| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - O que acham das rodas Shimano XT M8100?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

O que acham das rodas Shimano XT M8100?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rod_br Ver Drop Down

Amparo, SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rod_br Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: O que acham das rodas Shimano XT M8100?
    Enviado: 13 Out 2023 as 22:07
Olá pessoal, estou querendo trocar minhas rodas por uma Micro Spline e a Shimano XT M8100 me agradou. Elas não possuem rolamentos selados até onde eu sei. Isto seria uma desvantagem no quesito rolagem?

Fiquei interessado pelo fato de poder usar discos Center Lock. Acho muito bonitos os rotores Ice Tech Freeza da Shimano.

Abraços,
Cannondale F-Si Carbon 5 (2021)
Specialized Stumpjumper 26"
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Out 2023 as 08:58
Olá, eu acredito que sejam ótimas rodas. Ser rolamentada ou esferada não interfere em nada na rolagem dela desde que, numa manutenção, não tenham apertado demais os cones e esferas ela roda soltinha igual um rolamento. O chato da roda esferada é a manutenção que é mais demoradinha. Mas em cubos da linha premium a vedação dos cones é muito boa.
Pra ter uma ideia eu abri minhas MT500 (Deore) com 7 mil km (3 anos desde nova) e a graxa estava limpinha ainda. Sem sinais aparentes de terra ou barro dentro das esferas. E eu não costumo perdoar elas, é terra, barro, poeira direto.

Eu vi que o freehub XT ou XTR é bem delicado pra manutenção, ele é chato, pois funciona muito bem e é do tipo silencioso, mas exige uma manutenção periódica atenciosa. Na verdade todo o equipamento de performance é mais delicado se vc não der manutenção. Ele quebra mesmo, e trocar uma pecinha plástica não é barato, fique atento a isso.

Ou então de preferência para cubos da linha Deore/SLX que tem manutenção mais simples e rolam muito bem. Ou até mesmo montar rodas do zero, cubos Koozer, Novatech são ótimos.
Voltar para o topo
rod_br Ver Drop Down

Amparo, SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rod_br Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Out 2023 as 09:09
Olá, sim, lendo mais a respeito eu encontrei este artigo da pinkbike dizendo que a resistência a rolagem de hub com esferas (cup and cone) com manutenção em dia é geralmente menor que com rolamentos selados.

"On top of that, a well setup cup and cone hub that has been put together with proper grease will usually offer lower rolling resistance that sealed bearing hubs can only dream of."

Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Voltar para o topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Kamikaze_Zero Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Out 2023 as 09:27
Sem entrar na eterna briga de esfera VS rolamento (apesar de preferir cubo de rolamentos)

Já fui um dos "sorteados" com o freehub do cubo XT dando pau e me deixando na mão então faria o que o Pablo comentou ali.
Voltar para o topo
BALOG Ver Drop Down

São Paulo - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BALOG Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Out 2023 as 10:34
Sugiro dar uma olhada nas Sun Ringlé Duroc 30 Expert.

1766g
Roletadas
Mesmos cubos usados em vários modelos de rodas Reynolds de carbono
Ja vem com dois freehubs (XD e MS)
Ja vem com fita tubeless instalada, válvulas e líquido (Stans)

Se não conhece a marca, é uma das mais tradicionais de cubos, aros e rodas desde a década de 90, parte do mesmo grupo proprietário da Manitou e Protaper (Hayes group)

Só fica esperto que as rodas são vendidas separadas dianteira e traseira... tem que comprar as duas
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Out 2023 as 12:05
Originalmente Postado por rod_br rod_br Escreveu:

Olá, sim, lendo mais a respeito eu encontrei este artigo da pinkbike dizendo que a resistência a rolagem de hub com esferas (cup and cone) com manutenção em dia é geralmente menor que com rolamentos selados.

"On top of that, a well setup cup and cone hub that has been put together with proper grease will usually offer lower rolling resistance that sealed bearing hubs can only dream of."

Testes de laboratório né, na vida real vc nem nota diferença alguma. Ainda mais MTB onde o terreno já oferece bastante resistência, não vai ser 1% (ou menos) a mais da roda que fará diferença.

Rolamentado é mais fácil pra trocar algum rolamento, compra e deu, já se tu estragar um cone de eixo tu vai ter que comprar o eixo inteiro pra trocar. Mas uma roda top dessas não precisaria ficar abrindo o tempo todo pra limpar. Assim como rolamentos, é selado, não precisa ficar trocando graxa do rolamento a cada 6 meses, ou menos.

Voltar para o topo
dabliuagaeme Ver Drop Down

Cach. Paulista
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dabliuagaeme Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Out 2023 as 12:36
Pensando em custo/beneficio de uma olhada e analise essas rodas que comprei com freehub XD https://www.bike24.com/p2537365.html

As minhas rodas anteriores foram montadas com cubos ZTTO e raios Sapim via Aliexpress e aros Vzan Extreme via Mercado Livre

Editado por dabliuagaeme - 16 Out 2023 as 12:49
Voltar para o topo
rod_br Ver Drop Down

Amparo, SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rod_br Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Out 2023 as 15:53
Originalmente Postado por dabliuagaeme dabliuagaeme Escreveu:

Pensando em custo/beneficio de uma olhada e analise essas rodas que comprei com freehub XD https://www.bike24.com/p2537365.html

As minhas rodas anteriores foram montadas com cubos ZTTO e raios Sapim via Aliexpress e aros Vzan Extreme via Mercado Livre

Olá, legal essas rodas.

Por favor, não consigo ver os valores na foto, você pode descrever abaixo quanto pagou e as taxas?

Obrigado,
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Voltar para o topo

Cach. Paulista
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dabliuagaeme Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Out 2023 as 16:41

Por favor, não consigo ver os valores na foto, você pode descrever abaixo quanto pagou e as taxas?

Obrigado,

Clica com o botão direito do mouse e abre em nova guia daí aparece em tamanho grande e de fácil visualização e com direito a zoom

Observe que é um site Alemão e a moeda é em Euros, mas observando a DIT dá para te uma idéia de quanto saiu em reais

Editado por dabliuagaeme - 16 Out 2023 as 16:43
Voltar para o topo
rod_br Ver Drop Down

Amparo, SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rod_br Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Out 2023 as 18:43

Obrigado,

Clica com o botão direito do mouse e abre em nova guia daí aparece em tamanho grande e de fácil visualização e com direito a zoom

Observe que é um site Alemão e a moeda é em Euros, mas observando a DIT dá para te uma idéia de quanto saiu em reais

Legal, deu certo agora.

Você pegou uma fita tubeless para outra roda? Pois esta já vem com a fita, correto?

Obrigado.

Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Voltar para o topo

Cach. Paulista
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dabliuagaeme Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Out 2023 as 19:50

Legal, deu certo agora.

Você pegou uma fita tubeless para outra roda? Pois esta já vem com a fita, correto?

Obrigado.

Eu peguei para futuras manutenções dessa roda mesmo... infelizmente mer*(a)$..acontecem, segundo a Lei de Murphy 😂😂

Aproveitei o custo frete pois essa roda tem 30mm internos e não é tão comum achar essa medida por aqui e ainda mais no valor que paguei

Editado por dabliuagaeme - 16 Out 2023 as 19:52
Voltar para o topo
rod_br Ver Drop Down

Amparo, SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rod_br Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Out 2023 as 20:31

Legal, deu certo agora.

Obrigado.

Eu peguei para futuras manutenções dessa roda mesmo... infelizmente mer*(a)$..acontecem, segundo a Lei de Murphy 😂😂

Aproveitei o custo frete pois essa roda tem 30mm internos e não é tão comum achar essa medida por aqui e ainda mais no valor que paguei

Essa roda é como eu estava procurando, mas nem precisaria ser 30 interno, 25mm já estava bom.

Fora o Bike24, você conhece outros que enviam para o Brasil?

Eu já comprei na Merlin Cycles do Reino Unido, mas por algum motivo não estão mais enviando pra cá. Esta roda abaixo sairia em torno de R$1.500 com frete, fora os impostos, claro.

https://www.merlincycles.com/

[]'s
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Voltar para o topo
Pavel Ver Drop Down

sao joao del re
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pavel Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Out 2023 as 08:22

Cubo xt é excelente, vai durar muito , com preço de manutenção em conta, diferente dos rolamentos  bons que custam caro.Estou com o meu com 12 mil km. e abri apenas uma vez, troquei o freehub com 4 mil km.Sou pesado 100kg e ando forte. Novatec ou DT com rolamento são bons, mas são caros e dão o mesmo desempenho. No meu caso , não gasto com aros bons, pois treino em lugares com muitas pedras, o aro traseiro troco uma vez por ano. 
Pavel Alves
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BrunoRHCP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Out 2023 as 10:58

Vieram embaladas em caixa firme? Para evitar danos?
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar para o topo

Cach. Paulista
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dabliuagaeme Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Out 2023 as 14:11
Originalmente Postado por BrunoRHCP BrunoRHCP Escreveu:

Vieram numa caixa bem grande para o conteúdo com bastante bolsas de ar para a proteção, mas se a turma dos Correios quisessem "agir na maldade" poderia ocorrer avarias igual vídeos antigos no Youtube, mas não nesse meu caso.

Editado por dabliuagaeme - 17 Out 2023 as 14:13
Voltar para o topo
rod_br Ver Drop Down

Amparo, SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rod_br Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Out 2023 as 17:02

Originalmente Postado por BrunoRHCP BrunoRHCP Escreveu:

Vieram numa caixa bem grande para o conteúdo com bastante bolsas de ar para a proteção, mas se a turma dos Correios quisessem "agir na maldade" poderia ocorrer avarias igual vídeos antigos no Youtube, mas não nesse meu caso.

Mas além dessa caixa grande, elas vieram na caixa original? Ou vieram soltas dentro?

[]'s
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Voltar para o topo

Cach. Paulista
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dabliuagaeme Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Out 2023 as 10:39

Mas além dessa caixa grande, elas vieram na caixa original? Ou vieram soltas dentro?
Vieram soltas, protegidas com saco plástico logotipado, sem caixa original.
A caixa de envio é reforçada, com logotipo da Bike24 e as rodas mesmo soltas tinham as bolsas de ar para protege-las de choques externos e entre elas. O litro de óleo Royal Blood veio com fita adesiva para impedir que a tampa desroqueasse do frasco.

Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X