Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedalar clipado ou não no AM/Enduro?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedalar clipado ou não no AM/Enduro?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jef Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2008
Paraná
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jef Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedalar clipado ou não no AM/Enduro?
    Postado: 28 Mai 2014 as 14:11
Boa tarde pessoal.
Gostaria de saber se vocês costumam pedalar clipados no AM/Enduro ou o melhor/mais indicado é ficar com os pés soltos?
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2014 as 14:37
Clipado até pra ir buscar pão na padaria.
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2014 as 16:03
Discussão longa:
Resumo, vai de cada um, depende da escola do cara.
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2014 as 16:32
É de cada um, o clip proporciona melhor controle da bike e o flat dá mais liberdade de movimento. Pra mim o fator decisivo na escolha foi a segurança: de flat é mais fácil ejetar da bike em caso de necessidade.
Voltar ao Topo
marcelomassey Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Fev 2009
SP
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelomassey Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2014 as 23:49
Já usei clip e tive problemas para me acostumar. Há algum tempo venho usando pedal flat. Comprei recentemente um tenis Five Ten com a sola de borracha mole e na trilha, parece estar clipado. Mesmo com um pedal sem cravos reguláveis, o pé fica firme, sem movimentação lateral, mesmo com a sola cheia de lama.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2014 as 06:38
pedalar clipado transmite mais segurança pois o pé vai sempre estar na posição certa no pedal e não vai escorregar.

uso clip no XC, mas no AM eu prefiro não usar pois gosto da liberdade de poder tirar o pé a hora que quiser.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2014 as 06:39
complementando: tirar o pé a hora que eu quiser sabendo que ele vai sair, poius já tive problemas com lama e tombo pq o pé não saiu na hora de desclipar.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2014 as 10:27
The Little, vc usa pedal de clip Shimano? Parei de usar Shimano exatamente pelo problema de desclipar com lama. Depois que passei para Time não tive mais problemas com lama. Recomendo!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2014 as 10:34
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

The Little, vc usa pedal de clip Shimano? Parei de usar Shimano exatamente pelo problema de desclipar com lama. Depois que passei para Time não tive mais problemas com lama. Recomendo!

Uso o m520 e sempre passo raiva.

Tava pensando em pegar um candy pra fazer este teste, e ainda tira um bom peso da bike.

qual modelo do time atack q vc usa?

Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2014 as 12:55
Uso em 2 bikes um Atac XC e na tandem o Allium. O primeiro comprei a uns 5 anos e tá na ativa sem problemas, para fala a verdade, sem nem abrir para revisão. Comparo a durabilidade aos Shimano, porém o peso tb se compara aos mesmos. Nisso os Crank ganham. Mas não apresentam o problema com lama que os Shimano tem.
Voltar ao Topo
jef Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2008
Paraná
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jef Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2014 as 13:27
Então pessoal, fiquei com essa dúvida justamente porque eu venho do BMX das antigas, muitos anos atrás, e sempre achei útil o pé solto justamente para poder apoiar o pé em uma curva em que o pneu escorregue um pouco e várias outras situações em que o apoio com o pé pode realmente evitar um tombo.
Como essa reação precisa ser bem rápida fiquei na dúvida se conseguiria fazer isso clipado, ou seja, desclipar e apoiar o pé em um espaço de tempo bem curto.
Resolvi perguntar para não queimar grana a toa em um pedal e sapatilha para depois encostar por não me adaptar ao uso.
Que pedais flat vocês costumam usar?
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2014 as 14:58
Originalmente postado por jef jef escreveu:

Então pessoal, fiquei com essa dúvida justamente porque eu venho do BMX das antigas, muitos anos atrás, e sempre achei útil o pé solto justamente para poder apoiar o pé em uma curva em que o pneu escorregue um pouco e várias outras situações em que o apoio com o pé pode realmente evitar um tombo.
Como essa reação precisa ser bem rápida fiquei na dúvida se conseguiria fazer isso clipado, ou seja, desclipar e apoiar o pé em um espaço de tempo bem curto.
Resolvi perguntar para não queimar grana a toa em um pedal e sapatilha para depois encostar por não me adaptar ao uso.
Que pedais flat vocês costumam usar?

uso wellgo MG-1, de magnésio com cravos de inox. relativamente leve (380g, mais leve que os de clip M-520 da shimano) e depois de 6 anos usando agora que ele tá pedindo troca dos rolamentos. lá fora esse pedal é barato, aqui no Brasil  nem sei se acha.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 02:52
antigamente achava thelittle era uns 130 reais na época, tinha uma galera de bmx que usava

eu uso flat, mas isso depende do estilo do piloto, meu rolé é mais pump do que pedal, me divirto mais andando flow do que andando o mais rápido possivel, vai depender da trilha também.

eu uso um pedal flat elgallo que até la fora é dificil de achar, é bem parecido com um dabomb plataforma grande, perfil fino...
Voltar ao Topo
jef Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2008
Paraná
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jef Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 10:21
Gostei destes Welgo hein TheLittle.
Acho que vou arriscar a importação de um par.
São muito parecidos com os que já usei nas épocas de BMX.
Valeu a dica!!
Voltar ao Topo
JonasMD Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 15 Abr 2014
SP
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JonasMD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 13:30
O pedal que eu acho mais bonito e resistente é o Saint, talvez meio pesado.

Mas sobre geometria será que ele sendo concavo ajuda ou atrapalha pra uma postura AM, principalmente na subina né visto que ele foi feito pra descer.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2014 as 14:13
Originalmente postado por JonasMD JonasMD escreveu:

O pedal que eu acho mais bonito e resistente é o Saint, talvez meio pesado.

Mas sobre geometria será que ele sendo concavo ajuda ou atrapalha pra uma postura AM, principalmente na subina né visto que ele foi feito pra descer.

cara acho que não atrapalha não, mas minha opinião sobre o saint é que ele é caro demais pelo que é, o perfil dele não é tão fino quanto os pedais legais que tem por ai, o peso dele não é lá essas coisas, a plataforma é pequena comparado a outros e eu particularmente não curto esses pinos finos, prefiro os q usam parafuso igual o do disco. Eu usei e não gostei, prefiro muito mais meu elgallo que tem acho que o mesmo peso, é fino, plataforma grande e parafusos maiores e foi bem mais barato.
Voltar ao Topo
sunerfreak Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2009
Dourados MS
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sunerfreak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2014 as 22:43
Andei a vida inteira desclipado e resolvi adotar o clip pra AM, confesso que fiquei inseguro, caí muito e perdi a confiança na bike ficando com medo de passar em alguns lugares que exigiam equilibrio mas por outro lado eu gostava na hora de girar, a pedalada 360 fazia mta diferença. Então resolvi andar de flat pra ver se melhorava e no mesmo dia choveu, com isso meu pé não parava no pedal e eu vi q era mais perigoso do que usando clip! Resultado... voltei pro clip e decidi aprender usá-lo de qq jeito!
Voltar ao Topo
Thier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2013
Tatui
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2014 as 17:01
Eu ando clipado desde que comecei no MTB, mas hoje praticando mais AM, em alguns momentos fica difícil para travar, principalmente nas descidas com muitas pedras grandes, o que ocorre é descer destravado, assim penso que ás vezes um plataforma vai melhor.
Voltar ao Topo
ocris Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jul 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ocris Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2014 as 13:43
Ola pessoal... sempre fico nessa duvida tambem...
Na realidade, eu uso o clip pra subidas, plano e descidas sem obstaculo.
Quando pego um terreno mais tecnico, seja subida, plano ou descida, vou desclipado.

Resolvi meu problema com um pedal que tivesse clip e plataforma.
Uso o Mallet 3 da crank brothers:
http://www.crankbrothers.com/pedals_mallet3.php

Muito bom mesmo. Tem ajuste dos cravos e tudo. O preco eh meio alto, mas quem puder comprar for a ou achar uma barbada, vale a pena.

abracos.
Voltar ao Topo
Luiz72 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz72 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2014 as 14:59
Originalmente postado por ocris ocris escreveu:

Ola pessoal... sempre fico nessa duvida tambem...
Na realidade, eu uso o clip pra subidas, plano e descidas sem obstaculo.
Quando pego um terreno mais tecnico, seja subida, plano ou descida, vou desclipado.

Resolvi meu problema com um pedal que tivesse clip e plataforma.
Uso o Mallet 3 da crank brothers:
http://www.crankbrothers.com/pedals_mallet3.php

Muito bom mesmo. Tem ajuste dos cravos e tudo. O preco eh meio alto, mas quem puder comprar for a ou achar uma barbada, vale a pena.

abracos.

Ocris,
Desculpe a ignorância (nunca andei clipado), mas usando sapatilha e pela foto que vi do Pedal o encaixe e bem proeminente da para descer desclipado ?
Abraços
Voltar ao Topo
Cadu de Filippis Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2008
BH
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cadu de Filippis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2014 as 17:37
Pedalei muito tempo em flat genérico, depois pedalei uns 2 anos clipado e agora voltei pro flat com pedal bom... e nao largo mais !

Uso pedal XPedo FaceOff (por ser leve e o preço que paguei muito bom!)
http://www.xpedo.com/products/pedals/platform/99/faceoff-13

E tenis NewBalance Mo689 (por ter solado plano e com cravos... uma maravilha pra qdo precisa carregar a bike em terreno ruim)
http://www.newbalance.com.mx/producto/hombre/calzado/outdoor/689_br.html


Abs !
Voltar ao Topo
RaSaVa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2012
Araraquara
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaSaVa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2014 as 22:14
Como disse um dos nossos amigos clipado até para ir na padaria comprar um paozinho, antes usava sem clip depois que comprei o clip não sei nada mais sem.
Voltar ao Topo
Alan_Pinheiro Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 11 Mai 2011
Petrópolis - RJ
Offline
Mensagens:61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alan_Pinheiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2014 as 14:48
Clipado porém com um pedal adequado para All Mountain e Enduro, Hoje utilizo o modelo Shimano M454 que se adequa perfeitamente.

E sem clip nem na padaria como já disseram os amigos!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2014 as 15:02
muita gente saiu de um pedal vagabundo + tênis de corrida/passeio pra um pedal clip + sapatilha, e realmente, sentiu uma diferença imensa e fala "flat nem pra comprar pão". mas muitos não tiveram experiência com um pedal flat, que pode ser totalmente adequado, desde que seja específico pra modalidade que quer usar. E não menos importante, deve-se usar um tênis apropriado também.

apesar de não usar clip pra AM eu recomendo, e reforço todas as vantagens. só não concordo com gente que diz que "flat é ruim" sem nunca nem ter usado um pedal + tênis decente.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
marcokings Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2009
Brasilia
Offline
Mensagens:247
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcokings Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2014 as 11:08
O ideal seria usar os dois e sentir qual seria o melhor para o seu tipo de pedal,  um bom pedal de plataforma segura bem o pé até no molhado, e o de clip garante uma pedalada mais redonda e eficiente. Agora qual o melhor depende do seu tipo de uso.
Deixe seu carro na garagem, tire a poeira da bike e seja livre!!!
Voltar ao Topo
Netonetovica Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 01 Jul 2014
Brasil
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Netonetovica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2014 as 11:14
Uso o cranck mallet, ótimo para enduro. Consigo descer tanto clipado como desclipado, dependendo das situações.... e subir também!
Voltar ao Topo
jef Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2008
Paraná
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jef Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2014 as 11:48
O Mallet da Crank Brothers parece ser muito legal mesmo.
Uma dúvida: andando desclipado a mola não fica incomodando muito o meio do pé? Como se fosse um calombo ali.

Valeu!
Voltar ao Topo
Luiz72 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz72 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2014 as 16:08
Originalmente postado por jef jef escreveu:

O Mallet da Crank Brothers parece ser muito legal mesmo.
Uma dúvida: andando desclipado a mola não fica incomodando muito o meio do pé? Como se fosse um calombo ali.

Valeu!


Está e a minha dúvida que eu perguntei acima. Da para andar desclipado sem a molda incomodar ?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2014 as 19:34
Flat + Five Ten
Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2014 as 10:08
Comprei um par de Shimano M-530 pra minha futura bike de AM (Astro Defense)... Foi uma boa escolha? Usava um M520 quando fazia XC...
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2014 as 10:55
Caras, eu uso pedal plataforma + aquelas pedaleiras oldschool.

Passei as fitas das pedaleiras nos pedais de maneira que a lateral de fora dos pés fica liberada pra se desprender numa eventual queda. E instalei as pedaleiras de maneira que meu pé fique bem apoiado (a parte gordinha debaixo do pé perto do dedão) sobre o eixo do pedal e não o meio do pé, como é a instalação tradicional das pedaleiras.

Fica ótimo pro pé não escapar nas descidas, fica solto o suficiente pra ejetar e fica apertado o suficiente pra ajudar na puxada do pedal, tanto pra pedalar como pra levantar a traseira.

Mas é aquela coisa né, os outros olham, acham que é chinelagem e ficam com a preferência das sapatilhas clip. Cada um cada um, hehehe.

Abraços!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X