Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Parar em sinais
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Parar em sinais

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 14:18
Todos os que defendem passar em sinais vermelhos, por mil razões que apresentam justificando-se, nada mais são do que um sintoma da mentalidade dominante e absolutamente majoritária. Espantosamente postam mensagens se justificando e justificando avançarem sinais, chegando ao cúmulo de " tenho que fazer uma força maior para recomeçar", ou seja, minha comodidade vale mais do que os direitos dos outros...

Um dia o poder público começará a punir. Já deveria punir nas ciclovias onde há sinais. Punisse algumas vezes logo logo a rapaziada passaria a parar em sinais. Por enquanto vamos ter de aturar o discurso "ciclistas são do bem" com "ciclistas não querem regras para seguirem". Tosco isso.
Voltar ao Topo
BlackSunshine Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 31 Mai 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BlackSunshine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 14:32
Quando eu falo mal dos motoristas cariocas, falo com conhecimento de causa. Sou carioca, dirijo todos os dias e sempre procuro parar nos sinais, respeito os motociclistas (mesmo os abusados) e os ciclestas, não sacaneio pedestres. Mas fico indignado com aqueles que buzinam atrás de mim logo que o sinal se abre, com os que usam acostamento como faixa exclusiva e também com pedestres que atravessam fora da faixa. 

Aqui no RJ é prática comum motociclista atravessar passarela de moto. Até polícia faz isso.

Não estou dizendo que eu nunca avanço o sinal. É como disse o Oliva. Tem sinal aqui que não dá prá ficar de bobeira. Dependendo da hora e do local, sou forçado a passar. A não ser que tenha uma viatura de polícia parada próximo. Aí eu fico.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 14:58
Originalmente postado por IvanAJ IvanAJ escreveu:

Todos os que defendem passar em sinais vermelhos, por mil razões que apresentam justificando-se, nada mais são do que um sintoma da mentalidade dominante e absolutamente majoritária. Espantosamente postam mensagens se justificando e justificando avançarem sinais, chegando ao cúmulo de " tenho que fazer uma força maior para recomeçar", ou seja, minha comodidade vale mais do que os direitos dos outros...

Um dia o poder público começará a punir. Já deveria punir nas ciclovias onde há sinais. Punisse algumas vezes logo logo a rapaziada passaria a parar em sinais. Por enquanto vamos ter de aturar o discurso "ciclistas são do bem" com "ciclistas não querem regras para seguirem". Tosco isso.

Você não tem como garantir o cumprimento de todos os teus deveres a partir do momento que todos os teus direitos não são seguros, isso é um fato.

Quero ver você parar ali em bonsucesso na esquina da av. dos democráticos com a dom helder camara com uma bike mais razoavelzinha e ficar esperando sinal abrir. não to falando de bike de 5 mil não.
é desse tipo de situação que eu falo.

ficar na esquina da visconde de pirajá com a garcia d'ávila esperando sinal é fácil.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 15:30
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:


ficar na esquina da visconde de pirajá com a garcia d'ávila esperando sinal é fácil.


Se é fácil, por que ninguém fica?

Esta é a questão, Oliva, ninguém fica, todos jogam em um local seguro e com faixas marcadas na ciclovia indicando onde é o sinal de travessia de pedestres. Por que? Qual a razão minimamente justificável de nenhum ciclista parar nos sinais das ciclovias da orla, por exemplo?

O que está acontecendo neste tópico são argumentos que falam de situações onde o avanço de sinal pode ser coerente, mas não é disso que estou falando. E falam disso como querendo justificar assim ciclistas não pararem na visconde de pirajá com garcia d'ávila...

Ora, de madrugada de carro eu também não paro nos sinais, avanço com cuidado, evidentemente paro quando vem carro no sentido do sinal aberto. Mas isso não justificaria jamais eu avançar sinais durante a maior parte do dia e da noite. Seria absurdo eu argumentar a questão de segurança de madrugada para avançar um sinal às 10:00 da manhã... E é isso que se está fazendo aqui. Se está justificando o avanço total de sinal em ciclovias seguras e sinalizadas onde não há um só motivo que justifique o avanço dos sinais. O motivo verdadeiro é a falta de consci~encia e de educação ciclística.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 16:55
Originalmente postado por IvanAJ IvanAJ escreveu:

Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:


ficar na esquina da visconde de pirajá com a garcia d'ávila esperando sinal é fácil.


Se é fácil, por que ninguém fica?

Esta é a questão, Oliva, ninguém fica, todos jogam em um local seguro e com faixas marcadas na ciclovia indicando onde é o sinal de travessia de pedestres. Por que? Qual a razão minimamente justificável de nenhum ciclista parar nos sinais das ciclovias da orla, por exemplo?

Essa parte da orla pode ter a ver com o psicológico. Pra muita gente, o trânsito sério é aquele ali ao lado, dos carros, ônibus etc. O trânsito da ciclovia é um lazer e o sinal tá ali só por estar.

Eu confesso que nunca prestei muita atenção na sinalização da ciclovia, mas se pedalei lá duas vezes foi muito. Normalmente eu to ali ao lado junto com os carros, mas não na mesma via. Todas as vezes que pedalo por copa/ipanema, eu to nas ruas mais internas, pra não ter stress de motorista me xingando e mandando pra ciclovia e também pra não precisar passar pela própria.

Acredito que deveria ter uma sinalização mais eficiente. Tirei essa screen shot da esquina atlantica vs siqueira campos.



Repara que o sinal só existe pro lado que acompanha o tráfego. Dessa forma, a pessoa que vem de frente pro tráfego deveria usar o bom senso, que todos sabemos que as pessoas costumam deixar em casa.

Ao mesmo tempo, o sinal fica muito alto, quando as pessoas de bicicleta normalmente estão olhando pra frente ou pra baixo (diagonal).

Outro detalhe é que o sinal fica depois da faixa de pedestres (que eu acho infinitamente melhor), mas aqui estamos acostumados ao contrário...

Não to justificando nada, só que colocaram uma sinalização de trânsito numa ciclovia de lazer e acham que vai funcionar. Não vai, como não funciona.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
calcionit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2012
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:312
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar calcionit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 17:50
Achei essa reportagem aqui no site, não está relacionada diretamente com passar o sinal na ciclovia, mas relacionada a carros estacionados nas ciclovias.

Achei bem interessante.
http://www.pedal.com.br/estacionar-em-cima-da-ciclovia-multa-cruel-com-blindado-militar_texto5138.html

Deveriam fazer o msm aqui no Lisarb.
Caloi T-Type, Caloi Aspen, Scott Scale 970 29"

Seja livre, pedale e use software livre.

Se o post te ajudou, clique em Obrigado!

twitter/identi.ca calcionit
Voltar ao Topo
pedrozaha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2011
Niterói
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrozaha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2012 as 11:33
Mas quando há ciclovia as Bikes não podem andar nas ruas. Não é isso?

Ou seja, se estiver na atlântica terá que andar na ciclovia. Ou estou errado?
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2012 as 11:37
Originalmente postado por pedrozaha pedrozaha escreveu:

Mas quando há ciclovia as Bikes não podem andar nas ruas. Não é isso?

Ou seja, se estiver na atlântica terá que andar na ciclovia. Ou estou errado?


tá certo.

por isso que eu quase nunca ando na atlantica. normalmente vou pela barata ribeiro e volto pela ns copacabana
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2012 as 12:14
A foto postada pelo Oliva dá a impressão de escolhida para fingir que não há sinal de bicicleta...

Há um sinal especialmente na pista de bicicleta no sentido do trãnsito de automóveis, faltando, concordo, no outro sentido. Mas no outro sentido, quando vimos pedalando, vemos os carros parados no sinal, o que evidencia ele estar fechado para nós.

Há sinais de bicicleta sim, basta ver na foto abaixo o sinal em um poste baixo na lateral da ciclovia, e ninguém pára. Por que ninguém pára se há um sinal específico?


Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2012 as 12:20
Originalmente postado por calcionit calcionit escreveu:

Achei essa reportagem aqui no site, não está relacionada diretamente com passar o sinal na ciclovia, mas relacionada a carros estacionados nas ciclovias.

Achei bem interessante.
http://www.pedal.com.br/estacionar-em-cima-da-ciclovia-multa-cruel-com-blindado-militar_texto5138.html

Deveriam fazer o msm aqui no Lisarb.


É o velho cacoete dos ciclistas: só vêem a culpa dos outros e fingem que não têm nenhuma -risos. Assim é fácil. Nas ciclovias que estou falando, nas quais não há carros parados nunca nem coisa parecida, há sinais, há faixas pintadas no chão, há piso pintado de vermelho, e os ciclistas não param, e quando falamos do assunto mudam de assunto falando de outras infrações dos outros, como se a infração de alguém justificasse praticarmos a nossa.

Há muita hipocrisia no discurso em que a imensa maioria fala de si como "o pessoal do bem", mas quando falamos de aperfeiçoamento de conduta rejeitam isso na maioria das coisas ditas. Assim é fácil, assim é inútil, assim é puro fingimento.
Voltar ao Topo
calcionit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2012
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:312
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar calcionit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2012 as 14:01
Originalmente postado por IvanAJ IvanAJ escreveu:


Originalmente postado por calcionit calcionit escreveu:

Achei essa reportagem aqui no site, não está relacionada diretamente com passar o sinal na ciclovia, mas relacionada a carros estacionados nas ciclovias.

Achei bem interessante.
http://www.pedal.com.br/estacionar-em-cima-da-ciclovia-multa-cruel-com-blindado-militar_texto5138.html

Deveriam fazer o msm aqui no Lisarb.


É o velho cacoete dos ciclistas: só vêem a culpa dos outros e fingem que não têm nenhuma -risos. Assim é fácil. Nas ciclovias que estou falando, nas quais não há carros parados nunca nem coisa parecida, há sinais, há faixas pintadas no chão, há piso pintado de vermelho, e os ciclistas não param, e quando falamos do assunto mudam de assunto falando de outras infrações dos outros, como se a infração de alguém justificasse praticarmos a nossa.

Há muita hipocrisia no discurso em que a imensa maioria fala de si como "o pessoal do bem", mas quando falamos de aperfeiçoamento de conduta rejeitam isso na maioria das coisas ditas. Assim é fácil, assim é inútil, assim é puro fingimento.

Isso tudo é uma bola de neve. É o caso do meu direito começa onde termina o seu. Se tem ciclovia e um infeliz estaciona na ciclovia, vai obrigar o ciclista a sair da ciclovia e depois voltar. Lei simples da física 2 corpos ñ ocupam o msm lugar no espaço. rs Isso tb da margens maiores ainda para acidentes.

No caso faixas como as de Copacabana e as que dividem o asfalto, há pedestres e/ou corredores andando na faixa para bike e não na calçada como deveriam estar, Aqui em Nikit e principalmente no meu bairro nem culpo os pedestres pois as calçadas qnd tem são estreitas e estacadas com postes de iluminação, querendo ou ñ o pedestre tem q sair da calçada.

Sobre os sinais depende de cada um e tb como já foi levantando, se um para vem um infeliz e acaba causando um acidente de fato. Então nesse cenário é mais seguro reduzir a velocidade se ñ estiver ninguém atravessando passar, o risco de acidente é bem menor.

Claro que para isso melhorar deveria existir uma conscientização e fiscalização nas ciclovias com os GMs e panfletos educativos. Enquanto ñ ouvir isso, qq discussão sobre o assunto, ñ vai levar a nada. Sempre vai ficar nesse jogo de empurra.
Caloi T-Type, Caloi Aspen, Scott Scale 970 29"

Seja livre, pedale e use software livre.

Se o post te ajudou, clique em Obrigado!

twitter/identi.ca calcionit
Voltar ao Topo
FelipeSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2010
Rio
Offline
Mensagens:1315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2012 as 19:36
A maioria aqui que defende ficar parado nos sinais NUNCA partiu junto com um ônibus na sua orelha. Em um segundo ele te ultrapassa e te fecha pra pegar passageiro no ponto à sua direita, aí vc tem q ir pro meio da pista.
Na moral. Não é questão de respeito ou não. É questão de sobrevivência.
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2012 as 20:58
Quem não quer seguir o certo não tem direito de cobrar o certo alheio.
Voltar ao Topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2008
RJ
Offline
Mensagens:1228
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robervalpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2012 as 22:26
Originalmente postado por FelipeSantos FelipeSantos escreveu:

A maioria aqui que defende ficar parado nos sinais NUNCA partiu junto com um ônibus na sua orelha. Em um segundo ele te ultrapassa e te fecha pra pegar passageiro no ponto à sua direita, aí vc tem q ir pro meio da pista.
Na moral. Não é questão de respeito ou não. É questão de sobrevivência.


Sou minoria então. Eu já fiz isso. Não faço mais.
Hoje eu fico à frente do ônibus nu lugar que o mautorista me veja, um pouco antes da faixa ou então se não der espaço à frente da faixa e espero o sinal abrir. ônibus "na orelha" é um perigo de vida, melhor evitar.

E já tomei muita fechada de ônibus querendo me passar pra pegar passageiro. Já fiquie com o "tsss-tsss" de ferio de ônibus atrás de mim ou do meu lado, já fui obrigado a fugir pra calçada pra não ser atropelado (e o motorista ficou rindo), já fui derrubado por ônibus, na verdade um amigo meu que foi e caiu pra cima de mim.

Eu não sou santo, não estou querendo dar uma de "virgem no puteiro" como falou o amigo vários posts acima. No geral paro no sinal, às vezes diminuo até ver se tem alguém atravessando e se não tiver passo com atenção. Mas não paro em todos os sinais e já cometi infrações de bike, de carro e a pé.

A questão aqui é que se agente quer exigir direitos como ciclistas temois que respeitar o dos outros, como atravessar numa faixa sem levar finas de ciclistas a passeio ou trabalho nem se assustar com gritos de "ououou" de ciclistas "em treino". Como ando 99% nas ruas, acho que faço parte do trânsito, então evito contra-mão, furar sinais e afins.

Se tem faixa de pedestre na rua é pra pedestre; eu sobre uma bike não sou pedestre, então ali tenho que parar.

Sobre faixas nas ciclovias:
Raríssimas vezes uso as ciclovias, mas quando tem faixa e gente atravessando nada mais normal que parar. Nessas vezes que parei naquelas faixas pedestres acenaram agradecendo, alguns ficaram esperando eu passar enquanto eu insistia pra eles irem, casal com carrinho de bebê agradeceu senhora de idade ficou feliz com a atitude... Uma colega que vai pro trabalho de bike elétrica usa as ciclovias da orla (isso levanta outra questão que não vem ao caso agora) sempre para nos sinais e já foi hostilizada por isso mais de uma vez, por ciclistas ou corredores que veem atrás.


Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2012 as 22:30
Acho que deveríamos separar a discussão entre furar farol em via compartilhada e não compartilhada(ciclovias). Na primeira eu furo quando preciso sobreviver, na segunda nunca tive experiência por isso não vou especular o que faria.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2012 as 11:31
Originalmente postado por IvanAJ IvanAJ escreveu:

A foto postada pelo Oliva dá a impressão de escolhida para fingir que não há sinal de bicicleta...

Há um sinal especialmente na pista de bicicleta no sentido do trãnsito de automóveis, faltando, concordo, no outro sentido. Mas no outro sentido, quando vimos pedalando, vemos os carros parados no sinal, o que evidencia ele estar fechado para nós.

Há sinais de bicicleta sim, basta ver na foto abaixo o sinal em um poste baixo na lateral da ciclovia, e ninguém pára. Por que ninguém pára se há um sinal específico?





Po, a foto que eu mandei é praticamente igual a essa. Mostra o mesmo sinal também.
O problema (na minha opinião) é que o sinal fica muito alto.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2012 as 15:06
Nossa tem um pedestre correndo na ciclovia! Esses pedestres não respeitam nada.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2012 as 15:33
cara, pra ser sincero, eu já não ligo mais pra gente correndo na ciclovia. na calçada fica ruim de correr. nem sempre tem espaço.

o que eu fico realmente puto é gente CAMINHANDO na ciclovia.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
pedrozaha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2011
Niterói
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrozaha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2012 as 16:52
mas a ciclovia de copa tb é para corrida!! Só não pode caminhar.
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2012 as 17:46
Pena que não foi inventado uma pontuação para cinismo. Poxa, eu sou tolerante com pedestres nas ciclovias, ainda mais com essas calçadas podres que a gente tem...
Acho que vocês também são, não?
Esse negócio de classificar as pessoas e reduzir o seu comportamento a algo reprovavel não leva a nada, e vcs sabem o nome disso.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 10:26
Originalmente postado por diogomorikawa diogomorikawa escreveu:

Pena que não foi inventado uma pontuação para cinismo. Poxa, eu sou tolerante com pedestres nas ciclovias, ainda mais com essas calçadas podres que a gente tem...
Acho que vocês também são, não?
Esse negócio de classificar as pessoas e reduzir o seu comportamento a algo reprovavel não leva a nada, e vcs sabem o nome disso.

uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Os calçadões da orla do rio são largos pra cacete. O chão é bem suave de andar e muito raramente tem alguma falha.

Nada... absolutamente nada justifica uma pessoa andando na ciclovia.

O que acontece é que muita gente separa o calçamento urbano em duas partes:

rua e calçada, SÓ!
Se não tem carro passando, então é calçada, não interessa o resto.
Não existe ciclovia, ciclofaixa. As pessoas que caminham na ciclovia se sentem caminhando na calçada.


Claro que existe outras ciclovias que isso é perdoável. Um exemplo é a ciclovia do estádio maracanã.
As calçadas são  quase que totalmente falhas. Muitos buracos, raízes de árvores, etc. Então pra não fazer caminhada com obstáculos, nego caminha na ciclovia.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2012 as 10:07
Devemos parar só se for realmente necessario, temos que usar o bom senso.
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2012 as 10:24
Originalmente postado por MarcusLisboa MarcusLisboa escreveu:

Devemos parar só se for realmente necessario, temos que usar o bom senso.







Só mudo um pouco a frase...

Devemos PASSAR só se for realmente necessário, temos que usar o bom senso




Preferência é SEMPRE do pedestre!!!

Não podemos ficar visto como os motoboys são vistos.
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
robertojr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:880
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robertojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2012 as 10:37
Na Av. Paulista é raro ver um ciclista parado em farol, mas raro mesmo...
terça passada na hora do almoço, ou seja, muita gente, o mané nem diminuiu a velocidade ....

acho lamentável....


A bad day biking is better than a good day working

Voltar ao Topo
vinilr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinilr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2012 as 11:50
Dependendo do lugar é loucura do ciclista, colocando a própria vida em risco.
Paulista por exemplo todo semáforo é cruzamento.

Eu passo só se não for cruzamento e não tiver pedestre e ainda assim, se tiver alguma situação, exemplo: Tem um semáforo uns 150m antes de um ponto de microonibus (ou perua popularmente falando).
O motorista (ou perueiro) vem babando pra chegar no ponto. Ali não é cruzamento e o fluxo de pedestre é nulo. Atravesso e largo ele parado lá atrás.

Mas no geral eu prefiro parar mais para melhorar a imagem que as pessoas tem dos ciclistas.
A Lannister always pay your debts.
Voltar ao Topo
Edu Bicicaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Abr 2012
Blumenau SC
Offline
Mensagens:1187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu Bicicaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2012 as 13:24

o sinal nao foi feito pra bike, assim como a estrada que pedalamos nao é pra bike. tem que usar o bom senso para quando for necessário parar ou nao no sinal.

Voltar ao Topo
gstrobel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2012
Brasil
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gstrobel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2012 as 14:48

Não querendo fugir ao tópico, mas o transito por si só já é muito complicado e sem respeito e educação torna-se ainda pior.

Não lembro se li ou ouvi, não sei se foi em uma cidade da Alemanha; mesmo com toda a infra-estrutura que o transito poderia fornecer ninguém se respeitava no transito. 

Desta forma, o Prefeito pediu para que fossem desligados todos os sinas, as faixas fossem apagadas. O transito piorou em muito, mas a velocidade diminuiu, os acidentes diminuíram, e as pessoas começaram a ser mais cordiais, pois, caso agissem de outra forma iriam colidir de forma continua.

Quando você delimita certo espaço: faixa, velocidade e outros as pessoas se acham proprietárias da mesma.

Então você ira ouvir: Atropelei a pessoa, mas estou dentro da velocidade. 

Estava rápido, mas a preferencial era minha.

Entendo que diferentemente dos casos em que há risco de assalto, roubo, não há afirmação alguma para não parar nos sinais; vou ter que desclipar? vou diminuir meu treino? E o pessoal do pelotão andando no gás  usando a bicicleta para intimidar os pedestres?

Estes dias fui calibrar o pneu da bicicleta e havia dois carros esperando para calibrar, chegou um mané que se diz ciclista com seus amiguinhos com bicicletas de 10 mil tiraram a mangueira da mão do frentista, furaram fila de quem estava esperando e ainda tiraram sarro com o frentista. 

Então educação, respeito, cordialidade vem de berço uns tem outros não tem.

Voltar ao Topo
leo.est Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Abr 2012
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leo.est Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2012 as 18:23
Se não tem pedestre atravessando a rua nem carro em outro sentido eu passo no vermelho mesmo, não vejo motivo pra ficar parado a toa, como um robo obedecendo o sinal, simples assim.
Voltar ao Topo
BRLOK Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mai 2012
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BRLOK Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2012 as 01:29
ola vou deixar minha opnião xD:

li boa parte do topico ( 80% ) então estou meio interado sobre as opniões de cada um

(a)IvanAJ - realmente deve-se seguir as regras, principalmente as de parar em sinais, mas é como dizem, como cobrar uma " lei " se a pessoa não tem "condições" de cumpri-las, muito de nos ( ciclistas ) sabemos dos riscos de parar em sinais ( assaltos, motoristas que não estão nem ai para vc e passam por cima ainda mais em horario de pico )
se ao menos existisse respeito por parte dos motoristas ( são pouquissimos que respeitam e entende a dificuldade de arrancada de uma bike do que para um carro ou moto ) eu com certeza pararia em sinais; entao como cobrar desses ciclistas que só procuraram uma forma alternativa de transporte mas sabem que se cochilarem 1 segundo sofrem um grave acidente??

eu concordo se TIVESSE CONDIÇÕES de parar em sinais eu pararia mas em horários de pico não há nenhuma maneira

não adianta vir com um discurso positivista de que se vc SEGUIR FIELMENTE as regras tudo vai dar certo, isso não existe, pq para viver em sociedade primeiro eh preciso estar vivo não acha??!

esta é minha critica a sua opinião (a)IvanAJ

realmente voce esta certo soh que fazer vista grossa para a real situação do transito e do brasil não dá

Voltar ao Topo
ALESSANDRO_RR Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Fev 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ALESSANDRO_RR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2012 as 13:37
Vou postar minha opinião de quem pedala diariamente na cidade de SP a mais de 2 anos! Certamente ela não é a certa, dentro das leis, mas acho a mais conveniente!

Eu sempre passo/avanço ficando a frente da faixa de pedestre. Por que disso?
Evito atrapalhar o transito quando ele volta a fluir e evito ter que ficar me equilibrando quando do inicio da pedalada! Sempre passo montado na bike,  mas não numa velocidade superior a alguém andando e jamais, jamais atravesso com alguém na faixa. Pedalo em avenidas movimentadas e isso garante de certa forma sua integridade. Se posicionar bem quando o sinal esta fechando é essencial e evita que você leve fechadas!1
Voltar ao Topo
ALESSANDRO_RR Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Fev 2010
Sao Paulo
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ALESSANDRO_RR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2012 as 13:41
Galera, alguém tem conhecimento sobre filmadoras portáteis pra fazer filmagens diárias.
Eu havia comprado uma no e-bay para o carro mas no dia que a encomenda chegou levaram meu carro e a encomenda junto, então, nem testei.

Agora quero uma pra fazer filmagens dos trajetos pra até fazer BO quando algum motorista fizer graça!!

Saiu essa reportagem na uol e achei interessante e já era pra eu ter pesquisado alguma filmadora

Voltar ao Topo
pvouvitu Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jun 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pvouvitu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2012 as 16:01
Ficar insistindo que nenhum ciclista para no sinal chega a ser implicância.
Não se pode generalizar.
Seria o mesmo se eu dissesse que nenhum pedestre utiliza a faixa.
A verdade é que por aqui leis e regras em geral não são 100% cumpridas, e falta educação pra muita coisa inclusive pra trânsito e ciclistas.
Já que é assim, que exista ao menos o bom senso.
Não sejamos hipócritas: quem nunca andou na calçada por algum motivo? ontem por exemplo, com a chuva a faixa lateral da rua que geralmente ocupo estava toda ocupada pela enxurrada. Preferi andar lentamente pela calçada e dando preferência para os pedestres do que me arriscar no meio de uma via expressa tomando caldo dos carros. Estava fora da lei? estava, mas usei o bom senso no meu ponto de vista. 
Obviamente furar sinal pode ser muito mais perigoso do que andar na calçada e todos devem parar nele. Mas se não tiver nenhum pedestre pra atravessar a faixa, nenhum carro pra cruzar na sua frente, não acho que ninguém se sinta culpado de furar o sinal e não acho que sou o único que faz isso.
Leis de trânsito são diferentes em vários lugares do mundo, e as do nosso país são deficientes e desatualizadas em relação as bicicletas. Procuro seguir as leis, mas prefiro colocar meu bom senso a frente, usar minha noção de que minha liberdade vai até o momento em que ela atrapalha a liberdade do próximo e de que minha bicicleta é mais frágil que um monte de outros veículos e que sou perigoso para um pedestre.

Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X