Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Orbea Orca M31 eLTD
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Orbea Orca M31 eLTD

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RafaCesino Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2019
Joinville
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaCesino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Orbea Orca M31 eLTD
    Postado: 28 Jul 2022 as 22:21
E aí turma. Dia de brinquedo novo por aqui.
Aproveitei uma promoção na loja e peguei essa bixinha.

A minha Cannondale SuperSix EVO foi e veio a Orbea M31.

Tem a seguinte configuração:

Quadro carbono OMX
Rodas Fulcrum Racing 400 DB
Guidão e cantor carbono
Grupo Sram Rival AXS
Pedivela 48/35 com Power meter da Quarq
Cassete 10/30
Pneus Vittoria Rubino Pro TLR

Com pedais, suporte GPS e câmaras está pesando 8,2kg


Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2022 as 17:26
Rafa, parabens pela nova bike!
Essa Orbea esta linda e mto bem equipada!
Depois poste as impressões!
Voltar ao Topo
Davi Silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2019
Dublin
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Davi Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2022 as 02:55
Parabéns,

Essa bike está muito bonita.
Kr >>> DV
Voltar ao Topo
RafaCesino Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2019
Joinville
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaCesino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2022 as 22:49
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Rafa, parabens pela nova bike!
Essa Orbea esta linda e mto bem equipada!
Depois poste as impressões!


Bem Degan. Fiz dois pedais curtos ( cerca de 30km cada ) e já consigo dar algum retorno sobre a bike e em comparação com a Cannondale SuperSix.

Posso falar de 3 pontos mais perceptíveis até agora:

- grupo/transmissão
- tamanho da bike
- Peso

Grupo/Transmissão

Ela veio com Sram Rival AXS, com coroas 48/35 e cassete de 12 velocidades 10/30.
Comparado ao Dura Ace 9100 mecânico que tinha na SuperSix, 52/36 e cassete de 11 velocidades 11/28, o Sram entrega mais final, mais redução e melhor escalonamento. A precisão das trocas é fantástica e as configurações de troca são bem flexíveis apesar de limitadas. Gostei muito do trim dianteiro ser feito de forma automática. Uma preocupação a menos. Cada câmbio tem sua bateria e ambas são intercambiáveis. Um diferencial é o medidor de potência integrado ao eixo do pedivela. É um medidor da Quarq.

Tamanho da Bike

A SuperSix era tamanho 56 ( top tube de 560 mm) A Orbea é 53 ( top tube de 548 mm). Há outras diferenças na geometria entre ambas, mas a bike mais curta ficou mais ágil e me senti mais encaixado. Na SuperSix ficava muito esticado.
Vou rodar mais um tempo antes de fazer o fit.

Peso da Bike

Ela veio de fábrica com 8,4kg, contra os 7,5kg da SuperSix. Vale ressaltar que a Orbea tem rodas Fulcrum de 36mm e também a diferença de peso entre os grupos. O grupo Shimano DA R9120 é cerca de 900g mais leve. E as Rodas Hollowgram SL45 carbono eram 120g mais leves. Está aí basicamente a diferença de peso entre ambas, justamente no grupo e rodas.

No mais, o rodas está bem suave e prazeroso. Com um pouco mais de quilometragem passo mais um pouco das minhas impressões.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2022 as 08:25
belíssima bike, Rafa! parabéns
algum motivo específico que te fez trocar? digo de uso da bike, algo que te chamou atenção na Orbea ou que não te deixava satisfeito na Supersix... ou foi só renovar e aproveitar a promo?

vai compartilhando os feedbacks conforme rodar mais que é sempre legal de ler

sobre o grupo, como ta sendo a transição Shimano-Sram? imagino que o grupo eletrônico e as praticidades que entrega devem ser uma experiencia totalmente diferente! e dificil de voltar pro mecanico dps hahah
n sei se é teu primeiro medidor de potencia, se sim vai perceber uma diferença legal pros treinos e ajuste dos esforços nos pedais, especialmente os mais longos

sobre a bike menor, é uma tendência que vejo por ai e foi bem o papo que tive no meu último fit.. a gente acaba caindo naquela tabelinha de tamanho de bike mas a real é que tem muitos fatores que influenciam, e parece melhor pegar uma bike menor e ajustar no banco/avanço que a bike fica mais na mão
fora o conforto de estar encaixado, isso fez uma diferença tremenda pra mim no último fit q fiz (e no primeiro nao tinha sido tao bom) tirou dores dos pedais e melhorou desempenho
faz certo de rodar um pouco por conta pra depois ir pro fit (desde q a bike ja esteja genericamente ajustada ne haha), ai já chega lá com duvidas e sensações pra passar pro fitter e tirar mais proveito

sobre o peso, o DA era freio aro? q essa diferença tá bem alta.. tb é um pulo na hierarquia né (Rival-Force-Red / 105-Ultegra-DA) e peso é um dos principais pontos que muda
ainda está um peso bom pra disco, acho, e se quiser tirar no futuro dá pra buscar roda mais leve, selim, etc

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

O grupo Shimano DA R9120 é cerca de 900g mais leve. E as Rodas Hollowgram SL45 carbono eram 120g mais leves.
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
RafaCesino Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2019
Joinville
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaCesino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2022 as 11:03
Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

belíssima bike, Rafa! parabéns
algum motivo específico que te fez trocar? digo de uso da bike, algo que te chamou atenção na Orbea ou que não te deixava satisfeito na Supersix... ou foi só renovar e aproveitar a promo?

vai compartilhando os feedbacks conforme rodar mais que é sempre legal de ler

sobre o grupo, como ta sendo a transição Shimano-Sram? imagino que o grupo eletrônico e as praticidades que entrega devem ser uma experiencia totalmente diferente! e dificil de voltar pro mecanico dps hahah
n sei se é teu primeiro medidor de potencia, se sim vai perceber uma diferença legal pros treinos e ajuste dos esforços nos pedais, especialmente os mais longos

sobre a bike menor, é uma tendência que vejo por ai e foi bem o papo que tive no meu último fit.. a gente acaba caindo naquela tabelinha de tamanho de bike mas a real é que tem muitos fatores que influenciam, e parece melhor pegar uma bike menor e ajustar no banco/avanço que a bike fica mais na mão
fora o conforto de estar encaixado, isso fez uma diferença tremenda pra mim no último fit q fiz (e no primeiro nao tinha sido tao bom) tirou dores dos pedais e melhorou desempenho
faz certo de rodar um pouco por conta pra depois ir pro fit (desde q a bike ja esteja genericamente ajustada ne haha), ai já chega lá com duvidas e sensações pra passar pro fitter e tirar mais proveito

sobre o peso, o DA era freio aro? q essa diferença tá bem alta.. tb é um pulo na hierarquia né (Rival-Force-Red / 105-Ultegra-DA) e peso é um dos principais pontos que muda
ainda está um peso bom pra disco, acho, e se quiser tirar no futuro dá pra buscar roda mais leve, selim, etc

 

Então Stefano. 
Foram algumas situações que me fizeram optar pela troca.

A primeira delas foi o desconforto que eu estava tendo com a Supersix. Depois que montei o quadro da Rapha, coloquei um cockpit integrado da Hollowgram que ferrou com o fit anterior. Era também um quadro Supersix 56, porém com guidão e mesa tradicionais. A mesa com 17° de angulação negativa e 110mm de comprimento me projetava demais, e acabei ficando muito estivado e desconfortável na bike. Minha coluna já não permitia tamanha projeção.

O segundo fator foi a negociação que consegui na loja. Um misto de preço de venda com o quanto pagaram na minha bike. Ficou justo para ambos. 

O terceiro foi simplesmente o fato de pegar uma bike nova...quem nunca!rsss


Em relação a mudança de Shimano para Sram, ainda é cedo para falar. Foram dois pedais curtos, de cerca de 30km cada. Mas o que senti basicamente é a precisão e suavidade nas trocas. O cambio está sempre na melhor posição em relação ao trim do cambio dianteiro. Ele faz isso automaticamente. Ainda tem algumas funções que eu preciso configurar, como o próprio sistema ajustar o melhor escalonamento entre coroas e cassete.
Uma coisa que senti também foi o escalonamento do cassete e a composição das coroas. Como são 12 velocidades no cassete, e o novidade de ter o pinhão de 10 velocidades, mesmo com um conjunto de coroas 48/35 em ganhei em relação final (4,8) e redução para as subidas ( 1,166). Minha relação anterior era 52/36 com cassete de 11 velocidades 11/28. Isso me dava 4,73 de relação final e 1,29 de redução para as subidas. Então vi melhoras nesse ponto, além de ter o escalonamento mais fluído.

O tamanho menor da bike achei bem confortável mesmo. Melhorou significativamente. Agora é andar com mais frequência para fazer o fit em breve.

O meu DA era o R9120, hidráulica. Mais o DA é super leve. Então a diferença é essa mesmo. Quase 1kg apenas em grupo. Para vc ter ideia, só nos rotores a diferença é de 114g no par. Parece ser pouco, mas quando vc vai somando item a item, a diferença aparece no fim. Mas confesso que desencanei com isso. A redução extrema de peso é implacável com o bolso.
Eu estava olhando para fazer o upgrade das rodas já na compra. Tinha até negociado para sair com rodas Fulcrum WIND 40 DB. Aí resolvi consultar o pesa da Fulcrum Racing 400DB que acompanham bike e desanimei. A diferença é de 140g, porém um investimento de 6 mil reais no upgrade. Não há lógica rsss.
Mas respeito quem curte, pois eu mesmo já priorizei peso.

Assim que tiver mais feedback´s trago aqui!


Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2022 as 11:45
opa, valeu pela explicação heheh andar com conforto faz uma diferença enorme, deveria ser prioridade sempre (a nao ser pra pros, q é outro mundo)
e como te entendo.. eu to bem feliz com minha bike, bem encaixado com upgrades grandes, mas sempre trocando coisa aqui e ali haha.. ainda assim, to sempre de olho e sonhando com uma bike nova, ainda mais qdo surgem esses topicos de bike nova ou projetos novos hahah

e caramba, realmente impressionante a diferença de peso! mas concordo contigo, obvio que faz diferença mas tb tem muito mais coisa envolvida.. e essa parte do $/gr é algo q pega forte demais hahah 

enfim, parabéns novamente e bora rodar pra aproveitar o "brinquedo" novo hehheh bons pedais!

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

O meu DA era o R9120, hidráulica. Mais o DA é super leve. Então a diferença é essa mesmo. Quase 1kg apenas em grupo. Para vc ter ideia, só nos rotores a diferença é de 114g no par. Parece ser pouco, mas quando vc vai somando item a item, a diferença aparece no fim. Mas confesso que desencanei com isso. A redução extrema de peso é implacável com o bolso.
Eu estava olhando para fazer o upgrade das rodas já na compra. Tinha até negociado para sair com rodas Fulcrum WIND 40 DB. Aí resolvi consultar o pesa da Fulcrum Racing 400DB que acompanham bike e desanimei. A diferença é de 140g, porém um investimento de 6 mil reais no upgrade. Não há lógica rsss.
Mas respeito quem curte, pois eu mesmo já priorizei peso.
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2022 as 13:13
Não sei se já fez, mas a ORBEA tem o benefício de garantia vitalícia (não sei como ficaria caso o importador, que é novo, desistir de importar) para quem cadastrar a bike no site deles. O prazo é de 30 dias.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
RafaCesino Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2019
Joinville
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaCesino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2022 as 20:09
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Não sei se já fez, mas a ORBEA tem o benefício de garantia vitalícia (não sei como ficaria caso o importador, que é novo, desistir de importar) para quem cadastrar a bike no site deles. O prazo é de 30 dias.


Sim amigo. Já registrado no site espanhol.
Mas obrigado por lembrar!
Voltar ao Topo
RafaCesino Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2019
Joinville
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaCesino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2022 as 23:08
Passando para dar um update no tópico.

Cada dia mais adaptado a bike de forma geral ( mas a SuperSix ainda deixa saudades. Vale ressaltar que segundo semestre de 2023 entra em cena a nova SuperSix. Ela herdará algumas características da Systemsix que sai de linha e será a bike ainda mais ALL rounder da Cannondale.) Dito isto, seguimos com a Orbea.

Tive um problema com os freios Rival. Pastilhas e discos, ruido excessivo e desgaste prematuros. Para variar a Sram.negpu a garantia e eu irei me virar com a loja. Essa semana volto lá para finalizar a garantia.

Sobre o câmbio Rival AXS, só alegria. Minha primeira experiência com eletrônico e tem sido muito legal. A manutenção da regulagem, as configurações que podem ser feitas para melhor uso do escalonamento e o próprio escalonamento são os diferenciais no meu ponto de vista.

A geometria em relação a S6 é ligeiramente mais sloopy e um tamanho menor também deixou tudo mais encaixado.

Por fim, estou de molho até a próxima quinta, 20 de outubro. Fui fazer um check-up padrão e o teste de esteira acusou risco moderado de acidente vascular. Irei fazer uma Angiotomografia coronariana de contraste para avaliar se estou com algum.entupimento. Vinha sentindo desconforto e ligeira falta de ar quando submetido a esforço instantâneo, sem o devido aquicimento. Agora fazer o exame e torcer para não ser nada mais grave.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X