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O que vc indica? (Viking, Suntour, RST, Absolute)

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Voyage92 Ver Drop Down
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    Postado: 29 Jan 2019 as 18:24
Prezados,

Sou novo no Fórum e pretendo montar minha MTB para entrar no ciclismo.

Nada muito radical de inicio apenas trilhas leves e para isso vou montar uma Bike de ENTRADA.

Vou comprar o quadro da ABSOLUTE NERO e estou em duvida em qual suspensão/garfo escolher...depois de muita pesquisa estou entre 3 marcas na qual oferecem suspensão de entrada de relativa qualidade e de certo reconhecimento...por fim qual suspensão me indicam de 100mm OU 120mm PARA ARO 29.

O preço que estou disposto a pagar é de até 300,00...estourando 350,00 se fazer muita diferença na qualidade...abaixo algumas que estou em dúvida.

VIKING >>> https://www.kfbikes.com.br/suspensao-para-bike-29-com-trava-viking-disco1259/p

Suntour Xcm30 >>> https://www.lojanapista.com.br/suspensao-29-suntour-xcm30-100mm-preto-fosco?sort=p.price&order=ASC&limit=100

Suntour XCT >>> https://www.lojanapista.com.br/suspensao-29-suntour-xct-100-mm-preto-fosco?sort=p.price&order=ASC&limit=100

RST Blaze >>> https://www.americanas.com.br/produto/40766936/garfo-suspensao-bike-29-blaze-t-rst-100mm-disco?pfm_carac=garfo%20suspensao%20bike&pfm_index=1&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page%20&sellerId

RST Blaze 2 >>> https://www.kfbikes.com.br/suspensao-rst-blaze-29-tnl-com-trava-no-garfo791/p

Outra coisa, podem indicar tbm dentro dessas marcas outros modelos na mesma faixa de preço que acham melhor ou de outra marca de qualidade lógico.

Desde já agradeço.

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ElderWalker Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ElderWalker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2019 as 09:41
A marca mais "famosa" aí é a Suntour. Se não estou enganado, o modelo XCM é superior ao XCT. Eu escolheria ela, dentre estas listadas.

Agora, apenas por curiosidade: qual o valor final que você está estimando para montar a bike? Pergunto pois, de forma geral, bikes de entrada prontas costumam ficar mais baratas do que montar separadamente, mesmo que um ou outro componente não seja o que você escolheria separadamente.
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ghd Ver Drop Down
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Não conheço as RST, mas entre as 3 primeiras com certeza a XCM é melhor.
Já comprou as peças pra essa montagem?
Como dito acima, geralmente não vale a pena montar peça a peça.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2019 as 12:46
E de um modo geral, nenhuma dessas suspensões é aquelas coca-cola toda...
Sugiro que procure uma com ao menos trava hidráulica (se fizer questão do recurso), e regulagem de retorno. Sem isso, temos apenas uma mola que cria um certo atraso do impacto, e não o absorve.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2019 as 15:05
A tnl é trava hidráulica , dessas aí acho a rst a melhor se vc é pesado e a xcm se vc for leve.
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Voyage92 Ver Drop Down
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Originalmente postado por ElderWalker ElderWalker escreveu:

A marca mais "famosa" aí é a Suntour. Se não estou enganado, o modelo XCM é superior ao XCT. Eu escolheria ela, dentre estas listadas.

Agora, apenas por curiosidade: qual o valor final que você está estimando para montar a bike? Pergunto pois, de forma geral, bikes de entrada prontas costumam ficar mais baratas do que montar separadamente, mesmo que um ou outro componente não seja o que você escolheria separadamente.


Obrigado Elder, pela resposta....

Então estou estimando gatar com todas as peças até uns R$ 1000,00...estourando alguns cruzeiros a mais...

Acontece Elder que estava querendo comprar uma "pronta", entretanto, quando pesquisei os modelos nesse faixa de preço até R$ 1000,00 - 1100,00, na net, e mostrei os modelos pesquisados nas lojas/bicicletárias que fui essa semana, (4 ao total) todos disseram que eram de baixa qualidade e me indicaram como "ENTRADA" algumas que custavam no minimo R$1500,00 - 1600,00....por isso estou achando melhor montar, pois acredito que com esse valor que estimei, conseguiria pelo menos uma do mesmo nível das que me indicaram...fora que eu escolho os componentes.

O que acha?
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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Não conheço as RST, mas entre as 3 primeiras com certeza a XCM é melhor.
Já comprou as peças pra essa montagem?
Como dito acima, geralmente não vale a pena montar peça a peça.


Obrigado por responder...

Ainda não comprei...
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

E de um modo geral, nenhuma dessas suspensões é aquelas coca-cola toda...
Sugiro que procure uma com ao menos trava hidráulica (se fizer questão do recurso), e regulagem de retorno. Sem isso, temos apenas uma mola que cria um certo atraso do impacto, e não o absorve.

Obrigado, Ismah/Cabelo, por responder..

Penso exatamente como vc, quero uma com trava Hidráulica e regulagem de retorno (preload)...todos esses modelos ai listados (pelo que me parasse, podem me corrigir) tem regulagem de retorno, mas as única que tem trava hidráulica são o modelo Vikingx e a RST Blaze TNL (RST Blaze 2)...

Agora pelo que me dizem nessa faixa de preço não tem muita diferença de qualidade, que somente coma mais uns 300 conto que faria diferença...dinheiro que não quero gastar no momento....

Levando em consideração os valores qual acha melhor eu escolher?

VIKING - R$270,00 (com Preload e Trava)
RST Blaze TNL - R$350,00 (com Preload e Trava)
RST Blaze T - R$300,00 (só com Preload)
Suntour XCM30 - R$200,00 (só com Preload)
Suntour XCT - R$200,00 (só com Preload)

To pensando em ficar com a Viking pelo valor e por ter trava...

Alguém tem o valor atual das Suntour XCM30 com trava?
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ghd Ver Drop Down
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Preload (pré carga da mola) não é o mesmo que regulagem de retorno (rebound)
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Com 1000 reais, realmente, é difícil comprar algo bacana, que não vá se incomodar. O ideal seria tentar juntar um pouquinho a mais (que vai gastar depois quando a bike de 1000 reais começar a dar trabalho) e pegar uma um pouco melhor. Claro que isso acontece em todas as faixas de preço: o cara quer algo de 2mil e indicam juntar mais mil pra pegar uma de 2500, o cara que uma de 10 e indicam juntar pra pegar uma de 12, e por aí vai! haha! Mas nesse caso das muito baratas, isso é mais verdade do que nunca!

Bom, voltando ao seu caso, você mesmo deve tentar responder: colocou TODOS os componentes na ponta do lápis pra ver se consegue montar com mil reais mesmo? Digo, se só a suspensão já está consumindo 300 reais, não sei se vai conseguir! Ainda vai quadro, cockpit (mesa, guidão, canote, selim, etc), transmissão, freios, rodas, pneus... fora os cabos, conduítes, mão de obra de montagem (se você mesmo não tiver as ferramentas e a habilidade para montar)... enfim, é difícil. Mas se você achar que consegue tudo e vai ficar melhor do que uma bike pronta, excelente! A pergunta foi, realmente, porque já vimos outros tópicos parecidos e a conta parece não fechar. Não estou duvidando de você, mas é o que acontece na maioria dos casos ;)
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

A tnl é trava hidráulica , dessas aí acho a rst a melhor se vc é pesado e a xcm se vc for leve.

Tenho 1,88m e peso +- 75kg.
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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Preload (pré carga da mola) não é o mesmo que regulagem de retorno (rebound)

Desculpe minha ignorância...obg pela correção...

Desconsidere o que disse do Preload e substitua por regulagem de retorno
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Originalmente postado por Voyage92 Voyage92 escreveu:

 
quero uma com trava Hidráulica e regulagem de retorno (preload)...todos esses modelos ai listados (pelo que me parasse, podem me corrigir) tem regulagem de retorno, mas as única que tem trava hidráulica são o modelo Vikingx e a RST Blaze TNL (RST Blaze 2)...

Agora pelo que me dizem nessa faixa de preço não tem muita diferença de qualidade, que somente coma mais uns 300 conto que faria diferença...dinheiro que não quero gastar no momento....

Como o colega já respondeu, essas suspensões possuem pré-carga (preload), não regulagem de retorno (rebound).

Particularmente, eeeeeeu não uso muito a trava remota da minha, mesmo tendo à disposição. Talvez por não pedalar tanto em pé, mas enfim...

E falando neste ponto sobre suspensões de entrada e a questão de não fazer muita diferença nessa faixa de preço, já cogitou usar garfo rígido? Se o uso não envolver muitos buracos fundos, valetas, saltos etc, pode economizar neste item e ainda ganhar em redução de peso. É inclusive uma tendência agora para o pessoal dos pedais em "estradões de terra", com um estilo de bikes chamadas "gravel", que são um meio termo entre mountain-bikes e speeds. Dê uma pesquisada a respeito.
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Originalmente postado por ElderWalker ElderWalker escreveu:

Com 1000 reais, realmente, é difícil comprar algo bacana, que não vá se incomodar. O ideal seria tentar juntar um pouquinho a mais (que vai gastar depois quando a bike de 1000 reais começar a dar trabalho) e pegar uma um pouco melhor. Claro que isso acontece em todas as faixas de preço: o cara quer algo de 2mil e indicam juntar mais mil pra pegar uma de 2500, o cara que uma de 10 e indicam juntar pra pegar uma de 12, e por aí vai! haha! Mas nesse caso das muito baratas, isso é mais verdade do que nunca!

Bom, voltando ao seu caso, você mesmo deve tentar responder: colocou TODOS os componentes na ponta do lápis pra ver se consegue montar com mil reais mesmo? Digo, se só a suspensão já está consumindo 300 reais, não sei se vai conseguir! Ainda vai quadro, cockpit (mesa, guidão, canote, selim, etc), transmissão, freios, rodas, pneus... fora os cabos, conduítes, mão de obra de montagem (se você mesmo não tiver as ferramentas e a habilidade para montar)... enfim, é difícil. Mas se você achar que consegue tudo e vai ficar melhor do que uma bike pronta, excelente! A pergunta foi, realmente, porque já vimos outros tópicos parecidos e a conta parece não fechar. Não estou duvidando de você, mas é o que acontece na maioria dos casos ;)

Entao Elder, estou fazendo isso desde ontem, depois que fui nas lojas...ainda estou concluindo a tabela orçamentaria com todos os componentes, por enquanto, Quadro + Suspensão já esta na casa dos R$550,00...
vou finalizar essa tabela até esse final de semana, e vou colocar aqui para vcs poderem conferir e tbm sugerir mudanças e etc...
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Voyage92 Ver Drop Down
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Originalmente postado por ElderWalker ElderWalker escreveu:

Originalmente postado por Voyage92 Voyage92 escreveu:

 
quero uma com trava Hidráulica e regulagem de retorno (preload)...todos esses modelos ai listados (pelo que me parasse, podem me corrigir) tem regulagem de retorno, mas as única que tem trava hidráulica são o modelo Vikingx e a RST Blaze TNL (RST Blaze 2)...

Agora pelo que me dizem nessa faixa de preço não tem muita diferença de qualidade, que somente coma mais uns 300 conto que faria diferença...dinheiro que não quero gastar no momento....


Como o colega já respondeu, essas suspensões possuem pré-carga (preload), não regulagem de retorno (rebound).

Particularmente, eeeeeeu não uso muito a trava remota da minha, mesmo tendo à disposição. Talvez por não pedalar tanto em pé, mas enfim...

E falando neste ponto sobre suspensões de entrada e a questão de não fazer muita diferença nessa faixa de preço, já cogitou usar garfo rígido? Se o uso não envolver muitos buracos fundos, valetas, saltos etc, pode economizar neste item e ainda ganhar em redução de peso. É inclusive uma tendência agora para o pessoal dos pedais em "estradões de terra", com um estilo de bikes chamadas "gravel", que são um meio termo entre mountain-bikes e speeds. Dê uma pesquisada a respeito.

Elder, o problema é o meu bairro kkkk, muito buraco...mas principalmente quero a suspensão (mesmo de entrada) para fazer algumas trilhas leves nos finais de semana, e com trava para poder andar aqui no urbano...inclusive mais pra frente pretendo ficar com dois pares de peneus/camaras uma pra MTB e outra 700...
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Elder vi uns videos no youtube por causa da sua sugestão de garfo rígido...e isso colocou uma dúvida na minha cabeça...em suma as sugestões são "se for pra ter suspensões ruins que são pesadas é melhor garfo rígido leve"...realmente como vcs são mais experientes é melhor eu levar isso em consideração...depois que eu fizer a tabela completa vou avaliar.
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Eu não sou experiente, estou no pedal há menos de um ano... mas foi o que li e que tive de experiência própria. Minha bike (comprei usada) veio com uma Suntour XCM que não sei se estava meio baleada ou se porque sou meio leve, mas quase não sentia ela trabalhar; quando troquei pela atual Manitou Markhor, a sensação que tive é de que realmente antes eu não tinha nenhuma suspensão e hoje tenho! Uma delícia de usar. Mas, como disse, essa foi a minha experiência. Talvez uma XCM novinha funcione bem, e seja consideravelmente mais confortável que um garfo rígido. Agora, tenha certeza de que o peso será muito maior! haha
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Prezados,

Estou procurando uma suspensão de entrada, já sei de algumas como RST, Santour e etc...que são mais conhecidas....

Mas me deparei com essa Absolute/Kylin da Isapa, alguém conhece, possui ou já possuiu   ela?

Preciso de uma 100mm aro 29"...até R$350,00....

Outra coisa já me disseram que se for pra ter suspensão nessa faixa de preço pra urbano, estradão e trilhas leves, seria melhor um garfo rígido leve, o que acham? Melhor pegar uma suspensão de entrada até R$350,00 ou garfo rígido leve? (pra urbano, estradão e trilhas leves)

Desde já agradeço!
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ghd Ver Drop Down
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Se vc pretende pegar estradão e trilhas leves eu não recomendo de forma algum garfo rígido.
Passar em uma vala de chuva ou costela de vaca a 30km/h+ com garfo rígido é tenso demais.

Por piores que essas suspensões baratas sejam, elas atuam de alguma forma. A Suntour XCT por exemplo, que é a mais simples e bem barata deles já tem bastante amortecimento.
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Esse comentário anterior ao do "ghd" era de outro tópico mas em fim...
Depois da sugestão do Elder estou realmente pensando em ir de Rígido, pq suspensões realmente boas é de R$700,00 pra +, e não estou a fim de pagar isso no momento em suspensão...caso eu opte pelo garfo rígido tem alguma indicação?

Vi alguns como MOSSO, TSW e FIB alguns desses é melhor que o outro?

Tem algum garfo rígido bom até R$350,00 além desses que citei?
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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Se vc pretende pegar estradão e trilhas leves eu não recomendo de forma algum garfo rígido.
Passar em uma vala de chuva ou costela de vaca a 30km/h+ com garfo rígido é tenso demais.

Por piores que essas suspensões baratas sejam, elas atuam de alguma forma. A Suntour XCT por exemplo, que é a mais simples e bem barata deles já tem bastante amortecimento.


Então as trilhas além de leve serão só fins de semana...agora vou pegar bastante asfalto durante a semana e até nos finais de semana tbm...embora o asfalto aonde moro é quase uma trilha ...to pensando em ir de garfo rígido e + pra frente quando pegar gosto e conforme a necessidade pego uma boa suspensão de fato.

Alguma indicação de Garfo rígido até R$350,00?

Já vi que o pessoal comenta bastante do Fib, Mosso e TSW...qual melhor?
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Melhor não, todos se equivalem nessa faixa de preço... Os Mosso de carbono deram uma sumida do mercado, mas ainda se acha.
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Acho que já estou fechando questão...vou ficar com um desses.

Os preços que estou analisando são esses:
FIB R$180,00
TSW R$260,00
MOSSO R$280,00 (No AliExpress, no mercado nacional passa dos R$400,00)

Visto que o Ismah disse que se equivalem, acho que posso optar pelo FIB devido a diferença de preço.

O que acham?
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ghd Ver Drop Down
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Pesquise sobre os relatos de estalos.
Tem um desses, não sei qual, que tem muita reclamação de estalos ao usar na bike.
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am.araujo Ver Drop Down
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Eu já tive fib e hoje uso mosso. Tenho um mosso md2 que é muito bom, um garfo muito leve e com uma pequena capacidade de absorver trepidações, só perde pra garfo de carbono. Já o fib é um trator, ele é mais pesado, mais duro, porem aguenta muito bem pancadas e solavancos, nunca tive problemas com ele. Os dois são bons, o mosso deixou a bike mais confortável e mais leve, porem o fib aguenta bem o tranco e sai mais barato, fica a sua escolha.


Editado por am.araujo - 31 Jan 2019 as 16:32
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Voyage92 Ver Drop Down
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Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Eu já tive fib e hoje uso mosso. Tenho um mosso md2 que é muito bom, um garfo muito leve e com uma pequena capacidade de absorver trepidações, só perde pra garfo de carbono. Já o fib é um trator, ele é mais pesado, mais duro, porem aguenta muito bem pancadas e solavancos, nunca tive problemas com ele. Os dois são bons, o mosso deixou a bike mais confortável e mais leve, porem o fib aguenta bem o tranco e sai mais barato, fica a sua escolha.

Obrigado Araujo...

Vou comprar amanha mesmo, vi que na loja Portal Wheeling está R$160,00 a vista...como é na zona sul de SP (sou da zona oeste) vou ver se consigo ir la pessoalmente, antes vou ligar claro.

https://www.portalwheeling.com.br/garfo-fib-aluminio-preto-aro-29

Inclusive eles tem um canal grande no Youtube...que coisa kkk

Mas já agradeço a todos que responderam, me ajudaram bastante, depois de comprado posto a fofo dele aqui.

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Voyage92 Ver Drop Down
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Bom pessoal,

Acabei de chegar da loja e já fiz a aquisição do garfo, infelizmente não estou conseguindo postar a foto parece que tem limite de tamanho (se alguém puder ajudar)...

Enfim o vendedor ainda fez por R$150,00 pois está com o adeseivo da Fib arranhado (como se eu já não fosse retirar, mas desconto é sempre bem vindo) e tbm era o último em estoque...agora vou partir para os outros componentes.

Obrigado a todos mais uma vez!
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ghd Ver Drop Down
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Use o site imgur.com para hospedar as imagens.
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Prezados desculpe a demora em postar a foto do Garfo FIB, segue:



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