Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - O manual que todo ciclista deve levar no bolso
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


O manual que todo ciclista deve levar no bolso

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: O manual que todo ciclista deve levar no bolso
    Postado: 20 Set 2011 as 15:45
Descobri um texto sensacional com comentários e citações sobre o CTB (Código de Transito Brasileiro) com os principais artigos de interesse ao ciclista.

Gostaria de partilhá-lo com vocês. O arquivo pdf pode ser baixado clicando aqui:

http://www.ta.org.br/site/Banco/4leis/CTB_Bolso.pdf

Pedalando pela cidade de Curitiba, já passei por diversas situações de conflito com "mortoristas" (principalmente de ônibus) onde eu gostaria de esfregar o CTB na face do infeliz.

Para estas situações, sugiro fazer uma denúncia via Central 156 (existente em várias capitais), solicitando punição e treinamento para os motoristas de veículos maiores, que tem obrigação legal de cuidar da segurança dos veículos menores e não motorizados.




Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2011 as 15:53
Originalmente postado por xuxudamalmita xuxudamalmita escreveu:

(...) "mortoristas" (...)

Mais duas para seu vocabulário: monstroristas e mautorista. Big smile
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2011 as 16:31
Dentre os artigos do CTB que considero mais importantes para o ciclista decorar estão:

Art. 29:

§ 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

Art. 201: Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas.

Infração: média (4 pontos)

Penalidade: multa de R$85,

Art. 220: Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança de trânsito
XIII- ao ultrapassar ciclista

Infração: gravíssima

Penalidade: multa

Art. 227: Usar buzina:

I - em situação que não a de simples toque breve como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos;

II - prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto;

III - entre as vinte e duas e as seis horas;

IV - em locais e horários proibidos pela sinalização;

V - em desacordo com os padrões e freqüências estabelecidas pelo CONTRAN:

Infração - leve;

Penalidade - multa.

Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2011 as 16:37
Dentre os artigos do CTB que considero mais importantes para o ciclista decorar estão:

Art. 29:

§ 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

Art. 201: Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas.

Infração: média (4 pontos)

Penalidade: multa de R$85,

Art. 220: Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança de trânsito
XIII- ao ultrapassar ciclista

Infração: gravíssima

Penalidade: multa

Art. 227: Usar buzina:

I - em situação que não a de simples toque breve como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos;

II - prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto;

III - entre as vinte e duas e as seis horas;

IV - em locais e horários proibidos pela sinalização;

V - em desacordo com os padrões e freqüências estabelecidas pelo CONTRAN:

Infração - leve;

Penalidade - multa.

Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2011 as 16:53
Este outro texto resume em apenas 1 (uma) página todos os artigos que precisamos levar no bolso:

http://www.escoladebicicleta.com.br/CTB.pdf

Outro dia estava eu pedalando na rua colado à guia em uma avenida ampla de 3 faixas e estacionamento em ambos os lados quando um fdp de um motorista de onibus buzinou longamente pra me assustar e me intimidar, saiu xingando cheio de razão, como se a rua fosse dele e eu fosse um objeto estranho e ainda teve a petulancia ainda de chamar dois guardas municipais que me pararam pra esclarecimentos, que pareciam não conhecer o CTB!!!

Se eu estivesse com estes textos na bike, esfregaria na cara do ignorante. Mas fiz melhor, esfriei a cabeça, redigi uma reclamação formal para a prefitura, através da central 156 solicitando o treinamento especifico dos motoristas das empresas de ônibus e também dos guardas municipais para aprenderem a respeitar o ciclista.

Somente com este tipo de atitude vamos tornar o transito mais humano...
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2011 as 14:03
Tô ficando com raiva desse CTB já. Tem só umas 3 linhas sobre bicicleta nele, e todas têm mais de uma interpretação possível. Sério, eu acho que tá na hora de rever ele.

Lendo o link, tem uma parte que diz sobre veículos terem que esperar o pedestre acabar de atravessar na faixa, mesmo que o sinal já tenha aberto na via. Essa parte eu esfregaria na cara de muita gente.
Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2011 as 19:58
Mais um artigo importante do CTB:

ARTIGO, 58

Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento,ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento , no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Ou seja: andando pelas ruas da cidade, onde não houver ciclofaixa ou ciclovia, a preferência no asfalto é sempre do ciclista!!!

Policiais de plantão... atuem!!!
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2011 as 20:01
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:


Lendo o link, tem uma parte que diz sobre veículos terem que esperar o pedestre acabar de atravessar na faixa, mesmo que o sinal já tenha aberto na via. Essa parte eu esfregaria na cara de muita gente.


Outro dia enfiei uma bica na porta de um Celta por causa disso. Estava atravessando na faixa e o sinal para pedestres começou a piscar e o cara começou a avançar, acelerando. Quando ele passou por mim enfiei uma bicuda na porta do motorista. O valentão saiu vazado. LOL
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2011 as 20:28
#tenhomedodovoodoo

Pessoal,esquecam o156, eles vao torrar osaco de perguntas e a ligacao vai cair um monte de vezes. Tentem pra ver.
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2011 as 20:31
O nosso CTB por incrivel que pareça, assim como o estatudo do consumidor são uns dos melhores do mundo, entretanto, pra mudar isso tudo é uma questão cultural e ainda vai levar muito tempo pra funcionar.  Acho que só mudaria se toda essa geração atual de brasileiros morresse hoje e daqui uns vinte anos nascesse outra onde todos esse novos Brasileiros não tivessem contato nenhum com a geração anterior, assim quem sabe nosso país seria melhor em todos os quesitos.
Mas, voltando-se ao tema, algumas atitudes tem tentado conscientizar motoristas como o que está acontecendo em SP onde deve-se respeitar o pedestre na faixa, caso contrário é multa mesmo. Mas o Brasil não é a cidade de SP e isso acontece no país todo.
Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2011 as 20:41
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

#tenhomedodovoodoo

Pessoal,esquecam o156, eles vao torrar osaco de perguntas e a ligacao vai cair um monte de vezes. Tentem pra ver.


Paulo: eu mesmo já liguei várias vezes para o 156 de Curitiba e sempre fui atendido, apesar que prefiro acessar via Internet no www.central156.org.br.

Já tive muitos pedidos realizados... o último foi o rebaixamento das guias no cruzamento da Av. Getulio Vargas com a Des. Westphalen, no Rebouças, que é um caminho da minha casa...

Também, por um pedido meu,  reformaram o asfalto da ciclovia da Av. Arthur Bernardes

Ou seja, demoram mas temos que solicitar... 

O poder publico apenas REAGE a nossas reinvidicações.
Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2011 as 20:49
Originalmente postado por SergioRA1 SergioRA1 escreveu:

Acho que só mudaria se toda essa geração atual de brasileiros morresse hoje e daqui uns vinte anos nascesse outra onde todos esse novos Brasileiros não tivessem contato nenhum com a geração anterior, assim quem sabe nosso país seria melhor em todos os quesitos.



Sérgio...hehehe  claro que vc está apenas desabafando... pois a mudança virá a partir da educação dos nossos filhos que estão vindo por ai... e nisto temos muita responsabilidade... especialmente a minha classe de professores tão desvalorizada e tachados de vagabundos quando fazem uma greve...

De minha parte, sempre converso com meus alunos sobre o maravilhoso mundo da bicicleta e tento fazê-los nadar contra a atual maré de idolatria ao transporte burro e egoísta do automóvel... é impressionante a quantidade de propaganda de carros na TV e nas revistas !!! Tenho esperança que o cidadão acordará de seus devaneios nesta absurda cultura do apego e do consumo do automóvel em detrimento do transporte ecológico e da qualidade de vida!!!
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2011 as 16:04
Originalmente postado por xuxudamalmita xuxudamalmita escreveu:

Descobri um texto sensacional com comentários e citações sobre o CTB (Código de Transito Brasileiro) com os principais artigos de interesse ao ciclista.

Gostaria de partilhá-lo com vocês. O arquivo pdf pode ser baixado clicando aqui:

http://www.ta.org.br/site/Banco/4leis/CTB_Bolso.pdf

Pedalando pela cidade de Curitiba, já passei por diversas situações de conflito com "mortoristas" (principalmente de ônibus) onde eu gostaria de esfregar o CTB na face do infeliz.

Para estas situações, sugiro fazer uma denúncia via Central 156 (existente em várias capitais), solicitando punição e treinamento para os motoristas de veículos maiores, que tem obrigação legal de cuidar da segurança dos veículos menores e não motorizados.




Realmente o 156 também tem aqui em SP,mas só serve para encher linguiçaAngry
Um tempo atráz,reclamei porque os ônibus não estavam parando no ponto,sem brincadeira nenhuma,fiquei no Cel por 35 minutos,para atendente inapta dar uma desculpa esfarrapada,dizendo que não pode falar os procedimentos que iriam tomar,etc,etc...na verdade não fizeram é porra nenhuma,me senti um trouxa por perder meu tempo reclamando!
Outro dia de bike,um ônibus dessa mesma linha,passa me dando uma puta fechada quase me mandando com tudo na calçada se eu não tivesse conseguido frear a tempo (graças ao retrovisor),fui reclamar com o animal no volante e ele falou"vai lá reclamar na prefeitura",como eu estava com um bastão BET estourei o retrovisor e fiz um puta risco na latariaEvil Smile
Pergunta se ele ou alguem teve coragem pra descer ou falar mais alguma besteira?LOL  
Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2011 as 18:25
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

,como eu estava com um bastão BET estourei o retrovisor e fiz um puta risco na latariaEvil Smile
Pergunta se ele ou alguem teve coragem pra descer ou falar mais alguma besteira?LOL  


hehehehe... eu não recomendo partir pra ignorância, mas confesso que se algo parecido acontecer comigo, também vou agir por impulso e distribuir porrada, pois a batalha entre bike e ônibus é estupidamente desigual e quando o estúpido que dirige o coletivo desce a escada, só outro estúpido pode igualar a batalha...

Deus me de forças para apenas voltar pra casa e abrir uma cerveja estupidamente gelada...
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2011 as 00:38
Para ônibus é retrovisor do lado direito. Lado direito heim!!!!! 
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2011 as 14:56
Originalmente postado por xuxudamalmita xuxudamalmita escreveu:

Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

,como eu estava com um bastão BET estourei o retrovisor e fiz um puta risco na latariaEvil Smile
Pergunta se ele ou alguem teve coragem pra descer ou falar mais alguma besteira?LOL  


hehehehe... eu não recomendo partir pra ignorância, mas confesso que se algo parecido acontecer comigo, também vou agir por impulso e distribuir porrada, pois a batalha entre bike e ônibus é estupidamente desigual e quando o estúpido que dirige o coletivo desce a escada, só outro estúpido pode igualar a batalha...

Deus me de forças para apenas voltar pra casa e abrir uma cerveja estupidamente gelada...
 
Sabe cara,eu melhorei muuuito de um tempo pra cá,antes,parava pra discutir por quaisquer xingo...
Hoje,não me esquento mais com isso,mas...O cara jogar PROPOSITALMENTE um ônibus contra uma pessoa sem motivo aparente (a avenida estava vazia no ocorrido)aí eu vô pra cima mesmo!Angry
Infelizmente,existe "a cultura da impunidade",e nessa região periférica,isso é mais recorrente.
Esses animais fazem o que querem,por terem a certeza de que nada irá acontecer,isso com veículos,imagine com ciclistas!  
Voltar ao Topo
brunospimenta Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 28 Set 2011
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:661
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunospimenta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2011 as 21:09
Galera,

Aqui em Curitiba na Avenida Toaldo Túlio tem uma suposta ciclovia de faixa única, em cima da calçada. Um lado para pedestres e outro para bikes. Ela muitas vezes termina em pontos de ônibus com gente esperando o circular. Eu nunca ando nessa ciclovia por considerar perigoso para os pedestres. Essa ciclovia é legal? Abraço.
Voltar ao Topo
andersonid Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 25 Set 2011
Sampa
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonid Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2011 as 00:00
Eu vou fazer um colete refletivo escrito:

Você já leu o Código de Trânsito Brasileiro?


Ou serei atropelado propositalmente, ou o motorista vai dar aquela lida rápida e ficar meio ressabiado...

Tongue
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2011 as 19:50
Originalmente postado por andersonid andersonid escreveu:

Eu vou fazer um colete refletivo escrito:

Você já leu o Código de Trânsito Brasileiro?


Ou serei atropelado propositalmente, ou o motorista vai dar aquela lida rápida e ficar meio ressabiado...

Tongue
 
Na "altura do  campeonato",você corre o risco de ser atropelado sim,pois tem muita gente que dirige sem carteira,alguns nem sabem ler!
Tem só uma palavra,que faz o motorista pensar duas ou mais vezes ela se chama Reportagem. 
No lugar dessa frase,eu usaria essa palavraWink
Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2011 as 22:43
Originalmente postado por brunospimenta brunospimenta escreveu:

Aqui em Curitiba na Avenida Toaldo Túlio tem uma suposta ciclovia de faixa única, em cima da calçada. Um lado para pedestres e outro para bikes. Ela muitas vezes termina em pontos de ônibus com gente esperando o circular. Eu nunca ando nessa ciclovia por considerar perigoso para os pedestres. Essa ciclovia é legal? Abraço.


Bruno... passei ali recentemente e está muito legal, muito bonita a ciclovia... penso que tem algumas falhas, mas ja é um grande avanço a prefeitura ter pensado nos ciclistas... pior seria se tivessemos que compartilhar o asfalto com os carros e onibus...
Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2011 as 22:46
Originalmente postado por andersonid andersonid escreveu:

Eu vou fazer um colete refletivo escrito: "Você já leu o Código de Trânsito Brasileiro?"


Anderson:   boa idéia... heheheh... para me respeitarem, vou fazer o meu colete escrito: "Vereador"...

..não... não... ... não vai dar certo... serei atropelado pelo primeiro motorista que ler... huahuahuhua...
Voltar ao Topo
Western Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
PG-PR
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Western Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2011 as 04:03
Originalmente postado por xuxudamalmita xuxudamalmita escreveu:

Originalmente postado por andersonid andersonid escreveu:

Eu vou fazer um colete refletivo escrito: "Você já leu o Código de Trânsito Brasileiro?"


Anderson:   boa idéia... heheheh... para me respeitarem, vou fazer o meu colete escrito: "Vereador"...

..não... não... ... não vai dar certo... serei atropelado pelo primeiro motorista que ler... huahuahuhua...

Clap huaahuhua
Voltar ao Topo
epyoneda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2010
Santos
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar epyoneda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2011 as 17:40
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:


Lendo o link, tem uma parte que diz sobre veículos terem que esperar o pedestre acabar de atravessar na faixa, mesmo que o sinal já tenha aberto na via. Essa parte eu esfregaria na cara de muita gente.


Outro dia enfiei uma bica na porta de um Celta por causa disso. Estava atravessando na faixa e o sinal para pedestres começou a piscar e o cara começou a avançar, acelerando. Quando ele passou por mim enfiei uma bicuda na porta do motorista. O valentão saiu vazado. LOL

Brancão de quase 2m de altura viciado em sofrimento! Eu com mais dois amigos na escolta ainda saio vazado!

Big smile
-Oxer xr210... meia-boca, mas serve pro dia-dia.
-Caloi Aluminun 1993, encostada, aguardando "salva" velo orange.
-SDW Team 4000, com up´s
-Caloi Sprint...
Voltar ao Topo
xuxudamalmita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xuxudamalmita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 13:58
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

#tenhomedodovoodoo

Pessoal,esquecam o156, eles vao torrar osaco de perguntas e a ligacao vai cair um monte de vezes. Tentem pra ver.

Paulo... aqui em Curitiba o 156 funciona de verdade... tenho centenas de solicitações atendidas pela prefeitura...
Voltar ao Topo
Moska Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Out 2012
Bragança Pta
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Moska Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2013 as 21:23
Bom tópico! Acompanhando!
Voltar ao Topo
explorer Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2012
-
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar explorer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2013 as 23:55
Eu ciclista pedalando nas ruas,tenho que obedecer os semáforos ? Por exemplo num cruzamento onde está vermelho p/ mim,posso passar o semáforo vendo que não vem carro p/ cruzar ? Considerando que não haja pedestre atravessando...Ou devo esperar o semáforo ficar verde p/ atravessar ?
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2013 as 08:00
Originalmente postado por explorer explorer escreveu:

Eu ciclista pedalando nas ruas,tenho que obedecer os semáforos ? Por exemplo num cruzamento onde está vermelho p/ mim,posso passar o semáforo vendo que não vem carro p/ cruzar ? Considerando que não haja pedestre atravessando...Ou devo esperar o semáforo ficar verde p/ atravessar ?

Pela lei a bicicleta é um veículo como outro qualquer e deve obrigatoriamente respeitar todas as leis de trânsito que constam no CBT. Porém, no Brasil muitos "bicicleteiros" e motoqueiros acham que por ser um veículo pequeno não seja necessário respeitar as leis.

Obs.:
Bicicleteiro # Ciclista.
Motoqueiro# Motociclista.
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2013 as 16:06
Verdade

Se tem uma coisa que me deixa fulo da vida é ter de desviar de ciclista Zé Ruela, pedalando na contramão
Fernando Messina
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2013 as 16:28
Originalmente postado por explorer explorer escreveu:

Eu ciclista pedalando nas ruas,tenho que obedecer os semáforos ? Por exemplo num cruzamento onde está vermelho p/ mim,posso passar o semáforo vendo que não vem carro p/ cruzar ? Considerando que não haja pedestre atravessando...Ou devo esperar o semáforo ficar verde p/ atravessar ?

Deve esperar ficar verde, parado antes da faixa de pedestre, exatamente como um carro ou moto.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Arcanjo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:2415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arcanjo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2013 as 16:58
Originalmente postado por xuxudamalmita xuxudamalmita escreveu:

Mais um artigo importante do CTB:

ARTIGO, 58

Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento,ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento , no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Ou seja: andando pelas ruas da cidade, onde não houver ciclofaixa ou ciclovia, a preferência no asfalto é sempre do ciclista!!!

Policiais de plantão... atuem!!!


Esse é um dos motivos que me fazem nunca dar passagem para quem anda na contramão. Se necessário eu até paro a bike junto ao meio-fio, só pra fazer ele ir por fora. Tem cara que ainda acredita que pode desviar de um carro, só porque está vendo ele de frente. Eu conheço um ditado que resume esse equívoco:
"Um caçador pode até errar o tiro, mas um coelho nunca consegue desviar da bala."
Quem já escapou de um atropelamento frontal pedalando na contramão, é testemunha de um milagre e nasceu de novo. Agora já pode voltar a pedalar no sentido correto da via.
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:905
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2013 as 17:53
Originalmente postado por xuxudamalmita xuxudamalmita escreveu:

Originalmente postado por brunospimenta brunospimenta escreveu:

Aqui em Curitiba na Avenida Toaldo Túlio tem uma suposta ciclovia de faixa única, em cima da calçada. Um lado para pedestres e outro para bikes. Ela muitas vezes termina em pontos de ônibus com gente esperando o circular. Eu nunca ando nessa ciclovia por considerar perigoso para os pedestres. Essa ciclovia é legal? Abraço.


Bruno... passei ali recentemente e está muito legal, muito bonita a ciclovia... penso que tem algumas falhas, mas ja é um grande avanço a prefeitura ter pensado nos ciclistas... pior seria se tivessemos que compartilhar o asfalto com os carros e onibus...


Vc tá falando sério? Aquela ciclovia é uma afronta! A gente tá tão acostumado a um pode publico omisso, que quando os caras fazem algo meia boca, nós achamos ótimo!  Aquilo lá é dinheiro público então que fizessem direito! O que eu vejo lá é dinheiro público mal empregado. Eu vejo que retiraram espaço de quem já tem pouco (pedestre) para tirarem o ciclista da rua e dar mais espaço para os motoristas! Acho que a melhor ação (e mesmo assim com ressalvas) que fizeram nos últimos anos foi a ciclofaixa da marechal. Ela está em um local onde é necessária, não tira espaço do pedestre, e separa o transito de bikes do transito de carros de uma via que é movimentada.
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2013 as 17:58
Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

Originalmente postado por xuxudamalmita xuxudamalmita escreveu:

Originalmente postado por brunospimenta brunospimenta escreveu:

Aqui em Curitiba na Avenida Toaldo Túlio tem uma suposta ciclovia de faixa única, em cima da calçada. Um lado para pedestres e outro para bikes. Ela muitas vezes termina em pontos de ônibus com gente esperando o circular. Eu nunca ando nessa ciclovia por considerar perigoso para os pedestres. Essa ciclovia é legal? Abraço.


Bruno... passei ali recentemente e está muito legal, muito bonita a ciclovia... penso que tem algumas falhas, mas ja é um grande avanço a prefeitura ter pensado nos ciclistas... pior seria se tivessemos que compartilhar o asfalto com os carros e onibus...


Vc tá falando sério? Aquela ciclovia é uma afronta! A gente tá tão acostumado a um pode publico omisso, que quando os caras fazem algo meia boca, nós achamos ótimo!  Aquilo lá é dinheiro público então que fizessem direito! O que eu vejo lá é dinheiro público mal empregado. Eu vejo que retiraram espaço de quem já tem pouco (pedestre) para tirarem o ciclista da rua e dar mais espaço para os motoristas! Acho que a melhor ação (e mesmo assim com ressalvas) que fizeram nos últimos anos foi a ciclofaixa da marechal. Ela está em um local onde é necessária, não tira espaço do pedestre, e separa o transito de bikes do transito de carros de uma via que é movimentada.

O pior aqui em Curitiba são as tais das "ciclovias" compartilhadas...
Na região do CIC pelo menos, chega a ser engraçado... se não bastasse ter que tomar cuidado com os pedestres nelas, ainda tem pedaços destruídos, sem iluminação nenhuma, carros estacionados (inclusive da prefeitura!), e por aí vai...
O jeito é andar na rua mesmo.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
explorer Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2012
-
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar explorer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2013 as 22:41
Valeu pela resposta...quando ando em grupos noturnos o povo passa o farol vermelho quando percebe que não vem carro cruzando o farol. Aí sempre ficava me perguntando se tava certo.
Informação vale muito.
Abços
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2013 as 22:50
Originalmente postado por explorer explorer escreveu:

Valeu pela resposta...quando ando em grupos noturnos o povo passa o farol vermelho quando percebe que não vem carro cruzando o farol. Aí sempre ficava me perguntando se tava certo.
Informação vale muito.
Abços

Em alguns casos dá pra entender.. você sozinho ou com poucos amigos em um lugar meio deserto e/ou mal iluminado.. é uma questão de segurança.
Agora, em um lugar tranquilo, com bastante gente... enfim, é dar mais motivo para os motoristas não gostarem mesmo de ciclistas. 
Acho que se queremos ser respeitados como veículos, temos que nos portar como um.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
felguto Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 08 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:0
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felguto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2013 as 23:31
Muito útil o manual...
O ciclismo está tomando uma proporção bem significativa nas ruas...
Cada dia conquistamos mais espaço e respeito...
Mas para cobrarmos nossos direitos..primeiro temos q saber e colocar em pratica nossos deveres...

Voltar ao Topo
FelipeCarl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Set 2012
Blumenau SC
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeCarl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2013 as 17:17
Ontem a noite eu estava pedalando, e um cara berro falando que não é lugar pra bicicleta, outra mulher buzino pra mim sem sentido, um onibus fechou meu caminho, ta cheio de gente que atrapalha.
Voltar ao Topo
Zuelow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zuelow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2013 as 17:24
Pessoas ignorantes que não sabem andar de bicicleta. rsrs
Ciclista e Baterista - Mossinha Phanter XT.
...nada temas, porque estou contigo. Isaías, 41-10
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X