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Parar em sinais |
Responder | Página <123> |
Autor | ||||
pedrozaha
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Cadastrado em: 07 Set 2011 Niterói Offline Mensagens:569 |
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hhehehehehehehe
Acho que eu não devo ter amor próprio, pois eu mesmo me chamo de motociclista e de motoqueiro. Sem stress. Só não me chamo de bicicleteiro pq mais parece nome de quem vende bicicleta (rs). Ah, e claro: não faço peripécias com minha biz. |
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diogomorikawa
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Concordo com o daa, isso porque a velocidade de andar à pé e de bicicleta é bem menor que a de um veiculo motorizado. Eu mesmo uso esse procedimento pra me preservar no transito de são paulo, isso é diferente de fazer uma roleta russa que é suicídio. Essa questão de pedestres educados que respeitam o sinal vermelho sem carros passando deve ser em cidades não grandes. Porque se pegarmos uma amsterdã ou barcelona, você vai ver que não existe nacionalidade e sim humanidade fazendo um monte de besteira, mas com poucos morrendo. |
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IvanAJ
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Assim é muito fácil...
Dizer que 99,9% dos que andam de bicicleta não são ciclistas, porque não respeitam as regras, e que 0,1% são -risos. O que isso produz? Produz um discurso confortável de dizer "ciclistas são do bem", mas na prática são avançadores de sinais contumazes... Típico do ser humano, dizer que os errados são os outros... |
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IvanAJ
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Cadastrado em: 30 Ago 2011 Rio de Janeiro Offline Mensagens:34 |
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E a coisa é tão legal que j´=a tem gente defendendo que bicicleta não deveria precisar parar no sinal, deveria "ficar a critério do ciclista diminuir a velocidade".
Isso é ser ciclista? Assim é fácil, na verdade estão advogando o direito de avançar sinais e que se dane o pedestre, ele é que deve sempre evitar ser atropelado -risos. Sem noção... |
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diogomorikawa
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Cadastrado em: 07 Nov 2008 SP Offline Mensagens:199 |
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Ser a parte fraca e vitima é uma coisa terrivel, deixa trauma e tudo mais, mas se nenhuma parte da massa cinzenta foi extirpada a capacidade de interpretação de texto não deveria ser prejudicada.
Não tá rolando condescêndencia com ciclistas que furam irresponsávelmente os sinais, mas sim uma solução para que a segurança do pedestre e ciclista sejam asseguradas em ruas de cidades como sp e rj. O caso de ciclistas que furam o sinal em ciclovias é diferente já que não está ocorrendo o compartilhamento da via com veiculos motorizados. |
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Barão
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Cadastrado em: 25 Mai 2012 Rio das Ostras Offline Mensagens:194 |
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Esse é o famoso Jeitinho Brasileiro
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IvanAJ
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Olha, você é que não está gostando do que está implícito no seu texto, então quer que ele seja interpretado da forma que faça sentido para você. Só que não há forma nenhuma que faça sentido, você está defendendo o abuso como norma. Você está pretendendo a inexistência de norma. Criou uma figura que fica sem referência que é "furar responsavelmente o sinal". O que torna o ciclista juiz da segurança dos outros, e ninguém tem esse direito. Atropelou? O sinal estava fechado? "Sim, mas eu pensei que ele não ia atravessar..." Tosco isso. Muita pouca vontade de ter regras, muita vontade de determinar como quer se comportar. Aí o que acontece? Acontece que as bicicletas vindo impedem os pedestres (que não querem ser atropelados) de começarem a atravessar, e aí o cilcista pode dizer "mas nenhum ia, aí avancei". É sintomático isso de defender regras fuluidas que dependem da vontade do ciclista. Não, isso é péssimo, isso é degradante, isso mostra que uma parte dos ciclistas não quer ter regras a cumprir, mas fica pregando que ciclistas são do bem por aí e que os culpados são os motoristas. |
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daa
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Cadastrado em: 06 Mar 2003 - Offline Mensagens:1267 |
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O ciclista é juiz da segurança dos pedestres assim como o motociclista é juiz da segurança dos ciclistas e pedestres, onde por sua vez o motorista de carro é juiz da segurança dos motociclistas, ciclistas e pedestres, assim como o caminhoneiro é juiz da segurança do motorista de carro, motociclista, ciclista e pedestre; só para citar alguns exemplos. Está no Art. 29 do CTB, veja: Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas: (...) § 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres. |
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IvanAJ
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Sim, mas os demais têm regras que definem o escopo dessa responsabilidade (não vançar sinais, manter a velocidade máxima, colocar seta, etc, etc) e aqui alguns estão advogando que para os ciclistas não existam regras, seja pura subjetividade dele. |
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IvanAJ
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De todo modo, o fato de neste tópico pessoas advogarem que os ciclistas devem depender "só de seu bom senso", já mostra como está faltando muita coisa para os ciclistas serem de verdade ordeiros.
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IvanAJ
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Impressionante como não se querem regras.
Triste isso. Regras para os outros. Para mim não "porque eu tenho bom senso". Acreditem, se quiserem. |
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diogomorikawa
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Cadastrado em: 07 Nov 2008 SP Offline Mensagens:199 |
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Qual é o abuso? Furar o sinal quando não há trânsito de pedestres e carros na perpendicular? Como foi dito no texto, minha ações seria de reduzir a velocidade e parar quando há pedestres querendo atravessar ou carros passando.
Como o daa falou, somos sim responsável pela segurança dos elos mais fracos do transito que nesse caso é o pedestre. Eu sinto uma empatia por você, se sentir como a parte fraca mexe com a gente, dá raiva.
Se isso acontecer um dia me sentiria um lixo. Até hoje nunca atropelei nenhum ser vertebrado furando os sinais responsavelmente, pobres baratas...
Se isso acontecer o erro é do ciclista e deveria arcar com as consequencia, e ai que as leis deveriam punir mais severamente conforme o nivel de periculosidade do veiculo. Não disse que ciclistas são bonzinhos e motoristas mals. Acho que cada um tem sua necessidade e devemos avalia-las para não prejudicar nenhum usuários dos diferentes modais. |
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diogomorikawa
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Cadastrado em: 07 Nov 2008 SP Offline Mensagens:199 |
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Vai me dizer que você não usa do bom senso quando vai atravessar uma rua sem farol. |
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IvanAJ
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Olha, quando vamos atravessar uma rua sem sinal de trânsito sim, devemos usar o critério. Ruas sem sinais de trânsito são as menos movimentadas, e com poucas pessoas atravessando. Quando de carro, há a regra da via preferencial que deve ser seguida, quando de bicicleta obviamente a preferência é do pedestre. Mas quando há sinal para-se, e este tópico trouxe exatamente a constatação de que ciclistas não param nos sinais. Você está insistindo em, com argumentos deslocados, dar ao ciclista o critério de parar ou não em vias com sinais. Olha o que eu vi foi ciclistas avançando sinais em uma ciclovia do Rio de Janeiro onde há intenso fluxo de travessia nos sinais. O que eu vi foi absoluta falta de bom senso, não apenas em não respeitarem os sinais como em jogarem as bicicletas sobre o fluxo de pedestres obrigando-os a não atravessar ou a recuarem. Esses ciclistas estavam usando "o bom senso deles", que é uma maneira de ver com total desprezo pelos pedestres. Ora, vi nenhum atropelamento por uma única razão: os pedestres recuam, os pedestres não atravessam com o sinal aberto para eles, só se não vem nenhuma bicicleta, porque as bicicletas não param e você está advogando que os cilcistas usem o boem senso, e o senso que usam é esse: avançar o sinal em cima dos pedestres. Voc~e quer que eles apenas sejam responsáveis quando atropelam, mas eles não atropelam porque os pedestres evitam, então há uma diferença grande nisso. |
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IvanAJ
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Cadastrado em: 30 Ago 2011 Rio de Janeiro Offline Mensagens:34 |
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[QUOTE=diogomorikawa]Eu sinto uma empatia por você, se sentir como a parte fraca mexe com a gente, dá raiva.
[QUOTE] Não sou parte fraca -risos. Sou motorista, sou ciclista, sou corredor, e posso perfeitamente dar um cacete em um idiota que atropele algum familiar meu. O que digo aqui é que há uma enorme hipocrisia num grupo de pessoas que prega o que faz (ciclismo) como "o bem", mas não quer seguir regras. E que defender isso é muita cara de pau. |
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pedrozaha
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Cadastrado em: 07 Set 2011 Niterói Offline Mensagens:569 |
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a quem conhece o exterior eu pergunto: os ciclistas do dia a dia da europa, eua, ou mesmo asia ficam (em sua grande maioria) parada esperando o sinal abrir mesmo qdo não vem ninguém na outra via?
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robervalpedal
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Cadastrado em: 17 Mai 2008 RJ Offline Mensagens:1228 |
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Embora a questão que o Ivan tenha levantado seja específica com relação aos sinais, o problema é muito mais abrangente que isso, e é mais profundo. É o desrespeito geral às regras de trânsito, ao bom senso e à boa cidadania. Não são só os ciclistas: pedestres, motoristas, corredores, motociclistas e carroceiros estão incluídos.
Qualquer campanha tem que incluir outras infrações, tem que ser abrangente. Mas ao mesmo tempo tem que dar exemplos específicos, não pode ser simplesemente "paz no trânsito", tem que especificar "não fure sinais", "não atravesse fora da faixa", não ande na "contra-mão" etc. ------- Sobre ciclovias, sempre evito, prefiro andar no trânsito. Domingo toda a orla da Z. Sul estava fechada para a maratona da caixa. Eu estava no final do Leblon e ameacei seguir pela rua quando um fiscal me mandou pegar a ciclovia. Falei "ciclovia? não, é muito perigoso, vou pra outro lado". É que vislumbrei aquela multidão de carrinhos de bebê, skatistas, pedestres atravessando sem olhar (e fora da faixa), corredores em duplas, gente costurando de bike... aquilo é um perigo. |
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IvanAJ
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Cadastrado em: 30 Ago 2011 Rio de Janeiro Offline Mensagens:34 |
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Só para tirar o debate do achismo.
Esta é uma foto do google maps. Observem, os que não são do Rio, como há clara sinalização de local para os ciclistas pararem (em vermelho e com faixas pintadas na ciclovia) e como há conjugação com os sinais de trãnsito de automóveis, então o pedestre atravessa e precisa atravessar a ciclovia, mas os ciclistas não param e ele fica retido na faixa estreitinha que divide a ciclovia da pista de autos, ou, inverrsamente, se idoso, fica antes da cilcovia sem poder em muitos casos aproveitar o sinal dos carros. http://img31.imageshack.us/img31/9726/copacabanasinaldebicicl.jpg |
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IvanAJ
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Cadastrado em: 30 Ago 2011 Rio de Janeiro Offline Mensagens:34 |
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Exatamente! As campanhas têm sido só gerais, na "boa intenção", mas quando falamos de limites específicos as pessoas (algumas) não os aceitam. |
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Tem um vídeo famoso de um cruzamento de bicicletas em amsterdam (não consegui achar agora), que mostra todo mundo se respeitando, inclusive os sinais. Nos Eua, acho que a maioria dos ciclistas é que nem aqui, não respeitam. Aliás, nossa cultura de carros e ruas é roubada dos americanos... No japão, não sei como é. Mas é legal ir no google maps e ver no streetview aquelas ruas minúsculas, sem calçadas e ver que todo mundo se respeita mesmo assim. |
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Fernando Pavão
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Dr_BoY
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Bloqueado Cadastrado em: 09 Jul 2012 Muriaé Offline Mensagens:39 |
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O que falta para o ser humano é justamente o sentimento de HUMANIDADE.
Educação é primordial!!! |
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Oliva
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Cadastrado em: 10 Ago 2011 Rio de Janeiro Offline Mensagens:2670 |
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suponhamos que sim. não se aplica aqui. lá não vai vir dois malacos na voadora pra te jogar da magrela e sair montado nela.... fora que a magrela que você gastou 50% do teu salário mensal, lá vc compraria por algo em torno de 15%. realidades diferentes, mesmas leis, aplicações diferentes. O dia que me garantirem o básico de segurança, eu fico esperando todos os sinais abrirem. Hoje eu espero a maioria, mas não todos. |
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É nóis que avoa pedalando de boa.
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diogomorikawa
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Cadastrado em: 07 Nov 2008 SP Offline Mensagens:199 |
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Limites são legais, mas não espere que o que funcionava ontem vai funcionar hoje. As realidades mudam e aos poucos as coisas estão mudando aqui. Um dia bicicletas e pedestres furarem o sinal será aceito dentro do bom senso, mas acho q isso só podera ser possível quando o limite de velocidade for diminuido dentro de centros urbanos.
Essa história de educação é a garantia que o cidadão vai cumprir as leis é pura utopia. Mesmo em paises desenvolvidos com uma educação considerada modelo, vamos ver pessoas desespeitando o farol vermelho. O que levam elas a isso? Pressa, stress, muita gente na rua... acho q as condições favoráveis são parte fundamental para que a educação seja posta em pratica. Infelismente a punição pode ajudar no cumprimento dos limites, o problema que não aprendemos a multar pessoas que não tem placa. Olha só esse relato de uma inglesa(pais desenvolvido) em amsterdã(pais desenvolvido). Minha conclusão? Educação não funciona sem as condições minimas no ambiente e que furar o farol é aceito por cidadões de grandes cidades do primeiro mundo; menos por quem pune, claro. |
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ValDoPedal
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Cadastrado em: 10 Jan 2012 Florianópolis Offline Mensagens:49 |
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Eu paro em sinal quase sempre.
Já vi motorista (de carro) me olhando estranho. Vai ver acharam que eu ia assaltar. Já ouvi motociclista me xingando. Quando o local é sinistro ou a movimentação parece estranha, eu dou uma meia-trava e sigo. Ou teria que desistir da bike para não levar um prejuízo forte. Infelizmente a violência urbana (assaltos) acaba provocando mais violência urbana (desrespeito). Acabo tendo que assumir que o mal que causo aos outros eventualmente não parando no sinal é menor do que o mal que causo botando outro carro na rua. |
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DavidGSP
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Cadastrado em: 23 Mar 2010 São Paulo Offline Mensagens:565 |
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Oliva
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Cadastrado em: 10 Ago 2011 Rio de Janeiro Offline Mensagens:2670 |
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mesmo de carro, cara. tem sinal que mesmo o carro tendo seguro, não dá pra respeitar. quem conhece o rio, mais especificamente o subúrbio/z norte, sabe do que eu to falando. |
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É nóis que avoa pedalando de boa.
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pedrozaha
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Cadastrado em: 07 Set 2011 Niterói Offline Mensagens:569 |
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isso é fato mesmo oliva. Em niterói há alguns sinais que, após as 21-22h eu só paro qdo não tem jeito de passar.
No geral vou devagarinho até o sinal, mas se chego e não vem ninguém tem que furar mesmo. Ainda mais que, quando estou de carro geralmente estou com a família. |
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Oliva
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Cadastrado em: 10 Ago 2011 Rio de Janeiro Offline Mensagens:2670 |
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(a)pedrozaha
eu na mesma. Raramente to sozinho no carro e o você sabe que o problema não é roubarem o carro em si. Isso é lixo. O problema é um noiado da vida te dar um tiro pq tá nervoso pra caralho no primeiro assalto. O problema é um noiado com camisa do vasco jurar que você é da jovem do flamengo e te dar porrada até quebrar um monte de ossos sem você poder reagir por que tem outro fdp apontando uma arma. (aconteceu com um primo meu) Na minha humilde opinião, a melhor opção pra quem tá de bike (e as vezes de carro/moto) é estar sempre se movendo, desde que isso não afete a vida das outras pessoas. |
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É nóis que avoa pedalando de boa.
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diogomorikawa
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Cadastrado em: 07 Nov 2008 SP Offline Mensagens:199 |
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Isso inclusive é bom para motorizados: http://en.wikipedia.org/wiki/Green_wave |
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Alex SP
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Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
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Eu não paro no farol mesmo, por vários motivos. Mas não vou sofismar e admito que é errado e um péssimo exemplo que não contribui em nada pra imagem dos ciclistas. Aliás, eu confesso que não sou um exemplo de ciclista urbano em vários aspectos, e olha que pedalo nas ruas de SP há mais de 25 anos.
Quando digo "ninguém respeita nada então não dá pra pagar de virgem na zona", não o faço como desculpa ou justificativa para meu comportamento errado, e sim como constatação de que é realmente complicado, e em vários momentos, arriscado, tentar respeitar 100% as regras do trânsito quando estou de bike. Por mais que isso revolte os ciclistas civilizados, considero reduzir meus riscos uma prioridade na minha lista pessoal, até pq ninguém está muito preocupado em reduzir os meus riscos tb. Isso é fato. Tb considero que, descontado o estrago na imagem, as eventuais consequências do meu comportamento errado não sejam graves, ou tão graves quanto desrespeitar um farol com o carro, então pode-se dizer que apesar de tudo é um risco razoavelmente calculado. Mas realmente não dá pra compensar o estrago que isso faz na nossa reputação junto aos motoristas e pedestres, o certo mesmo seria seguir o regulamento.
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Look Good, Feel Good, GO FAST!
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FelipeSantos
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Cadastrado em: 26 Dez 2010 Rio Offline Mensagens:1315 |
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Não li o tópico ainda, mas exponho minha opinião.
O ciclista urbano, aquele que utiliza a bike pra transporte ou se locomover dentro da cidade (mesmo que seja pós ou pre-treino) Tem que sobreviver. Muitas das vezes a sobrevivência está em pegar um viaduto, fazer uma curva pela esquerda ao invés de pela direita ou andar no meio da faixa, em determinadas situações. Contra-mão é algo repugnante que sempre vejo o pessoal "pedreiro" fazendo. Todo dia, toda hora, sem exceção. Quase presenciei a morte de um, por sinal. Quanto à parar no sinal (ou farol), há casos e casos. Se há alguém atravessando, eu páro. Se o trânsito tiver cavernoso, eu aproveito essa oportunidade para, sem riscos à ninguém (ou seja, fora de cruzamentos) atravessar o sinal vermelho na frente dos carros, até por questão de visibilidade mesmo. Se for um sinal que feche, tenha radar, mas não tem ninguém perto atravessando nem outros carros vindo de encontro a mim, eu aproveito essa lacuna pra poder chegar mais rapidamente às vias secundárias, onde não vou ser espremido pelos ônibus. Nas ruas internas dos bairros ou em cruzamentos/ interseções com pouca visibilidade, não tem jeito. Tem que parar mesmo. Em todo caso temos que analisar uma ponderação de valores, sobre o quanto isso vai atrapalhar seu treino/tempo e qual o grau de risco que sua conduta gera. Se o risco for acima de 0%, sempre é melhor parar. Pode ser a diferença entre a sua vida ou a de outros inocentes e a morte.
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Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale. |
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Alessandro_sp
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Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
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O Ivan iria gostar demais do tópico da Massa Crítica e seus métodos pouco ortodoxos de manter o fluxo do pelotão... rs...
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Race
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Cadastrado em: 23 Abr 2012 São Paulo Offline Mensagens:99 |
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Bom, vai a opinião de alguém que anda um pouco em Sampa aos finais de semana.
Hoje, quando pego um semáforo fechado, diminuo a velocidade e, primeiro, vejo se não há pedestres, depois, se não há carros cruzando e, no caso das duas alternativas serem negativas (sem pedestres e sem carros cruzando) 'furo' o semáforo. O motivo desse ato 'incorreto' é mera segurança, por dois casos: 1 - Parei no semáforo fechado e quando o sinal abriu, tive que sair 'sprintando' porque o carro atrás colou na bike e começou a buzinar porque eu estava mais lento que ele na saída do semáforo. 2 - Numa outra vez, ao abrir o semáforo, o cara não teve paciência de esperar eu ganhar velocidade, me passou e entrou imediatamente na rua a direita, me fechando e quase me levando ao chão. Assim, prefiro, tomando as devidas precauções, 'furar' o sinal do que virar estatística no asfalto.
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BlackSunshine
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Bloqueado Cadastrado em: 31 Mai 2012 Rio de Janeiro Offline Mensagens:2784 |
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Tenho que dar o braço a torcer. Odeio motorista carioca. Odeio taxista carioca, ciclista carioca e todo o tipo de carioca que se locomove sobre rodas. São 99,99% mal-educadíssimos. Furam sinais, jamais respeitam acostamentos, fazem ultrapassagens proibidas, entre outras mazelas que o pouco caso pelo alheio podem proporcionar. Em contrapartida, Oliva tem sua razão, muito em virtude da inoperância dos governantes e autoridades cariocas. Em certos sinais não tem como parar. Rua Goiás antes do Engenhão, 24 de maio antes do Buraco do Padre e outros. Porém estes são casos de extrema especificidade. Em todos os outros os motoristas/motociclistas/ciclistas/pedestres deveriam respeitar a legislação vigente e o direito das outras pessoas.
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DavidGSP
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Cadastrado em: 23 Mar 2010 São Paulo Offline Mensagens:565 |
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Isso é verdade, sem querer ser regionalista, mas uns dias atrás fui pro Rio no feriado, a diferença de desrespeito no trânsito é brutal, ninguém respeita velocidade máxima (parece que placa indica velocidade mínima), ninguém respeita pedestre, semáforo então é enfeite da rua, tem motorista que buzina atrás pra vc cruzar o semáforo vermelho. Acho que isso se deve pela ausência de fiscalização e radares eletrônicos pra coibir, ponte Rio-Niterói por exemplo não tem um radar, vi carro passando a quase 200 por hora. Aqui em São Paulo aumentaram bastante os radares e fiscalização, sem contar na diminuição da velocidade na maioria das avenidas, melhorou bastante pra pedestres e ciclistas.
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efuzyi
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Cadastrado em: 01 Jul 2012 Londrina - PR Offline Mensagens:35 |
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E ingerir bebidas alcoolicas e pedalar ??? Isso combina ??
Ja vi em muitos fóruns muitos tomarem "uma" antes, durante e depois do pedal....!!! Depois até concordo, é muito bom uma gelada molhando a garganta, mas na segurança de seus lares. Pedalar é equilibrio...reflexo....!!! |
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Marino
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Não conheço muita coisa, mas o que eu vi foi o pedestre parado esperando para atravessar a rua que não passava uma alma dentro de um carro. Um ou outro acabava indo depois de um bom tempo esperando, mas a maioria esperava o sinal abrir. O comportamento do ciclista não é muito diferente não. E eu estou falando de italiano que nem de longe é o povo mais organizado da Europa. Outra coisa que achei muito estranho foi carro parar para eu atravessar a rua fora da faixa. Tinha faixa próxima, mas resolvi esperar uma brecha e atravessar no lugar mais perto. Nem precisou, logo os carros começaram a parar. Não é só questão de seguir as regras, é questão de gentileza mesmo. Depois descobri que tinha multa para quem atravesse fora da faixa, mas aí eu já não sei se é para valer mesmo ou se dei sorte. Um dos motivos de lá ser assim é porque a vida deles é tranquila, não é a correria idiota que existe nas grandes cidades brasileiras. Da tempo de ser gentil, não precisa sair igual a um louco atravessando uma rua se o sinal está fechado para você.
Roubo de bicicleta tem aos montes na Europa, não é a toa que a maioria usa bicicleta mais velha que de entregador de água. |
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AndreLimaBSB
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Cadastrado em: 07 Jul 2012 Brasilia Offline Mensagens:284 |
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Pelo menos aqui em Brasilia com a onda de roubo de bikes, se ficar parando em semáforo é pedir para ser roubado, no meu caso, só paro quando não dá, tiver uma brecha passo mesmo.
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MarcusLisboa
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Cadastrado em: 21 Jul 2010 São Vicente Offline Mensagens:478 |
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Eu não paro em semaforos se não for necessario, sempre atravesso com atenção e priorizo o pedestre porém não sou uma pessoa dentro de um carro que basta flexionar os pés para que este arranque, cada vez que eu paro, tenho que fazer uma força maior para recomeçar, isso sem contar que não sou multado por passar em sinais vermelhos, então passo assim mesmo. |
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FelipeSantos
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Cadastrado em: 26 Dez 2010 Rio Offline Mensagens:1315 |
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Motorista carioca mal-educado pode ser em relação a determinadas coiass. Mas hoje, pedalando no trânsito pesado da barra, tive um problema só de um velho que me fechou, mas isso é "normal". De resto não tenho tido problemas nessa região.
E isso há mais de um ano. Venho notando uma evolução constante, a ponto de um ônibus servir de "carro de apoio" pra mim durante quase toda Ayrton Senna
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Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale. |
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