| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Pedal na Ciclovia versus Rua
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Pedal na Ciclovia versus Rua

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
the brave Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Desconectado
Mensagens:1472
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de the brave Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Pedal na Ciclovia versus Rua
    Enviado: 29 Set 2020 as 19:55
Boa noite galera, é o seguinte. 

Moro em Sampa e me desloco diariamente para meus treinos que ocorre na ciclovia da Marginal Pinheiros já treinando, ou seja, saio de casa já pedalando em ritmo mais acelerado (30-40km/h). 

Até chegar na ciclovia da CPTM marginal, pego uma avenida (Eliseu de Almeida) que tem uma ciclovia no centro da avenida (separando quem vai e quem volta) mas desconsidero a ciclovia e vou pela faixa da direita (faixa de ônibus) bem encostado na direita. Quando os ônibus passam me respeitando (todos respeitam), mando um joinha como agradecimento. 

Tendo em vista que é impossível andar na ciclovia nessa velocidade por razões óbvias (pedestres, carrinhos de bebidas, atletas correndo e etc), estou descumprindo alguma lei por está andando na rua ao invés da ciclovia? Ando devidamente sinalizado (luz traseira e dianteira), capacete e etc. 

Pelo que li, tendo ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas eu deveria estar andando nelas, a não ser que houvesse a impossibilidade disso. Andar a 30-40km/h é uma caracterização de impossibilidade de andar no espaço "apropriado"?

Se eu estiver legalmente errado, acho que terei que pegar uma outra rota até chegar no local do treinamento afim de evitar maiores problemas já aos existentes. Valeu!!!

William
Voltar para o topo
jh1991 Ver Drop Down


Registrado: 24 Out 2016
bh
Desconectado
Mensagens:1582
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jh1991 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Set 2020 as 22:12
Aqui vc encontra as regras da ciclovia da marginal pinheiros https://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/eventos/arquivos/regulamentocicloviacptmriopinheiros_jun10.pdf

provavelmente há uma lei com essas diretrizes, entretanto no RJ lei semelhante foi considerada inconstitucional (no caso de limitação de velocidade nas ciclovias)

No mais vc infringe o art. 58 do CTB mas tem ao seu favor a limitação de velocidade na ciclovia
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar para o topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Desconectado
Mensagens:1472
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de the brave Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Set 2020 as 22:26
Obrigado pela resposta jh1991, grande valia. 

Ou seja, pela Lei eu poderia sair pelas beiradas mas pelo julgamento popular eu estaria condenado Big smile. Deve ter motoristas e motoqueiros que ficam putos. 

Fico aqui imaginando o que vcs fariam na minha situação ... Procurariam outra rota (esse deslocamento é de 20km em reta 10 ida e 10 volta apenas) ou continuaria infringindo o senso comum?
William
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Desconectado
Mensagens:2038
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Set 2020 as 07:59
errado, pela lei vc deve andar na ciclovia! E tendo a ciclovia limite de velocidade, deve respeitá-lo.

Se for treinar forte, sugiro outra rota onde vc não precise lutar espaço com automóveis, principalmente ÔNIBUS que gostam de matar um ou dois ciclistas frequentemente. Para commuting, não vejo por que pedalar com toda essa média.


Voltar para o topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Registrado: 15 Jul 2003
Sampa -
Desconectado
Mensagens:722
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pf23 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Set 2020 as 08:10
o melhor é ir girando leve pela ciclovia, na boa. Considere um aquecimento
Voltar para o topo
zoda Ver Drop Down


Registrado: 02 Jul 2009
são paulo
Desconectado
Mensagens:1002
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zoda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Set 2020 as 10:10
Disputar lugar com ônibus nunca é bom. Eles tem inúmeros pontos cegos, QQ distração do motorista pode dar M, normalmente os motoristas estão estressados, pode dar azar de um dia cruzar com um que acha que seu lugar não é ali, o pavimento por onde eles rodam normalmente tem muitas imperfeições devido ao peso dos mesmos (isso pode acasionar uma queda). Eu fujo de rota de ônibus. Na ida pode ir aquecendo na CV ou em um caminho alternativo. Na volta vem girando para desaquecer, seu sistema circulatório agradecerá. Se esses tempos, da ida, e da volta, são tão importantes, acrescente mais uns 15 no treino na CV da Marginal.
Voltar para o topo
jh1991 Ver Drop Down


Registrado: 24 Out 2016
bh
Desconectado
Mensagens:1582
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jh1991 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Set 2020 as 10:25
Originalmente Postado por the brave the brave Escreveu:

Obrigado pela resposta jh1991, grande valia. 

Ou seja, pela Lei eu poderia sair pelas beiradas mas pelo julgamento popular eu estaria condenado Big smile. Deve ter motoristas e motoqueiros que ficam putos. 

Fico aqui imaginando o que vcs fariam na minha situação ... Procurariam outra rota (esse deslocamento é de 20km em reta 10 ida e 10 volta apenas) ou continuaria infringindo o senso comum?

faria meu aquecimento.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar para o topo
jh1991 Ver Drop Down


Registrado: 24 Out 2016
bh
Desconectado
Mensagens:1582
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jh1991 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Set 2020 as 10:25
a msg duplicou, não sei porquê

Editado por jh1991 - 30 Set 2020 as 10:26
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar para o topo
christianmdt Ver Drop Down


Registrado: 08 Out 2017
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:1196
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de christianmdt Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Set 2020 as 10:34
Disputar com ônibus não da não.
Voltar para o topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Desconectado
Mensagens:1472
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de the brave Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Set 2020 as 19:29
Valeu a todos pelos insights. Vou ver o que faço. O foda é a questão do tempo. As alternativas que tenho são: outra rota saindo de casa e pegar a ponte nova que cruza a marginal (laguna) e entrar na marginal pinheiros sentido Vila Olimpia pra acessar a CV pela estação, ir de carro ou ficar no rolo em casa ... Enfim. Obrigado novamente.
William
Voltar para o topo
Marcelo_br Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Jul 2005
Sorocaba - SP
Desconectado
Mensagens:666
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marcelo_br Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Out 2020 as 10:54
Isto é só uma opinião...

Se os carros costumam trafegar em baixa velocidade nessas avenidas (Até uns 50~60 por hora) e tem bastante semaforo ou pontos de redução , eu estaria tao preocupado com os carros e onibus se eu estivesse em uma moto no meio do transito. Também existe a ponto de ter pra onde escapar caso tenha algum problema com a bicicleta (caso a corrente escape na hora do sprint inicial).

Mantendo os 35km de media, acho que existe mais risco de andar na ciclovia nessa velocidade do que junto ao transito com as ressalvas acima. Também estou considerando que voce já pedalou uns
5~10 min pra chegar nesse lugar.

Mas aqui, quanto da eliseu de almeida vc pedala ? os 5 km ?

Unica coisa que eu evitaria é andar bem encostado na direita. Isso dá mais chance pra um motorista "achar" que passa tranquilo. Se estou na rua, estou no meio da faixa ou na linha dos pneus dos carros, enfatizo, com as ressalvas acima (as vezes o carro deixa buraco passar pelo centro e se está seguindo , já viu né...). Esteja sempre alerta pra quem está atras de voce e dai vc libera a passagem sempre e manda um jóia. Nunca, NUNCA use fone de ouvido dos dois lados no transito.

Mas acho q vc já é macaco velho de pedal e já está habituado com tudo isso. Se for considerar o julgamento popular hoje em dia está lascado pq nao dá pra chegar num senso comum, voce está errado sempre.
---------------------------------------------------------
Criando coragem (e condicionamento) para voltar a pedalar... 2011 que me aguarde...
---------------------------------------------------------
Voltar para o topo
90452 Ver Drop Down


Registrado: 19 Nov 2018
-
Desconectado
Mensagens:1806
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de 90452 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Out 2020 as 13:11
Além de tudo isso que o pessoal postou, tem que mostrar as leis tb para os pedestres já que eles cagam para as boas condutas de uso das ciclovias, ruas e passeios públicos (e ciclista tb faz merda). Posso parecer repetitivo já que tenho vários posts em relação ao comportamento de pedestres no Engenhão mas pedestre é foda, tem uns pela-sacos que só metendo a porrada (e por favor, sem mimimi de "ah, num prichija di vioulênssia")... Embarrassed
Voltar para o topo
RodrigoOliveira Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Jan 2020
SJCampos SP
Desconectado
Mensagens:250
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RodrigoOliveira Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Out 2020 as 13:37
Originalmente Postado por sidserra sidserra Escreveu:

Além de tudo isso que o pessoal postou, tem que mostrar as leis tb para os pedestres já que eles cagam para as boas condutas de uso das ciclovias, ruas e passeios públicos (e ciclista tb faz merda). Posso parecer repetitivo já que tenho vários posts em relação ao comportamento de pedestres no Engenhão mas pedestre é foda, tem uns pela-sacos que só metendo a porrada (e por favor, sem mimimi de "ah, num prichija di vioulênssia")... Embarrassed


Pelo menos aqui na minha região, percebi uma melhoria sensível no quesito de respeito dos pedestres à ciclovia nos últimos meses. Reflexo do aumento de uso das mesmas por ciclistas por conta da pandemia? Talvez.

Me enche bem mais o saco ciclista fazendo merda. Canso de ver. Claro q o mais comum é pedalar na contramão. Outro dia quase matei um desavisado, eu estava dirigindo de noite, surge o cara todo de preto, sem luz nenhuma, numa avenida relativamente apertada onde a velocidade é 60km/h. Só vi em cima. Felizmente deu tempo e havia espaço para desviar.

Sobre o assunto principal do tópico, eu tendo a preferir as ciclovias nos horários de pico de trânsito. O trajeto que eu faço dá perfeitamente pra fazer no asfalto, é mais curto, não precisa ficar desviando dos ciclistas mais lentos e dá bem menos solavanco que a superfície de bloquete das ciclovias. Mas no horário de rush, vou pela ciclovia mesmo.
Voltar para o topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Desconectado
Mensagens:1472
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de the brave Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Out 2020 as 19:41
Originalmente Postado por Marcelo_br Marcelo_br Escreveu:

Isto é só uma opinião...

Se os carros costumam trafegar em baixa velocidade nessas avenidas (Até uns 50~60 por hora) e tem bastante semaforo ou pontos de redução , eu estaria tao preocupado com os carros e onibus se eu estivesse em uma moto no meio do transito. Também existe a ponto de ter pra onde escapar caso tenha algum problema com a bicicleta (caso a corrente escape na hora do sprint inicial).

Mantendo os 35km de media, acho que existe mais risco de andar na ciclovia nessa velocidade do que junto ao transito com as ressalvas acima. Também estou considerando que voce já pedalou uns
5~10 min pra chegar nesse lugar.

Mas aqui, quanto da eliseu de almeida vc pedala ? os 5 km ?

Unica coisa que eu evitaria é andar bem encostado na direita. Isso dá mais chance pra um motorista "achar" que passa tranquilo. Se estou na rua, estou no meio da faixa ou na linha dos pneus dos carros, enfatizo, com as ressalvas acima (as vezes o carro deixa buraco passar pelo centro e se está seguindo , já viu né...). Esteja sempre alerta pra quem está atras de voce e dai vc libera a passagem sempre e manda um jóia. Nunca, NUNCA use fone de ouvido dos dois lados no transito.

Mas acho q vc já é macaco velho de pedal e já está habituado com tudo isso. Se for considerar o julgamento popular hoje em dia está lascado pq nao dá pra chegar num senso comum, voce está errado sempre.

Fala Marcelo!! 

Eu pego ela quase que inteira. Saio de casa, desço a Guilherme Dumont Villares, cruzo a Francisco Morato e caio nela quase no início (daí é o aquecimento de 1,5km), daí até o final da Eliseu são +7km e + 1,5 até cair na cidade universitária (10KM pra chegar nela). Faço 2 voltas ida e volta na ciclo (30km) + os 10 de volta e o treino dá 50km no total (1h 40m na média que é o tempo que tenho). 

Logo esses 20km de "commuting" é parte do treino, corresponde a 40% dos km totais, razão pela qual opto por girar fora da ciclovia treinando. Fone de um lado da orelha oposta ao sentido do transito que pego. 

Tenho feito isso para manter os treinos quando é dia de giro. Dia de subida, aqui no morumbi o que não falta e ladeira, daí é só sair da garagem do prédio que já tem um ladeirão pra aquecimento. 

Faço meus treinos as 6 da manha ou na hora do almoço em home office em dia de semana. Tem ocasiões onde saio 10 pros meio dia e retorno as 13:30, 13:40 daí as 14:00 já estou em frente ao computador de banho tomado e comendo alguma coisa. Final de semana Romeiros, Riacho Grande e domingo ciclovia novamente. 

Fico bem atento com a traseira, mas por incrível que pareça a galera que precisa de ônibus está ferrada nessa pandemia, pois nesse trajeto de 7Km na Eliseu, na ida, sentido USP, não passa 2 ônibus por mim, e quando passam tenho sido respeitado (o que prontamente agradeço), a volta é contra-fluxo. Domingo então quando é só giro, não passa ônibus algum ... O asfalto é um tapete (por incrível que pareça), mas não tenho ocupado a pista inteira, fico no canto direito e tão atento quanto quando estamos no acostamento da bandeirantes cheia de sujeira, cacos de vidros, restos de pneus e etc). 

Amanhã vou sair as 6:00 e vou fazer a experiência de ir pela ciclovia pra ver como fica o gerenciamento da velocidade média e impacto no tempo. Enfim, uma merda tudo isso. Já não bastou fecharem a USP, daí inventaram Boaçava que requer deslocamento de carro. Daqui a pouco não teremos mais lugar pra treinar (vide ciclovia após as 9 da manha aos finais de semana onde os pelotões se comportam da mesma forma como se comportavam na USP aterrorizando a galera iniciante e que vai para lazer. O horário limite na ciclovia para treinos é 08:30 da manhã).

Valeu a todos pela contribuição.








William
Voltar para o topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Desconectado
Mensagens:1472
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de the brave Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Out 2020 as 19:46
Originalmente Postado por RodrigoOliveira RodrigoOliveira Escreveu:


Sobre o assunto principal do tópico, eu tendo a preferir as ciclovias nos horários de pico de trânsito. O trajeto que eu faço dá perfeitamente pra fazer no asfalto, é mais curto, não precisa ficar desviando dos ciclistas mais lentos e dá bem menos solavanco que a superfície de bloquete das ciclovias. Mas no horário de rush, vou pela ciclovia mesmo.

Isso é fato, Rodrigo. Teve um dia que saí as 17:00 fazendo o mesmo trajeto, na ida estava no contra-fluxo e fui pela faixa do ônibus, na volta, já era umas 18:50, tudo congestionado, daí peguei a ciclovia que também estava congestionada de pedestres, corredores e etc. Mas é a opção mais lógica. Nessas situações tem que pegar a ciclovia mesmo ao invés de disputar trânsito e tirar fino de carros e motoristas estressados com trânsito pesado. 
William
Voltar para o topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Desconectado
Mensagens:1472
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de the brave Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Out 2020 as 19:57
E saindo um pouco do tópico, mas não saindo, deixo esse vídeo do Safa Brian, leiam as razões que o motivam a fazer o que faz. 

Nem quando eu andava de Brandani Surf Aro 26 com freio contra pedal descendo o Alto da Boa vista no Rio de Janeiro, na década de 80, sem filhos, sem capacete e com um puta preparo físico fazia essas atrocidades de brincar com a morte. Abs. william.



Editado por the brave - 01 Out 2020 as 20:00
William
Voltar para o topo
90452 Ver Drop Down


Registrado: 19 Nov 2018
-
Desconectado
Mensagens:1806
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de 90452 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Out 2020 as 22:35
Com todo o respeito, o cara que faz isso do vídeo está pedindo pra virar paçoca...

Originalmente Postado por the brave the brave Escreveu:

E saindo um pouco do tópico, mas não saindo, deixo esse vídeo do Safa Brian, leiam as razões que o motivam a fazer o que faz. 

Nem quando eu andava de Brandani Surf Aro 26 com freio contra pedal descendo o Alto da Boa vista no Rio de Janeiro, na década de 80, sem filhos, sem capacete e com um puta preparo físico fazia essas atrocidades de brincar com a morte. Abs. william.


Isso é meio relativo, é só não ser retardado e se comportar em cima da bike como se estivesse de carro e consciente do fato. Parar nos sinais ou não avançá-los, dar/não forçar a passagem, não ficar ziguezagueando por entre os carros, não tirar "fina" de espelhos ou de veículos mostram aos motoristas que vc tb é motorista só que em cima de uma bike e até passam a respeitá-lo por isso. Já na ciclovia, o jeito é pedir passagem pros pedestres punhetas que a usam ou ficar atrás deles esperando que se liguem na situação e deem passagem e que, se for dada, merece um "joínha" como agradecimento pela gentileza... Big smile  

Originalmente Postado por the brave the brave Escreveu:

... de disputar trânsito e tirar fino de carros e motoristas estressados com trânsito pesado. 


Editado por sidserra - 01 Out 2020 as 22:42
Voltar para o topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Desconectado
Mensagens:1472
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de the brave Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Out 2020 as 22:48
Realmente sidserra, o cara abraça a morte. Valeu. 
William
Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mai 2018
SP
Desconectado
Mensagens:791
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2020 as 12:04
Eu uso a ciclovia da Eliseu pra ir trabalhar, conheço bem. Acho que você não desrespeita nenhuma lei, eu mesmo quando estou inspirado prefiro usar a faixa de ônibus também. A lei diz que em caso de impossibilidade para se usar a ciclovia, pode se usar a rua, e é impossível usar aquela ciclovia a mais de 20 km/h, aquilo ali tá pior do que o parque Ibirapuera, agora tem grupos grandes de pessoas fazendo caminhada e cobrindo toda a ciclovia, pessoas andando com fone de ouvido, gente passeando com vários cachorros, tá muito fácil acontecer um acidente ali por que ninguém respeita, um colega meu caiu depois de ser atingido por um pedestre e quebrou o dedinho, isso por que a gente não anda rápido, imagina a 30 ou 40 km/h. Pra você ter uma ideia, pra andar a 20 km/h tive que instalar uma buzina potente na bike, pra avisar pra pessoas que tem bike passando, por que sem buzina tá inviável.

Se eu fosse você nem tentava, por que vai acabar dando ruim, ali só a passeio mesmo. Pra piorar, não existe muitas rotas que liguem a zona Oeste ao centro, a Eliseu é o principal eixo pra muitas pessoas chegarem até pinheiros de bike. Como você mesmo disse, ali não tem muito fluxo de ônibus, e andando a 40 km/h você está praticamente na mesma velocidade dos carros, então dá pra ir pela faixa de onibus sem muitos problemas. Só é bom ficar esperto que vez ou outra algum espertinho usa a faixa de ônibus como pista de ultrapassagem, mas se você estiver atento ao transito dá pra se virar bem.

Eu acho uma falta de respeito enorme, tem muita gente que precisa dessa ciclovia pra trabalhar, o pessoal tá em casa de home office e vai pra ciclovia fazer caminhada como se fosse colônia de férias, mas infelizmente esse é o Brasil, parece que aqui errado é quem faz alguma coisa útil da vida.
Voltar para o topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Desconectado
Mensagens:1472
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de the brave Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2020 as 18:37
Originalmente Postado por am.araujo am.araujo Escreveu:

Eu uso a ciclovia da Eliseu pra ir trabalhar, conheço bem. Acho que você não desrespeita nenhuma lei, eu mesmo quando estou inspirado prefiro usar a faixa de ônibus também. A lei diz que em caso de impossibilidade para se usar a ciclovia, pode se usar a rua, e é impossível usar aquela ciclovia a mais de 20 km/h, aquilo ali tá pior do que o parque Ibirapuera, agora tem grupos grandes de pessoas fazendo caminhada e cobrindo toda a ciclovia, pessoas andando com fone de ouvido, gente passeando com vários cachorros, tá muito fácil acontecer um acidente ali por que ninguém respeita, um colega meu caiu depois de ser atingido por um pedestre e quebrou o dedinho, isso por que a gente não anda rápido, imagina a 30 ou 40 km/h. Pra você ter uma ideia, pra andar a 20 km/h tive que instalar uma buzina potente na bike, pra avisar pra pessoas que tem bike passando, por que sem buzina tá inviável.

Se eu fosse você nem tentava, por que vai acabar dando ruim, ali só a passeio mesmo. Pra piorar, não existe muitas rotas que liguem a zona Oeste ao centro, a Eliseu é o principal eixo pra muitas pessoas chegarem até pinheiros de bike. Como você mesmo disse, ali não tem muito fluxo de ônibus, e andando a 40 km/h você está praticamente na mesma velocidade dos carros, então dá pra ir pela faixa de onibus sem muitos problemas. Só é bom ficar esperto que vez ou outra algum espertinho usa a faixa de ônibus como pista de ultrapassagem, mas se você estiver atento ao transito dá pra se virar bem.

Eu acho uma falta de respeito enorme, tem muita gente que precisa dessa ciclovia pra trabalhar, o pessoal tá em casa de home office e vai pra ciclovia fazer caminhada como se fosse colônia de férias, mas infelizmente esse é o Brasil, parece que aqui errado é quem faz alguma coisa útil da vida.

É foda realmente. Hoje peguei a tal da ciclovia na ida e na volta, saí de casa as 6:30 já pedalando, cheguei lá as 6:40, no retorno eram 8:30 e mantive 25-30 km/h e a média de velocidade obviamente caiu, já tinha a galera fazendo cooper e caminhando na ida, na volta então .... Conversando com um amigo que sai pra treinar as 5:00 no mesmo trajeto, me disse que tem pego a ciclovia pois já presenciou 3 diferentes roubos de bike por motoqueiros que abordaram os ciclistas na via do ônibus, me disse que pela ciclovia, por ser canteiro central com proteção e mais alta que o nível da pista (1m mais ou menos), dá uma inibida nos meliantes, pois não é fácil pegar as ruas à direita em fuga. Achei esse ponto interessante pr'a reflexão. Ou seja, se ficar o bicho pega, se correr o bicho come, puta roleta russa do caralho. 
William
Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mai 2018
SP
Desconectado
Mensagens:791
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Out 2020 as 11:51
Nossa, não sabia que tava rolando tantos roubos assim naquela região. Sei que tem alguns pontos onde rolam muitos assaltos, mas ali não tem muita saída pras comunidades próximas, pensei que isso dificultaria a ocultação da bike, mas pelo visto já deve ter uma gangue agindo nessa região. Por essas que não consigo sentir vontade de trocar de bike, você se mata pra conseguir um equipamento minimamente decente pro nível do seu treino, dai um vagabundo desses leva sua bike e você fica a pé, Brasil tá f*
Voltar para o topo
DnlTvrs Ver Drop Down


Registrado: 03 Set 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:51
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de DnlTvrs Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Out 2020 as 12:08
Aqui na cidade de SP, pedalando a noite na Queiroz Filho (avenida do Ceasa), tem ciclovia no meio da via... porém tem MUITO mendigo ali. Eu evito sempre pedalar na rua em locais que tem ciclovia, mas por segurança, como era de noite, achei melhor pedalar na rua para evitar os mendigos.

Puro engano. Estava na faixa extrema da direita (como é esperado), pedalando a 26km/h na minha MTB segundo o ciclocomputador. Do nada, da calçada, sai um meliante na minha frente, apontando uma arma e dizendo "Perdeu". Porém, eu acho que ele não se planejou, pois ele veio muito em cima de mim, na hora que ele veio e apontou a arma, ele devia estar a 1-2m de mim, eu só tomei um susto e desviei dele, não para fugir do assalto, mas sim pela surpresa e para evitar o choque, porque ainda nem tinha entendido o que estava acontecendo. Passei do lado dele, ele tentou me empurrar mas eu não caí e continuei pedalando, fui embora. Depois que passei dele que processei tudo que aconteceu... se ele tivesse me abordado com mais distância, eu teria parado, frente a arma apontada para minha cara...

De lá, passei no batalhão da polícia, descrevi o que lembrava e eles disseram que iam tentar achar o meliante.

Enfim, estou relatando aqui para que outras se previnam, ali é bem perigoso (Brasil todo é, mas ali é ainda mais). E no final das contas, andar na ciclovia ou na rua, acho que não muda muito o quesito segurança. Andando a noite, se a via não for muito movimentada, a sugestão seria não andar na faixa da extrema direita, porém é contra a lei...

É como o amigo acima disse, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. País maravilhoso.
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Out 2015
são paulo
Desconectado
Mensagens:2060
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Out 2020 as 12:59
Originalmente Postado por DnlTvrs DnlTvrs Escreveu:

Aqui na cidade de SP, pedalando a noite na Queiroz Filho (avenida do Ceasa), tem ciclovia no meio da via... porém tem MUITO mendigo ali. Eu evito sempre pedalar na rua em locais que tem ciclovia, mas por segurança, como era de noite, achei melhor pedalar na rua para evitar os mendigos.

Puro engano. Estava na faixa extrema da direita (como é esperado), pedalando a 26km/h na minha MTB segundo o ciclocomputador. Do nada, da calçada, sai um meliante na minha frente, apontando uma arma e dizendo "Perdeu". Porém, eu acho que ele não se planejou, pois ele veio muito em cima de mim, na hora que ele veio e apontou a arma, ele devia estar a 1-2m de mim, eu só tomei um susto e desviei dele, não para fugir do assalto, mas sim pela surpresa e para evitar o choque, porque ainda nem tinha entendido o que estava acontecendo. Passei do lado dele, ele tentou me empurrar mas eu não caí e continuei pedalando, fui embora. Depois que passei dele que processei tudo que aconteceu... se ele tivesse me abordado com mais distância, eu teria parado, frente a arma apontada para minha cara...

De lá, passei no batalhão da polícia, descrevi o que lembrava e eles disseram que iam tentar achar o meliante.

Enfim, estou relatando aqui para que outras se previnam, ali é bem perigoso (Brasil todo é, mas ali é ainda mais). E no final das contas, andar na ciclovia ou na rua, acho que não muda muito o quesito segurança. Andando a noite, se a via não for muito movimentada, a sugestão seria não andar na faixa da extrema direita, porém é contra a lei...

É como o amigo acima disse, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. País maravilhoso.


Todo o caminho saindo do largo da batata até o Ceasa é o famoso corredor "faixa de gaza", tem muita comunidade no entorno do outro lado do rio, é loteria, outro lugar assim é a Sumaré, lá só passo a noite, descendo pela rua, na ciclovia já tive conhecido que perdeu 2 bikes no ano passando ali a noite.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar para o topo
rafasm76 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 12 Jul 2010
São Paulo
Desconectado
Mensagens:65
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafasm76 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Out 2020 as 13:31
Eu uso a Eliseu por volta de 2km no trajeto casa/trabalho e realmente ela virou um "calçadão de praia".
Até prefiro uma via movimentada do que deserta com maior risco de assalto e não me incomodo muito quando é só um mas tem uns sem noção que andam em dois ou até três lado a lado. 
Ontem até achei engraçado um grupo com três que estava em fila indiana, esses pelos menos tem um mínimo de cuidado.
Facilitaria um pouco se seguissem uma regrinha básica de andar na contramão das bicicletas, assim todos se veem e diminui o risco de acidente, mas aí já é pedir demais. 
Voltar para o topo
caiowirthmann Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 14 Jan 2020
Santo André
Desconectado
Mensagens:16
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de caiowirthmann Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Out 2020 as 21:43
Aqui em Santo andré não tem praticamente nenhuma ciclovia, a unica aqui perto de casa é uma que liga o centro até a perimetral, mas é impossivel andar ali pq fizeram a genialidade de colocar a ciclofaixa compartilhada com a calçada EM PLENO CENTRO DA CIDADE (sem contar que a calçada em si é uma bosta, buraco pra caramba, sempre tem caco de vidro, madeira nela, gente com fone de ouvido andando no meio)

Eu penso assim:
- Pra transporte/locomoção se possivel eu uso a ciclovia (uso mais pra treino a bicicleta mesmo, raramente pra locomoção)
- Pra treino e afins eu nem considero ciclovia como opção, a quantidade de gente que vai caminhar/correr nela COM FONE DE OUVIDO (Eu tenho um ódio especial por usa fone de ouvido treinando na rua, tanto quem corre quanto quem pedala), isso quando não tão em fila dupla e ainda olha com cara feia quando pede passagem, gente passeando com cachorro, vai passear. Prefiro gastar alguns minutos a mais e ir pro rodoanel, anchieta ou pra imigrantes (que felizmente ficam um pouco perto) do que me "arriscar" em uma ciclovia. E quando não to com tanto tempo assim, eu pego a av. dos estados desde o começo e faço o balão até o mercadão e volto pra santo andre. Não é lá a melhor opção mas foi o unico lugar que por enquanto foram raros os problemas tendo que dividir faixa com carro, caminhão ou onibus, sempre mantem um espaço razoavel de mim e faço minha parte sinalizando onde vou e não andando como um babaca

Voltar para o topo
mageddo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Jan 2022
São Paulo
Desconectado
Mensagens:104
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mageddo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jul 2022 as 22:48
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Se for treinar forte, sugiro outra rota onde vc não precise lutar espaço com automóveis, principalmente ÔNIBUS que gostam de matar um ou dois ciclistas frequentemente



Triste mas verdade, ônibus é moiado
Voltar para o topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Desconectado
Mensagens:1472
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de the brave Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Jul 2022 as 14:04
Fala Mageddo, obrigado por ressuscitar o tópico. 

Até tinha me esquecido desse tópico, mas 3 meses depois, fui atropelado por um carro em uma ladeira na Rua Doutor Guilherme Dumont Villares (não tem ciclovia - em frente a churrascaria Rancho do Vinho) retornando para casa (quem é da região em Sampa conhece). O motorista estava no celular. Deu uma pancada na minha roda traseira, sofri luxação no ombro pelo impacto absorvido para evitar a queda (obrigado meu anos de MTB para controlar a bike). Roda carbono traseira empenada (freio a disco, voltei pra casa na boa). O Motorista, com carro de 120K (Diretor de empresa de segurança patrimonial), falou que ía bancar o prejuízo, anotei tudo e quando passei o valor da franquia de 1.2K, o cara sumiu dos emails e tals. 

Aprendizado ...  Parei de andar na rua onde tiver ciclovia. Faço o comuting para o treino todo na ciclovia da Eliseu de Almeida até chegar na ciclovia acesso cidade universitária / USP. O seguro pagou o prejuízo e ainda fez um up nas rodas de carbono. O babaca que me atropelou mandou eu pegar a ciclovia (que não tinha no meu trajeto). Mandei ele ir pra pqp. Mas fica o aprendizado. Ando quase sempre solo e sempre iluminado mesmo que seja de manhã e onde tem ciclovia, vou pela ciclovia até o treino. 




Editado por the brave - 23 Jul 2022 as 14:05
William
Voltar para o topo
jopasantos Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Out 2020
djjopalico@gmai
Desconectado
Mensagens:17
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jopasantos Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jul 2022 as 22:43
Uma lei municipal acima de uma lei federal???
Voltar para o topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jul 2010
São Vicente
Desconectado
Mensagens:478
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MarcusLisboa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Jul 2022 as 10:00
Depende, se possivel pedalo na rua pois o pessoal que constroi ciclovia geralmente não cuida dos buracos dela, sem contar a enorme quantidade de subidas abruptas, não se faz angulos suaves mesmo havendo espaço para tal
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X