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Opinião de peças para bike cicloturismo |
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Wolf666
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Postado: 26 Dez 2016 as 22:59 |
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Boa tarde a todos, estou pretendendo montar uma bike para cicloturismo, fiz uma relação de peças e os preços médios, gostaria de opiniões, dicas sobre as peças que escolhi ou se está faltado alguma coisa, alguma peça que seria interessante substituir por outra, enfim... estou mandando uma tabela com os componentes na imagem.
Ahh postei hoje a tarde esse msm tópico no fórum de cicloativismo, como está em lugar errado alguém poderia me orientar como apago aquele e mantenho este? hehe Obrigado! |
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AndreKavernista
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Eu recomendaria procurar por uma bike usada, você consegue um custo-benefício muito melhor. Querendo ou não montar a bicicleta peça por peça é a forma mais cara (mas claro que também a mais divertida) pra iniciar no ciclismo. Mas comprando uma usada e trocando uma peça ou outra ao eu gosto eu acho o ideal.
E sobre a questão dos freios acho que poderia pensar um pouco nos freios a discos. Mesmo se for um freio a disco mecânico ele vai te dar um poder de frenagem muito maior em uma situação de chuva + bike carregada + descida, quando nessas situações um v-brake é apenas redutor de velocidade. Te indicaria essas duas bikes, se encontrar alguma dessas usadas em bom estado seriam perfeitas, e ambas tem o quadro com furação para bagageiro. specialized.com/br/pt-br/bikes/fitness/sirrus-sport/106264 https://www.youtube.com/watch?v=3PSORcn19OQ Editado por AndreKavernista - 27 Dez 2016 as 00:45 |
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Wolf666
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Eu entendo, também estou pensando nesta possibilidade de pegar usada. Já tinha visto estas duas, principalmente a Caloi, mas eventualmente gosto de pegar trilhas, por isso queria uma bike que útil para os dois mundos. Estou bem inclinado em pegar uma Sense Impact 2015, que bem procurado acha por cerca de 2500, o bagageiro já vi vários vídeos sobre adaptar na bike sem nem precisar furar o quadro.
Minha dúvida é se uma bike tipo a Sense não é "muito" pra cicloviagens pela dificuldade em repor alguns componentes?
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Miro Am
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Bom dia, Wolf.
Montei uma com quadro ATX e estou gostando muito. Tem um vendedor no ML ai de Ponta Grossa que tem um anúncio do ATX a r$ 550,00, por estar próximo pode ser mais interessante. Vale dar uma consultada no frete pra ver. |
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Christoffer
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Cadastrado em: 10 Set 2005 Mogi das Cruzes Offline Mensagens:233 |
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Cara, também faço cicloturismo. Eu no seu lugar, pegaria uma bike 29 usada para fazer cicloturismo. É mais confortável, rende mais. Eu tenho uma 26 de cicloturismo, mas em 2017 vou montar uma 29 (ou pegar uma usada), pois entendo que a aro 26 já deu tudo que tinha que dar. Pode até sair mais caro, mas vale apena pagar a diferença. Sobre os freios, vá de freio a disco hidráulico. Os Vbrakes dão problemas com lama, fora que em descidas longas e fortes suas mãos doem pra caramba. Outro problema enfrentado, é que em descida longa e forte, se freiar muito, o aro esquenta e eventuais remendos na câmara abrem/enfraquecem. Sobre o movimento central indicado por você, recomendo comprar um movimento bom da Shimano selado, pois ali é uma região sensível com o tempo. Cada ciclista reage diferente quanto a conforto/bikes, esses pontos demonstram um pouco sobre a minha visão.
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Wolf666
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Cadastrado em: 20 Mar 2016 Guarapuava Offline Mensagens:25 |
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Acho que vou fazer isso mesmo, pegar uma boa usada e adaptar. Mas sobre o aro estou na dúvida ainda, pois já vi excelentes usadas aro 26, com componentes slx com preço de 29 acera...
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Christoffer
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Cadastrado em: 10 Set 2005 Mogi das Cruzes Offline Mensagens:233 |
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Ah sim, mas já temos acera de 9v que é bem razoável. Meus primeiros cicloturismos foram com um acera 24v e nunca me deixou na mão. Com o tempo fiz upgrade para Deore LX/XT. As 26 tendem a ser mais baratas, pois eu (opinião pessoal) acho uma tecnologia defasada. Rende pouco, você gasta muito mais energia de 26 do que de 29, os buracos são muito mais sentidos de 26. E a somatória no final de uma viagem longa faz diferença. Obviamente a 26 tem pontos positivos, como preço, facilidade de encontrar câmaras/pneus em uma emergência, mas é algo que é a exceção da exceção da exceção. Se for pegar uma 26 usada, cheque a vida útil dos componentes para não precisar trocar logo, e tenha preferência por uma com freios a disco hidráulicos e fixações para alforge.
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Ligeirinho
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Creio q as controvérsias sobre 26 x 29 nunca irão terminar e se estendem também ao cicloturismo. Há vantagens/desvantagens de ambos os lados. Sugeriria mesmo o Giant ATX como melhor custo benefício das 26. De ciclo turistas experientes sempre li que a simplicidade técnica, não a qualitativa, deve ser a regra de condução. Se escolhendo 29 a queixa mais recorrente é a ineficiência bastante conhecida em subidas. Imagine então com carga...
Aliás como vai ser o relevo predominante de sua empreitada? Em tempo tenho 2 bikes aro 29. Na verdade 700cc urbana que é a única 29 pneu fino que me convenceu de suas vantagens. |
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Wolf666
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A principio a primeira rota é guarapuava > curitiba > guarapuava, quero uma bike pra viajar mas sem abrir mao da capacidade de fazer trilhas com ela, vi umas usadas 26 com esse quadro atx e mosso com grupos deore e slx completos por um preço mais em conta do que montar do zero, será que vale?
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misera
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Depende do estado das peças e se tem nota fiscal...
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AndreKavernista
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Pois é, se a bike tiver inteira e não for roubada vale a pena sim
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MarcosMori
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Eu troquei recentemente uma specialized vita porque não achei adequada para fazer cicloturismo no Brasil. O cicloturismo no Brasil tem uma caracteristica meio MTB. Talvez na Europa fique bem sem suspensao. Eu troquei por uma MTB pitch. Mas fiquei muito tentado por uma specialized crosstrail. Se pesquisar vc consegue quase pelo preço de uma caloi city tour.
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RicRP
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Wolf666, a maioria do pessoal que dá palpite nunca fez uma viagem de bicicleta e seguem a manada do marketing de bikes.
Procure blogs de pessoas que viajaram meses ou anos, você verá que quanto mais simples melhor. Aro 26, vbrake, 24 marchas e assim vai. Como exemplo, peguei este post do pessoal do Pedarilhos, que viajaram durante alguns anos pela América do Sul. http://www.pedarilhos.com.br/blog/recomendacao-bicicleta-cicloturismo/[URL= ][/URL] Minha recomendação, vá com essa bike que você postou no início e seja feliz. |
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RicRP
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O link saiu quebrado. O correto é esse aqui:
http://www.pedarilhos.com.br/blog/recomendacao-bicicleta-cicloturismo/ |
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MarcosMori
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RicRP tem razão! Eu pensei mais na questão de custo e beneficio. Minha experiencia com a vita foi em uma pequena viagem em Panapiacaba que com o terreno com muita pedrinhas não foi uma boa experiencia. Depois troquei de bike por uma aro 26 com suspensão e fiz outras várias pequenas cicloviagens com muito mais tranqulidade. Mas cicloviagem, como disse um usuario do forum, se faz até com bike praiera. Nesse video, nem todos gostam dele, mas dá dicas interessantes. Abraços, Marcos
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Marcos Ferrari
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Veja bem o que tem aqui na minha região para venda; KHS aro 26, 27v Altus, suspa Rock Shox Dart 1. freios à disco mecânico, etc......Por R$: 1.100,00! Isso e só um comparativo, a KHS não tem furação para bagageiro! Um quadro Soul Sl 100 tem furação para bagageiro e tá mais barato.
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Soul SL 100, Up grade para 27.5, Sram X0,
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Joerly
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Não se preocupe com furação de bagageiro. Vc sempre terá opções de bagageiro que não precisam de furação e ainda existe os bike trailers ou a fixação dá bagagem no " estilo" bikepacking. |
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Marcos Ferrari
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Não uso mais bagageiros! Também tô partindo para as bolsas "gigantes" de selim.....
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Soul SL 100, Up grade para 27.5, Sram X0,
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_danielcorrea
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Cadastrado em: 17 Nov 2016 BH-MG Offline Mensagens:733 |
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A dúvida inicial foi a mesma que carreguei comigo por 4 meses: 26 vs 29, furação para bagageiro ou não, etc, etc, etc... Também buscava uma bike "híbrida" que me proporcionasse viajar, levar bagagem e tals, e também fazer umas trilhas.
Estava montando uma bike praticamente igual à descrita, mas no fim optei por comprar uma GT Avalanche Elite, que saiu 324 reais mais cara que uma Giant Atx montada e com peças muito superiores. Essa GT vai atender aos "dois mundos" e sendo uma 27.5, para a minha estatura, já vi vantagens sobre uma 26 e as 29. |
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_danielcorrea
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Cadastrado em: 17 Nov 2016 BH-MG Offline Mensagens:733 |
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Tenho uma dúvida sobre isso... Essas bolsas, dependendo do peso aplicado, podem forçar o canote e consequentemente o seat tube, já que, pela sua posição, o peso tenderia para trás e não somente para baixo?
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Marcos Ferrari
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Olha esse forum://www.pedal.com.br/forum/bolsa-de-selim-gigante_topic85973.html
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Soul SL 100, Up grade para 27.5, Sram X0,
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rmfs66
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Cadastrado em: 27 Fev 2009 Belo Horizonte Offline Mensagens:433 |
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Não creio que faça alavanca a ponto de ser problema. Os quadros/canotes são projetados para o peso do ciclista. Essas bolsas não levam mais que 10 kg, ou seja, muito pouco para interferir.
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_danielcorrea
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Cadastrado em: 17 Nov 2016 BH-MG Offline Mensagens:733 |
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Eu concordo que o peso é pouco, mas tenho dúvidas em relação à forma/angulação que ele é aplicado no seat tube. Vou na NorthPack ver de perto estas bolsas antes de comprar.
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_danielcorrea
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Cadastrado em: 17 Nov 2016 BH-MG Offline Mensagens:733 |
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Já tinha visto. Ele não esclarece minha dúvida.
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Marcos Ferrari
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Cadastrado em: 10 Jul 2016 Resende, RJ Offline Mensagens:98 |
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Tem um relato sobre uma viagem com essas bolsas, vou achar e postar o link....
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Soul SL 100, Up grade para 27.5, Sram X0,
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_danielcorrea
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Cadastrado em: 17 Nov 2016 BH-MG Offline Mensagens:733 |
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Marcos, já li em algum lugar sobre. Mas uma só viagem é suficiente para saber se a médio/longo prazo essa bolsa de 10kg causará algum dano ao quadro?
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Marcos Ferrari
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Cadastrado em: 10 Jul 2016 Resende, RJ Offline Mensagens:98 |
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Há sim......Entendi sua dúvida!!! Interessante seu ponto de vista! Agora fiquei curioso..... |
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Soul SL 100, Up grade para 27.5, Sram X0,
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sascencio
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Cadastrado em: 19 Mai 2006 SJosé Campos-SP Offline Mensagens:908 |
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Se for realmente fazer cicloturismo, recomendaria uma bike simples porém sem ser frágil. O ideal é que a bike fique robusta mas com peças que sejam encontradas com facilidade, em qualquer lugar. No meu caso montei uma aro 26 (já faz mais de 10 anos... rsrsrs...) com um quadro Aerotech Bullet, algumas peças usadas que tinha de outras bikes e o restante comprei no nível Alívio, que julgo ser um grupo bom e resistente. Uso vbrake e mesmo com a bike carregada, nunca tive problema com frenagem. Como faço viagens onde levo bagagem, optei por um quadro que tivesse furação para bagageiro e uso de alforges. São mais úteis do que bolsa de selim e mochila, tem muito mais espaço e deixam o centro de gravidade da bike mais baixo, o que a torna mais segura e estável quando está carregada. Já rodei mais de 15.000km com essa bike, entre viagens e treinos e ela nunca me deixou na mão...
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*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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Ligeirinho
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Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2128 |
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Sascencio como vc fez com a fixação com o bagageiro? A Aerotech Bullet nao tem furação.
Sei q é apelativo pelo tempo que passou mas saberia dizer o diâmetro do canote de selim desse modelo? Usou suspensão? Qual? Ou encarou as pedreiras de garfo rígido? Editado por Ligeirinho - 11 Fev 2017 as 16:19 |
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sascencio
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Cadastrado em: 19 Mai 2006 SJosé Campos-SP Offline Mensagens:908 |
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Ligeirinho, esse quadro Aerotech Bullet que eu tenho (tamanho 21) tem fixação na parte inferior na base dos "seat stay's", perto da furação do eixo do cubo. Na parte superior, fixa na abraçadeira do canote. O bagageiro é um Tranz-X de alumínio, muito bom por sinal. Já foi usado com mais de 10 kg de bagagem e nunca deu problema. O canote do selim acho que é 27,2... não estou com a bike aqui para medir. A suspensão é uma que sobrou de outra bike antiga que tive, uma RST Gamma 100mm. Pesada mas de baixa manutenção, já que é de mola.
Editado por sascencio - 11 Fev 2017 as 21:34 |
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Ligeirinho
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Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2128 |
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É verdade, a furação perto da gancheira é discreta e não sobressai como em muitos quadros de cromo. Quanto ao diâmetro do canote talvez seu quadro seja mais antigo ou novo pois o meu tem 30.9 mm. Quanto a suspensão não é muito pesada? Qual o curso? 80 mm ou 100 mm?
Tive muita sorte de comprar esse quadro estado novo porem relativamente velho (2001?) por só 200 reais. Decidi por ele graças as avaliações de produtos aqui do site pedal bem como seu relatos anteriores. O acabamento das soldas é excepcional. Á época tbm comprei em 10 suaves prestações o Giant AtX 7. Uma delas será a bike de cicloturismo, a outra vai pro "pau" de uso urbano. |
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Paulo Andino
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Cadastrado em: 26 Mar 2017 Fortaleza Offline Mensagens:10 |
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De acordo com videos e conversas que tive com cicloturistas , hj em dia os freios Hidraulicos são bem confiaveis para cicloturismo.
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