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O que caracteriza um estilo de BIKE? |
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Autor | |
JeanMoraes
Registrado: 15 Mai 2017 Ribeirão Preto Desconectado Mensagens:23 |
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Enviado: 28 Mai 2017 as 18:54 |
Olá pessoal! Primeiramente, me desculpem pela forma básica com que esse assunto vai ser abordado por mim, porém, em pesquisas no Google não encontro esse tipo de assunto com facilidade, e quando encontro, não fica claro de geito nenhum .
Talvez tenham pessoas com a mesma dúvida que a minha ... Vamos lá : O que caracteriza uma bicicleta ser MTB?( Mountain BIKE?) Mas, vejam bem: Quando vejo uma MTB e uma SPEED, lado a lado, a unica diferença que é notória pra quem é inicialmente é os pneus (mais finos, geralmente 26x1.5) e também há 4 formas diferentes de se segurar uma speed. Também sei que há uma diferença na relação de machas e do número de dentes das coroas do pedivela. Mas, apenas isso que é notório pra mim.. Por exemplo, posso pegar qualquer quadro, e colocar rodas reforçadas, pneus finos, pedivela pra speed e considerar essa bike uma bike speed? Ou há algo que realmente caracteriza a bike speed? Vamos falar das hibridas.... Seria uma bike com todas características de uma speed, mas que pode andar na terra é isso ? Mais uma vez, desculpem pelo tema por demais básico ... |
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VJoe
Registrado: 27 Set 2015 Br Desconectado Mensagens:200 |
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A principal diferença é a geometria, que vai definir a sua postura na bike. Tem outros aspectos também, como reforços e etc.
E não, colocar um par de rodas 700(road\speed) em um quadro qualquer não é uma road, imagina aí um quadro de Trial com rodas 700. Isso são hibridas, que são essas misturas, geralmente uma adaptação para uso urbano. Há puristas que até já consideram uma road como uma hibrida se vc colocar freios a disco já que não é o padrão UCI. |
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Gryphon
Registrado: 05 Jun 2016 São Paulo Desconectado Mensagens:805 |
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A primeira coisa que você tem de entender é que uma bicicleta é como uma ferramenta.
Há muitas ferramentas diferentes que servem para apertar os mesmos parafusos e porcas, mas cada ferramenta tem um design diferente. Embora os parafusos e porcas sejam os mesmos, eles são aplicados em lugares diferentes em configurações diferentes. E cada ferramenta é desenhada para atender essas diferenças. Mountain bike é uma bicicleta feita para uma exigência muito diferente da de uma speed. A pior loucura é tentar fazer uma prova de downhill com uma speed, da mesma forma como uma mountain bike terá dificuldades para acompanhar um pelotão de speeds em uma estrada. As aplicações são muito diferentes, levando a geometrias muito diferentes para poses de pedalada diferentes. A coisa é tão específica que os melhores ciclistas numa modalidade podem ter enorme dificuldade na outra. Esses níveis de especialização se vê no projeto e equipagem de cada bicicleta. - Mountain bikes usam pelo menos uma suspensão dianteira, enquanto esse equipamento não é visto nas speeds; - Mountain Bikes de alto desempenho usam freio a disco de forma praticamente unânime, enquanto o uso deste tipo de freio vem causando muita polêmica entre as speeds por questões de segurança. E por aí vai. Recomendo que você ande numa speed, depois numa boa mountain bike, depois numa boa urbana... São todas bicicletas bastante diferentes, com diferentes posições de pedalada. Aí você vai entender "na alma" o que está perguntando. |
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Marcelook32
Registrado: 12 Jan 2015 Foz do Iguaçu Desconectado Mensagens:765 |
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Se vc só ve diferença de pneu e guidão, vc não está vendo certo.
É TUDO diferente.
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newhouse
Registrado: 01 Set 2011 Embu - SP Desconectado Mensagens:2578 |
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A engenharia evolui muito nos últimos anos, atualmente cada estilo de bike atende uma serie de requisitos bem específicos que fazem dela um produto totalmente otimizado pro uso a que ela se destina. Se vc pegar um quadro de XC pro exemplo e colocar um grupo de estrada, a bike não vai ser rápida como uma autentica bike de estrada, talvez fique próximo mas nunca igual. Porem esse é um assunto que rende, eu mesmo até hoje descubro coisas que nunca imaginei sobre geometria, materiais, componentes, é uma verdadeira ciência.
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Gryphon
Registrado: 05 Jun 2016 São Paulo Desconectado Mensagens:805 |
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Agora imagina que a bicicleta é uma das máquinas mais simples que existe. Um automóvel ou um avião são muito mais complexos, com milhares de componentes, cada um com uma especificação muito precisa de geometria, precisão mecânica, funcionalidade, materiais construtivos... |
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Daniel Moreira
Registrado: 16 Jan 2017 São Paulo Desconectado Mensagens:514 |
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Legal esse tópico, eu tava até pensando sobre isso um dias desses. As respostas acima já achei bem legais, mas gostaria de complementar.
Primeiro, resumindo: Mountain bike = bike pra montanha Vertentes: Enduro ou allmountain = Bicicleta com suspensão dupla, boa pra subir e descer trechos técnicos = mta buracada. Downhill = Bicicleta com mais suspensão e rigidez, melhor pra descer trecho técnico, mas ruim pra subir, pq é mais pesada e a suspensão ainda trabalha, dificultando ainda mais a coisa; Speed = Velocidade = Bike pra correr = Bike geralmente mais leve, com relação de marchas mais pesadas, geometria mais aerodinâmica, porém, é uma bike mais sensível, que vai lhe causar desconforto se não for usada no percurso pra qual foi criada, ou seja, estradas estilo tapetinho. Bota uma speed numa descida toda esburacada que se você a bike voltarem inteiros é milagre. Hibridas = mistura = Serve pra tudo, dependendo de como você monta. Você pode deixar ela mais pra road ou mais pra trilha. É praquela galera que quer andar na cidade, só que as estradas são um lixo, daí é preciso mais conforto, então a speed talvez n seja uma boa pedida, aí você faz combinações que lhe deem mais conforto. Tem gente que usa garfo rígido, outros colocam suspensão (Eu prefiro o garfo rígido mesmo, pq suspensão decente é mto caro na minha opinião). Enfim... Você deixa do jeito que quiser... De acordo com sua necessidade. Curiosidade: é mto comum ver "mountain bikes" de 500-1000 reais. Mas eu acho isso um absurdo, pq a bike não vai aguentar trilha nenhuma. Ou seja, deveria se chamar "bike de passeio que é chamada de mountain bike só pra vender pra gente achando que vai conseguir fazer trilha".
Pra mim, pra uma bike ser chamada de mountain bike, tem que valer no mínimo 2000 (Valor de bike nova e de bom custo benefício). Antes eu achava essa firmação puro marketing, mas vejo que é a realidade. Então, você conclui que esses termos são bem relativos. No final das contas, você monta sua bike e chama ela como quiser. Tem gente que tem bike só com suspensão dianteira e fala que a bike é de downhill...Quem sou eu pra discordar? Editado por Daniel Moreira - 29 Mai 2017 as 12:21 |
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Gryphon
Registrado: 05 Jun 2016 São Paulo Desconectado Mensagens:805 |
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Obrigado!(1)
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Daniel, a "mountain bike de supermercado" é comparável a um fenômeno que vem ocorrendo no mercado de automóveis.
Nos EUA criou-se uma categoria de carros especiais para neve a partir das pickup's com tração 4x4. Eram carros inicialmente sem o menor refinamento, dada sua origem. Os chamados "carros de inverno" eram geralmente o terceiro carro da família, com sedans ocupando os dois primeiros lugares. Só que com o tempo os americanos foram substituindo os sedans pelos grandes carros de inverno o ano todo, e isso começou a forçar os fabricantes a oferecer versões mais luxuosas desses carros, que foi quando se formou o conceito de SUV (Sport Utility Vehicle). Mas as SUV's eram carros para enfrentar a lama e a neve com competência, sendo vendidas nos estados americanos mais ao norte. Só que a moda pegou e muita gente queria usar as SUV's em estados quentes e ensolarados como a Califórnia, o Texas e na Flórida. O problema é que as SUV's eram pesadonas e caras, além do sistema de arrefecimento do caro não ser dimensionado para ambientes quentes. Surgiram então as "falsas SUV's". Eram carros com mecânica leve para uso exclusivamente urbano ou em estrada, mas com tamanho e design de SUV's. Elas tem cara de SUV's, mas não enfrentam nem uma estradinha de terra mais esburacada. A história da SUV tem muitos paralelos com as mountain bikes. As mountain bikes eram bicicletas muito especializadas, mas eram robustas e fáceis de usar. Viraram moda e 99% delas nunca foi usada para a prática real do esporte. Mas eram robustas demais e caras demais. Logo surgiram as "falsas mountain bikes" que são muitas das bicicletas que conhecemos, incluindo as bicicletas de supermercado. Este é um fenômeno que merece atenção, pois mudou a indústria de bicicletas. Em 1983, de cada 20 bicicletas vendidas no mundo, apenas uma era mountain bike. Em 1985, de cada 20 bicicletas vendidas, 19 eram mountain bikes. Foi uma virada tremenda, que salvou essa indústria. |
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BigB
Registrado: 02 Abr 2017 Rio de Janeiro Desconectado Mensagens:66 |
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Essas "falsas SUVs" são também conhecidas como CUVs (Crossover Utility Vehicles) ou simplesmente Crossovers e são a maioria das "SUVs" venidas no Brasil.
Eu mesmo comprei uma dessas "falsas MTB" porque o preço estava muito bom (Gonew 5.1), mas minha intenção é hibridiza-la quando o tempo ($$$) permitir. |
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Gryphon
Registrado: 05 Jun 2016 São Paulo Desconectado Mensagens:805 |
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Essa conversa de SUV's, "falsas SUV's" e crossovers é uma bagunça...
http://www.istoedinheiro.com.br/blogs-e-colunas/post/20161031/entenda-diferenca-entre-suv-crossover/9816 Observe que o mesmo ocorre com as Mountain Bikes. Existem muitas modalidades de Mountain Bike, levando a modelos com características bastante diversas, mas botamos todos esses gatos diferentes no mesmo balaio junto com as bicicletas "inspiradas" no esporte para venda ao grande público a até as bicicletas de supermercado. |
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43679
Registrado: 13 Jun 2011 - Desconectado Mensagens:3050 |
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É maio offtopic,mas as pessoas,seja em qq pais,usao SUVs na cidade pra passar por cima de todos os outros carros,pois eles sao mais seguros em caso de batidas.
Aqui é representada pela Toyota Hilux. O que caratceriza um estilo de bike? Detalhes. Temos 2 tipos,as que tem um frameset e rodas corretas,e as que nao tem As segundas sao o que eu chamo de "sem identidade' Sim,as hibridas nao tem identidade Sim,as flat bar road nao tem identidade Sim,as bike de bike trial nao tem idendidade Sim,as reclinadas nao tem identidade Sim,as bikes de DH nao tem identidade entre mais algumas que nao lembro Quem tem identidade? As commuters,a speeds e as MTBs Nao,as CX nao tem identidade E porque?porque sao oriundas de uma das tres ali.As MTBs surgirao por ultimo.BMX sao bikes de criança adaptadas,por isto nao as cito(ja citei) Temos entao 2 bikes com identidades,as commuters(ex dutch bike) e as speeds.As commuters derao vida as MTBs,as Speeds derao origem a inumeras,como as city bikes,as touring,etc nao,nao to desmerecendo,e sim,o contrario: O que caracteriza o estilo de uma bike?? TUDO;e a pior parte,trocou um peça,mudou EX grotesco: Pega uma MTB 29er,poe uma mesa de 50mm,a conduçao muda,ai completa com uma suspa(q ta na moda)29er de 120mm,e pumba,vc tem uma "enduro hardtail" Ai vc pega a mesma bike,usa um garfo rigido 29er,poe pneus 35mm,com a mesma mesa?o q ela 'vira"? O que define o estlo de uma bike é o que digitei. Ou ela tem identidade,é padrao,ou nao.No caso da segunda,salve-se quem puder. |
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43679
Registrado: 13 Jun 2011 - Desconectado Mensagens:3050 |
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Outro exemplo grotesco
A minha 26er com rodas 700x35C,eu pus uma suspa Suntour XCM 26. Ontem ela tava com 1 espaçador em baixo da mesa,hoje testei com 3 espaçdores em baixo da mesa.A conduçao da bike é 100% diferente. Com o guidao baixo,mais pega,com o guidao mais alto,mais conforto. O "estilo" foi pro espaço. Ela é obviamente uma bike SEM identidade(rodas 700c em quadro 26er) |
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43679
Registrado: 13 Jun 2011 - Desconectado Mensagens:3050 |
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A historia da bicicleta é cheia de estorias de "isto salvou a industria das bicicletas" mas nenhuma é verdadeira.
Por ex "as 29er derao um novo folego a industria da bicicleta" Aqui no Brasil houve esta FALSA impressao,que na verdade é irreal,nao foi a "moda" das 29er que aumentou a venda de bikes nas faixas acima de 1500R$,e sim,um aumento(q ja esta se esvaindo)do poder de compra do BR Ja no mundo,ja varios trechos da historia da bici em que muitos decretarao "a bici esta morta" Por ex,no caso do celerifero,onde o rei proibiu os carteiros de usarem(gastava muito sapato O caso da proibiçao das Penny fart(quem fosse pego rodando com uma Penny em VIA publica ia ate preso) O caso do "boom "do mercado da bici em 1980,com as MTB,ja q na Europa e Asia elas iao muito bem obrigado A propria estoria das ciclovias holandesas,naso forao as bikes que sumirao,e sim,forao segredadas,os ciclistas fora,na pratica,expulsos das vias,com destruiçao de ciclovias centenarias. Entao,nunca houve na pratica um modelo "salvador" e nunca houve um periodo de "morte" das bikes E sim,altos e baixos,com sim,sopros "fortes" no mercado/uso da bike nenhum modelo ou peça de bike(por ex,o cambio dos Campagnolo)salvou a industria.Apenas avançou. E nenhuma peça,avanço tecnologico foi enfiado na goela das pessoas,e sim,estas tratarao de matar ou eternizar tais tecnoligias Vide o Pro pelotao,renegando freios a disco,e com RAZAO...Mas ninguem renegou o STI.Renegou as rodas de carbono,mas nao os framesets de carbono |
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