Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Parar em sinais
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Parar em sinais

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pedrozaha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2011
Niterói
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrozaha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 18:34
hhehehehehehehe

Acho que eu não devo ter amor próprio, pois eu mesmo me chamo de motociclista e de motoqueiro. Sem stress. Só não me chamo de bicicleteiro pq mais parece nome de quem vende bicicleta (rs).

Ah, e claro: não faço peripécias com minha biz.
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 19:34
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Originalmente postado por daa daa escreveu:

Eu defendo uma mudança na legislação que envolve os veículos de propulsão humana e os semáforos. Em vez destes veículos terem que obrigatoriamente parar assim como os veículos motorizados, eles deveriam ao invés: reduzir a velocidade para que os condutores possam cuidadosamente observar a movimentação de pedestres (e outros veículos) e dar absoluta preferência a eles, sem ameaçar ou comprometer a sua segurança.

Justificativa. Primeiramente, isto não mudaria em nada em relação aos pedestres ou aos outros veículos que têm preferência sobre a via naquele momento; ou seja, é o tipo de mudança que não acarretaria em prejuízo.
Segundo, veículos de propulsão humana são relativamente lentos, leves e vulneráveis; isto significa que um eventual choque, mesmo contra um pedestre, pode ser extremamente perigoso para o condutor, talvez tão ou mais perigoso quanto para o pedestre--isto por si só é uma pressão contra possíveis abusos.
Terceiro, a mudança traria mais segurança e comodidade para os condutores deste veículo, não tendo, por exemplo, no momento da abertura do sinal que compartilhar a via com os veículos motorizados (indiretamente, mais um incentivo ao uso de veículos limpos).
Quarto, também seria uma comodidade para os motoristas de veículos motorizados pois facilitaria o deslocamento na abertura do sinal.
E, finalmente, temos que ter em mente que a decisão de ter ou não um semáforo em um cruzamento qualquer foi pensada e planejada sob a ótica dos veículos motorizados, não sob o ponto de vista dos veículos de propulsão humana; um pequeno exercício mental: imaginem quantos semáforos seriam necessários se houvessem em circulação apenas pedestres e veículos de propulsão humana.


Não sei não. Em países onde as pessoas são realmente bem educadas, até os pedestres (a maioria ao menos) param no sinal vermelho mesmo sem carros à vista. Parece que não tem tanto a ver com ser mais fácil ou difícil, mas em respeitar a lei e os outros.

Se é a vez do outro passar, é a vez do outro. Cada uma espera seu turno.

Mas concordo que bicicletas precisam de incentivo, com ciclovias, ciclofaixas e etc bem pensadas, que deem preferência à elas em relação aos carros.

Eu paro no sinal vermelho, a não ser depois da meia noite, onde vale a lei do mais rápido pra não ser assaltado.

Outra coisa, essa diferenciação entre ciclistas, pedestres e motoristas não tem nada a ver. Todo mundo é pessoa e brasileiro igual. Ciclista imbecil vai ser imbecil nos outros modais.


Concordo com o daa, isso porque a velocidade de andar à pé e de bicicleta é bem menor que a de um veiculo motorizado. Eu mesmo uso esse procedimento pra me preservar no transito de são paulo, isso é diferente de fazer uma roleta russa que é suicídio.

Essa questão de pedestres educados que respeitam o sinal vermelho sem carros passando deve ser em cidades não grandes. Porque se pegarmos uma amsterdã ou barcelona, você vai ver que não existe nacionalidade e sim humanidade fazendo um monte de besteira, mas com poucos morrendo.
Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 19:37
Assim é muito fácil...

Dizer que 99,9% dos que andam de bicicleta não são ciclistas, porque não respeitam as regras, e que 0,1% são -risos.

O que isso produz? Produz um discurso confortável de dizer "ciclistas são do bem", mas na prática são avançadores de sinais contumazes...

Típico do ser humano, dizer que os errados são os outros...
Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 19:39
E a coisa é tão legal que j´=a tem gente defendendo que bicicleta não deveria precisar parar no sinal, deveria "ficar a critério do ciclista diminuir a velocidade".

Isso é ser ciclista?

Assim é fácil, na verdade estão advogando o direito de avançar sinais e que se dane o pedestre, ele é que deve sempre evitar ser atropelado -risos.

Sem noção...
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 19:57
Ser a parte fraca e vitima é uma coisa terrivel, deixa trauma e tudo mais, mas se nenhuma parte da massa cinzenta foi extirpada a capacidade de interpretação de texto não deveria ser prejudicada.
Não tá rolando condescêndencia com ciclistas que furam irresponsávelmente os sinais, mas sim uma solução para que a segurança do pedestre e ciclista sejam asseguradas em ruas de cidades como sp e rj. O caso de ciclistas que furam o sinal em ciclovias é diferente já que não está ocorrendo o compartilhamento da via com veiculos motorizados.
Voltar ao Topo
Barão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2012
Rio das Ostras
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 20:18
Originalmente postado por daa daa escreveu:

Eu defendo uma mudança na legislação que envolve os veículos de propulsão humana e os semáforos. Em vez destes veículos terem que obrigatoriamente parar assim como os veículos motorizados, eles deveriam ao invés: reduzir a velocidade para que os condutores possam cuidadosamente observar a movimentação de pedestres (e outros veículos) e dar absoluta preferência a eles, sem ameaçar ou comprometer a sua segurança.

Justificativa. Primeiramente, isto não mudaria em nada em relação aos pedestres ou aos outros veículos que têm preferência sobre a via naquele momento; ou seja, é o tipo de mudança que não acarretaria em prejuízo.
Segundo, veículos de propulsão humana são relativamente lentos, leves e vulneráveis; isto significa que um eventual choque, mesmo contra um pedestre, pode ser extremamente perigoso para o condutor, talvez tão ou mais perigoso quanto para o pedestre--isto por si só é uma pressão contra possíveis abusos.
Terceiro, a mudança traria mais segurança e comodidade para os condutores deste veículo, não tendo, por exemplo, no momento da abertura do sinal que compartilhar a via com os veículos motorizados (indiretamente, mais um incentivo ao uso de veículos limpos).
Quarto, também seria uma comodidade para os motoristas de veículos motorizados pois facilitaria o deslocamento na abertura do sinal.
E, finalmente, temos que ter em mente que a decisão de ter ou não um semáforo em um cruzamento qualquer foi pensada e planejada sob a ótica dos veículos motorizados, não sob o ponto de vista dos veículos de propulsão humana; um pequeno exercício mental: imaginem quantos semáforos seriam necessários se houvessem em circulação apenas pedestres e veículos de propulsão humana.



Esse é o famoso Jeitinho Brasileiro
Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 20:48
Originalmente postado por diogomorikawa diogomorikawa escreveu:

Ser a parte fraca e vitima é uma coisa terrivel, deixa trauma e tudo mais, mas se nenhuma parte da massa cinzenta foi extirpada a capacidade de interpretação de texto não deveria ser prejudicada.
Não tá rolando condescêndencia com ciclistas que furam irresponsávelmente os sinais, mas sim uma solução para que a segurança do pedestre e ciclista sejam asseguradas em ruas de cidades como sp e rj. O caso de ciclistas que furam o sinal em ciclovias é diferente já que não está ocorrendo o compartilhamento da via com veiculos motorizados.


Olha, você é que não está gostando do que está implícito no seu texto, então quer que ele seja interpretado da forma que faça sentido para você. Só que não há forma nenhuma que faça sentido, você está defendendo o abuso como norma.

Você está pretendendo a inexistência de norma. Criou uma figura que fica sem referência que é "furar responsavelmente o sinal". O que torna o ciclista juiz da segurança dos outros, e ninguém tem esse direito.

Atropelou? O sinal estava fechado? "Sim, mas eu pensei que ele não ia atravessar..." Tosco isso. Muita pouca vontade de ter regras, muita vontade de determinar como quer se comportar.

Aí o que acontece? Acontece que as bicicletas vindo impedem os pedestres (que não querem ser atropelados) de começarem a atravessar, e aí o cilcista pode dizer "mas nenhum ia, aí avancei".

É sintomático isso de defender regras fuluidas que dependem da vontade do ciclista. Não, isso é péssimo, isso é degradante, isso mostra que uma parte dos ciclistas não quer ter regras a cumprir, mas fica pregando que ciclistas são do bem por aí e que os culpados são os motoristas.


Voltar ao Topo
daa Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Mar 2003
-
Offline
Mensagens:1267
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 21:01
Originalmente postado por IvanAJ IvanAJ escreveu:

Você está pretendendo a inexistência de norma. Criou uma figura que fica sem referência que é "furar responsavelmente o sinal". O que torna o ciclista juiz da segurança dos outros, e ninguém tem esse direito.


O ciclista é juiz da segurança dos pedestres assim como o motociclista é juiz da segurança dos ciclistas e pedestres, onde por sua vez o motorista de carro é juiz da segurança dos motociclistas, ciclistas e pedestres, assim como o caminhoneiro é juiz da segurança do motorista de carro, motociclista, ciclista e pedestre; só para citar alguns exemplos. Está no Art. 29 do CTB, veja:

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
(...)
§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.
Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 21:06
Originalmente postado por daa daa escreveu:

Originalmente postado por IvanAJ IvanAJ escreveu:

Você está pretendendo a inexistência de norma. Criou uma figura que fica sem referência que é "furar responsavelmente o sinal". O que torna o ciclista juiz da segurança dos outros, e ninguém tem esse direito.


O ciclista é juiz da segurança dos pedestres assim como o motociclista é juiz da segurança dos ciclistas e pedestres, onde por sua vez o motorista de carro é juiz da segurança dos motociclistas, ciclistas e pedestres, assim como o caminhoneiro é juiz da segurança do motorista de carro, motociclista, ciclista e pedestre; só para citar alguns exemplos. Está no Art. 29 do CTB, veja:

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
(...)
§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.


Sim, mas os demais têm regras que definem o escopo dessa responsabilidade (não vançar sinais, manter a velocidade máxima, colocar seta, etc, etc) e aqui alguns estão advogando que para os ciclistas não existam regras, seja pura subjetividade dele.
Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 21:07
De todo modo, o fato de neste tópico pessoas advogarem que os ciclistas devem depender "só de seu bom senso", já mostra como está faltando muita coisa para os ciclistas serem de verdade ordeiros.
Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 21:10
Impressionante como não se querem regras.

Triste isso. Regras para os outros. Para mim não "porque eu tenho bom senso".

Acreditem, se quiserem.
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 21:16
Citar
Olha, você é que não está gostando do que está implícito no seu texto, então quer que ele seja interpretado da forma que faça sentido para você. Só que não há forma nenhuma que faça sentido, você está defendendo o abuso como norma.

Qual é o abuso? Furar o sinal quando não há trânsito de pedestres e carros na perpendicular? Como foi dito no texto, minha ações seria de reduzir a velocidade e parar quando há pedestres querendo atravessar ou carros passando.

Citar
Você está pretendendo a inexistência de norma. Criou uma figura que fica sem referência que é "furar responsavelmente o sinal". O que torna o ciclista juiz da segurança dos outros, e ninguém tem esse direito.


Como o daa falou, somos sim responsável pela segurança dos elos mais fracos do transito que nesse caso é o pedestre. Eu sinto uma empatia por você, se sentir como a parte fraca mexe com a gente, dá raiva.

Citar
Atropelou? O sinal estava fechado? "Sim, mas eu pensei que ele não ia atravessar..." Tosco isso. Muita pouca vontade de ter regras, muita vontade de determinar como quer se comportar.

Se isso acontecer um dia me sentiria um lixo. Até hoje nunca atropelei nenhum ser vertebrado furando os sinais responsavelmente, pobres baratas...

Citar
Aí o que acontece? Acontece que as bicicletas vindo impedem os pedestres (que não querem ser atropelados) de começarem a atravessar, e aí o cilcista pode dizer "mas nenhum ia, aí avancei".

É sintomático isso de defender regras fuluidas que dependem da vontade do ciclista. Não, isso é péssimo, isso é degradante, isso mostra que uma parte dos ciclistas não quer ter regras a cumprir, mas fica pregando que ciclistas são do bem por aí e que os culpados são os motoristas.


Se isso acontecer o erro é do ciclista e deveria arcar com as consequencia, e ai que as leis deveriam punir mais severamente conforme o nivel de periculosidade do veiculo. Não disse que ciclistas são bonzinhos e motoristas mals. Acho que cada um tem sua necessidade e devemos avalia-las para não prejudicar nenhum usuários dos diferentes modais.
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 21:17
Originalmente postado por IvanAJ IvanAJ escreveu:

Impressionante como não se querem regras.

Triste isso. Regras para os outros. Para mim não "porque eu tenho bom senso".

Acreditem, se quiserem.




Vai me dizer que você não usa do bom senso quando vai atravessar uma rua sem farol.
Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 21:28
Originalmente postado por diogomorikawa diogomorikawa escreveu:

Originalmente postado por IvanAJ IvanAJ escreveu:

Impressionante como não se querem regras.

Triste isso. Regras para os outros. Para mim não "porque eu tenho bom senso".

Acreditem, se quiserem.




Vai me dizer que você não usa do bom senso quando vai atravessar uma rua sem farol.


Olha, quando vamos atravessar uma rua sem sinal de trânsito sim, devemos usar o critério. Ruas sem sinais de trânsito são as menos movimentadas, e com poucas pessoas atravessando. Quando de carro, há a regra da via preferencial que deve ser seguida, quando de bicicleta obviamente a preferência é do pedestre.

Mas quando há sinal para-se, e este tópico trouxe exatamente a constatação de que ciclistas não param nos sinais.

Você está insistindo em, com argumentos deslocados, dar ao ciclista o critério de parar ou não em vias com sinais. Olha o que eu vi foi ciclistas avançando sinais em uma ciclovia do Rio de Janeiro onde há intenso fluxo de travessia nos sinais. O que eu vi foi absoluta falta de bom senso, não apenas em não respeitarem os sinais como em jogarem as bicicletas sobre o fluxo de pedestres obrigando-os a não atravessar ou a recuarem.

Esses ciclistas estavam usando "o bom senso deles", que é uma maneira de ver com total desprezo pelos pedestres. Ora, vi nenhum atropelamento por uma única razão: os pedestres recuam, os pedestres não atravessam com o sinal aberto para eles, só se não vem nenhuma bicicleta, porque as bicicletas não param e você está advogando que os cilcistas usem o boem senso, e o senso que usam é esse: avançar o sinal em cima dos pedestres.

Voc~e quer que eles apenas sejam responsáveis quando atropelam, mas eles não atropelam porque os pedestres evitam, então há uma diferença grande nisso.





Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 21:31
[QUOTE=diogomorikawa]Eu sinto uma empatia por você, se sentir como a parte fraca mexe com a gente, dá raiva.

[QUOTE]

Não sou parte fraca -risos. Sou motorista, sou ciclista, sou corredor, e posso perfeitamente dar um cacete em um idiota que atropele algum familiar meu.

O que digo aqui é que há uma enorme hipocrisia num grupo de pessoas que prega o que faz (ciclismo) como "o bem", mas não quer seguir regras. E que defender isso é muita cara de pau.
Voltar ao Topo
pedrozaha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2011
Niterói
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrozaha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 09:20
a quem conhece o exterior eu pergunto: os ciclistas do dia a dia da europa, eua, ou mesmo asia ficam (em sua grande maioria) parada esperando o sinal abrir mesmo qdo não vem ninguém na outra via?
Voltar ao Topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2008
RJ
Offline
Mensagens:1228
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robervalpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 09:44
Embora a questão que o Ivan tenha levantado seja específica com relação aos sinais, o problema é muito mais abrangente que isso, e é mais profundo. É o desrespeito geral às regras de trânsito, ao bom senso e à boa cidadania. Não são só os ciclistas: pedestres, motoristas, corredores, motociclistas e carroceiros estão incluídos.

Qualquer campanha tem que incluir outras infrações, tem que ser abrangente. Mas ao mesmo tempo tem que dar exemplos específicos, não pode ser simplesemente "paz no trânsito", tem que especificar "não fure sinais", "não atravesse fora da faixa", não ande na "contra-mão" etc.

-------

Sobre ciclovias, sempre evito, prefiro andar no trânsito. Domingo toda a orla da Z. Sul estava fechada para a maratona da caixa. Eu estava no final do Leblon e ameacei seguir pela rua quando um fiscal me mandou pegar a ciclovia. Falei "ciclovia? não, é muito perigoso, vou pra outro lado". É que vislumbrei aquela multidão de carrinhos de bebê, skatistas, pedestres atravessando sem olhar (e fora da faixa), corredores em duplas, gente costurando de bike... aquilo é um perigo.
Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 10:18
Só para tirar o debate do achismo.

Esta é uma foto do google maps. Observem, os que não são do Rio, como há clara sinalização de local para os ciclistas pararem (em vermelho e com faixas pintadas na ciclovia) e como há conjugação com os sinais de trãnsito de automóveis, então o pedestre atravessa e precisa atravessar a ciclovia, mas os ciclistas não param e ele fica retido na faixa estreitinha que divide a ciclovia da pista de  autos, ou, inverrsamente, se idoso, fica antes da cilcovia sem poder em muitos casos aproveitar o sinal dos carros.

http://img31.imageshack.us/img31/9726/copacabanasinaldebicicl.jpg
Voltar ao Topo
IvanAJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanAJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 10:26
Originalmente postado por robervalpedal robervalpedal escreveu:

Mas ao mesmo tempo tem que dar exemplos específicos, não pode ser simplesemente "paz no trânsito", tem que especificar "não fure sinais", "não atravesse fora da faixa", não ande na "contra-mão" etc.


Exatamente! As campanhas têm sido só gerais, na "boa intenção", mas quando falamos de limites específicos as pessoas (algumas) não os aceitam.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 11:04
Originalmente postado por pedrozaha pedrozaha escreveu:

a quem conhece o exterior eu pergunto: os ciclistas do dia a dia da europa, eua, ou mesmo asia ficam (em sua grande maioria) parada esperando o sinal abrir mesmo qdo não vem ninguém na outra via?


Tem um vídeo famoso de um cruzamento de bicicletas em amsterdam (não consegui achar agora), que mostra todo mundo se respeitando, inclusive os sinais.

Nos Eua, acho que a maioria dos ciclistas é que nem aqui, não respeitam. Aliás, nossa cultura de carros e ruas é roubada dos americanos...

No japão, não sei como é. Mas é legal ir no google maps e ver no streetview aquelas ruas minúsculas, sem calçadas e ver que todo mundo se respeita mesmo assim.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
Dr_BoY Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 09 Jul 2012
Muriaé
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dr_BoY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 11:36
O que falta para o ser humano é justamente o sentimento de HUMANIDADE.

Educação é primordial!!!
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 11:54
Originalmente postado por pedrozaha pedrozaha escreveu:

a quem conhece o exterior eu pergunto: os ciclistas do dia a dia da europa, eua, ou mesmo asia ficam (em sua grande maioria) parada esperando o sinal abrir mesmo qdo não vem ninguém na outra via?

suponhamos que sim.

não se aplica aqui.
lá não vai vir dois malacos na voadora pra te jogar da magrela e sair montado nela.... fora que a magrela que você gastou 50% do teu salário mensal, lá vc compraria por algo em torno de 15%.

realidades diferentes, mesmas leis, aplicações diferentes.

O dia que me garantirem o básico de segurança, eu fico esperando todos os sinais abrirem.
Hoje eu espero a maioria, mas não todos.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 13:27
Limites são legais, mas não espere que o que funcionava ontem vai funcionar hoje. As realidades mudam e aos poucos as coisas estão mudando aqui. Um dia bicicletas e pedestres furarem o sinal será aceito dentro do bom senso, mas acho q isso só podera ser possível quando o limite de velocidade for diminuido dentro de centros urbanos.

Essa história de educação é a garantia que o cidadão vai cumprir as leis é pura utopia. Mesmo em paises desenvolvidos com uma educação considerada modelo, vamos ver pessoas desespeitando o farol vermelho. O que levam elas a isso? Pressa, stress, muita gente na rua... acho q as condições favoráveis são parte fundamental para que a educação seja posta em pratica.

Infelismente a punição pode ajudar no cumprimento dos limites, o problema que não aprendemos a multar pessoas que não tem placa.

Olha só esse relato de uma inglesa(pais desenvolvido) em amsterdã(pais desenvolvido). Minha conclusão? Educação não funciona sem as condições minimas no ambiente e que furar o farol é aceito por cidadões de grandes cidades do primeiro mundo; menos por quem pune, claro.
Voltar ao Topo
ValDoPedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ValDoPedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 16:12
Eu paro em sinal quase sempre.

Já vi motorista (de carro) me olhando estranho. Vai ver acharam que eu ia assaltar. Já ouvi motociclista me xingando.

Quando o local é sinistro ou a movimentação parece estranha, eu dou uma meia-trava e sigo. Ou teria que desistir da bike para não levar um prejuízo forte.

Infelizmente a violência urbana (assaltos) acaba provocando mais violência urbana (desrespeito).

Acabo tendo que assumir que o mal que causo aos outros eventualmente não parando no sinal é menor do que o mal que causo botando outro carro na rua.

Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 16:26
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

o problema é que muita gente só aprende na prática. na porrada mesmo.

conforme falaram da fiscalização, ninguém obedece nada que não ofereça um risco de prejuízo.

amigo meu que sempre varou sinal (muitas vezes tirando fina de pedestre) se fudeu há uns dois meses.
não viu q a mulher tava com uma corrente puxando um cachorro e foi passar atrás da mulher e acabou se enroscando na corrente e caiu com a mulher, cachorro, sacola de compras dela, etc.

teve que pagar tudo, mais o tratamento do cachorro que quebrou uma pata, mais o tratamento da mulher que se ralou toda, mais a bike que empenou a roda traseira na queda, mais o guidão que entortou também, celular dele que caiu no chão e quebrou, capacete novo, etc, etc.
perdeu uns 2 mil somando tudão... na hora do 'acidente' tava passando um carro de polícia.
só não tomou um esculaxo pq eu troquei uma idéia com os caras antes.
depois disso, até hoje ele no mínimo reduz MUITO a velocidade antes de passar na faixa e nunca mais passou tirando fina de pedestre.


Famoso "é dando que se recebe". Eu penso que para ganhar gentileza é preciso primeiro praticar. A falta de educação no trânsito nada mais é que o próprio reflexo da sociedade egoísta e materialista. A partir do momento que eu pratico gentilezas, a falta delas não me atingirá e não me causará nenhum efeito moral negativo. Hoje em dia até com gente estressada eu sou gentil.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 17:23
Originalmente postado por ValDoPedal ValDoPedal escreveu:


Acabo tendo que assumir que o mal que causo aos outros eventualmente não parando no sinal é menor do que o mal que causo botando outro carro na rua.


mesmo de carro, cara.

tem sinal que mesmo o carro tendo seguro, não dá pra respeitar.
quem conhece o rio, mais especificamente o subúrbio/z norte, sabe do que eu to falando.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
pedrozaha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2011
Niterói
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrozaha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 17:30
isso é fato mesmo oliva. Em niterói há alguns sinais que, após as 21-22h eu só paro qdo não tem jeito de passar.

No geral vou devagarinho até o sinal, mas se chego e não vem ninguém tem que furar mesmo. Ainda mais que, quando estou de carro geralmente estou com a família.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 17:43
(a)pedrozaha

eu na mesma.
Raramente to sozinho no carro e o você sabe que o problema não é roubarem o carro em si. Isso é lixo.
O problema é um noiado da vida te dar um tiro pq tá nervoso pra caralho no primeiro assalto.

O problema é um noiado com camisa do vasco jurar que você é da jovem do flamengo e te dar porrada até quebrar um monte de ossos sem você poder reagir por que tem outro fdp apontando uma arma. (aconteceu com um primo meu)


Na minha humilde opinião, a melhor opção pra quem tá de bike (e as vezes de carro/moto) é estar sempre se movendo, desde que isso não afete a vida das outras pessoas.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 17:47
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:




Na minha humilde opinião, a melhor opção pra quem tá de bike (e as vezes de carro/moto) é estar sempre se movendo, desde que isso não afete a vida das outras pessoas.


Isso inclusive é bom para motorizados: http://en.wikipedia.org/wiki/Green_wave
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 18:27
Eu não paro no farol mesmo, por vários motivos. Mas não vou sofismar e admito que é errado e um péssimo exemplo que não contribui em nada pra imagem dos ciclistas. Aliás, eu confesso que não sou um exemplo de ciclista urbano em vários aspectos, e olha que pedalo nas ruas de SP há mais de 25 anos.

Quando digo "ninguém respeita nada então não dá pra pagar de virgem na zona", não o faço como desculpa ou justificativa para meu comportamento errado, e sim como constatação de que é realmente complicado, e em vários momentos, arriscado, tentar respeitar 100% as regras do trânsito quando estou de bike. Por mais que isso revolte os ciclistas civilizados, considero reduzir meus riscos uma prioridade na minha lista pessoal, até pq ninguém está muito preocupado em reduzir os meus riscos tb. Isso é fato.

Tb considero que, descontado o estrago na imagem, as eventuais consequências do meu comportamento errado não sejam graves, ou tão graves quanto desrespeitar um farol com o carro, então pode-se dizer que apesar de tudo é um risco razoavelmente calculado. Mas realmente não dá pra compensar o estrago que isso faz na nossa reputação junto aos motoristas e pedestres, o certo mesmo seria seguir o regulamento.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
FelipeSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2010
Rio
Offline
Mensagens:1315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 19:00
Não li o tópico ainda, mas exponho minha opinião.
O ciclista urbano, aquele que utiliza a bike pra transporte ou se locomover dentro da cidade (mesmo que seja pós ou pre-treino) Tem que sobreviver.
Muitas das vezes a sobrevivência está em pegar um viaduto, fazer uma curva pela esquerda ao invés de pela direita ou andar no meio da faixa, em determinadas situações.

Contra-mão é algo repugnante que sempre vejo o pessoal "pedreiro" fazendo. Todo dia, toda hora, sem exceção. Quase presenciei a morte de um, por sinal.

Quanto à parar no sinal (ou farol), há casos e casos. Se há alguém atravessando, eu páro. Se o trânsito tiver cavernoso, eu aproveito essa oportunidade para, sem riscos à ninguém (ou seja, fora de cruzamentos) atravessar o sinal vermelho na frente dos carros, até por questão de visibilidade mesmo. Se for um sinal que feche, tenha radar, mas não tem ninguém perto atravessando nem outros carros vindo de encontro a mim, eu aproveito essa lacuna pra poder chegar mais rapidamente às vias secundárias, onde não vou ser espremido pelos ônibus. 
Nas ruas internas dos bairros ou em cruzamentos/ interseções com pouca visibilidade, não tem jeito. Tem que parar mesmo.

Em todo caso temos que analisar uma ponderação de valores, sobre o quanto isso vai atrapalhar seu treino/tempo e qual o grau de risco que sua conduta gera. Se o risco for acima de 0%, sempre é melhor parar. Pode ser a diferença entre a sua vida ou a de outros inocentes e a morte.
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 19:14
O Ivan iria gostar demais do tópico da Massa Crítica e seus métodos pouco ortodoxos de manter o fluxo do pelotão... rs...
Voltar ao Topo
Race Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Race Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2012 as 11:14
Bom, vai a opinião de alguém que anda um pouco em Sampa aos finais de semana.

Hoje, quando pego um semáforo fechado, diminuo a velocidade e, primeiro, vejo se não há pedestres, depois, se não há carros cruzando e, no caso das duas alternativas serem negativas (sem pedestres e sem carros cruzando) 'furo' o semáforo.

O motivo desse ato 'incorreto' é mera segurança, por dois casos: 

1 - Parei no semáforo fechado e quando o sinal abriu, tive que sair 'sprintando' porque o carro atrás colou na bike e começou a buzinar porque eu estava mais lento que ele na saída do semáforo.

2 - Numa outra vez, ao abrir o semáforo, o cara não teve paciência de esperar eu ganhar velocidade, me passou e entrou imediatamente na rua a direita, me fechando e quase me levando ao chão.

Assim, prefiro, tomando as devidas precauções, 'furar' o sinal do que virar estatística no asfalto.
Voltar ao Topo
BlackSunshine Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 31 Mai 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BlackSunshine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2012 as 12:25
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

Originalmente postado por ValDoPedal ValDoPedal escreveu:


Acabo tendo que assumir que o mal que causo aos outros eventualmente não parando no sinal é menor do que o mal que causo botando outro carro na rua.


mesmo de carro, cara.

tem sinal que mesmo o carro tendo seguro, não dá pra respeitar.
quem conhece o rio, mais especificamente o subúrbio/z norte, sabe do que eu to falando.

Tenho que dar o braço a torcer. Odeio motorista carioca. Odeio taxista carioca, ciclista carioca e todo o tipo de carioca que se locomove sobre rodas. São 99,99% mal-educadíssimos. Furam sinais, jamais respeitam acostamentos, fazem ultrapassagens proibidas, entre outras mazelas que o pouco caso pelo alheio podem proporcionar. Em contrapartida, Oliva tem sua razão, muito em virtude da inoperância dos governantes e autoridades cariocas. Em certos sinais não tem como parar. Rua Goiás antes do Engenhão, 24 de maio antes do Buraco do Padre e outros. Porém estes são casos de extrema especificidade. Em todos os outros os motoristas/motociclistas/ciclistas/pedestres deveriam respeitar a legislação vigente e o direito das outras pessoas.
Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2012 as 14:33
Isso é verdade, sem querer ser regionalista, mas uns dias atrás fui pro Rio no feriado, a diferença de desrespeito no trânsito é brutal, ninguém respeita velocidade máxima (parece que placa indica velocidade mínima), ninguém respeita pedestre, semáforo então é enfeite da rua, tem motorista que buzina atrás pra vc cruzar o semáforo vermelho. Acho que isso se deve pela ausência de fiscalização e radares eletrônicos pra coibir, ponte Rio-Niterói por exemplo não tem um radar, vi carro passando a quase 200 por hora. Aqui em São Paulo aumentaram bastante os radares e fiscalização, sem contar na diminuição da velocidade na maioria das avenidas, melhorou bastante pra pedestres e ciclistas.
Voltar ao Topo
efuzyi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2012
Londrina - PR
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar efuzyi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2012 as 14:41
E ingerir bebidas alcoolicas e pedalar ??? Isso combina ??
Ja vi em muitos fóruns muitos tomarem "uma" antes, durante e depois do pedal....!!! Depois até concordo, é muito bom uma gelada molhando a garganta, mas na segurança de seus lares. Pedalar é equilibrio...reflexo....!!!
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2012 as 22:19
Originalmente postado por pedrozaha pedrozaha escreveu:

a quem conhece o exterior eu pergunto: os ciclistas do dia a dia da europa, eua, ou mesmo asia ficam (em sua grande maioria) parada esperando o sinal abrir mesmo qdo não vem ninguém na outra via?


Não conheço muita coisa, mas o que eu vi foi o pedestre parado esperando para atravessar a rua que não passava uma alma dentro de um carro. Um ou outro acabava indo depois de um bom tempo esperando, mas a maioria esperava o sinal abrir.
O comportamento do ciclista não é muito diferente não.

E eu estou falando de italiano que nem de longe é o povo mais organizado da Europa.


Outra coisa que achei muito estranho foi carro parar para eu atravessar a rua fora da faixa. Tinha faixa próxima, mas resolvi esperar uma brecha e atravessar no lugar mais perto. Nem precisou, logo os carros começaram a parar. Não é só questão de seguir as regras, é questão de gentileza mesmo. Depois descobri que tinha multa para quem atravesse fora da faixa, mas aí eu já não sei se é para valer mesmo ou se dei sorte.


Um dos motivos de lá  ser assim é porque a vida deles é tranquila, não é a correria idiota que existe nas grandes cidades brasileiras. Da tempo de ser gentil, não precisa sair igual a um louco atravessando uma rua se o sinal está fechado para você.

Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:


suponhamos que sim.

não se aplica aqui.
lá não vai vir dois malacos na voadora pra te jogar da magrela e sair montado nela.... fora que a magrela que você gastou 50% do teu salário mensal, lá vc compraria por algo em torno de 15%.

realidades diferentes, mesmas leis, aplicações diferentes.

O dia que me garantirem o básico de segurança, eu fico esperando todos os sinais abrirem.
Hoje eu espero a maioria, mas não todos.


Roubo de bicicleta tem aos montes na Europa, não é a toa que a maioria usa bicicleta mais velha que de entregador de água.
Voltar ao Topo
AndreLimaBSB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jul 2012
Brasilia
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreLimaBSB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2012 as 22:44
Pelo menos aqui em Brasilia com a onda de roubo de bikes, se ficar parando em semáforo é pedir para ser roubado, no meu caso, só paro quando não dá, tiver uma brecha passo mesmo.

Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 10:04

Eu não paro em semaforos se não for necessario, sempre atravesso com atenção e priorizo o pedestre porém não sou uma pessoa dentro de um carro que basta flexionar os pés para que este arranque, cada vez que eu paro, tenho que fazer uma força maior para recomeçar, isso sem contar que não sou multado por passar em sinais vermelhos, então passo assim mesmo.

Voltar ao Topo
FelipeSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2010
Rio
Offline
Mensagens:1315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 11:06
Motorista carioca mal-educado pode ser em relação a determinadas coiass. Mas hoje, pedalando no trânsito pesado da barra, tive um problema só de um velho que me fechou, mas isso é "normal". De resto não tenho tido problemas nessa região.
E isso há mais de um ano. Venho notando uma evolução constante, a ponto de um ônibus servir de "carro de apoio" pra mim durante quase toda Ayrton Senna
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X