Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pdvelas de parafuso único, auto-extratores ou não
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pdvelas de parafuso único, auto-extratores ou não

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pdvelas de parafuso único, auto-extratores ou não
    Postado: 15 Fev 2019 as 01:56
Fui trocar a coroa da frente, pois está mais para um shuriken já... Como o Jagwire me deu uma coroa Deore, resolvi por ela, e ver o que vai dar... Pois bem, pra tirar a coroa, precisei retirar o pedivela, e aí que a porca torceu o rabo... Eis que fiz uma boa pesquisa a esse respeito e relato o que descobri...

O meu é um TSW/XTime com sistema auto-extrator... É um parafuso*, maior (21 mm), que tem um parafuso menor (15 mm) ao centro, que é preso, mas roda livremente.
*Vale dizer, que em inglês, eles chamam de bolt (porca) essa peça. Achei poucas referências como porca em português, por isso chamei de parafuso.


O meu vem com a inscrição do sentido de aperto e torque recomendado de 32 a 40 Nm.


Aparentemente quem lançou este, é a Shimano, com a tecnologia One Key Release - ainda para pedivelas de 3 peças (2 braços + 1 eixo). De onde tenho a notícia mais antiga, datando de 2006.

Aparentemente uma evolução dos parafusos usados nos eixos Square, onde a tampa e o parafuso são integrados, para uma tecnologia auto-extratora. Assim, dispensando a chave específica para remover o pedivela, onde tudo se faz só uma allen - daí o nome da tecnologia.
Existem sistemas diversos, alguns que usam o fuso interno Allen M8 até M15 (Truvativ).


No entanto, esse sistema exige ainda uma chave específica, para remover o fuso do pedivela propriamente dito.

****estou postando dado o temporal, assim não perco tudo caso falte energia****

Editado por Ismah/Cabelo - 15 Fev 2019 as 01:57
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2019 as 02:47
Pois bem...


Outra ferramenta, são os pin spaners...

Imagem relacionada
Esse tipo de porca, era usado nas catracas enroscadas no cubo. Elas tinham a tampa da catraca propriamente dita, fechada por uma tampa com esse sistema.


Também descobri que é um intermediário entre as mais simples, que eram basicamente uma arruela, com dois entalhes, usada nos pedivelas de uma peça (monobloco), e o sistema atual que usa a mesma chave do cassete (eixo estriado ou spline).
Era ainda no sistema com porcas cônicas e esferas soltas... Por algum motivo, não foi muito usado, e morreu no tempo... 

Voltando aos auto-extratores...


Em algum momento, alguém lançou essa evolução... A diferença está que são duas partes, logo se espanar o parafuso ou dar solda fria, ainda tem algum recurso... Por exemplo serrar a cabeça do parafuso, ou mesmo soltar sobre ele...


Então alguém lançou esse modelo, que ainda não faz bem jus ao nome que a Shimano deu, mas certamente já é uma excelente saída.

LEMBRANDO que esse parafuso externo, é só uma "tampa", que o interno vai se calçar. Portanto, ela não recebe um aperto muito forte. Há alguns relatos de perda, já que a "tampa" é solta e não muito bem apertada. Nada impede de rodar SEM ela, já que a função é estética, e tem utilidade real, só na remoção.

O grande problema está no parafuso interno, quando ele é uma peça com o externo - meu caso. Pra ajudar (sic), é um parafuso allen 8 mm - porém tenho suspeita que seja 11/32" o que dá um pouco mais de 8,7 mm, dada a folga da chave - e supostamente em aço. Como diz um conhecido, na minha opinião, "aço" que não...

Eis que o troço além de espanar, o fuso interno, travou internamente no fuso externo... Ouch
Acabei furando dois furos de uns 3 mm no fundo, e alargando depois com a própria broca, fazendo um furo oblongo. Ali, espetei uma chave de fenda, segurei o cabo com um alicate de pressão e... Depois de quebrar o cabo de uma, e o ferro desta na sequência... Acabou a paciência, e fabriquei uma na medida adequada, a partir de uma chave chata - é meio que uma chave de fenda, mas com a ponta achatada de forma plana, e não cônica como as fendas em geral.

Removido parafuso, veio a questão: e o pedivela?
Pois é... Na ignorância, usando um martelo de poliuretano, nem mexeu... E olha que eu descontei a raiva ali... Pensando com calma, foi uma baita cagada... Disapprove

A minha intuição diz que a chave usada para sistemas ISIS e Octalink, vão funcionar. Não tenho como medir AGORA, e tampouco as medidas... Bem como não tenho essa ferramenta. Amanhã devo solucionar, mas tudo aponta que sim...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2019 as 23:27
Seguem fotos da peça...







Voltando a ópera...

Tratei com o torneiro hoje, e ao que presumi, compensa mandar fazer...
Sai por volta de 60 reais (40 reais/hora, com 1h30 estimados), e com a garantia de ser a prova de ogros. Approve
É praticamente o que sairia uma peça igual, mais frete, e que conhecidamente tem problemas. Uma Sram original (que SUPONHO servir, mas existe chance de ser diferente em função de patente), sairia o dobro, e ainda teria o frete.

Basicamente, ele pretende pegar um parafuso M12 ou M15, de aço. Então remover a rosca, e fazer nova rosca, no passe certo para essa aplicação - 1 mm no meu caso.
Vamos reaproveitar a priori a peça externa (preta), já que ela não foi afetada.

Editado por Ismah/Cabelo - 15 Fev 2019 as 23:31
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2019 as 09:54
Terminando a ópera...

Cabe uma errata... A peça original não é presa, A MINHA PEÇA era presa. Havia uma rebarba ou coisa do tipo, que trancou uma dentro da outra. Ou seja FALHA... Triste, mas faz parte... Ouch
Até cogitei acionar a garantia, mas sigo a filosofia de que se for algo contornável, é melhor deixar assim... Implicaria em bastante tempo sem pedalar, além de trocar a peça...

A peça nova, acabei deixando na bike, já que a parte preta estava um pouco danificada, e não teria sentido MAIS uma remoção. Mesmo precisando desmontar para troca de coroa - e o pior: no fim não deu certo, as coroas Shimano Deore que tentei usar, tem um design específico. Dead
Como estava desmontado, acabei por dar uma caprichada de graxa, tanto no encaixe, como no eixo em si (proteção contra oxidação).
A peça velha, foi recuperada, basicamente ele pôs um parafuso novo, no furo aberto, e encheu de solda. Voi la! 






Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X