Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedalando com as Yellow Bikes em Porto Alegre
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedalando com as Yellow Bikes em Porto Alegre

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedalando com as Yellow Bikes em Porto Alegre
    Postado: 07 Abr 2019 as 23:27
Aderia a ideia de mobilidade urbana, dado que o Uber da rodoviária (Floresta), até meu destino na Cidade Baixa, passou de 5 para 9...
Como minha MTB, só serve para carregar o mala (eu), e não minhas malas, já era fora de questão levar ela. A ideia da Yellow foi tentadora, principalmente pelo preço de 2 reais a cada 20 min (6 pila/hora).

No geral, a primeira tentativa foi bacana, mas acho que não serve de peso de medida...

Inicialmente, a bike estava num lugar meio bizarro... Uma rua deserta, e tal... Me encorajei, porque havia uma guarda armada, do que deduzi ser um estacionamento.

A bike em si é legal. Usa bluetooth e a internet do smartphone para ser liberada. Não é uma bike esportiva, é uma bike urbana, básica, confortável e tudo aponta que durável. Não reparei se é aro 26, mas acho qu sim, diria que 26 x 1.25 " ou próximo. Não tenho ideia de peso, dado as malas.
Como é uma single speed, estranhei bastante, principalmente para arrancar no falso plano com carga - uns 10 kg a mais.
Os freios parecem ser roller-brakes, que são feitos para uso com carga. Porém, parece que há um sistema regenerativo, que alimenta o sistema da tranca da bike.
Torci o nariz quando vi as manetes de plástico, e elas realmente cedem se apertar com força hercúlea, mas não tem necessidade disso! O freio é muito forte, muito mais que o disco. E tem modulação equivalente a um sistema de disco, com acionamento hidráulico. Tirei o chapéu pra eles, e só aumentou minha vontade de tê-los. Não tinha mais tempo pra fotografar, etc...
Talvez o ponto mais fraco, seja que usa um pedivela monobloco bem curto, talvez uns 160 mm. Este, soltou a contra-porca num determinado ponto, mas nada que me impedisse de seguir. Em 3 cliques, já reportei um problema.
Deu vergonha da minha relação, a bike estava impecável! Extremamente bem lubrificada, como uma corrente que tiraram da embalagem. E claro, muito limpa, mas não tem como comparar com MTB, já que praticamente não suja...

Acabei girando a toa, e um bom tempinho, só pra ver o que ia ser. Ia abrir Strava, mas nem me lembrei, estava empolgado com a ideia e não queria passar vergonha... LOL
Gastei 10 reais, logo devo ter girado uns 100 min. Cotidianamente, é um pouco caro, dependendo do trajeto - principalmente pelo arranca e para... Mas disparado é mais em conta que Uber, e é um puta exercício. Quando peguei uma subida mais brava, é que o treinamento se mostrou realmente efetivo - pensando agora, talvez ali é que deu ruim...
Como é um pneu fino, é calibrado com boa pressão. E o cabeção, não lembrou de levar uma corda... Nessas numa calçada, eu vi uma série de buracos. Ainda freei, mas já estava em cima, e a mala acabou caindo da cesta... Ouch
Disso, o mais curioso, é que de umas 40 pessoas que tinha num raio de 10 metros, quem se levantou pra ajudar prontamente, foi um mendigo... Talvez estivessem com medo, é verdade... LOL

Outra coisa que senti falta, é um suporte de celular. Como não conheço a cidade tão bem, e ainda precisei sair de um outro ponto (a rodoviária é "fora da área de cobertura"), preciso ir no GPS... Não me parece que alguém iria tentar contra mim, antes dar uma esmola, mas tirar o celular do bolso a cada pouco é foda... Sou capaz de comprar um suporte, só pra usar ali.


Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2019 as 04:20
Uai Iasmah , que bike é essa aí ?

A yellow lançou um modelo novo ?

Até hoje todas que eu vi era v- brake com pneu maciço.

https://www.youtube.com/watch?v=wPjlbVVwxIA
https://www.youtube.com/watch?v=Useu6hgrhZI

Uma pena vc não ter fotografado esse freio aí , até eu me interessei nele , vou procurar saber sobre.
Voltar ao Topo
newtonwagner Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jun 2016
Brasília-DF
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newtonwagner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2019 as 09:52
Li em algum lugar que o tamanho do aro não é nenhum disponível no mercado, pra evitar furto dos pneus, roda e etc. Então deve ser algo entre 26 e alguma coisa.

Aqui no DF as antigas bikes do Itaú (o governo assumiu e agora chamam +Bike) ainda valem muito mais a pena, pois são 10 reais por ano e usa até 45 minutos. Tem que deixar e tirar as bikes nas estações, mas pra quem tem um percurso fixo e estações no caminho (tem uma estação na porta do meu trabalho), dá pra se programar legal.

Já experimentei os patinetes elétricos da Yellow e Grin, achei legal que eles compartilharam o mesmo aplicativo pra usar. Mas muito caro, pois de saída você paga 3,50, e 1,50 a cada 10 ou 15 minutos.

Estou pra testar uma bike da Yellow, mas época de chuva aqui no DF, inviável.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2019 as 10:50
O cara da yellow fala isso do aro no vídeo , mais a falzoni fala 26.

Eu acho que é 26 mesmo porque elas usam pneu maciço e até onde eu sei não existe nenhum fabricado aqui.
Voltar ao Topo
DiegoAsro Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2017
Porto Alegre
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoAsro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2019 as 11:14
Olá,

Bacana o relato. Não aconselho você usar o celular pendurado na bike, é muito arriscado. 
Abs
https://www.strava.com/athletes/21325032
Cannondale Trail 5 - 2018
Caloi City Tour Comp - 2018
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2019 as 02:02
Pois não havia nem reparado! Como todas são iguais, nem liguei - e posso garantir que eu teria notado... MAS, agora analisando por fotos... De fato, elas são ligeiramente diferentes!

Os aros, são amarelos, parecidos com os Vzan Vniner, talvez Vmax.
A cestinha é diferente, parecida com as do Itaú.
Nem ia comentar, mas a blocagem, é enorme. Uma alavanca que se aperta para baixo.

Não lembro de ter visto nenhuma com v-brake, e tenho certeza que não tinha, pois o aro não tem pista de frenagem. O freio, não é muito comum, ouvi falar a primeira vez pelo Edu Capivara (Pedaleria), mas só uma pincelada, acho que no vídeo da Barra Circular.
Procurei pelos manuais Shimano, e ele é uma espécie de freio a tambor para bikes. Internamente, roletes de aço, são pressionados contra umas travas... 

No todo, reparei que ao menos segundo minha lembrança, elas se parecem mais com as bikes da Yellow gringa. Achei fotos de Boston, NY, e mais uma cidade americana.

Vou fotografar, e incluir no meu Strava os pedais. Ainda numa tarde dessa semana, devo pedalar novamente. Também pretendo fazer uma análise mais detalhada, quis testar a viabilidade primeiro... Mesmo que no modo Jaiminho, é melhor que carregar a bendita maleta.

Agradeço o conselho, mas andar com o celular na mão a cada 3 quadras, ou na bike, é o seis por meia dúzia... Se quiser levar, me aponta uma arma e leva, isso é certo...
Claro, se não posso vencer na força, vou fazê-lo na inteligência... Sabendo que os caras são oportunistas, já estou para reativar o aparelho antigo. Posso usar o novo no modo roteador, e usar a internet de forma remota... Wink
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 22:13
Seguem as fotos como prometido.

https://imgur.com/a/F4Hl3jo

Comentei dos roller brakes, mas são servo brakes. Fiquei em dúvida se é a mesma coisa ou não.  Todo modo, é um sistema bem eficiente. É quase como frear um caminhão, ele demora para começar a atuar...

Esqueci de ver quais são os pneus.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 23:50
Esse ai eu nao conhecia , parece um freio a tambor.
Mais ele tbm usa aquela mesma placa de metal no quadro igual o roller da shimano.

No caso do roller precisa de um cubo eapecifico pra usar ele , esse ai nao sei , mais so pela plaquinha acho que ja fica inviavel tentar usar.

De toda forma obrigado pelas fotos.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2019 as 14:49
Resta saber a marca, pois eu usaria. Manutenção extremamente baixa, e alta eficiência. Como disse, me sinto freando um caminhão com freio a ar, há um delay entre o acionamento e a frenagem.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2019 as 14:58
Já ouvi falar que essas pastilhas duram muito mesmo , ontem por acaso tava andando à noite e vi uma dessa , parece que elas estão chegando agora aqui.

O motivo de terem usado esse freio deve ser pela baixa manutenção , o problema é essa parte de ferro que tem no quadro e garfo , quando vc falou do freio eu estava na esperança que fosse uma outra marca que não shimano e desse pra usar ele sem esse suporte e cubos específicos.

A bike estava parada numa area bem escura então nao consegui ver direito , tbm não quis chegar muito perto porque sei que elas tem alarme , aí vai que eu vou lá de curioso e a porcaria dispara né .

Uma coisa que me deixou meio desanimado tbm é que eu fui procurar as pastilhas do shimano e nem no ml consegui achar então sei lá.

Quando eu ver uma outro vou tentar observar de perto o freio e pegar a marca pra pesquisar sobre.

Edit: já ia falar que minha esperança é que o freio fosse estilo a bmx pantera e ai fui ver , ela tbm tem o suporte no quadro , eu tive uma mais não me lembrava disso.



Editado por misera - 18 Abr 2019 as 15:11
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2019 as 19:19
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 00:27
Todos demandam suporte no quadro, já que o troço precisa alavancar de alguma forma...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2019 as 18:26
É mais nunca se sabe , por isso estava curioso.

Ele poderia ter um suporte na própria tampa similar a um disco mecânico.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2019 as 02:38
E aguentar o torque? A alavanca curta gera bem mais torque que a longa... Lembre que é projetado para uso com carga!

Achei essas duas 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719350877-freio-traseiro-para-bicicleta-a-tambor-modelo-antigo-c-cubo-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689786137-freio-traseiro-tambor-para-bicicleta-_JM

Esse segundo eu diria que é o usado nas Yellow, parece que é na marca Karasawa, especializada nisso. Tem diversos, até com chave, funcionando como uma tranca de roda - mais eficiente que as de cabo de aço, já que o magro precisa dar um jeito de desmontar o freio...

Editado por Ismah/Cabelo - 22 Abr 2019 as 02:47
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X