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Opinião sobre ciclovias em SP - Atualizado 13/10 |
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Alessandro_sp
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Postado: 30 Set 2014 as 07:30 |
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Vídeo rebatendo alguns comentários/críticas que foram feitos a determinadas ciclovias de SP:
<a href="http://vadebike.org/2014/09/ciclovia-av-politecnica-criticas-polemica-calcada-arvore-video/" rel="nofollow">http://vadebike.org/2014/09/ciclovia-av-politecnica-criticas-polemica-calcada-arvore-video/</a> Perdão se já foi postado. Bati o olho e não vi nada a respeito nos títulos dos tópicos. Acho que a argumentação é bem direta e ajuda a refletir sobre o fato de que, mesmo "imperfeita" do ponto de vista de projeto, a ciclovia é plenamente utilizável e bem melhor do que se não houvesse nada. Se a primeira reação das pessoas ao receber um benefício for a de ironia e de crítica porque "poderia ou deveria ter sido melhor", em pouco tempo não haverão novos benefícios. (Editado com novo vídeo) Editado por Alessandro_sp - 13 Out 2014 as 06:35 |
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On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
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FPavão
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Eu tava achando o máximo as ciclovias paulistas (vendo daqui de porto alegre, onde a prefeitura inaugura uma média de 500m de ciclovia a cada 6 meses, quando o plano diretor prevê 450km ou algo assim), mas depois de ver esse vídeo, mudei um pouco minha opinião.
Não é que essa ciclovia seja "imperfeita", tem pontos dela que são ridículos, padrão porto alegrense de pintar asfalto de vermelho. Por exemplo logo no primeiro minuto, parece que tem muito espaço pra ciclovia continuar junto com a via dos carros, mas resolveram fazer uma gambiarra no meio das árvores. Perdão Alessandro, mas temos que cobrar um serviço melhor sim, sempre. Mesmo passando por ciclochatos, se ninguém cobrar, o padrão só vai piorar. E esse cara que fez o vídeo é muito fan boy do PT. |
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Fernando Pavão
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Guzansky
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Puta que pariu, esse foi o vídeo mais sensato e honesto que já vi sobre isso.
Só ouço reclamação de ciclistas melindrosos feitos de vidro e motoristas quase fascistas. Conseguiu colocar num vídeo tudo o que pensava sobre as ciclovias.
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thisouz
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Cadastrado em: 19 Mar 2013 São Paulo Offline Mensagens:105 |
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Eu não vi uma citação no vídeo a político ou partido e a galera teima em partidarizar a discussão.
Quem se melindra é pq não pedala ou não conhece a realidade da região.
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joaovpdutra
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Cadastrado em: 09 Ago 2014 Rio de Janeiro Offline Mensagens:6 |
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Eu acredito que as pessoas enxergam o problema pelo referencial errado.
Existem aqueles que nunca foram andar e não sabem do que estão falando e, majoritariamente, as reportagens na mídia são feitas por aqueles que sequer andam de bicicleta. Antes do mimimi do "só acontece no Brasil", "prefeitura petralha" e outros, basta uma pequena pesquisa para saber que a infra-estrutura para o ciclista no mundo todo tem diversas falhas: http://www.ciclosfera.com/el-carril-bici-mas-pequeno-y-absurdo-del-mundo/ http://www.theguardian.com/environment/gallery/2009/nov/05/readers-worst-cycle-lanes Devemos, antes, inverter a ordem do pensamento. Na verdade, o que são mal-feitas são as próprias ruas, por isso que a ciclovia - que é parte dela - sai ruim também. Será que a Avenida Paulista construída dessa maneira foi a melhor maneira possível? Porque isso afinal, não é questionado, e sim a construção das ciclovias? É preciso reescrever a História e lembrar que o próprio carro é um objeto completamente estranho para as ruas e existe, em massa, há somente uns 60, 70 anos. |
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sergio_moraes
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Cadastrado em: 29 Mar 2014 Rio das Ostras Offline Mensagens:272 |
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olá pessoal!
eu achei o video muito interessante e bastante realista no sentido de mostrar os prós e contras, na minha opinião, independente de partido ou de partidarismo, só o fato de a ciclovia ja estar implantada ali ja é uma grande vitoria para nós ciclistas(digo nó, mas nunca pedalei em SPm moro em Sorocaba), os ajustes e melhorias vem com o tempo, e quando esses ajustes e melhorias acontecerem(se acontecerem), a população ja vai estar habituada e ciente que naquele ponto ja existe uma ciclovia, sendo assim, não haverá muito espaço para reclamação, e quem sabe esse povo que reclama hoje, amanhã depois de algumas melhorias não serão os usuarios das mesmas, só lembrando que a maioria do pessoal que reclama, é o pessoal da minha geração que são altamente dependente do automovel como meio de transporte (faixa dos 35~45), mas a geração que está chegando por aí, parece ter a cabeça mais aberta a bicicleta, pelo menos por aqui está me parecendo ser assim. abraço a todos!!
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Pantoja
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Cadastrado em: 27 Fev 2013 São Paulo Offline Mensagens:476 |
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Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
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Alessandro_sp
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Acho Sorocaba bem legal em termos de malha cicloviária. Verdade que tem um trecho na Dom Aguirre mais tenso (alguns galhos que se vacilar mete a cabeça neles, ou aquele pedacinho onde a ciclovia tem grades dos lados e é tão estreita que precisa muito cuidado pra não enroscar guidão com quem vem do outro lado). Mas mesmo assim a malha é bem extensa e legal de pedalar! Não sou usuário frequente mas de vez em quando passo por aí e nunca tive qq problema nas minhas pedaladas na região. De fato o que pega é a questão de, em vez de aclamar, reclamar, logo de saída. Normalmente sem o mínimo embasamento. Construir uma ciclovia envolve várias frentes, não é só pintar de vermelho. Vai existir impacto não só no trânsito como em outras frentes, e obviamente não é em 5 minutos que se soluciona isso. Em 5 minutos só dá pra se fazer uma crítica sem embasamento... |
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Alessandro_sp
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Não precisa pedir perdão, vc não está errado em sua argumentação. Só acho que muita gente olha e mete o pau, mas não se mexe na hora de sugerir. Dar pitaco sem saber das restrições é fácil, aliás tão fácil quanto inútil. Por trás de uma ciclovia meia-boca pode estar a vontade e o empenho de muitos em fazer acontecer! O que te leva a pensar que o cara do vídeo é fanboy do PT? |
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onoda
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a maioria dessas arvores do percurso foram plantadas muito próximas, poderiam ser replantadas aproveitando que ainda são praticamente mudas... durante o video é possível ver que apenas dobraram algumas das coitadas. Quem mora na região poderia dar uma mãozinha pra prefeitura, e fazer um serviço melhor de urbanismo. a parte da ciclovia paralela ao transito tem muitos pontos negativos, hora passa na calçada, hora divide faixa com onibus e suas paradas, atravessa muitos cruzametos de movimento, não segue um tamanho padrão, sinceramente não tenho ideia do que poderia ser feito pra melhora-la nesses pontos seguindo o layout atual. Editado por onoda - 30 Set 2014 as 17:46 |
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♪ Hime Hime Hime, Suki Suki Daisuki, Hime, Hime ♪
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FPavão
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Não vi as outras ciclovias, eu tinha a ideia de que elas estavam sendo bem feitas. Essa me decepcionou mesmo, por isso a indignação. Eu acho que se colocassem um estagiário de arquitetura com o mínimo de noção, sairia algo melhor que essa que foi feita. O cara parece fanboy do pt pq ele fala que tudo tá uma maravilha, mesmo quando é óbvio que não está. Ok, pode dar a volta na árvore e no poste, mas seria muito melhor se não fosse necessário. Não sou mais contra o pt do que outros partidos, inclusive votaria no Haddad pra prefeito se eu morasse em sp. Mas tem que ter um mínimo de senso crítico e apontar os erros de projetos mal feitos, afinal, somos os usuários.
Isso eu acho muita verdade. Por isso não concordo totalmente em pintar ciclovia de qualquer jeito e dizer que está bom ou melhor do que nada. Pode ser melhor do que nada, mas o potencial da rua é muito maior. |
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Fernando Pavão
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Mauriciors
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Saudações FPavao, Não vejo esse cara como fanboy do pt em nenhum momento. Vejo um ciclista que dividia espaço com os carros e sofria na pele e que está indignado com a mídia e com a parcela da população carrocentrista que está tacando pau nas ciclovias. Para quem está acostumado a dividir espaço para se locomover, uma ciclovia mesmo que mal feita é uma evolução e gera um pouco mais de segurança. Concordo que elas seguem o padrão mal feito de porto alegre, só espero que elas liguem a cidade e tragam locomoção e não sigam nosso exemplo de ciclovias que não se comunicam e não levam a lugar algum. Mesmo mal feitas são um inicio par algo maior, uma mudança que vai favorecer a sustentabilidade e mobilidade, a medida que as pessoas forem utilizando as ciclovias vai se gerar uma pressão para corrigir os erros e por projetos melhores, mas convenhamos em grandes cidades sem planejamento, sem apoio, não há como fazer milagres. Acho que a semente está sendo plantada e só o tempo irá revelar o resultado. Vou iniciar a campanha: "Queremos Haddad para prefeito de porto alegre"! Porque parece que aqui não tem jeito. Abraços
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Alessandro_sp
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O Mauricio sintetizou o que eu queria dizer. Só pra confirmar, o Tacio é apolítico .
É lógico que vemos falhas e espaço para melhorar. Porém, o que não pode acontecer é a primeira reação ser de crítica! Não conheço ninguém que ganhe um presente e fale "mas isso está ruim, tudo errado! Começa de novo!". E se fizer isso duvido que ganhe outro presente depois. Vc pode argumentar que a ciclovia não é um presente, e sim uma obrigação do governo. Mas de todo modo estão fazendo algo - lembre-se que do outro lado está a população que tb precisa de calçadas e os carros que não querem abrir mão das ruas. Nesse meio, o governo querendo deixar todo mundo contente. O correto é se contentar com uma pequena vitória hoje e quem sabe depois reivindicar uma reforma na ciclovia, já propondo soluções. Pra quem se interessar por fazer isso (e existem organizações que possuem esse interesse) é só listar os pontos críticos, propor soluções adequadas (sempre levando em conta as restrições do governo, não adianta algo mirabolante) e encaminhar às autoridades competentes. Depois é ficar de olho e cobrar a implantação dessas soluções! O que não vale é passar de carro e falar mal... Aí é o cúmulo! kkkkkkk |
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sergio_moraes
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Cadastrado em: 29 Mar 2014 Rio das Ostras Offline Mensagens:272 |
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bom dia pessoal!!
como eu disse anteriormente, nunca pedalei em SP, sou de Sorocaba e aqui, como o Alessandro disse, tem uma boa malha cicloviaria, só pra acrescentar, é bem planejada?, e boa?, de maneira geral sim, quem ja pedalou por aqui sabe que tem uns trechos complicados, outros improvisados e outros meio perigosos, mas nada que desabone a mesma, acho que as arvores no meio da ciclovia até dão um "charme" a mais, pois pegando o exemplo daqui mesmo ha trechos de ciclovia "pelados", e digo que em dia de sol forte é ruim e bastante cansativo de pedalar ali, aí eu concordo com o cara do video quando ele diz que é só desviar e pronto, nos pontos onde ela é compartilhada ou existem pontos de onibus ou entradas de estabelecimentos, é só diminuir ou parar,até porque se você anda numa velocidade compativel com a segurança do local, sem problemas, repito, acho que o principal ja foi feito, que é o primeiro passo, agora é torcer pela boa vontade politica de melhorar o que está feito e fazer o que falta ser feito.
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denisedognini
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Semana passada, eu precisei entregar um trabalho na Conselheiro Nébias, perto do terminal Princesa Isabel. Isso mesmo, lá na "cracolândia". Como tinha tempo, resolvi deixar o ônibus de lado e ir de bicicleta.
Saí de casa, perto da estação Ana Rosa, e peguei o caminho inteiro de ciclovias. |
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Alessandro_sp
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Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
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Pô Denise!!! Que tanto é esse de quase-atropelamentos???
Nesse ponto, a população vai se acostumando. Dos carros parados em ciclovias os marronzinhos podiam tomar conta, afinal mexendo no bolso a galera sente. Pedestres, em locais onde a ciclovia e a calçada possuem espaço suficiente para não haver interferência, deveriam manter alguma distância. E fica mais fácil conscientizar porque com a demarcação passa a existir o direito de uso, de fato, do benefício - aí fica também a nosso encargo avisar, sempre com educação, pois ninguém gosta de ser corrigido, ainda mais em público. |
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denisedognini
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Cadastrado em: 21 Dez 2013 Sao paulo Offline Mensagens:363 |
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Pois é, Alessandro. Quase-atropelamentos é o seguinte: o sujeito atravessa ciclovia sem olhar para os lados, como se não houvesse ninguém passando. É de repente. O cara vem pela calçada e do nada se joga na ciclovia. O pior é quando você está nos trechos de mão inversa ao trânsito. Se você andar muito rápido, não dá para parar em cima. Buzina de campainha nem adianta.
Tem ainda aqueles caras que trabalham nos estacionamentos, que ficam plantados na ciclovia para atrair os carros, e você que desvie, porque eles não saem. Isso, claro, no centro: da Sé em diante. Edit: estou com uma crise de bronquite daquelas, proibida de pedalar por mais uma semana. Mas, depois, esse trajeto será adotado permanentemente. Gostei da experiência.
Editado por denisedognini - 01 Out 2014 as 16:20 |
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sergio_moraes
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Cadastrado em: 29 Mar 2014 Rio das Ostras Offline Mensagens:272 |
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bom dia pessoal!
acho que o problema de carros estacionados na ciclofaixa/ciclovia é facil de resolver, é só a prefeitura fazer como aqui em sorocaba, eu desconheço se aqui tem alguma ciclofaixa,mas acho que seria solução onde tem, por aqui tem a GM de bicicleta nas ciclovias, além de passar mais segurança, inibe alguns abusos. |
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pepino_ctba
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Cadastrado em: 26 Nov 2010 Curitiba Offline Mensagens:10 |
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parabéns pro ciclista do video, muito sensato
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mvshel
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Cadastrado em: 19 Jun 2014 rj Offline Mensagens:26 |
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Parabéns ao autor do vídeo. Mostra que o bom senso é a melhor argumentação aos discursos coxinhas anti ciclovias.
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Libert
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Cadastrado em: 30 Mai 2014 São Paulo Offline Mensagens:293 |
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Acho que logo vai ser possível atravessar a cidade só em ciclovia. Segue o link do mapa:
http://s.google.com.br/s/ms?msid=217457800974376082556.0004dc48f1d9a428ade93&msa=0&ie=UTF8&t=m&ll=-23.596082,-46.595764&spn=0.283156,0.411987&z=11&source= - http://maps.google.com.br/maps/ms?msid=217457800974376082556.0004dc48f1d9a428ade93&msa=0&ie=UTF8&t=m&ll=-23.596082,-46.595764&spn=0.283156,0.411987&z=11&source=embed |
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Libert
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Cadastrado em: 30 Mai 2014 São Paulo Offline Mensagens:293 |
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A segunda linha, acho que não consigo editar.
http://s.google.com.br/s/ms?msid=217457800974376082556.0004dc48f1d9a428ade93&msa=0&ie=UTF8&t=m&ll=-23.596082,-46.595764&spn=0.283156,0.411987&z=11&source= - http://maps.google.com.br/maps/ms?msid=217457800974376082556.0004dc48f1d9a428ade93&msa=0&ie=UTF8&t=m&ll=-23.596082,-46.595764&spn=0.283156,0.411987&z=11&source=embed |
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Alessandro_sp
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Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
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Atualizei com mais um vídeo sobre outros 2 trechos de ciclovias
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FPavão
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Cadastrado em: 17 Dez 2010 Porto Alegre Offline Mensagens:1732 |
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Vi por cima só, mas a ciclovia do segundo vídeo parece um sonho. Nem se compara com o padrão da do primeiro.
Aos 4:40 tem uma espécie de parklet com paraciclo. Parece coisa de primeiro mundo até. |
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Fernando Pavão
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velocycle
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Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
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Razgris
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Cadastrado em: 04 Mai 2013 Franca SP Offline Mensagens:4 |
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O caminho do primeiro vídeo é muito ruim. Logo no começo o cara do vídeo é obrigado a pegar a contra-mão da ciclovia pq tem um cara dormindo no chão, provavelmente porque tomaram o espaço da calçada. Muitas árvores no caminho também. Pode ser fácil para um ciclista experiente pedalando sozinho - ele passa por menos de 10 ciclistas - mas imaginem ela com um certo tráfego, é segura para nós e os pedestres ? Não sei como é a realidade lá, muito provavelmente deve ser bem pior sem esse novo caminho, mas não acredito que devemos nos contentar e sair dizendo que "bicicleta tem freio, acabou os problemas".
Sobre o ponto de ônibus, aquilo é bem perigoso. Muitas pessoas não olham pra descer do ônibus ou podem até tropeçar. O que deveria ser feito é colocar a calçada pra frente e a ciclovia passar por detrás. Pelo que lembro na Radial Leste é assim. Há também outro problema, no cruzamento logo após o ônibus. Imaginem um ônibus parado no ponto, sendo um obstáculo visual tanto pro ciclista quanto pra um motorista de carro que está naquela via e vai virar a direita logo na frente do ônibus. Não tem visão. Se o motorista vier rápido pra não ficar atrás do ônibus que esteja saindo, pode facilmente pegar algum ciclista. Muito hipotético, eu sei, mas direção defensiva pra ciclista é questão de sobrevivência. O melhor trecho desses recentes que andei foi o da Sé até o Paraíso, com uma ciclovia pra cada mão, ao lado do canteiro central. É mais legal que a da Radial Leste, pq passa pela cidade, tem gente e não um muro cinza por vários kms. |
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Moura SP
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Cadastrado em: 23 Out 2014 São Paulo Offline Mensagens:109 |
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Eu li muitos posts, não li todos, mas eu acho que vai fazer muita diferença quando tivermos um volume maior de ciclistas utilizando a ciclovia, as pessoas vão valorizar mais a iniciativa e consequentemente os motoristas terão mais respeito. O que percebi, é que os motoristas (na sua maioria egoístas), olham as ciclovias como um câncer, atrapalhando o que já é irremediável e hostilizando os poucos ciclistas que a utilizam, achando que estamos tomando o espaço que geralmente está vazio. Quando ficarmos que nem a China, a discussão vai ser diferente. |
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