Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pastilhas raspando no disco
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pastilhas raspando no disco

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
henrique ribeiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
bh
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar henrique ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pastilhas raspando no disco
    Postado: 18 Dez 2012 as 20:32

E aí galera, sou novo na utilização dos freios à disco... Comprei uma bike nova equipada com o freio shimano SLX a disco....

Ao montá-la verifiquei que as pastilhas do freio da frente estão raspando um pouco no disco. Já desapertei os parafusos do suporte da pinça, com o suporte solto puxei o freio e depois apertei o suporte novamente, mas o problema persistiu... 

Alguém pode me ajudar com um passo a passo sobre a regulagem dos freios?
Voltar ao Topo
Melk Nunes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2012
Paulo Afonso
Offline
Mensagens:910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Melk Nunes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2012 as 20:59
Tente alinhar o disco mexendo na posição da roda (pouca coisa, é um ajuste fino), claro que vai demorar um pouco e precisa de algumas tentativas pra deixar o disco centralizado e sem tocar nas pastilhas.

Você também pode usar uma chave de fenda e afastar um pouco as pastilhas, pouca coisa mesmo, bem delicado. Tem gente que até lixa as pastilhas mas não vejo muito futuro em fazer isso.
Voltar ao Topo
henrique ribeiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
bh
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar henrique ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2012 as 22:29
Valeu!!!
Voltar ao Topo
claytonlima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2012
Goiânia
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claytonlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2012 as 23:03
Veja se o vídeo abaixo te ajuda ou mesmo um post antigo aqui no fórum sobre o mesmo problema.

1 - http://www.youtube.com/watch?v=h3Y5C9RZxAk

2 - http://www.pedal.com.br/forum/regulagem-freio-a-disco-freio-pegando_topic12584.html
Clayton

Quero que a estrada venha sempre até você
E que o vento esteja sempre a seu favor
Quero que haja sempre uma cerveja em sua mão
E que esteja ao seu lado, seu grande amor
Voltar ao Topo
janapedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Ago 2012
Janaúba-MG
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar janapedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2012 as 09:38
De verdade qdo comprei a primeira bike com freio a disco no começo desse ano enfrentei o mesmo problema, assisti videos no youtube, li reportagens. Fiz a tecnica de soltar os parafusos e segurar o freio apertado e nada, tentei soltar a blocagem e tb n tive sucesso. dai o que funcionou foi soltar os parafusos e regular no olhometro, e o que ajudou foi colocar uma luz contra pra ver a distancia das pastilhas pro disco que é um "cabelinho". outra coisa é que o disco veio empenado um pouquinho imperceptivel a olho nu, mas qdo rodava a roda ouvia um leve raspado na pastilha em um ponto especifico, daí desempenei na mao mesmo, mas precisa ter as manhas. e depois que gastou um pouquinho as pastilhas daí ficou facil, pois aumentou um pouquinho a folga, coisa minima ainda, pois a pastilha vai acompanhando seu desgaste mas ficou bem mais facil.
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RATTUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2012 as 14:20
Para quem tem algum suporte de bike, a regulagem é melhor ainda ( ou então coloando a bike de roda pro ar rs)

Eu tenho o suporte WS100. O jeito que consegui regular foi na base da escuta. Coloquei a bike no suporte e folguei os parafusos que prendem na suspensão, mas não deixei muito folgado, mas de forma que eu pudesse mover a pinça com a mão.

Dae, eu dava um embalo na roda e ia movimentando a pinça bem devagar mesmo, tanto na parte superior quanto na inferior. Às vezes dava um pancadinha com a ponta do dedo na pinça para ela se movimentar milimetricamente. Quando eu escutava que o disco não estava mais raspando nas pastilhas, eu parava a roda e segurava a pinça juntamente com o fixador, para que eles não se movimentassem e apertava o parafusos.

Minha bike só rodou 60km rsrs,
Voltar ao Topo
henrique ribeiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
bh
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar henrique ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2012 as 18:21
Todos os tópicos postados foram bem explicativos... tentarei ajustar o freio! Valeu demais galera!!
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2012 as 09:42
Cara na roda não tem que mexer em ajuste nenhum... a roda tu tem que apenas colocar ela até o final e apertá-la, sem ajuste NENHUM. Se ela não ficar bem centralizada você está com suspensão ou quadro tortos e precisa substituí-los.

Eu postei estes dias sobre isso... tem 3 formas de você corrigir isso, vou colocar na ordem de facilidade, se não der certo a primeira forma via pra segunda e se ainda não der vai pra terceira.

IMPORTANTE: Antes de tudo, solte as rodas, encaixe-as perfeitamente e aperte os fechos. Lembre-se da força que você está utilizando para apertar os fechos.

Feito isso, segue:

1-) Afrouxe a pinça dos pistões do freio, aperte a manete do freio com uma força moderada e mantendo a manete apertada aperte novamente a pinça dos pistões. Gire a roda e veja se ainda pega.

2-) Se ainda estiver raspando, essa dica é a melhor, comigo sempre funciona de PRIMEIRA com esta dica. Afrouxe novamente a pinça dos pistões. Pegue um pedaço de cartolina branca NOVA sem pintura nenhuma nem nenhuma sujeira. Corte 2 pedaços de tamanho 4x10cm (os pedaços vão parecer duas réguas pequenas). Coloque cada um dos pedaços entre a pastilha das pinças e o disco, um na frente e um atrás, entre o disco e a pastilha. É meio difícil colocar as cartolininhas ali pois o espacinho entre a pastilha do freio e o disco é pequeno, mas dá!! Aperte a manete e solte. Aperte a pinça. Retire as cartolinas.

3-) Se ainda estiver raspando, daí vai ter que ser olho mesmo, com ajuda de uma lanterninha. Eu nunca cheguei nesta dica, sempre resolvi meu problema com a dica 2. Se não entendeu como faz, posso tirar fotos pra você.

Se nada disso resolver, seu disco pode estar torto ou pode ser regulagem hidráulica, melhor levar para técnico daí.

Então, falei pra você lembrar da força que usou para apertar os fechos da rodas, pois se depois de alinhar os seus discos você soltar as rodas e depois colocá-las com uma força muito diferente (apertar muito mais ou afrouxar muito mais) os discos vão voltar a pegar!!!! Pois as suspensões e o quadro são de materiais leves, eles trabalham um pouco, então dependendo da força que você usar, você vai aproximar as bengalas da suspensão ou o quadro das rodas, com isso vai aproximar as pinças junto e como consequencia você vai perder o alinhamento que fez dos discos.

Espero ter ajudado. Abraços.
Voltar ao Topo
Peacemaker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2015
Fco. Beltrão-PR
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peacemaker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2015 as 17:01
Aproveitando o tópico (desenterrando por um bom motivo rsrsrs)...
 
Minha bike é nova, e já chegou raspando o disco dianteiro. Mandei fazer uma revisão e na bicicletaria o cara me disse que isso é um problema muito comum (de fato, já percebi isso pelos tópicos aqui do fórum). Ele arrumou, mas disse que provavelmente depois de um tempo isso voltaria.
 
Tive que tirar a roda da frente pra transportar a bike no carro e depois que montei o problema voltou.
 
Ontem fiz uma trilha que emporcalhou a bicicleta inteira, aí tirei as duas rodas pra limpar melhor e tal... Resultado: agora o disco de ambas as rodas estão raspando!
 
Minha dúvida é: existe algum problema em deixar assim?
 
pq aí toda vez que eu tiver que transportar a bike no carro, por ex., terei que fazer todo um procedimento pra arrumar isso e tal...
 
Voltar ao Topo
Peacemaker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2015
Fco. Beltrão-PR
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peacemaker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2015 as 14:06
Alguém?
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2015 as 14:18
Tem que centrar bem as rodas no momento do aperto da blocagem. Muitas vezes até fazendo uma trilha com os discos muito novos a roda pode torcer milímetros e começar a raspar. Se vc verificar, a distância entre pastilhas e discos é minima mesmo , então qualquer mexidinha ja raspa. Ma assim que ocorrer o desgaste natural das pastilhas e ar rodas se ajeitarem/ajustarem nos raios e na bike,  acaba o problema!

Editado por jeanclaude - 02 Jun 2015 as 14:19
Voltar ao Topo
Peacemaker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2015
Fco. Beltrão-PR
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peacemaker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2015 as 14:27
Originalmente postado por jeanclaude jeanclaude escreveu:

Tem que centrar bem as rodas no momento do aperto da blocagem. Muitas vezes até fazendo uma trilha com os discos muito novos a roda pode torcer milímetros e começar a raspar. Se vc verificar, a distância entre pastilhas e discos é minima mesmo , então qualquer mexidinha ja raspa. Ma assim que ocorrer o desgaste natural das pastilhas e ar rodas se ajeitarem/ajustarem nos raios e na bike,  acaba o problema!

Opa, muito obrigado jeanclaude. Vou cuidar no momento do aperto das blocagens então! Mas se continuar raspando um pouco por enquanto não tem problema né?
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2015 as 15:13
Sendo pouca coisa não há problema, mas deve desaparecer aí dentro de uns 100 a 150Km rodados.
Senão leva de novo no mecânico e verifica o nivel do fluido de freio se for hidra e o aperto dos cabos se for mecânico.
Voltar ao Topo
Peacemaker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2015
Fco. Beltrão-PR
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peacemaker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2015 as 15:46
Originalmente postado por jeanclaude jeanclaude escreveu:

Sendo pouca coisa não há problema, mas deve desaparecer aí dentro de uns 100 a 150Km rodados.
Senão leva de novo no mecânico e verifica o nivel do fluido de freio se for hidra e o aperto dos cabos se for mecânico.

Pelas minhas contas, a bike está com cerca de 70km mais ou menos.
O freio é mecânico, e já estou com outra dúvida sobre ele também, mas não é bem o caso desse tópico, então pra não desvirtuar vou procurar um tópico mais adequado pra isso.

Vou ficar ligado pra ver se a tal raspagem no disco desaparece daqui um tempo.
E obrigado mais uma vez!
Voltar ao Topo
brukuns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brukuns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2016 as 23:03
Que beleza de tópico! É a primeira semana da minha bike e antes mesmo de eu andar a primeira vez vi que a pastilha parece estar pegando no disco, até parando a roda. Soltei a blocagem e tentei dar uma ajustada na roda, e depois fechei de novo... diminuiu o problema já que agora a roda não está quase parando, mas continua fazendo barulho.

Agora que li esse tópico vou dar tentar ajustes melhor. 

Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2016 as 23:37
primeiro, vc tenta ajeitar pelo alinhamento da roda.. como vc fez, nao deu certo.. vai no ajuste fino da pinça de freio, chave alle 6...se nao der certo, olha se o disco de freio num ta empenado...


Voltar ao Topo
brukuns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brukuns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2016 as 14:12
Originalmente postado por ...DOSTO... ...DOSTO... escreveu:

primeiro, vc tenta ajeitar pelo alinhamento da roda.. como vc fez, nao deu certo.. vai no ajuste fino da pinça de freio, chave alle 6...se nao der certo, olha se o disco de freio num ta empenado...



Acabei de comprar um joguinho de chavez allen aqui do lado na hora do almoço e fui fazer o ajuste rapidinho.

Soltei as pinças (o parafuso que prende o freio no garfo), pressionei o manete e apertei elas novamente com o manete pressionado... isso deixou praticamente zerado o barulho mas a roda ainda não estava girando 100%. Daí soltei a blocagem e dei uma ajustadinha de leve, e agora ficou PERFEITO! 

Só ajustar a roda não resolveu e só ajustar a pinça não resolveu 100%, foi preciso uma combinação dois dois. 

Valeu novamente, esse fórum é demais.
Voltar ao Topo
brukuns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brukuns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2016 as 14:14
"chaveS"... não poder editar o post é tenso, tem umas horas que parece que o cara é um analfabeto. huauhahuahua
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2018 as 10:14
Meus discos estão um pouco tortos(coisa mínima), mas sabem como é né, freio hidraulico fica muito mais perto, o que acontece de ficar pegando as pastilhas de leve. Tirei os parafusos, reapertei em forma de estrela, tentei dar uma desentortada e parou de pegar, mas quando ele gira da pra ver que está minima coisa torta. Agora estou sem problemas, mas queria saber algum disco de 160mm mesmo, que seja mais dificil de ficar um pouco empenado? Obs:esses meus sao aqueles de 160mm da gts.
É normal com o tempo os parafusos irem se soltando tb né? Sempre bom ficar de olho para fazer o reaperto né?
Voltar ao Topo
heitorcolombini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Set 2018
Araras/SP
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar heitorcolombini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2018 as 10:50
Eu faço da seguinte maneira e sempre deu certo (obs, não tenho nenhuma formação de mecanico de bike):
Certifique-se de que as rodas estão perfeitamente alinhadas no quadro e nao estão tortas.
Solte um pouco os parafusos das pinças de modo as pinças ficarem moles
gire a roda e aperte os freio
mantenha o freio apertado e aperte os parafusos das pinças.

Não sei se é a maneira correta, eu sempre fiz isso e comigo sempre deu certo.
Abraço.
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2018 as 10:55
Originalmente postado por heitorcolombini heitorcolombini escreveu:

Eu faço da seguinte maneira e sempre deu certo (obs, não tenho nenhuma formação de mecanico de bike):
Certifique-se de que as rodas estão perfeitamente alinhadas no quadro e nao estão tortas.
Solte um pouco os parafusos das pinças de modo as pinças ficarem moles
gire a roda e aperte os freio
mantenha o freio apertado e aperte os parafusos das pinças.

Não sei se é a maneira correta, eu sempre fiz isso e comigo sempre deu certo.
Abraço.

Ok! Como vou trocar de freio, se ocorrer de voltar a pegar vou fazer isso. Acho que essa coisa minima que esta torta pode atrapalhar? Ou posso usar sem problemas?
Voltar ao Topo
heitorcolombini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Set 2018
Araras/SP
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar heitorcolombini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2018 as 10:56
Tenta esse procedimento, as vezes da certo
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2018 as 01:03
Esse é o meu karma, toda vez que tiro as rodas, tenho que ajustar o caliper para não raspar.

Eu faco o ajuste soltando o caliper de uma forma que ele com ¼ de volta já fica fixo, giro a roda aperto o freio, depois faço o ajuste fino no olho mesmo, pois as vezes nao resolve reapertar somente o caliper.

Editado por dagspina - 26 Set 2018 as 01:05
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2018 as 01:45
Originalmente postado por Anonimo Anonimo escreveu:

queria saber algum disco de 160mm mesmo, que seja mais dificil de ficar um pouco empenado? Obs:esses meus sao aqueles de 160mm da gts.
 

Para nós, quase só os Shimano a preços não absurdos. Tem Alligator, Bengal, Formula, Clarks, Sram, etc... Mas prepara o bolso, que são razoavelmente caros...
O restante vem tudo do oriente, e tem uma qualidade equivalente (nivelada por baixo).

Originalmente postado por Anonimo Anonimo escreveu:

É normal com o tempo os parafusos irem se soltando tb né? Sempre bom ficar de olho para fazer o reaperto né?


Não, não é normal. Se isso vem acontecendo, é porque não fizeste o básico: passar locktite ou semelhante nas roscas.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X