| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Pastilhas de freio contaminadas - considerações
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Pastilhas de freio contaminadas - considerações

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Paulo-Natal Ver Drop Down

Natal - RN
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paulo-Natal Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Pastilhas de freio contaminadas - considerações
    Enviado: 09 Jul 2019 as 17:28
Assistindo videos

aos 50", 

aos 2', e outros,

encontrei informações sobre Pastilhas de freio "contaminadas", principalmente por óleo.

Fui lá, tirei as minhas pastilhas e... estavam pretas! Não me surpreendi em absoluto: faço cerca de 800 km de pedal por mês, a maioria em asfalto, mas também trilhas. Com chuva, lama, poças profundas ou sol. Natural que as pastilhas estivessem sujas, embora não estivessem freando mal. Limpei com álcool isopropílico, dei uma lixadinha com uma lixa dágua 600 e ficaram como novas, freando perfeitamente.

Obviamente também limpei os rotores (também saiu uma sujeira preta como era de esperar). Meus freios não estão - aparentemente - vazando fluido. Inclusive são os fuleirérrimos BR-M395 (calipers) com manetes MT-200, uma bela porcaria, eu sei, mas freiam razoavelmente. Assim, assumo então que essa sujeira vem do uso diário e que preciso limpar o sistema rotineiramente dessa "contaminação".

Mas, nos vídeos, eles dizem que "tocar nos rotores"(!) deixará gordura das mãos e arruinará minhas pastilhas de freios...

Não será um pouco de exagero? Pastilhas de freios "contaminadas", mesmo por óleo ou graxa, não podem ser limpas? Arruinar pra mim é sinônimo de tirar e jogar fora...

Alguém "descontamina"suas pastilhas? Como?

Considerações a respeito, por favor!
Meu blog sobre Mountain Bike: http://www.dalamaaocaos.com

Voltar para o topo
dagspina Ver Drop Down

Jandira
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dagspina Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jul 2019 as 18:01
Exagero, se suas maos estiverem limpas e desengorduradas, não há problema, já cansei de tocar nos disco.
Muito se fala que nao existe como recuperar as pastilhas depois que são contaminadas por óleo. Por isso nao uso óleo na corrente, medo de respingar durante o uso e contaminar as pastilhas. Mas conheço 2 pessoas que nao conseguiram recuperar e fizeram exatamente isso do vídeo.

Editado por dagspina - 09 Jul 2019 as 18:04
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de azazel66 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2019 as 08:58
contaminei 2x com fluido de freio... bobeira... mas, limpei com álcool isopropilico e uma gaze até não sujar mais a gaze, depois queimei no fogão segurando perto da chama (dentro da chama) com um alicate até parar de sair fumaça... ficaram novas, nem lixei... discos, penas álcool e papel toalha.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo
Paulo-Natal Ver Drop Down

Natal - RN
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paulo-Natal Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2019 as 09:19
Originalmente Postado por azazel66 azazel66 Escreveu:

contaminei 2x com fluido de freio... bobeira... mas, limpei com álcool isopropilico e uma gaze até não sujar mais a gaze, depois queimei no fogão segurando perto da chama (dentro da chama) com um alicate até parar de sair fumaça... ficaram novas, nem lixei... discos, penas álcool e papel toalha.

Oi Azazel66! Minhas pastilhas são de resina... Alguém sabe se pode tacar fogo? Question Big smile
No meu caso usei álcool e uma lixinha. Também ficaram como novas.
Meu blog sobre Mountain Bike: http://www.dalamaaocaos.com

Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de azazel66 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2019 as 11:42
Originalmente Postado por Paulo-Natal Paulo-Natal Escreveu:

Originalmente Postado por azazel66 azazel66 Escreveu:

Oi Azazel66! Minhas pastilhas são de resina... Alguém sabe se pode tacar fogo? Question Big smile
No meu caso usei álcool e uma lixinha. Também ficaram como novas.

as minhas tbm, B01S de uma bike e a J02A na outra... a J02A ficou, inclusive, com o suporte azulado... se pensar bem, esses componentes chegam a mais de 200º na bike, e as vezes a essa temperatura ainda caem em poças d'agua, riachos e afins... eu não vejo problemas e nem nunca tive.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.