Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedalando na enchente
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedalando na enchente

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedalando na enchente
    Postado: 23 Out 2018 as 09:16

Na sexta passei uma situação que achei no mínimo perigosa, sai do serviço e estava chovendo fraco resolvi optar pelo caminho mais rápido para casa, onde existe uma avenida de trafego intenso.


Do nada a chuva apertou e virou quase que uma tempestade, estava no meio da via e rapidamente tudo começou a alagar inclusive as calçadas, fiquei pensando o que devia fazer na hora, não havia qualquer abrigo visível então não vi outra opção a não ser continuar, não era possível andar mais próximo a calçada somente no meio da faixa mais rente a ela.


No meio do percurso passei por diversas "ondas" e água chegou a cobrir parte da catraca dianteira, temi cair e ficar submerso. Para variar quando esta quase chegando em casa a chuva parou.

Já aconteceu com vocês? O que fizeram?

Voltar ao Topo
heitorcolombini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Set 2018
Araras/SP
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar heitorcolombini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2018 as 09:45
Na enchente não, mas sempre atolo no barro.
Sugiro uma boa lavagem e lubrificação
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2018 as 09:45
Nunca tive experiência com enchentes.
Se estivesse numa situação dessas usaria a máxima: procurar abrigo e esperar passar. Atravessar no meio da água sem conseguir ver o chão é arriscado - pode pegar um bueiro aberto e cair dentro, como nos vídeos abaixo:


Como já ocorreu - e felizmente não teve qualquer complicação - acho interessante levar a bike p/ uma revisão, especialmente o movimento central pois a água pode ter lavado a lubrificação.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2018 as 09:50
Além do cuidado com a bike, como uma boa revisão/lubrificação, convém uma visita a um centro de saúde.

Várias doenças podem ser transmitidas pela água de enchentes.

Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
newtonwagner Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jun 2016
Brasília-DF
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newtonwagner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2018 as 10:34
Nunca peguei alagamento, mas já saí pra pedalar e no caminho peguei uma tempestade com muitos raios e vento forte.

Parei em um ponto de ônibus e esperei um pouco pra ver se a chuva diminuía, ou pelo menos a frequência dos raios fosse menor também.


Acho, (na hora do aperto a gente nunca sabe o que vem na cabeça), que eu desistiria de ir pra casa e procuraria uma área mais elevada onde tivesse um lugar pra parar e esperar a chuva passar, ou seguir por um caminho mais seguro, mesmo que mais longo.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2018 as 10:43
Eu já peguei alguns alagamentos até a altura do movimento central, mas trechos pontuais, coisa que vc atravessa em segundos. Geralmente quando a chuva aperta muito eu procuro abrigo, uma vez vi uma tampa de caixa d'agua voando na minha frente, então quando tem muita agua e vento eu prefiro parar mesmo.

A primeira coisa que vc precisa fazer é lavar a bike, limpar bem todas as partes. Se o cubo for shimano, pode ficar despreocupado, o meu nunca entrou agua, a shimano usa uma graxa que repele agua, sempre que abri o meu estava como novo, a vedação deles é ótima, Se for uma cubo roletado, melhor abrir, dar uma boa limpada e lubrificar de novo o freehub, por que costuma ficar uma caca. O central da shimano é selado, não tem problema também, mas uma vez desmontei o central e saiu um caldo de lá de dentro, tamanha a quantidade de agua que entrou no tubo, então se sentir algum barulho ao pedalar, melhor limpar o central.

Acho que é o que mais pega, as partes moveis, o resto se vc limpar bem e lubrificar a corrente vai de boa.
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2018 as 11:49
Não lembro onde vi essa dica, mas quando se passa por local com muita água/pega muita chuva e não tem chance de fazer essa manutenção de forma mais imediata, o ideal é tentar drenar o máximo de água que possa haver dentro dos tubos como o am.araujo relatou acima.

Aí a dica era tirar o canote de selim e deixar a bike virada por um tempo p/ escorrer a água que tenha dentro dela - claro que tem a questão de entrar ar nas mangueiras de freio ao virar a bike ao contrário etc., mas pelo tempo necessário p/ drenar a água acho que só bombear a alavanca de freio por um tempo e resolve o problema do ar.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2018 as 23:10
Outra dica, numa enchente, chuva com lamina de água jamais se apoie em qualquer poste de iluminação/farol/radar, geralmente o isolamento das fiações não é de qualidade, e voce morre eletrocutado.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
klunker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2011
Mairipa/Sampa
Offline
Mensagens:246
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klunker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2018 as 07:47
Já pedalei em enchente, mas não recomendo. Tu pode cair em bueiro aberto ou semelhantes, sem falar no risco de uma lepto...
Tirando isso, se não teve jeito, indico encostar a magrela, e dar uma geral em tudo que é rolamento e cabeamento.
Mountain biker e Opaleiro, graças a Deus!

MTB since 1998!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X