Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [ OLD ] Caloi Formula Anos 80/90
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[ OLD ] Caloi Formula Anos 80/90

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
leonotre Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2014
Brasília/DF
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonotre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [ OLD ] Caloi Formula Anos 80/90
    Postado: 10 Set 2014 as 15:03
Boa tarde pessoal!!!

Alguém lembra das bicicletas CALOI FORMULA (ou FORMULA 1, não me lembro) ???

Já tentei de todas as formas encontrar uma foto, até com a Caloi já tentei, e nada!!!

Lembro que era uma bicicleta aro 24 eu acho, para crianças, com marchas e um "tampão" branco na roda traseira. Coisa top para a época...

Como não podia, lembro que tinha uma Monark parecida e meu pai pediu para colocar marchas nela para "tentar" ficar parecida...

Se alguém tiver alguma foto, alguma reportagem, gostaria de relembrar minha infância!!!

Thumbs Up
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2014 as 21:53

O caro amigo leonotre deve estar se confundindo!

Eu conheço a Caloi Formula C3! Que, se não me engano, era uma cópia de uma bicicleta americana, uma tal de Sears... sei lá (foto abaixo)! Ela tinha aqueles cubos traseiros com 3 marchas. Agora, "tampão" nas rodas... isso apareceu no meio dos anos 80´s com as Caloi Cross Aero Free e tals... Talvez, se o amigo dissesse +ou- a época (ano) que viu essa bicicleta, facilitava!
 
- Caloi Formula C3:
 
- Caloi Cross Aero Free:
 
Beer Handshake
 
 
 


Editado por Black Knight - 10 Set 2014 as 21:55
Voltar ao Topo
JeffersonSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Rio Grande
Offline
Mensagens:181
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar JeffersonSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2014 as 00:15
Eu lembro. Saiu numa BiciSport dos idos de 93/94, por aí.

Tampão na roda traseira e creio que seis marchas. Aro 24, ou menor. Guidom reto, na linha das primeiras MTB's.

Nas fotos, montada por um piloto adulto, e lembro do texto falar de uma proposta de bike para diversão, como se fosse uma fun bike das motos (tamanho de roda e geometria visando a maneabilidade, curvas rápidas e coisa do tipo).
Voltar ao Topo
JeffersonSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Rio Grande
Offline
Mensagens:181
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar JeffersonSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2014 as 00:33
Achei uma foto na net.



Era mesmo aro 20, mas 5 machas, aos invés das 6 que chutei.

Vejam a geometria, parece bike de pista. Não era de fato para crianças a proposta.

Há um anúncio de uma no site Preciolandia.
Voltar ao Topo
JeffersonSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Rio Grande
Offline
Mensagens:181
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar JeffersonSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2014 as 00:34
Voltar ao Topo
leonotre Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2014
Brasília/DF
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonotre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2014 as 10:44
Essa mesmo JeffersonSantos!!!

Como disse, tinha pesquisado e até mandado e-mail para a Caloi!

Tão rara a bicicleta que nem eles tinham algum arquivo...

Valeu pela força, relembrando a infância!!!
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2014 as 13:33
Hummmm... ontem, quando li o primeiro post até veio na minha cabeça a Monark Formula 1!!! Mais da caloi eu não lembrava não!!! Fica a foto da Monark Racer F1 só pra relembrar tb!!! heheheeh
 
 
Beer
 
 
Voltar ao Topo
demary1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Set 2013
são paulo SP
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar demary1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2014 as 21:19
 lembro sim ;a que eu vi na loja era preta muito bonita ,na época era bem cara, por isso acho que não vendeu bem .
Voltar ao Topo
Race Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Race Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 01:13
Eu tive uma dessas preta.

Para uma criança (meu caso na época) o tapão acabava gerando um pouco de arrasto que deixava a pedalada mais pesada (eram de plástico, salvo engano).

Eram somente duas cores (preta e vermelha). Ganhei essa quando roubaram uma Cross Light com rotor que eu tinha.

Engraçado, lembrando agora, vi que a maioria das minhas bicicletas foram Calois... rs
Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 19:08
Não sei exatamente se era esse modelo, mas lembro dessas bikes de cross com os tampões. Acho que foi a partir daí que começou minha obsessão por esse acessório...kkkkkk.
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2014 as 19:53
eu lembro que tinha se não me engano uma bmx que tinha esses tampao preto,acho que era a pantera.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2014 as 22:58
Originalmente postado por leonotre leonotre escreveu:

Essa mesmo JeffersonSantos!!!

Como disse, tinha pesquisado e até mandado e-mail para a Caloi!

Tão rara a bicicleta que nem eles tinham algum arquivo...

Valeu pela força, relembrando a infância!!!

Se fosse mesmo uma empresa séria teria dados referentes ao produto. Tbm perguntei a eles da Caloi Suave e disseram que nao tinham nenhuma informação sobre o produto. Já a Specialized me mandou informações tecnicas precisas sobre um produto dela que tenho há 16 anos. Quem eu tenho q respeitar?
Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2014 as 23:53
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Originalmente postado por leonotre leonotre escreveu:

Essa mesmo JeffersonSantos!!!

Como disse, tinha pesquisado e até mandado e-mail para a Caloi!

Tão rara a bicicleta que nem eles tinham algum arquivo...

Valeu pela força, relembrando a infância!!!

Se fosse mesmo uma empresa séria teria dados referentes ao produto. Tbm perguntei a eles da Caloi Suave e disseram que nao tinham nenhuma informação sobre o produto. Já a Specialized me mandou informações tecnicas precisas sobre um produto dela que tenho há 16 anos. Quem eu tenho q respeitar?

A caloi não tem informações de uma bike que foi fabricada em 2006. Quanto mais dos anos 80. A melhor resposta que eles me deram foi: "Procure em fóruns pela internet".
Voltar ao Topo
kentkalell Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2015
Massachussetts
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kentkalell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2015 as 23:57
Amigo Leonotre,

Quando li seu post aqui sobre a Caloi Fórmula 1, quase chorei.
Por um instante, pensei que eu tivesse feito este tópico e não lembrava. Incrível!

Eu também sou de BsB e procurei durante anos uma foto dessa lindíssima bike da Caloi. Inclusive, também importunei a Caloi  atrás de informações dela e nunca responderam! :(

Não faz muito tempo, 1 ou 2 anos que tinha feito minha pesquisa no google sobre ela e nada encontrei, nenhuma fotinha, até que acabou caindo no esquecimento! Desisti de procurar.

Hoje, ao conversar sobre bikes no whatsapp com uns amigos, retomei a busca e para minha surpresa encontrei 2 fotos! Quase chorei de alegria e tristeza ao mesmo tempo, pois nunca tive uma!

Era meu sonho, meu pesadelo, e meu maior desejo de criança! Nunca ganhei!
Até apanhei por causa dela. No Natal de 1991 eu pedi uma bike dessa e ganhei um boneco do Rambo! Fiquei com tanta raiva que mastiguei a cabeça dele toda e queimei o resto com álcool no mesmo dia. Moço, pense numa surra bem dada de cinturão! Noooossa! Nunca esqueci!

Um vizinho tinha uma bicicleta dessa. Pense numa bicicleta revolucionária para época, perfil baixo, quadro rebaixado, 5 marchas e lindas calotas brancas que faziam um barulho irado de carro de F1 ao confrontar o vento lateralmente! Wow!!!

Fazia um enorme sucesso entre a molecada da rua. Era uma bicicleta rara, especial, exclusiva e cara. Todos babavam por ela, meninos e meninas!
Uma vez fui pra escola com ela e virei um rei no intervalo! Quem andava nela passava um ar imponente, pela posição que o corpo ficava posicionado nela, devido ao quadro curvado, guidon chapado e rebaixado, e selinho alongado para trás!

UM ESPETÁCULO DE BICICLETA! A CALOI DOS MEUS SONHOS!!!

Abaixo as especificações que lembro dela:
- Foram produzidas pouquíssimas unidades, bicicleta muito, muito rara!
- Lançanda entre 89 e 90! (não tenho muito certeza se está correto)
- Aro 20
- 5 Marchas
- Coroa 52 (quase certeza)
- Tinha adesivos com bandeiras no quadro
- Calotas brancas revolucionárias pra época!

Vou repostar as fotos acima, pois os links estão OFFs!

http://www.bam.com//e25ab5435210366 - http://www.bam.com//404565435210368 - http://www.bam.com//f3b00e435210371 - http://www.bam.com//71cfde435210374 -

Clique para aumentar!
Voltar ao Topo
kentkalell Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Set 2015
Massachussetts
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kentkalell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2015 as 00:21
Eu precisei EDITAR o post anterior pra acertar as imagens e não encontrei o botão de edição!
Parece que novatos não podem editar os posts, é isso?

Enfim... continuando... como o amigo JeffersonSantos disse acima, concordo com ele!
"Vejam a geometria, parece bike de pista. Não era de fato para crianças a proposta"

Voltar ao Topo
Leviking Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 26 Mai 2012
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leviking Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2016 as 22:56
Lembro deste modelo. Um garoto que morava perto de casa tinha uma preta. O design lembra as bikes de velodromo em escala reduzida. É um modelo muito raro, aquela foi a única que vi até hoje.
Voltar ao Topo
felipecanelinha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Abr 2009
RJ
Offline
Mensagens:271
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipecanelinha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2016 as 20:14
Post bem antigo e respondido pela ultima vez em Janeiro.. Mas vamos lá. 
Eu já tive 2 bikes dessa e infelizmente fiz a cagada de trocar uma delas por um capacete na minha época de muleke. Como entre amigos tinham umas 4 ou 5 bikes dessa e eu ainda era muito novo não sabia nada a mais do mundo das bikes achei que era como muitas outras. Até hoje eu tenho 1 guardada comigo, mas também infelizmente não é quase nada original, somente quadro, garfo, canote. Rodas são nylon, coroa 58, porém dupla e pinhão de 7v. A outra não faço a minima ideia de onde foi parar, pois foi roubada depois que troquei. Na época não sabia dar valor as coisas talvez. Tive muitas caloi cross light, mas foram se deteriorando até o dia de eu me mudar e colocar todas as peças e bikes em uma árvore para alguém pegar e usar, pois não tinha espaço na casa nova para guardar as raridades, somente descobertas por mim anos depois. Hoje minha fórmula dorme dentro de uma caixa de tv LED na casa da minha mãe, pois ia vender para uma pessoa de SP por míseros 200,00 kkk.. Uma dia reformo ela e monto da melhor forma possivel. Um abraço a todos.
Canelinha - RJ
cep: 20530-370
email e MSN: felipecanelinha(a)hotmail.com
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2016 as 21:51
Lendo esse tópico vi pelo menos uma coisa em comum com meu projeto.

Estou reconstruindo uma Caloi Mountain Bike da primeira leva, bicicleta raríssima que caiu nas minhas mãos.
Pois a reconstrução está mais difícil justamente porque faltam informações sobre ela, até mesmo fotos.
Achei fotos de uma montada, mas descaracterizada, e alguns quadros pelados já bastante judiados e deteriorados.

Aqui se fala de tentar buscar informações com a Caloi. Esqueça, eles não tem.
A Caloi Mountain Bike foi histórica e eles não tem nem a lembrança que o modelo existiu, quanto mais ter detalhes dela.
Esse é o caminho errado.

O caminho certo é tentar achar fotos antigas e lembranças dos velhos da época que lembrem delas.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2018 as 19:04
Tá veio o post, mas como eu tive uma dessas, vou contribuir com meus trocados...

A Caloi Fórmula 1 que eu tive era preta, fabricada em 1990. As especificações que o kentkalell passou são bastante precisas, mas quero completar com algumas coisas:

* o quadro era de aço carbono com geometria bastante agressiva
* o guidão reto, com uma leve curvatura na direção do piloto
* freios side pull de BMX, tipo "ferradura", que faziam um puta barulho
* tampões plásticos brancos, pesados pra burro
* pneus com desenho agressivo, composto macio e banda de rodagem ampla (cobria quase toda a circunferência do pneu)
* selim tipo concorde
* câmbio Dimosil nacional (uma bosta!)
* passador de fricção com uma folga que não podia ser eliminada (péssimo...)
* movimento central monobloco, tipo BMX
* coroa de 52 dentes (com chain line incorreta, de fábrica!)

Eu tinha uma relação de amor e ódio com ela...

O amor era pela postura agressiva, os pneus fantásticos que me salvaram de derrapagens feias (e quedas idem) por diversas vezes, a velocidade e a aparência, que fazia ela parecer rápida mesmo parada.

Já o ódio, ah, o ódio... Isso graças à combinação do câmbio Dimosil nacional com passador de fricção com folga monstruosa e um chainline mal projetado: a coroa vinha alinhada de fábrica com a segunda engrenagem, ao invés da terceira central.

Resumindo: troca de marcha precisa "non ecziste" e passar pra quinta marcha obrigava a dar uma girada pra trás no pedal, porque a corrente SEMPRE desengatava da coroa.

Corrigir era possível, mas envolvia alterações ou trocas de peças, o que meu pai não aceitava ("não gosto de gambiarras e modificações da especificação do fábricante"). Basicamente, tem que colocar espaçadores na coroa ou adaptar um central integrado com a chainline correta, além de trocar o conjunto de transmissão. Um Shimano SIS de 5 ou 6 marchas era bastante caro na época, mas hoje um Tourney TZ barato e básico de 6 marchas já é um puta upgrade!

Ninguém sabia que ela era uma fun bike quando foi comprada. Na realidade, a geometria extrema deixava ela bem complicada pra pedalar... Me lembro que o canote do selim teve que ser levantado até o máximo, o que devido à geometria dela jogava o peso todo pra roda traseira. Subidas e arrancadas, somente pedalando em pé. Mais fatores pro amor e ódio...

Ganhei ela dos meus pais porque a minha Caloi Cross Extra Nylon de 1984 (que foi doada pra um primo, que destruiu ela em pouco tempo) ficou pequena pra mim. Foi substituída por uma Caloi Cross Sport por volta de 1993, muito mais adequada pro meu tamanho na época. Morávamos em Montes Claros/MG e eu pedalava bastante. Em 1995 mudamos pra uma casa em Belo Horizonte, nos fundos da casa dos meus avós paternos, e ambas ficaram encostadas devido ao trânsito daqui. Quando nos mudamos pra um apartamento (apertamento?), elas não puderam vir devido à falta de espaço e acabaram largadas na casa dos meus avós, onde foram doadas ou vendidas pra alguém por uma tia minha.

Essa história tá me dando vontade de tentar achar essa Fórmula 1 e a Cross Sport... Se eu conseguir, relato aqui!
Voltar ao Topo
Alessandro doni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2018
Santo andre
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro doni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2018 as 19:11
Olá, você tem esse Bike ainda, procuro faz tempo uma dessa, eu tinha uma, é top essa Bike, se tiver ainda venderia para mim
Obrigado
Voltar ao Topo
Marcelo Paulino Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Dez 2022
Curitiba
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo Paulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2022 as 17:01
Tenho uma jóia rara dessas que estava parada a 29 anos totalmente original
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X