Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - O Mito do uso de capacete.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoO Mito do uso de capacete.

 Responder Página  <12345 13>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rafael Take Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2008
Vitória da Conq
Offline
Mensagens:250
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 23:12
Essa discussão vai longe, se ele não quer usar capacete deixa ele, é como nosso amigo disse, nós que devemos correr de quem anda sem, pois se o cara cair e amassar a cabeça não vamos ter trabalho se não estivermos junto.... e pra mim um milkshake de ovomaltine!!!
Fuji SST 1.0
Giant Innova Disc
Voltar ao Topo
Rogerinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Out 2003
 
Offline
Mensagens:4785
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 23:13
BIG BIKER 2008:
Se tivesse com ele mal ajustado, Não sei se estaria aqui pra responder este tópico (eu ia abrir um sobre "poste a foto do seu capacete estourado aqui"). A propósito, ralei até a camelback!
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 23:16
Originalmente postado por Guicas Guicas escreveu:

Notivago, você ta usando estatisticas em relação a obrigatoriedade do capacete.Ai até pode ser que esteja certo.

Mas em relação ao uso pessoal, por livre e espontanea vontade não existe duvidas que o capacete ajuda.


Não, a obrigatoriedade do capacete faz com que antes da lei, menos de 50% da população usase capacete, depois da lei, mais de 80% passou à usar. E apesar do aumento proporcional do uso de capacete, não houve um aumento equivalente na segurança dos ciclistas, comprovado pelas estatisticas de entradas de ciclistas nos hospitais e os dados de acidentes do governo para antes e depois da lei, ou seja para antes e depois do aumento do uso.

Se alguém tivesse se dado ao trabalho de pesquisar o assunto poderia ter argumentado que existem pesquisas que mostram o contrário, poderia ter apontado os erros que existem na análise dos dados por parte dos que defendem o não uso, assim como existe tais argumentos para o outro lado.

No final das contas o assunto é inconclusivo, mas uma coisa eu tenho como certa, ao contrário do que algums afirmaram, não é nada garantido que o capacete seja mais seguro para efeito de acidente de trânsito. Inclusive existe uma corrente séria que afirma que ele pode piorar um acidente que de outra forma não seria grave.

Mas eu realmente estou com a sensação que estou discutindo com a parede. Me chamaram de cabeça dura mas sou eu que estou argumentando ao contrário dos muitos que enfiaram na cabeça que o capacete é a verdade absoluta, sou eu que estou oferecendo qualquer um dos dois lados pode estar certo, ao contrário dos muitos que simplesmente tem uma fé absoluta no capacete se nenhuma base real para argumentar nesse sentido.

O capacete te salva de tombo bobo? Boa sorte, põe rodinha na bicicleta que ela também te salva. Vai te salvar de ser esmagado por um Onibus. Dai eu já não sei.
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 23:21
Originalmente postado por Rogerinho Rogerinho escreveu:

BIG BIKER 2008:






Se tivesse com ele mal ajustado, Não sei se estaria aqui pra responder este tópico (eu ia abrir um sobre "poste a foto do seu capacete estourado aqui"). A propósito, ralei até a camelback!


Quando eu fazia Tae Kwon Do, duas vezes eu tomei um chute na cabeça que quase me apagou, em nenhuma delas eu tive qualquer dano sério, numa dessas quem deu o chute, confiou que eu ia desviar e não segurou o pé, esse mesmo cara quebrou uma tábua com o mesmo chute num exame de faixa.

Quebrou a tábua, mas não minha cabeça. O que isso prova? Que eu sou cabeça dura e que uma tábua aguenta menos que a cabeça de uma pessoa.

A sua foto prova que o capacete pode quebrar, mais nada. Da mesma forma que um chute que quebra uma tábua pode não causar dano real nenhum à uma pessoa, uma batida que pode quebrar um capacete não necessáriamente pode quebrar a sua cabeça ou sequer te causar um ferimento grave.
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 23:23
Aliás, adicionando ao meu post anterior, um dia desses eu peguei com o topo do capacete no teto num estacionamento, enquanto eu guardava a bicicleta, ele ficou todo ralado com uma boberinha que jamais teria me machucado.

O capacete não salvou minha vida.
Voltar ao Topo
wagon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2008
Santo André- SP
Offline
Mensagens:2193
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 23:25
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Originalmente postado por wagon wagon escreveu:

<FONT>Olá Notivago!!! Depois que vc leu essa matéria, postou aqui para o pessoal debater, ficou decepcionado com o "nível" do debate. te faço uma pergunta... Vc vai usar capacete na sua próxima pedalada? abraço...



Não foi depois que li essa matéria, como eu disse no início, no primeiro post, já tinha lido a respeito do assunto antes, inclusive agora não estou achando umas pesquisas bem interessantes que eu tinha encontrado antes. O que me levou a postar isso aqui foi a insistência do pessoal em malhar pessoas sem capacete.

Respondendo à sua pergunta, dado que não há nenhuma evidência de que ele aumenta ou diminui as minhas chances no trânsito e que se eu andar sem vou ser certamente aborrecido por terceiros por isso, em adição à isso, se eu sofrer um acidente vão usar o fato de eu não estar usando capacete para tentar me fazer culpado do acidente. Eu vou usar o capacete, mas vou andar como se estivesse sem, por que se realmente o capacete não oferecer segurança nenhuma contra impactos contra veiculos, eu não quero sofrer o acidente tanto quanto se eu tivesse sem capacete.
 
Engraçado... No meu caso é o inverso, no meu circulo de amizade são poucos que são ciclistas, então o pessoal que não é ciclista, de vez em quando enche o saco do porque do uso do capacete e tem casos de alguns até tirarem o sarro por causa do uso do mesmo, e nem por isso eu deixo de usá-lo... para mim primeiro a minha segurança, o que os outros acham não estou nem aí... agora se vc só vai usar por causa disso ou daquilo... vai a minha sugestão... ande sem o "maldito" capacete e seja feliz... abraço...
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 23:30
Originalmente postado por wagon wagon escreveu:

Engraçado... No meu caso é o inverso, no meu circulo de amizade são poucos que são ciclistas, então o pessoal que não é ciclista, de vez em quando enche o saco do porque do uso do capacete e tem casos de alguns até tirarem o sarro por causa do uso do mesmo, e nem por isso eu deixo de usá-lo... para mim primeiro a minha segurança, o que os outros acham não estou nem aí... agora se vc só vai usar por causa disso ou daquilo... vai a minha sugestão... ande sem o "maldito" capacete e seja feliz... abraço...


O problema é que não são nem pessoas conhecidas, é o cara passando na rua que nunca me viu menos gordo.

Quanto à usar ou não, como eu já disse, é inconclusivo. Sendo inconclusivo, eu não sei se usar é bom ou ruim. E como eu não sei tento descobrir, aparentemente sou o único que realmente se importa com a segurança e que simplesmente não comprou uma idéia qualquer.
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 23:33
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Originalmente postado por wagon wagon escreveu:

Engraçado... No meu caso é o inverso, no meu circulo de amizade são poucos que são ciclistas, então o pessoal que não é ciclista, de vez em quando enche o saco do porque do uso do capacete e tem casos de alguns até tirarem o sarro por causa do uso do mesmo, e nem por isso eu deixo de usá-lo... para mim primeiro a minha segurança, o que os outros acham não estou nem aí... agora se vc só vai usar por causa disso ou daquilo... vai a minha sugestão... ande sem o "maldito" capacete e seja feliz... abraço...


O problema é que não são nem pessoas conhecidas, é o cara passando na rua que nunca me viu menos gordo.

Quanto à usar ou não, como eu já disse, é inconclusivo. Sendo inconclusivo, eu não sei se usar é bom ou ruim. E como eu não sei tento descobrir, aparentemente sou o único que realmente se importa com a segurança e que simplesmente não comprou uma idéia qualquer.


Respondendo à minha própria afirmação, achei naquele site:
“The reasonable man adapts himself to the world. The unreasonable one persists in trying to adapt the world to himself. Therefore all progress depends on the unreasonable man” George Bernard Shaw
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 23:36
O eterno guru Alex-SP encontrou um concorrente à altura no quesito endless arguing ou é minha impressão?
 
 
Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2009 as 23:38
Joga fora o capacete notivago!
"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 00:00
Um antigo ditado da área da economia diz que se teoricamente você pegar um sujeito enfiar a sua cabeça num forno e seus pés num congelador, na altura do umbigo você terá uma média agradável, mais na prática você terá um defunto!
Muito cuidado com dados estatísticos, eles podem ser facilmente manipulados ou mal interpretados gerando conclusões equivocadas. Só quem não conheçe o mínimo de estatística acredita plenamente que qualquer proposição "embasada cientificamente" em dados estatísticos é na realidade uma informação neutra e plenamente confiável. Qualquer idéia baseada em estudos que utilizam estatística e que não se sabe plenamente qual foi a metodologia usada, pode estar partindo de um pressuposto equivocado.
Para afirmar algo que vai contra uma situação que parece indiscutível, como a proteção de um capacete, baseado num estudo qualquer que seja é necessário o total conhecimento da metodologia desse estudo, de onde ele partiu e até mesmo a possibilidade de uma agenda oculta por parte de seus realizadores. Já que a argumentação está toda baseada num estudo iusso e aquilo, eu pergunto qual o verdadeiro grau de cientificidade desse estudo? Ele é realmente uma fonte fidedigna de informação? Ou trata-se apenas do prazer de polemizar?
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
Rodrigo_V_U Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Out 2003
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:2608
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 00:08
pode nao proteger de morte e etc ....
 
mas eu aposto que eu nao teria os 8 pontos na testa que tenho hoje se estivesse de capacete no dia que eu cai e dei com a cabeça no meio fio .....
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 00:09
Muito resumidamente porque o tópico já está enorme com pouquíssimo tempo de vida:

- o notivago começou o tópico de forma respeitosa e alguns já foram respondendo de maneira desrespeitosa; Thumbs Down
- a atitude do notivago em questionar algo que a maioria toma como certa é a melhor que ele poderia tomar. Ele não está se colocando contra a maioria, ele está procurando mais subsidios sobre o assunto para formar sua opinião antes de simplesmente aceitar o que a maioria escuta e repete sem ao menos refletir. Aquele que não questiona vira massa de manobra; Thumbs Up
- li bastante sobre isso quando o (sumido) Old School Mtbiker trouxe o assunto à tona há um bom tempo atrás;
- os estudo contra o uso do capacete são, em sua grande maioria, na verdade contra o uso obrigatório por diminuir a quantidade de ciclistas nas ruas, o que leva a um menor respeito ao menor grupo por parte dos outros integrantes do trânsito;
- nunca recriminarei alguém por não usar capacete. Cada um que cuide da sua vida, enquanto não estiver influenciando negativamente a vida dos outros; Thumbs Up
- capacete protege contra colisões leves. Se o impacto for grande (ou esmagamento), o capacete não fará diferença; Dead
- por isso e pelo fato de ter a impressão de ser mais respeitado quando estou de capacete, por mais que alguns estudos indiquem que há menor respeito aos "capacetados", eu uso capacete sempre (então não venham me dizer que preciso usar e blah blah blah LOLLOL).

Ultimamente o pessoal não está sabendo aceitar opiniões opostas aqui no fórum. Pô pessoal, vamos relaxar! Thumbs Up

Abraço!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 00:25
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Muito resumidamente porque o tópico já está enorme com pouquíssimo tempo de vida:

- o notivago começou o tópico de forma respeitosa e alguns já foram respondendo de maneira desrespeitosa; Thumbs Down
- a atitude do notivago em questionar algo que a maioria toma como certa é a melhor que ele poderia tomar. Ele não está se colocando contra a maioria, ele está procurando mais subsidios sobre o assunto para formar sua opinião antes de simplesmente aceitar o que a maioria escuta e repete sem ao menos refletir. Aquele que não questiona vira massa de manobra; Thumbs Up
- li bastante sobre isso quando o (sumido) Old School Mtbiker trouxe o assunto à tona há um bom tempo atrás;
- os estudo contra o uso do capacete são, em sua grande maioria, na verdade contra o uso obrigatório por diminuir a quantidade de ciclistas nas ruas, o que leva a um menor respeito ao menor grupo por parte dos outros integrantes do trânsito;
- nunca recriminarei alguém por não usar capacete. Cada um que cuide da sua vida, enquanto não estiver influenciando negativamente a vida dos outros; Thumbs Up
- capacete protege contra colisões leves. Se o impacto for grande (ou esmagamento), o capacete não fará diferença; Dead
- por isso e pelo fato de ter a impressão de ser mais respeitado quando estou de capacete, por mais que alguns estudos indiquem que há menor respeito aos "capacetados", eu uso capacete sempre (então não venham me dizer que preciso usar e blah blah blah LOLLOL).

Ultimamente o pessoal não está sabendo aceitar opiniões opostas aqui no fórum. Pô pessoal, vamos relaxar! Thumbs Up

Abraço!


Bom post, e gostei dos ClapEmbarrassedBig smile Tongue

Mas é exatamente isso, um capacete não irá te proteger se o impacto for muito grande, mas como no caso do amigo acima que postou as fotos, evitou que ele levasse uma bela quantidade de pontos na testa, sem contar a linda cicatriz que ele teria. Será que não valeu  a pena o caso dele?
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 00:29
Originalmente postado por wagon wagon escreveu:

Prefiro bater o capacete no chão do que a minha cabeça...
 
Simples e objetivo. wagon, faço minhas as suas palavras!
 
Waldson
 
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
valeriopimenta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2008
Londrina/PR
Offline
Mensagens:961
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 00:39
Já foram vários os exemplos, mas vai a minha contribuição:
 
Há cerca de 1 ano atrás, ainda recente no MTB, tomei um tombo a cerca de 40 ou 50 km/h numa descida em estrada de terra, tentando acompanhar o pessoal mais "experiente".
 
Tenho cicatrizes: no joelho esquerdo, no braço esquerdo (do cotovelo prolongando-se no ante-braço), na região da cintura do lado esquerdo, e.... no capacete do lado esquerdo!!!
 
Certamente se estivesse sem o capacete teria arrebentado minha cabeça, pois o impacto foi grande (até pq a bike veio junto presa, era novo com pedal clip e não desclipou, imaginem a cena).
 
E aos que são contra o uso: espero que não passem pelo que passeio quando estiverem pedalando sem capacete.
Pimenta Assess. Esportiva
Voltar ao Topo
fabiosniper Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2009
Joinville - SC
Offline
Mensagens:440
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 00:53
Desculpe o autor do tópico, mas não há sentido algum em dizer que um capacete pode de alguma forma interferir negativamente em um acidente. Não existe queda em que a cabeça deixaria de sofrer impacto sem o uso do capacete e passa a sofrer por tê-lo, é absurdo. Um capacete não tem mais que 5cm de espessura, você consegue imaginar uma situação em que a cabeça deixa de bater em algo numa queda por 5cm? Caso consiga imaginar, seria uma situação em que o impacto seria tão pequeno que não faria diferença alguma ter o capacete.

Agora tente imaginar a situação em que vc cai e rola, mesmo sem um impacto direto na região encefálica, vc está rolando em meio a pedras e cascalho e sua cabeça recebendo pequenos cortes e contusões que não vão lhe matar, mas vão doer, inflamar, será obrigado a fazer limpeza no local, etc... Agora a mesma situação mas com uma borda de 5cm de isopor em torno da sua cabeça.... imaginou?

Agora imagine a situação mais comum, cair por cima da bike e aterrisar de lado. Primeiro ponto de impacto será a mão, seguido pelo ombro e a cabeça. Vc corre o risco de quebrar o pulso, a clavicula, e sofrer traumatismo craniano. Responda sinceramente, consegue imaginar o capacete atrapalhnado em algum momento?

Mas como isso é "achismo", vamos partir para a técnica.

Muita gente questiona o fato de o capacete ser confeccionado em isopor, por ser um material frágil e não rígido. Bom, de rígido já se tem os ossos da caixa craniana, a acredite, eles são bem rígidos. Porém como todo material rígido, os ossos não possuem muita flexibilidade, são relativamente fáceis de quebrar pois não têm capacidade de deformar elásticamente. Deformação elástica é aquela que existe somente quando o objeto está sobre a atuação de uma força, voltando a sua forma assim que essa deixa de atuar. No caso de um impacto com a caixa craniana, os ossos da mesma estarão sobre ação de uma força por um curto período, que pode porém ser suficiente para quebrar um osso, pois este não possui quase nenhuma capacidade de deformação elástica. É ai que entra o capacete, por ser confeccionado em isopor, que tem altíssima capacidade de absorver impactos, este vai atenuar muito a força exercida pelo impacto, e distribuir essa força por uma área muito maior. Como todos que fizeram o colegial sabem, pressão é igual a força pela área, o fato de o impacto ser distribuído reduz drásticamente o dano causado pelo mesmo. Para tornar mais palpável vamos considrar um impacto que gere uma força de 200 newtons sobre uma área de 2cm² (ponta de uma pedra), a pressão será de 100 N/cm², qualquer impacto recebido por uma capacete não terá sua energia dissipada em menos que 50cm², ou seja, uma pressão de 4 N/cm², 25 vezes menor. Some-se a isso o fato de que o isopor por ter como característica nata absrover impactos, terá absorvido algo entre 20 e 80%  (quanto maior o impacto menor o percentual absorvido, pois possui um limite de absorsão a partir do qual se quebra) teremos na pior das hipóteses 200-20%=160, 160/50=3,2N/cm². Os dados são aleatórios, mas não se trata de achismo, e sim de física.

Nesse fraco exemplo que citei, a diferença será entre uma concusão séria, certamente um corte com sangramento e deposição de material infectante, podendo em se tratando de uma criança até chegar a uma fratura, e um simples hematoma e cefaléia, quando muito.

Quanto a considerar que um capacete pode causar algum dano por torção ou desaceleração, desculpe mas uma situação em que a torção ou desaceleração seja significante, irá acontecer somente em impactos muito grandes, onde a cabeça não iria deixar de colidir por 5cm, estando porém muito mais protegida por esses 5cm de isopor. além de que uma pesquisa feita nos EUA, em 2006 aponta que 2/3 dos óbitos em acidentes ligados a atividades com bicicletas, resultam de traumatismo craniano.

Segue o link sobre pesquisa referente a obrigatoriedade do uso de capacete por menores de 16 anos no Canadá, onde o número de mortes nsses casos decresceu 52%, enquanto que nos maiores de 16 anos, onde não há obrigatoriedade, o número de óbitos se manteve.

http://hypescience.com/lei-do-capacete-cortou-pela-metade-morte-de-criancas-em-bicicletas/

Abraço
"Carpe diem quam minimum credula postero" (ou seja: vai pedalar.....)
Voltar ao Topo
Rogerinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Out 2003
 
Offline
Mensagens:4785
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 00:57
Nossa depois dessa sua resposta notivago eu te deixo com a razão e deixo este tópico.
 
Recomendo ao Pedal.com.br fazer uma matéria especial sobre a besteira que é o capacete de bike, e como o cocão humano é duro para levar porrada de bruce lee!
 
Melhor ainda, vamos encher a caixa de email do Denatran requerendo a desobrigação dos capacetes nas motos, pois muitos acidentes o motoqueiro morre de traumatismo craniano e com o capacete amarrado!!!!
 
Ps: Vou processar a Giro pelos danos físicos na minha cabeça e por me assustar deixando vestigios de porrada na parte traseira do crânio!
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 01:05
Eu entendo a opiniaodo autor em defender o não uso do capacete. Respeito a opinião alhei. Só não entendo a necessidade em fazer as pessoas concordarem.

"O que está escrito acima é minha opinião, se vc discorda então é sua opinião".
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Gustavo.Braz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2006
Alemanha
Offline
Mensagens:1025
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 01:11
Notivago,

Quais os motivos que o leva a pensar que não usar capacete é mais seguro do que usar capacete?

Pra mim é uma verdade absoluta que o capacete de ciclismo diminui e muito o risco de ferimentos na cabeça e nunca imaginei que alguém contestaria isso. Não estou dizendo que ele exclui qualquer risco de se ferir gravemente, já que o capacete não protege muito bem a área do rosto e queixo, por exemplo. Mas se os riscos já são grandes usando capacete, imagine sem eles...

Há dois anos, por exemplo, eu estava descendo uma estrada cheia de pedras com o meu pai. No meio de uma curva o pneu da bike dele saiu de lado e ele caiu direto com a cabeça numa pedra. O capacete ficou ralado e uma lasca do isopor foi arrancada. Nesse acidente, meu pai ainda teve que levar dois pontos na região entre o olho e a orelha. Se ele estivesse sem capacete, tenho certeza absoluta que ele não tomaria só dois pontos, e sim uns 20 pontos, pq o capacete impediu que ele batesse direto na pedra. É por essas e outras que eu não deixo de usar capacete.


Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 01:26
Uma questão: Se alguém for dar uma marretada na sua cabeça dura, você acha que se machucará mais se a marretada for dada diretamente nela ou se for colocada uma folha de isopor entre a marreta e a sua cabeça?
O capacete pode até não salvar a sua vida, dependendo do impacto, mas duvidar da capacidade dele proteger é uma ignorância, me desculpem.
Outra, o capacete não é de "isopor" como o usado para fazer enfeites de aniversário que se compra em supermercado. Embora semelhante, é facílimo observar que o material tem rigidez muito maior.
Ainda outra: até capacetes xing-ling possuem selos atestando satisfazerem os requerimentos da CPSC (Consumer Product Safety Commission, USA), que supostamente faz valer o disposto nas leis federais americanas (http://www.cpsc.gov/BUSINFO/frnotices/fr07/helmets.pdf).
Enfim, eu uso, já caí de moto e de bike várias vezes e só tenho a agradecer ao meu isoporzinho.
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 01:28
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Como voce pode garantir isso eu não sei, como você sabe, por exemplo, que se você não tivesse de capacete a batida nem atingiria sua cabeça? Existem argumentos, por exemplo, entre os estudos que afirmam que o aumento do tamanho da cabeça aumenta a chance de voce bater ela num acidente, além disso esse estudo afirma que o a maior parte dos danos sérios ao cérebro são causados pelo movimento de torção da cabeça e não pelo impacto, e contra torção o capacete não ajuda em nada, muito pelo contrário, ele aumenta o volume da cabeça aumentando a chance da torção ser causada, assim como ele aumenta o peso da cabeça, aumentando a gravidade da torção.

Além disso tem o efeito da compesação de risco, usando o capacete a pessoa se sente mais segura e arrisca mais do que sem.

Mais dois artigos a respeito: aqui e aqui

Ave maria, Notivago! Quanta besteira!
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
Ruberval Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3118
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 01:28
Um PONTO NEGATIVO para o CAPACETE:

 

- Na altura do km 17 da Rodovia Ayrton Senna - pista Oeste - entrou uma abelha dentro do meu capacete. Quem não me conhece não sabe que os cabelos foram embora e não voltaram mais. Então a infeliz Abelha-operária (com todas as patas porque não é e nunca foi torneiro-mecânico) se viu enclausurada. Para se defender enfiou o ferrão na minha pele. Foram longos 15 segundos entre brecar, firmar os dois pés do chão, tirar o capacete e dar cabo na pobre Abelha. A dor foi de certa forma insuportável. O pior foi o estado febril que tive de suportar até chegar à minha casa, após pedalar cerca de 30 quilômetros. Devido à pressão sanguínea estar elevada, a cabeça inteira latejava.

 

Então, caro NOTIVAGO, este pode ser um bom exemplo para não se usar capacete durante as pedaladas. Exceto se você não sofro de calvice. Pois o cabelo poderia ter evitado o contato direto da Abelha-operária com a minha pele.

Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 01:31

Fatos verídicos não importam para o rapaz, só estatisticas, colocou no papel tá valendo,  quem sabe se a gente criar um blog ele comece a divulgar sobre a importancia do mesmo ?!

O que escrevemos no fórum não tem valor cientifico, o que vivemos não prova nada, nossos tombos e nossas experiencias não provam nada nem entram nas estatisticasTongue fala serio meu! pisou na bola legal

Citar Ou quando eu quase fui espulso da escola por que ri da professora de geografia que falou que a terra era uma bola

de magma e a chuva esfriou, e que esse era o diluvio da bíblia. Todo mundo olhou para mim como se

eu fosse um ET, "imagina! Contextar o que a professora fala!" Tive que apelar para o professor de física para dar

credibilidade à minha contestação do absurdo.


Quem sabe se vc tivesse sido eXpulso da escola, tivesse respeitado a sua professora embora não concordasse com ela, não teria que "chamar alguém pra dar credibilidade "

O que é horrivel, ou vc sabe ou deixa outro falar.
 
´Bem, pelo menos analisando o caso  desde a infancia Confuseddá pra entender a teima rs
"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
soaresrei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2006
Santo André- SP
Offline
Mensagens:785
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 01:42
Acredito que toda maneira de se evitar algum ferimento é valida, não precisamos estar baseado em estudos, prefiro ralar meu capacete do que minha cabeça. Gasto 200, 300, 600 reais pois prefiro me sentir seguro, não que isso vá garantir que não terei um ferimento grave, mas ajuda!
Acredito ser uma discussão complicada, e não podemos pensar da seguinte maneira:
 
-Ahh se ele quer ou não usar capacete o problema é dele!
 
Não não! não é bem assim, não podemos pensar assim, em uma sociedade todos nós pagamos pelos "erros" dos outros, se uma pessoa se acidenta ela gera custos para a sociedade pois a mesma movimenta o Resgate, Ambulância (SAMU), médicos, Helicópteros (em casos mais graves), Hospitais, eventuais pensões etc etc, que no final são repassados a quem?
 
Podem aparecer diversos estudos sobre a eficiência ou deficiência do mesmo, mas só quem dependeu do capacete pode dizer.
 
Lembro de quando eu fui "atropelado" por uma pedestre sofri apenas alguns arranhões, meu capacete saiu ralado, e a pedestre? um bom corte na cabeça e um hematoma na região da nuca!.. como ela foi embora? de ambulância ! ficou internada varios dias.. .. Não que ela devesse estar de capacete, mas sua queda foi menor que a minha, a altura da queda foi bem menor que a minha, mas se eu tivesse sem o capacete possivelmente teria ido também para o hospital com um belo Hematoma!
 
Reforçando o que eu já disse! Toda forma de se evitar algum ferimento é valida! só não podemos fazer campanha contrária a isso!
 


Editado por soaresrei - 17 Abr 2009 as 01:45
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 01:55
Capacete protege pouco, mas protege. Prefiro uma proteção deficiente que nenhuma proteção.
O que o artigo questiona é o uso compulsório. Inclusive já houve uma pesquisa a respeito que diz que a obrigatoriedade do uso aumenta o numero de mortes pois aumenta o numero de carros circulando, pois os ciclistas não querem usar capacete.
Quem postou esse foi o old school, que não apareceu mais depois do fórum novo.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 02:01
O clima tá esfriando, vou colocar mais lenha na fogueira!

Eu não uso capacete, pedalo uma bike italiana de cromo e me depilo! LOLLOLLOL
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 02:04
Ah, Voodoo, mas vc só colocaria MAIS lenha na fogueira se dissesse que USAR OU NÃO USAR CAPACETE NÃO FARÁ NUNCA DIFERENÇA PARA A SUA SAÚDE EM CASO DE UMA QUEDA, que é o que parece que o Notivago afirma (pelo menos foi o que eu entendi).
Usar ou não usar capacete é uma questão pessoal. Mas afirmar que ele não serve para NADA, parafraseando alguém aí de cima, é o mesmo de dizer que colete à prova de balas num tiroteio não serve de nada, porque tem gente que morre com  tiros na cabeça...
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 02:10
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

P.S.: Para aqueles que gostam do argumento, estava de capacete, sofri um acidente e fui salvo por ele.

A márcia estava de capacete e teve a cabeça amassada pela roda do onibus.
O argumento mais inteligente que li neste anos de forum... afff
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 02:18
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Po.. eu acho indiscutível que o capacete protege. Já rachei um em 4 lugares e ainda fiquei com um roxo na cara, já bati muito forte outros dois... óbvio que seria pior sem! Eu sei pq doeu!
 
Pedro,
Seguindo o raciocinio do autor do topico sua dor nao pode ser mensurada estatisticamente ou nao foram realizadas experiencias cientificas em seus ferimentos e testes dos mesmos acidente sem capacete, portanto estao todos estes argumentos invalidados...
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 02:20
 pérola do ano!!!!
não esqueçam de votar a eleição só vai até o dia 22 !!!
"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
marcorn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2008
São José/SC
Offline
Mensagens:941
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 02:26
Pessoal, não sejamos idealizantes ou até mesmo ingênuos de supor que um sistema de proteção, seja ele ativo (air bag, ABS, colete auto-inflável, limitador de velocidade) ou passivo (cinto de segurança, barra de proteção lateral, roupa de couro, óculos/viseira, capacetes, luvas e por aí vai, possam, por si, evitar TODOS os danos que um acidente, no nosso caso, ciclístico (de modo extendido - de trânsito) ou em competição podem nos oferecer.
 
Os equipamentos reduzem e minimizam as consequencias do sinistro, isso se usados da forma correta, e somente para o fim a que foi projetado.
 
Mais acima tem gente querendo que um capacete tipo meio-casco (o mais comum para ciclista) proteja o pescoço Confused. Outro quer que um ônibus passe por cima da cabeça de alguém e tem que ser o capacete a salvar! Tenham dó! Nem o meu capacete de bombeiro que é feito de Kevlar aguentaria um ônibus simplesmente porque ele NÃO-FOI-FEITO-PARA- ISSOOOOOO.
 
Portanto, caros colegas pedalantes, usemos capacete de ciclismo (e cada modalidade tem suas exigências lembram?) adequados aos riscos a que cada uma oferece, e capacetes de boa qualidade. Por enquanto, a única diretriz que temos para escolher o que tem "qualidade de proteção" repito: qualidade de proteção e não de conforto ou de beleza, é o selo CE de conformidade da União Européia (EN1078). Quando nosso INMETRO desenvolver (digo copiar) uma norma para o Brasil, estejamos atentos no comprar capacetes com o selo nacional, nas repito: Não queiramos exigir dos capacetes algo que eles não tenham sido idealizados para fazer. Wink 


Editado por marcorn - 17 Abr 2009 as 03:20
Gigi - Giant ATX7, Rock Shox Tora TK, Shimano XT Dual Control, Vzan Everest XC + Michelin XC AT (na terra) & Continental Town Ride (no asfalto)
Voltar ao Topo
rrvirtual Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
São José - SC
Offline
Mensagens:912
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 02:26
Originalmente postado por Ricardo - Cotia SP Ricardo - Cotia SP escreveu:

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

P.S.: Para aqueles que gostam do argumento, estava de capacete, sofri um acidente e fui salvo por ele.

A márcia estava de capacete e teve a cabeça amassada pela roda do onibus.
O argumento mais inteligente que li neste anos de forum... afff


ehhehe...

Ricardo, com certeza, se olharmos as proporções, não há o que fazer. Pode colocar o que for, se compararmos as massas... ja era.

notivago, acho interessante a matéria que você viu, na abertura do tópico. A re-li...
Como falei acima, respeitando-se as proporções e os incidentes...

Assim como o cinto de segurança pode machucar, o capacete também pode. Até pode... mas eu ainda acho que melhor utilizar, aos dois.

Quanto as estatísticas, não posso crer em todas se não sei como foram criadas. Os dados foram feitos com ciclistas que deram ocorrências, ou seja, na grande maioria que sofreram lesões mais sérias.
Os que o capacete ajudou (talvez) não foram parar nas estatísticas, pois ficaram (podem ter ficado) no anonimato.

Acho que você defendeu sua linha de argumentação, mas deixou se levar pela emoção quando o pessoal começou a criticar. Acredito que o pessoal vem pegando pesado nas opiniões no fórum. Temos de respeitar opiniões.

Quanto as discussões, são sim construtivas. Se não há divergência de opiniões, não há aprendizagem.

Mas ainda fico com o capacete... Tongue
Abraço,
Rodrigo
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 02:28
Originalmente postado por Ruberval Ruberval escreveu:

Notivago,
 
Não li todas as respostas. Mas posso dizer que o uso do capacete faz a diferença. Em maio de 2007 levei um capote - o guidon quebrou - e o capacete, literalmente, me livrou a cara. Nem preciso digitar a informação de que a minha cabeça bateu no chão. O capacete suportou toda a pancada. Pelos danos causado nele, caso estivesse sem, teria, no mínimo "ralado" a testa. O atrito com o asfalto - a velocidade, no momento da queda, era algo em torno dos 30 km/h - desbastou toda a parte da frente.
 
As luvas foram eficientes pois evitaram que o asfalto causasse ferimentos graves na palma da minha mão esquerda.
 
A única cicatriz que ficou foi a que o óculos causou um pouco abaixo do olho esquerdo.
 
Ruberval
 
Todos os seus argumentos sao invalidos!
 
Por acaso mandou pros australianos um video em alta definicao do acidente?
Mandou o capacete?
A luva?
 
Sem informacoes estatisticas e outras simulacoes do acidente seus argumentos nao fazem o menor sentido!
 
Os australianos sao os caras!
 
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 02:35
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Aliás, adicionando ao meu post anterior, um dia desses eu peguei com o topo do capacete no teto num estacionamento, enquanto eu guardava a bicicleta, ele ficou todo ralado com uma boberinha que jamais teria me machucado.

O capacete não salvou minha vida.
 
Oras.... argumentos por argumentos.... quero ver provar que nao se machucaria estatisticamente ou com estudos cientificos a respeito! INVALIDO!
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 02:39
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Quanto à usar ou não, como eu já disse, é inconclusivo. Sendo inconclusivo, eu não sei se usar é bom ou ruim. E como eu não sei tento descobrir, aparentemente sou o único que realmente se importa com a segurança e que simplesmente não comprou uma idéia qualquer.
Chega a ser engracadoLOLLOL 
Vc ta afim de ganhar o Grimmy mesmo ne?
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 02:44
Eu já tô começando a decifrar a agenda oculta dos cicloturistas: acabar com a civilização e voltar a viver na Idade da Pedra. Morte aos carros, morte ao capacete... morte à razão.

Não existe proteção para um ônibus de 10t em cima da sua cabeça, mas isso não quer dizer que o capacete não ofereça proteção. Qualquer que seja o argumento, a estatística, os estudos, os levantamentos... é uma falácia, um contra-senso e um absurdo dizer que usar capacete pode ser mais perigoso do que não usar.

O artigo começa defendendo a liberdade, mas escorrega quando tenta provar esse absurdo.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Leco22 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1465
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 02:58
Eu já tive traumatismo crâniano... e não estava de capacete, tinha 13 anos (80's).Ouch
Nesta época não existia capacete, ou se existia nem eu nem meus pais sabiam da existência. Te digo que com certeza este tombo não teria tido as mesmas proporções se eu estivesse de capacete, não que não fosse me machucar, mas os danos teriam sido menores...

Se basear em um estudo de um país COMPLETAMENTE diferente do nosso, realizado a mais de 10 anos atrás não me parece ser muito acertado, mas cada um acredita no que quer atualmente, é igual a questão do OVO, tem semanas que o ovo faz bem, tem semanas que é o maior inimigo do coração, sendo que existem teses de doutorado nos dois sentidos...

Já deixei de andar com um grupo de bikers por que um indivíduo andava sem capacete, nunca olhei atravessado pra ele, indaguei uma vez, ele respondeu que capacete fazia cair cabelo, só apareci de novo no grupo quando ele se mandou.

E não quero ovomaltine, tô muito gordoConfused
Voltar ao Topo
Leco22 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1465
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 03:04
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Não existe proteção para um ônibus de 10t em cima da sua cabeça, mas isso não quer dizer que o capacete não ofereça proteção.

Teve um tópico a bastante tempo atrás de um cara que foi atropelado por um caminhão de entrega, lá nos EUA, a roda passou por cima... só que o cara deu a cagada fenomenal do capacete expulsar a cabeça dele, o capacete fechou no meio, ele saiu ileso. Isso vai acontecer toda vez que um carro passar por cima? NÃO!! Pode acontecer de novo? TOMARA QUE SIM!!!

Tô achando que o amigo que não dorme também não gosta de usar roupaLOL


Editado por Leco22 - 17 Abr 2009 as 03:06
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2009 as 03:22
A polêmica desse tópico me lembrou o "torquímetro x olhos". Alex, vc devia ter entrado mais cedo!!!! LOL
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345 13>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X