Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Octalink x Ponta quadrada
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Octalink x Ponta quadrada

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MVBeber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Octalink x Ponta quadrada
    Postado: 22 Fev 2018 as 08:57
Olá pessoal, 

Já alguns tópicos discutindo a diferença entre movimentos centrais Pontra quadrada e Octalink, mas a maioria já tem alguns anos. 

Bueno, tenho uma endorphine 5.3 2015 e estou pensando em trocar o pedevela por um shimano, vai ser um acera ou alívio, minha dúvida está justamente no padrão do pedevela, se troco pra Octalink (ainda que custe um pouco mais, ou fico no ponta quadrada. 
Num tópico mais antigo, de 2011 - 2012, algumas mensagens mencionam o fato do octalink ser mais frágil, isso continua? 

apenas salientando, meu uso é passeios, por estradas de terra, asfalto e alguma trilhas leves, sem pretensões competitivas. 

Grande abraço e obrigado. 
Voltar ao Topo
julinh0 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Dez 2017
Araçatuba
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar julinh0 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2018 as 09:07
octalink é a evolução do ponta quadrada, não vejo por que ser mais frágil.
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2018 as 09:15
https://www.pedal.com.br/entendendo-os-padroes-de-movimento-central_texto1181.html

Os eixos octalink possuem rolamentos menores (por ter um eixo mais grosso), portanto são menos duráveis. Mas o eixo em si é mais resistente por ser de diâmetro maior que o de ponta quadrada. Leia este artigo do próprio Pedal para entender a diferença entre os centrais.


Editado por Vinicius Trevisan - 22 Fev 2018 as 09:26
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
MVBeber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2018 as 09:25
Obrigado.... 

vou ler sim. 

Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2018 as 09:28
Amigo conterrâneo (ok,sou de Novo Hamburgo, quase ) , não tou muito por dentro dos pedivelas de entrada,mas será que não dá pra pegar um destes acera,alivio ou até aqueles "non series" (MT200 ou o q o valha) dos novos ,já com eixo integrado ? São mil vezes melhor, compra com bottom bracket incluído, são bons de instalar e BEM mais rígidos e estáveis que os de ponta quadrada ou octalink...
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2018 as 09:47
Se vc pretende investir... parta para um alivio com hollowtech 2 logo.... o octalink é melhor q o ponta quadrada.. mas não tanto... um pouco no peso e na rígidez... se vc colocar o alivio novo já é hollowtech que ganha em tudo... inclusive a manutenção é bem mais fácil
...
Voltar ao Topo
Lucas Portela Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2015
Manaus
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Portela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2018 as 09:58
Se for pra fazer um real upgrade, pula logo para a pedivela Alivio integrada. O central Hollowtech é bem mais resistente que o Octalink e Ponta quadrada. 
Oggi Hacker - 2015 (vendida)
Soul SL 900 - 2015
Caloi Strada - 2016 (vendida)
Oggi 7.4 - 2017
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2018 as 10:08
essa daqui parece ser a nova de entrada da linha integrada da shimano:
MT-200 40X30X22T

pelo que vi é pouco mais barata que a m4050



Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2018 as 10:14
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

essa daqui parece ser a nova de entrada da linha integrada da shimano:
MT-200 40X30X22T

pelo que vi é pouco mais barata que a m4050




Desconhecia esse. É basicamente um Altus com eixo integrado.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
RicRP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Dez 2016
SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicRP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2018 as 12:52
MVBeber, para o uso que se você falou, não fará diferença alguma. Tenho um MTB com 10 anos e eixo ponta quadrada. Nunca tive nenhum problema, seja de folga, ou de manutenção. E pedalo forte com ela.
Tenho uma outra bike, com eixo integrado, que é excelente também. Mas na prática, em termos de desempenho, não sinto grande diferença. O gargalo deve ser eu.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2018 as 23:41
Deu uma reunião de gauchada, e vizinho ainda... Quando marcamos o churrasco? LOL

Eu também acho que por upgrade não valha essa troca... Não se justifica nem pelo uso, nem pelo preço, nem pelo conjunto da obra... É de sua vontade? Faça! Eu também quero passar até final do ano para HollowTech até final do ano.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2018 as 05:46
Em casa tem seis bicicletas, tem bike com pedivela monobloco (das crianças), ponta quadrada, octalink e a minha que já é holowtech. Já pedalei bike com praticamente todos os tipos de pedivela (até chavetado de Caloi 10 antiga) e sem dúvidas que o melhor que vi até agora foi o hollowtech (pode até ter pedivelas melhores, mas eu desconheço). Então a sugestão, se for pra fazer um up de pedivela e tiver condições, vá de holowtech.
Voltar ao Topo
MVBeber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2018 as 09:56
Valeu Pessoal, 

Obrigado a todos pelas dicas, estava procurando uma visão assim, de gente que pedala. 

A meta com certeza vai ser chegar ao Hollowtech, e como a ideia é fazer upgrades incrementais sou capaz de experimentar o Octalink, e a médio prazo, quando trocar o quadro, parto pro Holowtech. 

Obrigado mesmo... 

Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2018 as 10:51
Qual a diferença de preço entre este octalink que tá pensando em comprar e um entrada de gama hollowtech ? É que não se esqueça q o teu quadro agora já dá pra colocar hollowtech...
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2018 as 14:28
Não se esqueça de que quando vc compra um pé de vela ponta quadrada ou octalink "geralmente" eles não acompanham as caixas de centro, logo vc terá q comprar, já os hollowtech "geralmente" já acompanham a caixa de centro.... portanto leve isso em consideração....
Voltar ao Topo
danielmbpc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
poços de caldas
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielmbpc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2018 as 09:13
Como o pessoal esta indicando aí... eu iria direto para o hollowtech mesmo.. o salto de qualidade é bem maior... e o dinheiro que você vai investir no octalink agora vai ficar perdido depois quando trocar pelo hollowtech..
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2018 as 09:57
Vai de Alivio com Hollowtech amigão! Compra parceladinho no ML (não fica pesado) e vale MUITO a pena o investimento!
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
MVBeber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2018 as 15:11
Ok, me convenceram, vou fritar o que tenho, e, quando precisar, parto pro alivio Holowtec. 

Outra coisa, achei no ML um par de cubos shimano Alivio M430 por R$71,00. Imagino que seja uma linhagem antiga. A questão é, são confiáveis? 
Sei que são para V-Brake, mas minha bike é V-Brake, então, sem problemas quanto a isso. 

Minha outra opção é partir para um rolamentado, mas, ai, estou pensando em algo já com suporte para disco, pois fico com mais opções a médio e longo prazo. 

Grande abraço e obrigado.  
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2018 as 17:33
Uma realidade: estão matando o padrão de ponta quadrada.

Ano passado, quando montei a GT, quando comecei a comprar as peças, um movimento central Shimano estava custando mais de R$ 100,00, assim como a coroa. Uma pedivela da marca estava bem mais salgado que isso.

Como eu queria manter o orçamento baixo, valia a regra de ouro "de grão em grão a galinha enche o papo", e montar a bike já ficou mais caro que comprar uma nova, mas se eu insistisse em comprar todas as peças com o nome da Shimano, talvez eu comprasse duas bikes novas.
Por isso, ao invés de Shimano, comprei estas duas peças da Neco. Movimento central por R$ 20,00 e pedivela a R$ 60,00. Uma economia significativa nessas peças.

Só que conforme fui fazendo os trabalhos na GT, os preços despencaram.  Um dia fui pesquisar preços e o movimento central da Shimano BB-UN26 já custava R$ 80,00. Depois vi que a Shimano lançou outro BB-UN100 ainda mais barato, na faixa de R$ 35,00.

Na época que comecei a pesquisar as peças, no fórum já haviam comentários que o movimento central UN26 já não era aquela maravilha, e pela diferença de preço eu achei que valia a pena arriscar um teste com o NECO (que até Agora não deu problema). Mas hoje essa vantagem evaporou.
É bom lembrar que linha Alivio já é Oktalink, o que deixa a ponta quadrada para linha Tourney.

Questiono: será que a qualidade do movimento central de ponta quadrada da Shimano permanece a mesma, ou caiu junto com o preço? Ou será que está ele está pau a pau com o NECO?

Isso cheira muito a uma tentativa de matarem o padrão de ponta quadrada.
Voltar ao Topo
Shamda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:83
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shamda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2019 as 13:08
O modelo mt 210 da shimano tem movimento central integrado mas não remove as coroas. É para substituir pedivela da sram - os câmbios tb são da sram. O que acham? Serve - seria compatível?
Voltar ao Topo
Shamda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:83
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shamda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2019 as 13:21
Também andei olhando esse pedivela da sunrace: sunrace m926
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X