Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedalando em Rodovias
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedalando em Rodovias

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Macro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Macro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedalando em Rodovias
    Postado: 31 Mar 2012 as 21:09

Estava querendo Ir pedalar este final de semana na rodovia dos Imigrantes, saindo do metrô Imigrantes na avenida ricardo jaffet, Indo até o trevo com a anchieta e voltando novamente. Já tinha planejado todo o trajeto, entradas, saídas, retorno mas ai me deparei com um problema, embora andar no acostamento seja relativamente seguro passar pelas saídas é muito perigoso! 

 

Mesmo os carros diminuindo a velocidade, como o limite da rodovia é 120km/h eles ainda entram na saída a uns 80 por hora o que obriga o ciclista a parar a bicicleta e esperar uma brecha para atravessar. Ai aparece outro problema, algumas saídas tem três faixas o que complica ainda mais fazendo com que ao meu ver atravessar seja quase suicídio.

 

Ai que vem a pergunta, alguém tem alguma dica de como passar por saídas ou é melhor eu desistir do passeio?




Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2012 as 23:15
Oi Macro,

Já pedalei pela Imigrantes várias vezes e única técnica que conheço para atravessar os acessos é a PACIÊNCIA.
Não há tantos acessos que possa trazer um desconforto ao pedal. Ao chegar nesses acessos os carros diminuem para 40 Km/h pois além de ser essa a velocidade permitida nos acessos, praticamente todos eles têm cabines de pedágio, o que obriga o motorista a diminuir a velocidade.

Pedale tranquilo, mas não vá além da Interligação, pois a P. Rodoviária não permite pedalar além da Interligação. Aliás, a Imigrantes é totalmente proibida para bikes, mas até a Interligação as autoridades costumam fazer "vistas grossas".

Essa foto abaixo é do início da Imigrantes.


Bom pedal e um grande abraço!

Waldson (Antigão)
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
Macro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Macro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2012 as 04:25

Obrigado pela resposta Waldson.


Graças ao seu relato acabei criando coragem e Indo pedalar hoje(domingo) de manhã e por sorte acabei encontrando alguns ciclistas que me acompanharam pelo caminho todo deixando o passeio mais tranquilo para mim mas mesmo sozinho percebi que não haveria nenhum problema para atravessar os acessos/saídas bastando ter paciência e olhar para trás bem, antes de atravessar para ter certeza que nenhum carro esta vindo.


O que achei mais curioso foi a estranha sensação de segurança ou pelo menos a falta daquele risco  constante que sinto quando ando dentro da cidade e também como o pedal parece render mais pela falta das paradas nos faróis.

Abraço e novamente obrigado pelas dicas!

Voltar ao Topo
LuizC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2012
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:91
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuizC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2012 as 05:07
Macro,

Você chegou até a Interligação?

Não teve nenhum problema com a Polícia Rodoviária?

Abraços.


Luiz
Trek Elite 9.6 Carbono - 30v
Voltar ao Topo
Macro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Macro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2012 as 05:20

Luiz, 


Fomos tranquilamente até o trevo com a anchieta e voltamos sem nenhum problema, até cumprimentamos o guarda no posto da polícia rodoviária que tem em Diadema. rs


Abraço

Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2012 as 05:22
Para quem pedala na cidade, andar na rodovia é moleza. Dá até para ir conversando, sem aquela tensão constante que é andar junto com os carros nas ruas movimentadas. Eu costumo fazer esse caminho, que evita algumas saídas e da quebradinha que tem no começo da rodovia: http://www.bikemap.net/route/1081270

Eu sempre pego a imigrantes para treinar e não há problema nenhum com a polícia. Outro dia até fiquei trocando câmaras do aldo daquele posto da polícia rodoviária sem nenhum problema com os policiais.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Eto Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2012
SP/Centro
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2012 as 14:05
Então eu comecei a pedalar em rodovia e só pedalo na cidade quando preciso, na cidade os motoristas não dão preferência para ciclistas e na rodovia a maioria diminui quando vamos passar em acessos.

Voltar ao Topo
Macro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Macro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2012 as 05:20
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Para quem pedala na cidade, andar na rodovia é moleza. Dá até para ir conversando, sem aquela tensão constante que é andar junto com os carros nas ruas movimentadas. Eu costumo fazer esse caminho, que evita algumas saídas e da quebradinha que tem no começo da rodovia: http://www.bikemap.net/route/1081270

Eu sempre pego a imigrantes para treinar e não há problema nenhum com a polícia. Outro dia até fiquei trocando câmaras do aldo daquele posto da polícia rodoviária sem nenhum problema com os policiais.


Poneis,

Fui exatamente por esta rota que você postou só que a vi em outro thread mas acho que também postada por você. Gostei do caminho mesmo aumentado meu trajeto em uns três quilômetros, só de evitar os acessos da bandeirantes já facilita muito a minha vida. Único problema que tive neste trajeto foi que em certos pontos as avenidas bifurcavam e eu tinha que Ir da direita para a esquerda da rua mas com um pouco de paciência dava para fazer Isto tranquilamente.

Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2012 as 16:54
     O Poneis já tinha me passado essa rota tempos atras, foi o melhor rolê q fiz em S Paulo, dá p pegar a interligação e chegar até a anchieta, daí voltar, dá uns 90km, ninguem enche o saco e pedala-se ao ladinho da mata atlantica, revigorante p quem passou a semana na cidade.
     Abraço.
Voltar ao Topo
binhopires Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Nov 2012
Salvador
Offline
Mensagens:1320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar binhopires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2012 as 17:14
Revivendo esse tópico.
Vou aproveitar o título conveniente do tópico e usá-lo pra um questionamento que tenho.

Aqui em Salvador eu sei que o pessoal do speed pedala numa rodovia privatizada em sentido ao norte. Não há opção. Até que lembrei que o acostamento não tem asfalto bom e surgiu-me a dúvida.

Aos mais experientes, numa estrada como essa, andam em cima da faixa branca ou no acostamento?


Também vou caçar essa informação por aqui.
Voltar ao Topo
augusto carrera Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jul 2012
Salvador
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augusto carrera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2012 as 12:20
Originalmente postado por binhopires binhopires escreveu:

Revivendo esse tópico.
Vou aproveitar o título conveniente do tópico e usá-lo pra um questionamento que tenho.

Aqui em Salvador eu sei que o pessoal do speed pedala numa rodovia privatizada em sentido ao norte. Não há opção. Até que lembrei que o acostamento não tem asfalto bom e surgiu-me a dúvida.

Aos mais experientes, numa estrada como essa, andam em cima da faixa branca ou no acostamento?

 
Pedalo muito pela estrada o côco e não me recordo de trechos de acostamento sem asfalto... Desde já lhe digo que é altamente perigoso andar pela faixa branca não só nessa estrada como em qualquer outra. É extremamente recomendado que se ande no acostamento e mesmo assim mantendo uma distancia de 1m para a referiada faixa, caso não tenha asfalto no acostamento não vá de speed para ela.
Voltar ao Topo
walescko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2012
Esteio/RS
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar walescko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2012 as 09:40
A rodovia da foto aqui é a BR-287, em um trecho que 15km entre Tabaí/RS e Montenegro/RS, onde o acostamento é o que veem, a linha branca não existe e para descer para o "acostamento" ou subir para o asfalto, é um degrau de uns 15cm ou mais, Além disso boa parte do asfalto está rachado.

A boa notícia é que em alguns trechos estão recuperando o asfalto. Depois que andei nela conclui que aqui no Rio Grande do Sul, esse é o segundo pior trecho pra pedalar, obvio que não sabia quando ingressei, hoje eu evito de passar por essa estrada.



Uploaded with ImageShack.us
walescko
Voltar ao Topo
hbronze Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2011
Sampa
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hbronze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2012 as 10:51
Originalmente postado por Macro Macro escreveu:

Estava querendo Ir pedalar este final de semana na rodovia dos Imigrantes, saindo do metrô Imigrantes na avenida ricardo jaffet, Indo até o trevo com a anchieta e voltando novamente. Já tinha planejado todo o trajeto, entradas, saídas, retorno mas ai me deparei com um problema, embora andar no acostamento seja relativamente seguro passar pelas saídas é muito perigoso! 

 

Mesmo os carros diminuindo a velocidade, como o limite da rodovia é 120km/h eles ainda entram na saída a uns 80 por hora o que obriga o ciclista a parar a bicicleta e esperar uma brecha para atravessar. Ai aparece outro problema, algumas saídas tem três faixas o que complica ainda mais fazendo com que ao meu ver atravessar seja quase suicídio.

 

Ai que vem a pergunta, alguém tem alguma dica de como passar por saídas ou é melhor eu desistir do passeio?






Para quem for pegar a imigrantes o maior cuidado a tomar é entre o KM 15 e o 20 devido a assaltos que estão ocorrendo a ciclistas Confused

Abraços e bom pedal a todos
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2012 as 21:31
Mesmo depois de vários dias que o tópico foi revivido, resolvi "parpitar" sobre o pedalar sobre a faixa branca no acostamento.

Não posso dizer que sou um cara hiper experiente, mas já pedalei por todos os tipos de rodovias em São Paulo. Acredito que pedalar sobre a faixa branca é possível quando o trecho não apresenta grande movimento de ônibus e caminhões. Mesmo assim é importante estar constantemente olhando no espelho, pois esporadicamente pode aparecer esse tipo de veículo, aí é sair imediatamente.

Se observarmos os caminhões mais longos, principalmente os cegonheiros e treminhões que transportam cana e madeira, vamos notar que o último eixo balança bastante para os lados, fazendo com que muitas vezes este passe até na entrada do acostamento. Assim, pedalar na faixa branca é um grande risco de morte. Dead
De um modo geral, sugiro que sempre se pedale no acostamento, o mais distante da pista possível, pois assim evita-se o vácuo provocado pelos grande caminhões e ônibus, que pode provocar tombos e/ou puxar o ciclista para dentro da pista.

Esta é a minha humilde opinião.

Waldson (antigão)

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
strehl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar strehl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2013 as 22:52
Voltando às rodovias - hoje vi um cara sendo assaltado na Imigrantes, assalto a mão armada de manhã, em meio a um movimento maior do que o normal de bicicletas- levaram a bike do cara, que ficou a pé no acostamento. Estive vendo o mapa e a Anchieta não é muito diferente de acesso para mim. Gostaria de ouvir a opinião de vcs se a Anchieta é mais segura que a Imigrantes.
Voltar ao Topo
Riba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2013
Santos/SP
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Riba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 15:09
Olá à todos, aproveitando esse tópico já que o assunto é Imigrantes/Anchieta, algum colega aqui do fórum já pedalou da Baixada até São Paulo ou vice-versa por uma dessas Rodovias mesmo sendo proibido para circulação de bicicletas? Moro em Santos e sempre desejei realizar alguma pedalada pro interior, tipo São Roque, etc, mas esbarro no problema de ir até Sampa por essas rodovias, sei que existe a possibilidade de subir pela Mogi-Bertioga, porém aumentaria e muiiiiiiiiiiito a distância, já que subindo pela Imigrantes e em seguida o Rodoanel Oeste seria facim, facim hehehe, pra quem já se aventurou, como fazer? Abraço à todos.
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 17:11
Riba, não sou de São Paulo e nunca pedalei aí, só vou de carro com frequencia. 
Acho o Rodoanel totalmente inviável para pedalar. Em grande parte é fechado nas duas laterais, praticamente sem acostamento e com todo mundo andando muito rápido. 
Creio que deva inclusive ser proibido também.

O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Shiva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2012
Santa Catarina
Offline
Mensagens:209
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shiva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 19:32
Kong, 
saindo de Floripa e pegando a 101 sentido norte ate Joinville é tranquilo. Para o sul eu só pedalei até a entrada de Santo Amaro não é tão tranquilo mas dá. Já a  282 próximo de Santo amaro é meio tenso, mas depois é sossegado até o trevo que vai Para São Bonifácio que por sinal é um bom pedal.  
Voltar ao Topo
walescko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2012
Esteio/RS
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar walescko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 22:32
Originalmente postado por kong kong escreveu:

Alguem que pedala aqui pela região de Floripa, sabe me informar como está a br101 e br282, dá pra fazer um pedal e voltar vivo?


Pela BR-101, fiz de Balneário Camboriú/SC a Osório/RS, com toda rodovia é necessário se cuidar, principalmente nos viadutos de acessos a cidades, mas foi de boa.

Trechos bem críticos é o Morro dos Cavalos, que possue terceira pista e o acostamento não existe, principalmente se vai no sentido sul.

O outro trecho que achei imprudente andar foi em Tubarão, depois do rio, onde fiz a volta por dentro da cidade, evitando assim a serrinha naquele trecho.

Mesmo nos trechos de pista simples, em Laguna e Araranguá foram traquilos de andar.
walescko
Voltar ao Topo
Riba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2013
Santos/SP
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Riba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 23:01
Olá Dionei, valeu pela participação, também não tenho conhecimento se o Rodoanel é proibido pra bicicletas, estou sempre indo por lá e jamais observei se há placas proibindo a circulação de bicicletas hehehe, pelo menos uma  vez no mês eu passo por lá, pois tenho uma filha que mora no Km 15 da Raposo Tavares e fica bemmmmm próximo com o Rodoanel(5km) vou observar da próxima vez, porém acho que o amigo tá enganado com relação ao acostamento e a velocidade, tenho observado que em toda a extensão da rodovia, pelo menos nos 44kms que liga a Imigrantes até a raposo é bem servida de acostamento com ótimo asfaltamento já que se trata de rodovia pedagiada, (administrada pela CCR) mesmo nos locais onde há muros laterais, o limite máximo de velocidade para veiculos leves é 100 km/h e pesados 80 km/h e há muiiiiitos radares, as vezes alguns abusam um pouco, fui até o final do rodoanel oeste apenas uma vez, que é na Bandeirantes, olha que a Imigrantes o limite máximo é 120 km/h no planalto, como toda rodovia sempre há seus riscos pra bicicletas, não acredito ser uma rodovia com alto grau de perigo, embora a quantidade de caminhões seja grande durante a semana, mas nos fins de semana é suave, mas é isso, mais uma vez valeu pela participação e boas pedaladas, abraço

RIBA.
Voltar ao Topo
Riba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2013
Santos/SP
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Riba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 23:02
Olá Dionei, valeu pela participação, também não tenho conhecimento se o Rodoanel é proibido pra bicicletas, estou sempre indo por lá e jamais observei se há placas proibindo a circulação de bicicletas hehehe, pelo menos uma  vez no mês eu passo por lá, pois tenho uma filha que mora no Km 15 da Raposo Tavares e fica bemmmmm próximo com o Rodoanel(5km) vou observar da próxima vez, porém acho que o amigo tá enganado com relação ao acostamento e a velocidade, tenho observado que em toda a extensão da rodovia, pelo menos nos 44kms que liga a Imigrantes até a raposo é bem servida de acostamento com ótimo asfaltamento já que se trata de rodovia pedagiada, (administrada pela CCR) mesmo nos locais onde há muros laterais, o limite máximo de velocidade para veiculos leves é 100 km/h e pesados 80 km/h e há muiiiiitos radares, as vezes alguns abusam um pouco, fui até o final do rodoanel oeste apenas uma vez, que é na Bandeirantes, olha que a Imigrantes o limite máximo é 120 km/h no planalto, como toda rodovia sempre há seus riscos pra bicicletas, não acredito ser uma rodovia com alto grau de perigo, embora a quantidade de caminhões seja grande durante a semana, mas nos fins de semana é suave, mas é isso, mais uma vez valeu pela participação e boas pedaladas, abraço

RIBA.
Voltar ao Topo
Marina Bauab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marina Bauab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2013 as 20:54
pelo menos 2 vezes por semana eu preciso me deslocar de casa (km 22 da Raposo Tavares) até a USP, coisa que durante um tempo fazia de carro, até o momento que não aguentei mais o inferno de trânsito parado que pegava na Raposo caso não conseguisse sair da aula antes das 5. Isso sem falar da ida, tinha que sair de casa no máximo umas 15 pras 6 da matina, senão era congestionamento na certa. Comecei a ir de bike, por uns caminhos internos, que pega apenas um pouco de pista marginal da raposo em alguns momentos, e é relativamente seguro em termos de circulação de veículos (alguns poucos pedaços mais tensos, mas com cuidado é tranquilo, nunca tive problemas). No entanto, quem conhece a região de Cotia/Carapicuíba/Osasco sabe a desgracera que é pra pedalar (tudo morro), sem falar do asfalto (isso quando tem). Acabo pegando umas subidas ferozes, sempre com a minha "MTB" de uso geral (pesadíssima, uma coisa velha e horrenda de supermercado, e que faz mais barulho que uma locomotiva, mas que eu uso pra não chamar atenção nos trechos mais suspeitos do percurso). É um belo treino pras pernas, sofro um pouco quando o sol está a pino, mas sobrevivo, já fiz o rolê inúmeras vezes. 
O que me incomoda é pensar como seria mais fácil se eu fosse pela Raposo, chegaria lá MUITO mais rápido, por não ter subidas fortes na rodovia, poderia ir de bike speed e provavelmente chegaria muito menos cansada e suada do que eu chego indo pelo caminho de dentro. O bom senso sempre me impediu de me arriscar na rodovia, mas ainda assim queria fazer o trajeto pelo menos uma vez pra sentir como é, se é mesmo tão crítico assim quanto parece, se seria viável, etc. Na verdade eu só precisaria pegar do km22 até o 17, onde eu entraria na av. Esc. Politécnica e de lá toco pra USP num sopro. Meu medo é o Rodoanel e aquele monte de saídas. E, claro, tem os vários trechos sem acostamento também, que só de pensar nos caminhões e ônibus com a roda quase no meio fio, vindo com tudo nas curvas, dá arrepios. 
O que acham? É muito suicida? Pensei em pegar um dia mais tranquilo pra fazer o teste, tinha pensado em domingo de manhã bem cedo, mas aí lembrei que é justo o horário dos bêbados voltando pra casa e coisas do tipo. Alguém tem alguma sugestão? Ou devo me conformar que a Raposo Tavares não é lugar de ciclista e andar lá é correr risco desnecessário?
Voltar ao Topo
fabriciogcbh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2010
BH
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabriciogcbh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 10:27
Rodovia é sempre agravante na vida de quem pedala, veiculos com alta velocidade e veiculos pesados, fora os motoristas que nao respeitam.
Eu nao gosto de pedalar em rodovia, so vou se tiver algum imprevisto ou estiver em alguma enrrascada, esta semana um companheiro da minha cidade foi parar no hospital com braço e varias costelas quebradas, quando passou um caminhao ao lado dele sem respeita-lo, acabou esbarrando nele e o jogou pra dentro de um boeiro piorando a sua queda.

Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2013 as 14:49
Originalmente postado por Marina Bauab Marina Bauab escreveu:

pelo menos 2 vezes por semana eu preciso me deslocar de casa (km 22 da Raposo Tavares) até a USP, coisa que durante um tempo fazia de carro, até o momento que não aguentei mais o inferno de trânsito parado que pegava na Raposo caso não conseguisse sair da aula antes das 5. Isso sem falar da ida, tinha que sair de casa no máximo umas 15 pras 6 da matina, senão era congestionamento na certa. Comecei a ir de bike, por uns caminhos internos, que pega apenas um pouco de pista marginal da raposo em alguns momentos, e é relativamente seguro em termos de circulação de veículos (alguns poucos pedaços mais tensos, mas com cuidado é tranquilo, nunca tive problemas). No entanto, quem conhece a região de Cotia/Carapicuíba/Osasco sabe a desgracera que é pra pedalar (tudo morro), sem falar do asfalto (isso quando tem). Acabo pegando umas subidas ferozes, sempre com a minha "MTB" de uso geral (pesadíssima, uma coisa velha e horrenda de supermercado, e que faz mais barulho que uma locomotiva, mas que eu uso pra não chamar atenção nos trechos mais suspeitos do percurso). É um belo treino pras pernas, sofro um pouco quando o sol está a pino, mas sobrevivo, já fiz o rolê inúmeras vezes. 
O que me incomoda é pensar como seria mais fácil se eu fosse pela Raposo, chegaria lá MUITO mais rápido, por não ter subidas fortes na rodovia, poderia ir de bike speed e provavelmente chegaria muito menos cansada e suada do que eu chego indo pelo caminho de dentro. O bom senso sempre me impediu de me arriscar na rodovia, mas ainda assim queria fazer o trajeto pelo menos uma vez pra sentir como é, se é mesmo tão crítico assim quanto parece, se seria viável, etc. Na verdade eu só precisaria pegar do km22 até o 17, onde eu entraria na av. Esc. Politécnica e de lá toco pra USP num sopro. Meu medo é o Rodoanel e aquele monte de saídas. E, claro, tem os vários trechos sem acostamento também, que só de pensar nos caminhões e ônibus com a roda quase no meio fio, vindo com tudo nas curvas, dá arrepios. 
O que acham? É muito suicida? Pensei em pegar um dia mais tranquilo pra fazer o teste, tinha pensado em domingo de manhã bem cedo, mas aí lembrei que é justo o horário dos bêbados voltando pra casa e coisas do tipo. Alguém tem alguma sugestão? Ou devo me conformar que a Raposo Tavares não é lugar de ciclista e andar lá é correr risco desnecessário?

Olá, Marina, parabéns pela bravura e disposição!

Embora eu conheça bem a Raposo Tavares, nunca pedalei por ela. Contudo, acredito que pedalar apenas 5 Km por essa rodovia de trânsito tão intenso não seja tão caótico, desde que se tome os devidos cuidados. Um deles é se antecipar usando um espelho retrovisor. Ao se habituar ao seu uso, você se antecipa pois vê os veículos que vem com a seta ligada para entrar em saídas que você irá passar direto; observa se vem caminhões e ônibus, podendo se afastar mais á direita do acostamento quando esses veículos mais pesados passam. 
Não sei se você usa ou já usou espelho retrovisor, mas vi tombos homéricos por bikers que insistem em pedalar voltando-se para trás a fim de observar o trânsito.
Enfim, com os devidos cuidados, eu arriscaria sem problemas.

Abraços

Waldson (Antigão)

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
BERNARDI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2013
campinas
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BERNARDI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 15:30

...olá meus amigos do pedal, sou de Campinas/SP, estou sempre fazendo treinos na Rod Anhanguera, D. pedro e Bandeirantes e Campinas /Mogi. Durante a semana me concentro na Rod. Anhanguera, sempre com amigos, saída as 5h30 da manhã para evitar transito e muito sol , com sinalizadores e farol na bike para segurança, sempre no acostamento e tamando cuidado nas alças de acesso, melhor perder um pouco o ritmo e atravessar com segurança. Já as outras rodovias é mais para fds, pedal longo, o transito tranquilo, mas nunca sozinho.Em setembro de 2012 um amigo de treino foi fazer um trecho da Rod dos Bandeirantes e próximo a Rod. Mrechal Rondon 2 pessoas saíram para o acostamento e o empurraram da bike, ele estava a 68km, foram varios ferimentos e ainda levaram sua bike.Hoje esta tudo bem, bike nova e muitos treinos.

Segue link do meu blog para ver alguns videos de treinos road que fazemos,  pedalamanha.blogspot.com.br
 
Abç.
 
Voltar ao Topo
holigunk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2012
Minas Gerais
Offline
Mensagens:357
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar holigunk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 16:15
Originalmente postado por BERNARDI BERNARDI escreveu:

...olá meus amigos do pedal, sou de Campinas/SP, estou sempre fazendo treinos na Rod Anhanguera, D. pedro e Bandeirantes e Campinas /Mogi. Durante a semana me concentro na Rod. Anhanguera, sempre com amigos, saída as 5h30 da manhã para evitar transito e muito sol , com sinalizadores e farol na bike para segurança, sempre no acostamento e tamando cuidado nas alças de acesso, melhor perder um pouco o ritmo e atravessar com segurança. Já as outras rodovias é mais para fds, pedal longo, o transito tranquilo, mas nunca sozinho.Em setembro de 2012 um amigo de treino foi fazer um trecho da Rod dos Bandeirantes e próximo a Rod. Mrechal Rondon 2 pessoas saíram para o acostamento e o empurraram da bike, ele estava a 68km, foram varios ferimentos e ainda levaram sua bike.Hoje esta tudo bem, bike nova e muitos treinos.

Segue link do meu blog para ver alguns videos de treinos road que fazemos,  pedalamanha.blogspot.com.br
 
Abç.
 

Esse é o tipo de pedal que eu quero fazer no futuro, muito legal, vi o seu blog, tá de parabénsClap, vou providenciar os meus equipamentos de segurança e um grupo melhor para a minha bike e pretendo começar a pedalar uns 40 a 50 km nos finais de semana, porém isso só acontecerá no segundo semestre deste ano, pois estou enrolados com algumas coisas da faculdade ainda.
Iniciando no pedal.
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 19:06
Originalmente postado por fabriciogcbh fabriciogcbh escreveu:

Rodovia é sempre agravante na vida de quem pedala, veiculos com alta velocidade e veiculos pesados, fora os motoristas que nao respeitam.
Eu nao gosto de pedalar em rodovia, so vou se tiver algum imprevisto ou estiver em alguma enrrascada, esta semana um companheiro da minha cidade foi parar no hospital com braço e varias costelas quebradas, quando passou um caminhao ao lado dele sem respeita-lo, acabou esbarrando nele e o jogou pra dentro de um boeiro piorando a sua queda.


Fabrício, 90% dos meus pedais são efetuados em rodovias. Como moro em São Paulo, Capital, me permito discordar da sua assertiva. 
Acredito que em Sampa os acidentes ocorrem principalmente na cidade. Raramente há acidentes com ciclistas em rodovias. O importante é pedalar sempre o mais distante possível da pista de rodagem dos veículos automotores, ter um bom espelho retrovisor e tomar todos os cuidados possíveis.
Já pedalei em muitas rodovias vicinais, sem acostamento, inclusive e me senti bastante seguro. Agora, na cidade... Deus me livre! É uma fechada a cada 5 minutos!
Quisera morar ao lado de uma rodovia, tal como Bandeirantes, Airton Senna, Carvalho Pinto, para poder pedalar todas as manhãs sem preocupações. Wink

Abraços

Waldson (Antigão)

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
Joao Ramalho63 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
Juiz de Fora/MG
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Ramalho63 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 21:55
  Fala, pessoal!
 
  Dando um pitaco no papo de vocês, já que basicamente só ando de bicileta em estradas, tanto as "auto" estradas de pista dupla (BR-040), como estradas de faixa única.
 
  Quase toda vez em que trafego pelo acostamento de uma grande, bem sinalizada e bem mantida rodovia, passo sufoco com os grandes caminhões. Eles são useiros e vezeiros em invadir o acostamento - quase sempre em altas velocidades - e passam ainda mais próximos dos ciclistas.
  Semana passada, por exemplo, duas carretas da empresa JLS trafegavam no sentido Belo Horizonte - subindo! - com pista molhada e lado a lado - uma na faixa da esquerda e outra na da direita - a mais de 80 km/h.! A que estava na faixa direita, trafegava com pelo menos uns 40 a 50 cms. dentro do acostamento, e se por ventura eu me desequilibrasse ou desse uma leve guinada para a esquerda - coisa comum quando se troca de posição as mãos no guidon - poderia ser atingido pelo assassino em potencial disfarçado de motorista profissional que guiava o caminhão.
  Assim sendo, reforço aqui o que já disseram acima:
 
  NUNCA! - NUNCA! - COMETA A ESTUPIDEZ DE SAIR PARA ESTRADA SEM UM MALDITO ESPELHO RETROVISOR DE BOM TAMANHO!!!! NUNCA! - NUNCA!
 
  Em várias situações de perigo, ver o que está atrás é tão importante - OU MAIS - do que está na frente.
 
  ESPELHO RETROVISOR: NÃO SAIA DE BIKE SEM ELE!
 
  Abração à todos.
 
  ( http://joaoramalho63.wordpress.com - http://joaoramalho63.wordpress.com)
 
Voltar ao Topo
Romanetto Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:2882
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Romanetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2013 as 22:13
Amigos,
A Imigrantes é perigosa. Tens que ir a estradas com poucas saídas, como as do interior.
Voltar ao Topo
Marina Bauab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marina Bauab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 18:19
Resolvi encarar a Raposo! 
Decidi que seria bom pra desmitificá-la na minha cabeça. Na maioria das vezes, pra perder o medo de alguma coisa a gente tem que enfrentar diretamente o objeto, e foi o que eu fiz. Primeiro fui domingo de manhã, por causa do fluxo menor de veículos. Rodagem curta, apenas pra sentir o clima dos trechos mais críticos. Saí do km 22, fui até o 30, de lá retornei e fui até o 15 e depois de volta pro 22. 
Hoje, terça-feira, percorri novamente a Raposo, pra ir até a USP, fazendo o trajeto que eu queria testar há muito tempo - saí do 22 e fui até o 17, onde peguei a av. Escola Politécnica até a cidade universitária. Na volta, mesma coisa. Fui lá pras 11 da manhã e voltei quando era umas 14h, horários com menos congestionamento, mas uma quantidade considerável de veículos em velocidade alta. Ainda não experimentei com a rodovia travada, como ela costuma ficar, mas acredito que deve ser de boa (e gostoso de passar pelos carros parados, hahah).

primeira impressão ótima. MUITO mais rápido do que o antigo caminho que eu fazia, e sem subidas muito extenuantes.
confirmou o que eu já imaginava: com cuidado rola. Atenção especial nas curvas, principalmente quando o espaço é estreito (não tem acostamento nessa parte da rodovia, então é pedalar na sarjeta mesmo), e dobrar a atenção sempre que estiver se aproximando de um ponto de ônibus, pois eles vem na fúria e colados no meio fio, nem aí pro que tiver na frente. E é claro, espelho retrovisor SEMPRE. Uso há bastante tempo, desde que comecei a pedalar na cidade. Na rodovia é FUNDAMENTAL. Não tem essa de "é feio" ou sei lá o quê, a questão aqui é segurança e pra andar onde tem fluxo intenso de carro, caminhão, etc, tem que saber constantemente o que tá atrás e simplesmente não dá pra ficar virando a cabeça pra trás o tempo todo. 
Até na minha bike speed eu uso retrovisor, ele é menor e mais discreto, mas tá lá! Se vou dividir a via com outros veículos, é imprescindível.
vantagens: como já falei, cheguei bem mais rápido e sem me desgastar muito (o que é legal, pois tenho treino de natação logo que chego na USP).
desvantagens: alguns trechos exigem muita atenção, às vezes tem que parar pra conseguir uma brecha pra atravessar uma entrada, muitos ônibus, e muita porcaria e asfalto zuado na beira da rodovia. No domingo furei o pneu na altura do km 17/18, parei no Carrefour pra averiguar o estrago, entrou um pino gigante de metal no pneu traseiro, que furou a câmara em 2 lugares. Sorte que eu levei kit remedo. Fui com minha bike de uso geral ("mtb" de supermercado) e vi que de speed por enquanto não vai rolar. Muito asfalto quebrado, pedras e outros objetos, com pneu 700x20 tenho medo de me ferrar.

Mas resumindo foi uma boa experiência, pretendo adotar o percurso. Deu uma sensação empoderadora, tipo, se eu sobrevivi à Raposo Tavares, nada mais intimida. rs
Claro que sem perder o bom senso e pedalando com segurança, sempre.

Voltar ao Topo
tatu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
cotia/sp
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2013 as 01:09
Originalmente postado por Marina Bauab Marina Bauab escreveu:

Resolvi encarar a Raposo! 
Decidi que seria bom pra desmitificá-la na minha cabeça. Na maioria das vezes, pra perder o medo de alguma coisa a gente tem que enfrentar diretamente o objeto, e foi o que eu fiz. Primeiro fui domingo de manhã, por causa do fluxo menor de veículos. Rodagem curta, apenas pra sentir o clima dos trechos mais críticos. Saí do km 22, fui até o 30, de lá retornei e fui até o 15 e depois de volta pro 22. 
Hoje, terça-feira, percorri novamente a Raposo, pra ir até a USP, fazendo o trajeto que eu queria testar há muito tempo - saí do 22 e fui até o 17, onde peguei a av. Escola Politécnica até a cidade universitária. Na volta, mesma coisa. Fui lá pras 11 da manhã e voltei quando era umas 14h, horários com menos congestionamento, mas uma quantidade considerável de veículos em velocidade alta. Ainda não experimentei com a rodovia travada, como ela costuma ficar, mas acredito que deve ser de boa (e gostoso de passar pelos carros parados, hahah).

primeira impressão ótima. MUITO mais rápido do que o antigo caminho que eu fazia, e sem subidas muito extenuantes.
confirmou o que eu já imaginava: com cuidado rola. Atenção especial nas curvas, principalmente quando o espaço é estreito (não tem acostamento nessa parte da rodovia, então é pedalar na sarjeta mesmo), e dobrar a atenção sempre que estiver se aproximando de um ponto de ônibus, pois eles vem na fúria e colados no meio fio, nem aí pro que tiver na frente. E é claro, espelho retrovisor SEMPRE. Uso há bastante tempo, desde que comecei a pedalar na cidade. Na rodovia é FUNDAMENTAL. Não tem essa de "é feio" ou sei lá o quê, a questão aqui é segurança e pra andar onde tem fluxo intenso de carro, caminhão, etc, tem que saber constantemente o que tá atrás e simplesmente não dá pra ficar virando a cabeça pra trás o tempo todo. 
Até na minha bike speed eu uso retrovisor, ele é menor e mais discreto, mas tá lá! Se vou dividir a via com outros veículos, é imprescindível.
vantagens: como já falei, cheguei bem mais rápido e sem me desgastar muito (o que é legal, pois tenho treino de natação logo que chego na USP).
desvantagens: alguns trechos exigem muita atenção, às vezes tem que parar pra conseguir uma brecha pra atravessar uma entrada, muitos ônibus, e muita porcaria e asfalto zuado na beira da rodovia. No domingo furei o pneu na altura do km 17/18, parei no Carrefour pra averiguar o estrago, entrou um pino gigante de metal no pneu traseiro, que furou a câmara em 2 lugares. Sorte que eu levei kit remedo. Fui com minha bike de uso geral ("mtb" de supermercado) e vi que de speed por enquanto não vai rolar. Muito asfalto quebrado, pedras e outros objetos, com pneu 700x20 tenho medo de me ferrar.

Mas resumindo foi uma boa experiência, pretendo adotar o percurso. Deu uma sensação empoderadora, tipo, se eu sobrevivi à Raposo Tavares, nada mais intimida. rs
Claro que sem perder o bom senso e pedalando com segurança, sempre.


Moro no km 31,5 e quase todo sabado de manha ia para a usp treinar. E isso no horário que tem bastante movimento de carros....umas 8hs.
Nunca tive problemas, mas é aquele negócio, sempre mantive uma pilotagem bem mais ativa do que passiva. Sempre me adiantando aos carros.

Nas subidas sempre perto/ em cima da faixa branca, mas nunca na canaleta.
Descidas, longe da faixa branca, quase no meio da pista da direita.

Na raposo temos que andar rapidos mesmo; nas descidas e saidas de veiculos. 
Antes de chegar nas saidas de veiculos diminuo o ritmo e chegando perto da saida acelero bastante e vou olhando pra tras e acenando com segurança pra nao se desequilibrar claro.

Posso dizer que em alguns anos nunca levei uma fina sequer. Ande rapido(bike speed é fundamental). Se a pessoa andar muito devagar, vai ter que parar em todas as saidas de veiculos por exemplo. Daí sim fica perigoso.

Pode ser fatal pegar um dos inumeros buracos na pista e cair rolando pra dentro dela. Atropelamento quase certo.

Vc saindo do km 22 acredito que o pior trecho na ida é em frente a policia rodoviária. Lá sentava o pau desde a descida da febem até praticamente o acesso do rodoanel. O perigoso nem eram tanto os carros, mas sim a buraqueira.
Muito cuidado com os veiculos entrando na rodovia ali saindo do carrefour.

Voltando tem uma parte chata depois de entrar na raposo depois da politecnica. A saida do retorno em frente ao carrefour. Lá é um ponto critico. Velocidade na bike lá nao adiantava muito pois os carros passam a milhao por lá. A saída é ir acenando exageradamente até vc perceber e ver que nao corre o risco de seguir em frente. Parar alí para atravessar sem chance. Deve demorar uns 10 min. kkkk.

É isso, boa sorte na aventura. Dá uma adrenalina pegar a raposo mesmo como vc notou. 

Mas cuidado com os buracos, areia, seja o que for. Qualquer coisa pode nos derrubar. 
Sentiu que correu risco de dar merda, volte para o trajeto demora mas seguro com a bike de supermercado.
Voltar ao Topo
joaocpinto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2013
sao paulo
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaocpinto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2013 as 12:26
Galera, moro em SP perto da Abraão de Moraes, já quase na Imigrantes. Estava pensando em durante a semana, de manha cedo (6:00), sair pra treinar na Imigrantes.
Será que é tranquilo? Hoje as 6:00 quando estava indo nadar vi um cara passando com uma speed no sentido da Imigrantes.
Minha preocupação é com a favela que tem logo ali no início, que ocupa também parte do acostamento.
Alguém treina por ali?

Valeu!
Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2014 as 11:13
Originalmente postado por joaocpinto joaocpinto escreveu:

Galera, moro em SP perto da Abraão de Moraes, já quase na Imigrantes. Estava pensando em durante a semana, de manha cedo (6:00), sair pra treinar na Imigrantes.
Será que é tranquilo? Hoje as 6:00 quando estava indo nadar vi um cara passando com uma speed no sentido da Imigrantes.
Minha preocupação é com a favela que tem logo ali no início, que ocupa também parte do acostamento.
Alguém treina por ali?

Valeu!

Olá João, tbm moro perto da Imigrantes, bem próximo à av. Fagundes Filho. Já passei várias vezes por essa favela quando descia para Santos de MTB. Como eu umas 7, no máximo 8h, teoricamente os marginais estavam dormindo.
De qualquer modo, a favela não é comprida, a gente simplesmente olhava para trás para ver se não vinha carro na faixa da direita, e andávamos pela faixa mesmo.
Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2014 as 11:28
Galera, estou pretendendo sair de São Paulo até Campinas no dia 16/08, próximo sábado, de speed.

A ideia é ir até a casa dos meus sogros, num condomínio quase na chegada em Campinas, pela Anhanguera. O roteiro é pegar a Bandeirantes, ir até o Hopi Hari. Eu vi que atrás do parque há uma estradinha que leva à um bairro que fica na beira da Anhanguera. Dali eu pego a Anhanguera e pedalo mais uns 20km até chegar no condomínio.

Já pedalei em rodovias e já viajei de bike, mas faz um bom tempo que não faço trajetos mais longos, então creio que perdi um pouco da segurança de ciclista e queria uma opinião de vcs.

Vou de speed e pretendo ir sozinho (pois praticamente não conheço muitos speedeiros). Meus receios são:
- assalto: vi relatos de gente que sofreram assaltos (não exatamente nesse trecho) ou brincadeiras perigosas de motoristas. Esse trecho é muito perigoso?
- imprevistos: com a falta de chuvas, acho que o acostamento estará bem sujo, cheio de pedaços de pneus, arames dos pneus e pregos, esperando uma bike para furar. É bem capaz de eu ficar a pé?
- caminhões assassinos: li nesse mesmo tópico que um colega sugeriu veementemente que tivéssemos espelho retrovisor. Na minha opinião é bem feinho, mas extremamente funcional e seguro né? vou instalar.

Aliás, se alguém estiver a fim de pedalar junto. Lembrando que já estive em melhor forma. Dessa vez vou manter uma velocidade de cruzeiro, nada de forçar.

Abs
Voltar ao Topo
srvine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Nov 2013
Campinas
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar srvine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2014 as 14:36
Opa, boa tarde senhor viajante da trip sao paulo - cps.

Recomendações: moro em Campinas, inclusive proximo da Anhanguera. Voce não vai passar por nenhum trecho crítico em relação a segurança. Voce tem que evitar passar na Bandeirantes proximo da rodovia Santos Dumont, que aqueles lados é complicado pelo risco de assalto. Mas você saindo antes, no Hopi Hari, estará salvo!
Agora, sinceramente, recomendo que prossiga a partir de Jundiai pela Anhanguera, pois sera um caminho mais curto, com mais apoio do tipo posto de gasolina, e principalmente pq por tras do Hopi Hari tem ainda alguns trechos de terra, que pra uma speed é impensável. Boa sorte senhor!
Voltar ao Topo
cmmurakami Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cmmurakami Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2014 as 16:58
Originalmente postado por srvine srvine escreveu:

Opa, boa tarde senhor viajante da trip sao paulo - cps.

Recomendações: moro em Campinas, inclusive proximo da Anhanguera. Voce não vai passar por nenhum trecho crítico em relação a segurança. Voce tem que evitar passar na Bandeirantes proximo da rodovia Santos Dumont, que aqueles lados é complicado pelo risco de assalto. Mas você saindo antes, no Hopi Hari, estará salvo!
Agora, sinceramente, recomendo que prossiga a partir de Jundiai pela Anhanguera, pois sera um caminho mais curto, com mais apoio do tipo posto de gasolina, e principalmente pq por tras do Hopi Hari tem ainda alguns trechos de terra, que pra uma speed é impensável. Boa sorte senhor!

Saudações!

Obrigado pelas dicas!
Mas ainda tenho dúvidas: se for a partir de Jundiaí, vc recomenda pegar a Anhanguera quando ela encontra com a Bandeirantes, ou em alguma outra ligação, como no km 59 da Bandeirantes?
Outra: vc não acha mais perigoso a Anhanguera, por conta das várias saídas/entradas, ter apenas 2 faixas e cidades ao redor da pista?

Abs!
Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2014 as 22:30
Acho que o lance de assalto é o maior problema, país de *&¨%$##(a)
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2014 as 08:13
Conheço um pessoal, que faz o bate-e-volta descendo de bike para o litoral (Santos) pela Imigrantes/estrada de manutenção, e sobem no mesmo dia pela Imigrantes. Por incrível que pareça, a polícia rodoviária na base da serra não barra nenhum ciclista em direção ao trecho de serra.
Isso também vale para a Anchieta, tanto que na última Rota Marcia Prado, tinha um monte de ciclistas subindo pela Anchieta, entre a neblina densa e as carretasDead

Sobre o que comentaram sobre o Rodoanel, já pedalei em todos os trechos, e em TODOS TEM ACOSTAMENTO e não vi nenhuma placa de proibição de bicicletas, mesmo nos túneis, o que pega nessa via é que em muitos pontos você fica só sem nenhum ponto de apoio e sem sinal de celular, e nos pontos onde passam rente a favelas, o risco de acontecer algo ruim é de 99,9%, principalmente na região da alça para Mauá/SP na região do Bairro IguatemiDead 
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
srvine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Nov 2013
Campinas
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar srvine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2014 as 12:58
Cmmurakami

Conheço bem o trecho Jundiai - Campinas. É melhor vir pela Anhanguera a partir do 47 da Bandeirantes, isto é, lá do cruzamento das rodovias. Olha, vou te dar uma dica importantissima: nunca pegue as marginais, vá sempre pela via principal, pela existência de acostamento pela principal e inexistência nas marginais. Atente-se a isto quando entrar em Campinas, a partir do km 86, existem novas marginais que NÃO possuem acostamento.

É isso

Ah, quanto as vias que acessam a rodovia, trechos que requerem cautelas redobradas, existem poucos a partir de Jundiaí.
Voltar ao Topo
srvine Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Nov 2013
Campinas
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar srvine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2014 as 13:26
Carlos Sp

Amigo, posso estar errado, mas se nada mudou, nos tuneis dorodoanel entre Raposo e Anhanguera, tanto não tem acostamento, como existem placas proibindo o uso das nossas companheiras.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X