Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - O que devo mudar na endorphine 6.3?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


O que devo mudar na endorphine 6.3?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Nicolascdg08 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2020
Rio Claro sp
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicolascdg08 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: O que devo mudar na endorphine 6.3?
    Postado: 09 Fev 2020 as 16:35
Comprei uma endorphine 6.3 2016 novinha, e ainda não foi nada mudada. Queria saber os postos fracos, onde não presta ou é melhor mudar, e no que exatamente trocar, posso gastar até R$1000.

Ficha Técnica

Quadro: Alumínio, tamanho 21"
Suspensão: Mola com trava mecânica Gonew
Freios: Shimano Tourney TX805
Câmbios e passadores: Tourney TX800
Corrente: KMC Z72
Pedivela: Triplo Shimano Ty701 - 42 / 34 / 25
Marchas: 24
Aros: 29, Alumínio Parede Dupla
Pneus: CST Critter 29 x 2.1
Cubos: Shimano Tx505 Center Lock
Canote: Alumínio
Selim: Gonew
Pedal: Gonew plataforma de plástico
Guidão: Gonew Alumínio 680mm
Manoplas: Gonew com trava
Peso: 15,95 kg
Voltar ao Topo
BBSantos Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jun 2017
Brasília
Offline
Mensagens:313
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BBSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2020 as 16:55
Voltar ao Topo
Nicolascdg08 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2020
Rio Claro sp
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nicolascdg08 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2020 as 16:57
Sim, já tinha lido inteiro, mas queria saber aonde mudar e que peça exatamente comprar.
Dar uma boa tunada nela.
Voltar ao Topo
BBSantos Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jun 2017
Brasília
Offline
Mensagens:313
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BBSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2020 as 17:03
Se for botar ela em trilha ou terreno acidentado, o que valeria a pena trocar logo de cara é a suspensão, que é ponto fraco dela. O restante dá para o gasto, melhor trocar apenas quando der problema.
Voltar ao Topo
avicsi Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jul 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar avicsi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 00:25
Coloca um suspensão com trava, troca o movimento central por um Shimano selado, troca os pneus e é isso, faça um bike fita e deixa ela toda ajustada. Ela vai ficar redondinha.

Você pode trocar os cabos e conduítes para as marchas e freios ficarem mais macios, ou trocar os freios para um avid mecânico ou um Shimano hidráulico (avid hidráulico é bem caro)

Você pode colocar o canote de selim com amortecimento também, aumenta só um pouquinho o conforto, mas imagino que nem todo mundo veja diferença

Para trocar o freio você vai precisar trocar os passadores, acho que a linha tourney não tem como soltar as alavancas de freio.

Conforme você for avançando você pode trocar as rodas e a relação e se quiser avançar mais trocar a bike para uma de carbono ou uma alumínio Full suspension de boa qualidade

Colocando freio hidráulico vai aumentar o custo de manutenção, trocando relação também, não esqueça disso.



Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 08:51
Originalmente postado por Nicolascdg08 Nicolascdg08 escreveu:

Comprei uma endorphine 6.3 2016 novinha, e ainda não foi nada mudada. Queria saber os postos fracos, onde não presta ou é melhor mudar, e no que exatamente trocar, posso gastar até R$1000.

Ficha Técnica

Quadro: Alumínio, tamanho 21"
Suspensão: Mola com trava mecânica Gonew
Freios: Shimano Tourney TX805
Câmbios e passadores: Tourney TX800
Corrente: KMC Z72
Pedivela: Triplo Shimano Ty701 - 42 / 34 / 25
Marchas: 24
Aros: 29, Alumínio Parede Dupla
Pneus: CST Critter 29 x 2.1
Cubos: Shimano Tx505 Center Lock
Canote: Alumínio
Selim: Gonew
Pedal: Gonew plataforma de plástico
Guidão: Gonew Alumínio 680mm
Manoplas: Gonew com trava
Peso: 15,95 kg


Primeiro precisamos saber seu uso (somente cidade, ou coloca ela em estrada de terra e trilha)

Onde geralmente pedala e onde pretende é regiao montanhosa ou lugar com mais planices, qual o cassete que esta na bike 11x32? 11x28?

Sem saber isso, a unica recomendação sensata, seria a troca da suspensão, pois diminuiria o peso da bike e melhoraria a leitura do terreno, mesmo que so use a bike para ir na padaria...

No resto, como é tudo shimano, so trocaria quando fosse necessario.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 09:00
Eu trocarei primeiro o freio, colocar um freio hidráulico de entrada da shimano é um ótimo up. Então eu sairia pra andar com a bike pra ver o que mais te incomoda, se é a suspa, os pneus ou a relação de marchas. No geral é uma bike bem decente pra quem tá começando no mtb, dependendo do seu uso dá pra deixar ela mais esperta com alguns ups pontuais.
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:585
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 10:35
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Eu trocarei primeiro o freio, colocar um freio hidráulico de entrada da shimano é um ótimo up. Então eu sairia pra andar com a bike pra ver o que mais te incomoda, se é a suspa, os pneus ou a relação de marchas. No geral é uma bike bem decente pra quem tá começando no mtb, dependendo do seu uso dá pra deixar ela mais esperta com alguns ups pontuais.

Eu usava o M315 e não tinha do que reclamar, apenas que, como os manetes eram de aço eles enferrujavam. Depois que fui atropelado e moeu o cilindro mestre no asfalto comprei um M445 com pinças M447 rodo até hoje sem novidade nem dor de cabeça.
A troca do fluído de freio traseiro só fiz depois de 2 anos porque já estava realmente baixo e a do dianteiro tá com o fluído que saiu da fábrica até hoje e freando normalmente.
Só troco pastilhas e ainda assim duram bem mais se for comparar com freio de aro por exemplo.
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:463
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 11:07
Eu tenho exatamente esse modelo de bicicleta, já alterei bastante coisa nela, minha recomendação é a seguinte:

1º - Bike fit + itens de conforto: Faça o bike fit e troque canote, selim, mesa e guidão conforme a necessidade. Recomendo também sapatilha e pedal clip, mas isso pode ficar para depois caso não se sinta seguro, não sei qual sua experiência com MTB até agora;
2º - Pneus bons: assim que os CST Critter dela gastarem, coloque bons pneus para o seu uso. Atualmente uso Schwalbe Rocket Ron;
3º - Suspensão: Ironicamente é o ultimo upgrade que estou fazendo e me arrependo de não ter feito ele antes, a original dela é bem "incompetente" e pesada, ir para uma suspensão melhor ou para um garfo rígido(heresia!) depende do seu uso. Estou trocando para Manitou Markhor.

Agora vem o "pack da felicidade", ou da tristeza dependendo do ponto de vista. Trocadores e manetes são integrados, portanto só mexa com eles quando for trocar tudo, se acha os freios insuficientes você pode trocar os discos de 160mm por discos de 180mm, no mais, use sua relação até ele precisar ser trocada ou ache comprador para que ela não fique parada. Portanto...

4º - Freios + relação: Vá para freios hidráulicos Shimano, enquanto a relação, qualquer coisa abaixo do Alivio nem é upgrade, se possível, vá para Deore. Se não tiver trocado os discos antes, então troque ao menos o da frente para um de 180mm, freios hidráulicos MT200 no minimo, grupo Alivio M4000(passadores e câmbios) pedivela integrado(Hollowtech) 2x9(22-36) ou 3x9(22-32-40) e cassete 11-36. Atualmente uso freios Deore MT500 com disco de 180mm na frente e 160mm atrás, grupo Alivio 3x9 igual ao que recomendei.

PS: Só se meche com rodas e quadro quando quebrar.


Editado por cdamaso - 10 Fev 2020 as 11:13
Voltar ao Topo
BBSantos Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jun 2017
Brasília
Offline
Mensagens:313
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BBSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 11:34
Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

Eu tenho exatamente esse modelo de bicicleta, já alterei bastante coisa nela, minha recomendação é a seguinte:

1º - Bike fit + itens de conforto: Faça o bike fit e troque canote, selim, mesa e guidão conforme a necessidade. Recomendo também sapatilha e pedal clip, mas isso pode ficar para depois caso não se sinta seguro, não sei qual sua experiência com MTB até agora;
2º - Pneus bons: assim que os CST Critter dela gastarem, coloque bons pneus para o seu uso. Atualmente uso Schwalbe Rocket Ron;
3º - Suspensão: Ironicamente é o ultimo upgrade que estou fazendo e me arrependo de não ter feito ele antes, a original dela é bem "incompetente" e pesada, ir para uma suspensão melhor ou para um garfo rígido(heresia!) depende do seu uso. Estou trocando para Manitou Markhor.

Agora vem o "pack da felicidade", ou da tristeza dependendo do ponto de vista. Trocadores e manetes são integrados, portanto só mexa com eles quando for trocar tudo, se acha os freios insuficientes você pode trocar os discos de 160mm por discos de 180mm, no mais, use sua relação até ele precisar ser trocada ou ache comprador para que ela não fique parada. Portanto...

4º - Freios + relação: Vá para freios hidráulicos Shimano, enquanto a relação, qualquer coisa abaixo do Alivio nem é upgrade, se possível, vá para Deore. Se não tiver trocado os discos antes, então troque ao menos o da frente para um de 180mm, freios hidráulicos MT200 no minimo, grupo Alivio M4000(passadores e câmbios) pedivela integrado(Hollowtech) 2x9(22-36) ou 3x9(22-32-40) e cassete 11-36. Atualmente uso freios Deore MT500 com disco de 180mm na frente e 160mm atrás, grupo Alivio 3x9 igual ao que recomendei.

PS: Só se meche com rodas e quadro quando quebrar.

Você acha que daria certo na Endorphine 6.3 a combinação do grupo Alívio 2x9 com pedivela com coroas maiores que a 22-36? Falo porque eu utilizo ela só no asfalto e a relação original já não tá regulando tão bem depois de 3 anos de uso...
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:463
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 12:09
Originalmente postado por BBSantos BBSantos escreveu:

Você acha que daria certo na Endorphine 6.3 a combinação do grupo Alívio 2x9 com pedivela com coroas maiores que a 22-36? Falo porque eu utilizo ela só no asfalto e a relação original já não tá regulando tão bem depois de 3 anos de uso...
Você diz algo como coroas 32-44? Se não me engano o cambio dianteiro de 2 velocidades suporta uma diferença de no máximo 14 dentes entre as coroas, mais do que isso o cambio dianteiro teria que ser outro, tentaria um conjunto mais "conservador", acredito que existam coroas 28-40 compatíveis. Mesmo sendo só asfalto, tomaria cuidado para não sofrer com o resultado, pois EU teria que partir pra um cassete 11-40, 40 dentes é máximo do máximo que o cambio traseiro aguenta, e bons pneus para asfalto, isso iria matar 70% da minha diversão LOL.
Voltar ao Topo
BBSantos Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Jun 2017
Brasília
Offline
Mensagens:313
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BBSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 12:54
Originalmente postado por cdamaso cdamaso escreveu:

Originalmente postado por BBSantos BBSantos escreveu:

Você acha que daria certo na Endorphine 6.3 a combinação do grupo Alívio 2x9 com pedivela com coroas maiores que a 22-36? Falo porque eu utilizo ela só no asfalto e a relação original já não tá regulando tão bem depois de 3 anos de uso...
Você diz algo como coroas 32-44? Se não me engano o cambio dianteiro de 2 velocidades suporta uma diferença de no máximo 14 dentes entre as coroas, mais do que isso o cambio dianteiro teria que ser outro, tentaria um conjunto mais "conservador", acredito que existam coroas 28-40 compatíveis. Mesmo sendo só asfalto, tomaria cuidado para não sofrer com o resultado, pois EU teria que partir pra um cassete 11-40, 40 dentes é máximo do máximo que o cambio traseiro aguenta, e bons pneus para asfalto, isso iria matar 70% da minha diversão LOL.

A minha já está com garfo rígido e pneus 700x38 há algum tempo. Rende bem no asfalto, mas acaba que não uso a coroa menor de 24 e as trocas já não estão ocorrendo tão bem. Por isso, queria partir para o 2x9. O cassete 11-36 seria mais que suficiente para mim, se combinado com uma coroa maior de ao menos 40 e a menor poderia ser em torno de 30. Só não sei exatamente qual pedivela seria compatível com o restante do conjunto Alivio 2x9.
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:463
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2020 as 17:53
Originalmente postado por BBSantos BBSantos escreveu:

A minha já está com garfo rígido e pneus 700x38 há algum tempo. Rende bem no asfalto, mas acaba que não uso a coroa menor de 24 e as trocas já não estão ocorrendo tão bem. Por isso, queria partir para o 2x9. O cassete 11-36 seria mais que suficiente para mim, se combinado com uma coroa maior de ao menos 40 e a menor poderia ser em torno de 30. Só não sei exatamente qual pedivela seria compatível com o restante do conjunto Alivio 2x9.
Recomendo ver como é a facilidade para conseguir coroas maiores pro pedivela que escolher, o BCD do pedivela de 3 é diferente do pedivela de 2, caso seja mais fácil achar para o pedivela de 3, você consegue usar 2 coroas no pedivela de 3 ajustando com arruela ou espaçador, pois as coroas são removíveis. Eu estou com um pouco de dificuldade pra escolher coroas pro meu pedivela de 3 por conta do BCD, quero mudar ele para 2 coroas e está um pouco difícil achar coroa de 36 compatível com ele.

Sobre o grupo, creio que você consegue usar o grupo todo Alivio, trocando apenas as coroas.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X