Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Gravel
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - O que é gravel ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


O que é gravel ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: O que é gravel ?
    Postado: 02 Jun 2022 as 16:15
Pessoal,

Temos um artigo que fizemos há algum tempo aqui:
https://www.pedal.com.br/bicicletas-gravel-versateis-terra-asfalto_texto14178.html

Mas, podem dar mais definições / opiniões ou acrescentar o que quiserem!
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2022 as 21:30
Acredito que não tem segredo, é simplesmente uma Road de Endurance, com geometria levemente mais relaxada e que aceita pneus mais largos.

A geometria mais relaxada aumenta o conforto, a estabilidade, mas reduz a agilidade em manobras e curvas, porém não deixa a bicicleta mais lenta em velocidade. A posição de pedalar pode ser feita de forma muito agressiva no Bike Fit, basta analisar a geometria do quadro previamente. Acho muito improvável um amador precisar de um Fit que só seja alcançável em uma Road Racing.

Mudando os pneus você muda totalmente a bicicleta. Acredito que elas são extremamente versáteis, podendo andar em qualquer tipo de asfalto, com pneus 25 mm para asfaltos ótimos, e até perto de 40 mm para algumas crateras lunares, ou qualquer coisa no meio termo.

Para a terra eu sou mais cético, precisa de estradas de terra muito boas e limita bem as opções. Aí vai do que cada um tem disponível. Existem lugares no mundo que as pessoas tem, perto de casa, centenas de km de estradas de cascalho melhores que muito asfalto.

Meu palpite é que essa classificação vai deixar de existir em alguns anos, talvez uns 5. Ou as Gravel serão o padrão, ou as Road virão com pneus cada vez maiores. A Cannondale Synapse já aceita 35 mm oficialmente (na prática costuma ser mais). Existe bastante evidência que pneus mais largos são mais rápidos em asfaltos ruins e abaixo de 40 km/h (questões de aerodinâmica).

Porque alguém compraria uma bicicleta que faz menos coisas, sem ganhar nada em troca? Hoje ainda existe a questão de preço, mas isso irá normalizar. Não acho que Gravel é moda, é uma necessidade que não estava sendo atendida, e chegou na veia.

Como curiosidade, a geometria de uma Gravel vs Road de Endurance e uma MTB 29".



Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2022 as 12:49
Eu entendo como Gravel uma road com Geometria Endurance e pneus >30.
Eu pretendo ter uma justamente para rodar com pneus 35 (32 seria bom mas 35 acho que é o ideal), ter menos furos e mais conforto nas péssimas ruas que passo. Tenho uma road que só cabe 25, então só rodo na rodovia com ela. 

Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2022 as 13:06
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Eu entendo como Gravel uma road com Geometria Endurance e pneus >30.
Eu pretendo ter uma justamente para rodar com pneus 35 (32 seria bom mas 35 acho que é o ideal), ter menos furos e mais conforto nas péssimas ruas que passo. Tenho uma road que só cabe 25, então só rodo na rodovia com ela. 


Bem isso!

Não o que tentaram inventar de bike for all.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2022 as 14:15
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Acredito que não tem segredo, é simplesmente uma Road de Endurance, com geometria levemente mais relaxada e que aceita pneus mais largos.

A geometria mais relaxada aumenta o conforto, a estabilidade, mas reduz a agilidade em manobras e curvas, porém não deixa a bicicleta mais lenta em velocidade. A posição de pedalar pode ser feita de forma muito agressiva no Bike Fit, basta analisar a geometria do quadro previamente. Acho muito improvável um amador precisar de um Fit que só seja alcançável em uma Road Racing.

Mudando os pneus você muda totalmente a bicicleta. Acredito que elas são extremamente versáteis, podendo andar em qualquer tipo de asfalto, com pneus 25 mm para asfaltos ótimos, e até perto de 40 mm para algumas crateras lunares, ou qualquer coisa no meio termo.

Para a terra eu sou mais cético, precisa de estradas de terra muito boas e limita bem as opções. Aí vai do que cada um tem disponível. Existem lugares no mundo que as pessoas tem, perto de casa, centenas de km de estradas de cascalho melhores que muito asfalto.

Meu palpite é que essa classificação vai deixar de existir em alguns anos, talvez uns 5. Ou as Gravel serão o padrão, ou as Road virão com pneus cada vez maiores. A Cannondale Synapse já aceita 35 mm oficialmente (na prática costuma ser mais). Existe bastante evidência que pneus mais largos são mais rápidos em asfaltos ruins e abaixo de 40 km/h (questões de aerodinâmica).

Porque alguém compraria uma bicicleta que faz menos coisas, sem ganhar nada em troca? Hoje ainda existe a questão de preço, mas isso irá normalizar. Não acho que Gravel é moda, é uma necessidade que não estava sendo atendida, e chegou na veia.

Como curiosidade, a geometria de uma Gravel vs Road de Endurance e uma MTB 29".




análise perfeita.
aproveitando, de qual site você tirou esses prints? 

edit: tá no print, já achei aqui.


Editado por TheLittle - 03 Jun 2022 as 14:16
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2022 as 14:32
Classificação do site Silca (https://silca.cc/) sobre diferentes tipos de pavimento. Fiquei pessoalmente ofendido com esse "Gravel 1" LOL

Se ele visse dar uma volta na minha cidade iria faltar espaço nessa imagem pra colocar os asfaltos que seriam encontrados...

Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2022 as 14:59
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Classificação do site Silca (https://silca.cc/) sobre diferentes tipos de pavimento. Fiquei pessoalmente ofendido com esse "Gravel 1" LOL

Se ele visse dar uma volta na minha cidade iria faltar espaço nessa imagem pra colocar os asfaltos que seriam encontrados...



Até o 03 eu vou com a Gravel. Para o 4 já prefiro minha MTB
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X