para a galera do patins ou do skate, e eles se sentem com nós em relação as ruas ou seja sem direitos e segregados, e acabam usando a ciclovia e outras áreas do parque.
Acompanhe meus giros pelo blog No Giro e visite meu perfil no Strava user Akiraware
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2011 as 13:52
Lembrem-se da regra dos 1,5 metros e da redução de velocidade, senhores. Ela não vale apenas para os carros em relação a nós, ciclistas.

Ao cruzar com um pedestre temos que reduzir a velocidade e tentar manter a distância de 1,5 metros regulamentares. Isso é meio difícil pois em muitos casos a ciclovia não tem isso de largura.

Achar que lugar de pedestre não é na ciclovia é a mesma coisa que achar que lugar de bicicleta não é na rua.

Se um ciclista FDP vem e tira uma fina de mim quando eu estiver caminhando ele terá sorte se não levar uma pedrada na nuca.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 9>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X