| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Panorama do Mountain Bike no Brasil
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Panorama do Mountain Bike no Brasil

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Tanski Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2013
Campos-RJ
Desconectado
Mensagens:287
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Tanski Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Panorama do Mountain Bike no Brasil
    Enviado: 12 Fev 2018 as 23:48
Abro este tópico para discutirmos sobre o panorama do mountain bike no Brasil. Vamos discutir aqui sobre atletas, equipes, competições,eventos, mídia, etc.
Como você enxerga o cenário do mountain bike brasileiro?
Eu por exemplo, estive observando algumas notícias recentes sobre a mountain bike e fiquei com a sensação de que o esporte no país subiu de patamar.
Primeiro temos os bons ranqueamentos mundiais de Avancini, top 5, e Raíza Goulão no top 10. Além disso, as recentes apresentações das novas equipes nacionais de mountain bike com destaque para a Cannondale Brasil Rancing com chancela da UCI (http://www.bikemagazine.com.br/2018/02/equipe-cannondale-brasil-e-aprovada-e-recebe-licenca-uci/)

Teremos este ano em solo brasileiro a final da Copa do Mundo de Eliminator (http://www.bikemagazine.com.br/2017/08/brasil-tera-final-da-copa-do-mundo-de-mtb-eliminator-em-2018/), além das competições já habituais como Brasil Ride, Copa Internacional , Maratona Internacional Estrada Real (https://www.pedal.com.br/maratona-internacional-estrada-real-2018-prova-tera-cobertura-ao-vivo-com-cameras-no-percurso_texto12719.html) entre outras.

Na mídia temos o surgimento do MTB90, um projeto que promete transmissões ao vivo das principais competições nacionais. (https://www.redbull.com/br-pt/mtb90:-novo-conceito-no-mountain-bike-no-brasil). Também o programa do Henrique Avancini, Vida de Biker, no canal Off.

E você qual sua opinião?
Voltar para o topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Mai 2016
São Paulo
Desconectado
Mensagens:184
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Weber Dias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Fev 2018 as 11:06
Tmb vejo essa evolução... pena que "na minha opinião" brasileiro gosta de ganhar e não de esporte... por isso sofremos tanto pra evoluir em outros esportes q não os da massa... mas mesmo assim continuo apaixonado pelo MTB (ou melhor por todo o ciclismo) e espero ver nosso esporte evoluir cada vez mais...
Tive a oportunidade de ir nas olimpíadas assistir o MTB e foi demais... pena ser dificil acompanhar tudo q acontece no Brasil, principalmente pela falta de cobertura da mídia...
Voltar para o topo
DougFF Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Jun 2015
Pará de Minas
Desconectado
Mensagens:380
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de DougFF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Fev 2018 as 16:05
Eu acho que em termos percursos, o Brasil talvez seja o melhor cenário para um atleta se desenvolver.

O que precisa é de mais apoio $.

Em minha opinião, não adianta um atleta dividir o tempo em trabalho e esporte e querer bater de frente com os de fora.

O trabalho do cara tem que ser o esporte.. e tem que ter quem apoie, dê salário, tem que ter como sobreviver disso...  e além disso, a equipe tem que ter realmente uma equipe por trás... cheio de gente pra fazer o cara chegar fisicamente ao topo.

Eu vejo um certo crescimento... mas não no patamar ideal.
Veja a Isabella Ribeiro... ela tem um apoio por trás dela pela equipe da SPZ, mas ainda sim tem que dividir o tempo dela com a profissão.

Isso não impede ela chegar ao topo, mas é um fator dificultador.

Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.
Voltar para o topo
Tanski Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2013
Campos-RJ
Desconectado
Mensagens:287
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Tanski Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Fev 2018 as 22:00
Palavras de Avancini:

"Atualmente em 5º lugar no ranking da UCI e hexacampeão na CIMTB Levorin, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), afirmou que o mountain bike brasileiro está entre os melhores do mundo. “Não só eu como atleta, o mtb brasileiro está entre os melhores do mundo. Temos uma grande qualidade de organização de competições, comparado às melhores provas do mundo e é mais do que justo e inteligente por parte da UCI trazer uma etapa da Copa do Mundo de Eliminator para o Brasil”, comentou. https://www.pedal.com.br/copa-do-mundo-de-xce-2018-brasil-sediara-ultima-etapa-de-forma-inedita_texto12757.html
Voltar para o topo
Tanski Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jun 2013
Campos-RJ
Desconectado
Mensagens:287
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Tanski Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Nov 2018 as 22:32
Reativando o tópico...

Estamos chegando ao final de uma bela temporada para o MTB brasileiro, que com certeza ficará marcada na história como o ano em que um brasileiro se tornou campeão mundial na categoria elite.

Pensando sobre o panorama do mountain bike no Brasil vejo vários pontos importantes:

Mídia - neste ano tivemos o privilégio da transmissão em português das etapas da Copa do Mundo e do Campeonato Mundial na voz de Andrea Marcellini (muito boa condução , porém seria bom se tivesse alguém com ela para fazer os comentários, percebi que ela deu informações equivocadas, não por falta de conhecimento, mas creio que pela adrenalina e tensão de uma transmissão ao vivo).
Também tivemos o crescimento do canal MTB90 com transmissões, coberturas e entrevistas, no cenário nacional e internacional, um belo trabalho que ainda vai crescer muito e vai ajudar a divulgar e incentivar a modalidade no país.

Fabricantes - hoje temos várias marcas que estão com uma gama bem interessante de bikes como Sense, Oggi, Audax, Groove, Soul e Caloi,que também estão incentivando o esporte através de equipes, algumas com atletas de categorias de base. O incentivo a base é importante formação de novas gerações de atletas.
A Cannondale também está com uma presença forte no cenário nacional. A equipe Cannondale Brasil Racing vem alcançando bons resultados.

Vejo hoje o Brasil como o principal Player do MTB Sul-Americano e possivelmente das Américas, (além de Avacini campeão Mundial XCM, a Raíza e o Cocuzzi são os atuais campeões Panamericanos) e no cenário mundial um player em ascensão ganhando respeito e espaço a cada competição.


E você, como enxerga o cenário do mountain bike nacional? Como você vê o cenário do mountain amador no Brasil? Qual sua opinião sobre as marcas e equipes nacionais? E sobre a mídia especializada? O que esperar das próximas gerações de atletas? Colabore com a discussão.
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   


Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.