Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Opiniões] Freios Formula C1
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[Opiniões] Freios Formula C1

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pedaltrip Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedaltrip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Opiniões] Freios Formula C1
    Postado: 30 Dez 2013 as 11:42
Pessoal,

Procurei no fórum e não encontrei nenhum tópico que falasse especificamente do freio Formula C1.

Gostaria de obter mais informações, das informações obtidas através do site do fabricante e outros releases. Sempre usei Shimano e estou comprando uma bike que vem com estes freios.

Alguém no fórum usa/usou este freio? Qual a experiência? Recomenda?

Obrigado


Voltar ao Topo
epicinin Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Nov 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epicinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2013 as 15:35
Nunca usei o C1 mas tenho um formula RX.

Pelo site da Formula, o C1 é mais indicado para XC puro, enquanto o RX é um pouco mais "all-round".

O que posso te dizer baseado nessa descrição é que possivelmente o C1 não seja tão poderoso nas frenagens. Acho que dá de comparar ele com o Deore, elixir 3 e outros nessa faixa.

Sobre o meu RX eu posso te falar o seguinte, é um freio forte, com uma boa modulação porém é muito barulhento! Trocando as pastilhas deve melhorar essa questão.

site útil para você: http://www.ula-italy.com/en/product/c1/62 - http://www.formula-italy.com/en/product/c1/62

abs
Voltar ao Topo
epicinin Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Nov 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epicinin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2013 as 15:38
PS: esse review é bastante completo e provavelmente irá te responder a muitas dúvidas.
http://www.vitalmtb.com/product/guide/Hydraulic-Disc-Brakes,11/ula/C1,13213 - http://www.vitalmtb.com/product/guide/Hydraulic-Disc-Brakes,11/Formula/C1,13213
Voltar ao Topo
jamilvp Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jan 2010
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jamilvp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2013 as 16:41
Eu estou utilizando estes freios. Vieram na configuração original da minha Stumpjumper e não tenho reclamações até o momento. Como são meus primeiros freios hidráulicos (fui forçado a abandonar os v-brakes por falta de opção) eu não posso compará-los a outros. Estou utilizando-os
com rotores originais de 160mm e estou satisfeito com o poder de frenagem e a modulação. Sobre o barulho, se frear mantendo o manete pressionado por alguns segundos ele faz algum barulho sim, se frear "bombando" o freio não faz barulho algum.
Boa sorte, espero ter ajudado.







Voltar ao Topo
viniciusmtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2013
Pederneiras SP
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusmtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2013 as 16:56
Alguns colegas meus já usaram e gostaram. Recomendo!
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2013 as 18:17
Na Stumpjumper ele veio para substituir o Elixir 7SL que muitos reclamam, mas pessoalmente eu achava muito bons, pois nunca deram problemas comigo. Então provavelmente deve ser um freio na mesma faixa de preço, para que se mantenha o preço médio da bike, portanto, deve ser um freio semelhante, no que diz respeito a poder de frenagem e modulação. Relatos que li no exterior é que freia bem mas todo mundo reclama do barulho, por causa das pastilhas, que também era um problema do Elixir 7SL.
Encomendei bike nova que vem com estes freios e quando eu tiver impressões de uso posto aqui o que achei.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2013 as 19:43
Já usei e não gostei. Faltava potência. Qualquer SLX é melhor.
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Dez 2013 as 03:16
Estive pesquisando, o Formula C1 é componente de entrada da série. Talvez daí a impressão ruim com o componente.
O Elixir 7SL e o SLX são da gama intermediária. Não estou comparando SLX com Elixir 7 SL. Como disse, gostei do AVID por ter boa modulação, potência e ser bem leve, mas sei que comentam que o SLX no geral é melhor.
Voltar ao Topo
jamilvp Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jan 2010
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jamilvp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2014 as 11:11
Originalmente postado por LucianoBsB LucianoBsB escreveu:

Estive pesquisando, o Formula C1 é componente de entrada da série. Talvez daí a impressão ruim com o componente.
O Elixir 7SL e o SLX são da gama intermediária. Não estou comparando SLX com Elixir 7 SL. Como disse, gostei do AVID por ter boa modulação, potência e ser bem leve, mas sei que comentam que o SLX no geral é melhor.


Caro Luciano, ser de entrada ou não entre marcas diferentes pode não dizer muita coisa. Por exemplo: Você prefere uma Niner de entrada ou uma Specialized intermediária? Um BMW de entrada ou um Ford intermediário?

Não estou defendendo a Formula, só dizendo que seu argumento pode não ser válido.

Um abraço

Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2014 as 20:21
Olá, Jamil. Acho que você interpretou mal o que eu disse.
No geral, o que eu quis dizer é que equipamentos com preços semelhantes tenderão a ter comportamentos semelhantes. Então um freio que custa cerca de 80 dólares da avid terá desempenho de forma geral semelhante a um freio de 80 dólares da shimano. Talvez um pouco melhor em alguns aspectos ou piores em outros, pois os processo de produção na indústria se definem pelos custos a que ela está submetida. Em bicicletas prontas o fabricante utiliza de lógica semelhante para escolher os componentes que serão aplicados nas bicicletas, logo o Avid Elixir 7sl que foi usado em 2012 em uma SJ certamente foi substituído por um Fórmula C1 com custo semelhante ao do freio anterior e provavelmente o desempenho não será muito diferente do Avid, hora melhor em alguns aspectos, hora pior em outros. Obviamente um veículo de entrada da BMW é superior a um veículo de entrada ou intermediário da Ford, mas a diferença de preços entre eles é tão alta que praticamente dá para comprar um veículo de entrada ou mesmo um intermediário da Ford, pois os custos do mundo automotivo são bem diferentes dos custos da indústria de bicicletas em valores absolutos.
Eu mesmo ressaltei que Elixir 7 sl e SLX, apesar de serem modelos intermediários das marcas não são comparáveis entre si, inclusive porque há relatos de que a preferência geral é pelo SLX. O Fábio disse que usou não gostou do Fórmula C1, que é o que originalmente equipa a Stumpjumper, que é o modelo de entrada do fabricante. Talvez se ele tivesse usado um Formula R1, as impressões seriam diferentes. Foi nesse sentido o meu comentário quanto a ser produto de entrada. Nessa linha acredito que há uma tendência de que, na média, os usuários também não gostem do Elixir 7sl, como na verdade muitos não gostaram. Deve ser um reflexo da relação custo/benefício buscada pelo fabricante na montagem da bike, pois, como disse, são freios que têm custo semelhante e tendem a ter um desempenho semelhante.
Mas concordo, um produto de entrada de uma marca pode ser bem diferente de um produto top de linha de outra.
Voltar ao Topo
jamilvp Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jan 2010
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jamilvp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2014 as 21:46
Olá, obrigado pela resposta. Só esclarecendo...

Sobre as linhas da Specialized, acho que a linha hardtail de entrada da Specialized é a Hardrock, não a Stumpjumper de alumínio.

Sobre a substituição dos freios, os modelos Comp da linha 2013 da Stumpjumper vinham com Magura MTS e não Elixir 7.

Um abraço e até mais.






Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2014 as 00:51
Sim, jamil, quando falei de entrada me referi aos freios especificamente falando do formula C1, pois o Elixir 7 sl é intermediário da avid.
Me referi, de forma exemplificativa, à stumpjumper porque o Elixir 7sl foi o freio que equipava a Stumpjumper ano 2012, que troquei a pouco tempo, mas não é bike de entrada, como você disse. Está mais para o modelo de entrada dos produtos de elite da Specialized.
Abrcs.

Editado por LucianoBsB - 02 Jan 2014 as 00:57
Voltar ao Topo
pedaltrip Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedaltrip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2014 as 15:33
Pessoal,

Dúvidas esclarecidas. Li uns artigos e impressões dos gringos também.
Estou trocando uma Scott Spark 2013 por uma Epic 2014 e o freio da Epic é o Formula C1. Na Spark eu utilizava freios XT 2013.

Provavelmente optarei pela troca dos freios Formula C1 pelos shimano XT.

Abs

Voltar ao Topo
Fabricio Jabbur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabricio Jabbur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2014 as 16:58
Galera..
 
Aproveitando este Topico, gostaria de uma opinião.
 
Eu tenho na minha Bike o Freio Shimano SLX novo com ICE-tech, e estou comprando uma Stumpjumper Comp Carbon 29 que vem com esse freio Formula C1.
 
Estou em duvida se deixo esse freio Formula C1 e vendo minha bike atual com o freio SLX, ou faço a troca antes de vender?
 
Ajudem ai galera, não conheço bem esse freio Formula C1.
 
Grato
Fabricio Jabbur
 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2014 as 17:17
Faça a troca. Mas veja que os quadros a partir de 17,5 da Specialized usam disco 180mm na frente e eu nao sei qual é o seu atual.
Voltar ao Topo
Fabricio Jabbur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabricio Jabbur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2014 as 17:45
Grato Fabio
 
Mas pra mim não fazia diferença o tamanho do disco na definição do freio, que alias nesta bike nova e maior que a minha atual, pois nela deve ter o ponto de instalação para que a pinça trabalhe para esse disco, nao e isso? Fiquei com duvida agora. 
Voltar ao Topo
pedaltrip Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedaltrip Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2014 as 17:03
Impressões dos freios Fórmula C1 após dois treinos:

Positivos:

- Frenagem boa e rápida;
- Não faz barulho, pelo menos até agora;
- Manetes com a "pegada" parecida com os Shimano (curta para frenagem com 2 dedos);
- Acabamento bom;
- Opção de troca do mangote sem ter que mexer no caliber;

Negativos:

- Eu tenho uma "pegada" bem particular no guidon da bike e por isso um parafuso do freio machuca meus dedos;
- Ajuste das manetes;

Acho que é isso.
Voltar ao Topo
Fabricio Jabbur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabricio Jabbur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2014 as 17:54

valeu pela dica.

Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2014 as 01:31
Bem, depois de um pedal com estes freios tive boas impressões. Achei potente, com boa modulação e silencioso, até o momento. Como disse, antes tive o Elixir 7sl, que achava muito bom. Mas o formula parece melhor. A modulação é extremamente semelhante ao do Avid, que era também muito barulhento, mas a potência parece um pouco maior. O manete é meio feio, mas funcional, a aparência da alavanca é um meio termo entre shimano e avid. O cáliper é muito semelhante os freios de ponta da marca, como o R1.
Tem que pedalar mais para ver se as boas primeiras impressões se confirmam, mas acho que em termos de freios a stumpjumper evoluiu nesse caso.
Voltar ao Topo
jamilvp Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jan 2010
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jamilvp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2014 as 18:31
Outro ponto a favor deste freio é o fato de você poder "colar" as pastilhas uma na outra e voltá-las facilmente à posição ideal com a ajuda de uma espátula de plástico ou coisa parecida. Esta técnica funciona muito bem para quando você sentir o manete com a atuação fraca ("o freio está baixo"). Basta você tirar as rodas, dar umas bombadas para as pastilhas ficarem mais próximas e o freio volta a atuar com mais força.
Já testei e funciona perfeitamente, não tinha esta espátula própria mas qualquer objeto semelhante, ou mesmo uma faca funciona. Não sei se ainda é assim mas nos primeiros Shimano hidráulicos, caso você aproximasse as pastilhas elas só voltavam à posição normal fazendo a sangria ou utilizando força bruta.

Vejam o vídeo explicativo:

http://www.youtube.com/watch?v=PHcA205an0w

Abraços
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2014 as 20:55
Já ia me esquecendo. Numa segunda análise achei o acabamento geral da manete ruim. Tem ajuste de alcance das pastilhas mas tem que ser por intermédio de ferramentas. Ponto para o Avid, nesse quesito, que usa um sistema sem ferramentas e o acabamento é melhor.
Voltar ao Topo
jamilvp Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jan 2010
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jamilvp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2014 as 21:51
Luciano, as regulagens que você citou (mesmo nos Avid) são da atuação do manete e não da distância das pastilhas, o freio melhora pois você deixa o manete mais afastado da manopla e ele passa a atuar mais cedo. Não conheço nenhum freio hidráulico que tenha regulagem fácil da distância entre as pastilhas.

Um abraço
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2014 as 12:13
Me expressei mal.
É isso mesmo que você falou, Jamil.
Abrcs.
Voltar ao Topo
Jonas Viana Pereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jonas Viana Pereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 08:03
Olha galera comprei estes freios usados, segundo o vendedor disse que usou por uns 400km. Estou esperando pastilhas novas para colocar e dar meu parecer, talvez até uma sangria para não ter dúvidas sobre o funcionamento. Agora para mim uma detalhe que gostei é que como tenho uma deficiência na mão direita usava meus v-breaks invertidos usando o traseiro na mão esquerda e este freio C1 que adquiri pode ser invertido também, pois o modelo dele é idêntico tanto na parte debaixo como na parte de cima. Já repararam?
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 11:45
eu já usei esses freios numa bike emprestada.

impressões?

mais caro e mais pesado que os shimano, e mais difícil de manter em casa também.
os pontos positivos são na melhor das hipóteses, iguais aos shimano.

quem puder optar por um SLX M675 ao invés do formula c1 vai estar muitíssimo bem servido.
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
LuizHenrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2013
Araçatuba
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuizHenrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2016 as 14:06
Tenho os freios Formula C1 na epic comp carbon e um par de freios Avid X0 parado. Seria melhor utilizar o Avid X0 ao invés do FORMULA C1? Acho que o formula trava muito facil, ou não acostumei ou não tem regulagem de modulação. Alguem pode ajudar?
Voltar ao Topo
Pikes Peak Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Set 2015
BR
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pikes Peak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2016 as 16:19
Originalmente postado por LuizHenrique LuizHenrique escreveu:

Tenho os freios Formula C1 na epic comp carbon e um par de freios Avid X0 parado. Seria melhor utilizar o Avid X0 ao invés do FORMULA C1? Acho que o formula trava muito facil, ou não acostumei ou não tem regulagem de modulação. Alguem pode ajudar?


Qual o composto das pastilhas que está utilizando? Se forem metálicas, elas costumam agarrar mais rápido do que as de resina (orgânicas).

Em tempo, acredito que para este modelo existam os 2 tipos de pastilhas. Quanto a comparação com o Avid X0 não posso opinar pois desconheço eles e os Formula.
Voltar ao Topo
se7en Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:57
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar se7en Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2017 as 11:16
Estes freios Formula C1 usam que tipo de óleo? mineral ou DOT 5??
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2017 as 21:06
DOT 4.
Tem gente q diz pra nao por o 5.1,apesar de ter gente(dtergente é IPE)q trocou o DOT4 pelo 5.1 nos Avid e sanou muitos problemas.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X