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Passadores: Fricção X Indexado para ciclotour

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amauri Ver Drop Down
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Registrado: 11 Set 2014
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de amauri Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Passadores: Fricção X Indexado para ciclotour
    Enviado: 08 Jan 2015 as 21:10
Uma discussão pouco abordada. Há uns 4 anos, depois de usar passadores indexado por muito tempo para ciclotour, resolvi testar no modo fricção; na época bar end shifters Ultegra para 8v, e o resultado foi surpreendente. Desde então não parei mais. Hoje a minha bicicleta está com bar ends Dura Ace 10v.

Com os sobe e desces de algumas estradas e a necessidade de mudanças muito bruscas as vezes os indexados (mesmo os bons Deore XT e LX) engasgavam, com o modo fricção o problema acabou, como os ajustes são mais manuais, acabam sendo mais mais precisos além de requerer menos manutenção.  

Alguém mais é fã ou usa indexado e percebeu uma dinâmica mais livre nos pedais?
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Vnzk Ver Drop Down
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Registrado: 18 Mai 2014
Ali
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Vnzk Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Jan 2015 as 23:38
Pra ciclotour, eu nunca usaria o indexado novamente, ja tive problemas dificeis de manutençao no meio do nada...
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ninocoutinho Ver Drop Down
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Registrado: 08 Jul 2010
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ninocoutinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2015 as 07:46
Legal, eu também sou um amante dos passadores de fricção, sem index. Uso na minha principal bike de tour, e na principal bike de treino/randonagem, ambas com 27v.

Na de tour, são alavancas diacompe, de bar-end:


São um pouco mais longas que as da shimano. No caso, eles vão na ponta do guidão de uma reclinada com direção por baixo, ficando numa posição ótima pra fazer as mudanças; imagem pra ilustrar:



Na bike de treino/randonagem, uso aquelas alavancas fuleirinhas de 15 conto:


Ela fica numa posição mais "normal":



Na minha speed de uso urbano eu usava alavancas de downtube, mas aí apenas o lado esquerdo, do câmbio dianteiro, era sem index. No lado direito, 8v, era com cliques, sem possibilidade de desindexar. Acabei há poucos meses passando pra STI, que apesar de mais caro e menos bomb-proof, tem sido mais rápido/prático/seguro, sem precisar tirar as mãos do guidão.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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amauri Ver Drop Down
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Registrado: 11 Set 2014
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de amauri Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Jan 2015 as 12:54
Boa Nino, e essas alavanquinhas de 15 conto? Que tal? Tava considerando elas pruma bike urbana discreta e baratinha.
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RicardoMilk Ver Drop Down


Registrado: 01 Nov 2013
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RicardoMilk Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2015 as 16:17
Esses meus de downtube são fricção tbém. Queria algo mais oldschool, gostei da simplicidade.
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ThiagoGabriel Ver Drop Down
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Registrado: 29 Jan 2010
Jales - SP
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoGabriel Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2015 as 21:08
Eu utilizo trocadores bar-end shimano (8).
 O trocador diantério é por fricção e o trazeiro eu deixo indexado. Estes trocadores tem a opção de deixá-los com fricção ou indexados. São ótimos.
  http://www.jensonusa.com/Road-Bike-Shifters/Shimano-SL-BS64-8SPD-Barend-Shifters - http://www.jensonusa.com/Road-Bike-Shifters/Shimano-SL-BS64-8SPD-Barend-Shifters
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ninocoutinho Ver Drop Down
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Registrado: 08 Jul 2010
Itabira - MG
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ninocoutinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jan 2015 as 09:16
Originalmente Postado por amauri amauri Escreveu:

Boa Nino, e essas alavanquinhas de 15 conto? Que tal? Tava considerando elas pruma bike urbana discreta e baratinha.

Oi Amauri, o funcionamento é perfeito, o que pega nelas é a durabilidade. É de um plástico frágil que vai quebrando aos poucos... Não quebra de uma só vez, dá pra acompanhar. Evidentemente, não é a melhor situação. Comecei utilizando para experimentar e quando tive que trocar (acho que depois de uns 6mil km) troquei pelos mesmos, pela facilidade de encontrar em qualquer lugar. Mas aconselho garimpar outra qualidade de thumb-shifter. É o que planejo fazer pra próxima substituição.

Sempre vai existir a possibilidade de montar alavancas de quadro ou de barend em paul thumbies (foto abaixo), mas fica tudo mais caro, ocupa mais espaço e aos weight-weenies, adiciona um pouquinho de peso. Ainda tem a espera pra importar.



Nenhuma infurabilidade é excessiva.
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Voodoo Ver Drop Down
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Registrado: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Voodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jan 2015 as 09:23
Esses adaptadores Paul são caros mas valem a pena. Usei por bastante tempo, deixando os trocadores na parte plana do guidão drop, permitindo a troca quando se segurava ali, o mais normal em cicloturismo. Com as manetes auxiliares de freio ficava perfeito, freio e troca de marchas na posição mais usada.

Mas eu nunca gostei muito dos trocadores de fricção, sempre preferi os indexados. Acho que a melhor solução é a já citada acima, os trocadores shimano que possuem os dois modos, fricção e indexado, bastando mover uma borboleta para escolher.
PauloR2

Viciado em sofrimento
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fernandobento Ver Drop Down


Registrado: 28 Mar 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de fernandobento Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Out 2019 as 11:28
Olá pessoal

Pretendo voltar a usar uma c10 para ir trabalhar. Porém os passadores de mesa me deixam inseguro no uso no trânsito urbano pela necessidade de tirar uma das mãos do guidão. A alternativa lógica são os STIs, mas no momento eles não cabem no meu orçamento. Assim gostaria de opiniões sobre a seguinte gambiarra:

É possível e viável, instalar passadores de fricção, daqueles baratinhos, nas pontas de um guidão bull horn?

Não se trata de instalar os bar end shifters, que são caríssimos. Mas de recorrer aos trocadores baratinhos para uma função similiar.

Os passadores seriam instalados nas pontas do bull horn acompanhados manetes de road bike montados de ponta cabeça (as pontas das manetes voltadas para cima). E para finalizar os cabos seria presos ao guidão e encapados pela fita de guidão.

Acham que estw gambiarra é viável e segura?
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fernandobento Ver Drop Down


Registrado: 28 Mar 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de fernandobento Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Out 2019 as 11:33
O resultado seria parecido com este. Mas com manetes road invertidos no lugar dad manetes contra-relógio

https://youtu.be/DqgoI7n53kY
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João Frango Ver Drop Down
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Fernando você quer manter o guidão ou estaria disposto a "hibridizar" a bike?
Tem um cara no grupo que pedalo que fez coisa parecida em una C10 e vai pra todo lado conosco com ela, ficou parecida com essa da foto que peguei na internet, muda tudo, gasta pouco e ficou bom sim pro uso que ele faz e condição de saúde dele que não permite mais usar o guidão da C10, os Rapid Fire pra 21v 3x7 funcionam normal no grupo original da bike
Não compre nada sem procedência, não alimente parasitas.
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João Frango Ver Drop Down
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Registrado: 25 Jun 2013
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[QUOTE=fernandobento]https://youtu.be/DqgoI7n53kY[/QUOTE]
Poutz voltei uns 20 anos no tempo, toda bike que eu comprava com marcha eu instalava estes trocadores, na época com pouquíssima informação e opções, os chamava de Shimano Sys, achava bom demais, tempo de simplicidade e praticidade
Não compre nada sem procedência, não alimente parasitas.
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gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Out 2019 as 13:02
[QUOTE=fernandobento]O resultado seria parecido com este. Mas com manetes road invertidos no lugar dad manetes contra-relógio

https://youtu.be/DqgoI7n53kY[/QUOTE]

EM 1 min de vídeo, já senti a minha mão reclamando daquela pegada com o trocador ali no dedão... Seguro vai ficar, não sei a ergonomia
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fernandobento Ver Drop Down


Registrado: 28 Mar 2019
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Olá João. Obrigado por responder.

Atualmente minha c10 esta com um guidão riser e minha intenção era instalar os passadores rapid fire. Mas não gostei da bike assim, pois nesta configuração ela ficou muito curta pra mim (quadro 52, 1976) e também não gostei da estética.

Por isto pensei em instalar novamente o drop, mas desta vez com os manetes que permitem pega nos hoods, por julgar mais confortável e adequado para uso urbano. Mas, como disse anteriormente, ainda enfrentaria o problema com os passadores de mesa.

O guidão bull horn permitiria uma pegada similiar a pegada nos hoods e esta gambiarra com passadores nas pontas deixaria, em teoriw. a troca de marchas à mão.
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João Frango Ver Drop Down
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Registrado: 25 Jun 2013
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Entendi, então tenta fazer mesmo igual a do vídeo, eu imagino que vá ficar bom, no vídeo ele estava demonstrando as trocas de marcha e por isto parece incômodo e trabalhoso mas no pedal normal nem trocamos tanto de marcha assim o tempo todo, eu tentaria.
Não compre nada sem procedência, não alimente parasitas.
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