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Patente Shimano 14V, registrada em 1999

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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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    Postado: 09 Out 2017 as 19:16
Mais como uma curiosidade, sobre o que podemos especular...

(em inglês) www.bikeradar.com/news/article/shimano-14-speed-patent-50973/

www.youtube.com/watch?v=JBc2fzD51ZY

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Chuck DhFr Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2017 as 19:36
No papel tudo lindo.
Agora imagina no mundo real o maior cog apoiado nos raios,meio milímetro que o câmbio traseiro e/ou gancheira entortarem
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Acho meio improvável, como o próprio Henrique cita, serve muito mais como curiosidade, para mostrar desde aquela época as marcas sabem que precisam aumentar o número de cogs...

Improvável pois a distância entre um cog e outro é muito pequena, seria necessário investir em uma nova corrente, e fosse viável a Shimano já teria lançado algo perecido em 18 anos...

Outra estamos falando de um sistema de trocas com precisão milímetrica, daria para resolver com os câmbios elétricos Di2, mas mesmo assim, como já falado uma simples gancheira desalinhada seria um problemao...

Acho que vai ficar nos 12 ou 13 mesmo...
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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E lá os produtos de ponta não tem a precisão em submúltiplos de milímetros?

Postei como curiosidade, na reportagem do Bike Radar, tem fotos e diagramas da coisa toda...
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2017 as 23:10
Sim,em relação ao passador um câmbio Di2 traria a precisão de passagem, mas se formos considerar a distância ente os cogs, o Eagle possui 3,65mm entre cada pinhão, essa patente fala em 1,66mm, ou seja, um pequeno desalinhamento de 1mm ou menos no câmbio ou na gancheira poderia prejudicar o funcionamento do mesmo...



Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

E lá os produtos de ponta não tem a precisão em submúltiplos de milímetros?

Postei como curiosidade, na reportagem do Bike Radar, tem fotos e diagramas da coisa toda...
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2017 as 23:25
Dá uma olhada no link... Eles propunham um novo tipo de corrente também, com um elo central, que já faz papel de rolete.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2017 as 23:42
Exatamente, eles fizeram um desenho da possível alternativa, mas na matéria e em nenhum outro lugar há fotos ou informações que foi feito um protótipo desse cassete e dessa corrente, pois para registrar a patente você não precisa de um protótipo, e sim um desenho técnico e suas informações...

Pense que precisaríamos de:
Cambio Traseiro com passagem milímetrica;
Câmbio e Gancheira resistentes e estáveis o bastante para não perder a precisão milímetrica...
Um novo freehub...
Uma nova corrente, desenvolvida justamente para esta finalidade, pois a corrente de bike hoje nada mais é do que correntes aperfeiçoadas de outros mecanismos com polias dentadas...

Não é uma questão apenas de aperfeiçoar o que temos, e sim lançar um novo conceito, e quando trabalhamos aqui há um altíssimo custo de desenvolvimento, e um alto risco de não aceitação no mercado, e todo esse alto custo e custo deve ser absorvido nas primeiras vendas...
Não é apenas custo de produção...

O Henrique fala um pouco disse nesse vídeo, que recomendo que vejam...

https://youtu.be/br_Q8nMKbmc

Ele não cita o custo de risco, mas vou exemplificar...

Gasto 10 milhões com desenvolvimento de um novo produto e a fabricação inicial vai ser de 10 mil peças, como é algo novo, que pode não vingar, preciso que pelo menos o lote inicial pague o custo de desenvolvimento, e mesmo assim, ficarei com prejuízo do custo de produção...

Pode ter certeza, que com um custo e risco tão altos, o preço final seria exorbitante...
É algo que se tornaria viável apenas se esgotasse as possibilidades de aperfeiçoamento do que temos hoje... O custo e risco de aperfeiçoamento é muito menor do que do de desenvolvimento...

Aperfeiçoamento é o que a Sram fez com o Eagle, mas ela ainda paga um pequeno preço devido do desenvolvimento de um novo padrão de cassete...

Imagine se o Sram com cog de 10 dentes pudesse ser usado em freehub comum, a Sram estaria arrebentando muito mais no mercado...



Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Dá uma olhada no link... Eles propunham um novo tipo de corrente também, com um elo central, que já faz papel de rolete.


Editado por rafael_rtg - 15 Out 2017 as 23:53
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2017 as 00:48
Mal que eu pergunto... Não pode ser usado porque é largo demais? Porque as forças atuantes danificariam/romperiam um hub comum?
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Sim, exatamente devido a largura o cog de 10 dentes não serve no Freehub atual, veja na imagem abaixo como no fim do corpo dele diminui sua largura...

As empresas que conseguiram fazer cogs de 09 e 10 dentes em um Freehub comum, na verdade fizeram uma famosa "gambi" para fazer com que o cog de ou 09 ou 10 dentes servissem, ou elas usinaram os três primeiros cogs em uma unica peça ou abirritaram eles juntos, deixado o primeiro de 09 ou 10, para fora do corpo do freehub, mas conectado aos outros dois primeiros...  Essa mesma gambi foi muito usada quando o pessoal queria converter um k7 de 10 dentes para 11 Dentes e instalar um supercog....  

È claro que Sram como tinha que criar um novo padrão, ela resolveu não apenas resolver a questão da largura, e fez mais aperfeiçoamentos para fazer servir o de 10, aumentar a rigidez, diminuir desgastes, etc...

Segue a imagem:


  

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Mal que eu pergunto... Não pode ser usado porque é largo demais? Porque as forças atuantes danificariam/romperiam um hub comum?


Editado por rafael_rtg - 16 Out 2017 as 10:09
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Termino aqui, com a questão das patentes...

Se fossemos desdobrar de ler patentes antigas das empresas, não só Shimano, iriamos ver a quantidade de ideias que parecem geniais, mas que não saíram dos papeis... Exatamente por pareceram geniais, que as empresas correm para patentear o projeto antes de fazer um protótipo funcional, pois vai que alguém tenha a mesma ideia que você, o projeto é de quem registrou primeiro...

Tem muita briga e ate espionagem industrial nesse meio... Briga de empresas que juram que tiveram a mesma ideia juntas e que foi coincidência elas descobrirem apenas após alguma pedir a patente...

Nos meios de tecnologia então... Temos patentes de celulares dobráveis ha muito anos, mas nenhum deles ainda passou de protótipos... 

Esse caso da Shimano então, ficou apenas no papel... Não que não acredite que ela não ira contra atacar o Eagle, mas aposto muito mais no aperfeiçoamento do que temos hoje, do que desenvolver um novo projeto...

Com a era das simulações virtuais e impressão 3D, seria fácil ela analisar essa patente e saber se varia a pena dar vida a ele... se não fez isso ainda em 18 anos, onde a patente esta perto de perder seu domínio (20 anos), fica a pergunta, é funcional?



Editado por rafael_rtg - 16 Out 2017 as 10:23
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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rafael_rtg

Acho que preciso registrar uma patente... LOL
Ao menos na minha mente, seria tão mais fácil usar o próprio encaixe do freehub (que não aparece na foto), para travar o cassete...

Brincadeiras a parte, as patentes não tem o mesmo valor por aqui, que nos EUA... Logo eu estaria lascado...
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CaioB Ver Drop Down
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Afinal, por que a Shimano ainda não tem algo parecido com o Eagle? (Ou tem? Se tiver desculpem)
É algo exclusivo da SRAM como são as Lefty?
Porque até onde sei (Desculpem também, se estiver falando bobagem), a Cannondale tem patente ou exclusividade, não sei, para qualquer tipo de suspensão que seja de uma canela esquerda ou algo parecido.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 22:05
Em tese, se patenteia um produto, não um conceito ou uma ideia... Logo, EU PENSO que é falta de interesse... Baseado no que foi mostrado nas principais feiras desse ano pelos correspondentes, a Shimano tá focada no grupo eletrônico...
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Bol Gola Ver Drop Down
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Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Afinal, por que a Shimano ainda não tem algo parecido com o Eagle? (Ou tem? Se tiver desculpem)
É algo exclusivo da SRAM como são as Lefty?
Porque até onde sei (Desculpem também, se estiver falando bobagem), a Cannondale tem patente ou exclusividade, não sei, para qualquer tipo de suspensão que seja de uma canela esquerda ou algo parecido.


Nem toda patente é exclusiva e fechada. A Volvo por exemplo, patenteou o cinto de segurança de 3 pontos, mas depois deixou livre para todo mundo usar devido às inúmeras vidas que seriam poupadas com esse dispositivo Wink
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
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CaioB Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 22:20
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Afinal, por que a Shimano ainda não tem algo parecido com o Eagle? (Ou tem? Se tiver desculpem)
É algo exclusivo da SRAM como são as Lefty?
Porque até onde sei (Desculpem também, se estiver falando bobagem), a Cannondale tem patente ou exclusividade, não sei, para qualquer tipo de suspensão que seja de uma canela esquerda ou algo parecido.


Nem toda patente é exclusiva e fechada. A Volvo por exemplo, patenteou o cinto de segurança de 3 pontos, mas depois deixou livre para todo mundo usar devido às inúmeras vidas que seriam poupadas com esse dispositivo Wink

Sim, da Volvo eu já sabia. Falei isso por conta que vi em uma matéria, verei se consigo acha-lá, porém não sei se é verdade também, por isso ja me desculpei de antemão Big smile
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CaioB Ver Drop Down
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Achei:
"Hoje, nenhuma outra marca pode produzir suspensões apenas do lado esquerdo – especialmente com o nome Lefty. Como criadora desse modelo, a Cannondale tem a patente total da “fórmula”, o que garante o monopólio."


Se é verdade ou não, eis a questão.
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 22:29
Não necessariamente, você pode patentear um desenho técnico, sem nem ao menos ter um protótipo, mas ele precisa ter todos os dados técnicos, medidas, forma de funcionamento... Idéias realmente não podem ser patenteadas...

Como disse se ficarmos cassando patentes, iremos ver projetos geniais que por algum detalhe não saíram do papel... Após 20 anos a patente se torna público...

Outra opção é registrar a patente e deixar ela pública logo de início, foi o que a Sram fez com o Cubo Padrão XD (do Eagle), para que outras fabricantes pudessem produzir...

Há também a quebra de patente quando é algo considerado de utilidade pública...

O caso da volvo ela deixa as patentes relacionadas a segurança veicular abertas por um convicção da empresa em ajudar a população ter carros mais seguros...


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Em tese, se patenteia um produto, não um conceito ou uma ideia... Logo, EU PENSO que é falta de interesse... Baseado no que foi mostrado nas principais feiras desse ano pelos correspondentes, a Shimano tá focada no grupo eletrônico...


Editado por rafael_rtg - 17 Out 2017 as 22:41
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 22:41
Exatamente devido ao tempo de patente ser de 20 anos e ela ter deixada fechada...

Ela começou a ser vendida em 2000, então em até no máximo 2020 a patente torna-se de domínio público, e demais marcas podem produzir produtos parecidos...


Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

Achei:
"<span style=": rgb255, 255, 255; color: rgb68, 68, 68; font-family: " Sans"; font-size: 16px;">Hoje, nenhuma outra marca pode produzir suspensões apenas do lado esquerdo – especialmente com o nome Lefty. Como criadora desse modelo, a Cannondale tem a patente total da “fórmula”, o que garante o monopólio."</span>
<span style=": rgb255, 255, 255; color: rgb68, 68, 68; font-family: " Sans"; font-size: 16px;">
</span>
[COLOR=#444444" face=" Sans]<span style="font-size: 16px; : rgb255, 255, 255;]http://blog.prosportbike.com.br/suspensao-lefty-curiosidades-as-vantagens-e-diferencas/</span>[/COLOR]

Se é verdade ou não, eis a questão.
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CaioB Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 22:45
As Leftys são leves, rígidas e quem usa diz ser espetaculares, olhando ela visualmente parece estranha e que não vai funcionar nem ser confiável, sendo que é totalmente ao contrário, sendo assim, é estranho que ninguém mais se interesse por fazer algo parecido e tente dividir mercado com a Cannondale. Talvez seja porque ela realmente tenha o controle total por suspensões nesses moldes.
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Gryphon Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 23:08
Começa a ficar ridículo isso aí. É sempre o velho canto das sereias: "Maior é sempre melhor".

Se é para ser assim, que tal um sistema como o NuVinci?
https://youtu.be/kVPjhmTThPo
https://youtu.be/Smijjy832X0
https://youtu.be/kN8CCY1vFC8

Esse sistema é um tipo de CVT que pode ser colocado no cubo da roda traseira ou no movimento central. Acabou. É como um Nexus, mas com infinitas relações de transmissão.

Algumas máquinas que usam sistemas de transmissão continuamente variável possuem mecanismos até simples onde a variação de relação de transmissão é alterada em função da rotação, do torque ou de ambos. O ciclista teria apenas um botão onde ele ajusta como ele quer a variação de rotação, e o resto o mecanismo faz sozinho.
Aí, adeus trocas de marcha.

Pensem em quantos milisegundos um ciclista perde ao longo de um circuito porque ele tem de aliviar a pedalada para fazer a troca de marcha.

Acredito que os fabricantes chegaram num limite que não tem mais por onde continuar aumentando o número de marchas.
Em algum instante eu acho que os fabricantes apelarão para um sistema deste tipo.


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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 23:49
CVT uma possibilidade sim...

Mas ainda é bastante pesado para o mercado competitivo, e não sei nos sistemas de Bikes, mas nos de carros, apesar do número "infinito" de marchas, a abrangência (difença entre a mais pesada e mais leve), é menor nos sistemas CVT...

Na questão de quanto maior melhor...

O Eagle chegou 500% de abrangência, algo praticamente ideal para o MTB com uma Coroa apenas...

Porém como o próprio Henrique já gravou em alguns vídeos, para o ciclismo de Estrada, a variação de de uma marcha para outra não pode ser muito grande...

Com 13 ou 14 marchas e um cassete 10-40 ou 11-42, tornaria mais viável o uso de apenas uma coroa nas Speed...

Editado por rafael_rtg - 17 Out 2017 as 23:54
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Gryphon
rafael_rtg

Quero ver a hora que juntar a fome com a vontade de comer... Um sistema " CVT " interno - não necessariamente no cubo - junto a um tradicional de poucas velocidades... Pra melhorar, misture isso com os sistemas eletrônicos da Shimano, intergrados ao Harmony (não sei se é automático ou só eletrônico) da NuVinci... Já vi também ligado a um arduino, que controlava automaticamente baseado em uma equação envolvendo torque aplicado e velocidade angular...

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Correção... O Harmony tem alguns modos de operação...

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rafael_rtg Ver Drop Down
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Sim Ismah, como disse é uma opção... 

Acredito que quando um sistema CVT, ou de marchas internas para bike for aprimorado, a ponto de ser leve e ter um bom range (cerca de 500% para MTB's e 400% para Road's), elas vão começar a ter seu espaço, porem ainda estão correndo atras disso.... 

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Gryphonrafael_rtg

Quero ver a hora que juntar a fome com a vontade de comer... Um sistema " CVT " interno - não necessariamente no cubo - junto a um tradicional de poucas velocidades... Pra melhorar, misture isso com os sistemas eletrônicos da Shimano, intergrados ao Harmony (não sei se é automático ou só eletrônico) da NuVinci... Já vi também ligado a um arduino, que controlava automaticamente baseado em uma equação envolvendo torque aplicado e velocidade angular...



Editado por rafael_rtg - 18 Out 2017 as 10:05
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